You are on page 1of 13

CENTRO DE EDUCAO PROFISSIONAL CEDUP Curto tcnico em enfermagem

Infeco hospitalar

Trabalho de microbiologia e parasitologia Professora: Adriana Aluna: Lia Cristina Zanatta Turno: Noturno

CHAPEC, 12 DE ABRIL DE 2012

Infeco hospitalar
O controle da infeco parte integral de todas as aes que o profissional de enfermagem executa. O paciente que hospitalizado corre riscos de contrair infeces devido baixa existncia aos microrganismos infecciosos, grande nmero e tipos de organismos presentes e aos procedimentos invasivos executados. O profissional est sempre em contato com microrganismos e, sendo assim, dever usar tcnicas que evitarem a disseminao de infeces aos pacientes. A defesa do organismo contra infeces Uma infeco comea com a invaso do corpo por patgenos ou microrganismos capazes de dar origem doena. Os patgenos multiplicam-se, causando doena atravs de leso celular local, liberao de toxinas ou induo de reaes antgeno-anticorpo. O organismo possui suas prprias defesas contra infeces mas, caso isto no acontea, a infeco pode causar srias complicaes e at mesmo a morte. Flora normal O organismo normalmente contm uma grande flora microbiana que se localiza na pele, no boca e no trato gastrointestinal. A flora normal no responsvel por doenas, mas ao contrrio, participa na manuteno da sade do indivduo, inibindo a multiplicao de microrganismos causadores de doenas. A flora normal mantm um equilbrio sensvel com outros microrganismos para prevenir infeces. Qualquer fator que altere este equilbrio faz com que o indivduo fique sob srio risco de adquirir uma doena infecciosa.

Cadeia de infeco A simples presena de um patgeno no significa que esteja ocorrendo uma infeco. O desenvolvimento de uma infeco ocorre em um processo cclico que depende de seis elementos: 1. Agente infeccioso ou patgeno 2. Reservatrio para o desenvolvimento do patgeno 3. Porta de sada do reservatrio 4. Meios ou veculos de transmisso 5. Porta de entrada para o hospedeiro e 6. Hospedeiro suscetvel Uma infeco ir se desenvolver se essa cadeia no for interrompida. Os esforos do profissional para controlar a infeco devem ser dirigidos quebra da cadeia de infeco.

SISTEMA/RGO

AO

FATORES QUE PODEM ALTERAR OS MECANISMOS DE DEFESA Cortes, abrases, leses por perfurao e reas de macerao. Insuficincia na regularidade do banho.

PELE Superfcie ntegra com vrias camadas. Descamao de clulas da camada externa da pele. BOCA Mucosa ntegra com vrias camadas. Saliva.

Propicia barreiras mecnicas aos microrganismos. Remove organismos que aderem s camadas externas da pele. Propicia barreira mecnica aos microrganismos. Remove partculas que contm microrganismos.

Laceraes, traumas, extrao dentria. Higiene bucal precria, desidratao.

TRATO RESPIRATRIO Clios revestem as vias areas superiores, e so recobertos por uma camada viscosa de muco. Macrfagos.

Apreende os micrbios Fumo, altas concentraes de inalados e arrasta-se at o muco oxignio ou dixido de carbono, para serem expectorados ou pouca umidade, ar frio. deglutidos. Englobam e destroem Fumo. microrganismos que atingem os alvolos pulmonares. Remove microrganismos que se encontram na camada de revestimento da bexiga e na uretra. Propicia barreiras aos microrganismos. Obstruo ao fluxo normal pela colocao de um cateter, obstruo por tumor ou retardo na mico. Uso de um cateter urinrio, movimento contnuo do cateter na uretra.

TRATO URINRIO Ao de limpeza pelo fluxo urinrio.

Epitlio ntegro de vrias camadas. TRATO GASTROINTESTINAL Acidez das secrees gstricas.

Destri quimicamente microrganismos incapazes de sobreviverem em pH baixo. Evita a reteno de massas bacterianas.

Uso de anticidos.

Peristalse rpida no intestino delgado.

Retardo da motilidade causando impactao do contedo fecal no intestino grosso ou obstruo mecnica por grandes volumes.

