You are on page 1of 23

A Encruzilhada dos sentidos

Poltica indigenista em Mato Grosso (1831-1845)


Odemar Leotti98 Este artigo tem por objetivo analisar a poltica indigenista em Mato Grosso de 1831 a 1845. Apesar de ser um projeto que se propunha um desenvolvimento evolutivo e contnuo, na prtica, foi carregado por rupturas, e cada cultura apropriou-se do discurso colonizador de acordo com suas modalidades receptivas. O Estado Imperial, alm dos obstculos oferecidos pela multiplicidade cultural interpretativa, esbarrava-se nos jogos de interesses da elite local. O governo provincial, ao tentar colocar essa poltica em prtica, sofreu presso dessas lutas polticas em seu interior, fato que impediu sua consumao de forma harmoniosa. Dessa maneira a Provncia de Mato Grosso foi palco de uma poltica indigenista carregada de descontinuidades, marcadas pelos limites de um saber que se arrogava como sendo nico e verdadeiro. Esta poltica, na tentativa de viabilizar o projeto colonizador, volta sua fora contra todas as sociedades que porventura se colocassem no caminho do sonhado progresso, principalmente os Bororo Coroado, obstculos construo de estrada para as provncias do sul. A multiplicidade cultural dos povos locais que, no discurso colonizador, aparecia como de fcil domnio, tornou-se, com o tempo, algo enigmtico e incaptvel, garantindo com isso descontinuidade e tenso ao projeto colonizador. Palavras-chaves: Povoamento. Diversidade. Descontinuidade.

Resumo

Abstract

This article aims to examine the indigenous politics in Mato Grosso between 1831 and 1889. Besides its evolutive and continuos development, this event has been carried out by rupture, where each culture has adopted the colonization discourse according to their receptive modalities to incorporate the indigenous societies to the settlement project of the XIX century. The provincial government in its turn, trying to put this politic in practice, had suffered some pressure dictated by its interior diversity witch has stopped its consummation in a harmonic way. By this way, the province of Mato Grosso was a stage of an indigenist politic full of discontinuities and marked by the limits of a knowledge witch considered itself as the unique and truly knowledge. This politics, trying to enable the colonizer project, turns its strength against all societies, that might got through the way of the dreamt progress, mainly the Bororo Coroado, obstacles to the construction of the road to the south provinces. The cultural multiplicity of the local folks, witch in the colonization discourse, appeared to be easily dominated, became as time passed, something enigmatic and unacceptable, assuring with this the discontinuity and the tension to the colonization project. Keywords: Settlement. Diversity. Discontinuity.

98 Graduado em Histria pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Especialista em Histria Moderna pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT. Cceres MT. Mestre em Histria pela Universidade Estadual de Campinas- Unicamp - Campinas SP -. Professor do Dep. de Histria da Universidade Federal de Mato Grosso - C.U.R. Centro Universitrio de Rondonpolis-MT.

COLETNEAS DO NOSSO TEMPO

2008

Ano VII v. 7

p. 67-90

n7

66 | Odemar Leotti

Tudo o que morre e passa smbolo somente; O que se no atinge, Aqui temos presente.99

Atravs da Carta Rgia decretada no ano de 1808, iniciou-se no Brasil uma ordenao que declarava guerra aos ndios e a transformao dos prisioneiros em escravos dos seus capituladores. No dia 27 de outubro de 1831, surgiu uma lei regencial que mudou a rotina da poltica indigenista no Brasil Imperial. Deixou uma marca por ter institudo um divisor de guas entre as personagens que compunham a trama da histria das lutas: de um lado pela instalao do sonhado projeto civilizador e de outro a resistncia de uma multiplicidade cultural que j tinha certa vivncia com estas tomadas de posies da poltica colonizadora. Portanto, entendemos ser um episdio que jamais poder ficar apagado da histria da poltica indigenista de Mato Grosso. Naquele dia, a regncia trina, composta pelos senhores Francisco de Lima e Silva, Jos da Costa Carvalho e Joo Brulio Morais, assinava uma lei que tentava por abaixo a guerra aos ndios como procedimento de sua subordinao. Pode-se afirmar que no tenha ultrapassado os limites da tentativa, pois o cenrio apresentado foi de uma mistura das duas formas de procedimento: de um lado, a vontade do poder central de impor uma poltica branda ao relacionamento com os ndios e de outro, a diversidade de problemas que compunha a realidade da tentativa de integrao do territrio imperial. S para se ter uma idia do que se queria mudar, a Carta Rgia de 05 de novembro de 1808 garantia uma situao de guerra em que os ndios prisioneiros tornavam-se escravos dos milicianos ou moradores por 15 anos. Com este decreto o governo regencial parecia querer atacar de frente, principalmente, nos seus dois pontos principais, ou como afirma tal documento: [...] na parte em que mandou declarar a guerra aos Indios Bugres na Provncia de So Paulo, e determinou que os prisioneiros fossem obrigados a servir por 15 anos aos milicianos

99 GOETHE. Fausto. So Paulo: Martin Claret, 2002.


COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

A Encruzilhada dos Sentidos - Poltica Indigenista em Mato Grosso (1831-1845) | 67

ou moradores, que os apprehendessem.100 No artigo 2 desta pea jurdica, ficaram revogadas as Cartas Rgias de 13 de Maio, e de 2 de Dezembro de 1808, na parte, em que autorizava a Provncia de Minas Gerais a mesma guerra e servido dos ndios prisioneiros. No seu artigo terceiro ordenava de que: Os indios todos at aqui em servido, sero della desonerados. O que chama a ateno o que aparece no artigo quarto da Lei de 1831:
Sero considerados como orphos, e entregues aos respectivos Juizes, para lhes applicarem as providencias da ordenao...art. 5. Sero socorridos pelo Thesouro do preciso, at que os Juizes de Orphos os depositem, onde tenham salario, ou aprendam officios fabris. Art. 6. Os Juizes de Paz nos seus districtos vigiaro e occorrero aos abusos contra a liberdade dos Indios.101

Assim que posto em prtica tal decreto, esta poltica depara-se com uma situao conflitante: o que fazer com os inmeros ndios at ento prisioneiros. No tendo direito ao reconhecimento de nenhum status jurdico/poltico, estes ex-prisioneiros foram tratados como pessoas incapazes e destitudos da mnima forma de dignidade humana, vivendo excludos dos direitos de existncia em igualdade com os membros da sociedade da poca. Receberam tratamento, como rfos, como se fossem crianas, sendo obrigados a viverem tutelados pelo poder judicirio da poca. No era dado a eles o direito de retomarem suas antigas culturas, pelo fato de suas formas vivenciais no serem reconhecidas como corretas. A soluo seria a introduo destes ndios em cursos onde aprenderiam profisses para servirem aos ideais colonizadores e sarem de vez de seus costumes considerados, por uma ordem discursiva, como errantes. As pretenses do poder imperial eram de que, com a introduo destas leis, iniciassem um novo perodo na histria das relaes do colonizador com as sociedades nativas. Com isso esperavam que tornasse realidade a to sonhada civilizao dos que consideravam fora da ordem. Apesar da crise poltica instaurada, pouco se mudou com relao postura para
100 Leis do Brasil. Gabinete da Presidncia. Lei de 27 de outubro de 1831. Coleo das Leis. Imprio do Brasil. Rio de Janeiro. Tipografia Nacional 1878. APMT. Arquivo Pblico de Mato Grosso. Cuiab MT. 101 ibid.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

