You are on page 1of 14

A Judicializao da Poltica e das Relaes Sociais no Brasil1

Andr Perin Schmidt Neto

RESUMO
Este artigo visa estudar, baseado nos textos de Luiz Werneck Vianna (WERNECK VIANNA, Luiz. A judicializao da poltica no Brasil, In WERNECK VIANNA, Luiz et alii, A judicializao da poltica e das relaes sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1999, p. 4770. e WERNECK VIANNA, Luiz. A judicializao das relaes sociais, In WERNECK VIANNA, Luiz et alii, A judicializao da poltica e das relaes sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1999, p. 149156.), o aumento na frequncia da interveno do Poder Judicirio, notadamente na poltica e nas relaes sociais, buscando seus motivos e avaliando suas consequncias. A sociedade tem buscado no Judicirio a soluo para problemas que o Estado como um todo no consegue sanar, o que o mencionado autor demonstra com o excessivo nmero de Aes Diretas de Inconstitucionalidade; bem como o Direito moderno tem invadido todas as relaes, cabendo ao Judicirio esta tarefa de aplicar o Direito em cada vez mais mbitos. Assim, os julgadores so chamados a concretizar as diretrizes constitucionais e os princpios fundamentais quando da aplicao da lei, o que acaba por abarrotar de trabalho o Poder Judicirio.

PALAVRAS-CHAVE
Judicializao; interveno do Poder Judicirio; relaes polticas e sociais; aumento de Aes Diretas de Inconstitucionalidade.

ABSTRAT
This article aims to study, based on the texts from Luiz Werneck Vianna (WERNECK VIANNA, Luiz. A judicializao da poltica no Brasil, In WERNECK VIANNA, Luiz et alii, A judicializao da poltica e das relaes sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1999, p. 4770. e WERNECK VIANNA, Luiz. A judicializao das relaes sociais, In WERNECK VIANNA, Luiz et alii, A judicializao da poltica e das relaes sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1999, p. 149156.), the increasing frequency of intervention of the Judiciary in relations, especially in politics and social relations, seeking their motives and evaluating its consequences. The society has sought the Judiciary solution to problems that the state as a whole cannot remedy, what the mentioned author demonstrates with the excessive number of direct actions of unconstitutionality, as well the modern law has invaded all the relationships, leaving this to the Judiciary task of applying the law in each comes more areas. Thus, the judges are called to realize the constitutional guidelines and fundamental principles when law enforcement, which tends to cram the work of this Institution.

KEY WORDS
Judicialization; intervention of the Judiciary; political and social relations; an increase of Direct Unconstitutional Actions.

Artigo baseado nos textos de Luiz Werneck Vianna e correspondente ao seminrio apresentado em 17/10/2008 na disciplina Fundamentos Sociolgicos da Experincia Jurdica Temas de Sociologia (A Jurisdicionalizao da Poltica e das Demandas Sociais) DIRP109, ministrada pelo Prof. Dr. Ral Enrique Rojo no Programa de Ps-Graduao em Direito - PPGDir. Mestrado em Direito da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul UFRGS.

A Judicializao da Poltica e das Relaes Sociais no Brasil

1 INTRODUO
A judicializao da poltica no fato isolado. As relaes sociais, de alguma forma, tm sido levadas ao Judicirio, o que decorre da funo por este exercida, de guardio da Constituio, notadamente por intermdio do Supremo Tribunal Federal (STF), a quem compete interpretar a legislao conforme os princpios norteadores da Carta Constitucional, dando efetividade aos direitos fundamentais previstos neste diploma. Ocorre que, diante da complexidade da sociedade moderna e da massificao das relaes sociais, este Tribunal passou a editar Smulas e a dar interpretaes conforme a Constituio de modo cada vez mais frequente. Diante do crescente nmero de Aes Diretas de Inconstitucionalidade (ADIns) e da interveno judicial com vistas ao preenchimento das lacunas legais nas hipteses em que verificada a inconstitucionalidade de lei, o Supremo tem, praticamente, assumido o papel do Legislativo, ao ditar a base principiolgica das leis brasileiras e ao editar smulas vinculantes. As ADIns citadas no texto so a forma que o STF tem de irradiar os princpios constitucionais s leis infraconstitucionais. Quando se fala em aplicao de princpios, necessrio, antes de mais nada, esclarecer o que princpio.2 Princpio uma espcie de norma. As normas se dividem em princpios e regras. As funes bsicas dos princpios so interpretar o direito (Interpretativa); impedir a aplicao da regra, caso no seja compatvel com o princpio (Bloqueadora); e sistematizar a aplicao do Direito (Integrativa). Assim, pode-se dizer que os princpios visam dar o norte para a aplicao das leis e flexibilizar a aplicao do Direito, na medida em que adaptam a regra ao caso concreto. Desta indeterminao surge a subjetividade. As regras, por sua vez, se caracterizam pela determinao ao estabelecer claramente, em abstrato, o que permitido, proibido e obrigatrio, visando coordenao entre as pessoas. Por isso, o uso dos princpios no dispensa a regra. No deve haver mais princpios ou mais regras, pois elas se complementam. O que importa a discusso quanto

