You are on page 1of 12

1.

1 Os canais de navegao do sculo XIX no Norte Fluminense


Arthur Soffiati*

H muitas vozes a afirmar que o documento conhecido como Roteiro dos Sete Capites, do sculo XVII, falso1. No entanto, se ao menos a descrio geogrfica que faz da plancie dos Goitacases, tem sustentao, havia nela uma intrincada rede hdrica constituda por cursos dgua e lagoas que convergiam para os rios Itabapoana, Paraba do Sul e Lagoa Feia e com sada por uma considervel quantidade de braos do delta do Paraba do Sul. Ainda no sculo XVIII, o capito Manoel Martins do Couto Reis tinha dificuldades em descrev-la (REIS, 1785). Por mais que desejassem o domnio deste mundo aquoso, os colonos europeus no tiveram alternativa seno curvar-se diante dele at o sculo XVIII. O mximo que se conseguiu, at ento, foi a abertura do rio Furado pelo capito Jos de Barcelos Machado, em 1688, e a limpeza dos cursos dgua j existentes, principalmente sob comando dos jesutas. No sculo XIX, porm, a tecnologia permitiu aos descendentes de europeus a abertura de canais para navegao visando o escoamento da produo do interior para Campos e desta cidade para So Joo da Barra e Maca, portos que permitiam o embarque para o Rio de Janeiro e Salvador, sobretudo, e mesmo para o exterior. Com o advento das ferrovias e das rodovias, os canais de navegao perderam a utilidade e transformaram-se em canais de drenagem. Examinamos, neste artigo, os quatro grandes canais de navegao construdos na regio, com o objetivo maior de propor sua proteo e restaurao por sua importncia histrica e cultural.

1 Canal Campos-Maca Julio Feydit no se enganou nem nos enganou ao afirmar que o bispo campista Jos Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho foi o primeiro a propor a abertura de um canal ligando Campos a Maca (FEYDIT, 1979). De fato, o clrigo, nascido em Santo Antnio de Guarulhos, escreveu:
* Professor do Instituto de Cincias da Sociedade e Desenvolvimento Social da Universidade Federal Fluminense/ Campos dos Goytacazes. 1 Descrio que faz o Capito Miguel Aires Maldonado e o Capito Jos de Castilho Pinto e seus companheiros dos trabalhos e fadigas das suas vidas, que tiveram nas conquistas da capitania do Rio de Janeiro e So Vicente, com a gentilidade e com os piratas nesta costa. Revista do Instituto Histrico e Geogrfico do Brasil, tomo XVII. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1894.

Campos dos Goytacazes/RJ

13

Toda esta plancie [entre os rios Maca e Paraba do Sul] cortada de vrios rios e lagoas, cujas guas correm umas para o rio Paraba, outras para o rio Maca, e pelo meio de toda aquela plancie se pode fazer um canal de comunicao desde as nascentes dos dois rios Urura e Macabu que, nascendo da grande Serra do Mar, vo entrar na famosa lagoa Feia, que por um brao se estende para o lago de Quissam e deste para as lagoas de Carapebus, at entrar no dito rio Maca (AZEREDO COUTINHO, 1966).

