You are on page 1of 17

Share

More

Next Blog

Create Blog

Sign In

Caminho de Orao
Este blog se prope a divulgar textos tradicionais sobre o Caminho da Orao e outros, desde o incio da Cristandade at os dias atuais. Outros textos da Filocalia podem ser lidos em precedejesus.blogspot.com.br, que precede este blog.
quarta-feira, 6 de maro de 2013
2013 (9) Maro (9) Barsanulfo e Joo de Gaza Correspondncia aos So... Franois Neyt & Paula de Angelis Noah: O Monaquism... TEFANO O CLMACO A ESCADA DAS GRAAS DIVINA... Filocalia Tomo I Volume 3 - Elias de Ecdicos: Flor...

Filocalia Tomo I Volume 3 - Teognostes: Sobre a ao, a concentrao e o Sacerdcio

TEOGNOSTES

Filocalia Tomo I Volume 3 - Filoteu o Sinata: 40 ... Filocalia Tomo I Volume 3 - Teognostes: Sobre a a... Filocalia Tomo I Volume 3 - Abade Filemon: Discurs... Filocalia Tomo I Volume 3 - Thalassius o Africano:... Filocalia Tomo I Volume 3 - Mximo o Confessor: Ce... 2012 (1)

SOBRE A AO E A CONTEMPLAO E SOBRE O SACERDCIO

Teognostes

Quem sou eu
Tito Kehl Visualizar meu perfil completo

Se o bem-aventurado Teognostes, pai dos presentes captulos, foi Alexandrino e exegeta como diz Photius, ou qualquer outra coisa, e em que tempo viveu, no sabemos exatamente. Mas na medida em que podemos reconhecer a rvore por seus frutos, ele foi um homem engajado na ao e no conhecimento, e, pela pureza de sua vida obteve em si a graa do Esprito Santo. Com o intelecto iluminado pelos esplendores aos quais est naturalmente ligada a revelao do todo e, qual um instrumento, inspirado pelos sopros da vida, ele cantou os presentes captulos como uma melodia harmoniosa e sagrada. Pelo efeito da graa e dos significados espirituais destes captulos, ele encanta o entendimento e a inteligncia dos leitores e os conduz ao zelo prtico da ao direita. Assim o extraordinrio modo da ao mostra o caminho, e a subida da contemplao ensinada sem falha. Quem , e quem deve ser aquele que honra o cargo de sacerdote, isto ensinado com preciso em cada uma destes captulos. Para os que buscam tambm as penas da ascese esta obra de grande valia moral: ela suscitar neles a nepsis, uma sobriedade e uma vigilncia salutares.

Se voc quiser ser conhecido por Deus, seja desconhecido pelos homens, escreve Teognostes no primeiro dos seus sessenta e quatro captulos. Estaria ele pensando em si mesmo? Seu nome significa conhecido de Deus. Mas ignoramos, seno como, mas com quem, onde e quando ele viveu. Mas ele cita Joo Damasceno: portanto, ele no viveu antes da segundo metade do sculo VIII. possvel que ele tenha sido um destes padres letrados que, do sculo IX ao XII asseguraram a Constantinopla a transio entre os ltimos msticos bizantinos e os Sinatas, a quem ele seguia talvez de perto, talvez de longe. Que o vigsimo quinto captulo de Joo de Crpatos, prximo dos Sinatas, esteja inserido tal e qual no vigsimo sexto captulo da obra de Teognostes, poderia ser um sinal nesse sentido, mas no uma prova. Seria igualmente possvel, a considerar seu testemunho, situ-lo entre os contemporneos de Gregrio Palamas, mas tambm a nada existe de comprobatrio. Resta a obra em si, breve, slida e densa, inteiramente consagrada aos dois estado limtrofes da vocao crist.

O primeiro a pleroforia, a plena certeza da viso de Deus, aqui e agora. Esta experincia oculta e esta questo colocada atravessam de parte a parte da longa histria do monaquismo que jamais deixou de ser trabalhado pela nica necessidade do segundo nascimento: a passagem do criado ao incriado, impossvel para o homem (que deve se apagar), mas possvel a Deus, por meio de Cristo e do Esprito Santo. isto que significa Teognostes. A pleroforia participa do paradoxo evanglico: Quanto mais voc descer, mais se elevar, diz ele. Os caminhos de aproximao indicados aqui a renncia, a humildade (desa ao abismo da humildade), a hesquia, a impassibilidade, a temperana, a prece do corao, a pureza, a morte no tm seno um objetivo: polir o espelho no qual a imagem de Deus em ns pode receber, pela graa do Esprito Santo, a incandescncia do incriado.

O segundo estado limite o sacerdcio, tratado nos captulos de 13 a 21, 49 a 60, 70 a 74. Teognostes coloca em alto lugar a conscincia do sacerdote, to alto que ela se une na origem do mundo ao prprio ato de amor a Deus, sua descida e sua imolao. O sacerdote, para Teognostes, no o sacrificador seno na medida em que tambm, e acima de tudo, a imagem do Cordeiro. Aniquile a si mesmo, diz ele, como o cordeiro enviado imolao, considerando que todos esto em verdade acima de voc. Teognostes identifica pura e simplesmente a vocao sacerdotal vocao monacal. Tornar-se sacerdote, para ele, equivale a se engajar em levar uma vida semelhante dos anjos. Ele encabea a hierarquia da santidade: o contrrio da hierarquia do mundo. Assim, o sacerdcio, como a pleroforia, se situa no fundo na ordem do impossvel, onde somente Deus pode agir.

A plena certeza da viso de Deus e a celebrao eucarstica tornam-se aqui as duas faces de um testemunho comum que no poderia ser transmitido abertamente, ostensivamente, mas que deve acontecer, interiormente e como que num vazio, pela via negativa da ascese, sob o duplo selo do mistrio e da revelao: o prprio testemunho de Teognostes.

DE NOSSO SANTO PAI TEOGNOSTES, SOBRE A AO E A CONTEMPLAO, E SOBRE O SACERDCIO

1. Considere que voc ter em si a virtude verdadeira quando tiver desprezado perfeitamente tudo o que existe sobre a terra, guardando seu corao, graas a uma conscincia pura, sempre pronta a partir para o Senhor. Se voc quiser ser conhecido de Deus, seja desconhecido pelos homens, na medida do possvel.

2. Veja as consolaes suprfluas do corpo e retire-se delas, para que elas no suprimam nenhuma de suas penas, na medida em que, com toda evidncia, o conforto resultante destas consolaes penetra ento nas penas anteriores, tomando o lugar da impassibilidade. Considere que o mal, para voc, no ser privado das coisas agradveis, mas desviar-se do melhor por desfrutar destas coisas.