VILA, Humberto. Teoria dos princpios: da definio aplicao dos princpios jurdicos. 2 ed. So Paulo: Malheiros, 2003.

84

Revista da Faculdade de Direito UniRitter 10 2009

Andr Perin Schmidt Neto

maior utilizao dos princpios como flexibilizadores das regras. O princpio servir de razo excludente quando a regra no for cumprida; isso porque a regra objetiva e no permite flexibilizaes, pois trata do caso em abstrato, enquanto os princpios, embora mais abstratos, tratam da concretizao da regra considerando-se as condies do caso concreto. A vantagem da regra est na objetivao de interesses e na impessoalizao do Direito. Por outro lado, a sua aplicao pura e simples, sem estar em conformidade com os princpios, na prtica, pode causar injustias. por tal razo que os princpios constitucionais vm servindo como instrumento de sistematizao do Direito, o que acarreta a constitucionalizao de diversas reas, notadamente a do Direito Privado. Os princpios no pretendem previsibilidade ou inteligibilidade, mas a instituio de valores na aplicao da regra. Portanto, a regra concretiza o princpio e o princpio adequa a regra ao caso concreto. A distino entre regras e princpios, na chamada Teoria das Normas, inicialmente baseouse no critrio de abstrao, afirmando que embora ambos o contemplem, os princpios o tm em maior grau, havendo a uma diferena meramente quantitativa. Aps anlises mais aprofundadas percebeu-se que, mais do que possurem as mesmas propriedades em graus diferentes, princpios e regras possuem propriedades diversas. A partir dos estudos de Claus Wihelm Canaris, prope-se uma distino qualitativa. Sobre esse assunto que aqui no se pretende aprofundar surgem as teorias do ingls Ronald Dworkin e do alemo Robert Alexy, que trazem novos critrios de distino. Passa-se a entender que a diferena entre essas normas est na possibilidade de flexibilizao, na medida em que as regras so mais rgidas (nas palavras de Dworkin3: all or nothing, isto , tudo ou nada), enquanto os princpios permitem ponderao por meio de regras de prevalncia, isto , so mais elsticos. As regras, normalmente4, se excluem quando h conflito (quando se aplica uma no se aplica outra); os princpios se complementam. So diferentes os modelos de coliso. Nas regras os conflitos so abstratos, necessrios e se do no plano da validade, j nos princpios, o conflito contingente. Os princpios levam em conta a adequao, a necessidade e a proporcionalidade.

3 4

DWORKIN, Ronald. Taking Rights Seriously. 6 tir. London, Duckworth, 1991. Sem olvidar, evidentemente, a possibilidade de dilogo das fontes.