Agente infeccioso Os organismos patognicos incluem as bactrias, vrus, fungos e leveduras. Os patgenos podem ser categorizados em: residentes (normalmente presentes e em nmero estvel) ou transitrio (transmitidos quando uma pessoa tem contato com outros objetos). Os patgenos residentes aderem superfcie da pele e no so removidos com uma simples lavagem. Os transitrios aderem livremente pele e podem ser removidos na lavagem. O desenvolvimento da infeo influenciado pelo nmero de organismos presentes, sua virulncia ou toxicidade. O conhecimento dos microrganismos propicia base para entender como sobrevivem, proliferam e quais medidas podem ser tomadas para destru-los. Patgenos comuns e algumas infeces ou doenas causadas por eles:

ORGANISMO BACTRIAS Staphyllocccus aureus

RESERVATRIO Pele, pelo, fossas nasais anteriores.

INFECO OU DOENA Infeco de feridas, pneumonia, intoxicao alimentar, celulite. Faringite, febre reumtica, escarlatina, impetigo. Infeces no trato urinrio, infeco em ferida, endometrite Enterite. Gonorreia, doena inflamatria plvica, artrite infecciosa, conjuntivite. Ttano. Tuberculose.

Streptococcus (beta-hemoltico Orofaringe, pele, regio do grupo A) perianal. Streptococcus (beta-hemoltico Genitlia do adulto. do grupo B) Escherichia coli Neisseria gonorrhoeae Clon. Trato geniturinrio, reto, boca, olho. Solo, clon. Trato respiratrio, ndulos linfticos. Leses bucais, cutneas, sangue, excrees. Fezes, sangue e urina. Fezes, sangue e todos os lquidos corporais e excrees Boca, pele, clon e trato genital Solo, poeira. Solo contaminado com esporos

Clostridium tetani Mycobacterium tuberculosis VRUS Herpes simples I

Hepatite A Hepatite B LEVEDURAS Cndida albicans FUNGOS Aspergillus Coccidioides immitis

Feridas, meningite assptica, doenas sexualmente transmissveis. Hepatite infecciosa. Hepatite (srica).

Monilase e dermatite. Aspergilose. Coccidioidomicose.

Reservatrio Os microrganismos apresentam muitas fontes ou reservatrios para desenvolverem-se. Um dos mais comuns o seu prprio organismo. Animais, plantas, insetos e objetos inanimados tambm podem ser reservatrios de organismos infecciosos, como alimentos, gua e leite. Portadores so indivduos ou animais e no apresentam sintomas da doena, porm carregam patgenos em seus organismos que podem ser transmitidos.

Porta de sada Uma vez que os microrganismos encontram um local para multiplicar-se e desenvolver-se, devem encontrar uma porta de sada para penetrar em um hospedeiro e causar doena. Os microrganismos podem externar-se em vrios locais, como a pele e membranas mucosas, tratos respiratrio, gastrointestinal, reprodutor e sangue.

Meios de transmisso Existem muitos veculos para a transmisso de microrganismos, do reservatrio ao hospedeiro. Algumas doenas infecciosas tendem a ser transmitidas mais comumente atravs de modos especficos. Contudo, o mesmo microrganismo pode ser transmitido por mais de uma via. Por exemplo, o herpes zoster pode disseminar-se pelo ar no interior de gotculas e tambm pelo contato direto.

Modos de transmisso
Vias e meio CONTATO Direta: transferncia fsica direta entre um indivduo infectado ou colonizado e um hospedeiro suscetvel ao virar os pacientes, dar banhos, manter relaes sexuais com um indivduo infectado. Indireto: contato pessoal do hospedeiro suscetvel com objetos inanimados contaminados agulhas, comadres, tubos intravenosos, instrumental e curativos, pratos, talheres e roupa de cama. Exemplos de organismos (doenas) Staphylococcus, treponema (sfilis), vrus do herpes simples.

Vrus do sarampo, da hepatite B, enterococcus e pseudmonas.

Por gotculas: agente infecciosos em contato Vrus da influenza, Mycobacteriu tuberculosis com as conjuntivas, nariz ou boca do hospedeiro (tuberculose) suscetvel; as gotculas podem migrar at 10cm e ento o contato no pelo ar tosse, espirro AR Ncleos secos das gotculas: resduos de gotculas evaporadas que permanecem suspensas no ar ao tossir, espirrar e falar. Poeira (contem agentes infecciosos) VECULO Itens contaminados: Lquidos: Agua Drogas, solues Sangue Alimento (armazenado ou manuseado inadequadamente, frutas e vegetais frescos) VETORES Insetos: mosquitos Pulgas, carrapatos, piolhos Animais (vacas, porcos)