3. Considere-se como uma formiga ou um verme em todos os sentidos, a fim de se tornar o homem criado por Deus. Pois se voc no comear por a, no haver sequncia. Quanto mais voc descer, mais se elevar; ser quando voc se considerar como nada diante do Senhor[1], conforme o Salmista, que voc se tornar grande, por ter estado oculto durante algum tempo. E ser quando voc considerar que nada possui e que nada sabe que voc se tornar rico na ao e no conhecimento louvveis no Senhor.

4. Quebre o brao do pecador e do ladro[2], vale dizer, do prazer e da malcia, dois quais nascem todos os vcios. Quebre-os por meio da temperana e da inocncia trazida pela humildade, a fim de que nada seja encontrado em voc, se uma nobre palavra lhe pedir conta de seus pecados, no momento em que suas obras forem examinadas. Pois as faltas so aniquiladas quando, odiando as causas que fizeram com que as tenhamos cometido, nos dedicamos a combat-las: assim substitumos a primeira derrota pela vitria ltima.

5 . Nada melhor do que a prece pura, de onde, como de uma fonte, jorram as virtudes: a compreenso e a doura, o amor e a temperana, o socorro e a consolao que Deus concede pelas lgrimas. E esta a beleza desta prece: a concentrao se concentra nela apenas nas suas palavras e nos seus pensamentos. Tal igualmente a insacivel e contnua tenso que a leva a descobrir o divino, quando o intelecto, seguindo as pegadas de seu prprio Mestre atravs da contemplao dos seres e buscando com um desejo ardente, sedento, encontrar e ver o invisvel, ou, contemplando as trevas, sua retirada [3], se volta outra vez para si mesma, recolhida com toda piedade, pois neste instante ela se contenta com a contemplao que lhe revelada para seu bem e que a consola. E ela tem toda a esperana de alcanar aquilo que ela deseja, quando se cumprirem as profecias, e aquilo que ela imaginava no meio das sombras, como num espelho e por enigmas [4], e que ela ver continuamente face a face com toda pureza.

6. Retire-se das mais altas contemplaes se voc ainda no atingiu o cume da impassibilidade, e no corra a buscar, sem poder atingir, aquilo que o ultrapassa. De fato, foi dito: se voc quiser se tornar telogo e contemplativo ao mesmo tempo, eleve-se pela vida que voc leva e adquira por meio da purificao aquilo que puro. E, como eu mencionei a teologia, vele para no se estender ao infinito sobre a sua altura, e considere que no permitido aos que ainda bebem o leite das virtudes [5] tentar voar nestas alturas, para que no despenquem como passarinhos imperfeitos, mesmo que o mel do conhecimento excite o desejo. Mas quando, purificados pela castidade e pelas lgrimas, formos elevados da terra como Elias [6] ou Habacuque[7], anunciando ento ao arrebatamento em meio s nuvens [8], e quando encontrarmos Deus estando fora de nossos sentidos pela orao pura, contemplativa e desembaraada de toda distrao, ento talvez desabrochemos de

algum modo a teologia.

7. Se voc deseja se tornar digno da viso e da apario divinas no esprito, primeiro abrace a vida pacfica da hesquia. Assim desembaraado, conhea a si mesmo e conhecer a Deus. Pois se isto acontecer, nada impedir que, como numa leve brisa, no estado puro que nenhuma paixo pode perturbar, seja visto em seu intelecto Aquele que invisvel a todos e que lhe anunciar a boa nova da salvao por uma manifestao altssima de seu conhecimento.

8. Quando acaba de ocorrer o relmpago, logo esperamos pelo trovo. Da mesma forma, onde brilha a reconciliao divina, a tempestade das paixes se acalma. E quando isto acontece, com quem atingiu esta conciliao estar tambm a garantia, a beatitude do Reino. Mas no h piedade divina nem esperana de impassibilidade numa alma que ama o mundo mais do que o Criador, que tem um gosto apaixonado pelas coisas visveis e que agarra totalmente aos prazeres e ao desfrute da carne.

9. No busque no intelecto o que pode ser o divino, nem onde ele est. Pois ele est acima do ser e no depende de lugar, uma vez est acima de tudo. Reflita apenas em voc, como num espelho, na medida do possvel, Deus o Verbo circunscrito em nossa natureza, irradiando luz em sua natureza divina e simbolizando num lugar Aquele que est em toda parte, pois a Divindade infinita. Enquanto isto, quanto mais voc se purificar, mais se tornar digno de iluminao.

10. Se voc est tomado pelo conhecimento e pela indubitvel certeza da salvao, dedique-se sabiamente a romper os laos passionais que ligam a alma ao corpo e, despojando-se de sua tendncia para as coisas materiais, desa ao abismo da humildade: l voc encontrar a prola preciosa [9] de sua salvao, escondida no conhecimento divino como numa concha e anunciando antecipadamente o esplendor do Reino de Deus.

11. Quem chegou submisso do intelecto sujeitando a carne ao esprito no precisa de submisso humana. Pois este homem se submete palavra e lei de Deus, como um sujeito reconhecido. Mas ns, em quem o corpo combate a alma e lhe faz guerra, devemos nos submeter, entregando-nos a algum que nos comande e nos dirija, segurando o leme com cincia e buscando o melhor, a fim de que no sejamos destrudos pelos adversrios espirituais nem engolidos pelas paixes por nossa falta de experincia.

12. Quando voc no est perturbado por nenhuma paixo e o desejo divino cresce em seu corao, quando, considerando-a como um sono, voc no teme a morte e ao contrrio deseja a dissoluo, ento voc ter adquirido a garantia da salvao e far retornar para voc o Reino dos cus [10], regozijando-se numa alegria indizvel.

13. Se voc foi considerado digno do sacerdcio divino e venervel, voc se colocou na obrigao de ser imolado pela morte das paixes e dos prazeres e de assim ousar se juntar ao sacrifcio vivo e terrvel, se no quiser ser totalmente consumido pelo fogo divino como uma matria inflamvel. Pois se o serafim no ousou tocar sem pinas a brasa divina [11], como tocaria voc esta brasa sem a impassibilidade, por meio da qual voc ter sacrificado sua lngua, pela qual seus lbios tero sido purificados, sua alma e seu corpo tero se tornado castos e suas

prprias mos se tero tornado mais brilhantes do que o ouro, como servidores do fogo e da vtima mais elevada do que o ser? 14. Compreenda bem a fora do que est dito aqui: voc iniciado a cada dia nesta salvao de Deus, que o velho Simeo viu de uma vez por todas: ele ficou maravilhado e pediu ao Mestre que o deixasse ir em paz[12]. Mas se voc no recebeu do Esprito Santo ser um mediador entre Deus e os homens, como se fosse igual aos anjos, no se arrisque temerariamente a celebrar a terrvel e pura iniciao aos mistrios divinos, esta iniciao reverenciada pelo anjos e que, por sua pureza sem mistura, muitos santos recusaram com toda piedade. No tenha essa audcia, para no ser destrudo como Ouza [13], por haver dissimulado o bem.

