You are on page 1of 39

Sumrio

Paus ......................................................................................................................................................... 3 Ouros ..................................................................................................................................................... 10 Espadas .............................................................................................................................................. 16 Copas ..................................................................................................................................................... 22 Reis ........................................................................................................................................................ 28 Rainhas ............................................................................................................................................... 31 Cavaleiros .......................................................................................................................................... 34 Valetes ................................................................................................................................................ 37

Paus
s de Paus
Significados gerais Representa a energia material posta nas mos do Homem para permitir que resista aos choques vindos do exterior e para servir de impulso na construo no plano fsico.

Mental: Inspirao no domnio prtico, idia ativadora que surge no decorrer de um empreendimento. Anmico: Sentimentos alm dos limites, um tanto exagerados, mais expressivos que afetivos. Fsico: Negcios ativos, brilhantes. xito atravs da fora. Sade superabundante, excesso de sangue gerando uma atividade constante.

(): Falta de energia. Constante recomeo. Foras que se anulam entre si. Impulsividade. Interpretaes usuais na Cartomancia

Criao, inveno, empreendimentos, poderes; princpio, comeo, fonte; nascimento, famlia, origem e um sentido de virilidade. O incio de empreendimentos. Dinheiro, fortuna, herana. (-) Queda, decadncia, runa, perdio, perecimento; tambm uma certa alegria obscurecida Significa nascimento, comeo, criao, anuncia dinheiro, herana, fortuna prxima, xito nos negcios financeiros. Seguida de s de Ouros ou de Sete de Paus, indica lucro, grande xito nos negcios, entrada de dinheiro, prosperidade no comrcio. Denota inteligncia criadora, trabalhos teis, xito, empreendimentos que trazem consigo seus elementos de xito.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 25 - Anel. o momento para analisar a nossa capacidade de se associar, de buscar criteriosamente a cooperao e o apoio de outras pessoas (Anel), quase sempre indispensvel quando o entusiasmo e a paixo nos impelem a desenvolver novos projetos, a assumir um compromisso de noivado-casamento ou a embarcar numa aventura que poder mudar radicalmente o rumo de vida (s de Paus). [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados do s de Paus


s de Paus, a fora do elemento fogo. Texto de Jaime E. Cannes: A figura e sua mensagem O s de Paus. Apresentao de Geraldo Spacassassi sobre essa carta em seus Significados gerais,

no Tar Mitolgico e no Baralho Petit Lenormand

O s de Paus e o Bson de Higgs. Giancarlo Kind Schmid comenta as recentes experincias na

Fsica com o Colisor de Partculas e faz analogias com o tar: Fsica e Simbologia

Dois de Paus

Significados gerais Simboliza um potencial interior que tende a se expandir.


Mental: Bom julgamento, compreenso racional, fundamentadas, mas que devem ainda ser desenvolvidas.

idias

bem

Anmico: Confiana, amizade, afeio, bondade na simplicidade. Fsico: Sade em recuperao. Preparao de um empreendimento para xito futuro. No h conciliao possvel: por um lado, riqueza, fortuna, magnificncia; por outro, sofrimento, enfermidade, aborrecimento, tristeza, mortificao.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Tambm pode significar surpresa, admirao, encantamento, emoo, perturbao, temor. Indica sofrimento fsico, doena, tristeza, melancolia, aflio, desolao, temor. Denota diviso dos empreendimentos, obstculos imprevistos.

Outros significados do Dois de Paus


O Dois de Paus. Apresentao de Geraldo Spacassassi sobre essa carta em seus Significados

gerais e no Tar Mitolgico

Trs de Paus
Significados gerais Indica o emprego da energia necessria para tomar conscincia de suas prprias resistncias a fim de as disciplinar, coordenar, para que sirvam de apoio aos trabalhos futuros.

Mental: Discernimento; desvendamento de segredos ou de assuntos incompreensveis. Intuio das coisas ocultas. Anmico: Demasiado ativo para ser sensvel; a pessoa se afasta do lado afetivo, evita as sutilezas. Fsico: Negcios ativos, direo exercida com autoridade. Sade boa, nervosa, ativa. (): Atividade sem descanso.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Simboliza a fora estabelecida, o empreendimento, o esforo, as transaes, o comrcio, o transporte de mercadorias. Tambm significa cooperao eficaz em negcios, como se o bem-sucedido prncipe olhasse para o nosso lado com a finalidade de nos ajudar. Fim de perturbaes, suspenso ou cessao de adversidade, fadigas e decepes. Significa empreendimento, comeo, descoberta, esforo, achado. Denota comeo de xito nos empreendimentos, inovaes felizes, esprito de inveno.

Outros significados do Trs de Paus


O Trs de Paus. Apresentao de Geraldo Spacassassi sobre essa carta em seus Significados

gerais e no Tar Mitolgico

Quatro de Paus

Significados gerais Representa o trabalho proveitoso do Homem para atingir seus fins atravs da energia material.

Mental: Deciso, autoridade nos julgamentos. Anmico: Proteo, segurana nos afetos. Esprito de fraternidade. Fsico: Concluso de empreendimentos. Segurana nos assuntos a serem realizados. Sade excelente. (): Confuso, hesitao, promessa inadequada.

Interpretaes usuais na Cartomancia Vida campestre, porto de refgio, festa pela boa colheita domstica, concrdia, harmonia, prosperidade.

Repouso, paz e o perfeito trabalho. Progresso, felicidade. Significa descanso, associao, aliana, reunio, contrato, xito, adiantamento. Pressagia realizao dos empreendimentos, empresas srias e estveis.

Outros significados do Quatro de Paus


O Quatro de Paus. Apresentao de Geraldo Spacassassi sobre essa carta em seus Significados

gerais e no Tar Mitolgico

Cinco de Paus
Significados gerais Afirmao do livre arbtrio do ser humano para no se estagnar nas energias opressoras do mundo material e elevar-se a planos vibratrios mais sutis.

Mental: Esprito de deciso, podendo voltar-se para a dominao, para o autoritarismo. Anmico: Sentimento dominador, protetor; vontade individualista. Fsico: Sucesso que repousa em bases slidas. Negcios de grande alcance; transportes, importao e exportao. Boa sade, com excesso de energia vital.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Imitao, como, por exemplo, um combate simulado, mas tambm competio encarniada e luta na busca de riquezas e fortuna. Nesse sentido, relaciona-se com a batalha da vida. (-) Litgio, disputas, impostura, contradio. Significa ouro, riqueza, opulncia, luxo, abundncia. Pressagia a ajuda de circunstncias favorveis ao xito dos empreendimentos, se o consulente no exceder o fim a que se prope. Deve evitar a clera, o orgulho e as paixes brutais.

Outros significados do Cinco de Paus


O Cinco de Paus. Apresentao de Geraldo Spacassassi sobre essa carta em seus Significados

gerais e no Tar Mitolgico

Seis de Paus

Significados gerais Simboliza o esforo do ser humano para disciplinar seus instintos e, com isso, garantir segurana para o seu futuro.

Mental: Invenes, capacidade para concretizar os projetos. Anmico: Amor profundo. Perpetuao, renascimento das cinzas. Fsico: Desenvolvimento contnuo, porm lento. Boa sade, mas s vezes sujeita apatia. Indolncia. (): Lentido, risco de desvios.

Interpretaes usuais na Cartomancia Tem vrias significaes: um vencedor triunfando, mas tambm uma grande notcia, que pode ser levada solenemente por um mensageiro; a expectativa coroada com o seu prprio desejo, a coroa da esperana, etc.

(-) Apreenso, temor, como se um inimigo vitorioso estivesse s portas; traio, deslealdade; tambm retardamento indefinido. Denota obstculo, restrio, temor; assuntos relacionados a empregados. Pressagia: obstculos, embaraos, atrasos, indecises e, s vezes, insucessos nas empresas, se houver falta de vontade, de firmeza e de perseverana.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 36 - Cruz. um chamado para entender que as provaes, os sofrimentos e as tristezas que surgem em nosso caminho so testes para avaliar nossa fora espiritual, incitando-nos a recordar que existe uma Fora Maior sempre pronta a amparar (Cruz). Quando estmos abertos e sintonizados com essa energia espiritual, a vitria est garantida e oesforo sincero recompensado e reconhecido por todos (6 de Paus). [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados do Seis de Paus


O Seis de Paus. Apresentao de Geraldo Spacassassi sobre essa carta em seus Significados

gerais, no Tar Mitolgico e no Baralho Petit Lenormand

F, Esperana e Caridade no Petit Lenormand . Emanuel J. Santos associa as virtudes teologais

a trs cartas: Cruz (Seis de Paus), ncora (Nove de Espadas) e Corao (Valete de Copas) Domingues reflete sobre a relao entre as trs cartas: O quesito espiritual

A ligao estreita entre a rvore, a Serpente e a Cruz no Tar Cigano-Lenormand.Cynthia

Sete de Paus
Significados gerais Representa a possibilidade de sucesso para o Homem atravs do esforo e do trabalho ativo e contnuo.

Mental: Determinao. Poder de deciso em qualquer assunto. Anmico: Grande irradiao, efeito mais em extenso do que em profundidade. Sentimentos expansivos. Facilidade para falar, realizar pregaes, fazer animaes. Fsico: Negcios em plena atividade e rendimentos, provocando muita movimentao. Sade excelente, atividades em excesso. (): Excesso de trabalho.

Interpretaes usuais na Cartomancia

uma carta de valor, de uma posio vantajosa. No plano intelectual, significa discusso,

disputa; nos negcios: conversaes, guerra comercial, barganha, competio. uma carta de sucesso, pois os inimigos so incapazes de atingi-lo.