A este respeito, Hildebrando de Araujo Ges mostra que Joo Jos Carneiro da Silva (Baro do Monte de Cedro) atribuiu a idia original no apenas a Azeredo Coutinho, como tambm a Jos Silvestre Rabelo, na memria Alguns Canais Brasileiros (GES, 1934). Acompanhando Alberto Frederico de Morais Lamego para quem qualquer afirmao em histria deve, necessariamente, sustentar-se em documentos, ainda que no tenha sempre, ele mesmo, revelado suas fontes , o canal Campos-Maca foi idealizado em 1837 pelo ingls John Henrique Freese e autorizado por lei da Assemblia Provincial, de 15 de outubro do mesmo ano (LAMEGO, 1942). Na verdade, . 85, de 19 de outubro, como se pode constatar na coleo trata-se do Decreto n da legislao provincial do Rio de Janeiro (SOUTO, 1850). Ainda seguindo Lamego, a Cmara Municipal de Campos, que, em 1833, havia encaminhado uma representao ao Presidente da Provncia sobre a utilidade do canal por onde pudessem sair em qualquer tempo os produtos agrcolas do municpio e outros gneros de consumo, dirige ofcio ao major Henrique Luiz de . Seo, datado de 15 de novembro de 1838, Niemeyer Bellegarde, chefe da 4 encarecendo a necessidade de rasgar um canal entre os rios Paraba do Sul e Urura (LAMEGO, 1942). Jos Carneiro da Silva, visconde de Araruama, foi o grande animador da obra, persuadindo o governo provincial de que ela contribuiria para o dessecamento dos pantanais da regio, para a fluncia das guas estagnadas, para o transporte por via fluvial e para a substituio do porto de So Joo Barra, com foz perigosa, pelo de Maca (SILVA, 1836). Incumbido da empreitada, ele iniciou os trabalhos a 1 de outubro de 1844. Todo escavado pelo brao escravo, finalmente o canal foi inaugurado em 1861, interligando as bacias do Paraba do Sul, da lagoa Feia e do Maca. No entanto, a construo da estrada de ferro Campos-Maca tornou-o obsoleto poucos anos depois. Os quase dois mil contos de ris consumidos com sua construo no tiveram o retorno esperado. Charles Ribeyrolles, que vislumbrou, com entusiasmo, o ingresso do norte fluminense na modernidade, enumera como totalmente drenadas pelo
14
Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1 n. 2, jul./ dez. 2007

canal Campos-Maca as lagoas do Osrio, do Coelho, do Pessanha, do Stio Velho, do Balsedo, da Travagem, do Campo da Cidade, Cinza, da Piabanha [esta no foi inteiramente dessecada], do Paulo, do Morcego, da Capivara, do Anil, do Carmo, da Mantiqueira [Mandiquera], do Moreno, do Campo Novo, do Engenho Velho, Suja, da Tbua [deve ser Tabua], alm de outras que, por serem profundas, s foram esgotadas parcialmente, como a do Jesus, Paulista e Carapebus (RIBEYROLLES, 1980). A maioria delas pertencente bacia da Lagoa Feia. A julgar por uma planta de nivelamento levantada por Antonio Joaquim de Souza e Jacintho Vieira do Couto Soares, todas elas so significativos ecossistemas de gua doce (SOUZA , 1849). Aos poucos, o canal Campos-Maca foi aproveitado para drenagem da Plancie dos Goitacases e para despejo de esgoto. A partir de 1935, com as obras de drenagem efetuadas pela Comisso de Saneamento da Baixada Fluminense, criada pelo governo federal em 1933, ele integrou-se a uma vasta rede de canais e comportas. Atualmente, encontra-se abandonado em vrios pontos, poludo, assoreado e eutrofizado. Considera-se o Canal Campos-Maca o segundo mais longo do mundo, com cerca de 100 quilmetros. Alm dos escoadouros naturais, este canal criou, para o rio Paraba do Sul, mais um desaguadouro no mar que se conecta ao rio Maca exatamente junto a sua foz. Posteriormente, o Canal da Flecha funciona como mais um brao defluente do Paraba do Sul no mar. Na dcada de 1950, grande parte do rio transposta para o rio Guandu, que desemboca na baa de Sepetiba. Finalmente, os canais do Vigrio e Engenheiro Antonio Resende, lanam parte de sua gua no mar valendo-se da antiga foz do rio Guaxindiba. Em nome de sua importncia histria, o Canal Campos-Maca foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimnio Cultural mediante Edital publicado, oficialmente, em 30 de dezembro de 2002. O tombamento incluiu o Crrego Grande ou do Cula, um dos braos do delta do rio Paraba do Sul:
O Instituto Estadual do Patrimnio Cultural notifica aos proprietrios ou a quem interessar possa que fica determinado o tombamento provisrio, nos termos do inciso II, do artigo . do Decreto 5 . 5.808, de 13 de julho de 1982, do bem de 5 valor histrico e paisagstico denominado CANAL CAMPOSMACA em toda a sua extenso que atualmente corta os Municpios de Campos dos Goytacases, Quissam, Carapebus e Maca e do trecho urbano do CANAL DO CULA ou GRANDE CANAL a ele associado localizado no Municpio de Campos . E-18/1 134 2002 dos Goytacazes, R. J., conforme processo 5