15. Vigie a si mesmo, como disse o Senhor, a fim de que, mesmo tendo recebido sobre si, talvez por fraqueza, alguma mancha, seja esta consumida pelo fogo divino, e que voc possa sempre transport-la para alm dos seus pecados anteriores. Pois assim voc ser capaz de transform-la na natureza da prata ou na natureza do ouro, como um vaso de eleio, til, puro e digno de tal vtima, ainda que alguns vasos sejam de madeira ou barro, desde que, em sua liberdade, voc tenha o pendor divino em voc. Pois onde Deus est pronto a escutar, no h obstculos na transformao disto naquilo.

16. Considere o tamanho da honraria, semelhante dos anjos, da qual voc foi considerado digno, e esforce-se por meio de todas as virtudes e de toda pureza, para se manter no grau de dignidade para o qual voc foi chamado e a permanecer intocvel. Pois voc sabe de que altura caiu Lcifer em seu orgulho. No sofra a mesma coisa se glorificando, mas considere que voc terra e cinzas [14], impuro e co, e se lamente continuamente de ter sido inteiramente considerado digno de ser chamado comunho e ao parentesco divinos por seguir o caminho sobre o qual os santos cumpriram a terrvel celebrao, pelo indizvel amor que Deus dedica ao homem e por sua inefvel bondade.

17. O homem que se consagra deve se manter puro de todas as paixes, em especial da prostituio e do ressentimento, e no se abandonar imaginao, para no ter o rosto destrudo ou coberto de alcatro quando tocar o corpo real, e no ser odioso e execrvel.

18. Tornado acima de tudo mais branco do que a neve pelos flocos das lgrimas, com a conscincia alva de pureza, agarre-se aos santos, como um santo, deixando transparecer a beleza interior da alma sob a brancura exterior semelhante aos anjos. E na celebrao dos mistrios divinos, vigie para no ser investido apenas pela tradio dos homens, mas para que, de maneira oculta e misteriosa, a graa esteja em voc, permitindo-lhe conhecer as coisas mais elevadas.

19. Se voc foi tomado pela incorruptibilidade e a imortalidade, procure na f, com venerao e piedade, aquilo que vivifica e no se altera, desejando partir daqui, pois, pela f voc chegou ao objetivo. Mas se voc teme a morte, porque voc ainda no se uniu por amor a Cristo, cujo sacrifcio voc se tornou digo de celebrar com suas mos, e de cuja carne voc se sacia. Pois se voc foi tomado pela incorruptibilidade, porque voc se esforou para ir aonde se encontra o BemAmado, j no mais levando em nenhuma considerao a vida e a carne.

20. Tornando-se sacrificador e participando da carne de Deus pela comunho, voc

deve se tornar da mesma natureza que ele e assimilar-se sua morte[15], no vivendo mais para si mesmo, como diz o Apstolo, mas para aquele que foi crucificado e que morreu por voc[16]. Mas se, por causa da carne e do mundo, voc vive de maneira passional, prepare-se, atravs da morte, para um castigo eterno se voc no se detiver espontaneamente antes da celebrao do sacrifcio incruento. Pois muitos dos que celebraram indignamente o sacrifcio aqui em baixo, levados por uma morte sbita, foram enviados Geena no alm.

21. Um sacerdote, que era monge ao mesmo tempo, tinha uma reputao de piedade e era honradamente considerado por sua aparncia exterior; mas por dentro era secretamente sujo e debochado. Certa vez, quando ele celebrava a Divina Liturgia e se aproximava do Canto dos Querubins, ele se aproximou inclinando a cabea diante da santa Mesa, conforme o costume, e comeou a ler em voz alta: Ningum digno; neste instante, caiu morto: sua alma o havia deixado neste estado.

22. Nada melhor do que uma palavra e um conhecimento retos, pois da que nascem o temor e o desejo por Deus. O temor purifica a piedade e o aquietamento. O desejo leva perfeio pela iluminao e o discernimento, e arrebata o intelecto s alturas pela contemplao suprema e pela elevao. Sem o temor impossvel ser transportado para o amor divino, impossvel voar graas a ele para aquilo que se espera e naquilo em que se deseja repousar.

23. Se voc me cr, voc que deseja a salvao ardentemente e que para alcanla corre at obt-la, cansando-se na sua busca, pedindo sem descanso e batendo com pacincia [17] at encontr-la, depois de ter construdo uma f slida e uma humildade que sejam como que uma fundao sob seus ps: voc obteve o que desejava, no apenas quando conseguiu a remisso de seus pecados, mas quando j no sente apreenso nem teme mais o levante de nenhuma paixo, tendo se separado da carne sem medo e com toda segurana.

24. Pea, vertendo muitas lgrimas, para receber uma plena certeza, mas no antes do fim, se voc for humilde, para no ser desprezado depois por seu descuido. Naquele momento, pea para se encontrar perto da morte e poder alcan-lo, a fim de no perder aquilo que voc deseja, por ser um ridculo presunoso em sua suposta segurana, quando vier o tempo que voc espera. E aonde iria voc, infeliz, sem garantia e sem a plena e indubitvel certeza que s o Esprito concede?

25. Voc que est imbudo da impassibilidade deificante, descubra antes pela obedincia e pela humildade aquilo que deseja, a fim de no se fatigar passando por outro caminho. No possui a impassibilidade aquele que ora perturbado pelas paixes ora est calmo e repousado, mas aquele que desfruta continuamente desta impassibilidade, que permanece sem balanar diante das causas presentes das paixes e aquele, por excelncia, no se perturba nem como o pensamento das paixes.

26.[18] Combatendo e injuriando, o inimigo penetra destemidamente na alma que saiu do corpo, e se faz acusador amargo e terrvel de suas faltas. Mas mesmo que em outros tempos a alma tenha sido muitas vezes ferida por pecados, podemos ver agora a alma que ama a Deus no mais atingida pelos assaltos e as ameaas do inimigo, mas antes confortada no Senhor, elevando-se em alegria como sobre asas, encorajada pelas santas potncias que a conduzem, cercada pela luz da f e

replicando ao maligno com toda segurana: O que existe entre voc e ns, desertor dos cus e mau servidor? Voc no tem nenhum poder sobre ns. Somente Cristo, o Filho de nosso Deus e Deus do universo, tem este poder. contra ele que pecamos, ser diante dele que responderemos, tendo como garantia sua misericrdia por ns, e como salvao sua cruz preciosa. Quanto a voc, miservel, fuja para longe de ns: no existe nada entre voc e os servidores de Cristo. Quando a alma disser estas palavras resolutamente, o diabo dar-lhe- as costas, lamentando-se e gritando, incapaz de suportar o nome de Cristo. De p sobre o inimigo, a alma pisar nele e lhe bater como faz ao corvo o oxyptero[19], pssaro de asas rpidas. Neste momento a alma reconhecida pelos anjos divinos e pode se regozijar no lugar que lhe foi assinalado na medida de seu estado.