(-) Perplexidade, embarao, ansiedade. E tambm uma advertncia contra a indeciso. Significa conferencia, colquio, conversa, discusso, troca, comrcio, negcio, correspondncia. Conforme o consulente, anuncia fraqueza de amor; porm, seguido de Sete de Ouros e de Nove de Paus, denota abundncia de bens e herana de parentes afastados. Representa a posse de todos os meios que fazem triunfar. Empreendimentos que trazem grandes lucros. o emblema da matria submetida as mil combinaes da inteligncia. Empreendimentos bem sucessidos, coroados de xito.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 23 - Ratos. Momento para examinar as rotinas dirias que geram um desgaste excessivo de energias, afetam a sade ou provocam danos e perdas (Ratos), resultantes da competio acirrada de todo tipo a que estamos expostos, e que s pode ser enfrentada por um carter ntegro, forte e corajoso (7 de Paus). [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados do Sete de Paus


O Sete de Paus. Apresentao de Geraldo Spacassassi sobre essa carta em seus Significados

gerais, no Tar Mitolgico e no Baralho Petit Lenormand

Oito de Paus
Significados gerais Indica boas condies, fruto de um equilbrio geral, que prometem xito ao homem quee souber vencer as resistncias da acomodao e colocar suas energias em ao.

Mental: Abatimento, muita passividade a ser vencida. Anmico: Maus modos e apatia a ser combatida. Lentido emocional. Fsico: Negcios em desordem, mas que podem ser reorganizado. Excesso de guardados e de estoques. Sade aptica e desordens glandulares que uma dieta rigorosa pode corrigir.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Atividade nos empreendimentos, os caminhos possveis, prontido, como a de um mensageiro expresso; grande pressa, grande esperana, rapidez no rumo de um objetivo que promete felicidade assegurada. De um modo geral, fala de tudo que est em movimento; e tambm das flechas do amor. (-) Dardos do cime, disputa interna, aflies de conscincia, disputas; brigas domsticas para as pessoas casadas. Significa campo, agricultura, bens imveis, divertimento, alegria, paz, tranqilidade. sinal de viagens por causa de dinheiro e de grandes negcios, felicidade certa. Denota empreendimentos que podem trazer lutas e discusses, porm sero bem sucedidos.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 21 - Montanha. um chamado para enfrentar, aps criteriosa avaliao da situao, os desafios ou inimigos, com equilbrio, firmeza e perseverana (Montanha); para tanto, deve-se aguardar o momento propcio, quando as condies se mostrarem favorveis e estiver presente o sentimento de segurana e confiana quanto ao resultado esperado (8 de Paus). [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados do Oito de Paus

O Oito de Paus. Apresentao de Geraldo Spacassassi sobre essa carta em seus Significados

gerais, no Tar Mitolgico e no Baralho Petit Lenormand

Nove de Paus
Significados gerais Simboliza o Homem que sabe aproveitar o equilbrio que realizou em si prprio para controlar suas energias e tem condies de determinar o momento exato para tomar suas decises.

Mental: Clareza de julgamento, inspirao no uso das energias. Anmico: Sentimentos humanitrios, cavalheirescos. Devotamento e proteo fsica. Fsico: Invenes, negcios criativos. inovadora. tima sade, harmoniosa. Liderana estimuladora e

Interpretaes usuais na Cartomancia

Indica vigor na oposio. Se atacada, a pessoa enfrentar o ataque com ousadia; e poder se mostrar um opositor formidvel. Com essa significao principal, h todos as suas possveis conseqncias: demora, suspenso, adiamento. (-) Obstculos, adversidade, calamidade. Significa atraso, suspenso, adiamento, demora, obstculo, contrariedade. Dinheiro a receber pelo trabalho. Ao lado do Dez Ouros: alegria por dinheiro. Este Arcano denota: empreendimentos cientficos ou mistrios, para cujo xito preciso ter prudncia e discrio.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 14 - Raposa. Indica a importncia da flexibilidade e da sagacidade como qualidades essenciais sobrevivncia; recomenda o exerccio dessas qualidades para nos ajudar a evitar srios prejuzos e perdas (Raposa) principalmente nos momentos em que somos forados a enfrentar novos desafios e as dificuldades da vida j exauriram as nossas energias (9 de Paus). [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados do Nove de Paus


O Nove de Paus. Apresentao de Geraldo Spacassassi sobre essa carta em seus Significados

gerais, no Tar Mitolgico e no Baralho Petit Lenormand

Dez de Paus
Significados gerais Representa a vontade enrgica e esclarecida do Homem, que poder manifestar, com persistncia e independncia, as experincia que acumulou no plano material.

Mental: Inspirao com relao ao domnio que pode ser alcanado no plano psquico. Anmico: Sentimentos familiares elevados. Fundao de uma linhagem, com bases slidas. Fsico: Prosperidade equilibrada. nos negcios e empreendimentos. Sade

Interpretaes usuais na Cartomancia

Significa a opresso, mas tambm fortuna, lucro, qualquer espcie de sucesso; pode,

ento, representar a presso das prprias conquistas. E tambm uma carta de falsa aparncia, disfarce, traio. Se o assunto for uma demanda judicial, pode haver certo prejuzo.

() Contrariedades, dificuldades, intrigas. Indica cidade estrangeira, o exterior. Denota prosperidade, ganho, xito. Porm, se for seguida de Nove de Espadas, indica insucesso, perda de processo. Representa viagens, empreendimentos que tm toda a probabilidade de xito e estabilidade. xito, reputao, celebridade pelas artes ou cincias. Alta recompensa devida ao mrito. Realizao de atos que daro alegria e segurana.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 15 - Urso. Trata-se do momento de defender o prprio territrio e de aprender que a inveja, o cime e todas as energias negativas geradas pela busca desequilibrada do poder (Urso) encontraro um campo propcio para se instalar e expandir quando nos deixarmos abater pelo desnimo e pelo excesso de preocupaes ou de responsabilidades (10 de Paus). [G. Spacassassi - Resumos]

Ouros
s de Ouros
Significados gerais Simboliza o reservatrio das atividades em todos os planos, em todas as partes do Cosmo. Representa o desejo que o Homem tem de projetar obras completas feitas sua imagem e capazes de vir luz espontaneamente.

Mental: Contribuio ativa, bem equilibrada e realizadora. Anmico: Brilho, crescimento. Fsico: Oportunidades que tanto podem ser adiadas ou antecipadas. Lucros ampliados. Afirmao de sucesso. Sade exuberante. Contentamento perfeito, felicidade, xtase; tambm inteligncia pronta;

Interpretaes usuais na Cartomancia

recursos materiais; ouro.

(-) O lado mau da riqueza, inteligncia deficiente; tambm grandes riquezas. Em qualquer caso mostra prosperidade, condies materiais confortveis, mas depende do conjunto das cartas para saber se tais condies trazem ou no vantagem para o possuidor.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 31 - Sol. Indica o chamado para reconquistar a vitalidade, a fora, a autoconfiana, o otimismo, a conscincia e a clareza de propsitos (Sol) como condio bsica e necessria para concretizar a realizao material, a riqueza e a prosperidade que tanto sonhamos (s de Ouros). [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados do s de Ouros


O naipe de ouros no tar de Waite. Apresentao de Vera Chrystina com indicaes dos

significados prticos das cartas: Arcanos de 1 a 10 e Figuras da corte

s de Ouros, a fora do elemento terra. Texto de Jaime E. Cannes: A figura e sua mensagem

Dois de Ouros
Significados gerais Representa iluminao ntima que dinamiza a inteligncia com vistas a realizaes futuras.

Mental: Apoio para uma atividade, desde o espiritual ao material, como uma inspirao que provoca idias realizadoras e solues aos problemas. Anmico: Facilidade de aproximao dos seres tanto no esprito como no sentimento. Fsico: Confiana, mas de forma sutil. Apoio que tem base no plano da alma, como a f, que facilita a realizao.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Por um lado, apresentada como uma carta de alegria, recreao, diverso; mas tambm lida como notcias e mensagens por escrito, obstculos, agitao, perturbao, intrigas.

(-) Alegria forada, prazer simulado, sentido literal, caligrafia, composio, letras de cmbio.

Representa mensagem, carta, correspondncia, bilhete. Obstculos, embaraos, empreendimentos. Significa fortuna dividida, porm probabilidade de associao produtiva.

Trs de Ouros
Significados gerais Indica uma expanso mental atravs de um trabalho construtivo e regenerador.

Mental: Relao com grandes intuies, com revelaes do conhecimento. a inteligncia que acompanha o amor em seu sentido mais elevado. Anmico: Aporte de confiana, proselitismo, misticismo ativo, ao animada e envolvida. Fsico: Confiana em si para os empreendimentos, intuio do que necessrio fazer. Sade normal, sem excesso de vitalidade. Eventuais instabilidades e alteraes nervosas.

(): Abatimento, adiamentos. Profisso, trabalho especializado. Tambm considerada uma carta de nobreza, aristocracia, renome, glria. (-) Mediocridade, no trabalho e em outras atividades ou expresses, imaturidade, mesquinhez, fraqueza. Representa nascimento, grandeza de alma, nobreza, celebridade, renome. Indica fortuna por empreeendimentos habilmente dirigidos, pelo trabalho e pela genialidade.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Quatro de Ouros
Significados gerais Simboliza o ideal interior do homem, que dirige suas manifestaes em todos os planos, dando fora realizadora.

Mental: Grandes inteligncias organizadoras e realizadores, capazes de concretizaes importantes. Anmico: Realizao impessoal, como o caso do servio coletividade. Em assuntos comuns representa uma corrente superior que pode ultrapassar a capacidade de utilizao pelas pessoas envolvidas. Fsico: Negcios importantes, com grande repercusso. Boa sade, vitalidade excelente, longevidade. doao, legado, herana.

Interpretaes usuais na Cartomancia

A segurana da posse, (-) Suspenso, retardamento, oposio.

Significa recompensa, presente, legado, herana, generosidade, benefcio. Representa aquisio certa de riqueza, fortuna estvel.

Cinco de Ouros

Significados gerais Indica o homem diante das solicitaes de sua conscincia ativa em todos os domnios, utilizando sua capacidade construtiva com uma atividade harmoniosa e equilibrada.

