You are on page 1of 27

Caro Professor, Em 2009 os Cadernos do Aluno foram editados e distribudos a todos os estudantes da rede estadual de ensino.

Eles serviram de apoio ao trabalho dos professores ao longo de todo o ano e foram usados, testados, analisados e revisados para a nova edio a partir de 2010. As alteraes foram apontadas pelos autores, que analisaram novamente o material, por leitores especializados nas disciplinas e, sobretudo, pelos prprios professores, que postaram suas sugestes e contriburam para o aperfeioamento dos Cadernos. Note tambm que alguns dados foram atualizados em funo do lanamento de publicaes mais recentes. Quando voc receber a nova edio do Caderno do Aluno, veja o que mudou e analise as diferenas, para estar sempre bem preparado para suas aulas. Na primeira parte deste documento, voc encontra as respostas das atividades propostas no Caderno do Aluno. Como os Cadernos do Professor no sero editados em 2010, utilize as informaes e os ajustes que esto na segunda parte deste documento. Bom trabalho! Equipe So Paulo faz escola.

GABARITO
Caderno do Aluno de Cincias 5 srie/6 ano Volume 1

SITUAO DE APRENDIZAGEM 1 OS FATORES NO VIVOS DO AMBIENTE E OS SERES VIVOS

As questes de 1 a 6 tem por finalidade fazer com que os alunos reflitam sobre os diferentes componentes de um ambiente. Instigue os alunos a pensar em outros elementos que poderiam compor esse ambiente.
Pginas 3 - 4

1. Os seres vivos mencionados no texto foram: rvores, orqudeas, samambaias, caracis, minhocas, formigas, vegetao mida, cigarras, passarinhos, grilos e borboletas. 2. Dos seres vivos mencionados no texto, so plantas: rvores, orqudeas, samambaias e vegetao mida. 3. Os animais que apareceram no texto e que moram no jardim so: caracis, minhocas e formigas. 4. Os animais que apareceram no texto e que poderiam ser considerados visitantes do jardim so: pssaros, cigarras, grilos e borboletas. 5. Existem alguns elementos no jardim que no so vivos. Desses elementos, aqueles que apareceram no texto foram: gua da chuva, a terra do solo, o adubo que est na terra do solo, a luz dos raios do sol. 6. Existem alguns elementos presentes no jardim e que permitem a existncia dos seres vivos. Eles podem ser vivos ou no vivos. Entre os elementos no vivos, esto: gua, luz solar, solo com adubo. Entre os elementos vivos, esto: os seres vivos que servem de alimento, como os frutos e os insetos.

Pgina 5

1. Resposta pessoal. O esperado que o ttulo possa dar ao leitor uma ideia do que ser lido no texto Um lugar vivo. 2. Desenho pessoal. Porm ele deve ter relao com o texto e mostrar elementos descritos; seres vivos e fatores no vivos. Uma boa estratgia pedir que um outro aluno analise o desenho e compare-o com o texto.

Pgina 6

1. Os seres vivos que habitam o vaso so: o vegetal, os pulges, as joaninhas, as minhocas e os microrganismos. 2. Os fatores no vivos essenciais para a sobrevivncia dos seres vivos que habitam o vaso so: o solo, a gua (quando chove ou quando o vaso regado), a luz (para o vegetal) e o ar. Pode ser que algum aluno apresente outros fatores que devem ser considerados como temperatura e vento.