Campos dos Goytacazes/RJ

15

(INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMNIO CULTURAL, 2002).

Os dois canais tambm esto protegidos pelo novo Plano Diretor de Campos dos Goytacazes. 2 Canal de Cacimbas Alm do mais famoso canal da regio norte fluminense, do qual restam atualmente melanclicos remanescentes, outros foram construdos e abandonados. Da foz do rio Paraba do Sul para o interior, contam-se o de Cacimbas, o do Nogueira e o da Ona. O serto de Cacimbas, margem esquerda do rio Paraba do Sul, entre a costa e a Formao Barreiras, gozou de merecido prestgio nos sculos XVIII e XIX por suas preciosas madeiras de lei e pelos estabelecimentos rurais. Apresentava, no entanto, um obstculo ao seu crescimento: uma via de acesso que permitisse o escoamento de sua produo para o rio Paraba do Sul e deste para outras partes do Imprio. A configurao fsica do terreno mostrava-se favorvel abertura de um canal que acompanhasse as valas entre cordes de restinga. Atento a este rasgo topogrfico, o major Henrique Luiz de Niemeyer Bellegarde escreveu em seu relatrio, publicado em 1837:
O extenso e produtivo Serto de Cacimbas, hoje j povoado por muitos e bons estabelecimentos quer de agricultura, quer de explorao de ricas madeiras, acha-se muito mal servido de comunicaes para a Vila, e Porto de S. Joo da Barra, oferecendo, alis, propores para abertura de um canal que, comunicando os brejos de cacimbas com a Lagoa de Macabu, lhes evite o caminho que ora fazem por terra at aos maus Portos de Garga, Terra Nova, etc. (BELLEGARDE, 1837).

Este foi o primeiro passo para a abertura do desejado canal, cuja . 160, de 10 de maio de 1839. construo foi autorizada pela Lei Provincial n Pelos seus termos, o presidente da provncia ficava autorizado a contratar a companhia organizada em So Joo da Barra, por Francisco Jos Rodrigues Fernandes, Jos dos Santos Pereira e Souza, Manoel Pereira Porto e Marcos Lopes Kopke, ou outra que oferecesse maiores vantagens, para abrir um canal que atravessasse o serto das Cacimbas e estabelecesse comunicao entre o rio Paraba e a lagoa de Macabu. A lei estabelecia o prazo de um ano para o incio das obras, sob pena de anulao do contrato e, depois de pronto o
16
Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1 n. 2, jul./ dez. 2007