68 | Odemar Leotti

com os ndios; e o respeito lei regencial foi admitida por alguns setores mais por resignao - e era de se esperar que a realidade cotidiana se encarregasse de fazer vir tona a descontinuidade deste projeto. Esta mudana parece no ter se dado por uma tomada de postura da sociedade colonizadora a partir de sua base e sim de cima para baixo. importante a ateno a este aspecto para podermos entender as dificuldades e perplexidades que fizeram parte do cotidiano da sociedade colonizadora. Em face disto, houve por parte do projeto colonizador, em sua esfera governamental, uma tentativa de imposio, tanto aos povos indgenas quanto oposio poltica local. No projeto colonizador, os sinais de desrespeito pela historicidade cultural indgena ficaram marcados. Isto garantiu, passados apenas trs anos, uma reviravolta no caminho adotado pelo poder regencial, desembocando em desarranjos desta forma poltica na conduta das questes indgenas, como veremos nos acontecimentos a seguir.

1834 e a vitria das foras locais. A descentralizao da poltica indigenista


Desde 1831 nos defrontamos com falas que sinalizavam para uma situao carregada de complicaes, tanto no aspecto econmico quanto na questo fundiria, que deixariam como marca uma tenso e dissiparia a possibilidade de harmonia e linearidade do projeto civilizador. Com todo seu aparato apontando para alguma mudana na poltica indigenista, os grupos sociais detentores do poder poltico e econmico no deixariam passar por muito tempo uma possvel efetivao harmoniosa e pretensamente linear das pretenses do poder regencial. Segundo Manuela Carneiro da Cunha:
apesar da lei de 1831, o poder oligrquico falou mais alto e em 1834 foi permitido s Assemblias Provinciais legislarem cumulativamente com a Assemblia e o Governo Geral, sobre a catequese e civilizao de indgenas. A inovao significativa. At ento, as provncias, atravs de seus Conselhos Gerais, propunham leis e decretos que teriam que ser sancionados pela Assemblia Geral Legislativa e pelo imperador. Com a descentralizao de 1834, vrias provncias passaram imediatamente a tomar
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

A Encruzilhada dos Sentidos - Poltica Indigenista em Mato Grosso (1831-1845) | 69

iniciativas que caracterizavam uma retomada de mando ao poder local [...] com a descentralizao vrias provncias passam a tomar iniciativas antiindgenas.102

No Cear e em Gois, em 1835 e 1836, foram levadas a efeito, que no deixavam alternativas de sobrevivncia para que as culturas indgenas, impondo ofensiva drstica de teor altamente destruidor por parte das expedies ofensivas. Segundo documento da poca, mesmo aceitando no lutar, eles assim mesmo seriam expulsos de seus territrios e teriam suas lavouras queimadas, para que no retornassem; seriam mortos e os prisioneiros escravizados, caso no aceitassem.103 Apesar da existncia de discursos animadores e carregados de sentimento de esperana, com todas essas adversidades, a poltica indigenista conviveu com suas formas descontnuas e irregulares, contrapondo-se ao discurso catequizador recheado de floreios que apontavam para resultados animadores. Nos desnveis nestes discursos aparecem simultaneamente nuanas negativas proporcionadas por frustraes com tais adversidades: foram discursos idealizadores de possveis sucessos, propostas carregadas de otimismo contrapondo-se a uma realidade pobre e conflitante, que a tornavam carregada de fracassos. Esses desencontros deixavam nas falas dos colonizadores marcas de angstia e impotncia, contrapondo-se ao otimismo apresentado. A poltica descentralizadora mostrava como a no sintonia da proposta do poder central resultava em medidas tomadas pelos agentes locais, que, ao ato de transgresso da poltica idealizada, descompunham as tentativas de uma linha evolutiva para o projeto e produziam, como conseqncia, atitudes trgicas e caras s sociedades indgenas. O conjunto do movimento colonizador assentava-se em um lugar prprio de saber, que fazia com que seus integrantes fossem vistos como senhores de uma verdade nica alados s alturas de grandes civilizadores, a ponto de confundir interesses prprios econmicos com atos estadistas. Constitudos por discursos fundadores, instituam-se numa situao fria e inexorvel. Afirmados nessa ordem, partiam para cima das
102 Histria dos ndios do Brasil / organizao Manuela Carneiro da Cunha So Paulo: Companhia das Letras : Secretaria Municipal de Cultura ; FAPESP. 1992, .p. 137-138. 103 Ibid. p. 138.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

70 | Odemar Leotti

diferentes formas culturais, tendo-as como algo errado e impedidores, portanto, do grande evento do progresso que estaria por vir. Em um perodo de conflitos entre o projeto do governo imperial e o desejo de descentralizao das decises polticas, o que os documentos nos mostram? Pouco mais de trinta dias da reunio do conselho administrativo, ou seja, em 25 de abril de 1834, o presidente da Provncia, Antonio Correia da Costa avisa por ofcio a Jos de Mello Vasconcellos, Inspetor de Obras Pias e Catequese dos Indios, sobre a remessa que fez ao Conego Jos da Silva, do plano que tinha de promover, acerca da cathequese e civilizao dos indios desta Provncia.104 Como membro da comisso de catequese e civilizao dos ndios, Vasconcellos lembrava, junto com os membros desta comisso, da necessidade de que se tivesse princpio de autoridade sobre estes indgenas, para que no futuro se tornem amistosos e uteis ao Estado, e a nao.105 Comeava a esboar, no domnio provincial, uma poltica indigenista, j com alguns contornos do que viria a acontecer em 1845, com a instalao da Diretoria Geral dos ndios. Quando um documento oficial afirma que os ndios necessitavam tornarem-se amistosos e teis ao Estado e a Nao, podemos deduzir o grau de dificuldades em se implantar um projeto colonizador, sem incorporar os ndios linguagem do colonizador. Por outro lado, torna-se importante observar que, apesar do no acesso linguagem das sociedades indgenas, nota-se presena de sinais de conflitos gerados pela imposio do saber colonizador s formas culturais, no que consta sua temporalidade mltipla. Os diferentes componentes conceituais acerca de categorias como trabalho, educao e religiosidade faziam com que deslizassem a pretensa estabilidade das doutrinas ocidentais. Mesmo que aparecessem como concordncia, as formas culturais de cada procedimento perante o colonizador pareciam serem determinadas a partir de modalidades de recepo que se localizavam aqum do lugar imaginado pelo saber ocidental. Estas preocupaes, ao comear a fazer
104 Lata 1834- ofcios e mapas do Inspetor de Obras Pias Comandante e Guarda Municipal. Comisso e catechese dos Indios e Jues. 125 peas. APMT. Cuiab. MT. 105 ibid.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