SITUAO DE APRENDIZAGEM 2 INVESTIGANDO UM AMBIENTE

Pginas 8 - 10

Ambiente visitado: a resposta depender do ambiente visitado. Data da visita: a resposta depender da data da visita. Horrio da visita: a resposta depender do horrio da visita. Diversidade de animais observados no local: a resposta depender do ambiente visitado. A diversidade de animais pode ser estipulada contando-se o nmero de indivduos diferentes encontrados e/ou por meio de indcios da presena desses animais, tais como teias, ovos, pegadas, fezes etc. Diversidade de plantas observadas no local: a resposta depender do ambiente visitado. A diversidade de plantas pode ser estipulada contando-se o nmero de espcies diferentes encontradas. Importante: caso haja apenas um tipo de planta, a diversidade 1, independentemente da quantidade de indivduos. Incidncia de luz e calor nos diferentes espaos observados: a resposta depender do ambiente visitado. Aqui importante observar se h sombra ou no em cada parte do local visitado. Distribuio dos seres vivos nas diferentes partes do local: a resposta depender do ambiente visitado. A temperatura do ar em algumas regies especficas do local: a resposta depender do ambiente visitado. Para responder a esta questo ser necessrio o uso de um termmetro em diferentes partes do local visitado. interessante fazer as medies nas mesmas partes que foram avaliadas as questes sobre luz e calor e sobre os locais em que so encontrados seres vivos. Caso no tenham um termmetro, os alunos podem indicar a sensao trmica, o que menos preciso. Caractersticas do solo nas diferentes partes do local: a resposta depender do ambiente visitado. importante fazer as medies nas mesmas partes que foram avaliadas nas trs ltimas questes para poder compar-las posteriormente. Desenho pessoal.
4

Questionrio sobre os fatores vivos e no vivos do ambiente


Pginas 11 - 12

1. Resposta pessoal. interessante notar que as diferenas podem surgir por alguns fatores, como o grau de ateno na observao do local e a observao incompleta do ambiente (talvez alguns alunos tenham observado apenas uma parte do ambiente visitado). 2. Resposta pessoal. Da mesma forma como na resposta anterior, os fatores atuantes em cada parte do ambiente visitado tambm influenciam a diversidade, tais como luminosidade e tipo de solo. 3. Resposta pessoal. Geralmente, existe um conjunto de fatores no vivos que comum entre os mais diferentes ambientes. Esse grupo de fatores no vivos formado pelos seguintes elementos: gua, solo, luminosidade, presena ou possibilidade de ventos e qualidade do ar. 4. Se o ambiente visitado sofresse uma seca prolongada, as plantas provavelmente morreriam, pois elas dependem da gua para a sua sobrevivncia. 5. Se todas as plantas fossem retiradas do local visitado, isso ocasionaria um grande problema para os animais, pois eles dependem das plantas para se alimentar ou de outros animais que se alimentam das plantas. Assim, sem plantas, os animais provavelmente no sobreviveriam. 6. A resposta depender do ambiente visitado. Podem ser esperadas as seguintes interferncias: poluio, pisoteamento, desmatamento, depredao etc. 7. Resposta pessoal. Ela depende da resposta anterior, com a qual dever ser coerente.

Pgina 13

1. Resposta pessoal. esperado que os alunos associem a sobrevivncia dos seres vivos s condies ambientais ali presentes. Exemplos: se o solo for muito compactado, no provvel que se encontrem minhocas; em locais muito sombreados, espera-se encontrar poucas plantas, pois elas precisam de luz para se desenvolver. 2. Resposta pessoal. importante lembrar que os seres vivos dependem de outros para sua sobrevivncia, principalmente em relao alimentao. H bons indcios dessa
5

dependncia e que podem ser observados diretamente. o caso da polinizao e da herbivoria (folhas comidas por insetos).

Pginas 13 - 14

1. A resposta depender do ambiente escolhido. 2. Alternativa b. 3. Alternativa c.

SITUAO DE APRENDIZAGEM 3 CARACTERSTICAS DOS PRINCIPAIS ECOSSISTEMAS BRASILEIROS

Registro da discusso sobre conceitos bsicos


Pginas 15 - 16

Fatores no vivos So os diferentes elementos no vivos que integram o ambiente. Umidade relativa do ar Diz respeito porcentagem de vapor de gua presente no ar. Pluviosidade (precipitao) Quantidade de chuva no ambiente. Temperatura mdia anual Mdia das temperaturas observadas ao longo do ano. Biodiversidade Diversidade de espcies (animais, plantas, fungos, microrganismos) observadas em um ambiente. Unidades de conservao So os parques, as estaes ecolgicas, as reservas. Tem por finalidade a conservao dos ambientes naturais. Ecossistema Conjunto de fatores vivos e no vivos de um ambiente.

