You are on page 1of 13

CEDUP de Chapec Curso Tcnico de Enfermagem Anatomia Humana Prof.

Biloga Adriana Regina Boneti

SISTEMA MUSCULAR 1. Conceito de msculos


Em qualquer movimento realizado, mesmo o mais discreto, como mexer o dedo do p ou piscar o olho, utilizase a musculatura. Os msculos distribuem-se por todo o corpo, sendo responsveis por todo e qualquer movimento, intencional ou no. Ao dobrar firmemente o brao, voc far um movimento de flexo contraindo o msculo bceps, que ficar mais curto e grosso; ao estend-lo, o msculo retornar a seu tamanho original. Quando nos espreguiamos, acontece um alongamento nos msculos. Msculos so estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulaes e pela sua contrao so capazes de transmitir-lhes movimentos. Este efetuado por clulas especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os msculos so capazes de transformar energia qumica em energia mecnica. O msculo vivo de cor vermelha. Essa colorao denota a existncia de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares. Nmero: clssico admitir-se a existncia de 501 msculos no corpo humano. Peso: o peso da musculatura varia geralmente de 40 a 45%do peso corporal total, ou seja, em um indivduo de 70 kg, 30 kg so de msculos.

2. Composio qumica dos msculos


Os msculos possuem os seguintes componentes: gua: abrange 75% da musculatura. Protena: a actina e a miosina so componentes proticos principalmente das fibrilas (fibras muito finas), que respondem pela capacidade de contrao dos msculos (gera movimentos celulares e musculares, juntamente com ATP). A miosina o motor, os filamentos de actina so os trilhos e o ATP, o combustvel . Lipdios: armazenados nos msculos como elemento de reserva e utilizados nas reaes energticas. Sais de fsforo nitrogenados: importante fonte de energia (fsforo constituio do esqueleto e dos dentes sais minerais) Substncias minerais (sdio, potssio, clcio, magnsio, etc): influenciam nas transformaes qumicas musculares na sua contrao Glicognio: armazenado em grande quantidade nas clulas musculares do fgado, transforma-se em glicose quando houver necessidade de energia para as clulas. (Sistema endcrino os carboidratos que ingerimos aps a digesto so armazenados no nosso organismo na forma de glicognio heptico (fgado) e glicognio muscular (msculos). O Heptico para a manuteno da glicemia entre as refeies, funciona como reserva de glicose para ser usada por outros tecidos, j o glicognio muscular usado pelo prprio msculo, como fonte de energia na contrao muscular.

3. Atividade mecnica dos msculos


Os msculos agem pelo encurtamento das fibras, que so transmitidas passivamente pelo tendo. Entretanto, se o ngulo de insero do tendo sobre o osso no for adequado, a contrao muscular no provocar o movimento do msculo. Sob o ponto de vista de mecnica muscular, os msculos possuem trs propriedades: Contratilidade: na realizao de um trabalho, o msculo se contrair tornando-se mais alto e volumoso. Elasticidade: a capacidade de se distender e de voltar ao estado anterior ao da contrao (alongamento).

Excitabilidade: a propriedade de se contrair mais violentamente, quanto mais forte for o agente causador (capacidade de responder a um estmulo nervoso)

4. Trabalho muscular
O trabalho muscular abrange: Contrao e relaxamento dos msculos para a movimentao ou fixao de partes do esqueleto. Reaes qumicas nas fibras musculares (metabolismo muscular).

Os msculos so importantes na obteno de energia a partir do glicognio trazida para a corrente sangunea ou armazenado no prprio msculo. As enzimas celulares e o oxignio participam do processo de decomposio do glicognio, cujas transformaes qumicas liberam: Energia: utilizadas pelas fibras musculares para realizar a contrao ou relaxamento muscular. Corresponde 30% do total de energia gerada. Calor: os 70% da energia restante so transformados em calor que, juntamente com o gerado pelos rgos da cavidade abdominal e torcica, transportado pela corrente sangunea para manter o equilbrio trmico corporal. A temperatura corporal constante obtida atravs do equilbrio entre a formao de calor e a cesso de calor (realizada principalmente pelos pulmes). cido ltico, creatinina e cido fosfrico: so considerados produtos finais do metabolismo muscular e so reaproveitados na recuperao de determinadas substncias qumicas, ou transportados pela corrente circulatria para os rgos de eliminao.

