You are on page 1of 21

Produtos e Servios

Convnio Banco do Brasil e AmBev

Setembro/2011

Senhores Franqueados,

O convnio firmado com o Banco do Brasil visa propiciar s Franquias Brahma AmBev, acesso linhas de crdito (capital de giro e investimentos) em condies especiais. O acesso a essas condies corresponder ao grau de relacionamento das franquias com a AmBev e o Banco do Brasil S/A.

As informaes aqui tratadas foram disponibilizadas pelo Banco do Brasil e visam orientar as franquias na obteno dos benefcios e a utilizao dos produtos e servios, no mbito do convnio.

Ressaltamos que a contratao de operaes est sempre condicionada aprovao de limite de crdito, inexistncia de restries cadastrais, constituio de garantias, bem como ao cumprimento dos requisitos de cada linha de crdito, tais como: apresentao de certides, documentao especfica, porte, faturamento da empresa, etc.

Os benefcios do convnio podero ser ampliados conforme o volume de negcios originados.

So Paulo (SP), 04 de Agosto de 2011.

Companhia de Bebidas das Amricas AmBev

ndice
Obteno de Financiamentos para Expanso Empresarial.................................... 04 Como obter os Benefcios........................................................................................05 Produtos e Servios disponveis..............................................................................05 Cobrana..................................................................................................................07 Custdia de Cheques...............................................................................................08 Conta Salrio para Crdito de Proventos.................................................................09 Desconto de Ttulos.................................................................................................10 Desconto de Cheques.............................................................................................10 BB Giro Rpido .......................................................................................................11 BB Giro Cartes ......................................................................................................12 BB Giro Empresa Flex.............................................................................................13 BB Capital de Giro Mix Pasep.................................................................................13 BB Giro Dcimo Terceiro Salrio.............................................................................14 Antecipao de Crdito ao Lojista ACL................................................................15 Carto BNDES.........................................................................................................16

BNDES Automtico .............................................................................................16 BNDES/Finame........................................................................................................17 Finame Procaminhoneiro.........................................................................................1 8 Proger Urbano Empresarial......................................................................................19 Proger Turismo Investimento...................................................................................19 BB Crdito Empresa ...........................................................................................20

Obteno de Financiamento para Abertura de uma Unidade Franqueada


A partir da aprovao da unidade franqueada pelo franqueador, a empresa deve procurara uma agncia BB para anlise de cadastro, abertura de conta corrente e estabelecimento de limite de crdito, que representa o valor mximo de endividamento no Banco. A partir disso, ser acolhida proposta de financiamento, na qual o cliente detalhar os itens a serem financiados.

O nicho de franquias conta com um diferencial competitivo no BB: a possibilidade de obter crdito para implantao de novas unidades franqueadas, mesmo que a empresa ainda esteja em instalao, ou seja, ainda que no tenha havido faturamento. A documentao analisada varia de acordo com a natureza do financiamento e as caractersticas da empresa, mas basicamente se refere documentao geral da empresa e de seus scios, de fiadores ou avalistas, alvars e certides da empresa e oramentos dos itens financiveis.

A liberao do crdito depender, basicamente, do tipo de empreendimento a ser financiado e da linha de crdito que ir amparar o projeto. Em determinados casos, pode ser necessrio a apresentao de certides ou outros documentos para viabilizar a concesso do crdito.

No portal MPE (bb.com.br/mpe, link Crdito > Documentos teis), podem ser consultados os documentos necessrios para concesso de crdito e anlise de projetos de investimento.

Como obter os benefcios


1. Obtenha na AmBev a carta de apresentao do convnio entre a AmBev e o Banco do Brasil.

2. De posse da carta de apresentao, dirija-se agncia do Banco do Brasil de seu relacionamento ou, caso no seja correntista, providencie a abertura de conta em uma agncia de sua escolha.

