You are on page 1of 8

O planeta Terra constitudo em grande parte por gua, no entanto, 97% so salgadas e no adequadas ao consumo humano, irrigao e animais,

, dessa forma restam somente 3% de gua doce, mas desse percentual somente cerca de 0,8% esto disponveis, entretanto uma parte desse percentual encontrase poluda e uma grande parcela est nos plos congeladas. Diante dessas estimativas verifica-se claramente que a quantidade de gua doce destinada ao consumo bastante restrita e que requer uma preocupao em mbito global quanto escassez de gua e o uso comedido desse importante recurso. At pouco tempo acreditava-se que a gua era um recurso infinito, mas j sabido que essa informao errnea e uma das grandes preocupaes desse sculo, uma vez que muitos pases j enfrentam dificuldades para obter gua. O elevado nmero de habitantes presente no planeta, grandes ndices de urbanizao associados ao intenso consumo das sociedades, atividades produtivas e falta de medidas ambientais que possam poupar um elemento natural indispensvel vida so alguns dos fatores ou agentes que afirmam a possibilidade de faltar gua em mdio prazo no mundo. Diante dessas perspectivas, a poluio ocupa um lugar de destaque, a contaminao da gua contribui para a diminuio do recurso, alm de disseminar doenas, pois anualmente morrem milhes de pessoas decorrentes da contaminao hdrica. A poluio das guas proveniente de vrias origens, dentre muitas as principais so: Poluio industrial: a maioria das indstrias no faz o tratamento de seus dejetos, assim so conduzidos natureza sem maiores cuidados, quase sempre so escoados para rios e lagos, como so produtos qumicos deixam um rasto de destruio ambiental em plantas e animais. Insumos agrcolas: na atividade agrcola so usados diversos agrotxicos e fertilizantes, porm, alm de matar pragas e adubar o solo, esses elementos qumicos favorecem a contaminao dos mananciais. Quando a aplicao de ambos realizada esses permanecem nas plantas e no solo, com a chuva uma parcela das substncias escoa em forma de enxurrada at atingir o curso de um rio ou crrego, uma parte absorvida pelo solo e chega ao lenol fretico. Posteriormente, essa gua vai abastecer propriedades rurais e cidades, contamina simultaneamente pessoas que vivem em rea urbana, rural, alm dos animais domsticos e silvestres que ingerem essa gua levando-os, em vrios casos, morte. Esgoto domstico: esse tipo de poluio das guas acontece, muitas vezes, pela omisso do Estado que no disponibiliza tratamento de esgoto sua populao, com isso todos os dejetos de origem humana so despejados diariamente em rios e lagos. Ao receber tamanha quantidade de esgoto o manancial fica sem vida e concentra diversas doenas.

Poluio

1 - POLUIO DA GUA A gua muito importante para o planeta, mas os rios, lagos e outros cursos de gua esto sendo poludos por esgotos e resduos de origem agropecuria ou industrial e esses poluentes esto indo para mares e oceanos. Entre as substncias despejadas esto os compostos orgnicos, minerais, derivados do petrleo, chumbo e mercrio , pelas indstrias; fertilizantes, pesticidas e herbicidas, pela agricultura. A poluio das guas tambm causada pelos esgotos das cidades e regies agrcolas. A gua contaminada pode causar: hepatite, febre tifide, amebase, giardase, esquistossomose, clera e outros. Vrios tipos de poluio podem se estabelecer:

poluio biolgica- causada pelos esgotos urbanos ou por certas indstrias. Poluio qumica- provocada por substancias no biodegradveis presentes na gua. Poluio fsica- provocada por resduos radioativos.

