You are on page 1of 20

ESCOLA MUNICIPAL MRIO FERREIRA GUIMARES

ATIVIDADE DIAGNSTICA DE LNGUA PORTUGUESA PARA O 5 ANO NOME: _________________________________________ DATA: ______________ A galinha medrosa Logo ao nascer do sol, uma galinha medrosa, que acordou antes das outras, saiudo galinheiro. Ainda tonta de sono e meio distrada, viu a prpria sombra atrs dela e levou o maiorsusto: - Coc... cococ... cocoric... socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo! Cocoric... cocoric... E saiu correndo pra l e pra c, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto lado. A barulheira acordou as outras galinhas que, assustadas saram do galinheiro () Fonte: LACOCCA, Liliana e Michele. A galinha e a sombra. SP: tica, 1990.

1.De acordo com o texto, o que provocou medo na galinha: a) Acordar com o nascer do sol. b) Ver sua prpria sombra. c) Acordar antes das outras. d) Ver um bicho no galinheiro.

Leia o texto abaixo que pertence ao Manual de Etiqueta: 33 dicas de como enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade. Ao fazer compras, leve sua prpria sacola, de preferncia as de pano resistente, aconselha o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, voc deixar de participar da farra das sacolinhas plsticas, que entopem cada vez mais os lixes das grandes cidades. 2. O conselho dado por Ricardo Young pretende: a) Contribuir para a preservao do meio ambiente. b) Evitar desperdcio das sacolas plsticas. c) Vender mais sacolas de pano. d) Evitar entupimento dos bueiro

Leia o texto: Um cardpio variado Os besouros esto em toda parte do planeta. Para eles, a natureza uma fonte inesgotvel de alimentos. Veja s: O serra pau tem esse nome porque se alimenta de madeira. Uma espcie chamada de rola-bosta, por sua preferncia por excrementos, enquanto outra tem hbitos mais refinados, pois s come ptalas de flores. O bicudo e a broca so terrveis para a lavoura do algodo; o bicudo come a flor antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta. A joaninha, que tambm um besouro, ajuda a combater as pragas das plantaes. Ela chega a comer cerca de 20 pulges por dia. H tambm besouros que adoram uma biblioteca, mas ali no vo para uma boa leitura, e sim para devorar os livros. Nesse caso, so as suas larvas que perfuram as capas dos livros, causando o maior estrago. Fonte: Adaptado de Globo Cincia: Ano 2, n. 20. 3. O besouro que prejudica a agricultura o: a) Serra pau. b) Bicudo. c) Joaninha. d) Rola-bosta. Leia a reportagem da revista Recreio para responder as questes 5 e 6: Dentes limpinhos As primeiras escovas de dentes surgiram na China por volta de 1498. Eram feitas de plos de porco tranados em varinhas de bambu. Essas cerdas foram trocadas depois por plos de cavalo, que no eram ainda o material ideal, pois juntavam umidade e criavam mofo. A melhor soluo apareceu em 1938, quando surgiram as primeiras escovas com cerdas de nilon, usadas at hoje. Fonte: Revista Recreio, n 177, 31 de julho, 2003, p.26, Editora Abril.

4. As escovas de hoje so feitas de: a) Plos de cavalo. b) Cerdas de nilon. c) Cerdas da China. d) Plos de porco. 5. Segundo o texto, as escovas de plo de cavalo foram substitudas pelas de nilon porque: a) havia pouca matria prima. b) os plos de cavalo era anti-higinicos . c) os plos de cavalo causavam dor na gengiva. d) os plos de cavalo juntavam umidade e criavam mofo.