Vrus da influenza, Pneumococcus (pneumonia, meningite e outras infeces)

Aspergillus (aspergilose)

Vibrio cholerae (clera) Pseudmonas Vrus da hepatite B Salmonela, Staphylococcus, Enterobacter e Klebsiella Plasmodium (malria) Rickettsia typhi e R. rowazekii (tifo) Brucella (brucelose)

Causas e locais para infeces hospitalares:


Trato Urinrio Insero do cateter urinrio; sistema de drenagem fechado torna-se aberto; cateter e tubo desconectados; bolsa de drenagem em contato com superfcie suja; tcnica inadequada de coleta de material; obstruo ou interferncia na drenagem refluindo para a bexiga (refluxo); tcnica incorreta de assepsia das mos; irrigaes repetidas do cateter com solues. Feridas traumticas ou cirrgicas preparo inadequado da pele (tricotomia e lavagem) antes da cirurgia; assepsia inadequada das mos antes da troca de curativos; limpeza insatisfatria da superfcie da pele; uso das tcnicas insatisfatrias de assepsia durante a troca de curativo; uso de solues antisspticas contaminadas. Trato e respiratrio equipamento de terapia respiratria contaminado; uso de tcnicas insatisfatrias de assepsia ao fazer suco das vias areas; desprezo inapropriado das secrees mucosas. Sangue contaminao dos lquidos intravenosos (IV) na troca de cnulas ou agulhas; insero de aditivos s drogas na infuso IV; adio de tubos de conexo ou vlvulas reguladoras ao sistema IV; cuidado inadequado do local de insero da agulha; agulhas aos cateteres contaminados; falha em no trocar o local de infuso quando aparecer a inflamao.

Assepsia e infeces nosocomiais Pacientes em estabelecimentos de sade so geralmente vulnerveis s infeces pois so grupos de alto risco. As infeces nosocomiais resultam do atendimento de sade em estabelecimentos para tal. Contrair hepatite atravs de uma agulha contaminada um exemplo de infeco nosocomial. O hospital um dos locais mais provveis para se adquirir uma infeco, pois abriga uma grande variedade de populaes de microrganismo virulentos que so geralmente resistentes a antibiticos. As infeces iatrognicas so um tipo de infeco nosocomial resultante de um procedimento diagnostico ou teraputico. A aquisio de uma infeco urinria aps a introduo de um cateter um exemplo de infeco nosocomial iatrognica. As infeces nosocomiais podem ser exgenas ou endgenas. Uma infeco exgena resulta de microrganismos externos ao indivduo que no fazem parte da flora normal, tais como Salmonella, Clostridium tetani e Aspergillus. As infeces endgenas podem ocorrer quando parte da flora do paciente alterada resultando em um crescimento excessivo; exemplos so infeces causadas por enterococos, cndida e estreptococos. Uma infeco endgena desenvolve-se quando um numero suficiente de microrganismo, encontrados normalmente em uma cavidade do corpo ou no epitlio transferido para outro local do organismo. Por exemplo, a transmisso de enterococos, normalmente encontrados em material fecal, podem ocorrer das mo para a pele, e uma causa comum de infeco de feridas. O nmero de microrganismos necessrios para causar a infeco