27. O desejo pelas coisas que passam no o arrastar para baixo, para a terra, se voc imaginar as coisas do cu. Mas se um pendor passional pelas coisas da terra o prender a ela, voc se parecer com uma guia presa pelas garras numa armadilha, incapaz de voar s alturas. Considere e veja todas as coisas como dejetos [20], na esperana do melhor. E depois de se ter desembaraado desta carne, quando vier o tempo, siga o anjo de Deus que o buscar.

28. Assim como a moeda que no possui o timbre real no pode ser colocada dentre os tesouros do rei com as peas usuais, tambm sem conhecimento direito e sem impassibilidade impossvel receber a garantia da beatitude do alm, de partir das coisas daqui com segurana e plena certeza para ganhar aquilo que se espera e ser contado entre os eleitos. Chamo de conhecimento no a sabedoria, mas a infalvel percepo de Deus e do divino. Assim, aquele que ama a Deus e no atrado pelas paixes se eleva para a deificao por meio da graa do Esprito.

29. Ainda que voc tenha praticado todas as virtudes, no tenha a pretenso de ter alcanado a impassibilidade e de permanecer descuidado neste mundo, para que no tenha dificuldade em partir depois de ter modelado aqui em baixo as formas das paixes. Dirigido continuamente pelo temor, vigie sua natureza verstil e mutante. Na sabedoria, afaste-se das causas das paixes. Pois a impassibilidade eminentemente imutvel reside naqueles que alcanaram o amor perfeito, que por meio de uma contemplao contnua ultrapassaram as coisas sensveis e que atravessaram a humildade ainda em seus corpos. A chama das paixes, extinta pela voz do Senhor[21], j no os abrasa, porque eles j foram transformados no caminho da incorruptibilidade.

30. No se imagine impassvel antes do tempo, a fim de no sofrer o que sofreu o primeiro homem ao comer o fruto prematuro da rvore do conhecimento[22]. Ao contrrio, trabalhando pacientemente na via de uma temperana envolvente e um prece contnua, guardando os frutos de seu trabalho pela vergonha de si mesmo e pela extrema humildade, receba a graa da impassibilidade no tempo certo. Depois da grande tempestade e de tanto tumulto, chegue ao porto do repouso. Pois Deus no injusto, que feche a porta da impassibilidade aos que caminham retamente.

31. Seja como a formiga em seu rebaixamento e sua negao, preguioso, voc que ainda no foi testado, e aprenda comigo que Deus, a quem nada falta e que transborda, no tem necessidade de nossos bens, mas cumula de benesses abundantes e salva, com sua graa, seus eleitos reconhecidos, mesmo que, em seu amor pelos homens, ele receba os trabalhos que estes fizeram na medida de suas foras. Assim, se voc se esfora porque lhe deve bens que antes de voc j existiam, voc faz bem e est perto da piedade divina. Mas se voc considera que Deus quem lhe deve por causa do bem que voc imagina ter feito, voc se afastou

da via reta. Pois como pode o benfeitor dever? Corra como um servidor assalariado e, progredindo pouco a pouco, voc conseguir o que busca, com a compaixo de Deus.

32. Quer que eu lhe mostre outro caminho de salvao, ou melhor, de impassibilidade? Incomode o Criador tanto quanto puder com suas oraes, no se afaste do objetivo que lhe foi assinalado, continuamente apelando, para chegar a ele, pela mediao de todas as potncias celestes, de todos os santos e da Toda Pura Me de Deus. No procure pela impassibilidade se voc no for digno deste dom. Mas pea a salvao, trabalhando arduamente, e junto com ela voc receber a impassibilidade. Pois esta semelhante prata, mas a salvao parecida com o ouro puro. E agarre-se tanto quanto puder obra secreta que serve a Deus e s palavras dos mistrios ocultos junto a ele, estas palavras que o deificam, nas quais o divino se regozija e desce a ns.

33. Esforce-se para receber secretamente em seu corao, com plena e indubitvel certeza, a garantia da salvao, para no se perturbar nem se aterrorizar desprevenido no momento da morte. Neste momento, se voc no tiver mais um corao que o condena por suas faltas, ainda ter uma conscincia que o fustiga por suas provocaes. Se, pela graa de Deus, voc pde se libertar da selvageria das paixes brutais, se correrem as lgrimas da consolao, o intelecto rezar com toda pureza e sem nenhuma distrao. Ento, com o corao pronto, voc receber com doura a morte terrvel da qual a maioria foge.

34. As palavras de vida eterna de Deus o Verbo, conforme o testemunho do corifeu dos apstolos [23], so as razes daqueles que ele criou, estas razes que o homem iniciado nos seus mistrios possui da por diante: a vida eterna, a garantia do Esprito e a esperana da salvao, que nada pode confundir. No digno disto quem prefere a carne alma e que tem um pendor passional pelas coisas terrestres.

35. O homem racional no aquele que se exprime pela palavra; isto, todo homem faz. O homem racional aquele que, pela razo, busca encontrar a Deus e segue suas pegadas. Ele no encontrar aquilo que o Supra-essencial em sua essncia; pois isto impossvel para qualquer natureza. Mas ele o descobrir por intermdio da sabedoria criadora dos seres, pela providncia e pela direo, a coeso, a conduta e a conservao, nas quais se encontra e nas quais, podemos diz-lo, se pode ver o artista supremo e de certo modo tambm o arquiteto, atravs das obras de suas prprias mos.

36. Voc no acessar convenientemente a despossesso sem a impassibilidade; nem a impassibilidade sem o amor; nem o amor sem o temor e a prece pura; tampouco chegar a sem a f e a ausncia de cuidados, por meio de qu o intelecto alado rejeita os pensamentos que o assaltam e voa para as alturas e os lugares elevados, procura de seu prprio mestre.

37. Abrace a pureza como a menina dos olhos, para se tornar o templo de Deus e morada digna de ser amada. Pois impossvel, sem a castidade, conseguir se unir a Deus. Isto engendrado pelo desejo divino, a ausncia de pendores passionais e a fuga do mundo. E a humildade, a temperana, a prece constante, a contemplao espiritual, as lgrimas abundantes e a constncia da alma conservam a castidade. Mas sem a impassibilidade, voc no alcanar a beleza do discernimento.

38. Que ningum o engane, irmo, dizendo-lhe que se pode ver a Deus independente da santificao de que fala o Apstolo[24]. Pois o Senhor mais do que puro, que est acima de toda pureza, no aceita aparecer ao impuro. Do mesmo modo como aquele que ama a seu pai ou sua me, ou seus filhos e filhas mais do que a ele[25], no digno dele, tambm no o quem ama seja l o que for de passageiro e material. Com mais razo ainda, no digno dele quem prefere o pecado infame e ptrido ao amor do Senhor. Pois Deus derruba quem no se desvia da sujeira. O que corrupto no pode herdar a incorruptibilidade[26].

