You are on page 1of 6

Espectroscopia no infravermelho prximo - Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 1 de 6

Espectroscopia no infravermelho prximo


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre

Espectroscopia no infravermelho prximo (NIRS) um espectroscpicas mtodo que usa o quaseinfravermelho regio do espectro eletromagntico (de cerca de 800-2500 nm nm). Aplicaes tpicas incluem farmacutica , diagnsticos mdicos (incluindo o acar no sangue e oximetria ), alimentos e controle de qualidade de agrotxicos, e pesquisa de combusto, bem como a neurocincia cognitiva pesquisa.

Perto espectro de absoro de IR diclorometano mostrando complicada sobreposio overtones de caractersticas de absoro meados IR.

Contedo
1 Teoria 2 Histria 3 Instrumentao 4 Aplicaes 4,1 espectroscopia Astronomical 4,2 monitoramento remoto 4,3 Cincia dos Materiais 4,4 usos mdicos 4,5 medio de partculas 4,6 usos industriais

5 Veja tambm 6 Referncias 7 Outras leituras

Teoria
Infravermelho prximo baseado em espectroscopia molecular e vibraes overtone combinao. Essas transies so proibidas pela regras de seleo de mecnica quntica . Como resultado, a absortividade molar na regio IR prximo normalmente muito pequeno. Uma vantagem que NIR pode tipicamente penetram muito mais longe em uma amostra de infravermelho meados de radiao. Espectroscopia no infravermelho prximo no , portanto, uma tcnica particularmente sensvel, mas pode ser muito til na sondagem material a granel com a preparao da amostra pouca ou nenhuma.

http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=pt-BR&ie=UTF8&pre... 20/08/2011

Espectroscopia no infravermelho prximo - Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 2 de 6

As bandas molecular overtone e combinao visto no IR prximo so tipicamente muito ampla, levando a espectros complexos, que pode ser difcil atribuir caractersticas especficas para os componentes qumicos especficos. multivariada tcnicas de calibrao (mltiplas variveis) (por exemplo, anlise de componentes principais , pelo menos parcial quadrados , ou redes neurais artificiais ) so frequentemente utilizados para extrair as informaes qumicas desejadas. Desenvolvimento cuidadoso de um conjunto de amostras de calibrao e aplicao de tcnicas de calibrao multivariada essencial para o infravermelho prximo mtodos analticos. [1]

Histria
A descoberta da energia do infravermelho prximo atribuda a Herschel, no sculo 19, mas a primeira aplicao industrial comeou na dcada de 1950. Nas primeiras aplicaes, NIRS foi usado apenas como uma unidade de add-on para outros dispositivos pticos que usaram outros comprimentos de onda, como ultravioleta (UV), visvel (Vis), ou infravermelho mdio (MIR) espectrmetros. Na dcada de 1980, uma nica unidade, sistema autnomo de NIRS foi disponibilizado, mas a aplicao de NIRS foi focado mais na anlise qumica. Com a introduo de luz de fibra ptica em meados dos anos 1980 e os desenvolvimentos monocromador detector-no incio da dcada de 1990, tornou-se NIRS uma ferramenta mais poderosa para a investigao cientfica.

Espectro infravermelho prximo de etanol lquido.

Este mtodo ptico pode ser utilizado em vrios campos da cincia, incluindo a fsica , fisiologia ou medicina. somente nas ltimas dcadas poucos que NIRS comeou a ser usado como uma ferramenta de monitoramento mdico para os pacientes.