Revista da Faculdade de Direito UniRitter 10 2009

85

A Judicializao da Poltica e das Relaes Sociais no Brasil

A grande complicao diz respeito a aplicao das normas, visto que elas mesmas no determinam como esta se dar. Entra a a discusso quanto aos limites de tolerncia. Hodiernamente tem-se usado os princpios com grande frequncia. A aplicao excessiva, como no podia deixar de ser, se deve a uma aparentemente oscilao do Direito quanto aplicao de princpios e regras. Historicamente, visando segurana jurdica, tentou-se empregar a regra sem uma maior reflexo pelo aplicador, ou seja, a regra pela regra, sem pensar, impondo o que estava previsto em abstrato no caso concreto. Como exemplo, temos a rigidez da viso do juiz como a boca da lei (bouche de la loi) na Frana, o nazismo na Alemanha, o fascismo na Itlia, etc. Aplicava-se a regra sem se refletir sobre a justia no caso concreto. Por outro lado, a aplicao exagerada dos princpios, em detrimento da regra, traz uma absoluta insegurana na medida em que possibilita tratar desigualmente iguais e igualmente desiguais, quase que incentivando a arbitrariedade, ao impor uma abstrao absoluta. Do positivismo ao particularismo, passando pelo positivismo presumido e o particularismo sensvel, a tentativa encontrar um meio termo. No Brasil, a frequente inconstitucionalidade das regras levou a comunidade jurdica a socorrer-se nos princpios. O Poder incumbido da aplicao das normas, e, portanto, dos princpios, o Judicirio. A consequncia lgica o atual abarrotamento dos tribunais com enxurradas de processos, onde o juiz dever ponderar a regra e o suporte ftico, o fazendo por meio de princpios. A possibilidade do controle difuso de constitucionalidade acaba por exigir ainda mais dos juzes, que se esforam para dar conta do crescente nmero de demandas judiciais. Em decorrencia das falhas no Poder Legislativo, os Tribunais Superiores tm recebido um grande nmero de Aes Diretas de Inconstitucionalidade. O problema maior est nas situaes em que declarada a inconstitucionalidade, quando resta um vazio legislativo que, muitas vezes, no preenchido pelo Poder Legislativo. A fim de solucionar esse problema, o STF tem se manifestado adotando interpretaes conforme a Constituio que, por vezes, extrapolam os limites de sua competncia, o que implica, na prtica, abrir a possibilidade de que o Judicirio esteja a legislar. A consequncia mais grave est na aniquilao do chamado controle heterogneo, isto , quem faz as leis o mesmo que as aplica, configurando um verdadeiro atentado ao Princpio da separao dos poderes.
86
Revista da Faculdade de Direito UniRitter 10 2009

Andr Perin Schmidt Neto

O problema que, como adverte Armando Castelar Pinheiro5, citando Sherwood, a linha divisria entre um sistema legal e seu respectivo sistema judicial no auto-evidente6. No mesmo sentido, Ruy Rosado de Aguiar Junior chama a ateno: a incapacidade do Estado em regular, pela via formal da lei, as multifacetadas relaes sociais, termina por colocar nas mos do juiz o encargo de fazer a adaptao da ordem jurdica ao mundo real.7 Owen Fiss, em artigo sobre a funo judicial no sistema norte-americano, tambm destaca que a funo do juiz est em dotar os valores constitucionais de significado8, o que feito por meio de trabalho com o texto constitucional, histria e ideais sociais9, diversamente do que se passa no mbito do processo legislativo:
As legislaturas so de ordem completamente diferente, no estando ideologicamente comprometidas ou institucionalmente adequadas busca do significado de valores constitucionais, mas, ao contrrio, consideram o registro das preferncias reais da populao o que ela quer e acredita que deva ser feito sua funo primria10

PARTE 1 - A judicializao da poltica no Brasil


No primeiro texto objeto deste artigo11, o autor faz uma pesquisa aprofundada acerca das Aes Diretas de Inconstitucionalidade: sua distribuio, partes, motivao, origem do diploma

Em particular, a capacidade dos tribunais de julgarem com presteza, justia e previsibilidade depende de as leis terem sentido claro e serem bem escritas e consistentes com outras leis e com as prticas comerciais. Da mesma forma, para que os tribunais funcionem de forma eficiente, os contratos, quer se refiram a partes privadas, quer envolvam o Estado, devem estar corretamente elaborados, ser consistentes com a legislao e conter clusulas passveis tanto de verificao como de aplicao. necessrio, portanto, no s a existncia de legisladores e juzes competentes, mas tambm de advogados e contadores bem preparados. PINHEIRO, Armando Castelar (Org.). Judicirio e Economia no Brasil. So Paulo: Editora Sumar. 2000. p. 24. 6 SHERWOOD et al., 1994, p. 7. apud PINHEIRO, Armando Castelar (Org.). Judicirio e Economia no Brasil. So Paulo: Editora Sumar. 2000. p. 24. 7 [...] precisamos de juzes que tenham condies de compreender a complexidade de sua ao, de perceber que o direito tem suas razes submersas em valores histricos, de olhar para a causa das causas que lhe so submetidas, de se preocupar com as circunstncias preexistentes que determinaram o surgimento do litgio, de apreender as razes que amparam as pretenses das partes, de viver a realidade presente e de refletir sobre as conseqncias concretas de seu julgamento. (AGUIAR JUNIOR, Ruy Rosado. A funo jurisdicional no mundo contemporneo e o papel das escolas judiciais. Artigo baseado no texto bsico da palestra proferida na Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul AJURIS, por ocasio da solenidade comemorativa dos seus 25 anos, em Porto Alegre, no dia 17 nov. 2005.) 8 FISS, Owen. Um Novo Processo Civil: estudos norte-americanos sobre jurisdio, constituio e sociedade. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004. p. 37. 9 Ibidem. 10 Ibidem. 11 WERNECK VIANNA, Luiz. A judicializao da poltica no Brasil, In WERNECK VIANNA, Luiz et alii, A judicializao da poltica e das relaes sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1999, p. 4770.
5

