You are on page 1of 4

Boletim

Mulheres contra o racismo


Nmero 2 Novembro de 2011

Campanha pelo fim da Violncia contra as Mulheres ganha nova fase


A
campanha pelo Fim da Violncia contra as Mulheres, com foco no racismo, ganhou uma segunda fase, que conta com novos materiais de divulgao e atividades. Parte do material e as estratgias da campanha foram preparadas em uma oficina da Frente de Luta pelo Fim do Racismo e a Frente de Luta pelo Fim da Violncia contra as Mulheres da AMB, reunidas no Rio de Janeiro em outubro de 2011. A campanha agitou as militantes da Articulao de Mulheres Brasileiras ao longo de 2011. A apresentao em maro, durante o Encontro Nacional da AMB, fez com que muitos agrupamentos estaduais se engajassem no lanamento da campanha, em 25 de julho, Dia da Mulher Afro-latino-americana e Afro-caribenha. Rodas de conversa, debates, cabelaos e oficinas trataram do tema central da campanha: a afirmao da beleza dos cabelos das mulheres negras como resistncia ao racismo, entendido como forma de violncia simblica e psicolgica. Nesta fase, mostramos nossa criatividade. Em breve, todas conhecero os novos vdeos e sabero de cor a linda msica Uial Mulher, de autoria do grupo Loucas de Pedra Lils (AMB/Frum de Mulheres de Pernambuco) e gravada pelas companheiras dos Tambores de Safo (AMB/Frum Cearense de Mulheres) para nossa campanha! As atividades seguem em 2012, priorizando as seguintes dimenses: Pedaggica: esta dimenso ser interna AMB, voltada para as militantes que fazem parte dos agrupamentos, envolvendo atividades como oficinas, rodas de conversa, produo de texto e criao de recursos audiovisuais nos estados; Institucional: direcionada s DEAMs, Centros de Referncia da Mulher, Juizados especiais e rede de sade. Estaremos atentas ao chamado racismo institucional; Externa: voltada para toda sociedade.

Uial Mulher!
Negras de turbantes e saias rodadas Cantam o linguajar das nossas avs Palavras fortes, benzendo e curando Salub Vov! Salub Vov! Uial mulher! Uial! Pitomba oi Pit! Voz bonita pra valer! Salub vov! Salub vov! Bote banca exija respeito Quem te d valor desperta a gana Corta a raiz do preconceito Racismo fel plantado na lama [...] Livre, quero cravar os dentes Malagueta e coragem, Na turba da malandragem Canalha e prepotente Negra no favela Nem cozinha de novela Negra a cor da certeza Da vontade e da beleza Todo momento do dia Que me lembra a serventia A vergonha, a escravido Grito: Quero reparao! Uial mulher! Voz bonita pra valer A sociedade das negras agora est aberta Ha muitas mulheres alertas E libertas pra viver! [...]

Violncia domstica
s mulheres chegamos aos dias de hoje com a sensao de que muita coisa mudou e melhorou em nossas vidas em relao a geraes anteriores. Podemos estudar, votar, dirigir e trabalhar por uma remunerao. Conquistamos uma lei que nos protege contra violncia domstica e familiar e no precisamos mais de autorizao formal de pais e maridos para fazer negcios. Tudo isso foi conseguido com a luta das prprias mulheres, brancas, negras, indgenas, do campo, urbanas, trabalhadoras de casa, das empresas, das ruas... Essa comparao com o passado faz muitas de ns e muitos homens tambm acreditarem que no temos do que reclamar e que o feminismo est superado. Mas, quando percebemos que as mulheres so diferentes entre si e comparamos nossa condio com a dos homens, brancos e camadas privilegiadas da nossa sociedade, temos a sensao de que ainda vamos ter que lutar muito para viver em um mundo politicamente igual, justo e no qual todas ns possamos nos sentir livres, autnomas, seguras e respeitadas. Em se tratando da violncia contra as mulheres, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) uma grande conquista de todas as brasileiras. Criada h 5 anos, no dia 07 de agosto de 2006, ela no existiria sem a garra do movimento feminista e dos movimentos de mulheres, que, indignados com a negligncia com que ramos tratadas, exigiram do Estado brasileiro a criao de um mecanismo que reconhecesse a violncia domstica e familiar como uma afronta a nossos direitos humanos e que nos protegesse. Uma grande vitria que no pode ser traduzida em nmeros: hoje, todas as pessoas sabem que bater em mulher crime! Muitas crianas, adolescentes e jovens crescem e se desenvolvem ouvindo isso e, felizmente, muita gente no aceita mais ouvir que em briga de marido e mulher no se mete a colher.
2
Mulheres contra o racismo