Instrumentao
Instrumentao para espectroscopia near-IR (NIR) semelhante ao de instrumentos para as faixas de UV-visvel e meados de IR. H uma fonte, um detector e um elemento de disperso (como um prisma , ou, mais comumente, uma grade de difrao ) para permitir que a intensidade em diferentes comprimentos de onda a ser gravado. instrumentos com transformada de Fourier NIR usando um interfermetro tambm so comuns, especialmente para comprimentos de onda acima de ~ 1000 nm. Dependendo da amostra, o espectro pode ser medido em qualquer reflexo ou de transmisso. Comuns incandescentes lmpadas halgenas ou de quartzo so mais frequentemente utilizados como fontes de banda larga da radiao sub-infravermelha para aplicaes analticas. Diodos emissores de luz (LEDs) tambm so utilizados, eles oferecem uma maior vida til e estabilidade espectral e requisitos de energia reduzido. [2] O tipo de detector utilizado depende principalmente da faixa de comprimentos de onda a ser medido. Baseados em silcio CCDs so adequados para o mais curto do intervalo NIR, mas no so suficientemente sensveis na maior parte do intervalo (mais de 1000 nm). InGaAs e PbS dispositivos so mais apropriados, embora menos sensvel do que CCDs. Em certos instrumentos de dodos (DA) NIRS, ambos os detectores baseados em silcio e InGaAs so empregados no mesmo instrumento. Esses instrumentos podem gravar tanto espectros UV-visvel e NIR 'simultaneamente'.

http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=pt-BR&ie=UTF8&pre... 20/08/2011

Espectroscopia no infravermelho prximo - Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 3 de 6

Os instrumentos destinados a imagem qumica na NIR pode usar um detector de arranjo de 2D com um acstico-ptico filtro ajustvel. Vrias imagens podem ser gravadas seqencialmente em diferentes bandas de comprimento de onda estreito. [3] Muitos instrumentos comerciais para a espectroscopia UV / visvel so capazes de espectros de gravao na faixa NIR (talvez para ~ 900 nm). Da mesma forma, o intervalo de alguns instrumentos de meados de IR pode se estender para o NIR. Nestes instrumentos, o detector utilizado para os comprimentos de onda NIR muitas vezes o detector mesmo utilizado para o instrumento de gama "main" de interesse.

Aplicaes
A principal aplicao do NIRS para o corpo humano utiliza o fato de que a transmisso ea absoro de luz NIR nos tecidos do corpo humano contm informaes sobre as alteraes da concentrao de hemoglobina. Quando uma rea especfica do crebro ativado, o volume de sangue localizados nessa rea muda rapidamente. Imagens pticas pode medir o local e atividade de regies especficas do crebro, monitorando continuamente os nveis de hemoglobina no sangue atravs da determinao dos coeficientes de absoro ptica. As aplicaes tpicas de espectroscopia NIR incluir a anlise de gneros alimentcios, produtos farmacuticos, produtos de combusto e um ramo importante da espectroscopia astronmica.
NIR sensor para medio de umidade instalado em um transportador de correia

A espectroscopia astronmica
Infravermelho prximo espectroscopia usado em astronomia para estudar as atmosferas de estrelas frias onde as molculas podem formar. As assinaturas vibracionais e rotacionais de molculas como o monxido de xido de titnio, cianeto, e de carbono pode ser visto neste comprimento de onda de cobertura e pode dar uma pista para a estrela do tipo espectral . Ele tambm usado para estudar molculas em outros contextos astronmicos, como em nuvens moleculares , onde novas estrelas se formam. O fenmeno astronmico conhecido como vermelhido significa que comprimentos de onda do infravermelho prximo so menos afetadas pela poeira no meio interestelar, de modo que regies inacessveis por espectroscopia ptica pode ser estudada no infravermelho prximo. Uma vez que a poeira eo gs so fortemente associados, estas regies empoeiradas so exatamente aqueles onde espectroscopia no infravermelho mais til. Os espectros de infravermelho prximo de estrelas muito jovens fornecem informaes importantes sobre suas idades e massas, que importante para compreender a formao de estrelas em geral.

O monitoramento remoto
Tcnicas foram desenvolvidas para NIR imagens espectroscpicas. imagiologia hiperespectral tem sido aplicado para uma ampla gama de usos, incluindo a investigao remota de plantas e solos. Os dados podem ser coletados a partir de instrumentos em avies ou satlites para avaliar a cobertura do solo e qumica do solo.

http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=pt-BR&ie=UTF8&pre... 20/08/2011

Espectroscopia no infravermelho prximo - Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 4 de 6

Cincia de Materiais
Tcnicas foram desenvolvidas para espectroscopia NIR das reas amostra microscpica para medies de espessura de filme, a investigao sobre as caractersticas pticas de nanopartculas e revestimentos pticos para a indstria de telecomunicaes.