Pginas 16 - 18

Resposta pessoal. Resposta pessoal. 1. A resposta depender do ecossistema pesquisado. 2. A resposta depender do ecossistema pesquisado. 3. A resposta depender do ecossistema pesquisado. 4. A resposta depender do ecossistema pesquisado. 5. A resposta depender do ecossistema pesquisado. 6. A resposta depender do ecossistema pesquisado. 7. A resposta depender do ecossistema pesquisado. 8. A resposta depender do ecossistema pesquisado. 9. A resposta depender do ecossistema pesquisado. Professor, ao corrigir os roteiros de pesquisa, valorize as informaes obtidas de fontes confiveis, como sites de instituies de ensino, institutos de pesquisa,
7

zoolgicos, jardins botnicos e outros rgos governamentais e livros didticos. Valorize tambm as respostas produzidas com as palavras dos alunos e no apenas a quantidade de informao, pois o objetivo que eles conheam as caractersticas dos ecossistemas pesquisados, e no apenas copiem dados. Exemplo:

Ecossistema

Vegetao (arbrea, arbustiva ou rasteira)

Precipitao mdia anual

Temperatura mdia anual

Meses da estao seca

Animais tpicos

Floresta

Arbrea

1 600 a 3 600

24 C a 27 C

Inverno,

jabuti, 8

Amaznica

mm

entre junho e agosto

ona, macaco da cara vermelha

Mata Atlntica

Arbrea

1 300 a 4 500 mm;

18 C a 20 C

Na regio sudeste, no inverno, entre maio e setembro

ona, mico leo dourado, bugio.

Cerrado

Arbustiva

1 300 a 1 800 mm

20 C a 26 C

6 meses, de maio a setembro

lobo-guar, tamandubandeira, ema

Caatinga

Arbustiva

260 a 800 mm

25 C a 29 C

6a7 meses, de maio a dezembro

asa-branca, tatu peba, lagarto Pantanal tei.

Pantanal

Arbustiva

1 100 mm

25 C

de abril a setembro

jaburu, jacar, capivara

Pampas

Rasteira

1 200 mm

19 C

as chuvas concentra m-se nos meses de inverno

veadocampeiro; lobo-guar, gatopalheiro

Pgina 21

Resposta pessoal. Depende da pesquisa de cada aluno, mas espera-se que as imagens representem organismos que habitam os ecossistemas estudados.

Pgina 22

1. 1. Floresta Amaznica (4) Distribui-se pelos Estados da regio Nordeste que sofrem a influncia do clima semirido. 2. Mata Atlntica (2) O ip, o manac-da-serra e o palmitojuara so plantas tpicas desse

ecossistema. 3. Cerrado (3) Muitas rvores desse ecossistema apresentam razes muito longas para atingir os profundos lenis freticos. 4.Caatinga (1) o ecossistema que ocupa a maior rea territorial. 5. Pampas (5) A vegetao predominantemente rasteira. 6. Pantanal (6) A principal caracterstica desse ecossistema o alagamento peridico dos rios, o que ocasiona duas estaes muito marcantes: das cheias, entre outubro e maro, e das vazantes, entre abril e setembro.

10

2. No Estado de So Paulo podemos encontrar o ecossistema da Mata Atlntica e do Cerrado. So fatores no vivos da Mata Atlntica: elevada pluviosidade e umidade, altas temperaturas, variaes de luminosidade, declives, diferenas de altitude, influncia do mar (salinidade e vento), entre outros. So fatores no vivos do Cerrado: clima quente e mido com uma estao seca bem definida, ventos fortes, elevada luminosidade, baixa fertilidade do solo, lenol fretico profundo, entre outros.

11

SITUAO DE APRENDIZAGEM 4 AS RELAES ALIMENTARES NOS AMBIENTES

O jogo da presa e do predador


Pginas 24 - 26

O primeiro grfico depender dos resultados de cada rodada do jogo realizada entre os alunos, mas o aspecto geral ser parecido com o do grfico a seguir.

O segundo grfico depender dos resultados de cada rodada do jogo realizada entre os alunos, mas o aspecto geral ser parecido com o do grfico a seguir.