nosocomial depende da virulncia do organismo, da suscetibilidade do hospedeiro e do local afetado do corpo. O risco de infeco influenciado por vrios fatores como o nmero de profissionais que tem contato direto com o paciente, o tipo de nmero de procedimentos invasivos, o tratamento administrado e a durao de hospitalizao deste paciente. Os locais principais de infeco nosocomial so o trato urinrio, feridas traumticas ou cirrgicas, o trato respiratrio e o sangue. Os princpios da tcnica de assepsia ajudam o profissional a minimizar o aparecimento e a disseminao a infeco. O termo assepsia significa ausncia de germes ou patgenos. Os dois tipos de tcnicas de assepsia que o profissional utiliza so a cirrgica e a clnica. A assepsia clnica ou tcnica de limpeza inclui procedimentos usados para reduzir o nmero de microrganismos e evitar sua disseminao. Os exemplos incluem troca de roupa de cama diariamente, lavagem das mo e uso de recipientes limpos para medicamentos. Os princpios de assepsia clinica so geralmente seguidos nas atividades realizadas em residncias, como lavar as mos antes de preparar um alimento. A assepsia cirrgica ou tcnica de esterilizao inclui os procedimentos usados para eliminar microrganismos de uma rea. O processo de esterilizao destri todos os microrganismos e seus esporos. Essa tcnica praticada na sala de cirurgia pelos profissionais de enfermagem, e durante o procedimento cirrgico. Uma vez que o objetos no esteja estril ou limpo, ele est contaminado. Na assepsia clnica, um objeto ou rea considerado contaminado se possui ou suspeita-se que apresente patgenos. Por exemplo, uma comadre usada, o cho ou um pedao de gaze mida so contaminados. Na assepsia cirrgica, um objeto ou uma rea considerado contaminado se for tocado por um objeto que no estril. Por exemplo, um rasgo na luva cirrgica expe a parte externa da mesma superfcie da pele, assim contaminando-a. Os procedimentos especiais esterilizam os materiais. O processo de destruio de todos os organismos patognicos, com exceo dos esporos, chama-se desinfeco. Uma pratica comum de desinfeco lavar a mamadeira com agua fervendo. Desinfetantes destroem a maioria dos patgenos, porm muitos so excessivamente fortes para serem usados em uma pessoa. Antisspticos, bacteriostticos e bactericidas so solues ou agentes que podem ser administrados sobre a pele ou superfcie mucosa. Os profissionais usam frequentemente tais preparos para limpeza ou tratamento de feridas, limpeza de termmetros ou para preparar a pele antes da aplicao de uma injeo. Os antisspticos inibem o desenvolvimento bacteriano enquanto os bacteriostticos evitam o crescimento bacteriano. O bactericida mata a bactria mas no necessariamente os esporos. Solues de lcool isoproplico e que contenham iodo, tal como iodo povidine (Betadine) e iodo poloxmero (Prepodina), so antisspticos e bactericidas comumente usados. O profissional responsvel por fornecer um meio seguro ao paciente. A eficcia das medidas asspticas depende da conscientizao do profissional e da eficcia no uso de tcnicas de assepsia. fcil esquecer as etapas principais dos procedimentos, ou, quando com pressa, simplificalas, incorrendo em erro. Entretanto, a falha do profissional em ser meticuloso colocar o paciente em risco de uma infeco que pode prejudicar seriamente sua recuperao.

Implicaes psicolgicas do isolamento


A assepsia de proteo cria uma solido forada ao paciente, uma vez que o priva de relaes sociais com outras pessoas. Essa situao pode ser psicologicamente prejudicial, principalmente para crianas. Como resultado do processo infeccioso, a autoimagem do paciente alterada. Ele pode sentirse sujo, rejeitado, solitrio ou culpado. Os mtodos de assepsia que o profissional usa refora essa crena de ser diferente ou indesejado. O isolamento em um quarto particular limita o contato sensorial do paciente. A menos que o profissional aja para minimizar os efeitos psicolgicos e fsicos do isolamento, o estado emocional do paciente pode interferir em sua recuperao. Antes da instituio de medidas da assepsia de proteo, o paciente, assim como seus familiares, deve entender a natureza da sua condio, os propsitos da assepsia de proteo e como executar precaues especficas. Caso eles possam participar da manuteno da assepsia, so grandes as chances de reduzir a disseminao da infeco e reduzir o risco de complicaes para o paciente. O paciente e seus familiares devem aprender a maneira correta de lavagem das mos, uso de aventais, mscaras e luvas. Cada procedimento deve ser demonstrados e, o paciente, assim como os familiares, deve ter a oportunidade de pratic-lo. Tambm importante explicar como os organismos infecciosos podem ser transmitidos, para que o paciente entenda a diferena entre os objetos limpos e contaminados. A menos que os familiares compreendam que suas roupas ficam contaminadas ao contato com secrees infectadas, os esforos para controle de infeco sero desperdiados. O profissional tambm deve adotar medidas para melhorar o estmulo sensorial do paciente durante o isolamento. Livros, revistas, rdio ou televiso, relgio e materiais de interesse do paciente devem sempre estar disponveis. Contudo, se um objeto entra em contato com um material infectado, este deve ser desinfetado ou desprezado. Um rdio, por exemplo, pode ser envolto em uma capa plstica protetora. O meio ambiente deve estar limpo e organizado, as cortinas e venezianas devem estar abertas e qualquer material ou equipamento que no seja usado dever ser removido. O profissional deve ouvir o paciente no que se refere aos seus interesses e preocupaes; se o profissional no d ateno adequada ou demonstra desinteresse quanto s necessidades do paciente, esse se sentir rejeitado e ainda mais isolado. A hora da refeio particularmente uma boa oportunidade para conversar com o paciente. Propiciar medidas de conforto tais como o reposicionamento, massagens nas costas ou um banho de esponja, aumentam a estimulao fsica do paciente. Se a condio do paciente permitir, o profissional deve incentiv-lo a andar ou sentar-se em uma cadeira. importante que o profissional explique aos familiares os riscos que o paciente tem de apresentar depresso ou solido. As visitas dos familiares devem ser estimuladas para evitar manifestaes intempestivas ou de revolta. O profissional deve aconselhar os familiares sobre os modos de fornecer estmulos significativos.

