You are on page 1of 3

Resumo do livro o preparo e a pregao do sermo .

RESUMO DO LIVRO O PREPARO E A PREGAO DO SERMAO AUTOR : JERRY STANLEY KEY


CAPITULO 1 A pregao um modo eficaz da propagao do evangelho. O pregador deve se preparar dentro das normas e regras da homiletica e hermenetica 1-) cuidado com os rudos na pregao. Qualquer coisa que atrapalhe que a mensagem chegue ate os ouvintes de forma clara e prescisa. O modo de se vestir , de se portar , modo de falar A linguagem de Sio Deve-se falar de forma clara , as palavras so uma forma de ao . O Lugar e a importncia da pregao na historia do cristianismo A pregao um dos fundamentos do Humanismo . Sim , ate algumas outras religies adotaram no passar dos anos , a pregrao , por exemplo o budismo e o espiritismo. O primeiro pregador foi Joo batista ( Novo testamento ) Jesus tambem fez uma pregao expositiva , na sinagoga, brevemente. Conf lc 4:16 e 21 necessrio que haja a pregao da palavra , conf, diz em i cor 9:16 e 2 co 4:2 . A mensagem do pregador , falando sobre a vida , ensino , milagres , morte e ressusreio ee Jesus , e exaltao de Jesus , a for,a qiue |Deus usa ate os dias de hoje para salvos os pecadores e edificar e fazer crescer os crentes . Pela pregao da palavra Deus torna os fatos histricos em realidade presente para totodo aquele que cr. Tambem a pregao tem uma ligao estreita atravs dos sculos com os moviemtnsos de aviamento nos decorer dos anos. O pregador uma figura secundaria na pregao. O pregador no deve exaltar-se e nunca falar seus prprios pensamentos , e sim , pregar a palavra de Deus , trazida por Deus . Sim amensagem da cruz continua sendo um escando para alguns e loucura para outros . Analise da pregao a Luz da definio de Jerry Stanley Key O contedo da pregao fundamental. Este conteudo a fiel exposio do verdadeira significado do texto ou dos textos bblicos normalmente o sermo baseado em um so texto . Mas a pregao exigemais do que a exposio do texto bblico , e bom que as verdades da palavra de Deus , sejam ilustradas e aplicadas a vida dos ouvites .

Resumo do livro o preparo e a pregao do sermo .

O AGENTE DA PREGAO E UMA PESSOA COM A EXPERIENCIA REAL COM CRISTO E GUIUADO PELO ESPIRITO SANTO . Aqui no h referencia , como em muuitas definies , necessidade de ser chamado por Deus e vocacionado para o ministerio da Palabra , para poder pregar . E claro que de suma importncia que o pastor que vai exercver o ministrio de plpito seja verdadeiramente vocacionado , Ninguen deve questionar isso .Mas a pregao no se limita aos pastores nem aos plpitos das igrejas . Tambem entre os pregadoires liegos h milhares de mulheres santas , inclusive missionrias locais , estaduais e nacionais e mundiais , que so fieis mensageiras de Deus . No concordo pois com as condisuderales de Martins Lloyd-Jones quando diz que a poregao por leigos antibiblica. Deve se ter uma vida coerente com a mensagem que se prega , estas duas coisas devem estar alinhadas. O PROPOSITO OU OBJETIVO DA PREGAO E ENVOLVER OS OUVINTES A TAL PONTO QUE SUAS NECESSIDADES SEJAM SATISFEITAS. A prpria palavra pregao no significa comunicar apenas , mas tambem a recepo da mensagem pelo ouvinte. DEFINIO DOS TERMOS E TIPOS DE SERMOES SERMAO TEXTUAL Consiste em um sernao com texto realtivamente pequeno , normalmente um ou dois versculos , sendo seus pontos principais tirados do texto , mas podendo seu desenvolvimento ser tirado de outros textos. Creio que esta definio e muito limitada e artificial , p isso no que me um semao textual no sentido em que foi descrito. SEMAO EXPOSITIVO A definio tradicional diz que os ermao expositivo tambem no satisfatria , ele se baseaia em um texto relativamente longo , de quatro , seis , outo ou dez versculos ( ou ate mais ) e os pontos ou divises seriam tirados do texto , bem como o seu desenvolvimento , A dificuldade e quanto ao tamamnho do texto , Porque no se pode ter um sermao espositoco com um texto pequeno de um , dois ou trs versi8culos ? sim claro que e possvel.

SERMAO TEMATICO OU DE TOPICOS A nico , definio tradicional que ainda serve e a do semao temtico ou de tpopocos , que seu desenvlvimento vem do temo do tetulo , Blackeood diz que muitas vezes os sermaos que procuram ensuinar doutris nou passar mensagens ticas so deste tipo.

Resumo do livro o preparo e a pregao do sermo . Nota do autor : J faz muito tempo que no dou nfase alguma nas aulas de homiletica ao sermo temtico ou de tpicos. Mas tenho convio de que o modelo bsico para um ministrio de pregao , que realmente alimente seu rebanho e o modelo expositivo ! O MODELO EXPOSITIVO E BASICO PARA QUALQUER TIPO DE SERMAO OU ESTUDO BIBLICO O modo de preparo deve ser o memso , deve-se fazer o preparo indiotuivo ( por conta prpria) e depois o dedutivo, utilizando todas as ferramentas possiveos, devem-se escolher os objetivos do estudo ou semao e formular um tema atual e relevante bem como fazer um esbolo criativo. Procurar boas ilustraes e aplicaes praticas aos ouvintes para se assimilar melhor a mensagem . PERIGOS A SEREM EVITADOS QUANDO SE ESTUDO A HOMILETICA O INDIVIDUO PODE SE TORNAR MUITO CRITICOP A RESPEITO DAS PREGAES DOS OUTROS. Mesmo analisando uma pregao ,devemos procurar ouvir aquilo que Deus tem para nos dizer por meio do pregador . Creio que ele tem algo a nos comunicar em cada semao que ouvimos ., Pea a Deus que te livre do esprito de olhar , de ovidos e palavras criticas , contra um ungido do Senhor ! O DESANIMO POR NO SE CONSIDERAR A ALTURA DO DESAFIO. O estudo da homiletica deve ser feito passo a passo , idia por idia, assim havendo dedicao , quem estuda a matria acaba aprendendo o essencial. O estudo deve ser encarado como algo pode oferecer quanfs recursos , e no como algo que complica a vida. A ARTIFICIALIDADE O pregador nunca deve aprender tcnicas de comunicao que visam a manipula~o das emoes das pessoas . ENFASE DEMASIADA NAS REGRAS E NA TECNINCA E NEGLIGENCIA DO LADO ESPITIRUTAL

You might also like