You are on page 1of 5

Uma breve anlise da proposta do Shabat Lunar. Erros e iluses.

Investigando o Shabat Lunar


No judasmo de internet destinados a simpatizantes surgiu uma forma de se observar o Shabat que tem atrado muitas pessoas a observao de um Shabat um tanto curioso. Nesse modelo, geralmente as pessoas aguardam a Lua Nova para determinar o dia 1 do ms. A partir daquele dia, elas comeam a contar sete dias para comear a observar o Shabat semanal. Assim, os dias 8, 15, 22 e 29 aps a Lua Nova so shabatot semanais. Os propagadores deste modo de guarda do Shabat mostram muitos versculos da Tor para fundamentarem a nova maneira de observar o Shabat. E para muitas pessoas, se est na Tor, ento verdade. Porm existe uma expresso que diz: um texto fora de contexto um excelente pretexto. Por isso devemos analizar com mais calma determindos artigos.Principalmente quando o assunto Shabat. Pois um ensinamento que envolve a guarda do Shabat implica mudanas drsticas diante do Eterno. Assim, decidi avaliar alguns pontos. No vou citar os artigos que li defendendo o Shabat Lunar para evitar problemas com os autores. Mas os leitores podem encontr-los facilmente no google.

A contagem dos cinqenta dias at Shavuot


O primeiro ponto apontado por aqueles que so contra a tal calendrio o erro quando aos 50 dias de contagem at Shavuot. Por isso, ele far parte dessa anlise e comearemos por ele.

Tambm guardars a festa das semanas ( Shavuot), que a festa das primcias da sega do trigo, e a festa da colheita no fim do ano. xodo 34:22 Depois para vs contareis desde o dia seguinte ao sbado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras sero. At ao dia seguinte ao stimo sbado, contareis cinqenta dias; ento oferecereis nova oferta de alimentos a YHWH Levtico 23:15-16
Os detalhes devem ser muito bem observados para que no haja equvoco. Primiero de tudo a frmula muito simples. Desde o dia seguinte ao Shabat, ou seja, primeiro dia da semana, contar sete semanas inteiras, at o dia seguinte ao stimo Shabat, contareis cinqenta dias. Ou seja, so semanas de setes dias mais um dia. Em nmeros 7 x 7 +1= 50. A contagem deve comear no primeiro dia da semana e terminar tambm no primeiro dia da semana. O que vai acontecer na observao do Shabat Lunar? Depende de como voc faz a contagem. Veja por exemplo se voc contar exatos 50 dias aps o Shabat Lunar de Pessach. Para facilitar a sua contagem colocamos uma calendrio lunar logo abaixo.

Na figura acima temos um calendrio mensal de Shabat Lunar comeando no primeiro ms e indo at as duas primeiras semanas do terceiro ms. Segndo o Calendrio do Shabat Lunar, dia 15 Shabat semanal e Pessach. Ento a contagem dos 50 dias deve comear no dia 16. Dentro do quadro amarelo temos exatos 50 dias, comeando a contagem a partir do dia 16. Dessa forma, a festa de Shavuot vai cair no dia 6. Cinco dias depois da Lua Nova que um Shabat semanal para os divulgadores do teoria. E dois dias antes do Shabat Lun ar que no dia 8. Porm, o texto bem claro at o dia seguinte ao stimo Shabat. Alm de o dia 6 cair longe de um Shabat Lunar, nem o stimo Shabat aparece. Se contarmos os Shabatot Lunares dos quadros vermelhos s temos 6. E se o dia 1 do segundo ms e o dia 1 do terceiro ms forem contados como Shabatot, o nmero pula pra 8. Alm disso no temos as 2 semanas inteiras, pois a contagem comeou no primeiro dia da semana, dia 16 do primeiro ms, e terminou no quindo dia da semana, dia 6 do terceiro ms. Assim, no temos as sete semanas inteiras que exigidas no mandamento e nem o stimo Shabat. Lembre do que este escrito sete semanas inteiras sero e at o dia seguinte ao stimo sbado, contareis cinqenta dias. Como no existe um consenso entre as pessoas que guardam o Shabat Lunar necessrio avaliar vrios casos. A outros que contam sete Shabatot. A forma de contagem vai depender do grupo. Assim estudamos mais dis casos de contagem.