canal, a obrigao da empresa na conservao da obra e na construo de pontes. Por outro lado, ela ganharia a propriedade perptua da via navegvel, o monoplio de manter por trinta anos um canal fluvial no serto, salvo na lagoa de Macabu e demais corpos dgua atravessados pela vala, e o direito de cobrar taxas pelo seu uso nas barreiras que estabelecesse, contando, inclusive, com a fora armada da provncia em caso de recalcitrncia dos usurios. Em plena vigncia de um Estado liberal do tipo clssico, a iniciativa privada usufrua grandes poderes, mas no de forma absoluta. As vantagens oferecidas empresa revelam bem o patrimonialismo do Estado. De todas as obras desta natureza executadas na regio, o canal de Cacimbas o que mais aproxima as bacias do Paraba do Sul e do Itabapoana. Sua construo no teve por fim ligar os dois sistemas hdricos, mesmo porque as caractersticas do relevo no o permitiriam. Concludo e operando, Fernando Jos Martins comentava, na segunda metade do sculo XIX:
O grande servio que indstria e ao comrcio ho prestado os empresrios da vala navegvel do serto de Cacimbas certamente incalculvel. Os portos da cidade encontram-se sempre apinhados de madeiras de quaisquer dimenses, o que contribui vantajosamente para a rpida concluso das obras com pouco estipndio e menor tempo; proveito exclusivamente devido facilidade com que agora se transportou (sic) as madeiras daquele vasto continente [...] Esta til empresa, concebida e posta em prtica h pouco mais de 25 anos por uma associao de particulares, tem sua base margem esquerda do Paraba cerca de 4.500 braas acima de sua foz, no lugar denominado Cacimbas; e correndo em linha reta na direo de N.S. por espao de 6 a 7.000 braas at a volta do Cip, da segue em sentido oblquo a entrar na lagoa de Macabu, centro da freguesia de S. Francisco de Paula, onde presentemente termina (MARTINS, 1868).

Tanto o canal de Cacimbas quanto a lagoa de Macabu figuram nos minuciosos mapas traados por Pedro DAlcantara Bellegarde e Conrado Jacob Niemeyer e por G. W. e C. B. Colton (BELLEGARDE; NIEMEYER, 1866). Numa terra de abundncia, tem-se a iluso de que a natureza inesgotvel. O canal de Cacimbas levou os empresrios e a populao em geral a acreditar que ele permitiria explorar uma fonte inexaurvel de riquezas. A via navegvel estimulou um desmesurado desmatamento no serto de Cacimbas. Se houve acumulao progressiva de capital por um lado, por outro houve a desacumulao da natureza. Hoje, no serto de Cacimbas, restam apenas alguns fios de cabelo da pujante cabeleira florestal de outrora. Como os demais,
Campos dos Goytacazes/RJ

17

o canal de Cacimbas foi primeiramente abandonado. Com o Departamento Nacional de Obras e Saneamento, ele foi recuperado e integrado grande rede de drenagem da baixada norte-fluminense, desembocando atualmente no canal Engenheiro Antonio Resende. Por meio de comportas automticas, ele passou a servir aos interesses da agropecuria e a desagradar pescadores. Por mais de uma vez, houve atrito entre representantes destas duas atividades econmicas, uma delas motivando a instaurao de um inqurito civil pblico pelo Ministrio Pblico Federal.

3 Canal do Nogueira A grande lagoa do Campelo separava o serto de Cacimbas do serto do Nogueira, com este nome, segundo consta, porque um de seus primeiros habitantes chamava-se Francisco Nogueira Monte. Ele se estendia da referida lagoa at as margens do rio Muria, pelo lado esquerdo do Rio Paraba do Sul. Zona situada nos tabuleiros, sua ocupao se deu por pioneiros que partiram da baixada. Nela, prodigalizavam as lagoas formadas, principalmente, por rios provenientes do patamar cristalino e que foram barrados no tabuleiro pela grande restinga do norte fluminense e pelos sedimentos acumulados nas cheias dos rios Paraba do Sul e Muria. Pouqussimos cursos dgua conseguiram romper este obstculo interposto pelo mar, entre eles o Itabapoana e o prprio Paraba do Sul, por fora da vazo de suas guas. Entre ambos, apenas o pequeno rio Guaxindiba logrou tal faanha. Nas palavras de Camilo de Menezes:
o nico afluente do oceano entre a foz do Paraba e a ponta de Manguinhos. Sua barra, ao contrrio das situadas ao sul de Atafona, muito estvel e s se fecha quando cessa totalmente a descarga do rio; logo s primeiras chuvas pode-se abri-la facilmente (MENEZES, 1940).