1.1 POLUIO BIOLGICA Eutrofilizao: os esgotos que saem das casas que passa por terras adubadas levam grande quantidade de substancias a gua, provocando o aumento de sua fertilidade, isso recebe o nome de eutrofilizao que ocasiona o crescimento extraordinrio de algas microscpicas que quando morrem consomem o oxignio . Os compostos orgnicos lanados nas guas provocam um aumento no nmero de microrganismos decompositores. Esses microrganismos consomem todo o oxignio dissolvido na gua; com isso, os peixes que ali vivem podem morrer, no por envenenamento, mas por asfixia. As fezes quando erradamente conduzidas s guas das estaes de tratamento podem contaminar os rios e lagos. As fezes acumulam-se na superfcie da gua, impedindo a entrada de luz. Os vegetais que vivem no fundo dos rios e lagos, como as algas, ficam impossibilitados de realizar a fotossntese e, consequentemente, de produzir oxignio. Os animais que alimentam-se dessas algas acabam morrendo. Sobrevivem apenas as bactrias anaerbias que so capazes de viver na ausncia de oxignio. Essas bactrias podem causar males sade humana. Entre as doenas causadas direta ou indiretamente pela gua contaminada esto a disenteria, a amebase, a esquistossomose, a malria, a leishmaniose, a clera, entre vrias outras. 1.1.1 MAR VERMELHA Os oceanos recebem boa parte dos poluentes dissolvidos nos rios e riachos, alm do lixo dos centros industriais e urbanos. Em muitas regies litorneas, onde isso ocorre, as praias tornam-se imprprias para o banho de mar. O excesso de material orgnico no mar acabam formando as chamadas "mars vermelhas", que matam os peixes e tornam os frutos do mar imprprios para o consumo. 1.2 POLUIO QUMICA - SUBSTANCIAS NO BIODEGRADVEIS So aquelas que no podem ser decompostas pela ao dos microorganismos como metais pesados, detergentes, herbicidas pesticidas, petrleo e outros. Estes poluentes qumicos contaminam a gua causando doenas e destruindo formas de vida aqutica.

Passam atravs da cadeia alimentar para o prprio homem provocando inclusive sua morte. Metais pesados como sais de chumbo, mercrio, zinco, cdmio e nquel so despejados pelas industrias nos rios passando para o homem podendo provocar paralisia, distrbios visuais, leses cerebrais e morte. Os detergentes no biodegradveis costumam afetar a teno superficial das guas e ao encharcarem as penas das aves retiram a secreo gordurosa que as protege, fazendo com que fiquem pesadas, afundem e morram afogadas. 1.2.1 MAR NEGRA: O DERRAMAMENTO DE PETRLEO Em 16 de maro de 1978, na costa norte da Espanha, naufragou o grande petroleiro liberiano Acomo-Cdiz, liberando cerca de 220.000 toneladas de petrleo no mar e constituindo uma das maiores tragdias de poluio marinha. Acidentes com navios petroleiros ou nas operaes de carga e descarga em embarcadouros e terminais petrolferos originam desastres ecolgicos de grande extenso, destruindo plantas, peixes e outros animais em grande quantidade. 1.3 POLUIO FSICA Caracterizada pelos resduos radioativos com precipitao atmica, cujo perigo indireto manifestando-se de forma cancergena e gentica.

2. MEDIDAS CONTRA POLUIO DAS AGUAS

Fiscalizar e impedir o despejo de produtos qumicos na gua; A existncia de Leis mais rigorosas que obriguem as indstrias a tratarem seus resduos antes de lan-los nos rios e oceanos; Penalizaes para as indstrias que no estiverem de acordo com as Leis. No caso de reincidncia o seu fechamento inevitvel; Controlar garimpos; Proibir a produo de detergentes no biodegradveis; Construir mais estaes de tratamento de gua e esgoto; Diminuir o consumo de petrleo; Aumento na fiscalizao no uso de herbicidas e pesticidas; Investimentos na construo de navios mais seguros para o transporte de combustveis.

A gua no mundo atual ETEC 2008

A gua est presente em mltiplas atividades do Homem e, como tal, utilizada para finalidades muito diversificadas, em que assumem maior importncia o abastecimento domstico e pblico, os usos agrcola e industrial e a produo de energia eltrica. At um passado recente, as necessidades de gua cresceram gradualmente acompanhando o lento aumento populacional.