Mental: Ganhos em movimento. Projetos que tomam corpo. Anmico: Afinidades que podem levar s parcerias e casamento. Afeies fortalecidas. Fsico: Lucro assegurado, aumento de clientela. Segurana quanto sade. (): Diminuio do impulso, mas sem impedir a realizao dos propsitos.

Interpretaes usuais na Cartomancia

A carta prediz acima de tudo contratempos materiais. Para alguns cartomantes, uma carta de amor e amantes esposa, marido, amigo, amantes; tambm concordncia, afinidade. (-) Desordem, caos, runa, discrdia, devassido. Pode indicar ainda pensamentos, inspirao, idia. Dissipao, prodigalidade, idias variveis.

Seis de Ouros
Significados gerais Representa o aperfeioamento interno que o homem realiza atravs do esforo de conciliao das correntes do Alto com as de baixo, que permite o equilbrio nas realizaes.

Mental: Esforo ou sacrifcio necessrio ao sucesso. Capacidade para realizar as tarefas difceis quando a obrigao se apresenta. Anmico: Renncia a si mesmo; abnegao afetiva. Fsico: Negcios que exigem algum sacrifcio para serem bem sucedidos. Sade sujeita a queda por envolvimento excessivo com as questes materiais.

Interpretaes usuais na Cartomancia


Presentes, donativos, gratificao. prosperidade presente.

Ateno,

vigilncia;

tambm

tempo

aceito,

(-) Desejo, cobia, inveja, cime, iluso. Indica aspiraes, ambies, esperanas, desejos. Denota bens inesperados, porm perigo de perd-los por meio de falsos amigos.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 2 - Trevo. Significa o chamado para tomar cincia da importncia de manter a confiana e de buscar a sabedoria interior para enfrentar as situaes adversas da vida (Trevo), e, ao mesmo tempo, exercitar sua capacidade compartilhar: dar e receber, proteo, generosidade, bondade; prenuncia uma provvel entrada de recursos (6 de Ouros). [G. Spacassassi - Resumos]

Sete de Ouros
Significados gerais Indica o estmulo ao homem para a ao e as decises que deve tomar a fim de modificar por si mesmo um estado instvel.

Mental: Enorme atividade de esprito com facilidade de exposio e de organizao. Anmico: Brilho nos sentimentos, vibrao incomum, que pode atingir as massas. Fsico: Empreendimentos de envergadura e grande atividade. Sade rica por seu dinamismo interno. (): Lentido, entorpecimento. Parada e at falncia.

Interpretaes usuais na Cartomancia

De um modo geral, trata-se de uma carta de dinheiro, negcios, trocas. Pode representar inocncia, candura, purificao; mas tambm interpretada como indicadora de discusses, brigas. (-): Ansiedade relativa a dinheiro que se pode querer emprestar. Significa boas notcias, dinheiro, riqueza, compra, especulao, negcio. Indica fortuna adquirida pelo trabalho pessoal.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 12 - Corujas. o momento de enfrentar a dor com sabedoria, humor e inteligncia, sem se deixar dominar pelas emoes neste momento. Somos convidados a compartilhar nossas dificuldades com algum: um amigo ou profissional da rea (Corujas), pois s assim poderemos encarar a difcil tarefa de tomar uma deciso adequada diante de um impasse (7 de Ouros). [G. Spacassassi -Resumos]

Outros significados do Sete de Ouros


Significados do Sete de Ouros. Texto de Valria Fernandes: Escolhas e decises Os pssaros: elementos simblicos da cartomancia. Emanuel J. Santos examina o detalhe das

aves na Imperatriz, Imperador, Estrela, Mundo e na carta 12 do baralho Lenormand: Os pssaros significados prticos das cartas: Arcanos de 1 a 10 e Figuras da corte

O naipe de ouros no tar de Waite. Apresentao de Vera Chrystina com indicaes dos

Oito de Ouros
Significados gerais Simboliza a compreenso do homem que, ao comparar o que est no Alto com o que est embaixo, atua do conhecido para o desconhecido, recebendo medida que d.

Mental: Necessidade de um esforo exatamente proporcional ao que se deseja obter. As coisas no acontecem por si mesmas: preciso de esforos para obter um resultado. Anmico: Proporciona segurana, mais na amizade do que no amor. No um arcano sentimental. Fsico: Trocas proporcionais. Empreendimentos bem encaminhados, principalmente do ponto de vista comercial.

(): Perturbaes no andamento dos projetos.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Trabalho, emprego, encargo, artesanato, habilidade em ofcios e negcios, talvez na fase preparatria. (-) Ambio frustrada, vaidade, avidez, extorso, usura. Pode significar ainda a habilidade ou um esprito engenhoso voltado para a astcia e a intriga. Representa posio, emprego, processo, contestao. Significa perigo de roubo, grandes esperanas, porm pouco resultado, estando a posio sujeita a dificuldades.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 33 - Chave. Indicada a oportunidade para aprender que o xito, o crescimento e o sucesso dependem, nica e exclusivamente, de nosso empenho e dedicao em enfrentar e equacionar eficientemente os problemas que surgem pelo caminho (Chave); muitas vezes, para atingir nossa meta, somos forados a parar, retroceder e nos submeter a um novo aprendizado para nos reciclar (8 de Ouros). [G. Spacassassi - Resumos]

Nove de Ouros
Significados gerais Representa o trabalho amplo, altrusta e equilibrado do homem com a finalidade de sua unio com o mundo.

Mental: Conhecimentos vastos, aprofundados. Inteligncia que se abre a concepes amplas, filosofia, aos ensinamentos. Anmico: Sentimentos ricos, elevados. Tambm amores primeira vista, intensos. Brilho. Fsico: Empreendimentos que tero xito e lucro assegurado. Sade que favorece a atividade, vivacidade. (): Ligeiro desnimo.

Interpretaes usuais na Cartomancia


Prudncia, segurana, sucesso, consecuo, certeza, discernimento. (-) Trapaa, decepo, projetos vos, m f. Pequeno atraso nos negcios, xito, segurana, realizao. Significa fortuna proveniente de falecimentos, fontes misteriosas e estudos cientficos.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 8 - Caixo. Representa a oportunidade para entender que as grandes transformaes, o fim de um estgio ou ciclo, as perdas de todo tipo (Caixo) constituem um teste para avaliar nossa capacidade de autossuficincia, forandonos a descobrir novas formas de canalizao de nosso potencial criativo que, no final, geraro muito prazer e contentamento (9 de Ouros). [G. Spacassassi - Resumos]

Dez de Ouros

Significados gerais Simboliza a totalizao harmoniosa que permite ao homem penetrar no fundo de algumas coisas e organiz-las para o bem de outras.

Mental: Esprito universal, sbio, conhecedor dos princpios da matria. Anmico: Brilho, amor pelas grandes causas, apoteose. Fsico: Sade, beleza, harmonia fsica. Empreendimentos que envolve discusses especiais, em laboratrios, centros de estudo. Ponto de vista coletivo e no individual. Lucros, riquezas; assuntos de famlia, arquivos, descendncia, domiclio

Interpretaes usuais na Cartomancia

de uma famlia. s vezes, oportunidades, donativos, dotes, penso.


(-) Fatalidade, perda, assalto, jogos de azar. Representa dinheiro, ganho, retribuio, casa, residncia, famlia, bens imveis, grande alegria, mudana. Aquisio de bens pelo trabalho, xito em propriedades e terras.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 26 - Livro. o momento oportuno para analisar a nossa relao com os estudos, o esforo intelectual e a dedicao ao trabalho, que ampliam nossos horizontes e possibilitam o crescimento (Livro), constituindo uma forma segura para alcanarmos a paz, a harmonia, a segurana e a prosperidade almejada (10 de Ouros). [G. Spacassassi - Resumos]

Espadas

s de Espadas
Significados gerais Representa a fora ativa que o homem desenvolve com firmeza e compreenso para o triunfo de seu ideal.

Mental: Esclarecimento intelectual, preciso e clareza. Anmico: Ausncia de sentimentalismo. Esta carta coloca o sentimento apenas na f, no misticismos ou nas convices profundas. Fsico: Sade. Desenvolvimento progressivo. Bom estabelecimento das coisas. Recuperao do potencial nervoso. (): Preguia mental. Displicncia. Falta de energia. Debilidade.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Triunfo, o grau excessivo de tudo, conquista, vitria pela fora. uma carta de grande fora, tanto no amor como no dio. A coroa pode ter um significado muito mais alto do que tem habitualmente na esfera da leitura da sorte. Tambm interpretada como concepo, nascimento, aumento, multiplicidade. (-) Triunfo, mas os resultados so desastrosos. Em certos casos significa violncia. Interrupo brusca da vida. Relaes, encadeamento, conquista, xito no amor, paixo violenta, vantagens conquistadas a fora. Seguida por Dez e Nove de Espadas, denota notcia de morte, grandes tristezas, traies ntimas, roubo. Indica grandes lutas, empreendimentos que se realizaro, apesar dos obstculos.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 29 - Dama. Se o consulente for uma Mulher indica que est sendo convidada a se repensar como Mulher: avaliar se est conseguindo harmonizar e equilibrar seu gnero biolgico, feminino (Dama), com os aspectos racionais e masculinos no ntimo de seu ser (s de Espadas). Se for um Homem: representa o chamado para repensar seus conceitos a respeito das mulheres, ou admitir que o desafio que enfrenta no momento depende da ao, apoio ou ajuda de uma mulher. [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados do s de Espadas


s de Espadas, a fora do elemento ar. Texto de Jaime E. Cannes: A figura e sua mensagem

Dois de Espadas

Significados gerais Representa a interrupo de uma ao concreta, com vistas a um posterior enriquecimento, que se destina a amadurecer este empreendimento.

Mental: Equilbrio esttico. Ausncia de atividade. Anmico: Riqueza de sentimentos em potencial. Fsico: Negcios circulao lenta. frustrados, obstculos, prostrao. Hipertenso,

Interpretaes usuais na Cartomancia

A harmonia e o equilbrio, coragem, amizade, concrdia em uma situao belicosa. Tambm indica ternura, afeio, intimidade.