O canal pretendia interligar o Rio Paraba do Sul e a lagoa do Campelo, passando pelas lagoas Maria do Pilar, Taquaruu, brejo da Olaria, do Fogo e Brejo Grande, alm de permitir a comunicao com outras lagoas por meio de ramais, j que as guas do Campelo se misturavam com as lagoas da Saudade, Formosa, dos Coxos e Tigibibaia. A obra foi projetada em 1829 pelo brigadeiro Antonio Elisirio de Miranda Brito, mas s iniciada em 1833 (LAMEGO, 1942). H um livro da Cmara Municipal de Campos dos
18
Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1 n. 2, jul./ dez. 2007

Goitacases registrando a contabilidade do canal de dezembro de 1834 a agosto de 1835 e com termo de fechamento do seguinte teor: Aqui se finda esta conta em virtude da ordem do Exmo. Senr. Vice-Presidente da Provncia de 19 de Junho, pois que mandou parar com a consignao mensal, e o [ilegvel] no andamento da obra (CMARA MUNICIPAL DE CAMPOS. Cdice 17,72). Lamego afirma que, mesmo assim, os trabalhos prosseguiram de forma ininterrupta at 1845 (LAMEGO, 1942). Em 2 de junho de 1852, 85 moradores de Guarulhos encaminharam requerimento Comisso dos Negcios Internos reivindicando a abertura de um canal que ligasse a lagoa da Saudade ao Rio Paraba do Sul, passando pelos sertes do Nogueira e de Imburi, proposta que Bellegarde j havia apresentado em 1837, com o nome de canal do Campelo, articulado ao canal do Nogueira. Logo a seguir, a Cmara Municipal de Campos reforou o pedido junto ao presidente da provncia. Estabeleceu-se, ento, uma discordncia entre Ernesto Augusto Cesar Eduardo de Miranda, . Distrito, favorvel abertura da vala, e Amlio Pralon, engenheiro chefe do 5 da Cmara Municipal de Campos, propugnando a continuao do canal do Nogueira. Prevaleceu a opinio de Pralon e o Nogueira foi retomado entre 1853 e 1871, ficando inconcluso. Custou ao todo um milho, cinqenta e trs mil, oitocentos e quarenta e um contos e oitocentos ris (LAMEGO, 1942). Alberto Ribeiro Lamego o considera uma obra sunturia, toda revestida de cantaria, para escoar madeiras nobres e a produo agrcola do serto que lhe emprestou o nome (LAMEGO FILHO, 1934). Camilo de Menezes diz que a Diretoria de Saneamento da Baixada Fluminense restabeleceu-lhe, parcialmente, o curso em fins dos anos 30 do sculo XX, desentulhando as ligaes entre as lagoas de Taquaruu, Brejo Grande e outras. O mesmo autor explica que a Comisso de Saneamento da Baixada Fluminense restabeleceu-lhe parcialmente o curso, avivando ligaes entre vrias lagoas (Taquaruu, Brejo Grande e outras). Informa tambm que as duas eclusas2 do canal estavam semidestrudas. A primeira, junto ao rio Paraba, permitia a entrada de embarcaes no canal. Nesta, no existiam mais suas portas tendo-se construdo nela uma barragem transversal de alvenaria, com pequena comporta. A segunda, cerca de 8 quilmetros jusante do Paraba, destinava-se a vencer o degrau entre o nvel do canal logo depois do rio e o nvel mais baixo comandado pelo Brejo Grande. Acrescenta ainda que a drenagem da lagoa do Vigrio comeou com a abertura de uma vala que desaguava no canal do Nogueira, pois a antiga sangria feita pela prefeitura, ligando a lagoa ao Paraba mostrava-se intil, pois s funcionava nas estiagens, quando no era necessria (MENEZES, 1940).
2

guas separadas, braos e canais ou lagoas.


