You are on page 1of 4

Fisiologia da Reproduo Aplicada Clnica

Fecundao Ciclo menstrual/endometrial: o Fase menstrual corresponde ao primeiro dia da menstruao (incio do ciclo), que ocorre geralmente a cada 28 dias e dura aproximadamente 3-5 dias. o Fase proliferativa ou folicular estrognios produzidos pelo folculo (estimulado por FSH) determinam a recuperao do endomtrio, o crescimento glandular e a multiplicao das clulas do estroma. Incio aps o ultimo dia da menstruao. o Fase secretria ou ltea a progesterona induz o entortilhamento das glndulas, que passam a secretar em abundncia, levando ao edema do estroma. Incio aps 14 dia do ciclo, ou seja, a partir da ovulao. o Fase isqumica ou pr-menstrual se o vulo no fertilizado, o corpo lteo degenera, levando alteraes vasculares acentuadas, causando isquemia da camada funcional. Ovulao: o Estrognio produzido pelo folculo estimula liberao significativa de LH, que permanece por cerca de 24 horas, induzindo a ovulao. o A postura ovular ocorre dentro de 24 horas do pico do LH, cerca de 2 semanas antes do perodo menstrual a instalar-se (14 dias aps o 1 dia da menstruao em um ciclo usual de 28 dias). Gametognese: o Espermatognese: Espermatognias diplides diferenciao (2-3 semanas) espermatozides haplides o Ovognese: Ovognias ovcitos primrios (interrupo na primeira fase da meiose at a puberdade) aps puberdade, ovcito secundrio (ovulao) Capacitao o Mudanas no espermatozide na migrao pelo trato genital feminino. Incio aproximadamente 6 horas aps ejaculao Acrossomo enzimas Movimentos flagelares Reao acrossmica: o Fuso da membrana acrossmica com a zona pelcida do vulo. Fecundao geralmente ocorre na ampola da trompa Migrao Dura aproximadamente 3-4 dias. Trompa se contrai, fazendo propulso do zigoto

Movimento dos clios em direo ao tero e produo de secrees auxiliam na propulso.

Nidao 6-7 dias aps fecundao Zigoto permanece solto dentro do tero por 2-3 dias antes de nidar Depende da capacidade de penetrao do trofoblasto + as condies favorveis do endomtrio (reao decidual) Reao decidual: o Endomtrio no auge das suas condies para que haja penetrao produo e secreo de glicognio Trofoblasto possui enzimas proteolticas que lisam as clulas endometriais liberao de glicognio Blastocisto secreta estrgenos 5-8 dias aps fecundao e gonadotrofinas entre 8-11 dias aps. Implantao ovular humana intersticial fica todo dentro do endomtrio Molculas de adeso celular receptores presentes no trofoblasto e no endomtrio A decdua limita a invaso do trofoblasto (quando h falha nesse mecanismo = placenta acreta) Em 12 dias blastocisto completamente incluso no estroma do endomtrio (pode haver sangramento na nidao, cuidado para no confundir com nova menstruao!!!) Quem implanta no tero o blastocisto, pelo lado do plo embrionrio!!!! (RESIDNCIA!!!) Desenvolvimento Embrionrio 1-3 semanas: perodo pr-embrionrio: o Primeira clivagem ocorre 30 horas aps fecundao blastmeros o Mrula = 12 a 32 blastmeros, 3 dias aps fecundao o Blastocisto intra-tero, 4 dias aps fecundao, disco embrionrio e folhetos primordiais o 15 dia angiognese o 21 dia primrdio do sistema circulatrio o Terceira semana incio da formao do tubo neural 4-8 semanas: perodo embrionrio: o Pregas e flexes nos tecidos primordiais Eixo longitudinal pregas ceflica e caudal Eixo transversal pregas laterais o Esboo de todos os rgos, ainda que com funo mnima. Placenta 1 fase: o Proliferao do trofoblasto o Diferenciao das vilosidades A partir do 4 ms, a placenta pode ser considerada totalmente formada. Trofoblasto:

o Citotrofoblasto: Poro interna Clulas epiteliais individualizadas Sem produo hormonal o Sinciciotrofoblasto: Poro externa Clulas multinucleadas Produo hormonal hCG e hLP Anatomia: o Face fetal membranas corinicas o Face materna cotildones (contm vilosidades) o Insero do cordo Morfologia: o 13-20 cm de dimetro o 1-3 cm de espessura o Peso mdio entre 300-500 g o Forma discoidal, circular ou elipside Variaes: bipartida, sucenturiada, marginada, circunvalada Fisiologia: o Circulao: Debito sanguneo de 400 ml/min Superfcie de troca Baixa resistncia vascular Invaso das arterolas espiraladas que perdem capacidade de contrao Barreira placentria sangue da me e do feto NO se misturam, a menos que haja fissuras na barreira!!! (RESIDNCIA!!!) o Trocas placentrias: Difuso simples: O2 e CO2 Difuso facilitada: glicose Transporte ativo: vitaminas Pinocitose: imunoglobulinas e grandes molculas (IgM muito grande e no consegue passar)

Diagnstico da Gravidez Diagnstico clnico: o Amenorria o Consistncia do colo uterino o Nuseas, vmitos, etc Diagnstico laboratorial (B-HCG) o Qualitativo hemaglutinaao para HCG (no detecta gravidez muito precoce). o Quantitativo pesquisa da subunidade B do HCG (detectado em fase muito precoce) Ultra-Som: o Mostra embrio a partir da 4 semana, antes disso no mostra nada. CUIDADO para no descartar hiptese de gestao!

HCG o o o o

Produzido pelo sinciciotrofoblasto Subunidade alfa e beta A partir de 1000 mUI/ml = gestao Sofre queda aps 2 e 3 trimestres

You might also like