Boa parte dos cartomantes no v harmonia e outros significados muito favorveis no naipe de Espadas, com relao aos assuntos humanos. (-): Impostura, falsidade, duplicidade, deslealdade. Denota rivalidades, afeio, ternura, simpatia, atrao, afabilidade, benevolncia. Representa proteo contra os inimigos, grandes lutas por associaes.

Trs de Espadas
Significados gerais Indica o trabalho ativo da conscincia determinando aes precisas.

Mental: Deciso, afastamento da hesitaes. Anmico: Desprendimento, nitidez nos sentimentos, clara perspectiva das coisas. Fsico: Apoio, aporte de energia. Evoluo clara e direta nos negcios. Sade muito boa. (): Em caso de doena, pode indicar obstculos, demora na cura. Remoo, ausncia, demora, diviso, rompimento, disperso.

Interpretaes usuais na Cartomancia


(-): Alienao mental, erro, perda, distrao, desordem, confuso. Afastamento, partida, ausncia, incidente, atraso, horror, desprezo, averso, antipatia. Luta, controvrsia, desgosto, situaes embaraosas.

Quatro de Espadas
Significados gerais A alegria, o ardor interior do ser humano, criado atravs do trabalho e da atividade construtiva.

Mental: Riqueza de fluidez. Anmico: Sentimentos seguros e profundos; unio sem perturbao. Fsico: Criao, organizao com grande potencial, que permite a realizao de qualquer empreendimento. Assuntos muito ricos em espiritualidade. (): Desgosto, depresso, tristeza, sentimento que se empana e extingue.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Vigilncia, retiro, solido, repouso do ermito, exlio, tmulo e fretro. Boa administrao,

circunspeco, economia, avareza, precauo, testamento.

Indica solido, retiro, ermida, segurana, vigilncia, economia, boa conduta. Afastamento da vida social, em conseqncia de contrariedades e desgostos.

Cinco de Espadas
Significados gerais Deciso tomada pelo homem para acabar com as dificuldades trazidas por sua estagnao no mundo material.

Mental: Pensamento instintivo, claro. Deciso. Percepo compreensiva dos acontecimentos. Anmico: Tende a ver o lado intelectual dos problemas psicolgicos. Por exemplo, casamento por convenincia e no por amor. Pede esforo sobre a passividade que leva a um sacrifcio da parte psquica. Fsico: Rumo ao sucesso. Orientao para um desfecho. Domnio sobre os acontecimentos. (): Teimosia, lentido, obstculo. Negcios difceis de gerenciar. Cortes

ou interrupes muito srias. Interpretaes usuais na Cartomancia


Degradao, destruio, revogao, infmia, desonra, perda. Enterro e funerais. Roubo, perda, engano, falsidade, desperdcio, destruio, detrimento, diminuio, infelicidade, desonra, infncia, seduo. Idias fixas, vinganas, perigo de runa por uma idia m.

Seis de Espadas
Significados gerais Atividade mental do ser humano dirigida por ele para realizar a organizao e a conciliao das foras materiais.

Mental: Idias criativas, percepo de empreendimentos a serem realizados, incio de idias renovadoras. Anmico: Proteo efetiva e reconfortante. Relaes prticas entre as pessoas. Fsico: Gestao, maternidade. Negcios que se desenvolvem com equilbrio. Harmonia. Segurana. (): Desordens materiais. Problemas nos negcios. diminuies. Afinidades com o lado mal e com a discrdia. Prejuzos e

Interpretaes usuais na Cartomancia

Viagem por gua, roteiro, caminho, mensageiro, comisso, expediente. Declarao, confisso, publicidade. Tambm pode ser uma declarao de amor. Indeciso, instabilidade, caminho, passagem, viagem, passeio. Enviado, mensageiro. (-): grandes desgostos por falta de firmeza e de iniciativa. Contudo favorvel para as viagens e as notcias.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 19 - Torre. Momento para aprender a desenvolver a capacidade de reflexo e anlise para melhor equacionar os problemas da vida, provavelmente como este que est sendo enfrentando (Torre), para s ento, depois da preparao necessria, partir para a luta, enfrentando os desafios com firmeza e

dignidade (6 de Espadas).

[G. Spacassassi - Resumos]

Sete de Espadas
Significados gerais Representa a prova a que o ser humano obrigado a se submeter para tomar cincia de um saber sem o qual no conseguiria penetrar em seu sentido interior.

Mental: Compreenso das coisas, idias claras, julgamento equilibrado. Anmico: Harmonia, psiquismo, altrusmo, unio, concordncia de pontos de vista. Fsico: Encaminhamento harmonioso, bons resultados. (): Depresso, dvidas, falta de inspirao, tentativas tmidas para se libertar.

Interpretaes usuais na Cartomancia


Inteno, tentativa, desejo, esperana, confiana; tambm briga, um plano que pode falhar, aborrecimento. Bom conselho, instruo. (-) Calnia, tagarelice. Significa catstrofe imprevista, queda de lugares elevados, perda de posio, numerosas lutas. Falsas esperanas.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 27 - Carta. Alerta para estarmos atentos aos acontecimentos inesperados, revelaes, convites; e para tomarmos conhecimento de novos aspectos ou fatos de uma dada questo ou situao que est sendo revelada (Carta) e que nos obriga, neste momento, a agir com discrio, tato, diplomacia e at absoluto sigilo, a fim de evitar problemas maiores ou perdas irreparveis (7 de Espadas). [G. Spacassassi - Resumos]

Oito de Espadas
Significados gerais Esforo de libertao do homem atravs de uma evoluo interior, resultante de suas atividades mentais, como uma recompensa dada pelo destino.

Mental: Elevao de esprito, compreenso do esforo espiritual, do impulso mstico. Anmico: Desinteresse, amor dirigido s massas, apostolado. Fsico: Estabilidade na ao, melhores resultados mais de ordem espiritual que material (): Estagnao devido a uma posio alcanada, que dever ser rompida para estender-se em outras direes.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Ms notcias, grande aborrecimento, crise, censura, obstculos, conflito, calnia; tambm doena. Inquietao, dificuldade, oposio, acidente, traio; o que imprevisto;

fatalidade.

Crtica, posio duvidosa, conflito, combate, portador de ms notcias. Se for seguida de Sete de Ouros e se estiver junto de uma figura qualquer, representa lgrimas, discrdia, perda de emprego e de prestgio. Perda de processo, condenao, desgostos, ansiedade.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 20 - Jardim. Oportunidade para defender o espao pessoal das invases externas; desenvolver a capacidade de cuidar e defender o prprio domnio, e, ao mesmo tempo, nutrir e proteger os que lhe so caros (Jardim) at mesmo diante de situaes adversas e opressivas, quando o medo dificulta uma ao adequada e justa (8 de Espadas). [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados do Oito de Espadas


Vcios. Emanuel J. Santos mostra o Oito de Espadas na luta contra o vcio de fumar: Cigarro Escolher. Valria Fernandes comenta mais significados desta carta em: Escolhas e decises Carta 20 - Jardim, no baralho Petit Lenormand. Geraldo Spacassassi apresenta os significados

do Oito de Espadas no tambm conhecido como "Baralho Cigano": Texto completo

Nove de Espadas
Significados gerais Representa a necessidade do homem realizar um trabalho perseverante para se livrar daquilo que significaria uma estabilidade enganosa, que paralisaria sua evoluo.

Mental: Atividade mental, clareza, inspirao em todos os assuntos de ordem intelectual. Anmico: Estado afetivo, amor iluminado pela inteligncia; forte, no pelo lado material, mas por sua profundidade. Fsico: Negcios brilhantes, conduzidos com uma habilidade que leva ao sucesso. (): Falso julgamento. Pretenso de saber julgar.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Morte, fracasso, malogro, atraso, decepo, desaponto, desespero. Priso, suspeita, dvida, temor fundado, vergonha. Decepo, desengano, atraso em negcios. Sendo seguida de Nove de Ouros ou de s de Paus, denota dinheiro que ser recebido com atraso. Indica tambm desgosto, lutas misteriosas, perigo de morte, molstia grave, envenenamento, inimizades poderosas. necessrio prudncia e discrio para vencer obstculos.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 35 - ncora. Representa o momento para compreender que a segurana e a estabilidade, material e emocional, resultam unicamente da f; de um sistema de crenas, flexvel e sem fanatismo, que possa nos orientar e servir de apoio para levar vitria (ncora). Isso verdadeiro quando as situaes pressionantes da vida, que geram toda sorte de medos, ansiedades, culpas e sofrimentos, tentam inibir nossa capacidade de reagir e vencer (9 de Espadas). [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados do Nove de Espadas


A culpa e o Tar. Vanessa Mazza Furquim fala do Nove de Espadas: Significados

F, Esperana e Caridade no Petit Lenormand . Emanuel J. Santos associa as virtudes teologais

a trs cartas: Cruz (Seis de Paus), ncora (Nove de Espadas) e Corao (Valete de Copas)

Dez de Espadas
Significados gerais Representa o senso anmico do homem que, quando iluminado pelo equilbrio harmonioso de suas experincias, pode agir com conhecimento de causa e consegue realizar sua volta envolvimentos afetivos, que cuidam e protegem suas criaes.

Mental: Julgamento eqitativo, humanitrio. Anmico: Satisfao e acordo mstico, principalmente sentimento, num amor depurado. Afeio muito elevada. Fsico: Atitude feliz diante dos acontecimento, atravs de autodomnio e de equilbrio sentimental. Negcios ajudados providencialmente. Sade que precisa mais de apoio nervoso do que fsico; possibilidade de anemia.

(): Desordem sentimental que falseia o julgamento. Sofrimento, aflio, lgrimas, tristeza. Vantagem, lucro, sucesso, mas nada permanente. Poder e autoridade Lgrimas, tristezas, lamentos, aflio. Alternativas de lucros e perdas, infortnios, desgostos e molstias.