A Encruzilhada dos Sentidos - Poltica Indigenista em Mato Grosso (1831-1845) | 71

parte das falas das autoridades provinciais, do a entender que surgiam os passos que desembocariam em uma poltica mais sistematizada para a questo indgena. Embora pretendendo ser mais sensata, a proposta contida no regulamento 426, continuava a ignorar a diferena como elemento importante na sua anlise. Situado, de forma cristalizada, no seu lugar de verdade, no via como tal, a multiplicidade polissmica das diversas formas culturais. No pode, portanto, ser deixada de lado a observao de como se caracterizavam as relaes entre as culturas indgenas e a vontade colonizadora de disciplin-los. O destacamento militar de Albuquerque, no Baixo Paraguai106, em 1834, j h trs anos, trabalhava com aldeamento nesta regio. Em 1848, seria retomada, neste local, j com o regulamento 426 de 1845, a poltica de aldeamento, tendo j presente o Frei Mariano de Banhaia, figura marcante neste processo. Ele tornar-se-ia Diretor de Aldeia de Nossa Senhora do Bom Conselho, no lugar chamado Mato Grande, distrito de Albuquerque, quando do mandato do presidente de Provncia Augusto Leverger, em 1851. Apesar de estar em seu incio, na regio j se podia notar uma tentativa de interferncia do Estado na cultura guerreira Guan107. Perante tal situao da poltica indigenista, os Guan insistiam em garantir formas prprias de resolver seus conflitos. Em oficio ao presidente de provncia, o comandante do Quartel de Albuquerque, depois de resistir s exigncias dos ndios Guan que buscavam vingar a morte de dois ndios mortos pelos Chamococos, passa essa deciso ao presidente da provncia. Conforme afirma em seu oficio:
O alferes da nao Guan, Joaquim Manoel de Almeida, e dous companheiros justa na forma que consta da guia junta. Como poder ser que este alferes se lembre de pedir a V. Ex.a. a licena que eu lhe neguei a meses, para hir fazer
106 Esta regio fica onde hoje esto localizados os municpios de Corumb, Miranda e Dourados no Mato Grosso do Sul. Por ela estar situada na Bacia do rio Paraguai, foi bastante freqentada por vrias mones de apresadores e depois de mineradores e colonizadores. Isto garantiu aos indgenas certa convivncia com os costumes do modelo povoador. 107 Deve-se ficar claro que os Guan j sofriam interferncia h muito tempo por parte dos colonizadores e viajantes. O que se pretende afirmar neste artigo o contato neste perodo que antecede o regulamento 426 de 1845.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

72 | Odemar Leotti

guerra aos chamococos, por estes terem assassinado dous homens Guans e ate parentes do dito alferes, que andavo em seguimento de hua capivara que lhes fugira; e tendo para me livrar das instancias com que solicitava-se a dita licena, respondendo que s V. Ex.a. quem pode conceder que eu me dirigia requerendo-a devo assim participar a V. Ex.a. afim de que V. E.x. a decida convenientemente.

O desejo provinciano de internalizao do modelo colonizador esbarrava na fortaleza da imanncia produzida nesse cotidiano cultural indgena. Mais do que olhar, pelo nico vis, ou seja, o da subordinao indgena, poderia constituir um segundo lugar: o de uma cultura inferiorizada militarmente que ainda insistia em manter suas formas de decises polticas, porm por uma ttica de sobrevivncia, de quem se sabe refm do inimigo. Poderiam estar abrindo concesses como forma de garantir uma continuidade cultural. Sabiam estar lidando com uma cultura que tentava tirar-lhes o lugar prprio das instncias de seus saberes, porm tambm poderiam estar sabendo ser suicida um enfrentamento militar ou arriscar uma intransigncia cultural em demasia com uma cultura que se admitia a nica e verdadeira. A sociedade Guan foi alvo de tentativas mais sistematizadas de aldeamento. Ainda em 1835, o diretor geral dos ndios, recebeu do coronel Ricardo Franco DAlmeida Serra ordens para os mnimos detalhes sobre o aldeamento dos ndios Aicuru e Guan. J se percebe aqui preocupao, por parte do colonizador, com as mincias das culturas indgenas como forma de disciplin-los, evidenciando, cada vez mais, uma vontade de mudana na estratgia colonizadora, incorporando ao trabalho de catequizao as tcnicas de trabalho que pretendiam o esquadrinhamento de seus costumes. o saber que se impunha como o certo, que se colocava no lugar da civilizao buscando resduos dos desvios dos que, eram vistos pelo saber colonizador, como os que se desviaram da luz da razo. Jos de Aristas Sousa, da localidade de Nossa Senhora da Conceio, ao atender ordens dos seus superiores, sentia-se prestando um grande servio ao cristianismo e civilizao. Atendendo a tal discurso entregava na cidade uma ndia Guan considerada como catequizada. Uma ordem se exercia a cada olhar. A cada um desse olhares uma ordem
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

A Encruzilhada dos Sentidos - Poltica Indigenista em Mato Grosso (1831-1845) | 73

se instaurava e garantia o jogo do poder e seu funcionamento. Por outro lado, existiam os espaos das resistncias e das transgresses. Ao se exercerem na extenso dessa linguagem ordenadora fugiam ao seu controle, garantindo uma certa vertigem no colonizador. Porm o corpo ia, mas levava consigo uma esteira de cultura que iria se espraiar gradativamente a cada descuido do olhar vigilante. Novas sexualidades pareciam se instalar para Anna Luiza. Novos lugares de religar-se ao mundo. No havia escolha para ela:
Em observncia do que V. Ex.a. me ordenou verbalmente fao nesta ocazio recolher a essa cidade a prezena de V. Ex.a., Anna Luiza de Sousa, India de nao Guana a qual est catequizada, e batizada comforme os ditos de nossa crena, e lhe tem encignado a cultura e outros prestimos proprios do sexo.108