39. Sem o conhecimento, voc no ser considerado digno do amor divino. E voc no ser considerado digno do conhecimento sem a f. Eu chamo de f no apenas a f nua, mas a f que deriva da prtica das virtudes. Voc alcanar a compuno verdadeira quando, depois de ter subjugado o prazer inato da carne por meio da temperana e das viglias, da prece e da humildade, se crucificar junto com Jesus [27], no mais vivendo as paixes, mas vivendo pelo Esprito divino e seguindo a esperana da herana do alto[28].

40. Clame por Deus: Veja por que eu reconheo sua benevolncia: meu inimigo j no se rejubila sobre mim [29], ele que, por meio das paixes, me tiraniza e me ultraja. Mas para que voc me resgate de suas mos antes da morte, depois de ter me tornado digno de viver espiritualmente, conforme lhe apraz, possa voc, para um bom final, me conduzir diante de seu Trono, salvo e trazendo, graas sua compaixo, a garantia da salvao e da plena e indubitvel certeza recuperada, uma vez que, sem perturbao e sem temor de no estar pronto no momento do xodo, eu considero insuportvel essa aflio, mais amarga e pior do que a morte e o castigo.

41. A f e a esperana no acontecem por si, pura e simplesmente, e no so fortuitas. A f necessita de uma alma firme, e a esperana de uma vontade e um corao retos. Sem a graa, de fato, como crer facilmente naquilo que no vemos? E como esperar pelos bens invisveis do sculo futuro, se no tivermos nenhuma experincia direta dos carismas do Senhor? por meio destes carismas que recebemos a plena certeza dos bens futuros coo se eles estivessem presentes. Para uns e outros a virtude necessria, assim como a impulso e o socorro de Deus. Se estas coisas no esto em ns, ns nos estafamos sem saber aonde estamos indo.

42. O fruto da verdadeira virtude , seja o conhecimento, seja a impassibilidade, seja ambos. Se isto no acontecer por que agimos em vo, e a virtude fingida e falsa. Pois se nos orgulharmos agora, no s das folhas mas tambm dos frutos, buscando o que agrada aos homens ou a n[os prprios, ou buscando qualquer outra coisa que no agrade a Deus, estaremos sendo bastardos e no amados de Deus. Mas ns, que corrigimos a causa, sem dvida receberemos, para nosso benefcio, a graa de nosso Deus bom, esta graa que traz em si, quando necessrio e na medida do necessrio, o conhecimento e a impassibilidade.

43. Pela iluminao da graa, compreenda os pensamentos do inimigo e, derramando lgrimas diante de Deus, confesse sua fraqueza considerando a si mesmo como nada, mesmo se o enganador o persuadir a se ver como algum. No se considere digno de receber os carismas, exceto os que suscitam a salvao e preservam a humildade. Busque o conhecimento que no infla, como a causa do conhecimento de Deus, para no ser oprimido at o fim pelas paixes, como se estas fossem tiranos, e para se libertar da carne por meio da impassibilidade, ou,

mais humildemente, pelo sofrimento que experimentado com as faltas.

44. Assim como no possvel voar sem asas s alturas e s regies elevadas, tambm impossvel alcanar o que esperamos sem a plena e indubitvel certeza do alm. Ora, a plena certeza provm de uma extrema humildade, ou da graa do Esprito Santo naqueles que esto perfeitamente reconciliados com Deus e nos quais a impassibilidade se encontra total ou parcialmente, ou da maneira mais perfeita no momento da reconciliao e da purificao. Quanto aos que, ao contrrio, se separam de seus corpos quando ainda esto no meio da tempestade das paixes ou no sbado[30] (ou seja. os que no praticam as virtudes), estes tombam sob o golpe do juzo e do exame, pois devem responder no tempo da retribuio.

45. Salvo gratuitamente, d graas a Deus seu Salvador. Mas se voc quiser oferecer dons, oferea com todo o reconhecimento de sua alma viva estas duas pequeninas peas: a humildade e o amor. Ele as receber no tesouro [31] da salvao, disto sei bem, com mais gosto do que a multitude de virtudes depositadas por muitos. Mas se voc pedir para voltar vida como Lzaro, depois de ter conhecido a morte por causa das paixes, coloque-as na sua frente, a humildade e o amor, como duas irms, para que elas intercedam junto a ele, e assim voc certamente obter o que pede.

46. Depois de ser bem sucedido na prtica das virtudes, no ser por causa dela apenas que voc poder alcanar a impassibilidade, para orar com toda pureza e sem distrao, se ao intelecto faltarem as contemplaes espirituais do conhecimento esclarecedor e da compreenso dos seres, por meio de que, alado e iluminado, o prprio intelecto, no amor totalmente cativo da verdadeira prece, se eleva, despojando-se, at as luzes com as quais aparentado, as luzes das ordens imateriais do alto, e da, tanto quanto possvel, at a grande luz do triplo sol da Trindade na divina Origem.

47. No seremos castigados no sculo futuro por havermos pecado, no seremos condenados por isto, ns que recebemos em comum uma natureza verstil e mutante. Seremos condenados, isto sim, por que depois de termos pecado, no nos arrependemos nem deixamos o mau caminho para nos voltarmos para o Senhor, dele recebendo a faculdade e o tempo para o arrependimento, a fim de manifestar o bem (que o divino e no o seu contrrio, o passional, com a clera e a violncia) e no o mal (que no faz parte de ns, pois o bem exclui toda paixo e toda violncia, mesmo que se diga que o Senhor se conforma com nossas obras e nossas disposies, tal como um espelho, remetendo a cada qual sua parte conforme valeu sua vida).

48. Sacudido a ponto de perder o equilbrio, no grite, mas endireite-se retornando depressa ao estado anterior, com tristeza, amargura e vergonha de si, vertendo muitas lgrimas com o esprito quebrantado. assim que, escapando queda que voc experimentou, voc chegar ao vale do salutar regozijo, confortado da por diante na medida do possvel, a fim de que, sem mais irritar o Juiz, voc possa pedir as lgrimas e a aflio que expiem suas faltas. Se voc no fizer isto, certamente conhecer o castigo no sculo futuro.

49. preciso voltar ao sacerdcio venervel como a uma ordem e uma purificao anglicas, como a uma segurana e uma castidade maiores agora do que antes. O que era sujo se tornou puro, e agora como poder o puro se tornar sujo? Caso

contrrio, por misturarmos as trevas luz e os maus odores ao perfume, teremos em comum a perdio e o infortnio, como se fssemos sacrlegos semelhantes a Ananias e Safira [32].

50. Mesmo que, a partir de um vaso perdido e intil, voc parea ter obtido toda a dignidade do sacerdcio celeste semelhante aos anjos e, por ter se purificado um pouco, tenha se tornado conforme Paulo[33] um vaso de eleio til ao Senhor, conserve sem mcula a honra de que foi digno, guardando o dom divino como a menina dos olhos, para no ser atirado do alto no abismo por ter comungado sem ateno; dificilmente voc encontrar o caminho de volta.