Leia o texto: Descuido com a natureza

Os efeitos da poluio e destruio da natureza so desastrosos: se um rio contaminado, a populao inteira sofre as consequncias. A poluio est prejudicando os rios, mares e lagos; em poucos anos, um rio sujeito a poluio poder estar completamente morto. Para despoluir um rio gasta-se muito dinheiro, tempo e o pior: mais uma enorme quantidade de gua. Os mananciais tambm esto em constante ameaa, pois acabam recebendo a sujeira das cidades, levada pela enxurrada junto com outros detritos. Fonte: Adaptao: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/index.htm

6. O tema tratado no texto : a) Poluio da gua. b) Poluio da natureza. c) Conservao da gua. d) Conservao da natureza Observe o rtulo abaixo:

7. O rtulo do chocolate em p Nescau procura reforar o valor nutricional do produto em questo utilizando a palavra energia. Que recurso utilizado no rtulo est melhor relacionado palavra energia? a) A imagem do raio.

b) A informao nutricional. c) O logotipo da Nestl. d) O quadro com uma dica Nescau.

Observe o quadrinho da Mafalda:

Fonte: QUINO. Joaquim. Toda Mafalda. So Paulo. Martins Fontes, ed. 6, 2003. 8. A expresso de Mafalda, no ltimo quadrinho, revela: a) Satisfao. b) Aborrecimento. c) Alegria. d) Realizao. Leia a tirinha abaixo e responda:

Fonte: http://www.turmadamonica.com.br/index.htm - Quadrinhos - Tira 184. 9. Em que consiste o humor na tirinha? a) Na forma como o Cebolinha e a Magali estavam andando. b) No movimento do Cebolinha para marcar o caminho de volta. c) Na certeza do Cebolinha de que eles no ficariam perdidos. d) No fato da Magali comer as pipocas que o Cebolinha estava usando para marcar o caminho.

Observe o encarte do filme A Bela e a Fera:

10. A finalidade do texto acima de: a) Advertir sobre o uso de um produto. b) Informar sobre vida de algum. c) Apresentar dados sobre um filme. d) Explicar como usar um objeto. Leia os textos abaixo: Boitat Dizem que uma cobra de fogo que vive nas matas. protetora da natureza e ataca qualquer um que queime os campos ou mate animais sem necessidade. Nos estados do Nordeste, o boitat conhecido tambm como fogo que corre. Fonte: Almanaque Recreio So Paulo: Abril. 2003- p.93. Curupira De acordo com a tradio popular, o Curupira um menino ndio bem cabeludo que protege os animais e as matas. Seus ps so virados para trs e por isso deixa rastros que enganam os caadores. Quando eles pensam que ele foi em uma direo, na verdade foi na direo oposta. Fonte: Almanaque Recreio So Paulo: Abril. 2003- p.93. 11. Os dois textos descrevem: a) animais que existem nas florestas brasileiras. b) Pessoas que protegem as florestas. c) Lendas e mitos brasileiros. d) Povos que habitam a floresta.

Leia as manchetes abaixo: Meu gato tem um olho azul e outro marrom Li no G1 uma reportagem sobre uma gata da Arbia Saudita portadora de olhos de cores diferentes. O que chamou a minha ateno foi o fato de eu tambm ter um gato com as mesmas caractersticas dessa gata saudita encontrada em Riyadh. A diferena que meu gato persa, nasceu no Brasil e mora aqui em casa, em Foz do Iguau. O nome dele Bunny. Ele tem um olho azul e outro marrom. Fonte: http://g1.globo.com/VCnoG1/0,,MUL102277-8491,00.html Cadela com marca de corao ganha me Julie, a cachorrinha de Goiatuba (GO) que ficou famosa por ter uma mancha em formato de corao, ganhou uma me adotiva. A cadela Xuxa, que vive na mesma casa que Julie, nunca deu luz, mas adotou o filhote e passou inclusive a amament-lo. Fonte: http://g1.globo.com/VCnoG1/0,,MUL97102-8491,00.html 12. As duas manchetes acima esto se referindo a: a) Bichos que possuem olhos de cores diferentes. b) Gatos da Arbia Saudita que possuem marcas de corao. c) Cachorro do Paran que possui olhos de cores diferentes. d) Animais de estimao que possuem caractersticas incomuns espcie.

