You are on page 1of 12

UMTS

Este tutorial apresenta os conceitos bsicos do Universal Mobile Telecommunications System (UMTS) padro de 3 Gerao de sistemas celulares para evoluo de redes GSM.

Autor: Eduardo Tude Engenheiro de Teleco (IME 78) e Mestre em Teleco (INPE 81) tendo atuado nas reas de Redes pticas, Sistemas Celulares e Comunicaes por Satlite. Ocupou vrias posies de Direo em empresas de Teleco como BMT, Pegasus Telecom e Ericsson.

Durao estimada: 15 minutos Publicado em: 19/01/2004

www.teleco.com.br

UMTS: Sistemas de 3 Gerao


As primeiras geraes se sistemas celulares foram desenvolvidas visando principalmente o trfego de voz. A tabela a seguir apresenta os principais padres para estas geraes. Gerao 1 2 Sistemas Analgicos Digitais Padres AMPS GSM, TDMA IS-136, CDMA IS-95

A exemplo do que ocorre com a rede fixa, usada cada vez mais para trfego de dados, na dcada de 90 surgiram uma srie de esforos para ampliar o trfego de dados nas redes de celulares. IMT-2000 Estes esforos levaram ao projeto IMT-2000 (International Mobile Telecommunications-2000) da UIT que definiu os requisitos de um sistema celular de 3 Gerao como sendo:
Altas taxas de dados: 144 kbit/s em todos os ambientes e 2 Mbit/s em ambientes "indoor" e

de baixa mobilidade. Transmisso de dados simtrica e assimtrica. Servios baseados em comutao de circuitos e comutao de pacotes. Qualidade de voz comparvel da telefonia fixa. Melhor eficincia espectral Vrios servios simultneos para usurios finais, para servios multimdia. Incorporao suave dos sistemas celulares de 2 gerao. Roaming global. Arquitetura aberta para a rpida introduo de novos servios e tecnologias.

A recomendao ITU-R M.1457 adotou vrios padres de interfaces rdio para estes sistemas, sendo os principais o Cdma 2000, o Wideband Code Division Multiple Access (WCDMA) e o EDGE. A migrao de uma operadora para sistemas de 3 gerao envolve investimentos vultosos. A escolha do sistema e estratgia de migrao depende de uma anlise da situao atual da operadora, e deve considerar aspectos como a rede atual, espectro disponvel e servios a serem oferecidos. De modo a minimizar os custos nesta transio buscou-se desenvolver padres de 3 Gerao que facilitassem a evoluo dos padres existentes de 2 Gerao. Isto deu origem a duas grandes linhas de evoluo de tecnologias: UMTS e o cdma2000.

www.teleco.com.br

UMTS O Universal Mobile Telecommunications System (UMTS) o termo adotado para designar o padro de 3 Gerao estabelecido como evoluo para operadoras de GSM e que utiliza como interface rdio o WCDMA ou o EDGE. At o ano de 2000 o desenvolvimento de padres para o GSM foi conduzido pelo European Telecommunications Standards Institute (ETSI). A partir desta data a responsabilidade passou a ser do 3rd Generation Partnership Project (3GPP), que um esforo conjunto de vrias organizaes de standards ao redor do mundo para definir um sistema celular global de 3 Gerao UMTS (Universal Mobile Telecommunications System). Cdma 2000 O cdma 2000 o padro de 3 Gerao de sistemas celulares baseados no IS-95. O 3rd Generation Partnership Project 2 (3GPP2) a organizao responsvel pelas especificaes. Consulte os tutoriais do Teleco CDMA e 1x-EVDO.

www.teleco.com.br

UMTS: Arquitetura

A arquitetura do UMTS pode ser representada simplificadamente pela figura a seguir.

onde User Equipment, ou equipamento do usurio. o terminal mvel e seu mdulo de indentidade de servios do usurio (USIM) equivalente ao SIM card dos terminais GSM. UMTS Terrestrial Rdio Access Network, ou rede terrestre de acesso rdio do UMTS baseada no Wideband Code Division Multiple Access (WCDMA). Core Network ou ncleo da rede que suporta servios baseados em comutao de circuitos e comutao de pacotes.