Medical usa
Aplicaes mdicas de NIRS centro sobre a medio no invasiva da quantidade e teor de oxignio da hemoglobina , bem como o uso de marcadores exgenos ptico em conjunto com cintica de fluxo. NIRS pode ser usado para avaliao no-invasiva da funo cerebral atravs do crnio intacto em seres humanos atravs da deteco de alteraes nas concentraes de hemoglobina no sangue associados atividade neural, por exemplo, em ramos da psicologia Cognitiva como um substituto parcial para fMRI tcnica. NIRS pode ser utilizado em crianas, onde fMRI no podem (pelo menos nos Estados Unidos), e NIRS muito mais porttil do que mquinas de fMRI, mesmo instrumentao sem fio est disponvel, que permite investigaes em assuntos que se movem livremente [4] [5] . No entanto, NIRS no pode substituir totalmente fMRI porque s pode ser usado para escanear o tecido cortical, onde fMRI pode ser usado para medir a ativao pelo crebro. A aplicao em mapeamento funcional do crtex humano chamado topografia ptica (OT), infravermelho prximo de imagem (NIRI) ou NIRS funcional (fNIRS). A tomografia ptica termo usado para tridimensional NIRS. Os termos NIRS, NIRI e OT so muitas vezes usados como sinnimos, mas tm algumas distines. A diferena mais importante entre NIRS e OT / NIRI que OT / NIRI usada principalmente para detectar mudanas nas propriedades pticas do tecido simultaneamente a partir de mltiplos pontos de medio e exibir os resultados na forma de um mapa ou imagem sobre uma rea especfica, ao passo que NIRS fornece dados quantitativos em termos absolutos, em at alguns pontos especficos. Este ltimo tambm usado para investigar outros tecidos, como, por exemplo, msculo do peito, e tumores. Empregando vrios comprimentos de onda e tempo resolvida (freqncia ou no domnio do tempo) e / ou espacialmente resolvidos mtodos de fluxo sanguneo volume, e oxigenao pode ser quantificado. [6] Estas medidas so uma forma de oximetria . Aplicaes de oximetria por mtodos NIRS incluem a deteco de doenas que afetam a circulao do sangue (por exemplo, doena vascular perifrica), a deteco e avaliao de tumores de mama, ea otimizao da formao em medicina esportiva. Essas tcnicas tambm podem ser usados para a indstria agro ou processos, a fim de prever tamanho de partcula / densidade. O uso de NIRS em conjunto com uma injeo em bolus de indocianina verde (ICG) tem sido usado para medir o fluxo sangneo cerebral [7] ea taxa metablica cerebral de consumo de oxignio [8] em modelos neonatal. NIRS est comeando a ser usadas em cuidados intensivos peditricos, para ajudar a lidar com cirurgia cardaca ps-operatrio. De fato, NIRS capaz de medir a saturao venosa de oxignio (SVO2), que determinada pelo dbito cardaco, bem como outros parmetros (FiO2, hemoglobina consumo de oxignio). Portanto, seguindo o NIRS d mdicos intensivistas uma noo do dbito cardaco. NIRS apreciado pelos pacientes, porque no-invasivo, indolor, e utiliza radiao noionizante. O desenvolvimento instrumental de NIRS / NIRI / OT procedeu tremendamente nos ltimos anos e, em particular, em termos de imagem, quantificao e miniaturizao. [6]

http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=pt-BR&ie=UTF8&pre... 20/08/2011

Espectroscopia no infravermelho prximo - Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 5 de 6

Medio de Partculas
NIR frequentemente usado em tamanho de partculas em uma gama de diferentes reas, incluindo a estudar ps farmacuticos e agrcolas.