A era industrial trouxe a elevao do nvel de vida e o rpido crescimento da populao mundial: 1000 milhes em 1800, 2 000 milhes em 1930, 4 400 milhes em 1980, 6 200 milhes em 2000 (previso). A expanso urbanstica, a industrializao, a agricultura e a pecuria intensivas e ainda a produo de energia eltrica - que esto estreitamente associadas elevao do nvel de vida e ao crescimento populacional - passaram a exigir crescentes quantidades de gua. Assim, a satisfao das necessidades de gua pe na atualidade srios problemas s Comunidades. Para alm das grandes quantidades exigidas, algumas das utilizaes prejudicam fortemente a qualidade da gua que, se restituda aos meios naturais sem tratamento prvio, para alm de no poder ser utilizada, nociva ao prprio ambiente. bem conhecida a poluio provocada pelos usos domsticos, pblicos e industriais. A refrigerao de centrais termoelctricas exige grandes volumes de gua, de que s uma percentagem muito pequena perdida por evaporao; origina, no entanto, poluio trmica. Os adubos e os pesticidas utilizados intensamente na agricultura atual so prejudiciais qualidade da gua, mesmo quando se no pratica a rega. Com efeito, aqueles produto so transportados pelo escoamento resultante da precipitao, para os aqferos ou para os rios e lagos naturais ou artificiais. Os pesticidas em geral so nocivos em si prprio e os adubos originam um excesso de substncias nutrientes nas massas de gua (eutrofizao), que produz a proliferao de algas e plantas aquticas. Associada a este fenmeno verifica-se freqentemente a decomposio da matria orgnica e a conseqente carncia de oxignio. Dificuldades crescentes na satisfao das necessidades de gua, em conseqncia das elevadas quantidades exigidas e tambm da alterao da qualidade de gua resultante dos seus usos, comearam a ser sentidas com inquietao nos pases industrializados na dcada de cinqenta. Com a finalidade de diminuir os volumes de gua captada, tm sido adotadas novas tecnologias industriais requerendo menores quantidades da gua ou menos poluidoras e tem-se procedido reutilizao e reciclagem da gua. Tambm na rega se tm desenvolvido tcnicas que requerem menores quantidades de gua. Para alm dos problemas de satisfao das necessidades de gua, pem-se problemas do domnio do excesso de gua, que pode causar, como j se referiu, nveis freticos prejudicialmente elevados, submerso, eroso dos solos e efeitos da corrente nos leitos de cursos de gua e zonas marginais. Na resoluo de variados problemas decorrentes da satisfao das necessidades de gua e do domnio da gua em excesso, surgem freqentemente interesses antagnicos. Tome-se, como exemplo, o caso de uma represa destinada ao fornecimento de gua para a produo de energia hidroeltrica e para rega e ao amortecimento das cheias a jusante. Para um mesmo volume da represa, quanto maior for parcela reservada para amortecer as cheias, menor ser o volume disponvel para regularizar o caudal, e, consequentemente, menor o volume de gua que possvel utilizar para a produo de energia e para a rega. Alm disso, os caudais ao fornecer pela represa para serem utilizados na rega no se distribuem no tempo de uma forma compatvel com a maior valia da produo hidroeltrica. As crescentes necessidades de gua, a limitao dos recursos hdricos, os conflitos entre alguns usos e os prejuzos causados pelo excesso de gua exigem que tanto o planejamento como a gesto da utilizao e do domnio da gua se faam em termos racionais e otimizados devendo integrar-se na poltica de desenvolvimento econmico-social dos territrios. Assim, governos e instituies internacionais tm-se preocupado desde um passado relativamente recente com os aspectos cientficos e educacionais do planejamento e da gesto dos recursos hdricos e com as estruturas institucionais para a respectiva implementao, a nvel nacional, regional e autrquico.

A concretizao dos objetivos do planejamento e da gesto da gua passa pela adeso geral das comunidades a esses objetivos e aos princpios a eles subjacentes, pelo que se torna imprescindvel a consciencializao para os problemas da gua, de polticos, desde o nvel mais elevado ao nvel autrquico, de tcnicos e da populao em geral.