Observe o texto abaixo para responder : O reformador do mundo Amrico Pisca- Pisca tinha o hbito de pr defeito em todas as coisas. O mundo, para ele estava errado e a Natureza s fazia asneiras. Asneiras, Amrico? Pois ento? ... Aqui mesmo neste pomar, tens prova disso. Ali est uma jabuticabeira enorme sustentando frutas pequeninas, e, l adiante uma colossal abbora presa ao caule duma planta rasteira. No era lgico que fosse justamente ao contrrio? Se as coisas tivessem de ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas passando as jabuticabeiras para a aboboreira e as abboras para as jabuticabeiras. No acha que tenho razo? Assim discorrendo, Amrico provou que tudo estava errado e que s ele era capaz de dispor, com inteligncia, o mundo. Mas o melhor concluiu no pensar nisto e tirar uma soneca sombra destas rvores, no achas? E Pisca- Pisca, pisca- piscando que no acabava mais, estirou-se de papo acima sombra da jabuticabeira. Dormiu. Dormiu e sonhou. Sonhou com o mundo novo reformado inteirinho pelas suas mos. Uma beleza! De repente, no melhor da festa, plaft! uma jabuticaba que cai e lhe esborracha o nariz. Amrico desperta de um pulo; medita sobre o caso e reconhece, afinal, que o mundo no to malfeito assim. E segue para casa, refletindo: Que espiga! Pois no que se o mundo fosse arrumado por mim a primeira vtima teria sido eu?

Monteiro Lobato 13. No trecho ... Aqui mesmo neste pomar, tens prova disso. A palavra em destaque refere-se: a) Ao mundo que para ele estava errado e a natureza s fazia asneira. b) A Amrico Pisca- Pisca. c) Aqui mesmo neste pomar. d) Ao hbito de pr defeito em todas as coisas. 14. No frase: Sonhou com o mundo novo reformado inteirinho pelas suas mos. Uma beleza!, o termo em destaque refere-se s mos: a) Do Mundo. b) Do Pisca-pisca. c) Das jabuticabeiras. d) Da Natureza.

Leia a fbula abaixo: O leo e o rato Um Leo dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou correndo sobre seu rosto. Com um bote gil ele o pegou, e estava pronto para mat-lo, ao que o Rato suplicou: - Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade. Rindo por achar ridcula a idia, assim mesmo, ele resolveu libert-lo. Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leo caiu numa armadilha colocada por caadores. Preso ao cho, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se. O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas at deix-lo livre. Ento disse: - O senhor riu da idia de que eu jamais seria capaz de ajud-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe, que mesmo um pequeno rato capaz de retribuir um favor a um poderoso Leo. Esopo Moral: Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais aliados. Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/fabula3a.htm 15. Na frase Com um bote gil ele o pegou, e estava pronto para mat-lo... A palavra destacada refere-se ao: a) Leo. b) Rato. c) Caador. d) Narrador.

Leia a fbula abaixo: A Cigarra e a Formiga A cigarra passou todo o vero cantando, juntando seus gros. Quando chegou o inverno, a cigarra veio casa da formiga pedir que lhe desse o que comer. A formiga ento perguntou a ela: - E o que que voc fez durante todo o vero? - Durante o vero eu cantei disse a cigarra. E a formiga respondeu: Muito bem, pois agora dance! Fonte: ROCHA, Ruth. Fbulas de Esopo. So Paulo: FTD, 1993. 16. No trecho: Quando chegou o inverno, a cigarra veio casa da formiga pedir que lhe desse o que comer. A palavra destacada se refere a: a) Casa. b) Formiga. c) Inverno. d)Cigarra. Leia o texto abaixo: Lado a lado, bem bolado Ricardinho andava sem sorte. Acho at que, se ele fosse jogar cara-ou-coroa ou par-ou-mpar dez vezes seguidas, perderia todas. O caso que ele tinha aprendido que em cima se escreve separado e embaixo se escreve junto. Mas, na hora de escrever suas redaes, ele seeeeempre se confundia e acabava fazendo tudo ao contrrio. Foi queixar-se pr Vov. Afinal, a Vov tinha sido professora a vida inteira e sabia tudo, tudinho mesmo de todas as coisas... Fonte: Revista Nova Escola. Vol. 4. Edio Especial. p.18. 17. No trecho: Foi queixar- se pra Vov. O termo sublinhado refere-se: a) Vov. b) A tudinho. c) A Ricardinho. d) sorte.