3. Para obteno de capital de giro ou investimento no Banco do Brasil necessrio que a empresa possua limite de crdito estabelecido, no tenha impedimentos ou restries e atenda aos pr-requisitos da linha de crdito pretendida.

4. Mais informaes podero ser obtidas nas agncias do Banco do Brasil ou no endereo eletrnico: www.bb.com.br/empresa/empresarial/convnios

Produtos e Servios disponveis


Esto disponveis os seguintes produtos e servios1:

Servios Cobrana; Custdia de Cheques (exclusivamente por meio do aplicativo BB Cheque, disponibilizado no portal BB - bb.com.br/aplicativos); Conta de Salrios para Pagamento de Proventos.

Taxas de produtos e servios sujeitas a alteraes dirias e informadas quando da contratao do servio ou

operao.

Capital de Giro
Recursos que a empresa mantm em caixa para atender suas necessidades operacionais imediatas. So linhas de Capital de Giro, entre outras: Desconto de Ttulos; Desconto de Cheques; BB Giro Rpido; BB Giro Empresa Flex; BB Giro Empresa Flex; BB Giro Mix Pasep; BB Giro 13 Salrio; ACL e BB Giro Cartes.

Investimento
Capital utilizado em meios de produo, visando o aumento da capacidade produtiva (instalaes, mquinas etc). No BB, as linhas de investimento disponveis, dentre outras, so: Carto BNDES Visa e Mastercard; BNDES Automtico; BNDES/Finame; Finame Procaminhoneiro; Proger Urbano Empresarial; Proger Turismo Investimento; BB Crdito Empresa.

Veja a descrio destes produtos nas prximas pginas.

Cobrana BB

Servio oferecido pelo Banco sua empresa para viabilizar o recebimento dos valores referentes s vendas de seus produtos e servios. O BB oferece o servio que melhor atende as suas necessidades e expectativas, notadamente quanto ao custo e comodidade a ser oferecida ao devedor.

Benefcios para a empresa Abrangncia da rede de agncias do Banco do Brasil. Aplicativo gerencial BB Cobrana oferecido de forma gratuita. Controle da carteira de clientes diretamente no seu ambiente de trabalho, por meio do Gerenciador Financeiro. Cumprimento rigoroso das instrues do cedente. Disponibilizao de espao para incluso de logomarca. Emisso de segunda via de boleto pelo Gerenciador Financeiro. Possibilidade de definir a data do dbito das tarifas. Pontualidade e segurana no crdito dos valores cobrados. Possibilidade de antecipao dos recursos. Espao para incluso de nome personalizado nos boletos. Possibilidade de protestar boletos de cobrana no pagos.

Benefcios para o cliente Capilaridade da rede bancria com diversos canais de auto-atendimento. Comodidade para pagamento sem custo adicional. Possibilidade de pagar ttulos eletronicamente, por meio do servio de liquidao eletrnica de ttulos oferecidos pelo Banco. Possibilidade de emisso de segunda via de pelo Gerenciador Financeiro, quando o sacado for empresa cliente do BB.

Custdia de Cheques

A Custdia de Cheques um servio do Banco do Brasil no qual o Banco custodia os cheques pr-datados recebidos por sua empresa, evitando possveis riscos de roubo, incndio ou extravio. Alm disso, muito fcil e contribui para melhorar o gerenciamento e o controle financeiro das suas vendas. Os cheques so compensados somente na data do bom para indicada no depsito e o valor creditado diretamente na conta corrente da sua empresa na data programada.

Benefcios Podem ser acolhidos cheques com data para depsito de at 540 dias corridos. Reduo do risco de perda dos cheques. Possibilidade de antecipar o recebimento dos crditos por meio do Desconto de Cheques. Acolhimento dos cheques por meio de depsito eletrnico de cheques (BBCheque), dos terminais de auto-atendimento do BB ou de qualquer agncia do Banco.