A gua como objeto de disputas mundiais Urbanizao e usos conflitantes restringem a disponibilidade de gua segura e suficiente para todos. O consumo mundial da gua doce disponvel dobrou nos ltimos 50 anos e hoje corresponde metade de todos os recursos hdricos acessveis, quais sejam os rios, alagados, lagos, aqferos subterrneos ou guas de degelo sazonal de primavera, nos pases temperados. Explorar tais recursos foi o motor do desenvolvimento econmico de muitos pases, sobretudo na agricultura, gerao de energia, indstria e transporte. Porm, a crescente competio por gua entre tais setores vem degradando as fontes naturais, das quais o mundo depende. O ciclo natural da gua tem sido interrompido ou alterado em regies muito artificializadas - como as megacidades - e os ecossistemas que garantem a quantidade e qualidade da gua esto sendo suprimidos ou sob forte presso. Cerca de 50% das espcies de ecossistemas aquticos tambm esto em srio declnio, em todos os continentes, reforando os indicadores de degradao ambiental. As mudanas climticas ainda somam, a tal cenrio, desastres cada vez mais freqentes e violentos, como secas severas, inundaes de larga escala e tempestades. Em resumo, segundo indicam dados da entidade ambientalista WWF internacional, "o meio ambiente est enviando sinais de alerta que tm sido largamente ignorados at o presente momento". Mesmo para quem no reconhece tal alerta, a expectativa em torno de uma crise mundial da gua apia-se em tendncias claras, e, com freqncia, generalizadas, embora uma ou outra exceo se faa sentir, nos pases ou regies com maior disponibilidade de recursos hdricos. Dentre tais tendncias, a crescente urbanizao o melhor exemplo de indicador. Existem 23 megacidades no mundo, com mais de 10 milhes de habitantes. Dezoito delas (So Paulo, inclusive) esto localizadas em pases em desenvolvimento. De acordo com dados do Programa das Naes Unidas sobre Meio Ambiente (Pnuma), a cada ano, somam-se 60 milhes de novos habitantes a estas megacidades, seja por migrao ou crescimento vegetativo, acirrando as demandas por gua e multiplicando os problemas decorrentes da superexplorao, poluio ou m gesto dos recursos hdricos disponveis. At 2025, cerca de 5 bilhes de pessoas estaro vivendo em zonas urbanas, ainda de acordo com o Pnuma, atrelando qualquer soluo para a crise da gua governabilidade das cidades. Mesmo sem chegar ao estgio das megacidades, a urbanizao crescente agrava tanto os conflitos pela gua como os impactos ambientais decorrentes das obras necessrias para abastecer as populaes, cada vez mais concentradas. Metade das cidades europias j explora guas subterrneas acima da capacidade de reposio natural. A Cidade do Mxico est afundando, literalmente, devido retirada excessiva de gua do subsolo. Diversos pases tm srias dificuldades com a poluio de seus aqferos, em alguns casos, diretamente relacionada superexplorao ou reduo da recarga, como em Bangladesh, onde os poos de gua de 59 distritos contm altos nveis de arsnio. O arsnio um elemento natural, que se torna disponvel como poluente depois de reaes qumicas derivadas do rebaixamento do nvel das guas subterrneas. Ele est presente nas guas de 85% da rea total de Bangladesh, com risco potencial para 75 milhes de habitantes, sendo que 1,2 milho j apresentaram sinais de intoxicao.