51. Considere com sabedoria que ningum condenado se for purificado por Deus [34]. Se, depois de ter sido chamado, voc entrou na graa do sacerdcio divino, esta graa mais elevada do que o mundo, no se preocupe mais com sua vida anterior, caso esta tenha sido manchada por qualquer coisa. Graas a Deus, ela est no terreno que foi purificado pela sua correo. Daqui para diante seja ardente e vigilante em no ocultar a graa, para que ningum duvide sem razo de sua celebrao por causa de sua vida anterior, e para que se algum o fizer, que oua dizer a voz divina: No manche o que Deus purificou[35].

52. O fardo do sacerdote leve e seu jugo doce[36] na medida em que ele assumido e carregado como se deve, e na medida em que a graa do Esprito divino no algo que se adquire. Mas quando se negocia o invendvel com uma aplicao inteiramente humana e como um dom corruptvel, quando a vocao no vem do alto, o fardo se torna muito pesado, pois o carregamos alm de nosso mrito e de nossas foras. Se ele no for removido, o jugo se tornar ainda mais duro, esgotando o pescoo e o vigor daquele que o sustenta, at consumi-lo totalmente.

53. Se voc teve a audcia de se colocar sob o jugo do sacerdcio, endireite seus caminhos e distribua fielmente a palavra da verdade, como temor e tremor, obtendo com isto sua salvao[37], pois nosso Deus um fogo devorador[38]. Se voc o tocar, sendo voc mesmo como o ouro ou a prata, no tema ser queimado, assim como as crianas da Babilnia no temeram o fogo[39]. Mas se voc como a erva e o junco, feito de matria inflamvel, porque s pensa na terra, trema para no ser queimado pelo fogo celeste se no fugir da clera como Lot[40], abstendo-se daquilo que nos inspira o maior terror. Eu ignoro se as menores faltas cometidas por fraqueza sero ou no consumidas por este fogo divino no culto purssimo, e se voc mesmo no ser queimado pelo fogo ou se permanecer intacto, como o frgil arbusto[41].

54. Voc que incapaz de se libertar do estado passional em que o corrimento seminal o colocou por causa do hbito contumaz, como voc ousa, infeliz, segurar aquilo que mesmo os anjos no tocam? Portanto, ou bem trema e se abstenha da celebrao divina daqui para frente e, por meio desta expiao se reconcilie com o divino, ou, permanecendo insensvel e incorrigvel, espere para cair em plena clera nas mos do Deus vivo[42], que no o livrar, em seu amor pelo homem, mas que o castigar sem compaixo por ter voc ousado comparecer s npcias reais com a alma e a vestimenta manchadas, indigno no se de entrar[43], mas ainda de se sentar mesa.

55. Eu conheci um sacerdote que ousou tocar indignamente nas coisas de Deus ao mesmo tempo em que estava sob o jugo de uma paixo que o prostitua. Primeiro ele

caiu numa enfermidade incurvel e penosa, e logo a morte se aproximava. Ele fez de tudo para deter o mal, mas nada conseguia: ao contrrio, o mal se alastrava por ele. Ento ele teve um lampejo de conscincia de que morria assim por celebrar indignamente, e fez um voto de renunciar imediatamente santa Liturgia. Rapidamente ele estava de p e se curou, de tal modo que j no restou nem trao da doena.

56. O cargo do sacerdote e a vestimenta sacerdotal so luminosos, mas apenas na medida em que tambm a alma brilha por sua pureza. Quando ela culpada de desateno e a conscincia que a acusa de vergonha desprezada, a luz se torna treva e suscita as trevas e o fogo eternos. Se neste momento deixarmos este caminho cercado de precipcios, devemos nos voltar para outra via que, pela virtude e a humildade, nos conduza sem perigos ao Reino de Deus.

57. Alcanamos a salvao pela simplicidade e a virtude, no pelo sacerdcio glorioso, que exige que levemos uma vida semelhante dos anjos. Assim sendo, ou bem voc torna impassvel, maneira dos anjos, seu pensamento levando-o para fora do mundo e da carne, elevando-se por esta escada celeste, ou bem, reconhecendo sua prpria fraqueza, tema as alturas, que podem causar uma enorme queda aos que no so totalmente direitos. Lembre-se de que a vida que a maioria leva e testemunha no est menos prxima de Deus do que a primeira. Mesmo se voc cair levando esta vida, fcil se endireitar pelo arrependimento, pela compaixo e pela graa de Deus.

58. A carne e o sangue no herdaro o Reino de Deus [44]. Como que voc, que comunga com a carne e o sangue de Deus, no se torna uma mesmo corpo com ele e no se une ao seu sangue? Voc, que j tem em si o Reino dos cus, como pode ser ainda acossado pelas paixes da carne e do sangue? Temo que o Esprito de Deus no permanea em voc, porque voc carnal, e que voc no ser separado no momento do Juzo, quando lhe for retirado o venervel sacerdcio na medida em que voc foi indigno de tal graa; temo que voc seja enviado ao castigo eterno.

59. Quando o temor de Deus no est colocado diante dos seus olhos [45] voc pensa que no haver consequncias em celebrar indignamente: mas voc se engana por amor a si mesmo e se ilude a respeito do bem divino. isto que um dia experimentaram Datan e Abiram, at que a terra os engolisse [46]. Voc que teme isto e que teme verdadeiramente, compreenda a grandeza do que voc faz: ou bem voc exerce com toda a dignidade e pureza, para no dizer como um anjo, o encargo do sacerdcio divino, ou tenha o bom senso de no mais celebrar o culto divino, de medo que, tendo nisto desprezado e enganado a prpria conscincia que o denuncia, voc, condenado, diga em sua dor, quando for julgado e corrigido: Aquilo que eu temia chegou at mim. Aquilo de que eu tinha medo me aconteceu[47].

60. Sobriamente, com vigilncia e aflio, oferea primeira para si mesmo, com o corao contrito e lgrimas, o santo sacrifcio expiatrio que salva o mundo. Pois, que ter voc para se afligir e para oferecer em sacrifcio depois de morto? por isso que, com o intelecto vivo e tomando a dianteira, prepare desde j seu enterro e comemore a si mesmo, quando intercedendo pela salvao, depois de oferecer a Deus estes santos dons sobre a Mesa santa, voc rememore a lembrana de sua divina imolao voluntria aqui em baixo, em seu amor pelo homem.

61. inefvel e inexprimvel o prazer da alma que, com a plena certeza, se separa do corpo e se despoja dele como de uma vestimenta. Com efeito, desde que ela j obteve aquilo que esperava, ela se desembaraa do corpo sem tristeza e avana em paz para o Anjo que vem do alto radioso e alegre, ela atravessa o espao sem encontrar obstculos, sem que em nada a prejudiquem os espritos do mal, elevando-se alegre com confiana e gratido, at que, chegando ao objetivo, ela se prosterna diante do Criador e recebe a sentena que a coloca no nmero de seus semelhantes e iguais em virtude, esperando pela ressurreio comum.

