You are on page 1of 4

A diferena entre imunidade tributria, iseno e no incidncia

Willame Parente Mazza Elaborado em 08/2011.

Considerar a imunidade tributria como uma simples limitao constitucional ao poder de tributar um tanto vago, j que tal expresso abrange outros institutos que se apresentam bem diferentes da imunidade. A Constituio Federal do Brasil de 1988 define a competncia tributria dos diversos entes da Federao para instituir seus tributos. No entanto, a prpria Constituio consigna que determinadas situaes materiais no sejam oneradas com tributos; ou seja, so excludas certas pessoas, bens, situaes ou servios do poder de tributar do Estado. Essa desonerao tributria consignada na prpria Constituio chamada de imunidade. Carrazza [01] conceitua imunidade como: Um fenmeno de natureza constitucional. As normas constitucionais que, direta ou indiretamente, tratam do assunto fixam, por assim dizer, a incompetncia das entidades tributantes para onerar, com exaes, certas pessoas, seja em funo de sua natureza jurdica, seja porque coligadas a determinados fatos, bens ou situaes. No entanto, considerar a imunidade tributria como uma simples limitao constitucional ao poder de tributar um tanto vago, j que tal expresso abrange outros institutos que se apresentam bem diferentes daimunidade. As imunidades inibem o exerccio da competncia tributria em certas hipteses, enquanto alguns princpios considerados limitaes ao poder de tributar orientam o adequado exerccio da competncia. Portanto, as limitaes ao poder de tributar consignadas na Constituio Federal apresentam um rol de princpios e imunidades, estas aplicveis a situaes especficas, e aqueles caracterizados pela abstrao e generalidade.[02] Afirma-se que h incidncia tributria quando acontecem fatos previstos em hipteses de incidncia do tributo legalmente definida, fazendo nascer a obrigao de pagar o tributo. Em contrapartida, a no incidncia a ocorrncia de certos fatos que esto fora do campo dessa norma de incidncia, no tipificados na lei, insusceptveis de fazer gerar a obrigao tributria. Ou melhor, todos os fatos que no tm capacidade de gerar tributos esto no campo da no incidncia. Nesse caso, pode ser considerada no incidncia a no eleio pelo constituinte de uma atividade econmica passvel de ser tributada, ou quando, em nvel de legislao infraconstitucional, o legislador no esgota as possibilidades de tributao que a Constituio lhe atribui.

A imunidade e a iseno fazem que certos fatos no tenham aptido de gerar tributos, negando-lhes expressamente essa possibilidade. Ou melhor, excluem esses fatos da aplicao das normas de incidncia tributria. [03] Portanto, a imunidade e a iseno esto no campo da no incidncia, ou porque o legislador no quis tributar ou porque lhe faltou competncia para tributar estipulada na prpria Constituio Federal. Luciano Amaro [04] ainda coloca situaes em que a competncia autorizada, mas no exercida, sendo designada pela doutrina de no incidncia pura e simples para se opor s situaes deimunidade e iseno. Acrescenta ainda o autor, ao diferenciar imunidade de iseno: A imunidade e a iseno distinguem-se em funo do plano em que atuam. A primeira opera no plano da definio da competncia, e a segunda atua no plano da definio da incidncia. Ou seja, a imunidade tcnica utilizada pelo constituinte no momento em que define o campo sobre o qual outorga competncia. Diz, por exemplo, o constituinte: "Compete Unio tributar a renda, exceto a das instituies de assistncia". Logo, a renda dessas entidades no integra o conjunto de situaes sobre que ode exercitar-se aquela competncia. A imunidade, que reveste a hiptese excepcionada, atua, pois, no plano da definio da competncia tributria. J a iseno se coloca no plano da incidncia do tributo, a ser implementada pela lei (geralmente ordinria) por meio da qual se exercite a competncia tributria. [05] Amaro leciona que essas diferenas entre as muitas formas de no incidncia dizem respeito tcnica legislativa, para a qual se a exonerao tributria for em nvel Constitucional, tem-se a imunidade; se for dada por lei infraconstitucional ser iseno. Ou se o fato simplesmente no referido na lei, diz-se pertencer ao campo da no incidncia pura e simples. Acrescenta-se, no entanto, que, alm de uma tcnica legislativa, as imunidades se referem a valores garantidores dos objetivos precpuos que a Constituio Federal trouxe em seu texto, tanto que ela foi galgada ao patamar de direitos e garantias fundamentais no suscetveis de alterao por emenda constitucional; portanto clusulas ptreas (Art. 60, 4, IV, CF), como bem afirma Sacha Calmon: [06] "Teleologicamente a imunidade liga-se a valores caros que se pretende sejam duradouros, enquanto a iseno veicula interesses mais comuns, por si ss mutveis". Logo as isenes so concedidas em funo de situaes de poltica fiscal do ente federativo tributante, logicamente devendo haver um critrio vlido de discrmenpara justificar a norma de exonerao de tributo e harmoniz-la com o princpio constitucional da isonomia. bem esclarecedora a diferenciao entre no incidncia, iseno e imunidade consignada por Rui Barbosa Nogueira [07]quando leciona:

[...] os campos de incidncia e iseno cabem ao legislador ordinrio. Este, dentro de sua competncia, tem a faculdade de traar o crculo da incidncia e excepcionar a iseno. O da no incidncia ficou fora do crculo da incidncia. Em princpio a rea de incidncia ou de iseno podem ser aumentadas ou diminudas pelo competente legislador ordinrio, porm jamais ultrapassar a barreira da imunidade, porque esta uma vedao constitucional. Por fim, na doutrina de Fernando Facury Scaff, [08]a imunidade tributria caracteriza-se como norma de desonerao tributria, constitucionalmente qualificada, e diz respeito estrutura social e econmica de um pas. Ela tem como objetivo a implementao concomitante dos objetivos do Estado, traados na Constituio pela sociedade; e as isenes so normas conjunturais e no estruturais utilizadas para permitir maior flexibilidade na poltica econmica das unidades federativas.

REFERNCIAS
AMARO, Luciano. Direito tributrio brasileiro. 16. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de Direito constitucional tributrio. So Paulo: Malheiros, 2008. COSTA, Regina Helena. Imunidades tributrias: teoria e anlise da jurisprudncia do STF. So Paulo: Malheiros, 2006. COELHO, Sacha Calmon Navarro. Curso de direito tributrio brasileiro. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010. NOGUEIRA, Ruy Barbosa. Imunidades: contra impostos na Constituio anterior e sua disciplina mais completa na Constituio de 1988. So Paulo: Saraiva, 1992. SCAFF, Fernando Facury. Cidadania e imunidade tributria. In: MARTINS, Ives Gandra (Coord.). Imunidades tributrias. Centro de Extenso Universitria. So Paulo: RT, 1998. Cap. 25.

Notas
1. 2. CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de Direito constitucional tributrio. So Paulo: Malheiros, 2008, p. 705. COSTA, Regina Helena. Imunidades tributrias: teoria e anlise da jurisprudncia do STF. So Paulo: Malheiros, 2006. p. 33-36. 3. 4. 5. AMARO, Luciano. Direito tributrio brasileiro. 16. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. p. 305. Ibid., p. 306. Ibid., p. 307.

6. 7.

COELHO, Sacha Calmon Navarro. Curso de direito tributrio brasileiro. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010, p. 140. NOGUEIRA, Ruy Barbosa. Imunidades: contra impostos na Constituio anterior e sua disciplina mais completa na Constituio de 1988. So Paulo: Saraiva, 1992, p.112.

8.

SCAFF, Fernando Facury. Cidadania e imunidade tributria. In: MARTINS, Ives Gandra (Coord.). Imunidades tributrias. Centro de Extenso Universitria. So Paulo: RT, 1998. Cap. 25. p. 492-495.

Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/20404/a-diferenca-entre-imunidade-tributariaisencao-e-nao-incidencia#ixzz2PbZgZbry

You might also like