Interpretaes usuais na Cartomancia

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 3 - Navio. uma indicao para dar um novo rumo vida; a explorar novos horizontes (Navio). Felizmente voc sobreviveu; o grande desafio terminou, apesar de t-lo deixado sem energias, sentindo-se frustrado e sem muitas esperanas (10 de Espadas). [G. Spacassassi - Resumos]

Copas
s de Copas
Significados gerais Representa no ser humano a elaborao ntima das riquezas adquiridas em todos os plano do sentimento.

Mental: Julgamento claro, inspirado, contra o qual no h recurso. Anmico: Beleza de sentimentos, que se elevam acima da observao pessoal. Altrusmo, obras filantrpicas. Educao das massas. Fsico: Contato com as coisas elevadas no plano material. Grandes empreendimentos. Produes artsticas geniais. (): O ser se prende matria e perde a espiritualidade. Materialismo. Ou se perde em sonhos irrealizveis.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Casa do verdadeiro corao, alegria, contentamento, permanncia, nutrio, abundncia, fertilidade. Mesa Sagrada, felicidade ali reinante. (-) Casa do falso corao, mutao, instabilidade, revoluo. Representa casa, residncia, mesa, festim, alimento, nutrio, convivas, perseverana, assiduidade, coragem. Em assuntos de amor, denota perigo de seduo, paixo violenta e invencvel.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 28 - Cavalheiro. Se o consulente for um homem indica que est sendo convidado a se repensar como Homem: avaliar se est conseguindo harmonizar e equilibrar seu gnero biolgico, masculino (Cavalheiro), com os aspectos emocionais e femininos no ntimo de seu ser (s de Copas). Se for uma mulher: indica o chamado para repensar seus conceitos a respeito dos homens; ou aceitar que o desafio que voc enfrenta no momento depende da ao, apoio ou ajuda de um homem. [G. Spacassassi - Resumos]

Dois de Copas
Significados gerais Representa o impulso dos desejos materiais que se desagregam e nutrem as tendncias instintivas e egostas, mas que deixam experincias, fonte de uma evoluo futura.

Mental: Esclarecimento aps um perodo de obscuridade. Anmico: Fora ntima, slida, sobre a qual se pode apoiar, a menos que se transforme em paixo devoradora. Fsico: Assuntos ricos em potencial, necessitando de uma ao externa para se revelar. Sade equilibrada, se estamos bem; estacionria se estamos doentes. (): Desordem ou complicaes sentimentais nos relacionamentos.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Amor, paixo, amizade, afinidade, unio, concrdia, simpatia, interao dos sexos. Tambm aquele desejo que no est na Natureza, mas pelo qual a Natureza santificada. Indica amor, paixo, inclinao, simpatia, atrao, amizade, afeio, benevolncia, unio, concrdia.

(): No amor, este arcano significa que trar rivalidades e obstculos.

Trs de Copas
Significados gerais Representa a sublimao de uma receptividade instintiva em riquezas dos sentimentos superiores.

Mental: Penetrao espiritual para organizar assuntos materiais. Anmico: Realizao psquica. Fsico: Aporte espiritual. Encarnao do esprito na matria. (): Materialismo. Superficialidade. Apego excessivo matria.

Interpretaes usuais na Cartomancia A concluso de algo com plenitude, perfeio e deleite; desfecho feliz, vitria, consecuo, alvio, sade. Expedio, despacho, consumao, fim. Tambm significa o lado do excesso no gozo fsico e os prazeres dos sentidos.

xito, cincia, vitria, cura, alvio, realizao, expedio, despacho, concluso, descoberta, achado. Novas afeies, ternura, poesia, realizao de esperanas, amor delicado por uma moa de grandes qualidades.

Estudos sobre o Trs de Copas


O Trs de Copas e o cinema. Fbio Leite Monteiro comenta uma pesquisa sobre o idealismo

romntico de algum filmes e estabelece relaes com o Trs de Copas: Os filmes romnticos

Quatro de Copas
Significados gerais Simboliza as reservas que o ser humano acumula atravs de seus esforos fsicos e que para ele se traduzem em proveito quanto a qualidade e durao.

Mental: Confiar na intuio e agir sem se perder em anlises. Anmico: Realizao psquica, contribuies favorveis e estveis. Fsico: Negcio bem estabelecido, bem organizado, que promete ser estvel e duradouro. Segurana quanto sade. (): Estagnao, atravancamento, problemas circulatrios. ao

Interpretaes usuais na Cartomancia

Cansao, desgosto, averso, vexames imaginrios. Presentes so oferecidos perdulrio, mas no lhe trazem consolo. Novidade, novas referncias, novas relaes.

Parentesco, famlia, meio social. Amores slidos e durveis, amizades teis, realizao das esperanas, aproximao de uma grande alegria.

Cinco de Copas

Significados gerais Representa, por parte do homem, a organizao das percepes e da sensibilidade absorvidas nos nveis mais profundos, para dar impulso aos sentimentos materiais e atingir o plano espiritual.

Mental: Clareza de concepo. Domnio sobre os elementos presentes. Anmico: Impulso mstico, ternura impregnao pelo amor universal. maternal, sacrifcio por amor,

Fsico: Nos negcios traz segurana para orientar os acontecimentos ou para dirigir os assuntos com sutileza. Na sade indica vitalidade delicada, sade frgil sustentada por uma grande fora de esprito e pelo equilbrio nervoso.

(): Interrupo na evoluo, efeitos graves, tristeza, desnimo, angstia, desespero. considerada uma carta de perda, mas algo permanece; uma carta de herana, patrimnio, transmisso, mas que no corresponde s expectativas. Tambm vista como uma carta de matrimnio, mas no sem amargura ou frustrao. Notcias, alianas, afinidade, consanginidade, ancestralidade, regresso, falsos projetos. Legados, heranas, donativos, patrimnio, testamento. Em assuntos de amor, este Arcano denota contrariedades e questes. Para um homem: perigos por uma mulher. Para uma mulher solteira: perigo de seduo.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Seis de Copas
Significados gerais Representa a evoluo dos instintos, dos sentimentos e das intuies que o homem busca pra realizar o equilbrio de suas percepes.

Mental: Julgamento ativo, slido, completo, definitivo e benfico, pois o Arcano representa uma harmonia entre o espiritual e o material. Anmico: Sentimentos fortes, protetores, equilibrados. Fsico: Negcio estvel, garantido, quase inabalvel. Sade robusta, com tendncia a excesso de sangue (): Mal-estar, lentido, mas momentneos.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Uma carta do passado e de lembranas, olhando para trs, para a infncia; felicidade, prazer, porm vindo do passado. Tambm novas relaes, novos conhecimentos, novos ambientes. O futuro, renovao, que passar logo. O passado, o anterior. Novas ralaes, novos conhecimentos, novo meio. M escolha no casamento, por influncia de parentes; abandono ou ruptura de casamento.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 16 - Estrelas. Indica que somos chamados a entender que o xito e a boa sorte dependem da canalizao adequada de nosso potencial criativo e do quanto confiamos em nosso brilho pessoal (Estrelas); se estivermos enfrentando uma crise sinal de que devemos parar e meditar seriamente a fim de identificar o que gera algum sentimento de culpa que nos bloqueia e, imediatamente, adotarmos medidas corretivas (6 de Copas). [G. Spacassassi - Resumos]

Sete de Copas

Significados gerais Simboliza o desejo de expanso do homem, a compreenso e a realizao que so conseqncias desse desejo. Mental: Idias criativas. Educao e revelao tanto para os outros como para si mesmo.

Anmico: Amor protetor, animador e impessoal: amor pela ptria, desejo de herosmo. Fsico: negcios administrados com raciocnio claro. Decises acertadas; o julgamento surge de maneira intuitiva e com segurana. Boa sade. Harmonia corporal, boa circulao, flexibilidade, agilidade corporal. (): Mal estar.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Belos favores, imagens de reflexo, sentimento, imaginao, coisas vistas no espelho da contemplao; mas nada sugerido de permanente ou substancial. Desejo, vontade, determinao, projeto. Pensamento, alma, esprito, entendimento, reflexo. xito por meio de uma mulher, felicidade pelo encontro de uma mulher amorosa, porm depois de muitas lutas e peripcias.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 5 - rvore. Indica o momento de buscar o crescimento e a prosperidade pessoal, que dependem do equilbrio correto dos aspectos materiais e espirituais da existncia e de se guiar por princpios ticos e morais, aliados avaliao criteriosa e racional das possibilidades e dos recursos disponveis (rvore), ao invs de permanecer iludido, esperando um milagre, fantasiando, ligado apenas aparncia e glamour das coisas ou pessoas (7 de Copas). [G. Spacassassi - Resumos]

Estudos sobre o Sete de Copas


A ligao estreita entre a rvore, a Serpente e a Cruz no Tar Cigano-Lenormand.Cynthia

Domingues reflete sobre a relao entre as trs cartas: O quesito espiritual

Oito de Copas
Significados gerais Representa uma clareza decorrente de um julgamento equilibrado e seguro que, no entanto, o homem s consegue utilizar quando estimulado a abandonar sua passividade.

Mental: Fixao nos pensamentos e idias obsessivas. Anmico: Afeio de dois seres que no se libertam de si mesmos. Fsico: Negcios estveis, que vo bem, mas precisam evoluir. Sade: estado doentio que persistir se no forem tomadas providncias.

Interpretaes usuais na Cartomancia Significa alegria, doura, tumidez, honra, modstia. Habitualmente a carta mostra o declnio de uma questo que foi considerada importante, mas na realidade de pouca significao, para o bem ou para o mal. Grande alegria, felicidade, deleite.