Frente a uma realidade que pouca possibilidade de manobra oferecia, qualquer atitude indgena deve ser olhada com cuidado, respeitando a imanncia dos saberes que ordenavam suas aes nestas difceis situaes de inferioridade militar. Suas vidas passavam por momentos, desde o sculo XVIII, que exigia um esforo cultural alm do normal, haja vista a luta incessante do colonizador com vista a subordin-los sua forma de vida. Essa luta civilizadora estava recheada por vrias formas de atividades, que iam da persuaso at a guerra justa, alm de utilizao de povos indgenas, na luta contra povos rivais. Em carta datada de 5 de maro de 1835, enviada pelo sargento Jos Martim de Carvalho, comandante de um destacamento militar da localidade de Barranco Alto do Piquiri, nos d conta da tentativa de utilizao dos conflitos entre povos indgenas como forma de combate aos temidos ndios Coroados que habitavam, ou infestavam109, grandes extenses da regio da provncia de Mato Grosso. Quanto a esse episdio, consta que o sargento Carvalho enviou Cuiab o capito dos ndios Guaicuru, de nome Fellipe, que j o havia ajudado com seus companheiros a conduzir o gado de propriedade de tal militar. Segundo Carvalho:
108 Lata 1835. Mao sem nome. (documentos avulsos) APMT. Cuiab. MT. 109 Termo como normalmente eram denominadas pelos colonizadores as presenas indgenas nas regies adjacentes cabeceira do rio So Loureno,
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

74 | Odemar Leotti

Elle pede-me que eu pea a V.Exa. licena para elle vir com as suas gente nesta seca a conquista dos indios coroados, e de outra coalquer nao que forem noos enimigos e tambem por elle (inelegvel) outro coalquer servio da nao assim como h a abertura da estrada e pede em gratificao deste servio que V.Exa. mande dar hum fundamento novo a alguma forma. Ainda que V.Exa. no ignora que folha com coalquer vento vira porem com todo io querendo V. Exa. mandar lhe dar ser bom para que peno que mais fruto tiramos do pais de que no da guerra. E pede-me o mesmo cap. Que quando elle vier neste lugar para entrar ao serto dos indios que eu lhe darei algumas armas de fogo e polvora e chumbo para essas deligencias [...] mande-me ordem sobre isto para eu poder...(inelegvel).110

J se observa por este documento, duas partes tirando proveito de negociaes, no podendo, neste sentido, entender que o ndio Aicurus esteja sendo passivo nessa negociao111. Como nos disse Monteiro (1994), toda cultura, ao relacionar-se com outra atende a uma dinmica interna, mesmo que no consiga ver a dimenso do que poderia advir dessa negociao. O que importante preservar nessa anlise o status de agente ativo, mesmo frisando, como nos alerta este historiador, que as sociedades indgenas, em grande parte, agiam dentro dos limites impostos por uma superioridade militar dos colonizadores, por no lhes restar outras formas mais amplas de se movimentarem. Ao mesmo tempo, o documento deixa a impresso do elemento instvel dessas relaes, pois os resultados nem sempre eram de uma certeza de fidelidade por parte dos ndios nesses contratos. O sentimento de domnio sobre os contratos com os povos indgenas era ainda para os dirigentes como algo inseguro,
110 Lata 1835. Mao Barranco Alto do Piquiri, 5 de maro de 1835. APMT. Cuiab. MT. 111 John Manuel Monteiro, em sua obra Negro da Terra,: ndios e bandeirantes nas origens de So Paulo. So Paulo: Companhia das Letras, 1994, ultrapassa a leitura dos ndios como reduzidos a meros colaboradores, como se comportassem como agentes passivos, e coloca-lhes altura do status de negociadores. Ao tratar dos conflitos envolvendo povos indgenas, fala das negociaes feitas por Tibiri da seguinte forma: Embora ressaltem seu papel colaborativo no estabelecimento do domnio europeu na regio os parcos documentos biogrficos existentes sobre Tibiri podem ilustrar tambm uma outra perspectiva. De fato, se as aes de Tibiri ressentiam-se de uma forte influncia das demandas dos europeus, importante lembrar que responde antes lgica e dinmica interna da organizao social indgena. Alm do mais Tibiri sofreu, ao lado dos demais integrantes da sua sociedade, as profundas crises e transformaes desencadeadas pela expanso europia. Aquilo que parecia uma aliana inofensiva e at salutar logo mostrou-se muito nocivo para os ndios. p. 17.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

A Encruzilhada dos Sentidos - Poltica Indigenista em Mato Grosso (1831-1845) | 75

parecendo denotar um certo limite na leitura colonizadora sobre o que poderia advir das atitudes indgenas. Isto parece materializar quando nosso interlocutor afirma que os ndios mudavam de comportamento como folha que com coalquer vento vira. A dcada de 40 iniciava-se com toda caracterstica contraditria das relaes da sociedade colonizadora, sua poltica indigenista, seus valores, o que resultava de seus valores, e a cultura indgena que no assimilava o sentido de vida desta sociedade. De 1841 a 1845, puderam-se constatar as dificuldades de convivncia entre diferentes lados, caracterizados por valores antagnicos entre si. Se, do lado colonizador, havia a necessidade de incorporar o ndio ao modelo que lhe era considerado como o nico possvel, pelo lado dos povos indgenas a luta era contnua e diversificada pela sua integridade cultural. Dividida em plos diferenciados, a luta civilizadora e catequista foi sempre dividida pelos discursos que oscilavam entre a brandura e a represso. Se o governo animava-se com sua poltica indigenista na regio do Baixo Paraguai, no era o mesmo nas cabeceiras do rio So Loureno, onde a presena de sitiantes, a existncia da estrada para a provncia de Goiaz, e a construo da estrada para a provncia de So Paulo, foram fatores que produziram descontentamento nos ndios Coroado, que passaram a responder com ataques aos viajantes e sitiantes ali estabelecidos. Se isso no bastasse, o colonizador convivia com suas contradies internas. Problemas de relaes de trabalho ilegais, descompasso com poder central e a resistncia cultural dos ndios que levavam os seus observadores vertigem, por no conseguirem atingi-los com seus aparatos culturais. O discurso pronunciado na Assemblia Provincial em 1841, pelo Presidente da Provncia Antnio Correia da Costa, d-nos uma configurao do grau de importncia do que seria esta dcada nas relaes com os ndios. Podemos ver nas preocupaes do presidente uma apreenso que j denotava uma nuana do que futuramente seria, ou melhor, em 1845 com o regulamento 426. O governo provincial deixava transparecer em sua fala, a vontade de resolver a questo e ao mesmo tempo denunciava os espinhos que seriam esta empreitada poltica. Porm, por mais que tentasse ultrapassar seus obstculos, no conseguia desembaraar-se da sombra que o seguiria sempre. Era um produto
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