e racismo:
mulheres negras e brancas. No caso das mulheres negras, essa taxa est crescendo, enquanto diminui para as mulheres brancas. Os estados campees de desigualdades entre brancas e negras so Alagoas, Paraba, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Pernambuco, nesta ordem. Olhando para o pas como um todo, constatamos que, somente em 2008, morreram 45,7% mais mulheres negras do que mulheres brancas1! Essa diferena, alm de muito preocupante, sugere que a aplicao de leis e polticas pblicas, para acabar com a violncia contra as mulheres, precisam ser pensadas e implementadas de forma diferente para brancas e negras. necessrio que o poder pblico, a academia e os movimentos sociais investiguem e expliquem melhor porque ela ocorre dessa forma e criar mecanismos para que as mulheres negras tambm tenham seus direitos garantidos, a partir de suas especificidades sociais ou culturais. Por um lado, possvel que as mulheres negras estejam sendo mais agredidas se sim, resta saber se na rua, em casa, ou em ambos. Porm, pode haver outra explicao, de cunho social e racista, pois, embora existam processos de resistncias e aos poucos sejam criadas imagens alternativas, nossa cultura ainda tende a retratar as mulheres negras como erotizadas, bestializadas, instintivas, que devem ser capazes de agentar tudo. O racismo, assim, contribui para que as mulheres negras no sejam valorizadas como seres humanos e sujeitos que contribuem para a sociedade. Seu espao social acaba restrito a funes sexuais para servir aos homens. Para muitas pessoas, as mulheres negras so descartveis e, por isso, podem apanhar e morrer.

Muitos homens, por medo ou reflexo (ou pelos dois) desistiram de agredir suas companheiras e muitas mulheres tomaram coragem de denunciar a violncia. Tudo isso parece muito bvio, e at inacreditvel pensar que no era assim h 5 anos atrs. Comemoramos todas essas mudanas! E nos perguntamos: todos esses avanos foram suficientes para garantir direitos plenos a todas e acabar com desigualdades? A resposta um sonoro NO! O que, infelizmente, no muito surpreendente, j que uma lei pode fazer muito, mas no pode acabar de uma vez por toda com a mentalidade machista e racista que ainda existe na sociedade e no Estado.

As mulheres so todas iguais? O que os nmeros nos dizem...


At hoje, os governos nunca se preocuparam em fazer uma pesquisa ampla, de qualidade, para saber mais sobre a violncia contra as mulheres que considerassem suas diferenas e desigualdades de raa, classe social, orientao sexual e identidade de gnero. Isso j mostra que enfrentar esse problema no uma prioridade para esses governos. E o problema no pequeno: os dados existentes apontam que 43% das mulheres j sofreram algum tipo de violncia domstica e familiar. Ou seja, quase metade de todas as pessoas do sexo feminino. No Brasil, a taxa de homicdio de mulheres, que o nmero de pessoas vtimas de homicdios a cada 100 mil habitantes, diminuiu muito pouco entre 1998 e 2008. Em 1998, tnhamos 4,27 homicdios de mulheres para cada 100 mil. Em 2008, foram 4,17 para cada 100 mil. O que mudou, de fato, foi o aumento das desigualdades nas taxas de homicdios de

1 Infelizmente, no possvel obter os dados relativos aos anos anteriores devido a problemas de estimativa do nmero de mulheres brancas e negras nas UFs.

Novembro de 2011

o que falta para a Lei Maria da Penha proteger as mulheres negras?


