You are on page 1of 4

Prtese nasal retida por implantes cilndricos osseointegrveis - relato de caso clnico

Dr. Pedro Velasco Dias


Mestre em Prtese Dentria Especialista em CTBMF Professor UNIBAN, UNIMES, UNG e CETO

Dr. Leandro Gonalves Velasco


Cirurgio-Dentista e Mdico

Dr. Rogrio Gonalves Velasco


Mestre em Cincias da Sade Especialista em Prtese Buco-Maxilo- Facial.

Dr. Marcelo Durazzo


Cirurgia Cabea e Pescoo, Hospital das Clnicas, S.P

Dr. Marcos Roberto Tavares


Cirurgia Cabea e Pescoo, Hospital das Clnicas, S.P

INTRODUO As neoplasias malignas que acometem a regio nasal, geralmente, exigem a exrese do nariz em sua teraputica. Nesta situao, fundamental, alm do planejamento cirrgico da remoo do tumor, o planejamento da reabilitao do paciente, de sorte que feita opo pela reconstruo prottica implanto-retida o melhor momento para a colocao dos implantes osseointegrveis no mesmo ato da remoo do tumor, pois desta forma evita-se a re-abordagem cirrgica do caso, minimizando os traumas e riscos envolvidos no procedimento. Este trabalho tem por objetivo o relato do caso de uma paciente, RMD, 54 anos, branca, portadora de carcinoma epidermide nasal, submetida cirurgia para remoo do tumor e colocao de implantes osseointegrveis em nica sesso. Ao trmino da operao foi instalada uma prtese nasal provisria, utilizada por 3 meses, correspondentes ao perodo de osseointegrao dos implantes e confeco da prtese nasal definitiva implanto-suportada.

Demarcao da regio a ser ressecada, remoo do tumor com pequena margem de segurana e incio da instalao dos implantes.

RELATO DE CASO O tratamento de pacientes mutilados, seja por remoo de tumores, por defeitos congnitos ou mesmo traumas, sempre envolveu uma equipe multidisciplinar, onde temos profissionais da psicologia, fonoaudiologia, cirurgia plstica, cirurgia de cabea e pescoo, otorrinolaringologia, etc, e entre esses profissionais, encontra-se tambm o cirurgio dentista. No caso clnico relatado, paciente, RMD, 54 anos, branca, foi realizado um planejamento para remoo do Carcinoma Epidermide por uma equipe de Cirurgies de Cabea e Pescoo, onde na mesma sesso cirrgica a equipe de Cirurgies-Dentistas instalaria implantes osseointegrveis em posies pr-estabelecidas. Conforme planejado, a cirurgia decorreu sem nenhum problema. Imediatamente aps cirurgia foi instalada provisoriamente pelo Protesista Orofacial uma prtese nasal convencional (sustentada por fitas adesivas) para a proteo da ferida cirrgica e obteno de esttica facial permitindo o convvio social da paciente em questo.O tratamento de pacientes mutilados, seja por remoo de tumores, por defeitos congnitos ou mesmo traumas sempre envolveu uma equipe multidisciplinar, onde temos profissionais da psicologia, fonoaudiologia, cirurgia plstica, cirurgia de cabea e pescoo, otorrinolaringologia, etc, e entre esses profissionais, encontra-se tambm o cirurgio dentista. No caso clnico relatado, paciente RMD, 54 anos, branca, foi realizado um planejamento para remoo do Carcinoma Epidermide por uma equipe de Cirurgies de Cabea e Pescoo, onde na mesma sesso cirrgica a equipe de Cirurgies-Dentistas instalaria implantes osseointegrveis em posies pr-estabelecidas. Conforme planejado, a cirurgia decorreu sem nenhum problema. Imediatamente aps cirurgia foi instalada provisoriamente pelo Protesista Orofacial uma prtese nasal convencional (sustentada por fitas adesivas) para a proteo da ferida cirrgica e obteno de esttica facial permitindo o convvio social da paciente em questo. Durante o perodo de cicatrizao dos implantes osseointegrados a paciente passou por um acompanhamento psicolgico que buscou reais necessidades e expectativas da paciente no que concerne a reabilitao prottica, e tambm por um profissional fonoaudilogo para trabalhar com a dico do paciente, j que a remoo do tumor tornou sua voz anasalada e muitas vezes ininteligvel.

Aps o preparo dos alvolos cirrgicos, os implantes so inseridos (Sistema INP - Linha Facie). Ps operatrio 1 semana depois.

Enceramento e prensagem de prtese nasal provisria em resina acrlica. Aspecto aps 3 meses da cirurgia. Trs meses ps-instalao dos implantes, foi realizada a exposio dos implantes instalados atravs de uma pequena cirurgia , sobre os quais confeccionamos uma barra metlica em titnio onde encaixa-se um pequeno magneto com dimetro de 6 mm. Sobre essa barra realizada, iniciamos o processo de confeco da prtese definitiva, que tambm possui um magneto, fixando-a aos implantes e evitando assim a utilizao de sistemas adesivos (irritantes drmicos quando utilizados por longos perodos) de modo a no causar desconforto ao paciente. Para um paciente mutilado, isso significa conforto ao utilizar uma prtese extensa e todas conseqncias advindas deste fato: - Maior sociabilidade, j que visto como um igual perante as outras pessoas com quem convive. - Facilidade na fonao e dico em pacientes com comunicao buco-sinusal e/ou ausncia de rgos faciais - Maior qualidade de vida e melhora da auto-estima, pois a qualidade de fixao destas prteses da grande segurana aos pacientes.

Localizao e abertura dos implantes a serem utilizados. Barra com magneto confeccionada sobre pilar esteticone. Escultura final da prtese.

Resultado obtido. A Prtese definitiva foi feita em resina acrlica visando facilidade de manuteno, j que a paciente vive em outro estado.

You might also like