You are on page 1of 8

FOTOGRAFAR OS PLANETAS Pedro R pedrore@mail.telepac.

pt

A fotografia de planetas, tal como alguns aspectos da fotografia solar e lunar, pode ser considerada como fotografia de alta resoluo e constitui um domnio relativamente especializado e exigente da fotografia astronmica. A maioria das fotografias de planetas actualmente realizada recorrendo ao uso de cmaras CCD refrigeradas e de Webcams. A fotografia planetria pode ser facilmente realizada a partir de um ambiente urbano em que poluio luminosa moderada ou intensa.

O que a fotografia de alta resoluo?

A fotografia de alta resoluo est relacionada com a obteno de imagens planetrias, lunares e solares com um pormenor considervel, isto , prximo do limite de resoluo do instrumento utilizado. O limite ou poder de resoluo de um instrumento por vezes calculado recorrendo clebre frmula de Dawes:

= 116 / D em que:

= menor ngulo em segundos de arco resolvido pelo telescpio D = abertura do instrumento em milmetros. Esta frmula foi calculada tomando como referncia a observao de estrelas duplas cujos componentes apresentavam magnitudes idnticas. Por exemplo um telescpio com 200 mm de abertura apresenta um poder de resoluo de 0,58. O menor pormenor visvel numa superfcie planetria no deve no entanto ser confundido com o poder de resoluo. Em condies favorveis, possvel observar pormenores com apenas 0,5 a 0,25 (diviso de Cassini em Saturno) com instrumentos de 100 mm de abertura ou inferiores. A explicao para este facto relaciona-se com diversos factores, nomeadamente o contraste e a forma do pormenor observado. Como realizar fotografias de alta resoluo

So diversos os factores que afectam a observao e o registo fotogrfico de pormenores com alguns segundos de arco nas superfcies planetrias: i) turbulncia; ii) colimao do instrumento; iii) focagem e iv) amostragem utilizada. Estes aspectos sero abordados seguidamente. Turbulncia

Existem fundamentalmente 3 tipos distintos de turbulncia: 1) turbulncia das altas camadas da atmosfera terrestre; 2) turbulncia local, verificada nas proximidades do instrumento de observao 3) turbulncia instrumental, verificada no interior do instrumento de observao. A turbulncia atmosfrica causada pelos movimentos das massas de ar das altas camadas da atmosfera terrestre. Trata-se de um tipo de turbulncia que no pode ser controlado pelo astrofotgrafo. O nico processo de evitar este tipo de perturbao consiste em observar a partir de locais em que a turbulncia atmosfrica seja mnima. A temperatura do ar atmosfrico desempenha um papel crucial. Uma camada de ar com um diferena de temperatura de apenas 1 C e com uma espessura de 15 cm. pode ser responsvel por um desvio de de comprimento de onda (/4). Nestas condies, em telescpios de pequena e mdia abertura (100 mm a 200 mm) o planeta pode oscilar no plano focal entre 0,2 a 3. Os telescpios de maior abertura so mais sensveis aos efeitos da turbulncia atmosfrica uma vez que a

coluna de ar atmosfrico onde se propaga a luz tem um dimetro igual abertura instrumental. A turbulncia atmosfrica tambm dependente da altura do objecto observado. Quanto menor for a altura de um astro sobre o horizonte, maior ser o trajecto de luz atravs da atmosfera terrestre. Por este motivo, a turbulncia mnima no znite e mxima prxima do horizonte. Os outros dois tipos de turbulncia (local e instrumental) ocorrem nas imediaes do instrumento de observao utilizado e podem ser mais facilmente evitadas. A turbulncia local produzida pelo aquecimento das camadas de ar que envolvem o telescpio. A turbulncia instrumental, produz-se no interior do prprio instrumento. A primeira minimizada quando se atingem temperaturas idnticas s da atmosfera. Habitualmente so necessrias 1 a 2 horas para que o telescpio estabilize termicamente. A segunda pode ser evitada ou diminuda se forem utilizados telescpios refractores, Schmidt-Cassegrain ou Maksutov- Cassegrain, que possuem tubos fechados, contrariamente aos telescpios reflectores de Newton, entre outros, que tm tubos abertos. Muitas vezes as noites de menor turbulncia (maior estabilidade) no so coincidentes com a melhor transparncia atmosfrica. Nuvens altas ou mesmo um nevoeiro no muito intenso podem corresponder a noites de estabilidade elevada.

Simulao do efeito da turbulncia (0,0- turbulncia nula, 0,5- turbulncia elevada) em imagens planetrias (Saturno). Telescpio Schmidt-Cassegrain 200 mm f/10. Imagens geradas com o auxlio do programa Aberrator 3.0 (http://aberrator.astronomy.net/).