Aplicativo BBCheque Aplicativo para depsito eletrnico de cheques oferecido gratuitamente pelo BB. O BBCheque permite gerenciamento, captura e transmisso de dados pelo Gerenciador Financeiro. Tudo para que voc tenha mais segurana e comodidade na entrega de cheques para depsito vista ou em custdia. E ainda maior controle sobre os cheques devolvidos.

Conta de Salrios para Pagamento de Proventos

Conjunto de servios oferecidos pelo Banco para processar e gerenciar a folha de pagamento da sua empresa, proporcionando comodidade, economia de tempo e mais segurana para voc, sua empresa e seus empregados. No h necessidade de transporte ou manuseio de valores. A transao feita pelo Gerenciador Financeiro e os crditos so realizados em tempo real, sem troca de arquivos.

Benefcios para a sua empresa Soluo automatizada (massificada) para abertura das contas de seus empregados, em qualquer agncia do BB. Possibilidade de financiamento do desembolso e encargos relativos ao 13 salrio. Fornecimento de aplicativo gratuito pelo BB (BBPAG). O pagamento ao favorecido do salrio pode ser efetivado em modalidades, como: Crdito em Conta Corrente, Crdito em Conta de Poupana, DOC, TED e Pagamento Eletrnico de Depsito Judicial. Agendamento de pagamento para at 180 dias. Fornecimento do BB Contracheque que pode ser obtido em qualquer terminal de auto-atendimento do BB ou pela Internet.

Benefcios para o seu empregado Emprstimos pr-aprovados, com taxas diferenciadas: CDC Salrio e BB Crdito Turismo. Possibilidade de obteno de contra-cheque por meio de qualquer terminal de auto-atendimento BB. Maior e mais completa rede de atendimento e de auto-atendimento.

Desconto de Ttulos

Com o Desconto de Ttulos do Banco do Brasil voc no precisa se preocupar com o recebimento de suas vendas a prazo. Sua empresa oferece prazo aos seus clientes e antecipa as receitas das vendas realizadas por meio de duplicatas, com as melhores condies do mercado. E com toda a comodidade e segurana, pois o Banco do Brasil oferece o melhor servio de cobrana e a maior rede de atendimento do Pas.

Benefcios Total gerenciamento da carteira de cobrana pelo Gerenciador Financeiro. Possibilidade de descontar ttulos com prazo de at 360 dias. Taxas de juros atrativas, de acordo com a parceria negocial com o BB. Envio dos ttulos por meio eletrnico no Gerenciador Financeiro. Obteno de recursos de forma rpida e simplificada, com crdito imediato em conta corrente.

Desconto de Cheques

Com o Desconto de Cheques do Banco do Brasil voc oferece mais prazo para os clientes e os cheques pr-datados recebidos por sua empresa se transformam em dinheiro na hora, com as melhores condies do mercado.

Benefcios Possibilidade de descontar cheques com prazo de at 180 dias. Taxas atrativas, de acordo com a parceria negocial com o BB. Consulta da margem disponvel para desconto pelo Gerenciador Financeiro. Melhor gerenciamento e controle financeiro das vendas de sua empresa.

BB Giro Rpido
1

O BB Giro Rpido composto de modalidade de crdito fixo reutilizvel e de crdito rotativo (cheque especial), destinado a micro e pequenas empresas com faturamento bruto anual de at R$ 5 milhes.

Parmetros da Linha Limite mnimo de R$ 1 mil (sendo R$ 800,00 para crdito fixo e R$ 200,00 para crdito rotativo) e mximo de R$ 120 mil (sendo R$ 100 mil para crdito fixo e R$ 20 mil para crdito rotativo), conforme limite de crdito do cliente.

Custo Definido em funo do relacionamento negocial mantido pelo cliente com o Banco, variando em funo de sua vinculao ao FGO (Fundo de Garantia de Operaes) ou sem a vinculao ao Fundo.