Temor, modstia, alegria, prazer, satisfao. Perigo de escndalos em amor, amores proibidos, paixes violentas, divrcio, mau casamento, perigo de seduo. favorvel aos negcios.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 32 - Lua. Representa o chamado para focalizarmos os aspectos emocionais e cclicos da vida; para refletirmos sobre a nossa necessidade de reconhecimento e aprovao pblica; para reconhecer e respeitar as nossas reais necessidades interiores (Lua). Isto implica em desistir, renunciar alguma coisa, pois a verdade dos fatos deve ser encarada e preciso caminhar de mos vazias em direo ao desconhecido (8 de Copas). [G. Spacassassi - Resumos]

Nove de Copas
Significados gerais Simboliza relaes de alma harmoniosa do homem com o Mundo.

Mental: Clareza de julgamento, pois o esprito se reveste de uma inteligncia baseado no conhecimento. Anmico: Aplicaes na coletividade, obras altrusticas, em grupos e congregaes, e no individualmente. Fsico: Negcios em franco progresso, equilibrados em todos os aspectos. Sade boa, cura de doena, temperamento resistente e dotado de grande fora nervosa. (): Desordem ou confuso; persistncia no erro.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Concrdia, contentamento, bem-estar fsico. Vitria, sucesso, vantagem, satisfao para o consulente ou para a pessoa para quem feita a consulta. Verdade, lealdade, liberdade; mas tambm erros, imperfeies, etc Vitria, xito, ganho, triunfo, prosperidade, lealdade, boa-f, franqueza, verdade. Indica unio com um velho ou com uma pessoa viva, amores estranhos, celibato. necessrio prudncia nos desejos e na escolha das afeies, embora o conjunto seja favorvel.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 1 - Cavaleiro: indicao para agir de forma correta e ousada. Abrir-se para o novo e deixar o esprito de liderana guiar seus passos (Cavaleiro). O momento possibilita a realizao de um sonho, a concretizao de um projeto ou uma unio afetiva (9 de Copas). [G. Spacassassi - Resumos]

Dez de Copas
Significados gerais Representa o homem que, tendo completado seu trabalho, volta-se pra a orao e pede a ajuda divina para seguir com sucesso o novo caminho de sua evoluo. Mental: xito no pensamento. Julgamento equilibrado.

Anmico: Amor equilibrado, sadio. Unio que se completa em todos os planos. Fsico: Sucesso num empreendimento. Continuidade nos negcios. No caso de um projeto, desfecho. Sade magnfica. (): Demoras.

Interpretaes usuais na Cartomancia

Contentamento, repouso de todo o corao; perfeio nesse estado; tambm perfeio do amor e da amizade humana. Ao lado de vrias cartas de figura, uma pessoa que est defendendo os interesses do consulente; tambm a cidade ou o pas habitado pelo

consulente. (-) Falso repouso do corao, indignao, violncia.

Cidade, pas, habitao, alegria, contentamento. Se estiver junto a vrias figuras, representa uma pessoa que se interessar pelo consulente. Vida feliz e rodeada de afeies, famlia numerosa, muitos amigos e amores na mocidade, porm conservao dos primeiros amores.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 18 - Co. Momento em que somos chamados a aprender que a fidelidade, a compreenso, a dedicao e a amizade verdadeira, aliadas capacidade de estarmos alertas e vigilantes contra as investidas dos fatores externos desestruturantes (Co), constitui uma base para estabelecermos relaes afetivas ou comerciais harmoniosas e duradouras, sempre pautadas por um grande ideal (10 de Copas). [G. Spacassassi - Resumos]

Reis

Rei de Paus
Significados gerais Sucesso material conquistado atravs de um trabalho preciso, equilibrado e executado com firmeza. Mental: certeza de julgamento, clareza nas pesquisas com as coisas que exigem energia. Deciso. Anmico: esprito de conquista, empreendedor. Desabrochar de energia material. Procriao. Fsico: arrojado nos negcios. Sade execelente. Carter mutvel, mas generoso. (-) m aplicao da energia em assuntos materiais. Embriaguez, libertinagem por excesso de energia gasta com o prazer. Interpretaes usuais na Cartomancia

Personagem til s necessidades e projetos do consulente. (-) pode haver demoras. Amigo moreno. Homem casado ou vivo. Amigo fiel. Para uma moa, casamento com quem ama. Para um homem, rival. Chegada de um parente. (-) Amigo rigoroso. O amigo. (-) magistrado venal. Processo perdido. Homem do campo, homem bom e severo, pessoa bem intencionada e honesta. Representa um agricultor, homem consciencioso e justo que proteger o consulente. o smbolo do poder adquirido pelo mrito e o trabalho, sendo o emblema da proteo de pessoas altamente colocadas. Este Arcano diz: "Procura para os teus empreendimentos um poderoso protetor. Se tiveres vontade e f, tu o encontrars; e ele te elevar".

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 6 - Nuvens. um chamado para enfrentar incertezas, dvidas e confuses de sentimentos diante dos desafios da vida (Nuvens), que podem ser solucionados na medida em que se deixar o guerreiro interior agir, encarando as questes e usando toda a sua fora de vontade (Rei de Paus). [G. Spacassassi Resumos]

Outros significados do Rei de Paus


Figuras da corte do naipe de Paus. Exposio de Luiza Papaleo na Jornada sobre os Arcanos

Menores promovida pelo Clube do Tar: O Rei de Paus

Que Rei voc ? Titi Vidal relaciona os tipos masculinos s figuras da corte: O Rei de Paus Rei de Paus, o intelecto de fogo. Texto de Jaime E. Cannes: A figura e sua mensagem

Rei de Ouros
Significados gerais Domnio das construes e realizaes materiais, atravs da cincia e do conhecimento prtico.. Mental: inteligncia forte, universal, perspicaz; capacidade de introspeco em todos os domnios. Anmico: neutro em assuntos de afeio. Materializao das esperana, apoio na matria. Fsico: negcios variados e muitos ativos. Sade: conflitos devidos aos movimentos do temperamento. () extrema desordem, falncia. Ausncia de escrpulos, imaginao

orientada para recursos desonestos. Interpretaes usuais na Cartomancia


Inimigo, traidor. Adversrio muito perigoso por sua hipocrisia. Homem louro com as piores intenes para com o consulente. Homem casado ou vivo, estrangeiro e insolente. Difcil nos negcios, volvel no amor. Homem bem-vindo. (-) viciado. O pai. Homem leal e poderoso. (-) com boa vontade mas inoperante. Ascenso, proteo de um homem muito rico. Para as mulheres: casamento rico, protees importantes

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 34 - Peixes. Indica uma nova oportunidade para aprender que a riqueza, a abundncia e a prosperidade dependem muito de nossa disposio, de nossa ateno e preparo para aproveitar as oportunidades que surgem repentinamente em nossas vidas (Peixes). Para tanto, precisamos estar alertas e definir metas claras e detalhadas, que traduzam adequadamente as nossas necessidades de status e poder (Rei de Ouros). [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados do Rei de Ouros


Rei de Ouros, o intelecto da terra. Texto de Jaime E. Cannes: A figura e sua mensagem Que Rei voc ? Titi Vidal relaciona os tipos masculinos s figuras da corte: O Rei de Ouros

Rei de Espadas
Significados gerais Sucesso, homem em sua inclinao para as atividades intelectuais, mentais, quando acompanhadas pela reflexo.

Mental: Julgamento equilibrado e profundo. Brilho em todos os domnios. Capacidade de esclarecer e encontrar solues. Anmico: Proteo e conforto. Fsico: desperta o que estava adormecido. Sade incerta, com risco de desagregaes vindas do passado. () clera, grosserias, prazeres baixos.

Interpretaes usuais na Cartomancia


Funcionrio hostil ao consulente. (-) Processo perdido. Homem moreno mal-intencionado. Falso amigo. Pai ruim. Marido brutal e avarento. Para um homem: rival. Para uma mulher: amante. Homem de beca, acadmico ou professor. (-) dificuldades. O rival. Pessoa perigosa. (-) briga com um amigo. Homem togado, juiz, conselheiro, advogado, mdico. (-) desarranjos de negcios, homem togado, com o qual o consulente ter de tratar. Fortuna na carreira das armas ou na magistratura, inimigos poderosos entre militares.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 30 - Lrios. o momento para buscar o equilbrio, a paz, a harmonia, ou uma nova perspectiva para a vida (Lrios), que s poder ser alcanada quando agirmos como um diplomata, racionalmente planejando e estabelecendo estratgias adequadas aos desafios que os acontecimentos colocam em nosso caminho (Rei de Espadas). [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados do Rei de Espadas

Figuras da corte no naipe de Espadas. Apresentao de Christiane Carlier na Jornada sobre os

Arcanos Menores promovida pelo Clube do Tar: As figuras de Espadas

Que Rei voc ? Titi Vidal relaciona os tipos masculinos s figuras da corte: O Rei de Espadas Rei de Espadas, o intelecto do ar. Texto de Jaime E. Cannes: A figura e sua mensagem

Rei de Copas
Significados gerais Renncia personalidade voluntria a fim de se abrir confiante ao Universo.

Mental: segurana no julgamento. Anmico: amor expandido, reconfortante. Sentimento dinmico. Proteo psquica. Fsico: Abundncia. Negcios fortes, prosperidade, importncia social. () abatimento, dificuldade para se desembaraar, demorar para alcanar os objetivos.

Interpretaes usuais na Cartomancia


Homem poderoso. (-) obstculos para proteger o consulente. Amigo louro. Homem casado ou vivo. Amigo afetuoso. Pode-se confiar. Homem feliz. (-) hostilidade por parte de um homem. O chefe. Amigo fiel. (-) avarento. Homem louro, honesto, ntegro e servial. Um homem justo e de posio. Amizade sincera, benevolncia de um homem poderoso. Para uma mulher indica casamento rico e com pessoa de alta posio.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 4 - Casa. o chamado a dar mais ateno segurana material, famlia e relao afetiva to necessria para que possa atuar no mundo (Casa), mas o fundamental desenvolver a sua autoconfiana e autoestima.Se voc no se ama, torna-se difcil amar, servir e proteger aqueles que esto perto de voc (Rei de Copas). [G. Spacassassi - Resumos]

Rainhas
Rainha de Paus
Significados gerais Princpio feminino e maternal. Fecundidade ou virgindade. Atrao e proteo. Simbolismo lunar; gua, mar. Receptividade, temperana, sabedoria. Me, esposa, namorada.