12

O terceiro e ltimo grfico depender dos resultados de cada rodada do jogo realizada entre os alunos, mas o aspecto geral ser parecido com o do grfico a seguir.

Questionrio para interpretao do jogo e dos grficos


Pginas 27 - 28

1. a) Esta resposta depender do jogo realizado pela turma. b) Esta resposta depender do jogo realizado pela turma. Mas, de uma maneira geral, possvel relacionar o aumento da populao de coelhos com a diminuio da populao de plantas. c) Com o aumento da populao de coelhos, o nmero de plantas diminui porque elas servem de alimento aos coelhos e, quanto maior for o nmero de coelhos, maior ser a quantidade de animais se alimentando de plantas. d) O tamanho da populao de coelhos foi influenciado pela quantidade de alimento (tamanho da populao de plantas), mas tambm foi influenciado pela quantidade de predadores, isto , pelo tamanho da populao de jaguatiricas. 2. a) Esta resposta depender do jogo realizado pelos alunos. O nmero de jaguatiricas ser menor na rodada posterior quela em que o tamanho da populao de coelhos atingiu o valor mais baixo.

13

b) Basicamente, o tamanho da populao de jaguatiricas depende do tamanho da populao de coelhos que, por sua vez, depende do tamanho da populao de plantas. Assim, quando os coelhos ficam sem alimento, o nmero de indivduos comea a decair, o que resultar tambm na diminuio das jaguatiricas, pois esses predadores ficaro sem alimento. Se a populao de coelhos diminuir por causa de um aumento excessivo na populao de jaguatiricas, o resultado ser o mesmo: as jaguatiricas ficaro sem alimento e comearo a morrer, reduzindo o tamanho da populao. 3. O fenmeno da natureza que poderia explicar a regra do jogo que diz que os animais mortos devem voltar como plantas a decomposio. Esse conceito no foi diretamente abordado nesta Situao de Aprendizagem; caso os alunos no o conheam, o professor dever esclarecer o que a decomposio.

Pgina 28 - 29

Glossrio
Os estudantes podem identificar diferentes palavras cujo significado no fica claro no texto. Palavras como: fauna, parque estadual, desequilbrio ecolgico, componente, hectares etc. Questionrio para interpretao da reportagem 1. Alguns animais so chamados de estrangeiros no texto porque eles foram introduzidos na ilha, isto , a ilha no era o hbitat natural/original desses animais. 2. Podemos dizer que os saguis so competidores dos morcegos na Ilha Anchieta porque ambos consomem o mesmo tipo de alimento,as frutas. 3. Os ratos silvestres so animais que se alimentam de plantas (folhas, razes, frutos, sementes e flores). Assim, com o desmatamento, a fonte de alimentos para esses animais desapareceu ou foi muito reduzida, o que resultou em dificuldade de sobrevivncia e levou extino de algumas espcies. 4. Com o desmatamento, as fontes de alimento para os ratos silvestres foram muito reduzidas. Com a introduo de animais estrangeiros, muitos dos quais tambm se
14

alimentavam de plantas, aumentou a competio por comida. Essa maior competio por um alimento que j estava reduzido, ajudou a extinguir os ratos silvestres. 5. Basicamente, os animais que so acusados de retardarem a recuperao da Mata Atlntica so aqueles que se alimentam de plantas e que apresentam grandes populaes na ilha, como a capivara, a cutia e o sagui. 6. Os animais que podem ser classificados como herbvoros so os ratos silvestres, as capivaras, as cutias, os morcegos frugvoros e os caprinos; os animais que podem ser classificados como carnvoros so as serpentes e os felinos; os animais que podem ser classificados como onvoros so as aves e os saguis. 7. As plantas so capazes de produzir seu prprio alimento, incorporando a energia solar com a gua e o gs carbnico do ar atmosfrico. As plantas produzem seu alimento por meio de um processo chamado fotossntese. Esta questo no foi tratada diretamente nesta Situao de Aprendizagem e portanto pode requerer mais explicaes do professor ou uma pesquisa complementar. 8. A introduo de uma espcie de felino poderia ajudar a resolver o problema do desequilibro ambiental na Ilha Anchieta, porque seria um predador das espcies herbvoras ou onvoras que apresentam grande populao, como as capivaras, as cutias e os saguis. Assim, o predador ajudaria a diminuir a populao dessas espcies, o que diminuiria a competio por alimentos travada com os animais originais da ilha ou com as aves que tentam se alojar nesse ambiente. A espcie poderia ser considerada estrangeira pois seria introduzida na ilha. 9. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno utilize conceitos trabalhados na Situao de Aprendizagem para responder a esta questo, propondo o reflorestamento, para aumentar a disponibilidade de alimentos para os ratos silvestres ou a reproduo em cativeiro e posterior introduo de ratos silvestres na ilha. 10. Resposta pessoal.