O ATP (adenosina trifosfato) o produto da decomposio do glicognio; o ATP e o clcio so fundamentais para que o msculo consiga se contrair e relaxar. Para repor o ATP gasto na contrao muscular, o organismo metaboliza substncias com energia como o fosfato de creatinina, o glicognio, a glicose e as gorduras. Essas substncias so transformadas em ATP atravs do metabolismo aerbico (na presena de oxignio) anaerbico (sem oxignio) ou do fosfato de creatinina. No metabolismo anaerbico, existe a formao de cido ltico, responsvel pela dor muscular ou cibras aps um exerccio pesado.

5. Funes dos msculos


Produo dos movimentos corporais: movimentos globais do corpo, como andar e correr. Estabilizao das posies corporais: a contrao dos msculos esquelticos estabilizam as articulaes e participam da manuteno das posies corporais, como a de ficar em p ou sentar. Regulao do volume dos rgos: a contrao sustentada das faixas anelares dos msculos lisos (esfncteres) pode impedir a sada do contedo de um rgo oco). Movimento de sustentao dentro do corpo: as contraes dos msculos lisos das paredes dos vasos sanguneos regulam a intensidade do fluxo. Os msculos lisos tambm podem mover alimento, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os msculos esquelticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o corao. Produo de calor: quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo msculo usado na manuteno da temperatura corporal.

6. Fadiga muscular
Quando uma pessoa realiza um esforo muscular muito intenso, comum ela ficar cansada e sentir dores na regio muscular mais solicitada. a fadiga muscular, que ocorre por causa do acmulo de cido ltico no msculo. Em situao de intensa atividade muscular, os msculos estriados esquelticos necessitam de muita energia. Essa energia obtida pela queima de alimento com o uso de gs oxignio. Mas, nesse caso, parte da energia necessria para a atividade muscular obtida tambm por um tipo de fermentao, um mecanismo de queima de

alimento sem utilizao gs oxignio. A fermentao que ocorre no msculo chamada fermentao lctica, pois gera cido lctico como produto final. Aps um perodo de repouso, o cido lctico presente no msculo da pessoa queimado, e as dores musculares desaparecem.

7. Tipos de contraes
O nome dado aos msculos derivado de vrios fatores, entre eles o fisiolgico e o topogrfico: Contrao Concntrica: o msculo se encurta e traciona outra estrutura, como um tendo reduzindo o ngulo de uma articulao. Ex: trazer um livro que estava sobre a mesa ao encontro da cabea. Contrao Excntrica: quando aumenta o comprimento total do msculo durante a contrao: Ex: idem anterior, porm quando recolocamos o livro sobre a mesa. Contrao Isomtrica: servem pra estabilizar as articulaes enquanto outras so movidas. Gera tenso muscular sem realizar movimentos. responsvel pela postura e sustentao de objetos em posio fixa. Ex: idem ao anterior, porm quando o livro e sustentado em abduo de 90C.

8. Fibra muscular
O tecido muscular consiste de clulas contrteis especializadas, ou fibras musculares, que so agrupadas e dispostas de forma altamente organizada. Cada fibra de msculo esqueltico apresenta dois tipos de estruturas filiformes muito delgadas, chamadas miofilamentos grosso (miosina) e finos (actina)

9. Tecido conjuntivo
As principais funes do tecido conjuntivo so de sustentao e preenchimento, de forma a manter a estrutura dos outros tecidos. Tem ainda finalidades de reparao, defesa e nutrio. A funo de nutrio decorre da ntima associao desse tipo de tecido com os vasos sanguneos, enquanto a defesa depende da produo de anticorpos e da existncia de clulas com atividade fagocitria. O tecido conjuntivo se caracteriza por uma grande variedade de clulas, com abundante material intercelular. Esse material constitudo de uma substncia fundamental amorfa, na qual esto mergulhadas fibras colgenas, elsticas e reticulares. As clulas caractersticas do tecido conjuntivo so: fibroblasto, que se encarrega da formao da substncia amorfa e de fibras. macrfago, clula de defesa do organismo, capaz de ingerir partculas lquidas (pinocitose) ou slidas (fagocitose), clula mesenquimatosa indiferenciada, capaz de originar qualquer tipo de clula do tecido conjuntivo. mastcito, que sintetiza heparina (anticoagulante) e histamina, substncia que tem ao direta no aumento da permeabilidade dos vasos capilares. plasmcito, cuja funo principal sintetizar gamaglobulinas especficas, ou seja, anticorpos de uma grande variedade de antgenos. clulas adiposas, que armazenam gorduras neutras em vacolos citoplasmticos. leuccito, ou glbulo branco do sangue, clula mvel com funo de defesa, que pode se deslocar entre o sangue e o tecido conjuntivo.