19

Campos dos Goytacazes/RJ

Esquecido por muito tempo, o canal do Nogueira foi redescoberto em 1999. A eclusa junto ao Paraba, conquanto abandonada, mostra-se ntegra e apta a ser restaurada. A lagoa de Maria do Pilar foi drenada e se transformou no brejo do Parque Prazeres, que, segundo pesquisa do Laboratrio de Cincias Ambientais do CBB/UENF, funciona como amortecedor da carga poluente que entra na lagoa do Taquaruu. Houvesse interesse do poder pblico, as lagoas drenadas poderiam ser recuperadas; o canal, redragado e as eclusas, restauradas, permitindo uma excelente opo de lazer e turismo, desde que toda a obra fosse presidida por rigorosos estudos prvios de impacto ambiental. Mesmo no estado em que est a primeira eclusa, desejvel o seu tombamento pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional ou pelo Instituto Estadual do Patrimnio Cultural ou, ainda, pela municipalidade.

4 Canal da Ona Acima dos sertes do Nogueira e de Imburi, entre os rios Muria e Itabapoana, situava-se o serto da Pedra Lisa, amplo territrio em que se erguem fragmentos da Serra do Mar e ramificaes da Serra da Mantiqueira. Um deles o macio do Morro do Coco, onde assoma a Pedra Lisa. Cerca de oito cursos dgua descem destas elevaes e desembocam em lagoas represadas, depois de irrigarem o tabuleiro. Um deles, o valo da Ona, deflua na extinta lagoa do mesmo nome, sugerindo a espcie animal que freqentava suas imediaes. O caf se expandia para aquelas regies com tal vigor que, em 1844, cerca de 120 colonos belgas l se instalaram. A experincia malogrou, permanecendo apenas o belga contratante, que se dedicou a substituir matas por cafezais. Jos Fernandes da Costa Pereira, um dos grandes proprietrios naquela regio, tomou a si a tarefa de ampliar e regularizar o canal da Ona, de forma a facilitar o escoamento de madeiras e da produo da Pedra Lisa. Com recursos obtidos por subscrio popular, realizou a obra em tempo recorde: iniciada em 10 de julho de 1840, ela foi concluda em 3 de novembro do mesmo ano. No . 244, de 10 de maio, o governo provincial ano seguinte, contudo, pela lei n determinou que a Cmara Municipal de Campos indenizasse Jos Fernandes da Costa Pereira com a importncia de quatro mil e seiscentos contos de ris e se tornasse proprietria do canal, encarregando-se de sua limpeza e conservao, bem assim da cobrana de taxas aos usurios. Descendo do serto da Pedra Lisa, o valo drenava diversos brejos, alargava-se num ponto denominado Porto da Madeira, entrava na lagoa da
20
Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1 n. 2, jul./ dez. 2007

Ona e dela saa em direo ao rio Muria. No tempo das guas, desciam por ele pranchas conduzindo madeiras e produtos agrcolas em direo a Campos e So da Barra, por onde eram exportados. Cumpriu ele o mesmo papel dos canais de Cacimbas, do Nogueira, Campos-Maca e do Jacar, este natural e ligando a lagoa das Pedras ao rio Paraba do Sul, at que as ferrovias principiassem a substitu-los na segunda metade do sculo XIX (SOUTO, 1850; MELLO, 1886; FEYDIT, 1979; LAMEGO, 1947). Com as obras do Departamento Nacional de Obras e Saneamento, o canal da Ona passou a contornar a lagoa do mesmo nome por fora, deixando de aliment-la de gua. Drenada pelo segmento do canal jusante do ecossistema lagunar, ele foi estiolando at ser transformado em terra para o plantio de cana. Todavia, o vigor da estao das guas de 1996-1997 fez a lagoa ressuscitar em parte, com seu rpido povoamento por peixes, rpteis (jacar-de-papo-amarelo) e mamferos (lontra). Mas, logo em seguida, a Usina Sapucaia drenou-a novamente. Seja como for, ficou demonstrada a pujana da nica lagoa do Norte Fluminense situada entre o tabuleiro e a serra.