Guerras por recursos

Outra tendncia, que refora o quadro de crise mundial da gua, a dos conflitos em regies, onde dois ou mais pases - ou at duas ou mais etnias de um mesmo pas - compartilham a gua de rios ou aqferos subterrneos comuns. Desde a fase de planejamento, o sistema de explorao do aqfero do Nordeste do Saara, pela Lbia, gerou conflitos com os vizinhos Arglia e Tunsia. Embora estes pases no estejam explorando o aqfero, questionam o direito da Lbia retirar a gua de todos para usufruto prprio. So igualmente conhecidas as disputas por gua nas origens dos conflitos no Oriente Mdio. E no faltam reas diplomaticamente sensveis, porque as guas dos rios transfronteirios vem se tornando mais escassas ou poludas, problema que atinge tanto a Europa do rio Danbio como as nascentes do rio Orinoco, na Amaznia, por onde se espalha o mercrio dos garimpeiros brasileiros. Alm dos conflitos entre pases ou povos, a desigualdade social tambm estabelece barreiras no acesso gua, separando ricos e pobres. So tambm as populaes mais pobres as mais expostas a desastres relacionados gua, incluindo secas freqentes, desertificao e inundaes de larga escala. Em 2000, no 2o Frum Mundial da gua, em Haia, na Holanda, representantes de 130 pases concordaram em "assegurar que a gua doce, os recursos costeiros e ecossistemas associados gua sejam protegidos e recuperados; que o desenvolvimento sustentvel e a estabilidade poltica devem ser promovidos; que qualquer pessoa deve ter acesso gua segura e suficiente a um custo compatvel com manuteno de uma vida produtiva e saudvel e que as populaes vulnerveis devem ser protegidas dos riscos de desastres relacionados gua". Trs anos depois, neste 3o Frum Mundial da gua, que agora se inicia no Japo, os desafios ainda so os mesmos e as desigualdades, maiores. Na mdia mundial de uso da gua, o maior porcentual se destina agricultura com 67%, seguida da indstria, com 19%. O uso municipal ou residencial fica com apenas 9%. E estes 9% so distribudos de forma absolutamente desequilibrada entre pobres e ricos, com pelo menos 3 bilhes de pessoas obrigadas a servir-se de guas contaminadas, sobretudo por poluio biolgica, derivada da descarga de esgotos domsticos diretamente nos rios, sem qualquer tratamento. Na maioria dos pases em desenvolvimento, cerca de 90% dos esgotos so jogados in natura nos cursos d'gua. O resultado, de acordo com a Organizao Mundial da Sade, que mais de 5 milhes de mortes anuais so ocasionadas por doenas de veiculao hdrica e pelo menos um quarto da humanidade permanece sem acesso gua segura e saneamento. Um total que pode chegar a 3,5 bilhes de pessoas ou metade da populao mundial esperada, dentro de 20 anos. Conforme aponta o documento "Living Waters" do WWF internacional, a criao de organizaes e fruns especficos, nos anos 90, para lidar com a crise da gua responde constatao de que "a cooperao internacional em questes de gua vinha se provando inadequada tarefa de responder a desastres relacionados gua". Porm, o acordo obtido no 2o Frum Mundial da gua est longe de corrigir o problema. "Ele falhou em reconhecer que o investimento em um meio ambiente saudvel que assegurar a proviso de suprimentos confiveis de gua limpa para todas as pessoas e para a natureza. Tambm falhou ao tratar a natureza como outro usurio competindo pela gua (alm dos setores energtico, agrcola, industrial e de transportes)". A expectativa em Kyoto - onde a representatividade do setor no governamental e de movimentos sociais maior do que nos fruns anteriores - de sanar as falhas dos acordos anteriores e aumentar o peso da gua na agenda poltica mundial, alm de formular propostas mais concretas para diminuir as disparidades de acesso universal gua, segura e em quantidades suficientes para todos. Incluindo os ecossistemas. O PROBLEMA ECONMICO: A ESCASSEZ

ESCASSEZ o resultado existente das ilimitadas necessidades humanas com as disponibilidades que os recursos se apresentam para a satisfao dessas necessidades. Para a obteno dos bens e servios necessrio a combinao dos fatores de produo ( recursos naturais, trabalho e capital) que dependem da abundncia ou escassez de cada um no sistema econmico.

No houvesse escassez de repartir os bens entre os homens, no existiriam tampouco os sistemas econmicos, nem economia, motivo pelo qual ser esta a Cincia que estuda como utilizar a escassez. Dada sua compreenso d exemplos baseados em fatos reais que esto acontecendo no ambiente econmico atual.