Forma de Pagamento 24 parcelas mensais e sucessivas com carncia de at 59 dias para pagamento da 1 parcela de capital. As parcelas pagas podem ser reutilizadas. O cronograma de pagamento readequado novamente em 24 parcelas, a cada utilizao de crdito. A simulao do emprstimo pode ser feita no Portal BB e a liberao pelo Gerenciador Financeiro, na Agncia ou pelo carto Ourocard Empresarial .

BB Giro Cartes
1

O BB Giro Cartes do Banco do Brasil uma linha de crdito para capital de giro na qual sua Empresa antecipa o valor das vendas futuras com cartes Visa e MasterCard processados pela Cielo ou Redecard. O crdito calculado com base no histrico das vendas com cartes de crdito nos ltimos 12 meses.

Voc pode utilizar o crdito de uma s vez ou em parcelas, de acordo com a necessidade do fluxo de caixa da sua Empresa. Antecipe em 8 vezes at as vendas que esto por vir.

Basta ter o BB como seu o Banco para recebimento dos crditos junto Cielo ou Redecard. A contratao simplificada e voc tem a comodidade de realizar as liberaes de onde quer que esteja, pelo Gerenciador Financeiro.

At 90 dias para pagar a primeira prestao. As parcelas so amortizadas medida que os crditos so enviados ao Banco pela Cielo e Redecard, o que reduz significativamente o valor dos juros pagos.

Possibilidade de alavancar em at 8 vezes a mdia de faturamento com cartes de crdito Visa e MasterCard. Prazo de pagamento em at 36 parcelas mensais, de acordo com a anlise de crdito do BB. O crdito pode ser reutilizado e parcelado novamente pelo nmero de parcelas contratadas.

E mais: sua Empresa escolhe o melhor dia do ms para pagar.

Obs: BB Giro Cartes a nova denominao da linha de crdito Recebveis Carto a Realizar.

BB Giro Empresa Flex


1

O BB Giro Empresa Flex modalidade do BB Giro, linha de crdito para apoiar a gesto do fluxo de caixa da sua empresa, capaz de atender em uma nica operao, as necessidades financeiras de capital de giro e financiamento para aquisio de bens e servios. E ainda oferece a opo de periodicidade de pagamento das parcelas de capital que melhor se encaixe ao oramento da sua empresa: mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral ou cronograma livre.

Benefcios Liberaes na conta corrente da sua empresa ou diretamente ao fornecedor. Reutilizao dos valores amortizados. Encargos diferenciados em funo do relacionamento do cliente com o Banco. Pagamento em at 24 parcelas; sendo que, para empresas com faturamento anual superior a R$2,4 milhes, o pagamento poder ser efetuado em parcelas bimestrais, trimestrais, quadrimestrais ou semestrais. Renovao automtica. Operao sujeita a aprovao de crdito. Destinada a empresas com faturamento bruto anual a partir de R$1 milho. Voc escolhe o melhor dia do ms para pagar, respeitando a sazonalidade dos seus negcios.

BB Capital de Giro Mix Pasep

Crdito Fixo, com recursos do PASEP e de conta prpria sob a forma de mix, para financiar o giro operacional, a quitao de tributos e demais necessidades de capital de giro, com as melhores condies do mercado. Destinado a empresas privadas (pessoas jurdicas e empresrios individuais) com faturamento bruto anual at R$ 50 milhes;

Parmetros da Linha

Mnimo de R$ 1 mil e mximo de acordo com limite de crdito do cliente.

Custo A definio da taxa de juros depende do relacionamento negocial que o cliente mantm com o Banco, tambm em funo de sua vinculao ao FGO (Fundo de Garantia de Operaes) ou sem a vinculao ao Fundo. Alquota do IOF zero quando a operao utiliza recursos do Pasep.

Forma de Pagamento Em at 24 parcelas mensais.

O BB oferece ainda muitas outras solues para facilitar o giro das empresas, com excelentes taxas de juros e prazo de pagamento de at 36 meses*.