10.

Classificao dos msculos

Quanto situao

Superficiais ou cutneos: esto logo abaixo da pele e apresentam no mnimo uma de suas inseres na camada profunda da derme. Esto localizados na cabea (crnio e face), pescoo e na mo (regio hipotenar). Ex: plastina Profundos ou subaponeurticos: Profundos ou subaponeurticos: so msculos que no apresentam inseres na camada profunda da derme, e na maioria das vezes, se inserem em ossos. Esto localizados abaixo da fscia superficial. Ex. Pronador quadrado. Quanto forma

Longos: so encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais so os mais longos, podendo passar duas ou mais articulaes. Ex. Bceps braquial. Curtos: encontram-se nas articulaes cujos movimentos tem pouca amplitude, o que no exclui fora nem especializao Largos: caracterizam-se por serem laminares. So eontrados nas paredes das grandes cavidades (trax e abdome) Ex.diafragma Superficiais cutneos ou Profundos ou Longos subaponeurticos Curtos Largos

Quanto disposio da fibra Reto: paralelo linha mediana. Ex. reto abdominal. Transverso: perpendicular a linha mediana. Ex. transverso abdominal Oblquo: diagonal a linha mediana. Ex. Oblquo externo. Quanto origem e insero Origem: quando se originam de mais de um tendo. Ex. Bceps, Quadrceps. Insero: Quando se inserem em mais de um tendo. Ex. Flexor longo dos dedos.

11.

Quanto funo

Agonistas: so os msculos principais que ativam um movimento especfico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: pegar uma chave sobre a mesa. Agonistas so os flexores dos dedos. Antagonistas: msculos que se opem ao dos agonistas, quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente, produzindo um movimento suave. Ex: idem anterior, porm os antagonistas so os extensores dos dedos. Sinergistas: so aqueles que participam estabilizando as articulaes para que no ocorram movimentos indesejveis durante a ao principal. Ex: idem anterior, os sinergista so estabilizadores do punho, cotovelo e ombro. Fixadores: estabilizam a origem dos antagonitas de modo que ele possa agir mais eficientemente. Estabilizam a parte proximal do membro quando move a parte distal.

12.

Contrao Muscular

Muitos dos movimentos no se originam da ao isolada de um nico msculo , mas da ao conjunta de vrios deles, para manter o equilbrio muscular e harmonia do movimento, os msculos antagnicos executam movimentos opostos aos dos sinrgicos (msculos que cooperam com outros msculos), ou mantm-se relaxados. O msculo contrado, para poder voltar a sua posio normal, necessita ser esticado pelos antagnicos e pelo peso da parte do corpo existente na rea. Os msculos sinrgicos e antagnicos esto de tal maneira coordenados que , quando um dos seus msculos se contrai, os demais so acionados parcialmente ou totalmente. Os msculos em repouso corpreo aparente no se encontram completamente relaxados e nem contrados; essa caracterstica muscular denomina-se tnus muscular, que controlada pelo sistema nervoso e consiste na contrao muscular parcial normal. A tonacidade muscular poder aumentar ou diminuir de acordo com o estado psquico da pessoa, os exerccios fsicos e os movimentos. Para que um msculo funcione, ou seja, para a realizao do movimento, faz-se necessrio um comando do crebro - enviado pelos nervos motores e cujo resultado a contrao muscular.

13.

Quanto nomenclatura

O nome dado aos msculos derivado de vrios fatores, entre eles o fisiolgico e o topogrfico: Ao: extensor dos dedos, levantador do lbio superior. Ao associada forma: pronador redondo e pronador quadrado ( virar para baixo). Ao associada localizao: flexor profundo dos dedos. Forma: msculo Deltide (letra grega delta); rombide (forma geomtrica), etc. Localizao: tibial anterior (situado por diante da tbia), poplteo (regio posterior do joelho). Nmero de cabea de origem (feixes de insero proximal): bceps, trceps, quadrceps (respectivamente 2, 3 e 4 feixes de origem).

14.