62. Eu lhe proponho uma linguagem estranha, e no se espante se os pressupostos que talvez o tiranizem o impedem de adquirir a impassibilidade. Mas se, no momento do xodo, voc se encontrar no abismo da humildade, voc ser elevado acima das nuvens tanto quanto o impassvel. Pois se o tesouro dos impassveis feita da reunio de todas as virtudes, a pedra preciosa da humildade tem mais valor do que todas juntas. No apenas ela concede ao que a possui a expiao diante de Deus, como tambm o encaminha junto com os eleitos para o lugar das bodas em seu reino.

63. Se voc receber de Deus a graa de expiar suas faltas, glorifique Aquele que esquece e suporta o mal, na medida em que voc tiver certeza de estar acima dos seus erros voluntrios, tanto quanto possvel. Pois se at o xodo, a cada dia voc expiar suas faltas, parece haver em voc uma inconscincia em pecar facilmente com conhecimento de causa. Porm, se, atirando-lhe a pedra da boa esperana, voc expulsar o co da desesperana, e se no cessar de pedir, obstinadamente e sem vergonha nenhuma, seus numerosos pecados sero perdoados [48], a fim de que tambm voc, resgatado, possa amar acima de tudo quele que compassivo e mais do que bom no sculo futuro.

64. Quando, levado pela graa divina, voc se ver em lgrimas diante de Deus na orao, deixe-se cair por terra com os braos em cruz e, batendo no cho com a cabea, pea para ir-se daqui para se livrar da corrupo e se libertar das tentaes; no do modo como voc quer, mas como Deus quiser, quando e onde ele quiser. Voc j deseja e ama sua partida desta vida se se dirige em lgrimas ao Senhor no abismo da humildade, a fim de l permanecer sem se preocupar com o fervor do desejo e da prece. Porm, agora suporte o tempo que o separa da vida melhor que Deus prover [49]. Mas faa o juramento de buscar com todas as foras aquilo que conduz ao objetivo: o que no fazer, o que no dizer, o que no visar e no empreender, a fim de no se distanciar de Deus.

65. Voc que carrega sua carne, no tente sondar as coisas inteligveis tais como elas so, mesmo que a faculdade intelectual da alma o conduza a elas pela pureza. Pois se o incorpreo retido pelo sopro e o sangue no dissolver a pesandez da carne e no reunir as coisas inteligveis ele no poder pensar e compreender estas coisas como convm. Assim, quando voc estiver pronto para partir da matria como de um novo ventre materno, como de uma segunda matriz tenebrosa, para ir em direo s coisas imateriais e luminosas, alegre-se, glorificando o Benfeitor que nos dez passar pela morte para nos conduzir at aquilo que esperamos. E esteja sempre sbrio e vigilante, por causa dos demnios mpios que vo e vm ao nosso redor[50], que estendem armadilhas s honras que receberemos e que picam nossos calcanhares [51], no fim de nossas vidas: trema at sua partida, pois o sculo futuro impenetrvel, e voc foi criado varivel e mutante em sua liberdade.

66. O inimigo caminha na nossa frente, nos enviando tentaes selvagens e terrveis quando percebe a alma transportada por grandes volumes de virtude,

demonstrados pelas palavras da prece e pelo movimento que nos eleva acima do par material da carne e das coisas sensveis. Em sua inveja, o demnio, que odeia o homem, nos envia tentaes tais que j no sabemos se poderemos sobreviver[52]. Mas tudo isto em vo, e ele ignora os bens que suscita em ns quando, por meio da pacincia, ele nos torna seres experimentados e nos trana coroas ainda mais radiosas.

67. No existe combate maior do que o da castidade e da virgindade. Pois aquele que honra o celibato admirado pelos prprios anjos e no menos coroado do que os mrtires. Quantas penas e suores so necessrios para imitar pela pureza a imaterialidade dos incorpreos quando ainda se est ligado carne e ao sangue! A empresa to grande e to elevada, em verdade, que parece quase impossvel por estar acima da natureza, se Deus no a assumir conosco do alto, confortando a fraqueza de nossa natureza, sustentando a precariedade da terra e aliviando-a de certo modo com o amor divino e a esperana das honras que nos estaro reservadas.

68. Uma alma impregnada de bebidas e sono um obstculo castidade. A verdadeira castidade permanece imvel mesmo no meio das imaginaes que atravessam o sono. Que o intelecto corra atrs delas sinal de que ele recai na grave doena da paixo. Mas se ele foi tornado digno de estar, mesmo sem o corpo, em relao com Deus durante o sono, ele permanecer intacto. Apaziguadas as imaginaes, ele se mantm como o guardio atento da alma e do corpo, como um co sbrio e vigilante que vela, por causa dos lobos insidiosos, e no permite ser roubado.

69. Vou lhe dizer uma coisa paradoxal, e no se espante: existe um mistrio que se desenrola secretamente entre Deus e a alma. Este mistrio se refere aos graus mais altos: a purificao perfeita, o amor e a f. Quando o homem, reconciliado at o fim, se une a Deus na intimidade por meio da prece e da contemplao contnuas, ento Elias fecha o cu impedindo a chuva [53] e queima o sacrifcio com o fogo celeste[54], Moiss abre o mar[55] e erguendo os braos derruba Amalek [56], Jonas salvo do monstro marinho e do abismo[57]. Pois quem considerado digno de Deus por ele conduzido em seu amor por ns para onde ele quiser, mesmo se este homem ainda estiver na carne, desde que ele tenha ultrapassado a medida da corrupo e da condio mortal, vendo a morte como um sono ordinrio, que o envia agradavelmente para aquilo que ele espera.

70. Reverenciando os sofrimentos do Mestre e a kenose do Verbo de Deus que se despojou por ns, bem como o sacrifcio e a comunho em ns do corpo e do sangue divinos e vivificantes dos quais fomos considerados dignos no apenas de receber mas ainda de celebrar, humilhe-se, como o cordeiro levado imolao, considerando que na verdade todos esto acima de voc. E esforce-se para no ferir a conscincia de ningum, principalmente sem razo. E se voc no foi santificado, no tenha a audcia de tocar nos santos dons, para no ser destrudo, queimado como a erva e fundido como a cera pelo fogo divino.

71. Certamente que, se voc cumprir convenientemente a terrvel celebrao da divina e venervel hierurgia e se sua conscincia no o acusar em nada, pode esperar desta celebrao a salvao. Pois o benefcio que voc extrair dela lhe ser concedido acima de todo trabalho e de toda contemplao. Se no for assim, voc ver por si mesmo, melhor reconhecer a prpria fraqueza e renunciar altura do sacerdcio do que assumi-lo de maneira imperfeita e impura e de aparecer a todos suspenso no ar, pendurado como um cadver por sua indignidade.

suspenso no ar, pendurado como um cadver por sua indignidade.