Exemplo nr 01: " A ESCASSEZ DA GUA NO MUNDO" A questo da gua tem sido muito discutida, principalmente pr tratar-se de um bem vital e que est prestes a escassez, exigindo uma compreenso coletiva sobre sua vulnerabilidade diante das presses exercidas pela explorao predatria do homem. Muitos tem a idia de abundncia de gua no mundo, porm, poucos esto cientes dos problemas que esto pr trs desta falsa abundncia. A imperiosa necessidade de preservar a gua para as geraes futuras tornou-se alvo de atenes em todo o planeta e teve na Agenda 21 especial destaque. A gua tem se tornado um elemento de disputa entre as Naes. Um relatrio do banco mundial de 1995, alerta para o fato de que um dos motivos causador de guerra no prximo sculo ser devido a escassez da gua. Estima-se que nos ltimos 60 anos a populao mundial duplicou, enquanto o consumo deste recurso natural multiplicou-se pr sete. Considerando que da gua existente no planeta, 97% salgada (mares e oceanos) e que 2% formam geleiras inacessveis, restam apenas 1% de gua doce armazenada em lenis subterrneos, rios e lagos, distribuda desigualmente pela terra. Vivemos agora um perodo de escassez, ainda no generalizada, mas em nveis preocupantes. No estamos a ponto de gastar toda a gua doce do planeta, mas existem pelo menos 20 pases que sofrem atualmente com a falta deste recurso. Sendo a economia uma cincia humana aplicada, que tem como objetivo buscar o equilbrio entre bens e servios e recursos naturais (ambos limitados), e as necessidades humanas (ilimitadas e crescentes quanto maior o bem estar dos indivduos) , passa a ser de grande importncia no mbito da mesma o debate a respeito do assunto. Na tica da Cincia Econmica exatamente o aumento da escassez que trar a soluo ou pelo menos uma relativa melhora para esse problema, pois a medida que gua deixa se ser um bem em abundncia no meio ambiente, as empresas passaro a ter maior interesse em comercializar a mesma, trazendo inovaes tecnolgicas para solucionar os problemas de poluio dentre outros existentes.

A escassez de gua um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves caso o manejo dos recursos hdricos no seja revisto pelos pases. Atualmente, mais de um bilho de pessoas j no tm acesso a gua limpa suficiente para suprir suas necessidades bsicas dirias. A pecuria, que por vezes contamina rios e lenis freticos, contribui de maneira decisiva para a escassez de gua, uma vez que, de acordo com relatrio publicado em 2003 pela FAO, para se produzir 1 kg de carne so consumidos cerca de 15.000 litros de gua, enquanto so necessrios apenas 1.300 litros para se produzir a mesma quantidade de gros.

Os dez mandamentos para economizar gua

Colabore, adote o Uso Social da gua Evite o desperdcio, seguindo os dez mandamentos. 1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. No fique com o chuveiro aberto. O consumo cair de 180 para 48 litros. 2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxge a boca com a gua do copo. Assim voc economiza 3 litros de gua. 3. Na descarga: Verifique se a vlvula no est com defeito, aperte-a uma nica vez e no jogue lixo e restos de comida no sanitrio. 4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por ms. Feche bem as torneiras. 5. Vazamentos: Um buraco de 2 milmetros no encanamento desperdia cerca de 3 caixas dgua de mil litros. 6. Na caixa dgua: No a deixe transbordar e mantenha-a tampada. 7. Na lavagem de louas: Lavar louas com a torneira aberta, o tempo todo, desperdia at 105 litros. Ensaboe a loua com a torneira fechada e depois enxge tudo de uma vez. Na mquina de lavar so gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio. 8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia no, pela manh ou noite. Use mangueira com esguichorevlver ou regador. 9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de gua. S lave o carro uma vez por ms, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a gua da sobra da mquina lavar roupa. 10. Na limpeza de quintal e calada USE VASSOURA - Se precisar utilize a gua que sai do enxge

vaso

You might also like