Alm disso, a maior parte das mulheres pobres e que vivem em territrios violentos so negras, o que as torna mais sujeitas a diversos tipos de violncia e dificulta seu acesso a delegacias, casas-abrigo, assessoria jurdica etc. Por outro lado, essas imagens negativas atreladas s mulheres negras tambm contaminam parte do Poder Judicirio, das estruturas policiais e de outros rgos que deveriam atender as mulheres que sofrem violncia. o chamado racismo institucional, que nos impede de acessar nossos direitos e acaba nos impondo outras formas de violncia: pelo racismo. Mesmo assim, o que vemos ao nosso redor, que as mulheres negras no se calam, lutam, resistem. Em nossa multiplicidade, trabalhamos, produzimos inmeras formas de saber e de riquezas, conquistamos espaos para afirmao da nossa beleza e para gozo do nosso lazer, e sobretudo, lutamos para ter uma vida digna. violncia s mulheres, ela deve ser implementada, e no alterada. Para isso, reivindicamos dos governos federal, estaduais e municipais a expanso dos servios, polticas e equipamentos pblicos que garantam sua aplicao. Eles ainda esto longe de atender as necessidades das brasileiras, o que coloca a vida de muitas de ns em risco. No podemos mais ser ignoradas pelas polticas de Segurana Pblica. Queremos um Poder Judicirio democrtico, que, em vez de reproduzir o racismo e machismo de nossa sociedade, contribua para sua superao. Temos denunciado e vamos continuar nos posicionando, junto com os sujeitos aliados que temos ali, contra decises machistas que culpam as mulheres pela violncia que sofrem e que recusam os mecanismos legais inovadores que batalhamos tanto para criar. Repudiamos todas as formas de desigualdades e damos continuidade luta pelo fim do racismo. Queremos que os poderes pblicos finalmente ouam as vozes das mulheres negras e indgenas e reconheam as inmeras formas de desigualdade e discriminao que as atinge. E que o Estado se dedique a promover nossos direitos. Uma vida sem violncia direito de todas, e no apenas de algumas. Na AMB, estamos atentas e comprometidas a produzir anlises e incidncias feministas que considerem a questo tnica e racial. Sabemos que fomos capazes de avanar muito, mas que ns mulheres temos, sim, muito a conquistar. por isso que seguimos nossa luta feminista e gritamos bem alto para quem quiser ouvir: queremos uma sociedade justa e igualitria para todas as pessoas! De todas as raas, de todas as cores e etnias, do campo e da cidade, do litoral e da floresta. De todas as idades e orientaes sexuais! Queremos justia, autonomia e liberdade! Taxa de homicdios femininos por raa/cor e ndices de vitimizao de mulheres negras
UF/REGIO Acre Amap Amazonas Par Rondnia Roraima Tocantins NORTE Alagoas Bahia Cear Maranho Paraba Pernambuco Piau Rio Grande do Norte Sergipe NORDESTE Esprito Santo Minas Gerais Rio de Janeiro So Paulo SUDESTE Paran Rio Grande do Sul Santa Catarina SUL Distrito Federal Gois Mato Grosso Mato Grosso do Sul CENTRO-OESTE BRASIL Taxas (em 100 mil) Vitimizao % Branca Negra 5,7 0,0 1,4 3,1 5,7 8,8 2,7 3,2 0,6 2,2 1,3 1,1 1,0 2,6 1,5 1,2 2,9 1,7 3,9 2,8 2,9 3,2 3,1 6,1 4,0 2,7 4,4 1,6 3,7 4,4 4,3 3,6 3,2 2,0 5,3 4,4 4,8 4,3 3,3 3,3 4,4 6,4 4,4 2,6 2,9 6,3 9,0 2,6 4,9 3,4 4,7 13,1 4,0 6,0 2,9 4,5 3,8 3,2 2,1 3,4 8,3 6,3 6,4 3,8 6,3 4,7 -65,2 201,9 55,3 -23,5 -62,8 22,5 35,6 1.022,1 99,7 103,4 169,1 517,5 251,4 70,4 323,7 19,1 176,8 232,3 44,5 107,5 -10,0 46,4 -37,2 -20,6 -21,5 -23,9 422,8 69,2 44,0 -12,0 77,1 45,7

Mulheres unidas pela igualdade e pela liberdade


Ns, mulheres da AMB, queremos direitos para todas! Queremos polticas pblicas e mecanismos legais que continuem diminuindo o ainda elevado nmero de homicdios e agresses s mulheres brancas. E tambm queremos que esses mesmos instrumentos garantam os direitos e a dignidade de negras e indgenas. Queremos andar livremente pelas ruas a qualquer hora do dia e da noite e com a roupa que desejarmos! Queremos ter autonomia e no aceitamos ser tratadas como inferiores. por isso que, em 2011, celebramos a Lei Maria da Penha como uma grande conquista de todas. Considerada uma das melhores leis do mundo para assegurar uma vida livre de