UE

UTRAN CN

Uu e Iu so as interfaces entre estas entidades. A figura a seguir apresenta uma viso mais detalhada desta arquitetura.

www.teleco.com.br

RNS: Radio Network Subsystem RNC: Radio Network controller Iur: a interface entre dois RNS Os protocolos utilizados na comunicao entre entidades nesta arquitetura procuram manter compatibilidade com os definidos atualmente para o GSM, principalmente no que se refere a parte do usurio. A sinalizao SS7 utilizada foi, no entanto modificada nas partes inferiores do protocolo MTP de modo a suportar um o transporte de dados com taxas mais altas. A comunicao realizada atravs da interface rdio do UTRAN utiliza 3 tipos de canais como apresentado a seguir.

www.teleco.com.br

Lgicos Transporte Fsicos

So mapeados nos canais de transporte. RNC lida com canais de transporte utilizados para transportar diferentes fluxos de informao. Compe a existncia fsica da interface Uu. Diferentes tipos de banda podem ser alocadas para diferentes finalidades

www.teleco.com.br

UMTS: WCDMA
A interface rdio Uu entre terminal do usurio e sua rede terrestre de acesso rdio (UTRAN) baseada no Wideband Code Division Multiple Access (WCDMA). O WCDMA um padro de interface rdio, entre o terminal celular e a Estao Rdio Base, desenvolvido para o UMTS e padronizado pela UIT. O WCDMA tem dois modos de operao:
Frequency Division Duplex (FDD), no qual os enlaces de subida e descida utilizam canais

de 5 MHz diferentes e separados por uma frequncia de 190 MHz. Time Division Duplex (TDD), no qual o link de subida e descida compartilham a mesma banda de 5 MHz. Os sistemas iniciais utilizam o WCDMA FDD. O modo TDD deve ser desenvolvido no futuro. O WCDMA utiliza como mtodo de mltiplo acesso o CDMA de Sequncia Direta (DS-CDMA), com os vrios terminais compartilhando uma mesma banda de freqncias mas utilizando cdigos diferentes de espalhamento espectral. O WCDMA e o Cdma2000 1x utilizam o CDMA como mtodo de mltiplo acesso, mas apresentam diferenas como apresentado na tabela a seguir. WCDMA Banda por portadora Chip rate Frequncia do controle de potncia Sincronismo na ERB 5 MHz 3,84 Mcps 1500 Hz No precisa Cdma2000 1x 1,25 MHz 1,2288 Mcps 800 Hz Necessita

O Cdma2000 1x manteve a banda por portadora em 1,25 MHz de modo a manter a compatibilidade com os sistemas CDMA (IS-95) existentes. J o WCDMA, por estar implantando uma interface totalmente nova pode ampliar esta banda para 5 MHz. A tabela a seguir sumariza as principais caractersticas do WCDMA FDD.

www.teleco.com.br

WCDMA Mtodo de mltiplo acesso Fator de reuso de frequncia Banda por portadora Chip rate Frame N de slots/frame N de chips/slot Fator de espalhamento enlace de subida Fator de espalhamento enlace de descida Taxa do canal DS-CDMA, Sequncia Direta CDMA 1 5 MHz 3,84 Mcps 10 ms (38400 chips) 15 2560 chips (Max. 2560 bits) 4 a 256 4 a 512 7,5 Kbit/s a 960 Kbit/s.

www.teleco.com.br

UMTS: Migrao
A implantao do UMTS por uma operadora envolve uma srie de aspectos que vo da disponibilidade de terminais a existncia de servios desenvolvidos para o usurio. Aborda-se aqui dois aspectos importantes na implantao destes sistema: disponibilidade de espectro e integrao com a rede existente. Disponibilidade de espectro O UMTS assumiu como hiptese de que o novo sistema seria implantado utilizando novas faixas de frequncias a serem adquiridas pelas operadoras. Isto possibilitou a adoo do WCDMA com canais de 5 MHz. O IMT-2000 na WRC2000 alocou frequncias para os sistemas mveis celulares possibilitando no s a implantao de novos sistemas como um alinhamento global das frequncias utilizadas de modo a facilitar a sua implantao nas vrias partes do mundo. A figura a seguir apresenta as frequncias alocadas nas principais regies do mundo.