Mental: Confiana absoluta nos empreendimentos. Anmico: proteo contra discrdias e desunio. Faz renascer a confiana. Fsico: grande energia interna, preservao nos negcios e na sade. () abatimento, confuso, vulgaridade; dificuldade para se livrar dos obstculos.

Interpretaes usuais na Cartomancia


Mulher influente, falsa e caluniadora. Grandes danos devidos a inimiga loura. Loura falsa. Mulher estranha, inspida, ciumenta. Tem valor varivel, com tendncia negativa. Mulher apaixonada. (-) relaes com uma mulher pouco virtuosa. A amiga. Viva, divorciada. (-) busca de novo parceiro. Mulher do campo, honesta, virtuosa e servial. Ao lado de uma figura masculina, denota fidelidade a pessoa representada por esta figura. Junto a outra senhora, representa algum que se interessa pela pessoa que consulta. Smbolo de um nascimento em posio elevada ou da proteo de uma senhora da alta sociedade. Este Arcano diz: "O seu futuro depende do poder de uma mulher; se voc souber procur-la, por intermdio dela, chegar ao poder."

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 7 - Serpente. a indicao para defender o espao pessoal e aprender que a falsidade, a inveja e as desarmonias que negativamente projetamos ou das quais somos alvo (Serpente) resultam da falta de autoconfiana e autoestima, da insegurana ante os desafios da vida. S crescemos quando adotamos um elevado padro tico e moral e nos conscientizamos dos nossos valores e talentos reais (Rainha de Paus). [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados da Rainha de Paus


Figuras da corte do naipe de Paus. Exposio de Luiza Papaleo na Jornada sobre os Arcanos

Menores promovida pelo Clube do Tar: A Rainha de Paus

Que Rainha voc ? Titi Vidal relaciona os tipos femininos s figuras da corte: A Rainha de Paus Rainha de Paus, o sentimento de fogo. Texto de Jaime E. Cannes: A figura e sua mensagem

Carta 7 - Serpente, no baralho Petit Lenormand. Geraldo Spacassassi apresenta os significados

da Rainha de Paus no tambm chamado Baralho Cigano: Texto completo carta feminina: A serpente personificada na mulher fatal

A Serpente no baralho Cigano. Cynthia Domingues oferece sua verso de algumas facetas dessa A ligao estreita entre a rvore, a Serpente e a Cruz no Tar Cigano-Lenormand. Cynthia

Domingues reflete sobre a relao entre as trs cartas: O quesito espiritual

Rainha de Ouros
Significados gerais O trabalho intuitivo que deve preceder qualquer construo, qualquer troca,

a fim de que sejam realizadas do melhor modo possvel. Mental: Certeza de sucesso nas pesquisas, principalmente nos assuntos prticos e estruturais. Anmico: conforto, afeio slida, poderosa, radiante. Fsico: Fsico: Sade boa; no caso de doena, certeza de recuperao. Negcios bem equilibrados, conduzidos de modo prtico e racional. () embaraos, confuso, dificuldades para se livrar de situaes difceis. Interpretaes usuais na Cartomancia

Boa mulher que ama o consulente e que est satisfeita (-) desconfiar de uma amiga morena. Amiga morena. Mulher casada ou viva. Amiga fiel, Amante. Para uma mulher: rival; para casamento. Chegada de uma mulher da famlia com quem no (-) uma mulher se ope. A me. Honrada e amorosa. (-) superprotetora e superficial Moa loura. Opulncia, riqueza, luxo, segurana, liberdade. Significa, para casamento rico e feliz, fortuna pela proteo de senhoras influentes.

com

ele.

um homem: se vive.

um homem,

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 22 - Caminhos. o momento para usar o livre-arbtrio: fazer escolhas, tomar decises responsveis e ser persistente (Caminhos), para que seja possvel enfrentarmos a fora instintiva que nos incita busca do prazer sem limites. Essa fora, quando bem canalizada, gera a abundncia e a prosperidade que merecemos (Rainha de Ouros). [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados da Rainha de Ouros


Rainha de Ouros, o sentimento da terra. Texto de Jaime E. Cannes: A figura e sua mensagem Que Rainha voc ? Titi Vidal relaciona os tipos femininos s figuras da corte: A Rainha de Ouros

Rainha de Espadas
Significados gerais Escutar a intuio antes de agir; despertar atravs da concentrao experincias sobre as questes que devem ser enfrentadas. Mental: julgamento baseado na intuio. Anmico: proteo dos sentimentos pela percepo ntima de suas possveis conseqncias. Fsico: Fsico: sem muita ao no plano material; sua fora est mais no planejamento que na ao. No caso da sade, pode indicar mdicos ou remdios pouco eficazes. () injustias, calnias. Interpretaes usuais na Cartomancia

Viva triste e atormentada. (+) deseja um novo parceiro. Viva triste, morena e invejosa. Mulher m, ciumenta e rancorosa. Desfavorvel. Viuvez, divrcio, separao. (-) mulher m. A mulher. Caluniadora. Causa danos Viuvez, pobreza, privao, falta. Mulher triste e embaraada nos seus negcios ou viva. Se for uma moa que consulta, ser trada por aquele a quem ama. Grandes lutas por causa de mulheres, dios femininos, perigos por cimes de mulheres.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano:

Carta 9 - Buqu. Representa o convite para ampliar o relacionamento social e entender que as relaes harmoniosas, a generosidade e a cooperao entre as pessoas geram oportunidades para todos os envolvidos (Buqu). Quando essas oportunidades so racionalmente percebidas e canalizadas, muito contribuem para o aperfeioamento tecnolgico e o avano da sociedade do qual devemos participar (Rainha de Espadas). [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados da Rainha de Espadas


Figuras da corte no naipe de Espadas. Apresentao de Christiane Carlier na Jornada sobre os

Arcanos Menores promovida pelo Clube do Tar: As figuras de Espadas

Que Rainha voc ? Titi Vidal relaciona os tipos femininos s figuras da corte: A Rainha de Espadas Rainha de Espadas, o sentimento do ar. Texto de Jaime E. Cannes: A figura e sua mensagem

Rainha de Copas
Significados gerais Sentimentos de altrusmo que o ser humano tem no fundo de si, mas que s pode manifestar atrves do esforo cotidiano de dedicao e afeio. Mental: transcendncia. Relaco com foras universais, com grandes inteligncias. Anmico: amor universal, o altrusmo superior. Fsico: domnio, sucesso. Assunto sentimental que se realiza plenamente. Sade perfeita. () obscurecimento, alucinao. Necessidade de ajuda (do Valete ou do Cavaleiro de Espadas) Interpretaes usuais na Cartomancia

Mulher virtuosa de quem se podem esperar favores. (-) esperanas retardadas. Mulher loura servial. Amiga afetuosa. Pressgios em geral alegres. (-) rival das mulheres e amante dos homens. Mulher desejvel. Amizade com uma mulher. A irm. Amorosa e tranqila. (-) renitente ao matrimnio. Casamento rico e feliz para um homem. Em geral indica amizade de senhoras de posio.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 17 - Cegonhas. o momento para entender que as mudanas, as viagens e os imprevistos da vida, tais como morte, gravidez e a quebra de rotinas (Cegonhas), nos obrigam a mergulhar fundo em nosso prprio ser, na busca das causas reais da existncia, para encarar nossos medos, limitaes e desejos ocultos, bem como a nossa capacidade de lidar com as questes de poder, controle e sexualidade (Rainha de Copas). [G. Spacassassi - Resumos]

Cavaleiros
Cavaleiro de Paus
Significados gerais Dinamismo unificador, poder de atuar. Transmissor de vida e atividade. Os fatos imediatos e transformadores, clima e disposio dos acontecimentos. Incubao de energias materiais e de ao colocadas disposio do ser humano. Executivo, filho mais velho, namorado. Mental: atividade inteligente e intuitiva na matria, ao e realizaes felizes. Anmico: amizades, afetos, associaes. Atividade protetora. Fsico: realizao harmoniosa. Sucesso em negcios. Sade: restabelecimento, renovao de vida. () atrasos, resistncias. Partida. Uma viagem. Avano para o desconhecido. Arrojo. Mudana de residncia. Discrdia. Interrupo. Mudana inesperada. Desentendimento. Rompimento de relaes pessoais. Descontinuidade. O protetor. A liberdade em perigo. (-): Perigo de traies. Partida, mudana, fuga, dissenso, separao, abandono. Indicador dos altos empregos secundrios, da luta para conquistar uma posio, do poder adquirido pelas lutas. Este Arcano diz: Age e trabalha; o futuro um campo que preciso cultivar. Tanto no bem como no mal, todo trabalho produz frutos.

Interpretaes usuais na Cartomancia


Outros significados do Cavaleiro de Paus


Figuras da corte do naipe de Paus. Exposio de Luiza Papaleo na Jornada sobre os Arcanos

Menores promovida pelo Clube do Tar: O Cavaleiro de Paus

Os rapazes do tar. Titi Vidal compara a carta com os tipos masculinos: O Cavaleiro de Paus Cavaleiro de Paus, a ao do fogo. Texto de Jaime E. Cannes: A figura e sua mensagem

Cavaleiro de Ouros
Significados gerais Conduo calma das energias prticas e mentais para construir uma obra slida e durvel.

