You are on page 1of 4

XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

CURSO EXTENSIVO FINAL DE SEMANA XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Disciplina Aula

Direito Ambiental 01

EMENTA DA AULA 1. PREVISO CONSTITUCIONAL 2. PARTE REPRESSIVA DA CF 3. COMPETNCIA 4. LICENCIAMENTO AMBIENTAL

GUIA DE ESTUDO 1. PREVISO CONSTITUCIONAL (Art. 225, caput da CF) Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Trata-se de direito difuso, extensvel a toda coletividade. Direito difuso por excelncia. Bem de uso comum do povo. O meio ambiente um bem de natureza metaindividual, vai alm do indivduo, abrange toda a coletividade, mas no pode ser apropriado por ningum, bem de natureza coletiva. Essencial sadia qualidade de vida. Direito fundamental da pessoa humana, mnimo existencial ou, conforme alguns doutrinadores, piso mnimo existencial. Sem isso no h que se falar em dignidade da pessoa humana.

Princpio da Participao/Compartilhamento: Incumbindo ao poder pblico e coletividade. A sociedade compartilha com o poder pblico a tutela do meio ambiente. O instrumento que a constituio traz a educao ambiental (art. 225, 1, VI da CF). Lei Federal n 9.795/99: Lei da Poltica Nacional de Educao Ambiental. Qual a estratgia para a coletividade ajudar? Dar benefcios a ela. Hoje, trabalha-se com o princpio do protetor ou provedor recebedor. Tal princpio possibilita ao poder pblico prever compensaes financeiras e benefcios para aquele que tutela o meio ambiente. Em Minas Gerais, por exemplo, j existe a bolsa verde, uma bolsa que paga mensalmente para pequenos agricultores quando ele tutela o meio ambiente. No Esprito Santo, existe a bolsa gua, no Amazonas h a bolsa floresta.

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

Incumbe ao poder pblico e coletividade proteger/preservar o meio ambiente. A CF, em primeiro lugar, tem aspecto preventivo, no quer que ocorram danos ambientais. Os princpios da preveno e da precauo so importantssimos. Os dois so acautelatrios. O primeiro utilizado quando h certeza do dano, o segundo quando h incerteza do dano. Ex.: Os municpios brasileiros tem a misso de recolher o esgoto e trata-lo, entretanto, muitos o recolhem e lanam no rio sem tratamento princpio da preveno, visto que o dano certo; Radiao eletromagntica na transmisso de energia eltrica no pas, h uma discusso sobre a adoo de medida de remoo das redes que transmitem radiao de perto da moradia das pessoas, apesar de estudos, no certo que faa mal s pessoas. O dano incerto, porm possvel; nesse caso, a medida dever ser baseada no princpio da precauo. Para as presentes e futuras geraes. Direito intergeracional. Existe o princpio da solidariedade intergeracional.

Princpio da proibio de retrocesso ecolgico/socioambiental: Significa dizer que se vier uma lei nova, tem que ficar igual ou melhor do que a que j existia na proteo do meio ambiente. O cdigo florestal, por exemplo, infringiu a proibio de retrocesso ecolgico. Todo o direito fundamental no pode ter sua situao piorada. Tal princpio serve para qualquer direito fundamental.

2. PARTE REPRESSIVA DA CF (art. 225, 3 da CF) As condutas e atividades lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores. A CF trata como infrator o degradador, pessoa fsica ou jurdica, havendo uma tripla responsabilizao, no campo penal, administrativo e civil. No h bis in idem. A CF determina que o poder pblico puna nas trs esferas. A responsabilidade penal ser sempre subjetiva, a administrativa e civil objetiva, no precisar ser auferido o dolo/culpa.

3. COMPETNCIA Legislativa (Art. 24 da CF): em regra, concorrente. A lei federal passa a ser um piso protetivo mnimo. Os estados podero legislar de maneira suplementar. Os municpios tambm podero legislar de forma suplementar (art. 30, II da CF). Jamais podero trazer diminuio da proteo trazida por lei federal. O art. 30, I da CF traz a previso de que o municpio poder legislar assuntos de interesse local, zoneamento, por exemplo.

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

Administrativa/Executiva/Material: o exerccio do poder de polcia poder dever. O poder pblico dever fiscalizar, autuar e instaurar o processo administrativo correspondente para impor as sanes. Art. 23 da CF - Compete Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, de forma comum ou paralela, exercer o poder fiscalizador. Se de acordo com a CF, os entes podem fiscalizar. O cliente poder ser fiscalizado por todos os entes competentes, no mesmo ms, por exemplo. Lei complementar ser editada para trazer normas complementares. A LC 140 de 08 de Dezembro de 2011. Foi editada trazendo normas de cooperao. Ler art. 17 da LC 140/2011: Quem deve exercer o poder fiscalizador o rgo que deu a licena/autorizao para o empreendimento. No trata-se de exclusividade e sim de preferncia. O pargrafo 3 do artigo 17 diz que os outros entes federados no esto proibidos de fiscalizar, e eventualmente, lavrar auto de infrao, havendo mais de um auto de infrao, o infrator responder pelo rgo que lhe deu a licena/autorizao. Art. 30, VIII da CF: Compete aos municpios promover o adequado ordenamento territorial mediante o planejamento e o controle do uso, parcelamento e ocupao do solo urbano. Todo loteamento clandestino (aquele que no tem licena) ou irregular (aquele que tem licena, mas o sujeito implantou diferente da licena) dever ser evitado pelo municpio. Neste caso o polo passivo poder ser figurado pelo Municpio, pelo loteador ou por ambos, escolha do autor, a responsabilidade neste caso solidria.

4. LICENCIAMENTO AMBIENTAL o instrumento mais importante. Seu objetivo verificar a relao custo-benefcio de um empreendimento.

Princpio da funo scio-econmico-ambiental da propriedade e princpio do desenvolvimento sustentvel: O meio ambiente da coletividade, no poder ser consumido para benefcio exclusivo. A relao custo-benefcio dever ser benfica para a coletividade, caso contrrio no ser licenciada. O custo poder ser equilibrado com compensaes ambientais. Resoluo CONAMA 237/97 + Lei Complementar 140/11. A lei complementar no revogou a resoluo, ela s mexeu em um ponto da resoluo. Procedimento Administrativo: O licenciamento um procedimento administrativo, pois dever cumprir aos oito etapas do art. 10 da Resoluo CONAMA 237/97. Etapas: a) Projeto da empresa (engenharia), documentos (certido da prefeitura municipal, dizer que o zoneamento est de acordo com a lei local; autorizao para o corte de
EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

vegetao pela LC 140, quem d essa autorizao o prprio rgo licenciador; outorga do uso de gua) e estudos ambientais (Art. 1, III da Resoluo CONAMA 237/97; um estudo ambiental denominamos EIA/RIMA). Existir um determinado estudo para baixo impacto e outro para mdio impacto em cada Estado. Quando o empreendimento causar significativa degradao ambiental, o estudo exigido ser o EIA/RIMA no caso dos 18 empreendimentos previstos no art. 2 de Resoluo CONAMA 01/86. EIA = Estudo prvio de Impacto Ambiental. RIMA = Relatrio de Impacto Ambiental. Art. 225, 4, IV da CF nos outros milhares de casos em que houver significativa degradao ambiental.

b) Apresentao da documentao; c) Anlise do rgo; d) Pedido de complementao; e) O rgo ver se cabe audincia pblica; f) Pegar a documentao de audincia pblica e coloca-la no licenciamento; g) Parecer tcnico (regra) e jurdico (as vezes); h) Deferimento ou indeferimento da licena.

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

You might also like