Leia o texto: A hora certa de aprender 10:00 E moleza para os mais velhos Priscila Razon, de 15 anos, comea a se espreguiar. Ela estuda na mesma escola de Larissa, mas suas aulas so tarde. S no meio da manh o crebro da jovem d os comandos para o corpo pular da cama. Outros hormnios dessa fase do crescimento fazem com que seu relgio biolgico se atrase em algumas horas. Por isso, o dia est apenas comeando para ela. Fonte: : Revista Nova Escola. Vol. 4. Edio Especial. p.18 18. No trecho o dia est apenas comeando para ela. A palavra em negrito se refere a: a) Escola. b) Priscila. c) Larissa. d) Horas. Leia a reportagem abaixo e responda a questo: Diretor de musicais critica espetaculozinhos oportunistas O teatro infantil no dividido em megaprodues com personagens de TV e pequenas peas ligadas a clssicos de Literatura. Boa fatia abocanhada por grandes musicais. Amanh, estria do show Hi-5, entra em cartaz Mgico de Oz. o mesmo lanado em 2003 e visto por 1,5 milho. Billy Bond, diretor deste musical e de outros bem-sucedidos (Les Misrables, A Bela e a Fera) no quer se misturar a espetaculozinhos oportunistas baseados em sucessos da TV. No um bonequinho da moda, um clssico que passa mensagem e no s proporciona ao pblico um momentozinho, dispara. A psicloga e colunista da Folha Rosely Sayo diz que, se os pais tiverem de optar entre um show da TV ou um clssico, o segundo melhor. Mas shows ligados TV tambm podem ser bons porque a criana sabe o enredo e se liga na apresentao. O importante criar o hbito de ir ao teatro (LM) Fonte: Folha de So Paulo. 4 de julho de 2008, E1 19. o mesmo lanado em 2003 e visto por 1,5 milho. A expresso destacada refere-se a: a) Show Hi-5. b) Mgico de Oz. c) Show de TV. d) Teatro infantil.

Leia o texto abaixo: Cuidado com a dengue Os casos de dengue esto aumentando por todo o pas e precisamos combater esse mal. claro que, para isso, precisamos acabar com o mosquito AEDES AEGYPTI, transmissor da doena. Almanaque do Chico Bento, n 73 Globo 2003 p. 35. 20. No trecho: Os casos de dengue esto aumentando por todo o pas e precisamos combater esse mal, a palavra em destaque refere-se: a) dengue. b) Ao pas. c) A ns. d) Ao mosquito. Leia o texto: Gruta da comadre ona A ona caiu da rvore e ficou doente. Como no pudesse caar, padecia de fome. A, chamou a irara e disse: - Comadre Irara, corra o mundo e diga bicharada que estou morte e que venham me visitar. A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um, comearam a visitar a ona. Vem o veado, vem a capivara, vem a cutia, vem o porco-do-mato. Veio tambm o jabuti. Mas o jabuti, antes de entrar na toca, teve a lembrana de olhar para o cho. Viu s rastros entrantes: no viu nenhum rastro sainte. E desconfiou: - Hum!... Nesta casa, quem entra no sai. Em vez de visitar a ona doente, eu vou rezar por ela... E foi o nico que se salvou. Fonte: PASSOS, Lucina Maria Marinho. Alegria do Saber, 2006, p.46. 21. Por que motivo o jabuti no entrou na gruta? a) Por no conseguir chegar at l. b) Faltou coragem para entrar. c) Por descobrir a real inteno da ona. d) Porque no teve d da ona.