Caso 1. Dia 1 Shabat a ser contado.

Novamente contamos a partir do dia 16. Os dias dentro do quadro vermelho so os 7 Shabatot Luanres a serem contados. O dia seguinte ao stimo Shabat o dia 1. No entanto, quando voc conta os dias dentro do quadro amarelo s temos 45 dias. Tambm o mandamento diz at o dia seguinte ao stimo sbado, porm o dia seguinte ao stimo Shabat um oitavo Shabat.

Caso 2. O dia 1 no contado.

Quando o dia 1 no contado nem no segundo ms e nem no terceiro ms. O stimo Shabat Lunar
cai no dia 8 do terceiro ms. Ento o dia seguinte a Festa de Shavuot, como diz o mandamento, ou seja dia 9 do calendrio lunar. No entanto, na contagem dos dias dentro do quadro amarelo, voc ter 53 dias. Contradizendo a contagem de 50 dias.

A caracterstica do Shabat Lunar


O que se percebe nos enormes textos publicados pelos defensores do Shabat Lunar, que eles no destacam as diferenas entre Shabat e Shabat Shabaton. Ento eles pem no mesmo dia do Shabat semanal o Shabat das Solenidades. E consideram como obrigatrio, que as Solenidades caiam no dia do Shabat semanal. Essa iluso no texto causa uma verdadeira confuso no leitor desses artigos. Geralmente os autores se negam a discutir os mandamentos a respeito de cada Shabat com o argumento de evitar se estender no assunto. Quando encontra um simpatizante do judamo, um leitor que desconhece os detalhes dos mandamentos, eles abrem a porta para criar a iluso com a palavra Shabat nos leitores. Afirmando que todas as solenidades apontadas (moadim) devem cair no mesmo dia do Shabat semanal. Apontam vrias passagens com datas, mas no mostram as diferenas entre os Shabatot. No entanto, existe diferena entre os Shabatot e essas diferenas so essenciais para disntinguir um Shabat do outro. E os textos da Tor destacam muito bem quando se deve ter repouso e repouso absoluto. Vejamos isso:

Seis dias trabalhars [taavod], e fars toda a tua obra [melachatecha]. Mas o stimo dia o Shabat de YHWH teu Elohim; nofars [taasse] nenhuma obra [melach], nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que est dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez [ass] YHWH os cus e a terra, o mar e tudo que neles h, e ao stimo dia cessou; portanto abenoou YHWH o dia de Shabat, e o santificou. (Shemot/xodo 20:10) O termo para obra aqui melach, e ele definido nesse trecho por duas razes diferentes: avad ("ny) e ass (n^y). A raiz avad significa literalmente servio, isto , o trabalhar para algum, ou para o prprio sustento. Alm disso o Shabat do stimo dia tem mandamentos adicionais. Vejamos isso: No acendereis fogo [tevaaru Shabat. (Shemot/xodo 35:3) eish] em nenhuma das vossas moradas no dia de

E ele disse-lhes: Isto o que YHWH tem dito: Amanh repouso [shabaton], o santo Shabat de YHWH; o que quiserdes assar[tofu], assai-o [efu], e o que quiserdes cozer [tevashlu], cozeio [bashelu]; e tudo o que sobejar, guardai para vs at amanh. (Shemot/xodo 16:23) Aqui o mandamento est posto para o Shabat do stimo dia.Como podemos perceber no se podia acender fogo no dia de Shabat. Naturalmente, no poderia assar e cozer nesse dia. O Eterno ordena que a comida seja prepara antes e no deve ser preparada no dia de Shabaton.Quando o repouso absoluto, a palavra Shabaton aparece. Mas vejamos os dias 15 e 22 de Matsot.