Pgina 32

1. Esta resposta depender do jogo realizado pelos alunos, mas o grfico deve se aproximar do modelo a seguir.

15

2. Os animais, tanto herbvoros como carnvoros precisam de alimento para sobreviver e reproduzir. Sem alimento, as populaes diminuem porque os animais no conseguem sobreviver nem reproduzir. Sem plantas, os animais herbvoros no resistem e, sem esses animais, os carnvoros tambm no sobrevivem.

Pginas 32 - 35

1. Se retirssemos todas as plantas do mundo no existiria mais alimento para nenhum ser vivo, inclusive para ns. As plantas servem de alimento para alguns animais que, por sua vez, servem de alimentos para outros animais. 2. a) Produtores (c) Animais que se alimentam de outros animais b) Herbvoros (a) Seres vivos que produzem seu prprio alimento c) Carnvoros (b) Animais que se alimentam de seres produtores d) Onvoro (d) Seres vivos que se alimentam de produtores e de consumidores

3. Alternativa b.
16

4. Alternativa c. 5. Alternativa d. 6. O nmero de cobras jararacas diminui quando a populao de saguis cresce por dois motivos: primeiro porque os saguis se alimentam dos ovos de aves, que tambm so alimentos das cobras; segundo, porque os saguis se alimentam de frutos e sementes, diminuindo a quantidade de alimento dos ratos silvestres e das aves, que servem de alimento para as jararacas.

17

SITUAO DE APRENDIZAGEM 5 A AO DOS DECOMPOSITORES NO APODRECIMENTO DO MINGAU

Pginas 35 - 37

1. Resposta pessoal. esperado que os alunos faam alguma relao com as condies nas
quais o mingau ser mantido.

2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos utilizem o conhecimento prvio para responder a
esta questo.

Registro de procedimentos (como fazer ou o que foi feito?) Incentive o registro dos detalhes do procedimento, explicando que essa uma etapa importante na Cincia, pois permite a uma outra pessoa realizar os mesmos testes em outro local ou em outro momento para certificar-se dos resultados obtidos. Previses Para fazer previses, os alunos devero utilizar o conhecimento prvio que possuem sobre o assunto, alm de relacion-lo com os procedimentos realizados para cada copo. Espera-se que haja coerncia entre as previses. Por exemplo: se os alunos consideram que fechar o copo retarda o apodrecimento, ento isso dever ser considerado para os copos 2 e 4. Registro de resultados obtidos esperado que o copo 1 apresente o maior nmero de colnias de decompositores, pois ficou aberto e fora da geladeira. O desenho deve ser coerente com o que se observa. esperado que o copo 2 apresente um nmero considervel de colnias de decompositores, pois ficou fora da geladeira e, provavelmente, houve contaminao antes de fechar o copo. O desenho deve ser coerente com o que se observa. Dependendo das condies de higiene da geladeira, o copo 3 pode apresentar algumas colnias ou no. O desenho deve ser coerente com o que se observa.
18

esperado que o copo 4 apresente o menor nmero de colnias de decompositores, pois ficou fechado e dentro da geladeira. O desenho deve ser coerente com o que se observa.

Pginas 38 -39

1. Resposta pessoal. Mas o aluno dever explicar que basicamente, os decompositores


desagregam a matria orgnica transformando-a em sais minerais que enriquecem o solo. Esses sais minerais sero absorvidos pelas plantas e as ajudaro no desenvolvimento e sobrevivncia.

