You are on page 1of 20

O Indivduo em Sociedade

A Sociologia no trata o indivduo como um dado da natureza isolado, livre e absoluto, mas como produto social. A individualidade construda historicamente. Os indivduos comunidade. so elementos indissociveis da

Com a Sociologia o homem passa ser visto como insero na sociedade e nos grupos sociais que constituem.

O individual e o comum no esto separados tudo fruto das que estabelecemos. O meio que se

vive forma o indivduo e vice- versa. Acontecimentos


exteriores atingem o indivduo e fazem parte da biografia de

cada um.

um tipo especial de sistema social dentro do qual a populao compartilha de uma cultura e de estilo de vidas comuns, em condies independentes. o maior sistema com o qual os indivduos se identificam como membros.

Exemplo: os sistemas sociais que participamos como famlia, religies, profisso e esportes, so subsistemas de uma sociedade.

Funes Gerais da Sociedade: comportamento,

Interao, comunicao, estratificao;

Funes Especficas da Sociedade:

Renovao, socializao, funo econmica, administrao poltica, funo religiosa e de recreao.

Quando ainda crianas, a famlia responsvel pela transferncia de informaes. Assim formaremos nossa personalidade e conscincia, observando as atitudes , modos e normas de nossos familiares. Logo passamos a identificar os outros que nos rodeiam, e as normas e regras da sociedade, passando tambm a ser reconhecido como membro dessa sociedade. interiorizao de regras e atitudes.

inicia-se no final da infncia, sendo oferecido por diversos tipos de organizao e instituio. o momento em que o sujeito j socializado recebe uma carga de conhecimentos especficos que ir ajud-lo na compreenso das relaes sociais estabelecidas no interior da sociedade. viso mais ampla do mundo, acompanhada de diversos significados .

Processos de socializao

Por aprendizagem

Por imitao

Por identificao

Aprende-se por tentativas, erros e repeties

Repete-se mecanicamente os comportamentos observados

Assume-se como nossos os comportamentos de indivduos com os quais nos identificamos

A Famlia: primeiros anos de vida. a que as crianas adquirem a linguagem e os hbitos do seu grupo social. Normalmente, so os pais a adaptar os filhos sociedade. Mas na sociedade atual atravs dos filhos que os pais tm conhecimento de novos fatores culturais.

A Escola: permite criana entrar num meio social novo que vai ter sobre ela uma influncia fundamental. Alm de proporcionar criana instrumentos de trabalho, mtodos de reflexo e conhecimentos que lhe vo ser teis durante toda a vida, impe-lhe novas regras e uma disciplina que a liberta parcialmente do meio e completa a sua formao, aprendendo a conhecer os outros e o meio que a rodeia.

A FAMLIA

A ESCOLA

AGENTES DE SOCIALIZAO

OS AMIGOS

OS MASS MEDIA

A TELEVISO

A INTERNET

durante toda a vida o homem pertence a grupos sociais e outras instituies que continuam a sua socializao

A socializao integra todos os domnios da vida do indivduo. Os hbitos alimentares, as noes de bem e de mal, os comportamentos fsicos, as

relaes
resultados

com

os

seus
e

semelhantes,
conseguidos

so

os

adquiridos

deste

processo.

Interao social:
o resultado da estimulao recproca entre indivduos. A sociologia investiga as variaes nos padres de interao social. Exemplo: quando d uma aula, o professor est em contato social com seus alunos e estabelece comunicao com eles. Os alunos aprendem coisas; seu comportamento, portanto, sofre uma modificao; tambm o comportamento do professor sofre modificaes. Dizemos ento que existe entre eles uma interao social.

Contatos e processos sociais:


Os contatos sociais caracterizam o modo como os indivduos participam da interao e os processos definem como se realiza a interao. - Fato Bsico: Interao entre A e B; - Contato Social: Como A e B esto envolvidos

- Processo Social: Como se realiza a interao entre A e B

Processo Sociais Bsicos


Comunicao: Sinnimo de interao social Socializao: Sinnimo de educao (integrao das novas geraes e dos novos membros do grupo) Cooperao: Aproxima os indivduos na ao conjunta ou no parcelamento de tarefas, visando ao objetivo proposto. Competio: A competio uma fora que leva os indivduos a agirem uns contra os outros, em busca de um melhor lugar ao sol

Conflito: Luta consciente e intermitente pela conquista de status; O conflito social um processo social bsico porque, empenhando-se mudanas sociais. em conflitos, os homens provocam

Acomodao: Soluo provisria do conflito.


Quando, num conflito, um dos adversrios derrota o outro, o
derrotado, para no correr o risco de ser totalmente liquidado,

aceita as condies impostas pelo vencedor.

Assimilao: Soluo definitiva do conflito A B. Pela assimilao se suspendem os conflitos. Trata-se de um processo de ajustamento pelo qual os indivduos ou grupos diferentes tornam-se mais semelhantes. A assimilao processa-se por um mecanismo de imitao, exigindo um certo tempo para se realizar. um processo longo e complexo.

Isolamento social
Aristteles tinha razo ao afirmar: o homem por natureza um animal social. A vida em grupo uma exigncia da natureza humana. O homem tem necessidade de seus semelhantes para sobreviver, para propagar e perpetuar a espcie e para realizar-se plenamente como pessoa. A sociabilidade, a tendncia natural para viver em sociedade, desenvolvida atravs do processo de socializao. O isolamento social a ausncia de contatos sociais.

You might also like