Leia o texto abaixo: A incapacidade de ser verdadeiro Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois drages-da-independncia cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A me botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que cara

no ptio da escola um pedao de lua, todo cheio de buraquinhos feito um queijo, ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo no s ficou sem sobremesa como foiproibido de jogar futebol durante quinze dias. Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chcara de Si Elpdia e queriam formar um tapete voador para transport-lo ao stimo cu, a me decidiu lev-lo ao mdico. Aps o exame, o doutor Epaminondas abanou a cabea: - No h nada a fazer, dona Colo. Este menino mesmo um caso de poesia. Fonte: Adaptao: ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausveis. Record. Rio de Janeiro, 1981. 22. Para o doutor Epaminondas, o problema do menino, personagem do texto acima : a) Ser mentiroso. b) Ser criativo. c) Enganar a me. d) Ficar de castigo. Leia o texto abaixo: A gralha vaidosa Jpiter deu a notcia de que pretendia escolher um rei para os pssaros e marcou uma data para que todos eles comparecessem diante de seu trono. O mais bonito seria declarado rei. Querendo arrumar-se o melhor possvel, os pssaros foram tomar banho e alisar as penas s margens de um arroio. A gralha tambm estava l no meio dos outros, s que tinha certeza de que nunca ia ser a escolhida, porque suas penas eram muito feias. Vamos dar um jeito, pensou ela. Depois que os outros pssaros foram embora, muitas penas ficaram cadas pelo cho; a gralha recolheu as mais bonitas e prendeu em volta do corpo. O resultado foi deslumbrante: nenhum pssaro era mais vistoso que ela. Quando o dia marcado chegou, os pssaros se reuniram diante do trono de Jpiter; Jpiter examinou todo mundo e escolheu a gralha para rei. J ia fazer a declarao oficial quando todos os outros pssaros avanaram para o futuro rei e arrancaram suas penas falsas uma a uma, mostrando a gralha exatamente como ela era. Moral: Belas penas no fazem belos pssaros. Fonte: http://www.metaforas.com.br/infantis/agralhavaidosa.htm 23. O problema da gralha vaidosa comeou quando ela: a) Decidiu participar do concurso. b) Teve as penas arrancadas. c) Apresentou-se diante de Jpiter. d) Usou as penas que no eram dela.

Leia o texto abaixo: Os dois amigos e o urso Dois amigos caminhavam por um bosque quando, de repente, aparece um urso e comea a persegu-los. Um dos amigos, muito assustado, trepou numa rvore, O outro, abandonado prpria sorte, jogou-se no cho, fingindo-se de morto. O urso ao v-lo, aproximou-se pouco a pouco. Porm, este animal, que no se alimenta de cadveres, segundo dizem, comeou a olh-lo, toc-lo: observ-lo, examinlo. Mas como nosso amigo no se movia e quase nem respirava, abandonado pelo urso,

que foi embora falando: Est to morto como meu bisav. Ento o amigo que estava na rvore, alardeando sua amizade, desce correndo e o abraa. Comenta sobre a sorte que teve o amigo por ter sado ileso de situao to perigosa e lhe diz: Sabe, parece-me que o urso lhe disse alguma coisa no ouvido, enquanto o cheirava. Diga-me, o que foi que ele lhe disse? E nosso amigo responde: S uma coisa: Retira tua amizade da pessoa que, se te v em perigo, te abandona. F. M. de SAMANIEGO Fonte: La Fontaine. Fbulas. Traduo de Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Revan, 1997. 24. O urso foi embora porque: a) Os amigos se ajudaram mutuamente. b) O urso no estava com fome. c) Viu o amigo abandonado. d) O urso no se alimenta de cadveres. Leia o texto abaixo: Vira-pulga Eu sou um cachorro de cidade. No tenho raa nenhuma, me chamam injustamente de vira-lata, quando na verdade deviam me chamar de fura-saco, pois no existe mais lata de lixo hoje pela rua. Apesar de ser um vira-lata, ou melhor, um fura-saco, eu tenho nome: Palito, que foi dado por minha dona, que achava o meu latido muito fino... Fonte: Dila Frate. Histrias de acordar. So Paulo. Companhia das Letrinhas. 1996. p. 69. 25.O cachorro se chama Palito porque: a) Late finssimo. b) um cachorro de rua. c) um fura-saco. d) No tem nenhuma raa.

