You are on page 1of 7

ANLISE DE PLANOS NO SALO DO MVEL EM MILO Shyrlene Rodrigues da Silva Mendona* Vanessa Bernardes de Oliveira Santos**

RESUMO Este trabalho apresenta a discusso sobre planos na exposio salo do Mvel em Milo e mostra toda a questo interessante que os planos so abordados em diversas exposies. Por esta exposio ser muito conhecida vamos abordar seus planos e sua forma de exposio.

Palavras-chave: Planos. Exposio. Salo do Mvel.

ABSTRACT This paper presents a discussion of plans in the exhibition hall of Mobile in Milan and shows all the interesting question that plans are covered in several exhibitions. For this exhibition we will be very known address their plans and their way of exposure.

Keywords: Plans. Exposure. Salone del Mobile. __________________________ *Graduanda de Design na Faculdade Federal de Uberlndia shyrlenemendonca@hotmail.com. ** Graduanda de Design na Faculdade Federal de Uberlndia - vanessa.bos@live.com.

1. Introduo
Para introduzir sobre este artigo de grande importncia explicar o conceito de plano, os planos materialmente servem para dividir o espao, delimitar setores e tambm servem para dar forma ao espao para a exposio, um plano reto, por exemplo, integra todo o espao de forma que deixa o local dividido em setores amplos.

Com os planos a exposio ganhar um carter de escultura e as formas que osplanos trazem para exposio, nao chamam tanta ateno fazendo com que o plano nao compete com as obras a serem expostas oque de muita importncia para uma expoiso como o Salo do Mvel que acontece em Milo.

Os planos tanto quanto retos e quanto os curvilineos quanto possuem um referencial esttico importante, pois eles trazem uma identidade para a exposio, no Slo do Mvel em Milo a maioria tem o uso de planos retos, pois a exposio tem uma estrutura muito grande e acontece na cidade inteira ento eles optam por uso destes planos que so mais faceis de serem retirados e tambm por obterem uma esttica interessante para este tipo de exposio.

2 - DESENVOLVIMENTO

Como prncipio o os planos tem um grande proposta de chamar ateno para as obras expostas e para o pblico esperado, o plano tem como caracterstica na Exposio do Salo do mvel de Milo ser em sua grande maioria, planos retos e que possam se destinguir o local onde ser a exposio, eles tambm servem com o apoio, delimitao e local para

Ele possui uma fora visual em oposio a uma idia de unidade que pode ser a unidade esttica e a unidade dinmica, que se organiza de uma forma gerando uma unidade nestes planos.

A exposio tem elementos visuais bastantes cotnrastantes com planos, obras em forma sorgnicas e formas mais geomtricas assim o uso de planos transforma uma hierarquia de visualizaao com esuilibrio sobre as obras.

Os planos tm formas mais significativas para estas obras como um equilibrio que d estabilidade para entender o obejtivo da esposio e da obra que est exposta para poder adequar a cada local o plano adquiri a forma que for mais interessante para o local como n o Salo do Mvel tem objeto mais tridimensionais e relevantes o uso de planos retos em sua maioria contempla o ideal da exposio.

A relao entre unidade, plano e volume demonstrada nas imagens a seguir, a exposio tem diversas imagens que demonstram o uso d eplanos e uma hierarquia entre obras exposta e o plano expositor.

Figura 1 Exemplo de plano utilizado no Salo do mvel de Milo em 2011 Fonte: Acervo pessoal do Professor MS. Juscelino Humberto Cunha Machado Jr.

A figura acima que foi na exposio em 2011 mostra bem a diferenciao d eplanos que acontecem na exposio, oseguinte plano mostra a simetria, a hierarquia das linhas e possue volume, e como deve ser que a estrutura tem simetria e equilibrada o que para uma exposio de uma tima escolha poisgeralmente a tendencias das pessoas preferirem objetos exposies que sejam de forams simtricas e de fcil visualizao.

Figura 2 Exemplo de plano suspenso utilizado para expor a luminria no Salo do mvel de Milo em 2011 Fonte: Acervo pessoal do Professor MS. Juscelino Humberto Cunha Machado Jr.

Os elementos visuais que tem na exposio chamam ateno do pblico o plano da uma idia de unidade para este local, pois ele se torna parte da exposio tambm, para chamar a ateno do espectador o principio do plano ficar suspenso apoiando a luminria serve de grande ideial para o principio de plano e hierarquia de plano e unidade.

3 - CONSIDERAES FINAIS

Conclumos ento que os planos fazem parte das exposies em geral, que eles podem trazer para ns objetos de estudo e referncias de unidade e simetria eles podem ter vrias formas e concebem aos ideiais de cada obra, so importantes para que a exposies como o Salo do Mvel de Milo receba um novo olhar sobre uma composio importante e do uma visualizao dimensional para o local escolhido para a exposio.

4- BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

BORDA, Luis E. Plano e Espao. In: O Nexo da Forma. Oscar Niemeyer: Da Arte Moderna ao Debate Contemporneo. Tese de Doutorado. Orient.: D. Tadeu Chiarelli. So Paulo: ECA/USP, 2003.

GRAVES, M. The Art of Color and Design. New York: McGrawHill, 1951.

CHING, Francis D. K.. Arquitetura, Forma, Espao e Ordem. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

You might also like