Colimao

Um outro aspecto muito importante a ter em considerao a colimao ou alinhamento ptico do instrumento utilizado na obteno de imagens de superfcies planetrias. Este aspecto de crucial importncia e no pode ser descurado. Um telescpio Schmidt-Cassegrain, se no estiver correctamente colimado, pode apresentar um limite de resoluo duas vezes superior ao poder terico. Os telescpios refractores raramente necessitam de ser colimados. Ao contrrio, os telescpios reflectores de Newton e Schmidt-Cassegrain, necessitam de ser frequentemente colimados. Num telescpio reflector de Newton possvel colimar ou alinhar os espelhos secundrio e primrio. Nos telescpios Schmidt-Cassegrain geralmente s se consegue colimar o espelho secundrio. Um telescpio necessita de ser colimado quando: i) as estrelas focadas apresentam um aspecto comtico ou alongado; ii) as estrelas desfocadas apresentam uma padro no uniforme dos anis de difraco; iii) As estrelas desfocadas apresentam a sombra provocada pelo espelho secundrio descentrada. Os mtodos ou procedimentos que se descrevem em seguida podem ser utilizados para colimar um telescpio SchmidtCassegrain. A colimao de um telescpio reflector de Newton abordada em numerosas obras de referncia. O mtodo mais preciso para colimar um telescpio consiste na observao nocturna de uma estrela. Existem outros processos, nomeadamente a utilizao de uma estrela artificial ou o uso de um colimador laser, no entanto a observao de uma estrela sem dvida o processo mais simples.

A colimao deve ser efectuada numa noite em que as condies de observao sejam boas, isto , quando a turbulncia for reduzida. Aponte o seu telescpio para uma estrela relativamente brilhante e no muito prximo do horizonte. Nunca se devem utilizar prismas ou espelhos diagonais. A ocular deve ser montada directamente no porta-oculares do telescpio. A estrela utilizada no processo de colimao deve ser colocada sempre no centro do campo de viso do telescpio. Quando so efectuados ajustes e a estrela se deslocar relativamente ao centro do campo, deve-se proceder sua centragem antes de realizar qualquer outro procedimento. Comece por observar uma estrela desfocada. Se os elementos pticos do telescpio no estiverem muito desalinhados, o padro observado exemplificado na Figura 3. A obstruo provocada pelo espelho secundrio encontra-se centrada relativamente imagem desfocada da estrela. Se focar a estrela poder observar um disco de Airy perfeito com anis de difraco claros e escuros concntricos. Se ao contrrio o telescpio estiver descolimado, o padro observado tambm ilustrado na mesma Figura. Neste caso as estrelas desfocadas exibem uma sombra provocada pelo espelho secundrio descentrada, e um padro de difraco no uniforme quando a estrela focada. Para proceder colimao ter de ajustar os trs parafusos que permitem alinhar o espelho secundrio. Devem utilizar-se no processo amplificaes elevadas (superiores a 200 x). A colimao deve ser efectuada por tentativa e erro. S se deve efectuar uma correco de cada vez e logo de seguida observar o efeito provocado no padro de difraco da estrela. mais fcil comear por colimar o telescpio recorrendo a uma imagem desfocada de uma estrela. Os ajustes finais devero ser efectuados com a estrela focada, observando o seu padro de difraco.

Colimador laser utilizado para alinhar os elementos pticos de um telescpio Schmidt-Cassegarin. O uso destes dispositivos til para obter uma primeira colimao ou alinhamento dos componentes pticos. O mtodo mais preciso para colimar um telescpio consiste na observao nocturna de uma estrela tal como referido no texto. Pedro R (2001).

Estrelas observadas atravs de um telescpio Schmidt-Cassegrain. Aspecto de uma estrela focada e desfocada num telescpio colimado ( esquerda em cima e em baixo respectivamente) e aparncia de uma estrela num sistema descolimado (centro). Imagens geradas em parte com o auxlio do programa Aberrator 3.0 (http://aberrator.astronomy.net/). As setas vermelhas na imagem esquerda indicam os parafusos de colimao do espelho secundrio de um telescpio Schmidt-Cassegrain. Pedro R (2002).

Simulao do efeito da descolimao em imagens planetrias (Jpiter).Telescpio Schmidt-Cassegrain 200 mm f/10 (turbulncia 0,1). Imagens obtidas com um telescpio colimado ( esquerda) e descolimado ( direita). Imagens geradas com o auxlio do programa Aberrator 3.0 (http://aberrator.astronomy.net/).