A alocao das frequncias de 1,8 GHz para as bandas D e E no Brasil teve como objetivo preservar a faixa de 1,9 GHz para os sistemas de 3 Gerao. Este novo espectro denominado UMTS foi objeto de leiles, muitas vezes milionrios na Europa. As operadoras de GSM dispem ainda de estratgias mais graduais de migrao para o UMTS, sem aquisio de novo espectro, atravs da implantao do EDGE.

www.teleco.com.br

Integrao com a rede existente. O UMTS dever ser introduzido gradualmente nas redes das operadoras passando a existir durante um longo tempo a convivncia deste sistema com sistemas j existentes, inclusive do usurio devido a uma cobertura inicial menor do UMTS. A figura a seguir apresenta a arquitetura desta rede.

O que se nota a convivncia de uma Core Network GSM/UMTS com das duas opes de acesso rdio:
GSM/EDGE atravs da GSM EDGE Radio Access Network (GERAN) WCDMA atravs da UMTS Terrestrial Radio Access Network (UTRAN)

At o release 4, as especificaes do GERAN desenvolvidas pelo 3GPP estavam baseadas na hiptese de que existiam duas interfaces separadas entre o BSC e a core network, denominadas:
A, interface entre BSC e MSC para os servios de comutao a circuito. Gb entre o BSC e ns de suporte para os servios comutados a pacote do GPRS e EDGE.

A partir do release 5 o GERAN passou adotar a interface Iu definida pelo UMTS, de modo a garantir que um conjunto similar de servios possa ser fornecido atravs das duas opes de acesso rdio: GSM/EDGE e WCDMA. Garantiu-se desta forma uma caractersticas de multi-radio integrao para UMTS. Assim servios desenvolvidos para o ncleo do UMTS podero ser usados por estas interfaces rdio e outras como as de WLAN, a serem incorporadas.

www.teleco.com.br

10

UMTS: Consideraes finais


Este tutorial apresentou os conceitos bsicos do Universal Mobile Telecommunications System (UMTS) padro de 3 Gerao de sistemas celulares para evoluo de redes GSM. Este padro est sendo desenvolvido pelo 3GPP devendo incorporar em seus releases futuros o IP Multimedia Subsystem (IMS) em sua core network, o que permitir que um usurio estabelea uma sesso multimdia com outro usurio. Com a implantao do High speed downlink packet access (HSDPA) a taxa de dados poder tambm ser ampliada. As primeiras redes UMTS entraram em operao em 2003. O UMTS Forum mantm uma relao de redes em operao e terminais disponveis. Referncias UMTS 3GPP ETSI GSM World 3Gamericas UMTS Forum. Informaes sobre sistema UMTS e WCDMA. Responsvel pela padronizao da evoluo do GSM para 3 G. Desenvolveu as normas para o GSM. possvel fazer download gratuito das normas. Site da associao mundial do GSM. Estatsticas do GSM no mundo. Site da associao do GSM nas Americas. Informao tcnica e estatsticas de adoo das tecnologia.

www.teleco.com.br

11

UMTS: Teste seu Entendimento

1) O que UMTS? O mesmo que WCDMA O mesmo que 3 G O Universal Mobile Telecommunications System (UMTS) o termo adotado para designar o padro de 3 Gerao estabelecido como evoluo para operadoras de GSM. Nome dado ao core das redes GSM de 3 Gerao

2) UTRAN a rede terrestre de acesso rdio do UMTS baseada no: EDGE WCDMA Cdma2000 GSM

3) A interface entre o GERAN e a core network do UMTS : Uu A Iu Gb

www.teleco.com.br

12

You might also like