5 Referncias . Seo de Obras BELLEGARDE, Henrique Luiz de Niemeyer. Relatrio da 5 Pblicas da Provncia do Rio de Janeiro Apresentado Respectiva Diretoria em Agosto de 1837. Rio de Janeiro: Imprensa Americana de I. F. da Costa, 1837. BELLEGARDE, Pedro DAlcantara; NIEMEYER, Conrado Jacob de. Nova Carta Corogrfica da Provncia do Rio de Janeiro (publicado por Eduardo Bensburg). Rio de Janeiro: Litografia Imperial, 1865. ______. Nova Carta Corogrfica da Provncia do Rio de Janeiro. Nova Iorque: G.W. & C.B. Colton, 1866. CMARA MUNICIPAL DE CAMPOS. Cdice 17,72. COUTINHO, Jos Joaquim da Cunha de Azeredo. Ensaio Econmico sobre o Comrcio de Portugal com suas Colnias. In: Obras Econmicas. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1966.

Campos dos Goytacazes/RJ

21

FEYDIT, Julio. Subsdios para a Histria dos Campos dos Goitacases. 2. ed. Rio de Janeiro: Esquilo, 1979. GES, Hildebrando de Arajo. Saneamento da Baixada Fluminense: Relatrio Apresentado pelo Engenheiro Chefe da Comisso de Saneamento da Baixada Fluminense. S.l.: s.n., 1934. INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMNIO CULTURAL. Dirio Oficial. Rio de Janeiro: s.n., 30 dez. 2002. LAMEGO, Alberto Frederico de Morais. A Terra Goitac luz de documentos inditos. Tomo V. Niteri, RJ: Dirio Oficial, 1942. ______. A Terra Goitac luz de documentos inditos. Niteri, RJ: Dirio Oficial, vol. V (1942) e VIII (1947). LAMEGO FILHO, Alberto. A Plancie do Solar e da Senzala. Rio de Janeiro: Catlica, 1934. MARTINS, Fernando Jos. Histria do Descobrimento e Povoao da Cidade de S. Joo da Barra e dos Campos dos Goitacases, antiga Capitania da Paraba do Sul e da Causa e Origem do Levante Denominado dos Fidalgos Acontecido em Meados do Sculo Passado. Rio de Janeiro: Quirino & Irmo, 1868. MELLO, Jos Alexandre Teixeira de. Campos dos Goitacases em 1881. Rio de Janeiro: Laemmert, 1886. MENEZES, Camilo de. Descrio Hidrogrfica da Baixada dos Goitacases. Campos, RJ: Ministrio da Viao e Obras Pblicas/Diretoria de Saneamento da Baixada Fluminense/Residncia da Baixada dos Goitacases, abr. 1940. REIS, Manoel Martins do Couto. Descrio Geogrfica, Poltica e Cronogrfica do Distrito dos Campos dos Goitacases, que por Ordem do Il.mo e Ex.mo Senhor Luiz de Vasconcellos e Souza do Conselho de S. Majestade, Vice-Rei e Capito General do Mar e Terra do Estado do Brasil se Escreveu para Servir de Explicao ao Mapa Topogrfico do mesmo Terreno, que Debaixo da Dita Ordem se Levantou. Rio de Janeiro: 1785, ms. original. Acervo particular do autor.

22

Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1 n. 2, jul./ dez. 2007

RIBEYROLLES, Charles. Brasil Pitoresco. v. 2. Belo Horizonte: Itatiaia; SP: Edusp, 1980. SILVA, Jos Carneiro da. Memria sobre a Abertura de um Novo Canal para Facilitar a Comunicao entre a Cidade de Campos, e a Vila de S. Joo de Maca. Rio de Janeiro: J. Villeneuve e Comp. 1836. SOUTO, Luiz Honorio Vieira (Org.). Legislao Provincial do Rio de Janeiro de 1835 a 1850, parte I. Niteri: Tip. Fluminense de Lopes & Cia., 1850. SOUZA, Antonio Joaquim de; SOARES, Jacintho Vieira do Couto. Planta e Nivelamento do Canal entre a Cidade de Maca e a Cidade de Campos, dez. 1849.

Campos dos Goytacazes/RJ

23

24

Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1 n. 2, jul./ dez. 2007

You might also like