Fontes:SIM/SVS/MS. Elaborao: Julio Jacobo Waiselfisz

Novembro de 2011

Mulheres contra o racismo

A luta antirracista com a


Assumir as desigualdades e construir nosso poder como agentes de transformao social o que nos d fora para reformular prticas e ideias racistas
cotidianas. Tambm nos motiva a desconstruir hierarquias, privilgios, preconceitos e esteretipos que muitas vezes nem percebemos que existem, porque foram aprendidos h muito tempo e so considerados naturais. Para isso, precisamos de muita coragem, cabea aberta e determinao. Este debate tem sido central para a Frente de Luta Antirracista da AMB. Se percebemos ser fundamental tomar a luta antirracista como prioridade do nosso movimento feminista, precisamos lidar com algumas questes urgentes: O que as mulheres brancas tm a ver com o racismo? O que as mulheres negras e as mulheres indgenas tm a ver com o racismo? Como podemos produzir interpretaes, propostas e aes que considerem com o mesmo peso as experincias de todas ns, e no apenas das mulheres brancas? A professora Maria Aparecida Bento1 relata seu aprendizado ao longo de mais de 20 anos ministrando cursos de formao sobre raa para instituies do movimento sindical. Ela conta que a maioria d@s participantes, ao discutir raa, espera falar sobre algo que est na sociedade, l fora, e que no @s envolva diretamente ou envolva as instituies de quem fazem parte. Ela conta que a tarefa mais delicada discutir o fato de que as pessoas brancas obtm privilgios concretos e/ou simblicos em uma sociedade racista. Por outro lado, a condio de estar sujeit@ discriminao, associada inferioridade e muitas vezes internalizada, nem sempre assumida prontamente pelas pessoas negras.

cara da AMB
Este conhecimento sobre como o racismo funciona l fora e aqui dentro, em vez de nos dividir, deve nos aproximar na busca de alternativas e de mudanas concretas. Assumir as desigualdades e construir nosso poder como agentes de transformao social o que nos d fora para reformular prticas e ideias racistas. E essa uma tarefa de todas da AMB, seja em momentos de discusso e articulao das mulheres negras, seja em espaos que renem mulheres de todas as raas e etnias. A AMB j deu passos importantes nesse sentido. Desde sua criao, as mulheres negras tm estado presentes nas instncias de deciso e articulao do movimento. Dialogamos com outras articulaes e movimentos de mulheres negras, contamos com uma Frente para lidar com o tema e buscamos incluir a perspectiva racial em nossas propostas e anlises. Contudo, este um trabalho de aprendizado e reinveno que no termina nunca. As anlises sobre o funcionamento do racismo e seus impactos sobre mulheres negras e brancas, a reviso de nossas prticas cotidianas e o fortalecimento ou reorganizao dos Grupos de Referncia e Mobilizao nos estados so deveres de casa do nosso feminismo que no se cala diante do racismo.
1 Bento, Maria Aparecida Silva. Branquitude o lado oculto do discurso sobre o negro. In: Psicologia social do Racismo estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Carone, Iray; Bento, Maria Aparecida Silva (orgs). Petrpolis, RJ: Vozes, 2002.

sforos para a superao do racismo tm sido priorizados pela Articulao de Mulheres Brasileiras (AMB) desde a sua fundao. Nessa trajetria, aprendemos que pensar a emancipao e autonomia das mulheres requer a identificao e o fim dos diferentes mecanismos de opresso e produo de desigualdades tambm entre as prprias mulheres. Entendemos que o patriarcado opera em conjunto com a explorao de classe e com o racismo, o que torna as mulheres sujeitas a dinmicas sociais diferentes, de acordo com nossa posio socioeconmica na sociedade e nossa raa/etnia e, por isso, optamos por uma luta feminista antirracista. Transformar o mundo passa tambm pela reflexo sobre nosso prprio movimento, que rene mulheres brancas, negras e indgenas, situadas no campo, na cidade e na floresta, heterossexuais, lsbicas e bissexuais, com idades, graus de escolaridade, classe sociais diversos. Este desafio impe a todas ns a difcil, porm gratificante tarefa de repensar e debater a todos os momentos nossas prticas

Expediente

Redao: Ana Claudia Jaqueto Reviso: Analba Brazo e Beth Ferreira Jornalista responsvel: Daniela Lima (DRT/DF 4926) Tiragem: 1500 exemplares Diagramao: Arsventura Imagem & Comunicao

Nota: Neste jornal, usamos o smbolo @ para o masculino e o feminino, quando falamos dos dois sexos. Apoio: Fundo Holands para a Meta do Milnio 3 (MDG 3 Fund) www.articulacaodemulheres.org.br www.cfemea.org.br

Mulheres contra o racismo

Novembro de 2011

You might also like