Leia o poema de Ceclia Meireles: O lagarto medroso O lagarto parece uma folha Verde e amarela. E reside entre as folhas, o tanque e a escada de pedra. De repente sai da folhagem depressa, depressa, olha o sol, mira as nuvens e corre por cima da pedra. Bebe o sol, bebe o dia parado, Sua forma to quieta, No se sabe se bicho, se folha cada na pedra. Quando algum se aproxima, - Oh! Que sombra aquela? o lagarto logo se esconde entre as folhas e a pedra. Mas, no abrigo, levanta a cabea Assustada e esperta:

que gigantes so esses que passam pela escada de pedra? Assim vive, cheio de medo Intimidado e alerta, o lagarto (de que todos gostam), entre as folhas, o tanque e a pedra. Fonte: Ceclia Meireles. Ou isto ou aquilo & inditos. So Paulo, Mewlhoramentos/MEC, 1972. 26. Na sexta linha do poema, a expresso depressa, depressa d a idia de: a) Explicao. b) Modo. c) Lugar. d) Dvida. Observe a propaganda:

27. No trecho: Sou Maluquinho, mas no sou louco de estragar meus livros!. A palavra destacada estabelece uma relao de: a) Concluso. b) Explicao. c) Contradio. d) Alternncia

Leia o texto abaixo: O Sapo e o Escorpio Certa vez, um escorpio aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. O escorpio vinha fazer um pedido: Sapinho, voc poderia me carregar at a outra margem deste rio to largo? O sapo respondeu: S se eu fosse tolo! Voc vai me picar, eu vou ficar paralisado e vou afundar. Disse o escorpio: Isso ridculo! Se eu o picasse, ambos afundaramos. Confiando na lgica do escorpio, o sapo concordou e levou o escorpio nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio.

No meio do rio, o escorpio cravou seu ferro no sapo. Atingido pelo veneno, e j comeando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpio e perguntou: Por qu? Por qu? E o escorpio respondeu: Porque sou um escorpio e essa a minha natureza. E eu no posso mud-la. Fonte: www.geocities.com/~esabio/http://www.escorpiao.vet.br/parabola.html 28.Leia a fala do escorpio no final da fbula e responda. Na expresso: E eu no posso mud-la , o la refere-se : a) gua do rio. b) Margem do rio. c) Natureza do escorpio. d) Voz do escorpio. Leia o texto abaixo: Tarefa difcil Ainda cedo quando um jovem entra na fazenda procura de servio. Logo atendido pelo fazendeiro, que lhe d a primeira tarefa. - Tome este banquinho e este balde. V ali naquele galpo e tire o leite da Malhada. minha vaquinha leiteira. - Certamente, senhor! Vou agora mesmo! Bastante animado, l vai o rapaz. No demora muito e ouvem-se mugidos e gritaria. O rapaz sai apressadamente do galpo segurando o banquinho em uma mo e o balde, sem nenhuma gota de leite, na outra. - O que houve? - Perguntou o fazendeiro. - Senhor, tirar leite da vaca at que fcil, mas fazer ela sentar no banquinho, no d mesmo! Fonte: Livro Bem-te-li. 4 srie. FTD. p. 98. 29. H traos de humor no trecho: a) Tome este banquinho e este balde. b) O rapaz sai apressadamente do galpo. c) Fazer ela sentar no banquinho, no d mesmo! d) minha vaquinha leiteira.

Leia o texto: A professora tenta ensinar matemtica para o Joozinho.

- Se eu te der quatro chocolates hoje e mais trs amanh, voc fica com...com... com? O garoto: - Contente. Fonte: BUCHWEITZ, Donaldo. (org.) Piadas para voc morrer de rir. Belo Horizonte: Leitura, 2001. 30. A parte do texto que provoca humor : a) A professora ensinar matemtica para o Joozinho. b) A professora dar quatro chocolates para Joozinho. c) A pergunta da professora ao Joozinho. d) A resposta que Joozinho deu professora. Leia o texto abaixo: Ningum que saber de mim, Triste reclama o Joaquim,As minhas noites so chatas, Estou entregue s baratas! 31. No trecho: Estou entregue s baratas!, as aspas servem para dizer que Joaquim se sente: a) Animado. b) Abandonado. c) Nervoso. d) Sujo.