Tipos de msculos

Musculatura Esqueltica Estriada Msculos Estriados Esquelticos: so msculos que se movimentam de acordo com a nossa vontade. So chamados de voluntrios, tm contrao rpida e atendem a vida de relao ( do indivduo com o meio ambiente) (neurnios motores). Este tipo de msculo contm terminaes nervosas para dor e possui proprioceptores sendo responsveis pela produo de movimentos e manuteno da postura corporal. denominado estriado por possuir estriaes transversais (claras e escuras) formadas pela deposio / formao das protenas actina e miosina. (podem ser vistas no microscpio ptico) Esse tipo de msculo possui tendes que ligam o msculo no osso.

Musculatura lisa ou Visceral So encontrados nas paredes dos vasos (principalmente artrias) e dos rgos como os do aparelhos digestivo, respiratrio, genital e urinrio. Esses msculos contraem-se lentamente e funcionam independente da nossa vontade; sendo chamados involuntrios. So inervados pelo sistema nervoso autnomo e se referem vida vegetativa. Ex: depois de ingerirmos alimentos, o estmago e os intestinos funcionam alheios interferncia de nossa vontade. Ex: impulsionam sangue, urina, esperma, bile, etc. Msculo Estriado Cardaco Uma grande e importante exceo a essa classificao estrutural fornecida pelo corao, no qual encontramos fibras musculares estriadas, mas com funcionamento involuntrio, idntico ao das fibras lisas, inervado que pelo sistema nervoso autnomo o tipo de tecido muscular que forma a camada muscular do corao, conhecida por miocrdio. Tambm chamado tecido muscular estriado esqueltico cardaco. Possui movimento involuntrio. O corao formado por trs tipos principais de msculos: Ventricular: contrai de forma parecida com o msculo estriado, mas a durao de contrao maior. Atrial: contrai de forma parecida com o msculo estriado, mas a durao de contrao maior. Fibras musculares excitatrias e condutoras: s se contraem de modo mais fraco, pois contm poucas fibrilas contrteis, ao contrrio, apresentam ritmicidade e velocidade de conduo variveis formando um sistema excitatrio para o corao. Morfologia do tecido muscular cardaco As fibras se dispem lado a lado, juntando-se e separando-se entre si, atravs de junes de abertura. Nesta disposio das fibras, a vantagem que o impulso, uma vez atingindo uma clula, passa com grande facilidade as outras. Existem dois sinccios o atrial e o ventricular. Os dois so separados por uma membrana de tecido fibroso, que possibilita a contrao nas fibras que compem o sinccio atrial ocorra em tempo diferente da que ocorre no sinccio ventricular. Isso ocorre para a perfeio do batimento cardaco, ou seja, enquanto o trio se contrai (sstole) o sangue ejetado para o ventrculo (distole), e quando o trio relaxa (distole), o ventrculo se contrai (sstole), proporcionando assim o fechamento das vlvulas e impulsionando o sangue para as artrias. Portanto, o atraso dos impulsos, ocasionado pela membrana de tecido fibroso entre trios e ventrculos, causa diferena de contrao entre eles (controladas pelo sistema nervoso autnomo).

15.

Componentes dos msculos

Ventre muscular: a poro contrtil do msculo, constituda por fibras musculares que se contraem, constitui o corpo do msculo (poro carnosa). Tendo: um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colgenas (esbranquiadas) e que serve para fixao do ventre, em ossos, no tecido subcutneo e em cpsulas articulares. Possuem aspecto morfolgico de fitas ou de cilindros. Aponeurose: uma estrutura formada por tecido conjuntivo. Membrana que envolve grupos musculares. Geralmente apresenta-se em forma de lminas ou em leques. Bainhas tendneas: so estruturas que formam pontes ou tneis entre as superfcies sseas sobre as quais deslizam os tendes. Sua funo conter o tendo, permitindo-lhes um deslizamento fcil. Bolsas sinoviais: so encontradas entre os msculos ou entre um msculo e um osso. So pequenas bolsas forradas por uma membrana serosa que possibilita o deslisamento muscular.

Fscia: so membranas conjuntivas que revestem os msculos, separando-os entre si, formando verdadeiras bainhas elsticas que permitem o deslizamento de um msculo sobre o outro , mas impedindo os seus desvios laterais.

16.