Usos industriais
Ao contrrio de NIRS usado em topografia ptica, NIRS geral usado em ensaios qumicos no fornecer imagens de mapeamento. Por exemplo, uma clnica de dixido de carbono analisador exige tcnicas de referncia e rotinas de calibrao para ser capaz de conseguir alterar o contedo exato CO 2. Neste caso, a calibrao realizada ajustando o controle zero da amostra que est sendo testada aps propositadamente fornecendo 0 CO 2% ou de outra quantidade conhecida de CO 2 na amostra. Gs comprimido normal a partir de distribuidores contm cerca de 95% O 2 e 5% CO 2, que tambm pode ser usado para ajustar% CO 2 metros de leitura para ser exatamente 5% na calibrao inicial. [ carece de fontes? ]

Ver tambm
Qumica de imagens Imagens hiperespectrais fNIR Com transformada de Fourier Espectroscopia no infravermelho Imagem ptica Espectroscopia rotacional Espectroscopia Espectroscopia vibracional

Referncias
1. ^ Roman M. Balabin, Ravilya Z. Safieva, e Ekaterina I. Lomakina (2007). "Comparao de modelos de calibrao linear e no linear com base em dados de infravermelho prximo (NIR) para predio de espectroscopia de gasolina propriedades". Chemometr Intell Lab 88 (2):. 183-188 doi : 10.1016/j.chemolab.2007.04.006 (http://dx.doi.org/10.1016%2Fj.chemolab.2007.04.006) . 2. ^ Bozkurt, Alper; Rosen, Arye; Rosen, Harel; Onaral, Banu (2005). "Um sistema porttil de espectroscopia no infravermelho prximo para o monitoramento de cabeceira do crebro de recmnascido." Engenharia Biomdica OnLine 4 (1):.. 29 doi : 10.1186/1475-925X-4-29 (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=ptBR&ie=UTF8&prev=_t&rurl=translate.google.com.br&sl=en&tl=pt&u=http://dx.doi.org/10.1186% 252F1475-925X-4-29&usg=ALkJrhjwpRrneuln9O1V5hlf4MEDsQOQzw) . PMC 1112605 (http://www.pubmedcentral.gov/articlerender.fcgi?tool=pmcentrez&artid=1112605) . PMID 15862131 (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=ptBR&ie=UTF8&prev=_t&rurl=translate.google.com.br&sl=en&tl=pt&u=http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubme 3. ^ Treado, PJ; Levin, IW; Lewis, PT (1992). "Near-Infrared acusto-Optic Microscopia Filtered Spectroscopic: Uma Abordagem de estado slido para Chemical Imaging". Applied Spectroscopy 46:. 553-559 doi : 10.1366/0003702924125032 (http://translate.googleusercontent.com/translate_c? act=url&hl=ptBR&ie=UTF8&prev=_t&rurl=translate.google.com.br&sl=en&tl=pt&u=http://dx.doi.org/10.1366% 252F0003702924125032&usg=ALkJrhjWzTHNlNvWjnYCpD45r1iBFJ33TA) . 4. ^ . Muehlemann, T; Haensse, D; Wolf, M (2008) "Wireless miniaturizados in-vivo perto de imagem infravermelha." (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=ptBR&ie=UTF8&prev=_t&rurl=translate.google.com.br&sl=en&tl=pt&u=http://www.neonatologie.usz.ch/Doc 2520Wireless%2520miniaturized.pdf&usg=ALkJrhj1V8dtkhdc_GvXKi9Bo9ryV_P8vw) Optics Express 16 (14):.

http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=pt-BR&ie=UTF8&pre... 20/08/2011

Espectroscopia no infravermelho prximo - Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 6 de 6