76 | Odemar Leotti

de sua linguagem, e por onde lanasse seus olhos, l estariam as marcas de uma interpretao, que para ele parecia ser totalmente objetiva. Seu olhar no conseguia atravessar a superfcie interpretativa das culturas com que se relacionava. Seu objeto era instvel e escorregadio, sendo impossvel torn-lo um sujeito substancial conformado em seu modelo de homem mediatizado em seus universais. Vejamos isso em sua fala:
Com a cathequese, senhores chamaremos ao gremio da cristandade as naes errantes, que vivem sem lux e sem guia, aumentando-se assim braos teis, de que tanto precisamos, e que vivem na ociosidade, alem da vantagem de pacifica-las para evitarmos tantas invases que continuamente nos fazem; acresentando alem disso o descobrimento de ricas minas de ouro e diamantes, alem de espaosas campinas para criar, e frteis mattos para lavourar fazendas produtivas, braos inteiramente inteis, senhores, equivale o mesmo que sua aquisio [...] Conheo bem senhores, quanto custa arrancar os homens da barbaridade, quanto custa ascender a lux da razo espiritos quase apagados. Formar novas vontades e liga-las com alguns vnculos moraes, domar impulso de huma natureza depravada, substituindo humas as outras paixes, e acrescentando algumas de novo.112

Em voz materializavam milnios de maturaes e deslocamentos de saberes que se auto arrogavam a deciso e a conformao de tudo mais que ousa inserir como sentido de vida. Tudo que olhavam o faziam exercitando o jogo de poder. Este se dava dentro de uma ordenao. S nesta ordem se instituam como sentido. Tudo afora seus sentimentos no passavam de heresias primitivas, prprias de pobres infelizes que se amarguravam nas trevas da ignorncia. No haveria lugar naquele discurso para entender uma diversidade que se estendia ao seu redor. O seu falar estendia-se a todos os recantos da provncia, no deixando lugar prprio para nenhum pensar que no fosse o de sua forma social. Religio e moral compunham o enredo do que entendia como correto. O discurso de persuaso e brandura vivia atravessado pela necessidade do uso da violncia.
112 Caderno de registro das falas presidenciais apresentadas Assemblia Legislativa Provincial *1841-1851) APMT. Cuiab. MT.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

A Encruzilhada dos Sentidos - Poltica Indigenista em Mato Grosso (1831-1845) | 77

Os ataques aos Coroados tinham como um dos objetivos raptaremlhes as crianas para form-las no saber correto: o saber moral cristo e civilizado. Era preciso transformar-lhes em braos teis, pois riqueza no entender social do colonizador se arrancava do solo, que tinha como derivados o que entendia como riqueza ou fonte delas, ou seja, lavoura, ouro, diamante, comrcio. Esta era a riqueza que se considerava. O resto era indolncia, desrazo, falta de Lux. Segundo a leitura do presidente da provncia, existiam contabilizadas cinquenta e trs naes indgenas conhecidas, que para ele [...] bem poucas do as que no chegaro a falar, quase todas do signais no equivocos de quererem abandonar a vida errante.113 A leitura do dirigente entrava em coliso com uma realidade que ele prprio colocava como obstculo ao sucesso do empreendimento. Todo seu entusiasmo e f na civilizao esbarravam, segundo ele, em obstculos difceis de serem transpostos. No achava impossvel, porm tinha a certeza de ser uma longa tarefa, levando em conta a diversidade cultural que esses povos apresentavam. Segundo ele, o que em seu:
[...] conceito, tem at agora retardado o processo de civilizao dos Indios, entre as quaes vemos com admirao nas filhas e netos, e outros dependentes ainda mais remotos, os mesmos vicios das primeiras. Huma das cousas dessa triste herana e successo vicios, julgo devem deduzir-se da separao em que os mesmos Indios se tem concervado, vivendo sobre si, e ensinando assim os pais dos filhos, ainda mais com o exemplo do que com a palavra a mesma inercia e aborrecimento ao trabalho, a mesma torpeza, e a mesma sede de bebidas espirituosas. Civilizar Indios h fazer-lhes tomar os novos costumes, parece-me que confundi-los com nossos, elles aprendero mais depressa e a esperiencia de alguns credos em nossas particulares confirmam isto mesmo.114

Acreditava o colonizador que a separao em que viviam a sociedade povoadora das sociedades indgenas impedia o aprendizado mais rpido e diminua sua eficcia. Isso o levava a imaginar que misturando os ndios
113 Ibid. 114 ibid.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

78 | Odemar Leotti

sua sociedade estes aprenderiam pela imitao e atravs da experincia civilizada se juntariam ao grmio da civilizao. Ao tentar tirar proveito de uma cultura pelo fato desta estar militarmente inferiorizada, esquecia-se da sua fora cultural e de sua necessidade de utilizar este tipo de recurso quando em situao assimtrica quanto relao militar. Isto fazia com que tornassem muitas das vezes infrutferas as tentativas de fazer os ndios assimilarem o modelo de trabalho do colonizador. Esse algo que faltava no entendimento do presidente constitua a vertigem de quem no se libertava dos seus modos de produo da linguagem esquadrinhadora, que intradiscursivamente estava aqum de ser homognea. Ao mesmo tempo em que ficava perplexo perante a indolncia dos ndios, no acreditava nas foras morais de muitos membros de sua prpria sociedade. Tanto que para ele o segundo grande obstculo para efetivar-se com sucesso a civilizao dos ndios seria procedente
[...] da de orfheos ou amphives que saibo mover e abrandar as pedras, e tigres silvanas. To grande h esta falta, que a ella atribuiro a pouco fructo que se experimentou da Directoria dos Indios. Apesar da sabedoria e humanidade com que est escrito. Porque movendo-se elle sobre dois eixos para assim melhor explicar, quase so os curas e os diretores, bem conheceis, senhores, quo podre e carunchosas so, de ordinario estes dois eixos, e quo imprprios para um fim to grande, quase s de hum homem de prudencias, livres e de costumes irepreencveis poderia.115

Estes obstculos, muito mais que se oporem aos anseios dessa poca, iriam marcar toda a histria da poltica indigenista do perodo imperial em Mato Grosso. De um lado toda uma diversidade cultural constituda historicamente, no fazer cotidiano de uma dinmica interna, garantia modalidades mltiplas de recepo das tentativas da imposio colonizadora. Materializavam-se artefatos culturais a partir de prticas milenares, que impediam um comportamento meramente consumidor
115 ibid.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