Grupos Musculares

Msculos da cabea Os msculos da cabea so subdivididos em msculos que se relacionam com o crnio e os msculos que se relacionam com a face. Todos eles so pares; a nica exceo constituda pelo orbicular da boca. Os msculos da face contraem-se e relaxam-se inmeras vezes, o que nos permite expressar sensaes como sorrir, chorar, espantar-se, sentir dor, raiva, etc. Cada uma dessas expresses envolve movimentos de diversos msculos faciais, tambm conhecidos como mmicos. Ao nos alimentarmos faz-se necessria a mastigao, processo que exige a participao dos msculos mastigadores. O primeiro grupo dos cutneos (cuticulares ou da mmica), que servem para a expresso fisionmica (ateno, alegria, preocupao, tristeza, etc), uma de suas inseres se faz sempre com a ctis (pele) O outro grupo de msculos so chamados mastigadores porquanto movimentaam a mandbula; uma de suas inseres se faz sempre nesse osso.

Na Cabea: Frontal: situa-se na testa e forma rugas quando elevado. Agindo isoladamente, eleva as sombrancelhas de um lado ou de ambos os lados. Epicrnio: traciona para trs o couro cabeludo, elevando as sombrancelhas e enrugando a fronte. Temporoparietal: estica o couro cabeludo e traciona para trs a pele das tmporas. Expresso de medo e horror. Occipital: movimenta o escalpo (couro cabeludo) tracionando para trs, elevando as sombrancelhas e enrugando a fronte.

Na Face: Orbicular do olho (orbicular das plpebras): abrir e fechar os olhos. Corrugador do superclio (ciliar ou superciliar): enruga o superclio. Depressor do superclio: abaixa o superclio Prcero (piramidal): situado no dorso do nariz. Provoca rugas transversais no dorso da base do nariz (cenho franzido). Nasal (transverso do nariz): dilatadora da asa do nariz. Depressor do septo: abaixa o pice do nariz Auricular anterior: traciona o pavilho da orelha para frente e para cima Risrio (risrio de santorini): repuxa lateralmente o ngulo da boca determinando a expresso de sorriso. Zigomtico menor: confere a expresso de desprezo. Zigomtico maior: o maior responsvel pela risada (no ttano, sua contratura determina o riso sardmico: forado e sarcstico). Masseter: cobre lateralmente o osso da mandbula e com o msculo temporal (sobre o osso temporal) so os msculo da mastigao Pterigodeo lateral: mastigao Bucinador: o msculo da bochecha, reforando-o para triturao dos alimentos.

Orbicular da boca (orbicular dos lbios): situa-se em volta dos lbios e responsvel pelo sopro, suco, beijo estalado e assobio. Levantador (elevador comum) do lbio superior e da asa do nariz: sua contrao levanta e revira para diante o lbio superior e eleva a asa do nariz, contribuindo para a dilatao da narina. Levantador (elevador prprio) do lbio superior: levanta o lbio superior. Levantador do ngulo da boca (canino): do choro ou do riso Depressor do ngulo da boca: expresso de tristeza Depressor do lbio inferiror: atua na projeo do lbio inferior e na contrao do queixo, expresso de ironia. Mentoniano: eleva e projeta para fora o lbio superior e enruga a pele do queixo

Msculos do pescoo : Plastina: localizada na regio anterior ao pescoo, traciona o lbio inferior e o ngulo bucal, abrindo parcialmente a boca (expresso de horror). Puxa a pele sobre a clavcula em direo mandbula) Digstrico: elevao do osso hiide e abaixamento da mandbula (abertura da boca). Estilo-hiide: elevao e retrao do osso hiide. Milo-hiodeo: elevao do osso hiide e da lngua Gnio-hiodeo: trao anterior do osso hiide e da lngua Omo-hiodeo: baixar o osso hiide Esterno-hiodeo: baixar o osso hiide Esternotireodeo: baixar a cartilagem da tireide Esternocleideomastoideo: flexo da cabea Escaleno: ao inspiratria Reto lateral: inclinao homolateral da cabea Reto anterior: flexo da cabea Msculos do tronco No Trax: Trapzio: localiza-se na regio superior das costas, sendo responsvel pela elevao dos ombros, nele que se realiza a massagem de conforto. Grande dorsal: situa-se na regio inferior das costas, tendo como funo principal levar o brao para trs. Peitoral maior: como o nome indica, localiza-se no peito, permitindo o movimento do brao para frente. Peitoral menor: eleva as costelas, inspirao Subclvio: depresso da clavcula e do ombro Grande denteado: situa-se na parte lateral do trax, promovendo a elevao das costelas, ajudando, dessa forma, o processo de respirao. Serrtil anterior: ao inspiratria, propulso do ombro Goteira vertebral: extenso e inclinao lateral ou rotao da coluna vertebral Levantador das costelas: elevam as costelas, influindo na inspirao Levantador da escpula: eleva a escpula. Rombide: aduo da escpula (afastamento) No Abdome: A musculatura abdominal tambm responsvel pela sustentao do peso e presso dos rgos viscerais.