Mental: inteligncia para construir na matria; resoluo de problemas geomtrico e arquitetnicos. Anmico: sentimentos afetivos, calmos, estveis, progressivos. Fsico: orientao para resolver problemas nos negcios e nos empreendimentos. Sade boa. Cura assegurada. () impedimentos na ao

Interpretaes usuais na Cartomancia

Pessoa amadurecida e responsvel. Digna de confiana. Metdica, paciente. Persistente, tem capacidade de levar uma tarefa a bom termo. Organizada, capaz, digna de confiana. Estagnao, descuido, inrcia. Falta de determinao ou de orientao. Mentalidade tacanha. Limitado por opinies dogmticas. Preguia. O marido. Namorado. (-) embusteiro. Chegada inesperada, visita, vantagem, ganho, lucro, interesse, paz, tranqilidade. xito,

porm com grandes lutas, conquista de fortuna, apesar de todos os obstculos. Paz e tranqilidade final.

Outros significados do Cavaleiro de Ouros


Cavaleiro de Ouros, a ao da terra. Texto de Jaime E. Cannes: A figura e sua mensagem Os rapazes do tar. Titi Vidal compara a carta com os tipos masculinos: O Cavaleiro de Ouros

Cavaleiro de Espadas
Significados gerais Comando rpido; prontido diante de acontecimentos inesperados e dos imprevistos do destino.

Mental: clareza nos projetos, soluo dos imprevistos, percepo dos mltiplos aspectos envolvidos numa situao ou projeto. Anmico: intercmbio, contribuies rpidas e vibrantes. Fsico: realizao imprevista, que nada deixa antever. ( ) embaraos, aborrecimentos, reviravoltas nos negcios e empreendimentos.

Interpretaes usuais na Cartomancia


Bravura, percia. Fora e mpeto de um homem jovem. Ao herica. Investida impetuosa para o desconhecido, sem temor. Antagonismo, guerra. O inimigo. Notcia destorcida. Ms notcias. Incapacidade, imprudncia. Ataque, agresso, crtica, stira, zombaria, calnia, difamao, oposio, resistncia. Perigo pelo fogo ou por inimigos ocultos, lutas com pessoas de posio. Aptido para a carreira militar, porm perigo de morte nesta profisso.

Outros significados do Cavaleiro de Espadas


Figuras da corte no naipe de Espadas. Apresentao de Christiane Carlier na Jornada sobre os

Arcanos Menores promovida pelo Clube do Tar: As figuras de Espadas

O Cavaleiro de Espadas: o heri puro. Estudo de Glria Marinho: Todos nascemos para ser heris Cavaleiro de Espadas, a ao do fogo. Texto de Jaime E. Cannes: A figura e sua mensagem Os rapazes do tar. Titi Vidal compara a carta com os tipos masculinos: O Cavaleiro de Espadas

Cavaleiro de Copas
Significados gerais O elemento sensvel e afetivo do ser humano, capaz de impulso generoso e de devoo.

Mental: ideias fecundas, inspirao, intuies espontneas, dom de pressentir. Anmico: florescimento de dons artsticos. nimo para a realizao dos ideais. Fsico: casamentos felizes, bem combinados. tima sade. () atrasos e embaraos

Interpretaes usuais na Cartomancia

Convite ou uma oportunidade em breve. Boa notcia. Chegada, aproximao, progresso.

Atrao, estmulo. Encanto, seduo. Armadilha, falsidade. Fraude. Pessoa hipcrita e astuta. Escndalo, cime e rejeio. O filho. Alegre e vivaz. (-) ciumento e rejeitado. Chegada, acolhimento, viagem, proposta, convite, aproximao. Rivalidade no amor, lutas por causa de uma mulher; casamento atrasado, adultrio perigoso.

Valetes
Valete de Paus
Significados gerais Fruto, produto, acabamento. Mensageiro, ajudante, servidor. Ofertas e oportunidades que vm de fora. Coisas em potencial, ainda sem fora suficiente para se concretizar. Filho mais novo, o jovem, o dependente. Fermentao das energias materiais de que o ser humano dispe e que sempre o incentivam a agir. Mental: coisas levadas ao ponto de realizao, prontas para serem utilizadas. Planejamento de algo que dar certo. Anmico: unio prxima que prepara sua manifestao, sua realizao fsica. Fsico: atividade prxima. Sade recuperada. Encaminhamento de algum negcio que est sendo preparado e passar do projeto concretizao. (-) atraso, confuso em projetos recentes. Casamento. (-) oposio dos pais esperada unio. Amante. Filho fiel. Amigo favorvel. Tentativa de unir. (-) inteno de desunir. O parente. (-) fracasso, priso, desgraa. O mesmo, embora atenuado. o enviado, o empregado; comunicao, aviso, advertncia. Um namorado, um jovem que procura uma moa. Ao lado de uma senhora, anuncia xito. Ao lado de uma figura masculina, indica que algum falar por ele. (-): obstculo e oposio dos pais do moo ao casamento. o smbolo da runa por empreendimentos infrutferos e combinaes errneas. Profisses inferiores. Mau emprego das faculdades. Este Arcano diz: Seus trabalhos so infrutferos; jamais colher os frutos e a misria o alcanar, se no abandona os seus vos projetos. Desconfia dos interesses egostas e das paixes dos que orodeiam, se no quiser cair na servido.

Interpretaes usuais na Cartomancia


No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 11 - Chicotes. Significa que podemos confiar em nossa fora espiritual e intuio; utilizar nossa autoridade para restabelecer a harmonia, principalmente no lar, quando surgem discrdias (Chicotes); e buscar novas alternativas, quebrando rotinas com jovialidade e otimismo, de acordo com a lei (Valete de Paus). [G. Spacassassi - Resumos]

Valete de Ouros
Significados gerais Anncio de realizaes dos projetos, concebidos em harmonia com o Alto e o baixo. Avaliao dos recursos disponveis para a execuo dos projetos.

Mental: inteligncia realizadora, escolha acertada dos meios necessrios a um empreendimento. Anmico: escolha dos meios para realizar os objetivos. Fsico: equilbrio nos negcios e na sade. () falta de conexo, ao improdutiva.

Interpretaes usuais na Cartomancia


Mensageiro de ms notcias. Guerreiro perigoso. Soldado ou civil jovem, louro, ser perverso. Jovem estrangeiro, interesseiro e adulador. Homem servial. Nenhuma ajuda. O irmo. Fortuna. (-): inconseqncia. Moo louro, mensagem, notcia, trabalho, ocupaes, generosidade, aplicao. Atividade nas ocupaes profissionais e notcias favorveis sobre assuntos monetrios.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 10 - Foice. Somos chamados a fazer cortes e aprender que todo processo de transformao e mudana exige ajustes para restabelecer o equilbrio necessrio (Foice). Ao mesmo tempo, podemos enfrentar o trabalho duro e rotineiro de forma saudvel, sem esmorecer ou perder a alegria de viver (Valete de Ouros). [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados do Valete de Ouros


Os rapazes do tar. Titi Vidal compara a carta com os tipos masculinos: O Pajem de Ouros Valete de Ouros, o corpo da terra. Texto de Jaime E. Cannes: A figura e sua mensagem

Valete de Espadas
Significados gerais Planejamento. Elaborao mental do ser humano quando se dispe Reunio das informaes necessrias para os planos futuros.

agir.

Mental: acontecimentos em marcha, que esto prximos. Anmico: iseno e impessoalidade. Fsico: distanciamento das questes materiais. () obstrues, impotncia, incapacidade de organizar os pensamentos.

Interpretaes usuais na Cartomancia


Homem jovem e moreno; negativo. Traio da sua parte. Homem jovem e moreno, triste. Moo avarento, cruel e orgulhoso. Traidor. Dificuldades com um homem uniformizado. Necessidades. O credor. Viagem. (-) viagem fracassada. Espio, vigilante, observador; traio, clculo, exame. Perigo de morte pblica, grande perigo por inimigos ocultos e mesquinhos.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta 13 - Criana. O caminho o de se livrar de todo tipo de prevenes e preconceitos, e passar a encarar a vida com alegria e otimismo, sempre aberto para o novo (Criana). Isso implica em manter a mente receptiva e flexvel; desenvolver a capacidade de comunicao, atravs do estudo e da pesquisa (Valete de Espadas). [G. Spacassassi - Resumos]

Outros significados do Valete de Espadas


Figuras da corte no naipe de Espadas. Apresentao de Christiane Carlier na Jornada sobre os

Arcanos Menores promovida pelo Clube do Tar: As figuras de Espadas


Valete de Espadas, o corpo do ar. Texto de Jaime E. Cannes: A figura e sua mensagem

Os rapazes do tar. Titi Vidal compara a carta com os tipos masculinos: O Pajem de Espadas

Valete de Copas
Significados gerais Recurso espiritual, feliz, que alcana o ser humano quando sua evoluo psquica acompanhada pela oferenda da alma.

Mental: conforto nos pensamentos espirituais, nos projetos. Extino da dvida Anmico: reconforto nas esperanas, reanimao. Chegada de apoio afetivo. Fsico: desligamento de casos sentimentais, libertao da tristeza. Sade: esperana de cura de uma doena grave. () abatimento, pobreza psquica, sensao de abandono.

Interpretaes usuais na Cartomancia


Homem jovem ou uniformizado procura ser til. Inconvenientes para que esta ajuda se concretize. Homem jovem e louro favorvel ao consulente. Jovem de bons sentimentos. Para uma moa: seu pretendente. Elogios que no sero aproveitados. Traio. O devedor. Alegria, surpresa. (-) ligeira inquietao. Representa um rapaz louro e esperto. Denota estudo, trabalho, reflexo, observao; jovem servial ou militar que deve aparecer dentro de poucos dias e que estar muito relacionado ao consulente. (-) amores infelizes, traio por falsos amigos, grandes contrariedades nas afeies, casamento infeliz.

No Baralho Lenormand e Baralho Cigano: Carta Corao. Oportunidade para entender que a paixo, a entrega, as atitudes loucas e impensadas, bem como o carinho e a proteo que tanto buscamos, seja em relao a uma pessoa ou uma causa (Corao), so apenas uma faceta, geralmente efmera, do Amor Maior, altrusta e infinito, que governa o Universo. Ele exige entrega, doao e comprometimento, mas confere alegria e plenitude (Valete de Copas). [G. Spacassassi - Resumos]

You might also like