BB Giro Dcimo Terceiro Salrio

Crdito para pagar o Dcimo Terceiro salrio de seus funcionrios. Voc no precisa se preocupar com as contas de fim de ano. Com o BB Giro Dcimo Terceiro Salrio sua empresa obtm recursos para pagar o 13 salrio de seus funcionrios, mais os encargos sociais, com as melhores condies do mercado.

Benefcios Pagamento em at 13 parcelas mensais, independente da data de contratao. Possibilidade de escolha da data de pagamento. Prazo de at 59 dias para pagar a primeira prestao. Taxas de juros atrativas, de acordo com a parceria negocial com o BB. Oportunidade para a sua empresa cumprir as obrigaes trabalhistas e dispor de recursos prprios para incrementar negcios.

Traga sua folha de pagamento para o Banco do Brasil e tenha acesso a taxas especiais. Se sua empresa j processa a folha de pagamento no BB, as taxas de juros podero ser ainda menores. Empresas detentoras de convnio BB Crdito Consignao tambm possuem condies diferenciadas.

OBS: Linha de Crdito com oferta sazonal, disponvel para contratao a partir do ms de agosto.

Antecipao de Crdito ao Lojista - ACL

Antecipao do valor lquido de vendas realizadas com cartes VISA, objetivando o reforo de capital de giro para apoio financeiro ao lojista.

Pblico: Pessoa jurdica que desenvolva atividade comercial ou de prestao de servios, afiliada a CIELO, com domiclio bancrio no Banco do Brasil e limite de crdito vigente.

Benefcios para a sua empresa Soluo para obter recursos no curto prazo mediante antecipao de recebveis.

Carto BNDES

Carto destinado s micro, pequenas e mdias empresas com faturamento bruto anual de at R$ 90 milhes, que viabiliza o acesso a financiamento de quaisquer itens disponveis para compra no Portal Carto BNDES, tais como mquinas, equipamentos, equipamentos de informtica, veculos e outros bens de produo e insumos de diversos setores, exclusivamente via internet no site

www.cartaobndes.gov.br. Disponvel nas bandeiras Visa e Mastercard.

Benefcios Financiamento de at 100% do valor do bem. Valor mximo para contratao: at R$ 1 milho. Prazo: entre 3 a 48 parcelas mensais, iguais e sucessivas. Taxa de juros prefixada, divulgada no Portal do Carto BNDES.

BNDES Automtico

Financiamento de longo prazo para implantao, ampliao, recuperao ou modernizao, com valor at R$ 10 milhes por empresa a cada 12 meses. Podem ser financiados itens como a aquisio de mquinas e equipamentos novos, obras, montagem e instalaes, capital de giro associado, entre outros itens.

Os encargos financeiros (taxa de juros) do financiamento so compostos pelo somatrio de: Custo financeiro (TJLP, Cesta de Moedas ou Dlar) Intermediao financeira (0,5% ao ano, para grandes empresas)* Remunerao bsica do BNDES (de 0,9% a 1,3% ao ano)* Remunerao do BB (a ser negociada).

(*) podendo ser alterados pelo BNDES.

Benefcios Permite implantao, expanso e modernizao da empresa. Possibilita investimento em novas tecnologias, diminuindo custos. Longo prazo para pagamento. Taxas de juros menores. Carncia para pagamento.

Financiamento de at 100% do valor do investimento, de acordo com a linha de financiamento. Comodidade e segurana, pela tradio e solidez do BB.

BNDES/ Finame

Financiamento de longo prazo para aquisio e produo de mquinas e equipamentos novos, de fabricao nacional, incluindo veculos de carga. Esses bens devem estar cadastrados no BNDES. Tambm possibilita o financiamento de capital de giro associado, conforme a linha de financiamento.

Os encargos financeiros (taxa de juros) do financiamento so compostos pelo somatrio de: Custo financeiro (TJLP, Cesta de Moedas, Dlar ou UMBNDES). Intermediao financeira (0,5% ao ano, para grandes empresas)*. Remunerao bsica do BNDES (de 0,9% ao ano at 1,8% ao ano, conforme a linha de financiamento)*. Remunerao do BB (a ser negociada).