Leia o texto abaixo: Juquinha Juquinha foi visitar o Museu Histrico. A cansou de andar, sentou-se numa cadeira belssima que estava no centro da sala. Veio o guarda: - Meu filho, no pode sentar nesta cadeira no. Esta cadeira do Pedro I. E o Juquinha: - No tem problema. Quando ele chegar eu me levanto!

32. Nessa anedota o humor criado: a) Porque Juquinha cansou de andar. b) Porque Juquinha no compreendeu o sentido da fala do guarda. c) Porque o museu era histrico. d) Porque a belssima cadeira estava no centro da sala. Operrio O operrio pegou o minguado salrio em notas fedorentas, rasgadas, imundas. Olhou para o caixa com cara to desconsolada que o caixa disse: - Espero que voc no tenha medo de micrbios!

- Micrbios? Que micrbios podem sobreviver com um salrio desses? 33. H um trao de humor no trecho: a) O operrio pegou o minguado salrio. b) Espero que no tenha medo de micrbios! c) Que micrbios podem sobreviver com um salrio desses? d) Notas fedorentas, rasgadas e imundas.

Observe a tirinha abaixo:

34. Identifique na tira o efeito de humor a) Os dois cachorros queriam sair com a cachorrinha por isso estavam lutando. b) Nenhum dos cachorros queria sair com a cachorrinha por isso estavam lutando. c) A cachorrinha queria sair somente com Bidu. d) A cachorrinha no queria sai com nenhum dos cachorros. Observe a tirinha abaixo:

Fonte: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira2.htm

35. O humor na tirinha provocado porque: a) Casco no percebe a presena das moscas na sua cabea. b) Casco ficou bravo.

c) Casco no percebe a presena de sua amiga Mnica. d) As moscas saem voando.

Leia a piada abaixo para responder a questo: Joozinho chega para a professora e pergunta: - Professora, algum pode ser culpado por alguma coisa que no fez? - Mas claro que no, Joozinho! - Ufa! Eu no fiz o dever de casa. Fonte: http://www.piadas.com.br/piada.php?id=50616&cod=1&tablerow=9 36. O humor nesta piada consiste: a) Na expresso algum pode ser culpado por alguma coisa que no fez. b) Na expresso Mas claro que no, Joozinho! c) Na expresso Ufa! Eu no fiz o dever de casa. d) No dilogo estabelecido entre Joozinho e a professora. Observe a tirinha:

37. O humor nessa tirinha consiste: a) Na expresso malabarismo. b) Na expresso Que livro estas lendo, Xaxado? c) Nas expresses aprendeste alguma coisa e sobreviver sem gua. d)Nas expresses malabarismo esobreviver sem gua.

Leia a piada abaixo: A supervisora vai a uma escola da Zona Rural para avaliar a qualidade de aprendizagem dos alunos. Pede permisso professora e faz algumas perguntas aos alunos. - Voc, qual o seu nome? - Nerso. - Nlson, por favor, diga-me um verbo. - Azur. - No azur, azul! E azul no um verbo, adjetivo! A supervisora chama outro aluno. - Voc, fale-me um verbo. - Biscreta.

- No, isso no um verbo, e tambm no biscreta, e, sim, bicicleta, que substantivo! - Voc a no fundo, um verbo, por favor. - Ospedar. - Muito bem! Qual o seu nome? - Joo. - At que enfim, Joo, encontrei um que sabe! Forme uma frase com o verbo hospedar. Sim, professora. Os pedar da biscreta so azur! Fonte: Ciranda Cultural Donald Buchweitz Coleo 50 piadas