A Encruzilhada dos Sentidos - Poltica Indigenista em Mato Grosso (1831-1845) | 79

do saber ocidental. Apesar de no usufruir de um lugar prprio e tendo que se auto manejar na extenso da imposio colonizadora, produziam seu prprio lugar de saber, deslocando o seu sentido orientador. Os indgenas, em dados momentos radicalizavam-se, indo ao confronto direto, em outras situaes concordavam com as ordens impostas, mantendo uma relao, onde se ausentavam dos sentidos imaginados pelo colonizador, e, praticavam, a partir de seus componentes culturais, um exerccio de poder, impedindo a concretizao dos efeitos prticos que faziam parte do projeto inicial da colonizao. Para o colonizador, os limites de leitura resultantes desses desencontros causavam-lhe temor e diminuam tambm seu espao de manobra116. Seus temores resultavam de no entender que os saberes, de ambos os lados culturais, contaminam-se formando novos emaranhados que se materializam como novas formas de configurao do real. O Presidente da Provncia de Mato Grosso no consegue entender que os jesutas sofreram influncias das exigncias culturais dos Guarani e que quando seu lugar de produo cultural no destrudo totalmente pode mesclarse com a cultura chegante ou lev-la vertigem proporcionada pelos limites do entendimento. Ao no reconhecer a historicidade da cultura indgena, considera-a como incapaz de ser produtora de conhecimento, relegando-a acumuladora de conhecimentos por mero assimilacionismo. Vejamos o que fala o presidente:
[...] se eu pudesse regular as causas ao meu arbitrio, no deixaria de fazer aldeiamentos ou povoaes com pastores de familias pobres, laboriosas, as quais transmitiro os seus costumes para os indios, vindo todos a hum dado tempo a ficar confundidas. Para directores e curas dessas povoaes escolher os homens proporcionados para huma tal empresa animados de hum verdadeiro zelo pelo
116 Mais forte do que se imagina, o mecanismo cultural proporcionado pelo aspecto apropriador das leituras de mundo e os entrecruzamentos a produzidos impedem uma estabilidade, constituindo, assim, um mundo do instvel, mutvel. A intertextualidade que caracteriza o ser e imanente a cada ser, a cada grupo social, delega a cada pessoa, a cada grupo cultural, sentidos. Ao ato de sua interveno no real, pem em funcionamento mecanismos de leitura, que deslizam o sentido textual que compem esse real, desestabilizando-o, construindo, ainda que de forma invisvel, novas territorialidades. Logo, todos aqueles que se fiam em um mundo estvel, nico, imutvel e verdadeiro, e que considerem o lugar da interpretao como equvoco (ou como erro), fica impedido de convivncia com espaos mltiplos de leitura do que lhe posto. Com isso, toma-se de vertigem e parece ver seu edifcio de verdades estveis ruir sobre si.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

80 | Odemar Leotti

servio de Deos e do Estado, que sem terem a ambio jesutica, com que eles de ordinarios ganharo o corao desta gente.117

A preocupao do estado provinciano naquele momento era em conseguir montar um trabalho de aldeamento dos ndios, aonde o clamor pela vinda de missionrios era constante. Porm, parece que existia o temor de que uma educao do tipo dos jesutas pudesse comprometer o desejo dessas sociedades se tornarem dceis como pareciam entender ser os pobres livres da provncia. Enquanto o sonho da vinda de religiosos no se tornava realidade, apelava-se para o recurso dos homens do mato, para servirem de exemplos aos ndios e tira-los dos seus brbaros costumes. Entendem-se como costume brbaro os constantes deslocamentos caractersticos do estilo nmade dos ndios e de suas formas conceituais de recepo das ordens colonizadoras. Reduzi-los seria uma forma de torn-los sedentrios e com isso se apossarem de suas terras, tornando-os teis ao trabalho colonizador. Para torn-los povo seria necessrio torn-los sditos: faz-los assimilar a moral dos pobres:
[...] huma companhia de homens do matto que divididos em sees para ir acostumando-se essas naes pouco a pouco a deixarem seus brbaros costumes para almejar a uma habitao fixa e qualquer especie de trabalho util inspirando-lhes ao mesmo tempo em seus rudes costumes, pelo modo mais abstrato e mais sensivel, que assim o conhecimento dos primeiros deveres do homem para com Deos, para com sigo mesmo, e para com seus semelhantes, afim de que quando forem esperados evangelhos, j as encontre com disposies para se associarem a ns [...]. Nas mesmas povoaes colocadas em terreno saldvel, prprio para cultura, e abundante de caa e pesca, faria causa templos que infundissem respeito e no me esqueceria da grande influencia da msica em homens novo, que no traro safados com a multiplicidade das sensaes. [...]...assim o conhecimento dos primeiros deveres do homem para com Deos, para com sigo mesmo,
117 Caderno de registro das falas presidenciais apresentadas Assemblia Legislativa Provincial *1841-1851) APMT. Cuiab. MT. Op.cit.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

A Encruzilhada dos Sentidos - Poltica Indigenista em Mato Grosso (1831-1845) | 81

e para com seus semelhantes, afim de que quando forem os esperados evangelhos, j as encontre com disposies para se associarem a ns.118

Vem, as culturas indgenas como alguma coisa parecida com seres infelizes, perdidos em uma multiplicidade prpria dos que andam errantes, por estarem impedidos por uma cegueira ocasionadora dos desvios de leitura das coisas em sua forma verdadeira, com isso degradaram-se para o mundo da barbrie. Este aspecto justificaria uma guerra justa a estes infelizes, quando a persuaso no mais conseguisse salva-los de tal estado primitivo. O caminho para a soluo dos entraves dava a conotao do poder poltico local agindo sua maneira, principalmente atravs de portarias governamentais, mesmo tendo que se justificar perante a Assemblia Legislativa Provincial. Esse tipo de comportamento levaria, como veremos a seguir, a atitudes que seriam mecanismos de tentativas de controle pelo poder centralizado imperial que, teria sua materializao com o ato regulamentar de 1845. Este ato regulamentaria a lei de 1843, que proibiu guerra aos ndios, que como veremos a seguir, o governo provincial no respeitava. No momento em que escrevia seus pedidos, o presidente Antonio Correia da Costa recebia da Cmara de Diamantino, huma representao pedindo [...] o estabelecimento de uma povoao nas imediaes do Salto Augusto, afim de remover algumas dificuldades que se encontro na carreira da navegao para a Provincia do Par.119 Este ponto geogrfico era para a economia da poca importante estrategicamente para ambas as provncias. Era por esta via de navegao que a provncia mantinha sua veia econmica com o norte do Imprio, sendo esta regio, portanto, alvo de importncia para o projeto colonizador. Diamantino se situava entre trs cabeceiras de rios importantes poltico-economicamente. Eram eles, os rios Arinos, Paraguai e Cuiab. Todos eles funcionavam como meio de comunicao de centros populacionais importantes, para outros centros economicamente importantes como Belm, Provncias do sul e centros comerciais da bacia do Prata.
118 119
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