2. Os seres vivos que podem ser classificados como produtores na Floresta Amaznica so todas as plantas, das mais diferentes espcies. Os vegetais podem ser chamados de produtores porque realizam a fotossntese e, por isso, produzem o prprio alimento a partir de energia solar, gua e gs carbnico do ar atmosfrico. 3. Os seres vivos que podem ser classificados como consumidores na Floresta Amaznica so todos os animais, tanto os herbvoros quanto os carnvoros, pois eles precisam consumir outro ser vivo para sobreviver, j que no so capazes de produzir seu prprio alimento. 4. O experimento do mingau tambm trata dos decompositores e, por isso, est relacionado ao texto sobre o solo da Floresta Amaznica. O apodrecer do mingau, na verdade, a ao dos decompositores sobre esse alimento. 5. Se todos os seres vivos decompositores desaparecessem, a Floresta Amaznica, com o passar do tempo, tambm deixaria de existir, porque as plantas no conseguiriam sobreviver por muito tempo e, assim, faltaria alimento aos animais. Sem os decompositores, a matria orgnica (seres vivos que morreram) no seria decomposta e, portanto, o solo se empobreceria rapidamente, deixando as plantas sem sais minerais para se desenvolverem. 6. Resposta pessoal. esperado que o novo ttulo fornea ao leitor uma ideia do que ser lido.

19

Pgina 40

1. Precisamos ferver todos os copos antes de comear o experimento para esteriliz-los, ou seja, fervemos os copos para matar os micrbios, entre eles os seres decompositores. A presena de decompositores desde o incio do experimento atrapalharia a interpretao dos resultados. 2. Os decompositores que infestaram o copo 3 vieram do ar atmosfrico. 3. Os copos 1 e 3 apresentaram resultados diferentes porque foram submetidos a condies diferentes. Como o copo 3 foi deixado dentro da geladeira, a baixa temperatura do ambiente dificultou o desenvolvimento dos decompositores. Fora da geladeira, eles puderam se desenvolver melhor.

Pginas 40 - 41

1. importante retirar a fruta estragada, porque os seres vivos decompositores podem passar para as demais frutas da fruteira e estrag-las tambm. 2. Aps abertos, os alimentos ficam expostos ao ar, onde existem microrganismos decompositores que podem se alimentar desses produtos, provocando o apodrecimento. Na geladeira, a velocidade desse processo de decomposio diminui, mas tambm ocorre. Por isso, recomenda-se consumir o alimento em at dois dias. 3. Alternativa c. 4. Alternativa d. 5. a) Produtores (b) Seres vivos que se alimentam de

outros seres vivos. b) Consumidores (a) Seres vivos que realizam

fotossntese. c) Decompositores (c) Seres vivos que transformam os

restos de todos os seres vivos em nutrientes (sais minerais).


20

SITUAO DE APRENDIZAGEM 6 O CICLO HIDROLGICO E O USO DA GUA PELO SER HUMANO

Terrrio
Pginas 43 - 45

Registro de procedimentos Incentive o registro dos detalhes do procedimento, explicando que essa uma etapa importante na Cincia, pois permite a uma outra pessoa realizar os mesmos testes em outro local ou em outro momento para certificar-se dos resultados obtidos. Registro de observao Mais uma vez importante registrar, por meio de texto ou imagem, detalhes dos resultados. Isso porque algumas mudanas no so muito destacadas ou so pequenas em tamanho, mas podem indicar o acontecimento de processos relevantes. Discusso dos resultados observados 1. As plantas puderam sobreviver mesmo sem rega, porque elas utilizaram a gua que j estava dentro do terrrio. As plantas absorveram a gua que estava na terra e depois eliminaram essa gua como transpirao. A gua transpirada voltava para o solo e era, ento, absorvida novamente. 2. As gotas que se formaram dentro do terrrio vieram da transpirao das plantas e da evaporao de parte da gua que estava na terra. 3. O desaparecimento das gotas pode significar dois fenmenos: (1) a evaporao dessas gotas transformao do estado lquido em estado gasoso; (2) o gotejamento e a absoro pela terra. Teste para verificao da transpirao das plantas Incentive o registro dos detalhes do procedimento e dos resultados, explicando que essa uma etapa importante na Cincia, pois permite a outra pessoa realizar os mesmos testes em outro local ou em outro momento para certificar-se dos resultados obtidos.