Amostragem

Se utilizarmos uma cmara CCD para a obteno de imagens de superfcies planetrias torna-se necessrio calcular-se previamente a amostragem, ou seja a dimenso angular coberta por cada pixel ou elemento de imagem. De um modo geral devem utilizar-se amostragens que sejam cerca de duas vezes superiores ao poder de resoluo de um telescpio. Por exemplo se utilizarmos um telescpio Schmidt-Cassegrain de 200 mm de abertura, cujo poder de resoluo de aproximadamente 0,58, devem utilizar-se amostragens equivalentes a 0,3 por pixel. A amostragem (A) pode ser calculada

de um modo aproximado recorrendo a uma frmula muito simples:

A = 206 P / f em que:

P = dimenso do pixel em micrmetros (m) f = distncia focal do telescpio em milmetros. Um valor correcto de amostragem pode ser conseguido recorrendo a sistemas de projeco de imagem (positiva ou negativa). Focagem

Uma focagem precisa um requisito essencial. S se podem obter boas imagens CCD de alta resoluo quando o objecto a registar se encontre rigorosamente focado. Conseguir uma boa focagem nem sempre uma tarefa simples. A preciso da focagem varia com a distncia focal do telescpio. Quanto maior for a distncia focal, menor a preciso com que a cmara CCD tem de ser focada. Existem diversos acessrios de focagem que podem ser utilizados com bons resultados. Os telescpios Schmidt-Cassegrain movimentam o espelho primrio durante o processo de focagem. Assistese geralmente a um movimento lateral por vezes importante do objecto utilizado na focagem, quando se altera a direco da focagem. Este movimento lateral pode ser totalmente eliminado se recorremos ao uso de um porta-oculares independente, montado prximo do foco principal do telescpio. Alguns destes porta-oculares so motorizados pelo que no necessitamos de tocar no telescpio para efectuar a focagem. Qual o melhor telescpio para a realizao de fotografias de alta resoluo? Apesar da turbulncia atmosfrica desempenhar um papel central na obteno de imagens planetrias, o instrumento utilizado sem dvida mais importante. De um modo geral podemos dizer que as imagens so mais degradadas pelo instrumento do que pelas condies de observao. Qualquer telescpio de boa qualidade pode ser utilizado na obteno de imagens planetrias de alta resoluo. Apesar disso os telescpios do tipo Schmidt-Cassegrain so os mais usados com esta finalidade. Estes telescpios produzem excelentes resultados apesar de possurem uma obstruo central importante provocada pelo espelho secundrio com consequncias marcadas no contraste (reduo). Os telescpios refractores apocromticos, alm de no sofrerem qualquer tipo de obstruo, apresentam geralmente uma qualidade ptica superior. Este tipo de instrumentos atinge no entanto preos proibitivos em aberturas superiores a 100 mm. por esta razo que os telescpios compostos ou catadiptricos (Schmidt-Cassegrain e Maksutov-Cassegrain) so os mais utilizados para obter imagens de alta resoluo. Acresce o facto de ser relativamente simples ajustar neste tipo de instrumentos, a distncia focal, no sentido de se utilizar a amostragem mais adequada, recorrendo, tal como j foi mencionado, a sistemas de projeco de imagem.

Simulao do efeito da turbulncia em imagens planetrias (Marte) obtidas com o auxlio de dois telescpios distintos perfeitamente colimados. Telescpio refractor apocromtico 150 mm f/8, sem obstruo (em cima) e telescpio Schmidt-Cassegrain 200 mm f/10, 0,33% de obstruo (em baixo). Imagens geradas com o auxlio do programa Aberrator 3.0 (http://aberrator.astronomy.net/). A imagem do planeta Marte representada no canto superior esquerdo foi obtida pelo

Telescpio Espacial Hubble.