Revista da Faculdade de Direito UniRitter 10 2009

87

A Judicializao da Poltica e das Relaes Sociais no Brasil

legal contestado, categorias dos direitos envolvidos e classe temtica das normas questionadas, mbito de aplicao, entre outras verificaes, por meio da anlise de uma amostra de 1.935 ADIns ajuizadas no perodo de 1988 (ano da promulgao da Carta constitucional) e 1998. Ab initio, o autor afirma que ao Judicirio foi incumbida a tarefa de exercer um controle sobre a vontade do soberano o Estado tendo sido adotado um modelo de controle abstrato da constitucionalidade das leis. O poder constituinte confiou ao rgo mximo do Judicirio, chamado de Supremo Tribunal Federal (STF), pela CF de 1988, a atribuio desse controle, passando a possuir o poder da ltima palavra quanto ao tema da interpretao constitucional das normas. A constitucionalizao dos mais diversos ramos do Direito tem o escopo de dar uniformidade ao sistema12 legal. Esta sistematizao/uniformizao das decises exercida pelo STF. E quando se fala em lei infraconstitucional em desconformidade com a Constituio Federal, tem-se a possibilidade de ajuizamento de uma ao prpria, com a finalidade de impedir que a norma tpica prevista no emane efeitos sob a forma preceito. Falamos das ADIns. Logo que criadas, passaram a ser vistas como instrumento de significativa importncia para os direitos da cidadania e para a racionalizao da administrao pblica. Destarte, por vrias razes, o que o Werneck Vianna chama de partido de mercado foi o vitorioso nas eleies de 1989 e, nem por isso, a vitria dos liberais representou grandes mudanas. O que parece que Wernek Vianna deixa subentendido que, com a morte de Tancredo Neves, o vice Jos Sarney acabou assumindo a presidncia nas eleies de 1985. Ocorre que este havia sido alado a este posto por apoio dos militares que acabaram no se desvinculando totalmente do comando brasileiro, pois, embora findo o regime ditatorial aps dcadas, possuam influncia no alto escalo do Executivo. Neste diapaso, a vitria dos liberais no representou uma mudana to drstica na instituio do regime democrtico e mesmo quatro anos depois a influncia destes mesmos polticos se manteve, no operando uma guinada forte na presidncia do Brasil. Alm disso, como afirma o autor, o Executivo reformador no tinha um parlamento que apoiasse suas propostas. Esse dissenso provocou um uso excessivo das chamadas medidas provisrias, que originalmente deveriam dedicar-se a situaes de necessidade e urgncia.

12

Se que se pode falar em sistema na concepo clssica de Ren David.

88

Revista da Faculdade de Direito UniRitter 10 2009

Andr Perin Schmidt Neto

Os anos 90 confirmam a supremacia dos chamados neoliberais, que s vo perder terreno anos mais tarde, com a vitria dos partidos de raiz operria que, com discursos bolchevistas de mudana social, cativou a populao, chegando ao poder. Antes disso, ainda sob a influncia do neoliberalismo, a noo de pblico foi perdendo espao para o privado. A nao deu lugar ao indivduo. Cresceu o uso das medidas provisrias como instrumento de regulao da sociedade, notadamente no mbito de matrias de natureza econmica. A necessidade de dar continuidade a estas disposies gera nos governos atuais a caracterstica de presidencialismo de coalizo, provocando a unio mais improvvel de partidos. As medidas provisrias, a bem da verdade, so fruto da relao entre Executivo e Legislativo, que negociam com suas competncias. O parlamento, pressionado pelos governos estaduais, utiliza seu poder de dar continuidade s medidas do Executivo como moeda de troca com o governo federal. Isso se percebe pela aprovao massiva das matrias propostas pelo Executivo no Congresso Nacional em um curto espao de tempo.13 O uso continuado das medidas provisrias provoca a corroso das formas de controle parlamentar do Executivo, cabendo ao Judicirio control-lo sozinho. Em havendo uma coalizo entre Executivo e Legislativo e consequente elaborao desmedida de legislaes em conformidade com o interesse da Unio, a competncia fiscal do Judicirio acaba por tornar-se um trabalho rduo e enorme. Recai sobre o Judicirio, assim, toda a responsabilidade do conhecido checkes and balances. Com a finalidade de compensar a tirania da maioria, sempre latente na frmula brasileira de presidencialismo de coalizo14, o judicirio acaba por judicializar a poltica no Brasil. Nas visionrias palavras do renomado jurista j que o texto data de 1999 , poca em que poucos percebiam o problema que aventava:
O Tribunal comea a migrar, silenciosamente, de coadjuvante na produo legislativa do poder soberano, de acordo com os cnones clssicos do republicanismo jacobino, para uma de ativo guardio da Carta Constitucional e dos direitos fundamentais da pessoa humana.15