82 | Odemar Leotti

Era interessante ter nesse local o apoio dos povos indgenas que ali habitavam. Os Apiacs procuraram negociar este tipo de situao sabendo das dificuldades que enfrentavam na sua relao guerreira com inimigos comuns. E sabiam, por outro lado, da necessidade da sua adeso aos desejos governamentais de ver consumada a viabilidade deste projeto colonizador. Alm desta rea de interesse aparecia ainda nos relatos documentais, a regio do alto So Loureno, lugar que se definiria como propcio implantao da estrada para a Provncia de So Paulo e Paran. poca da gesto de Correia da Costa, incio da dcada de 40, existia o conflito dos Coroado com os colonizadores, em razo da existncia da estrada ligando a Provncia de Mato Grosso Provncia de Gois. Ainda na dcada de 40 do sculo XIX, persistia o sonho de um melhor relacionamento comercial com a Provncia do Par. O Distrito de Mato Grosso perdeu muito de sua importncia com a mudana da capital para Cuiab. A luta pela fundao de aldeamento nesta regio atenderia ao discurso que apontava para essa demanda. Sem conseguir chegar s suas almas, impedidas que estava, pelos limites linguageiros oferecido pelo mtodo persuasivo, o poder local extrapolava seu projeto e partia para a violncia fsica, prticas efetivadas atravs das bandeiras. A poltica indigenista destacou-se nessa dcada pela expedio de bandeiras contra os povos indgenas mais guerreiros. No incio da dcada de 40, o governo provincial tinha j em seus planos uma represso de maior porte aos ndios Coroado. Sem ainda poder realizar este projeto maior, contentava-se em fazer marchar grupos de poucos soldados. Porm ampliou seus planos, tornando-os mais ambiciosos para o perodo da seca, quando se tornava mais fcil a empresa guerreira. Veja isto na fala do presidente da provncia Assemblia: [...] tensiono mandar logo que entre a estao propria, huma bandeira sobre elles, a fim de os persuadir da conveniencia que experimentaro em se ligarem nos, e quando seja infructifera esta persuaso em tal caso, bem contra os sentimentos de meu corao, batelos e destroalos.120 Estes fatos nos do mostra de inoperncias do decreto imperial de 1831, e de como a Assemblia Provincial era o lugar de deciso da poltica indigenista. A dinmica dos conflitos, por outro lado, estava realizando-se
120 ibid.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

A Encruzilhada dos Sentidos - Poltica Indigenista em Mato Grosso (1831-1845) | 83

em vrias frentes. Ao mesmo tempo em que falava dos Bororo Coroado, ameaando-os de um verdadeiro massacre, distribua suas tropas para aplacar clamores de outros lugares que se ressentiam de ataques de outros grupos indgenas, como os Bororo Cabaaes, que investiam sobre Vila Maria de Cceres e a fazenda nacional da Caissara, ambos os locais na regio do mdio Paraguai. Quase que simultaneamente, a cidade de Matto Grosso (atual municpio de Vila Bela da Santssima Trindade), no vale do rio Guapor, sofria ataque dos ndios Paresi. De 1842 a 1845, a provncia de Mato Grosso v recrudescer a represso militar aos Coroado. A promessa de expedir uma bandeira comeava a tornar-se realidade em 1842 e, at em 1845, esse tipo de prtica fez parte da poltica indigenista na Provncia. Especificamente a bandeira expedida em 1845 deu-se em plena promulgao do ato regulamentar 426, que proibia qualquer tipo de violncia fsica aos ndios. As bandeiras eram as formas que o poder colonizador lanava mo, na esperana de viabilizao do avano povoador na regio que compreendia a cabeceira do rio So Loureno121. Parecia querer amenizar a animosidade causada pela invaso de suas terras, principalmente pelo evento que foi o maior piv destes conflitos, ou seja: a abertura da estrada comunicando esta Provncia com a de Gois. Esta estrada era caminho de tropeiros que por ali transitavam com ricos carregamentos, que tal como os sitiantes desta regio, eram constantemente vtimas dos Bororo Coroado. Apesar de haver expedido duas bandeiras em 1842, segundo o relatrio Assemblia Legislativa Provincial, nenhuma das duas trouxe os resultados esperados pelo presidente da Provncia. A primeira que entrou em marcha em 30 de julho conseguiu apresar apenas uma criana indgena. A outra nem conseguiu encontrar diretamente os guerreiros Coroado122. A poltica provincial era a de educar essas crianas atravs de famlias cuiabanas, para que no futuro servissem como mediadores para garantir a subordinao desse povo indomvel

121 Nesta regio esto localizados hoje os municpios de Rondonpolis, Jaciara etc. 122 preciso entender que apresar crianas indgenas, que na correrias provocados pelos ataques, eram largadas para traz, tornando-se presas fceis, haja vista sua fragilidade e inocncia, era a forma encontrada pelo colonizador de constituir agentes indgenas para trabalhar no convencimento dos outros Coroado, das vantagens da vida civilizada.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

84 | Odemar Leotti

como era denominados123. Sem uma definio do controle territorial, o governo continuou a ser alvo de constantes apelos por socorro de uma populao que vivia em sobressalto, segundo seus depoimentos. Esta regio do Alto So Loureno, embora tenha sido de grande importncia, dada a sua localizao, era carente de proteo por parte do Estado. O nico posto de proteo era o destacamento militar de Santa Rosa de Lima, s margens do rio So Loureno, sendo seu abastecimento feito por sitiantes da prpria regio. E foi em uma dessas idas para o abastecimento que um colono foi atacado pelos ndios Bororo Coroado. Em uma carta ao governo provincial, datada de 15 de fevereiro de 1844, o sitiante da localidade de Itercolomim, regio do So Loureno, oferece-nos um exemplo da situao de sobressalto e pnico em que viviam os povoadores das terras dos Coroado. Uma parte do seu relato testemunha uma situao desses moradores. Segundo seu depoimento, seu estabelecimento foi sitiado pelos ndios e suas casas incendiadas, conforme denuncia:
[...] foi todo o meo estabelecimento posto em sitio pelos ditos Indios que munidos de fogo penetraro e incendiaram as cazas, cuja a inteno lhes foi frustrada pela muita vigilia com que se passou a noite at que sobre a madrugada do dia de hoje, despertados todos com os guarnidos dos ces, em hora que eles se approsimavo caza, o cabo desquadra Ignacio DAlmeida da uma salva de pistola, com cujo estrequido se retiraro atterrados, deixando nos [...]...supe com todo fundamento que elles no desistiro da impreza de hostilizarem-me [...] talvez por cauza de haverem aberto a estrada por sima da sua terra, por mandato do governo, cuja estrada vai communicar com o departamento, desviando de pantanais. [...] A vista pois como tenho de que acabo de expor a V. Senhoria a vista triste e arriscada situao e sitiao em que me vejo com minha enceparvel e afflita familia, a vista ainda do pouco ou nenhum recurso que tenho de pessoal, munio, armamento, resta-me unicamente o consolo de depozitar em V. Senhoria a esperana de
123 Foi uma ndia Bororo Coroado, batizada com o nome de Rosa Bororo, criada por famlia de Cuiab, que conseguiu em 1845, ao participar como mediadora da expedio de Galdino Pimentel, a fazer um acordo de paz com os temidos Bororos Coroados.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