A abertura do telescpio tambm uma caracterstica importante. Os telescpios de maior abertura so mais sensveis aos efeitos da turbulncia atmosfrica. Apresentam no entanto, um limite de resoluo mais adequado obteno de imagens de alta resoluo. Os telescpios compostos com aberturas compreendidas entre 200 e 300 mm e 25 relaes focais de f/10, so excelentes instrumentos para a obteno de imagens de alta resoluo de superfcies planetrias. A montagem equatorial utilizada deve ser de boa qualidade e o sistema de guiagem suficientemente preciso para manter o planeta centrado no sensor CCD durante o processo de obteno de imagens. Deve colocar-se a montagem rigorosamente em estao de acordo com os procedimentos descritos em 10.3.1.. Podem obter-se imagens de alta resoluo de superfcies planetrias a partir de locais urbanos. Este tipo de astrofotografias no to sensvel poluio luminosa como o caso das fotografias de objectos do cu profundo. Equipamento fotogrfico As imagens planetrias de alta resoluo podem ser obtidas recorrendo ao uso de cmaras CCD refrigeradas e de Webcams. As cmaras fotogrficas convencionais so hoje em dia pouco utilizadas uma vez que emulses fotogrficas so muito menos sensveis relativamente aos sensores CCD. A utilizao de cmaras CCD permite vencer os efeitos adversos da turbulncia atmosfrica e extrair a maior quantidade possvel de informao, recorrendo respectivamente a integraes ou exposies curtas e utilizao do processamento digital de imagem (cmara escura digital). A utilizao das Webcams extremamente simples e intuitiva. Necessitam de ser ligadas a um computador para poderem funcionar. Os modelos mais recentes possuem sensores CCD de dimenses apreciveis.

Duas Webcams adaptadas para astrofotografia. 1- Philipps Vesta Pro e 2- Toucam Pro. Pedro R (2002).

As Webcams tm vindo a ser utilizadas com excelentes resultados por um grande nmero de astrofotgrafos. Apesar de existirem actualmente diversos modelos, os mais utilizados (2002) so as cmaras Vesta Pro e Toucam Pro. Ambas so alimentadas atravs da interface USB e s podem ser utilizadas em computadores que possuam a verso Windows 98 ou posterior. So equipadas com um chip colorido Sony ICX098AK de (24 bits), (659(H) x 494(V), 3,87 x 2,82 mm) e podem ser facilmente modificadas utilizando um adaptador standard de 31,7 mm ou 1 . As duas Wecams anteriormente referidas podem ser controlados a partir de software fornecido pelo fabricante. Existem no entanto diversos programas freeware que podem tambm ser utilizados com a mesma finalidade. Entre estes podemos mencionar o programa Iris (freeware) da autoria de C. Buil (http://www.astrosurf.com/buil). Este programa permite controlar todas as funes das diversas Webcams e pode ser tambm utilizado para processar as imagens obtidas. Uma vez instalados os drivers das Webcams possvel comandar as mesmas a partir de diversas plataformas, nomeadamente programas de processamento de imagem como o Photoshop ou o Paint Shop Pro recorrendo ao sistema Twain. A obteno de imagens de alta resoluo de superfcies planetrias implica a aquisio de um nmero varivel de imagens do planeta que so posteriormente registadas (alinhadas) e somadas (tambm se pode efectuar uma mdia das imagens) com o intuito de eliminar o rudo que introduzido pela electrnica da cmara e pelas condies de observao (turbulncia, poluio luminosa, caractersticas instrumentais entre outras). As Webcams permitem registar imagens individualmente ou pequenas sequncias de vdeo. Esta ltima caracterstica muito interessante uma vez que se pode proceder posteriormente ao tratamento da informao contida no vdeo escolhendo manual ou automaticamente as melhores imagens. Existem actualmente diversos programas freeware que permitem desenvolver este tipo de rotinas. Entre estes podem mencionar-se os seguintes: Iris (Aquisio e processamento de imagens CCD)

http://www.astrosurf.com/buil/us/iris/iris.html

Astro-snap (Aquisio de imagens) http://www.geocities.com/astro_snap

Registax (combinao de imagens) http://aberrator.astronomy.net/registax

Vnus (esquerda) e Saturno (direita). Telescpio Schmidt-Cassegrain 200 mm f/10, cmara Logitech Quickcam. Paulo Coelho (1999).

Jpiter (20020128). Telescpio Schmidt-Cassegrain 200 mm f/10, cmara Toucam Pro. Paulo Coelho (2002).

Imagens dos planetas Marte, Saturno e Jpiter. Telescpio Schmidt-Cassegrain 250 mm f/10, cmaras CCD SBIG ST-5C. Antnio Cidado (1999/2001).

Imagens dos planetas Jpiter e Marte. 1- Jpiter (sonda Cassini), 2- Jpiter (Antnio Cidado, 2001), 3- Marte (Telescpio Espacial de Hubble). 4- Marte (Antnio Cidado, 1999).

Imagens de alta resoluo do planeta Jpiter. Na imagem da esquerda possvel observar pormenores com apenas 0,45 na atmosfera do planeta. Na imagem da direita possvel observar algum pormenor no disco do satlite Ganimedes. Telescpio Schmidt-Cassegrain 250 mm f/10, cmara CCD SBIG ST-5C, ptica adaptativa AO-2. Antnio Cidado (2001).

You might also like