Ambiente protetor Um quarto isolado reduz a possibilidade de transmisso de infeco, separando s pacientes suscetveis daqueles que possam ser fontes de infeco e, da mesma forma, serve como lembrete para toda a equipe executar lavagem das mo e usar as precaues de assepsia clnica. Muitos tipos de infeces no requerem isolamento em um quarto privativo. Contudo, se a higiene do paciente precria, ou se difcil separar o paciente e seus intens. pessoais dos demais que compartilhas o quarto, prefervel que ele seja transferido a um quarto privado. Nesse caso, aconselhvel que o profissional fixe um aviso na porta ou na parede externa ao quanto, discriminando todos os cuidados e precaues a serem tomados para a categoria de isolamento do paciente. Esse aviso uma referencia til aos profissional de sade e visitantes e alerta qualquer pessoa, que possa entrar acidentalmente no quarto, que precaues especiais devem ser seguidas. O ambiente protetor deve apresentar recursos para a lavagem das mos, banho e toalete, alm de sabo e solues antisspticas. Os profissionais e visitantes devem lavar as mos antes de entrar em contato com o paciente e logo aps a sada. Uma vez que o ambiente fornece recursos para a assepsia, no h necessidade de lavatrios portteis ou precaues especiais no transporte de comadres, urinis ou bacia para emese. Os acessrios de isolamento podem ser guardados em uma antessala entre o corredor e o quarto ou em um carrinho destinado para este fim, localizado no corredor. O profissional deve manter um amplo estoque de aventais, mscaras e luvas no estoque. O profissional deve assegurar-se de que cada quanto de isolamento possua um saco especial impermevel para roupas contaminadas ou sujas, alm de um cesto com revestimento plstico. Estes receptculos evitam a transmisso de microrganismos, prevenindo vazamento e sujeira da superfcie externa desses. se o paciente requer precaues em relao s secrees corporais e sangue, um receptculo descartvel deve estar disponvel no quarto, para desprezar seringa e agulhas usadas. O profissional deve evitar levar para o quarto do paciente qualquer objeto ou material que deve ser reutilizado fora da rea de isolamento. Se um artigo for contaminado com material infectado, esse deve ser desprezado ou desinfetado e esterilizado. Por esse motivo, muitos hospitais usam pratos descartveis para pacientes que estejam recebendo assepsia de proteo. O profissional tambm deve colocar um aviso sobre o paciente no posto de enfermagem ou no carrinho do isolamento. Equipamentos tais como esfignomanmetro, estetoscpio ou outros aparelhos para exames devem ser deixados no quarto do paciente, at que as precaues de assepsia de proteo no sejam mais necessrias.

Tabela de categorias especificas de isolamento


TIPOS PROPSITOS DOENAS QUARTO MEDIDAS PROTETO RAS Avental, luvas e mscaras so necessrios para todas as pessoas que entram no quarto
PRECAUES

ESTRITO

Evitar a transmisso de infeces altamente contagiosas ou virulentas, disseminadas pelo ar e por contato

Varicela; difteria.

Quarto isolado com a porta fechada

CONTATO

Evitar a transmisso de infeces altamente transmissveis, disseminadas pelo contato direto ou ntimo, que no justificam precaues estritas Evitar a transmisso a pequenas distncias de doenas infecciosas atravs de gotculas suspensas no ar

Infeces respiratrias agudas em bebs ou crianas; impetigo; herpes simples; infeces por mltiplas bactrias resistentes. Sarampo; meningite; caxumba; pneumonia; Haemophilus influenzae (em crianas)

Quarto isolado; pacientes com a mesma infeco podem compartilhar o quarto.