38. H traos de humor no trecho: a) A supervisora vai a uma escola... b) Pede permisso professora... c) Voc a no fundo, um verbo, por favor... d) Os pedar da biscreta so azur! Leia o texto abaixo: O Sapo e o Escorpio Certa vez, um escorpio aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. O escorpio vinha fazer um pedido: Sapinho, voc poderia me carregar at a outra margem deste rio to largo? O sapo respondeu: S se eu fosse tolo! Voc vai me picar, eu vou ficar paralisado e vou afundar. Disse o escorpio: Isso ridculo! Se eu o picasse, ambos afundaramos. Confiando na lgica do escorpio, o sapo concordou e levou o escorpio nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. No meio do rio, o escorpio cravou seu ferro no sapo. Atingido pelo veneno, e j comeando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpio e perguntou: Por qu? Por qu? E o escorpio respondeu: Porque sou um escorpio e essa a minha natureza. E eu no posso mud-la. Fonte: Pgina do Sbio: www.geocities.com/~esabio/http://www.escorpiao.vet.br/parabola.html 39. Na frase : Sapinho, voc poderia me carregar at a outra margem deste rio to largo? O termo sapinho significa: a) Referncia a um sapo pequeno. b) Referncia a um sapo insignificante. c) Referncia a um modo carinhoso e solcito de chamar o sapo. d) Referncia a um modo irnico e de deboche de chamar o sapo.

Leia o texto abaixo: O socorro Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profisso coveiro era cavar. Mas, de repente, na distrao do ofcio que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair. Gritou. Ningum atendeu. Gritou mais forte. Ningum veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silncio das horas tardias.

Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, no se ouvia um som humano, embora o cemitrio estivesse cheio dos pipilos e coaxares naturais dos matos. S pouco depois da meia-noite que l vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabea bria apareceu l em cima, perguntou o que havia: O que que h? O coveiro ento gritou, desesperado: Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrvel!. Mas, coitado! condoeu-se o bbado Tem toda razo de estar com frio. Algum tirou a terra de cima de voc, meu pobre mortinho! E, pegando a p, encheu-a de terra e ps-se a cobri-lo cuidadosamente. Millr Fernandes Fonte: http://www.consciencia.net/2004/mes/03/millor-socorro.html - acesso em 15/06/08. 40. O que que h? Quem fez essa pergunta foi: a) O mortinho. b) A cabea bria. c) O coveiro. d) O narrador. Leia o texto: O pulo A Ona encontrou o Gato e pediu: - Amigo Gato, voc me ensina a pular? O Gato ficou muito desconfiado, mas concordou. Nas ltimas aulas, a Ona pulava com rapidez e agilidade, parecia um gato gigante. - Voc um professor maravilhoso, amigo Gato! Dizia a Ona, agradando(...). Fonte: Francisco Marques. Contos e lendas populares. 41. Nessa fbula, quem disse que a ona parecia um gato gigante foi o: a) Professor. b) Gato. c) Leitor. d) Narrador.

POR QUE PISCAMOS? Se voc vai responder que pisca para paquerar,saiba que existem outros motivos que justificam esse abrir e fechar de olhos que realizamos naturalmente. Com esse simples reflexo, lubrificamos nossos olhos e os protegemos de corpos estranhos presentes no ar. Quando piscamos, ativamos a glndula lacrimal,que fica atrs e ao lado de cada olho, responsvel pela produo da lgrima. a lgrima que age em conjunto com nossas piscadelas. O oxignio que ela contm se espalha e protege nossa crnea- uma espcie de lente que a luz atravessa para que possamos ver. Na lgrima h ainda gorduras e sais minerais, que so substncias protetoras para os olhos. tambm para espalh-las por toda a superfcie do olho e remover partculas de poeira ou corpos estranhos que as plpebras abrem e fecham. Piscamos a cada cinco ou sete segundos, tempo necessrio para que a lgrima cumpra todas essas funes e, depois, seja eliminada atravs de dois furinhos que ficam nos cantos das plpebras, prximo ao nariz. Se piscamos menos que isso, a crnea no recebe o oxignio necessrio para sua proteo e seu bom funcionamento. Os olhos ficam sem lubrificao, sem brilho e at podemos ter a sensao de viso borrada e de dor. Cincias Hoje, ano 20/n182- agosto de 2007 42. Leia o texto e responda: O Texto fala que piscamos: ( ) A cada cinco ou sete segundos. ( ) A cada uma hora ( ) Sobre a glndula lacrimal quando piscamos. ativada ( ) A cada cinco ou sete horas Os textos que voc leu fala sobre: ( ) A importncia do piscar para a proteo de nossos olhos.

You might also like