72. O culto que o venervel sacerdote oferece, o sacrifcio que ele celebra para obter a graa do divino, a splica que ele lhe dirige, o colocam acima de toda salmodia e de toda prece, assim como o sol supera as estrelas. Pois ns oferecemos e expomos o sacrifcio do prprio Filho nico e invocamos Aquele que, por amor ao homem, foi gratuitamente imolado por nossos pecados. No apenas pedimos o perdo por nossas faltas, mas tambm por eles, os pecadores, para seu bem, se sua conscincia no foi manchada. E, como uma brasa que inflama toda a matria das iniquidades, o que se uniu Divindade ilumina os coraes dos que se aproximam com f. Do mesmo modo, o sangue divino e precioso lava e purifica, mais do que qualquer hissopo, toda marca e toda mancha dos que ousam tocar os santos dons to pura e inocentemente quanto possvel, quando se colhe em si o que acontece l.

73. No o corpo do Verbo de Deus depois de sua Asceno que sacrificado ao descer dos cus, como disse um santo[58], mas o prprio po e o vinho que so transformados no corpo e sangue de Cristo, oferecidos em sacrifcio com f, temor, desejo e piedade pelos que so considerados dignos do sacerdcio divino: o po e o vinho so o lugar da mudana, pela energia e a vinda do Esprito Santo. O po no se torna outro corpo que o corpo do Mestre mas, transformado neste corpo, concede a incorruptibilidade sem se destruir. Quanta pureza e santidade precisa ter o sacerdote quando ele toca o corpo divino! E de quanta segurana ele precisa, ele que se torna o mediador entre Deus e os homens e que, para interceder junto a ele, se cerca da purssima Me de Deus, de todas as potncias celestes dos anjos e dos santos desde a origem dos sculos! Assim como ele necessita da dignidade anglica e arcanglica, me parece que ele precisa tambm da intimidade divina.

74. Voc deve notar, Pisinius, que os santos dons so expostos sem vus sobre a Mesa santa depois do Smbolo da f, quando sero consagrados, para que o padre reze de certa maneira pelo que oferecido e para que chame com palavras inefveis Aquele que habita nos cus. Pois o Deus que olha no olha de lado, ele que v e parece no ver. Ele se lembra da kenose voluntria pelos pecadores, de sua inefvel descida entre ns e de sua imolao por amor ao homem. Pois no foi por ns, que fomos justificados, que o bom Deus que suporta o mal deu a redeno e a salvao por meio de seus sofrimentos, mas ele teve piedade daqueles que haviam naufragado e que ele resgatou.

75. Mesmo que voc se dedique prece pura que une imaterialmente a Deus o intelecto imaterial, e que tenha visto como num espelho a sorte que o espera depois desta vida aqui de baixo por ter recebido a garantia do Esprito[59] e mesmo que voc tenha em si o Reino dos cus [60] que voc percebe plenamente e como toda certeza, no aceite ser libertado da carne sem primeiro conhecer a morte. Ore muito para a chegar e tenha a boa esperana de chegar antes do xodo, se for para seu benefcio, Prepare-se continuamente para partir, rejeitando todo temor, quando, depois de ter atravessado o espeo e escapado dos espritos do mal, voc penetrar com confiana e sem medo no interior das abbodas celestes, unindo-se s ordens anglicas, aos eleitos e aos justos desde a origem dos sculos; ento voc ver o divino, tanto quanto possvel. Se voc se encontrar a, voc ter a inteleco dos bens divinos e do Verbo de Deus que ilumina com seus raios o que est alm do cu, celebrado numa adorao nica, com sua carne purssima e com o Pai e o Esprito, por todas as ordens celestes e todos os santos. Amm.

[1] Cf. Salmo 38 (39): 5-6. [2] Salmo 9: 36.

[3] Cf. Salmo 17 (18): 12. [4] Cf. I Corntios 13: 12. [5] Cf. I Corntios 3: 2. [6] Cf. II Reis 3: 2. [7] Cf. Daniel 14: 36. [8] Cf. I Tessalonicenses 4: 17. [9] Cf. Mateus 13: 46. [10] Cf. Lucas 17: 21. [11] Cf. Isaas 6: 6. [12] Cf. Lucas 2: 29. [13] Cf. II Samuel 6: 6-8. [14] Cf. Gnesis 18: 27. [15] Cf. Romanos 6: 5. [16] Cf. Glatas 2: 20. [17] Cf. Mateus 7: 7. [18] Este pargrafo repete quase textualmente Joo Crpatos, Exortao aos monges da ndia , 25. [19] Literalmente: de asas rpidas [20] Cf. Filipenses 3: 8. [21] Cf. Salmo 28 (29): 7. [22] Cf. Gnesis 3: 6. [23] Cf. Joo 6: 68. [24] Cf. Hebreus 12: 14. [25] Cf. Mateus 10: 37. [26] Cf. I Corntios 15: 40. [27] Cf. Glatas 2: 19-20. [28] Cf. Glatas 5: 25. [29] Salmo 40 (41): 12. [30] Cf. Mateus 24: 20. [31] Cf. Marcos 12: 41-43. [32] Cf. Atos 5: 10. [33] Cf. II Timteo 2: 21; Atos 9: 15. [34] Cf. Romanos 8: 33-34. [35] Atos 10: 15. [36] Cf. Mateus 11: 30. [37] Cf. Filipenses 2: 12. [38] Hebreus 12: 29. [39] Cf. Daniel 3: 17-18. [40] Cf. Gnesis 19: 17-29. [41] Cf. xodo 3: 2. [42] Cf. Hebreus 10: 31. [43] Cf. Mateus 22: 12. [44] Cf. I Corntios 15: 50. [45] Cf. Salmo 35 (36): 2. [46] Cf. Nmeros 16: 31-33. [47] J 3: 25. [48] Cf. Lucas 7: 47. [49] Cf. Hebreus 11: 40. [50] Cf. Salmo 11 (12): 9. [51] Cf. Gnesis 3: 15. [52] Cf. II Corntios 1: 8. [53] Cf. I Reis 17: 1. [54] Cf. I Reis 18: 36-38. [55] Cf. xodo 14: 21. [56] Cf. xodo 17: 11-13. [57] Cf. Jonas 2: 2-11. [58] Joo Damasceno, Da f ortodoxa IV, 13. [59] Cf. II Corntios 5: 5. [60] Cf. Lucas 17: 21.

Postado por Tito Kehl s 07:33


Recomende isto no Google

Nenhum comentrio:

Postar um comentrio
Digite seu comentrio...

Comentar como:

Selecionar perfil...

Publicar

Visualizar

Postagem mais recente


Assinar: Postar comentrios (Atom)

Incio

Postagem mais antiga

Modelo Watermark. Tecnologia do Blogger.

You might also like