A Encruzilhada dos Sentidos - Poltica Indigenista em Mato Grosso (1831-1845) | 85

minha salvao, dignando-se a V. Senhoria mandar-me socorro, e dos moradores meos vizinhos, numero de praas com que se posa seguilo, a ate os expulsa-los das imediaes, onde o perigo dos moradores h eminente, e os recursos quase nenhuns. [...] por no ter armamento e munio deixo hoje de seguir a batida dos Indios que infalivelmente tornaro a meu sitio, por estarem sumamente convencidos de que eu so tenho gente para defeza de caza, e de toda a minha familia e escravos, que tudo se acha em sitio sem nem poder-se hir no terreiro e hir-se na roa. Anciozo a quando pelas sabias determinaes de V. Senhoria, para valer a hum de seus suditos ameaado do mais horrendo exterminio, se por ventura faltar a alta proteo de V. Senhoria.124

Essa carta nos cientifica do quadro de incertezas em que se encontravam os sitiantes em terras dos Coroado. Viviam em sobressalto espera de uma soluo definitiva, por parte do governo provincial. Este, por sua vez, vivia pressionado pelos clamores daqueles, ao mesmo tempo em que tinha interesse na garantia de manuteno dos ncleos povoadores em regio estrategicamente to importante, por servirem de pontos de apoio para o caminho de comunicao com outra provncia. Independente das orientaes de 1831, de pr-se fim guerra aos ndios, a realidade empurrava os dirigentes para esse tipo de procedimento, e pode ter contribudo para fortalecer politicamente a descentralizao da questo indgena. Foi sob tal condio que a poltica indigenista apontou para uma operao mais rigorosa de afugentao dos ndios Coroados. Para tanto deu ordens a Joo Baptista da Silva de marchar sobre os ditos ndios. Mesmo tendo este divisor de modelos de poltica indigenista em 1831, e sua perspectiva frustada pelo poder fundirio, bem representado no legislativo, s em 1845 que o governo Imperial vai de fato tentar implementar uma poltica de forma mais materializada, mais efetiva. Porm, na prtica, o que vimos pelo que ficou materializado nos discursos e acontecimentos, foram descontinuidades que estiveram sempre fazendo
124 Lata 1845-C. documentos sobre ndios. APMT. Cuiab. MT.
COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

86 | Odemar Leotti

parte do cotidiano da poltica preparada para as sociedades que aqui viviam, anteriormente ao projeto colonizador. No decreto de nmero 426 de 24 de julho de 1845, o poder imperial regulamentou o trabalho das misses de catequese e civilizao dos ndios. Gostaramos de tomar como uma das balizas esta data por ser importante para o entendimento da poltica indigenista, pois a partir da que se implantou de forma sistemtica uma instituio que iria marcar a poltica imperial, na Provncia de Mato Grosso. Porm, preciso deixar claro que os vrios pontos que pressionavam os acontecimentos garantiam divergncias em seu funcionamento. Entre eles, conforme destacamos no texto, podemos citar as mltiplas instncias interpretativas que compunham as vrias sociedades indgenas e suas historicidades carregadas de particularidades. O aspecto heterogneo como estava compreendida a sociedade colonizadora, na sua prtica cotidiana, estava dividida entre disputas locais e, junto a elas, suas divergncias, suas hierarquias e, com isso seus conflitos de interesses. Todos esses elementos somados formavam um emaranhado que garantia lugares singulares de interpretao e de subjetividades. O poder imperial estava dividido dentro de si prprio pelo seu dualismo, configurado entre a necessidade que sentia de subordinar os ndios sem extermin-los para t-los como braos teis, e o interesse de integrao geogrfica e de ampliao das comunicaes com as provncias, que implicaria em antagonismos com as sociedades que habitavam onde passariam as estradas. Foi este palco de singularidades que garantiu respostas singulares geradoras de descontinuidades e frustradoras das possibilidades de um progresso linear e contnuo ao projeto colonizador. Todos estes desencontros contriburam na constituio de um lcus de divergncias nas formas de entendimentos dos conceitos de existncia que cada cultura trazia dentro de seu mago e levou cada lado a uma vertigem ao se sentir em uma encruzilhada de sentidos que iria impedir uma harmoniosa insero das culturas indgenas ao projeto colonizador.

COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

A Encruzilhada dos Sentidos - Poltica Indigenista em Mato Grosso (1831-1845) | 87

Referncias
CERTEAU, Michel de. A Inveno do Cotidiano. Petrpolis, RJ: Vozes. 1994. CHARTIER, Roger. (1986). A Histria Cultural: Entre Prticas e Representaes. Lisboa: DIFEL. 1986. CUNHA, Manuela Carneiro da (Org.). (1992). Histria dos ndios do Brasil So Paulo : Companhia das Letras/Secretaria Municipal de Cultura/FAPESP, 1992. DELEUZE, Gilles. e GUATTARI, Felix. O que a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34. 1995. FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. So Paulo, SP: Edies Loyola. 1996. _______. As Palavras e as Coisas. Uma arqueologia das cincias humanas. So Paulo: Martins Fontes, 1999. MONTEIRO, John Manuel. Negros da Terra: ndios e bandeirantes nas origens de So Paulo. So Paulo, SP: Companhia das Letras. 1994. WRIGHT, Robin. O Tempo de Sophie: Histria e Cosmologia da Converso Baniwa. In Transformando os Deuses: Os Mltiplos Sentidos de Converso entre os Povos Indgenas no Brasil. Campinas, SP: Editora da Unicamp. 1999. ORLANDI, Eni. Anlise do Discurso: Princpios e Procedimentos. Campinas, SP: Pontes. 1999. Fontes Documentais APMT. Caderno de registro das falas presidenciais apresentadas Assemblia Legislativa Provincial (1841-1851) Cuiab. MT. APMT. Caderno de registro das falas presidenciais apresentadas Assemblia Legislativa Provincial (1841-1851) APMT. Cuiab. MT. Op.cit. APMT. Lata 1835. Mao Barranco Alto do Piquiri, 05 de maro de 1835. Cuiab. MT. APMT. Lata 1845-C. Documentos sobre ndios. APMT. Cuiab. MT. APMT. Mao sem nome. (documentos avulsos) APMT. . Lata 1835. Cuiab. MT. APMT. Ofcios e mapas do Inspetor de Obras Pias Comandante e Guarda Municipal. Comisso e catechese dos Indios e Juizes. Lata 1834. Cuiab. MT. 125 peas. Leis do Brasil. Gabinete da Presidncia. Lei de 27 de outubro de 1831. Coleo das Leis. Imprio do Brasil. Rio de Janeiro. Tipografia Nacional 1878. APMT. Arquivo Pblico de Mato Grosso. Cuiab MT.

COLETNEAS DO NOSSO TEMPO, Rondonpolis - MT, v. VII, n 7, p. 67 a 90, 2008

You might also like