Ao mesmo tempo em que a concentrao de poder na Unio retira dos estados o poder de autonomia em afronta ao pacto federativo, exigindo que os estados sirvam de base de apoio do governo federal. 14 WERNECK VIANNA, Luiz. A judicializao da poltica no Brasil, In WERNECK VIANNA, Luiz et alii, A judicializao da poltica e das relaes sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1999, p. 51. 15 Idem, p. 53.
13

Revista da Faculdade de Direito UniRitter 10 2009

89

A Judicializao da Poltica e das Relaes Sociais no Brasil

O autor ressalta, ainda, o elevado nmero de ADIns propostas por Governadores entre 1990 e 1991, perodo em que foram elaboradas as Constituies Estaduais, cujos dispositivos foram contestados no STF. Por meio de tabelas e grficos, o texto objeto deste artigo demonstra o percentual de autores que propuseram as ADIns. Os demandantes mais frequentes so, nesta ordem: as associaes, os governadores, os procuradores, os partidos polticos, a Ordem dos Advogados do Brasil e, com um reduzido nmero de aes, os demais, classificados na pesquisa como outros. Em outros grficos, o autor traz a evoluo anual do nmero de ADIns, a demonstrar a reduo do nmero de aes propostas por governadores, pelos motivos supramencionados, bem como o crescente nmero de aes dessa espcie ajuizada por organizaes de trabalhadores, profissionais e empresrios. No que tange origem do diploma contestado, os grficos demonstram que os Legislativos Estaduais so responsveis pela grande maioria das leis tidas como inconstitucionais, seguidos do Legislativo Federal, do Executivo Federal e, com um percentual menor, dos Judicirios Estaduais, dos Executivos Estaduais e do Judicirio Federal, em ordem decrescente. Os Legislativos Estaduais, o Legislativo Federal e o Executivo Federal so os principais elaboradores de leis de constitucionalidade duvidosa. A liderana dos Legislativos Estaduais na pesquisa se d muito em funo do motivo que leva os governadores a ser os segundos colocados em termos de autoria da ao, ou seja, a grande insurgncia dos governadores dos estados contra muitos dispositivos das Constituies Estaduais elaboradas no incio da dcada de noventa. Isto se pode afirmar com base em outro dado: 88,8% das aes propostas pelos governadores atacavam legislaes estaduais. No entanto, vale frisar que esse o motivo para a liderana da pesquisa, mas no permite a afirmao de que seja a nica motivao para as ADIns que contestam essas legislaes, pois os demais autores tambm costumam contestar legislaes estaduais. O autor ainda classifica as aes conforme as diferentes instncias da vida social, a fim de elencar a natureza dos dispositivos questionados. As categorias incluem: (a) administrao pblica: legislaes que tratem de remunerao, carreiras e organizao dos servios pblicos, criao de municpios e conflito de atribuio entre os poderes; (b) poltica social: leis que versem sobre sistema de seguridade social no relacionados com o servio pblico e benefcios sociais; (c) regulao econmica: matria afeita a regulamentao da economia, poltica cambial, monetria, salarial e de preos, programa de privatizaes, reforma
90
Revista da Faculdade de Direito UniRitter 10 2009