RESPIRATRIO

Quarto isolado; pacientes com a mesma infeco podem compartilhar o quarto.

PRECAUES

Evitar infeces

Clera;

Quarto

Desprezar ou embalar e etiquetar os artigos contaminados por materiais infectados. Enviar os materiais reutilizveis para desinfeco e esterilizao. O uso de Desprezar ou aventais e embalar e luvas etiquetar os indicado artigos quando pode contaminados ocorrer contato por materiais fsico. infectados. Mscaras so Enviar os indicadas para materiais aqueles em reutilizveis contato ntimo. para desinfeco e esterilizao. O uso de Desprezar ou aventais e embalar e luvas no etiquetar os indicado. artigos Mscaras so contaminados indicadas para por materiais pessoas em infectados. contato ntimo Enviar os com o paciente materiais reutilizveis para desinfeco e esterilizao. O banheiro no deve ser compartilhado por pacientes. O uso de Desprezar ou

ENTRICAS

transmitidas por contato direto ou indireto com fezes.

diarreia de causa infecciosa; hepatite A; gastroenterite causada por organismos altamente infecciosos.

isolado, se a higiene do paciente precria (no lava as mos, compartilha materiais contaminado s); pacientes com a mesma infeco podem compartilhar o quarto. prefervel um quarto isolado com ventilao especial; porta fechada.

aventais e luvas indicado n possibilidade de contato fsico. O uso da mscara no indicado.

ISOLAMEN TO DEVIDO A TUBERCULOSE

Categoria especial para pacientes com tuberculose pulmonar que apresentam resultados positivos no escarro ou exame de raios X de trax que indica doena ativa

Tuberculose larngea.

PRECAUES COM MATERIAl DE DRENAGEM/ SECREES.

Evitar que infeces sejam transmitidas por contato direto ou indireto com material purulento ou drenagem de um local infectado do corpo.

Abscessos; infeces em queimaduras; feridas infectadas; infeces menores no so includas no isolamento de contato

Quarto isolado no indicado

PRECAUES COM SANGUE/ LQUIDOS

Transmitidos por contato direto ou indireto com sangue ou

Sndrome da imunodeficin cia Adquirida

Quarto isolado indicado se a higiene do

embalar e etiquetar os artigos contaminados por materiais infectados. Enviar os materiais reutilizveis para desinfeco e esterilizao. O banheiro no deve ser compartilhado por pacientes. O uso de Raramente avental s objetos esto indicado se for envolvidos na necessrio transmisso da evitar a tuberculose. contaminao Esses devem das ser vestimentas. cuidadosament As luvas no e limpos, so indicadas. desinfetados A mascara s ou indicada se o desprezados. paciente estiver tossindo e no cobrir a boca com segurana O uso de Desprezar ou aventais e embalar e luvas etiquetar os indicado na artigos provvel contaminados ocorrncia de por materiais sujeira ou infectados. contato com o Enviar os material materiais infectado. O reutilizveis uso de para mscara desinfeco e indicado. esterilizao. O uso de Desprezar ou aventais e embalar e luvas etiquetar os indicado no artigos

ORGNICOS.

lquidos orgnicos infectados.

(AIDS); hepatite B; sfilis.

paciente precria.

manuseio de roupas, sangue ou lquidos orgnicos. O uso de mascara no indicado.

Assistncia a pacientes gravemente comprometidos

Proteger um paciente no infectado e com baixa resistncia de adquirir organismos infecciosos.

Leucemia; linfoma; anemia aplstica.

Quanto isolado com porta fechada.

Todas as pessoas que tiverem acesso ao quarto devem usar aventas e luvas. As mscaras so indicadas para pessoas em contato direto com o paciente.

contaminados por materiais infectados com sangue ou lquidos orgnicos. Enviar os materiais reutilizveis para desinfeco e esterilizao. Evitar ferimentos com agulhas. Jogar as agulhas usadas em recipientes propriamente discriminados e que no sejam perfurveis. Uma soluo de hipoclorito de sdio a 5,25% diluda 1:10 em gua para remover os respingos de sangue. Em caso de queimaduras ou feridas abertas, usar luvas estreis.

Fonte: POTTER, A Patrcia e PERRY, Anne G., Grande Tratado de Enfermagem Prtica, Clinica e Prtica Hospitalar, 3 ed, 2001, Livraria Editora Santos.

You might also like