21

O copo suado
Pginas 45 - 46

1. Resposta pessoal. Mas, dever conter detalhes da montagem. Incentive o registro dos
detalhes do procedimento e dos resultados, explicando que essa uma etapa importante na Cincia, pois permite a outra pessoa realizar os mesmos testes em outro local ou em outro momento para certificar-se dos resultados obtidos.

2. Esta questo no simples e, provavelmente, trar muitas dvidas. Talvez alguns alunos j consigam explicar que a formao das gotas se deve condensao do vapor presente no ar atmosfrico ao entrar em contato com a parede externa do copo, que apresenta uma temperatura menor. Porm, outros alunos podem explicar que as gotas so resultantes da gua que estava no interior do copo e, de alguma forma, atravessou o vidro. um exerccio muito interessante envolver os alunos para que busquem formas simples de provar que as gotas de gua de condensao no vieram do interior do copo. Uma forma de fazer isso seria deixar um copo de vidro vazio dentro do
congelador de uma geladeira por cinco a dez minutos, retir-lo e esperar a formao das gotas. Outra forma seria utilizar um lquido colorido no interior do copo e mostrar que as gotas que aparecem do lado de fora no so coloridas.

3. Registro pessoal, que dever explicar as outras hipteses da classe.

Pginas 46 - 47

1. Resposta pessoal. 2. Resposta pessoal. importante aparecer na resposta que o aparelho funciona com base
na evaporao e condensao da gua. A gua que estava no copo, misturada com corante e talvez outros materiais, evaporou. O vapor de gua atingiu o plstico e condensou, retornando ao estado lquido, mas agora separada dos materiais que a tornavam no bebvel.

22

Questes de interpretao
Pgina 48

1. A tabela mostra que o escoamento superficial maior nos ambientes urbanos do que nos ambientes rurais. A gua escorre pela superfcie quando no se infiltra no solo. O solo das reas urbanas permite menor infiltrao das guas das chuvas, porque mais impermevel do que o das reas rurais. O solo fica mais impermevel quando cimentado e asfaltado. 2. A infiltrao superficial nos solos dos ambientes rurais maior do que nos ambientes urbanos porque os solos dos ambientes rurais so menos impermeveis, ou seja, so menos cimentados ou asfaltados em relao aos solos dos ambientes urbanos. 3. A infiltrao profunda maior nos solos dos ambientes rurais, porque nesses ambientes a quantidade de solo permevel maior do que nos ambientes urbanos.

Texto sobre contaminao da gua


Pgina 48

1. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno utilize o conhecimento adquirido para responder a
esta questo. Portanto, neste momento, no existe resposta correta.

2. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno utilize o conhecimento adquirido para responder a
esta questo. Portanto, neste momento, no existe resposta correta.

Pginas 49 - 50 Glossrio

Os estudantes podem reconhecer diferentes palavras cujo significado pode no estar claro no texto, entre elas: sintomas, problemas neurolgicos, solventes clorados, meno, eferentes etc. 1. Os resduos de uma indstria correspondem aos materiais que no sero mais utilizados e que, geralmente, so descartados. 2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que, com o movimento constante das guas dos rios, os resduos so levados pela correnteza. Isso
23

rapidamente e facilmente resolvia o problema de o que fazer com os resduos produzidos. 3. perigoso comer um peixe que se desenvolveu em um rio que serve de descarte para os resduos de uma indstria, porque este peixe pode ter incorporado os resduos em seu corpo, ou quando bebeu a gua do rio ou quando se alimentou de um outro ser vivo que bebeu ou absorveu essa gua. 4. Resposta pessoal. Mas espera-se que seja coerente com o problema. O aluno pode
propor a construo de um local para armazenar a gua, o tratamento do esgoto industrial antes que este seja despejado nos rios ou, ainda, a adoo de produtos no txicos pelas indstrias.