Andr Perin Schmidt Neto

agrria e direito de greve; (d) poltica tributria: definio de base de clculo e alquota de impostos, incentivos fiscais e zonas de tributao especial; (e) regulao da sociedade civil: leis que regulem as relaes privadas (por exemplo: cobranas) e meio ambiente (incluindo populao indgena); (f) competio poltica: eleies e partidos polticos; e (g) relaes de trabalho: direitos do trabalhador e organizao sindical. Em tabela que d a percentagem de cada grupo, percebe-se que 63%, isto , mais da maioria das aes, versam sobre assuntos de administrao pblica. A concluso que se tira disso que o prprio Estado utiliza a mquina pblica, em uma relao autofgica. Na prtica, o Estado elabora as normas sobre a prpria administrao pblica e, na esmagadora maioria das vezes, a prpria administrao, por meio de seus rgos competentes e legitimados, questiona a norma16, e o mesmo Estado, por meio do Judicirio, analisa a constitucionalidade da medida. Esse processo, que demanda tempo e recursos, acaba por servir unicamente ao uso da mquina estatal por ela mesma. A mesma ilao se pode chegar por meio de outras pesquisas recentes que apontam o Estado (Unio, Estados e Municpios) como o maior usurio do Judicirio, por ser, de longe, quem mais figura como parte (autor ou ru) nos processos do Judicirio brasileiro. Nas palavras de Werneck, o Estado a figura central dessa engenharia, usando da burocracia de moldes hegelianos a quem cabe zelar por um mundo que, alm de destitudo da capacidade de se elevar ao plano do interesse geral, se encontraria permanentemente ameaado pela coliso errrica dos seus mltiplos fragmentos orientados pelo interesse pblico.17 Da a institucionalizao do Direito Administrativo no corpo da Constituio. No se est a insurgir-se contra uma Constituio analtica, mas a previso da organizao interna do Estado brasileiro na Carta Magna parece um exagero que somente a histria pode explicar. O projeto de modernizao autoritria vencedor da Revoluo de 3018 trouxe para dentro da CF de 1934 um ttulo dedicado aos funcionrios pblicos (arts. 54 e 168 a 173). Desde ento, as constituies supervenientes trouxeram e ampliaram esta previso. Chegamos em 1988 com 65 dispositivos, que foram aumentados para 78 graas aos 13 introduzidos pelas Emendas Constitucionais 18 e 19 de 1998.

Isso se pode afirmar com base nas tabelas que cruzam os dados de autoria das ADIns e objeto do Diploma legal contestado, j que entre os Governadores, 81,9%, e, entre Procuradores, 82,5% das aes se insurgiam contra normas de regulao administrativa. 17 WERNECK VIANNA, Luiz. Op. cit., p. 65. 18 Ibidem.
16

Revista da Faculdade de Direito UniRitter 10 2009

91

A Judicializao da Poltica e das Relaes Sociais no Brasil

Diante disso, o STF incorpora a funo de um rgo superior da administrao pblica, uma espcie de conselho fiscal que fica ditando o que est certo e errado na conduta da gesto do Estado. Desempenha o papel de um tpico conseil detat francs. Enquanto nos Estados Unidos a Suprema Corte constantemente freada em meio a debates sobre seus limites na interveno dos negcios internos do Estado, no Brasil, de modo diametralmente oposto, o chamado judicial review se faz presente na maioria dos casos. Isto mais visvel nas ADIns de mbito estadual, j que 79,9% dessas versam sobre categoria chamada por Werneck Vianna de administrao pblica. Ainda sobre este ponto, vale mencionar o trecho em que o autor comenta que entre as ADIns que contestam diplomas de origem federal, as demais classes temticas aparecem em maior percentagem,[...] dado o monoplio normativo da Unio sobre aspectos centrais da vida social brasileira, apesar da natureza federativa do pacto republicano.19 guisa de concluso, pode-se afirmar que a poltica no Brasil tem passado por um processo de judicializao em funo do mau funcionamento dos demais Poderes, o que se percebe pelo excessivo nmero de ADIns propostas, como demonstra a pesquisa ora em comento.

PARTE 2 - A judicializao das relaes sociais


Busca-se nesta parte, uma resposta seguinte questo: porque tudo est sendo judicializado? A resposta que se apresenta que o Direito tem invadido todas as relaes e o aplicador (Poder Judicirio) acaba sendo chamado a intervir a todo o momento. Isso porque o Direito no mundo contemporneo tem alcanado todas as relaes sociais. Mesmo as prticas sociais de natureza tipicamente privadas, como o ambiente familiar, tm interveno estatal quando este dita a forma de tratamento que deve ser dispensado pelos pais ou responsveis aos menores impberes. O Estado regula as relaes, ditando normas de conduta no intuito de proteger personagens como:

19

Idem, p. 66.