E ao primeiro dia haver santa convocao [micr kodesh]; tambm ao stimo dia tereis santa convocao [micr kodesh]; nenhuma obra [melach] se far neles, seno o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vs. (Shemot/xodo 12:16). Tereis no primeiro dia uma santa convocao [micr kodesh], e no fareis nenhum trabalho servil [melechet avod]. Durante sete dias oferecereis a YHWH sacrifcios pelo fogo. No stimo dia haver uma santa convocao [micr kodesh] assemblia; e no fareis trabalho algum servil [melechet avod]. (Vayicr/Levtico 23:7-8) Observe o que a Tor diz sobre esses dois dias: Nada dito de forma direta sobre serem Shabaton (repouso/cessao). Porm, toda obra (melach) proibida, exceto o cozinhar. Algo que proibido no

Shabat semanal. So dias de santa convocao (micr kodesh), ou seja, dias em que as pessoas devem se reunir para buscar a Elohim. Os dias 15 e 22 de Matsot so dias de descanso, mas no de descanso absoluto. O descanso absoluto no dia de Shabat est ligado exatamente ao repouso do Eterno no stimo dia da criao.Pois assim diz o prprio mandamento: Porque em seis dias fez [ass] YHWH os cus e a terra, o mar e tudo que neles h, e ao stimo dia cessou; portanto abenoou YHWH o dia de Shabat, e o santificou.. Por isso Ele faz desse dia Shabat Shabaton, ou seja, de repouso absoluto. Se os dias 15 e 22 de matsot devem cair no mesmo dia do Shabat semanal, ento porque exato nesses dias ele deixa de ser Shabaton? Por que esses dias deixaram de ser repouso absoluto? Onde est justificativa para isso na Tor? Um ponto que muito enfatizado pelos defensores do Shabat Lunar que todas as solenidades apontadas devem cair no dia de Shabat. Por isso as escrituras dizem que elas so Shabatot. Assim, os dias 8, 15, 22 e 29 do ms lunar so sempre Shabatot semanais. Mas sobre Yom HaKipurim (o Dia das Expiaes) dito: Mas aos dez dias desse stimo ms ser o dia das expiaes; tereis santa convocao [micr kodesh], e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada a YHWH. E naquele mesmo dia nenhum trabalho [melach] fareis, porque o dia da expiao,para fazer expiao por vs perante YHWH vosso Elohim... Shabat de descanso [shabaton] vos ser; ento afligireis as vossas almas; aos nove do ms tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso Shabat. (Vayicr/Levtico 23:27-28) Note que esse Shabat Shabaton cai fora do Shabat Lunar proposto. Os defensores do Shabat Lunar apontam que todo Shabat deve est no dia de mudana de fase da lua. Porm, aqui os dias nove e dez destacados caem depois do dia oito apontado como Shabat na teoria do Shabat Lunar. Alm disso, um Shabat Shabaton. Ao contrrio dos Shabatot do dia 15 e 22 de Matsot. O argumento dos sacrifcios Para no ter a primeira semana aumentada em oito dias, os defensores do Shabat Lunar dizem que o primeiro dia do ms um Shabat semanal e afirmam que a prova disso so os sacrifcios ofertados que so iguais no primeiro dia e no Shabat. Mas isso no procede com a Tor. Compare os dois versculos a seguir: no dia de sbado, oferecers dois cordeiros de um ano, sem defeito, e duas dcimas de flor de farinha, misturada com azeite, em oferta de alimentos, com a sua libao. Nmeros 28:9 E nos princpios dos vossos meses oferecereis, em holocausto ao SENHOR, dois novilhos e um carneiro, sete cordeiros de um ano, sem defeito;E trs dcimas de flor de farinha misturada com azeite, em oferta de alimentos, para um novilho; e duas dcimas de flor de farinha misturada com azeite, em oferta de alimentos, para um carneiro.E uma dcima de flor de farinha misturada com azeite em oferta de alimentos, para um cordeiro; holocausto de cheiro suave, oferta queimada ao SENHOR. E as suas libaes sero a metade de um him de vinho para um novilho, e a tera parte de um him para um carneiro, e a quarta parte de um him para um cordeiro; este o holocausto da lua nova de cada ms, segundo os meses do ano. Nmeros 28:11-14 Nos princpios dos meses haviam sacrifcios de dois novilhos e um carneiro, enquanto que esses sacrifcios no so especificados para o dia de Shabat. Note tambm a quantidade de cordeiros como

so diferentes. No dia de Shabat eram dois, enquanto que no princpio dos meses eram sete. As dcimas de flor de flor de farinha especificadas para os sacrifcios tambm distingue o ritual do Dia de Shabat com o Rosh Chodesh.

You might also like