Na prtica de seu trabalho trs posies distintas so muito utilizadas: decbito dorsal - quando o corpo se encontra com o dorso (costas) em contato com a superfcie de apoio (maca ou leito); decbito ventral - quando o corpo est apoiado sobre o ventre (de barriga para baixo); decbito lateral - quando o corpo est apoiado em um lado especfico, seja o direito ou o esquerdo. Reto abdominal: localiza-se na frente do abdome ou barriga, sendo responsvel por dobrar o trax sobre o abdome, ajudando na inspirao (entrada de ar no organismo) forada. Oblquo externo: situa-se nos lados do abdome; atua comprimindo as vsceras e inclinando o trax para a frente. Diafragma: inspiratrio, pois diminui a presso interna da caixa torcica permitindo a entrada do ar nos pulmes, estabilizao da coluna vertebral e expulses (defecao, vmito, micco e parto) Oblquo interno: realiza a rotao do trax para o mesmo lado. Oblquo externo: rotao do trax girando para o mesmo lado / flexo do tronco e aumento da presso intra-abdominal. Transverso: aumenta a presso intra-abdominal e estabilizao da coluna vertebral Iliopsoas: flexo da coxa, flexo da coluna lombar (30 e 90 C) e inclinao homolateral

Msculos dos membros superiores a regio do brao localizam-se os msculos com grandes massas, responsveis pela fora: Deltide: encontra-se na articulao do ombro e produz a elevao do brao, nele que se aplica a injeo intramuscular. Supra-espinhal: auxilia o deltide na abduo do brao (ligeiro movimento de rotao medial) Redondo maior: adutor do brao , rodando-o ligeiramente no sentido medial. Suscapular: roda medialmente o brao Braquio radial: flexo do cotovelo. Pronao e supinao Bceps: localiza-se na parte anterior do brao, sendo responsvel pela flexo do antebrao sobre sim mesmo, bem delineado em pessoas que exercem prticas esportivas. Trceps: situa-se na parte posterior do brao e afasta o antebrao do bceps Flexor dos dedos: situa-se na parte anterior do antebrao e promove a flexo dos dedos. Extensor dos dedos: localiza-se na parte posterior do antebrao, sendo responsvel pelo afastamento dos dedos.

Membros inferiores Grande glteo ou glteo superior: localiza-se nas ndegas e permite a extenso da coxa. Glteo mdio: formam a ndega Glteo mnimo: formam a ndega Periforme: aloja o trocanter maior do fmur Quadrceps: situa-se na parte anterior da coxa, sendo responsvel pela extenso da perna. Costureiro: o msculo mais longo do corpo, inicia-se no quadril, cruza a coxa e termina na lateral interna do joelho; sua funo aproximar a coxa do abdome. Bceps crural ou femoral: localiza-se na face posterior da coxa, permitindo o movimento de flexo das pernas. Gmeos ou gastrocnmios: situa-se na face posterior da perna (batata da perna) e so responsveis pela extenso dos ps. Quadrado da coxa: Tensor da fscia lata: Flexo, abduo e rotao medial do quadril e rotao lateral do joelho Sartrio (ou costureiro): Flexo, abduo e rotao lateral da coxa e flexo e rotao medial do joelho Sleo: auxilia na flexo da coxa rodando-a lateralmente.

Grcil: Fraco adutor da coxa, e auxilia na flexo da perna Extensor curto dos dedos: auxilia na extenso dos quatro primeiros dedos dos ps. Tibial anterior: um msculo importante porque o mais frequentemente comprometido na paralisia infantil (poliomielite anterior aguda)

Canal inguinal: Espao em forma de meia lua, bastante importante , principalmente porque constitui local de menor resistncia, onde podem se dar as hrnias inguinais. Canal femoral: um local de menor resistncia , por onde podem se fazer hrnias , principalmente na mulher (hrnia femorais ou curais). Situado no plano que delimita o abdome com a raiz da coxa. Trigono femoral (tringulo de escarpa): um tringulo que se projeta no 1/3 superior da face anterior da coxa. Canal adutor: um canal que aloja os vasos femorais e o nervo safeno.

You might also like