92

Revista da Faculdade de Direito UniRitter 10 2009

Andr Perin Schmidt Neto

(...) mulheres vitimizadas, aos pobres e ao meio ambiente, passando pelas crianas e pelos adolescentes em situao de risco, pelos dependentes de drogas e pelos consumidores inadvertidos -, os novos objetos sobre os quais se debrua o Poder Judicirio, levando a que as sociedades contemporneas se vejam, cada vez mais, enredadas na semntica da justia. , enfim, a essa crescente invaso do direito na organizao da vida social que se convencionou chamar de judicializao das relaes sociais20

O Estado normatiza tudo o que pode, desde a educao dos filhos, passando pela linguagem que deve ser usada (como no caso de preconceito racial, quando o Estado dita quais expresses podem ou no ser usadas, por exemplo, afro-descendente e no negro, face ao tom pejorativo), at situaes ntimas e de natureza individual, como a homossexualidade, ao permitir ou no a consagrao da unio civil. Isso tudo se d no intuito de exercer uma ao pedaggica para o bem comum. Busca-se induzir a sociabilidade, aproximando os indivduos do Estado para convert-los em cidados. Entretanto, o regime militar deixou marcas no tecido social, aprofundando atitude de indiferena poltica da populao e dificultando, pela perverso individualista, a passagem do indivduo ao cidado.21 O processo de transio democracia dos anos 80 deu lugar aos anos 90 sem cultura cvica, sem vida associativa enraizada, sem partidos de massa e, mais grave ainda, sem normas e instituies confiveis para a garantia da reproduo de um sistema democrtico.22 A incapacidade de o Executivo e o Legislativo fornecerem respostas efetivas exploso das demandas sociais por justia23 fez cair no judicirio a esperana da concretizao da democracia e da cidadania que se espera da recente histria democrtica brasileira. Enquanto o legislativo perde espao na funo legislativa para o Executivo, este, por sua vez, deixa de lado as funes de administrao do bem-estar, sendo progressivamente alado condio de uma agncia tecnoburocrtica que responde, de forma contingente e arbitrria, s variaes da imediata conjuntura econmica.24 Na ausncia de Estado pelo que foi visto , ou de outras formas de regulao social como a religio fora outrora , com a falta de ideologia e a desorganizao das estruturas

WERNECK VIANNA, Luiz. A judicializao das relaes sociais, In WERNECK VIANNA, Luiz et alii, A judicializao da poltica e das relaes sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1999, p. 149. 21 Idem, p. 152. 22 Idem, p. 153. 23 Idem, p. 149. 24 Ibidem.
20

Revista da Faculdade de Direito UniRitter 10 2009

93

A Judicializao da Poltica e das Relaes Sociais no Brasil

familiares em constante crise decorrente das mudanas culturais, coube ao Judicirio o papel de regulador social. Parafraseando o autor francs Antonie Garapon, Werneck afirma que a justia se torna um lugar em que se exige a realizao da democracia.25 E complementa mais adiante: a percepo cappellettiana do carter estratgico do acesso Justia para a formao da cidadania encontrou recepo na magistratura brasileira.26 Para pr em prtica o sem nmero de normas editadas pelo Estado no intuito de controlar seus cidados, o Poder Judicirio tem adotado medidas com a finalidade de distribuir justia a todos e em tempo. Se atingir a pacificao social ao solucionar conflitos e fazer valer todas as normas existentes para todos j tarefa rdua, cumprir essa tarefa de modo clere tarefa herclea. No de hoje que a morosidade assombra o Judicirio. Uma de suas medidas mais efetivas tem se dado na rea processual, por meio de uma reduo das formalidades, como o caso dos Juizados Especiais. Por outro lado, a criao desses meios para assumir a posio de disseminador da democracia abriu a possibilidade de preenchimento do vazio que havia e, de uma hora para outra, todos tinham, de fato, acesso cidadania. [...] pela primeira vez, na histria do pas, os pobres teriam acesso Justia.27 Passou-se estender os direitos s grandes massas. Outro mtodo de atingir a soluo de conflitos de modo clere e evitar o longo andamento dos processos, o que tambm se percebe nos Juizados Especiais, a mediao. Adota-se, de maneira cada vez mais frequente, a conciliao como forma de pacificao. Muitas outras reformas foram feitas nos ltimos anos, j que a crtica assdua processualstica convencional data do incio da dcada de 90, poca em que percebidas as transformaes estruturais das demandas ocorridas no final do sculo passado. A complexidade da sociedade moderna gera, tambm, um grande nmero de demandas de massa. Essa hipercomplexidade tpica do mundo ps-moderno gera a especializao. Isso no foi diferente no Poder Judicirio que, para acompanhar a ampliao do Direito e da sociedade, tem expandido seus segmentos especializados: direito do trabalho, direito de famlia, justia agrria, tribunais especializados em demandas do consumidor.28

Ibidem. Idem, p. 154. 27 Ibidem. 28 Idem, p. 151.