5. ^ Shadgan, B; Reid, W; Gharakhanlou, R; Stothers, L; Macnab, A (200). "espectroscopia de infravermelho prximo sem fio de oxigenao do msculo esqueltico e hemodinmica durante o exerccio e de isquemia." (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=ptBR&ie=UTF8&prev=_t&rurl=translate.google.com.br&sl=en&tl=pt&u=http://iospress.metapress.com/conte -e379-eCK7YQ) Espectroscopia 23 (06/05). :. 233-241 doi : 10.3233/SPE-2009-0391 (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=ptBR&ie=UTF8&prev=_t&rurl=translate.google.com.br&sl=en&tl=pt&u=http://dx.doi.org/10.3233% 252FSPE-2009-0391&usg=ALkJrhio1H4o6M3Qp6J6LHwmwxC5gfeJQA) . http://iospress.metapress.com/content/x482652580863660 . 6. ^ um b . Wolf, M; Ferrari, M; Quaresima, V (2007) "O progresso de espectroscopia no infravermelho prximo e topografia para o crebro e os msculos aplicaes clnicas." (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=ptBR&ie=UTF8&prev=_t&rurl=translate.google.com.br&sl=en&tl=pt&u=http://www.neonatologie.usz.ch/Doc -M5iRie7-gVh65ipw8A) Journal of ptica biomdica 12 (6):. 7. ^ Brown, DW; Picot, PA; Naeini, JG; Springett, R; Delpy, DT; Lee, TY (2002). ".. Quantitativa perto de medio espectroscopia de infravermelho da hemodinmica cerebral em leites recm-nascidos" Pediatric Research 51 (5):. 564-70 doi : 10.1203/00006450-200205000-00004 (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=ptBR&ie=UTF8&prev=_t&rurl=translate.google.com.br&sl=en&tl=pt&u=http://dx.doi.org/10.1203% 252F00006450-200205000-00004&usg=ALkJrhg4CjPZJpHivElev2-3wZjuiftDyQ) . PMID 11978878 (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=ptBR&ie=UTF8&prev=_t&rurl=translate.google.com.br&sl=en&tl=pt&u=http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubme -PK5sXPvrfS8SqW3ptZ4qOlSMJQ) . 8. ^ Tichauer, KM; Hadway, JA; Lee, TY; St Lawrence, K (2006). "Medio de metabolismo oxidativo cerebral com espectroscopia no infravermelho prximo: um estudo de validao." Jornal do fluxo sanguneo cerebral e Metabolismo 26 (5):. 722-30. doi : 10.1038/sj.jcbfm.9600230 (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=ptBR&ie=UTF8&prev=_t&rurl=translate.google.com.br&sl=en&tl=pt&u=http://dx.doi.org/10.1038% 252Fsj.jcbfm.9600230&usg=ALkJrhhDZt8YGHoJJrv3UJA717YrslQrIA) . PMID 16192991 (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=ptBR&ie=UTF8&prev=_t&rurl=translate.google.com.br&sl=en&tl=pt&u=http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubme

Leitura mais adicional


Kouli, M.: "Estudos experimentais de medio no invasiva do fluxo sanguneo cerebral em humanos adultos usando a espectroscopia de infravermelho prximo." Dissertao, Universidade Tcnica de Munique , Dezembro de 2001. Raghavachari, R., Editor. 2001. Near-Infrared Aplicaes em Biotecnologia, MarcelDekker, New York, NY. Workman, J.; Weyer, L. 2007 Guia Prtico da Espectroscopia Near-Infrared Interpretativo, CRC Press-Taylor & Francis Group, Boca Raton, FL.. Obtido em " http://en.wikipedia.org/wiki/Near-infrared_spectroscopy " Categorias : Espectroscopia | Infrared tecnologia Esta pgina foi modificada pela ltima vez em 11 de Julho de 2011, 19:05. Texto est disponvel sob a Licena Creative Commons Attribution ShareAlike- ; Termos adicionais podem ser aplicadas. Ver Termos de uso para mais detalhes. Wikipedia uma marca registada da Wikimedia Foundation, Inc. , uma organizao sem fins lucrativos.

http://translate.googleusercontent.com/translate_c?act=url&hl=pt-BR&ie=UTF8&pre... 20/08/2011

You might also like