Pgina 51

1. As gotas de gua que apareciam dentro do terrrio se formavam pela condensao do vapor de gua. O vapor de gua dentro do terrrio tem duas origens: (1) a umidade do ar atmosfrico que est dentro do terrrio; (2) a evaporao da gua que estava na terra ou dentro do corpo das plantas e de outros seres vivos que estavam no terrrio. 2. O problema das enchentes nos ambientes urbanos ocorre principalmente porque existe um alto escoamento superficial e pouca infiltrao, tanto superficial como profunda, das guas das chuvas no solo. Com o aumento das chuvas, as guas escoam e se acumulam em locais de pior drenagem. Se tivssemos uma quantidade maior de solo permevel nos ambientes urbanos, os problemas de enchentes seriam menos graves. 3. Embora exista o ciclo da gua, as pessoas precisam entender que a gua pode ser poluda pelos mais diferentes resduos e isso pode fazer com que os estoques de gua prpria para uso e consumo humano se esgotem com o passar do tempo. Alm disso, outros fatores, como qualidade dos solos e manuteno de florestas, tambm influenciam o ciclo da gua, podendo afetar a quantidade de gua disponvel em certas regies.

24

Pgina 51 - 52

1. Espera-se que os alunos recordem que, apesar de aproximadamente 3/4 da superfcie da Terra ser coberta por gua, a maioria dela no est diretamente disponvel para o consumo humano e de outros seres vivos. Alm disso, dependendo do uso feito dessa gua, ela pode se tornar imprpria para consumo humano. 2. O espelho do banheiro fica embaado, porque a alta temperatura do chuveiro causa a evaporao de parte da gua. Quando o vapor de gua entra em contato com a baixa temperatura da superfcie do espelho, condensa-se. So pequenas gotas de gua que embaam o espelho. 3. Alternativa d. 4. Alternativa c.

Pginas 53 - 55

1.

Observao: Embora as algas e o fitoplancton no tenham sido citados no texto elas aparecem aqui apenas para que a teia alimentar no fique sem a presena dos produtores. 2. Espera-se que o aluno elabore um texto descritivo, no qual apaream os termos destacados na figura e sua respectiva explicao. Exemplo: quando as gotas de gua se acumulam nas nuvens, ocorre a precipitao, que a chuva.
25

AJUSTES
Caderno do Aluno de Cincias 5 srie/6 ano Volume 1

Professor, a seguir voc poder conferir alguns ajustes. Eles esto sinalizados a cada pgina.

26

Cincias 5a srie, 1o bimestre

sequilbrios nas cadeias e teias alimentares.

Propostas de questes para aplicao em avaliao


Habilidade especfica: conceituar seres vivos produtores, herbvoros, carnvoros e onvoros. 7. O que aconteceria, inclusive com voc, se retirssemos todas as plantas do mundo?

Se retirssemos todas as plantas do mundo no existiria mais alimento para nenhum ser vivo, inclusive para ns. As plantas servem de alimento para alguns animais que, por sua vez, servem de alimentos para outros animais. 8. Faa a correspondncia entre os conceitos da esquerda com as definies da coluna direita. Respostas: c; a; b; d

a. Produtores

( ) Animais que se alimentam de outros animais.

b. Herbvoros ( ) Seres vivos que produzem seu prprio alimento. c. Carnvoros d. Onvoros ( ) Animais que se alimentam de seres vivos produtores. ( ) Seres vivos que se alimentam de produtores e de consumidores.

Habilidade especfica: entender as causas e as consequncias dos desequilbrios nas cadeias e teias alimentares. Considere a teia alimentar da Ilha Anchieta, no litoral sul do Estado de So Paulo, para responder s questes 9, 10, 11, 12.
insetos jaguatirica morcegos frutos e sementes

Habilidade especfica: reconhecer os diferentes papis dos seres vivos em uma teia alimentar. 9. Assinale a alternativa que apresenta os seres vivos nesta ordem: produtor, herbvoro e carnvoro. a) Ratos, insetos e jararaca. b) Frutos, insetos e jaguatirica. c) Morcegos, saguis e aves.

saguis jararaca aves ratos silvestres

d) Frutos, aves e insetos.

45

You might also like