25 26

94

Revista da Faculdade de Direito UniRitter 10 2009

Andr Perin Schmidt Neto

De qualquer forma, o que o texto afirma que h um

[...] processo contemporneo de crescente invaso do direito na vida social e que, no Brasil, teve seu caminho ditado pelo movimento de auto-reforma do Poder Judicirio a criao dos Juizados Especiais Cveis e Criminais talvez represente um significativo divisor de guas. Ainda que integrem o conjunto mais geral de modificaes tcnicas concebidas no sentido de aproximar lei e sociedade, [...]29

2 Concluso
Como concluso, pode-se afirmar que muitos so os motivos da judicializao das relaes no Brasil, o que tem levado milhes de demandas ao Judicirio. Basicamente, a forma de Constituio Federal altamente analtica (conta com 250 artigos) e o aprofundamento dos assuntos administrativos e tributrios; a falha do legislativo e das instituies que deveriam regular suas respectivas reas (Agncias Reguladoras); a excessiva interveno do Judicirio que, ao declarar inconstitucional determinada norma, receoso de um vazio legislativo, dita normas extrapolando sua competncia, quando no faz mais: embora no entenda absolutamente inconstitucional, assim o declara por entender que h uma forma melhor de regular aquela situao, isto , assumindo a funo de otimizador das leis (temas do primeiro texto); e, por fim, a judicializao das relaes sociais pela complexidade do mundo moderno e sua sociedade de massa, bem como o amplo acesso ao sistema de justia, tm levado praticamente todas as questes ao Poder Judicirio, que se v sobrecarregado, assumindo as funes dos outros Poderes, enquanto busca a pacificao social, sua funo tradicional.

REFERNCIAS
AGUIAR JUNIOR, Ruy Rosado. A funo jurisdicional no mundo contemporneo e o papel das escolas judiciais. Artigo baseado no texto bsico da palestra proferida na Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul AJURIS, por ocasio da solenidade comemorativa dos seus 25 anos, em Porto Alegre, no dia 17 nov. 2005.

29

Idem, p. 155.

Revista da Faculdade de Direito UniRitter 10 2009

95

A Judicializao da Poltica e das Relaes Sociais no Brasil (Resenha dos textos de Luiz Werneck Vianna)

VILA, Humberto. Teoria dos princpios: da definio aplicao dos princpios jurdicos. 2 ed. So Paulo: Malheiros, 2003. DWORKIN, Ronald. Taking Rights Seriously. 6 tir. London, Duckworth, 1991. FACCHINI NETO, Eugnio. E o Juiz no s de direito... (ou a Funo Jurisdicional e a Subjetividade). In: ZIMERMAN, David; COLTRO, Antonio Carlos Mathias (Org.) Aspectos psicolgicos na prtica judiciria. Campinas: Millennium, 2002. FISS, Owen. Um Novo Processo Civil: estudos norte-americanos sobre jurisdio, constituio e sociedade. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004. PINHEIRO, Armando Castelar (org.). Judicirio e Economia no Brasil. So Paulo: Editora Sumar. 2000. WERNECK VIANNA, Luiz. A judicializao da poltica no Brasil, In WERNECK VIANNA, Luiz et alii, A judicializao da poltica e das relaes sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1999, p. 4770. WERNECK VIANNA, Luiz. A judicializao das relaes sociais, In WERNECK VIANNA, Luiz et alii, A judicializao da poltica e das relaes sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1999, p. 149156.

ANDR PERIN SCHMIDT NETO Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bolsista CAPES, especialista em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais pela mesma universidade, possui graduao em Cncias Juridicas e Sociais pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Atualmente professor do Ps-Graduao Lato Sensu Especializao em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS e trabalha no Centro de Pesquisa da Escola Superior da Magistratura - AJURIS, onde ps-graduado, alm de advogar, inscrito na OAB/RS sob o nmero 69.714. E-mail: andreschmidt20@hotmail.com

Recebido em 30/07/2009 Aceito em 05/08/2009

Neto, Andr Perin Schmidt. A Judicializao da Poltica e das Relaes Sociais no Brasil (Resenha dos textos de Luiz Werneck Vianna). Revista da Faculdade de Direito UniRitter, Porto Alegre, n. 10, p. 83-96, 2009.
96
Revista da Faculdade de Direito UniRitter 10 2009

You might also like