(*) podendo ser alterados pelo BNDES.

Benefcios Permite implantao, expanso e modernizao da empresa. Possibilita investimento em novas tecnologias, diminuindo custos. Longo prazo para pagamento. Taxas de juros menores. Carncia para pagamento. A alquota de IOF zero. Financiamento de at 100% do valor do investimento, de acordo com a linha de financiamento. Comodidade e segurana, pela tradio e solidez do BB.

FINAME Procaminhoneiro

Linha de crdito com recursos do BNDES para financiar a aquisio de caminhes, chassis, reboques, carretas e carrocerias para caminhes, novos e usados, cadastrados no BNDES, destinada a pessoas fsicas, empresas individuais e microempresas do segmento de transporte rodovirio de carga.

Requisitos: O transportador autnomo dever estar inscrito no Registro Nacional de Transportadores Rodovirios de Carga RNTRC. A empresa individual e a micro empresa dever ter em seu registro comercial a atividade de transporte de carga.

Benefcios para a sua empresa Financiamento de at 100% do valor do bem. Taxas atrativas. Longo prazo para pagamento. Carncia de at 6 meses. No h cobrana de tarifa de abertura de crdito. No h cobrana de IOF.

Proger Urbano Empresarial

Financiamento a projetos de investimento e investimento com capital de giro associado, mediante abertura de crdito fixo, que proporcionem gerao ou manuteno de emprego e renda, destindo a micro e pequenas empresas com faturamento bruto anual de at R$ 5 milhes.

Parmetros da Linha Limite mnimo de R$ 5 mil e mximo de R$ 400 mil.

Custo A partir de TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) + 2,50% a.a.* taxa equivalente a 0,69% a.m., conforme garantias vinculadas. Para informaes sobre o Custo Efetivo Total (CET), o interessado deve procurar uma agncia BB. *taxa sujeita a alteraes.

Forma de Pagamento Conforme o objeto do financiamento, at 72 meses, incluindo 12 meses de carncia.

Proger Turismo Investimento

Financiamento a projetos do setor turstico para investimento e investimento em capital de giro associado, mediante abertura de crdito fixo, que proporcionem gerao ou manuteno de emprego e renda, destinado a micro e pequenas empresas com faturamento bruto anual de at R$ 5 milhes.

Parmetros da Linha Limite mnimo de R$ 5 mil e mximo de R$ 400 mil.

Custo A partir de TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) + 2,50% a.a.* taxa equivalente a 0,69% a.m., conforme garantias vinculadas. Para informaes sobre o Custo Efetivo Total (CET), o interessado deve procurar uma agncia BB. *taxa sujeita a alteraes.

Forma de Pagamento 1

Conforme o objeto de financiamento, at 120 meses, incluindo 30 meses de carncia.

Outras linhas de financiamento contam com taxas de juros a partir de 0,69% a.m. e prazo de pagamento de at 72 meses, incluindo 12 meses de carncia.

A escolha da linha de crdito e das condies negociais depender do porte e do faturamento da empresa e das garantias do contrato, alm do nvel de relacionamento do cliente com o BB.

BB Crdito Empresa

Contratao de teto operacional para disponibilizao de limite de crdito praprovado para aquisio de veculos novos ou com ano de modelo igual ao ano em curso (caminhes, caminhonetes, jipes, micronibus, nibus, veculos de passeio e utilitrios, motocicletas), possibilitando o financiamento de investimentos para as empresas de forma automatizada e simplificada. Em implementao as modalidades Equipamentos de Informtica, Materiais de Construo, Mquinas e Equipamentos e Veculos Usados.

Parmetros da Linha Limite mnimo de R$ 1 mil e mximo de margem disponvel.

Forma de Pagamento At 60 meses, com 3 meses de carncia.

Garantia Alienao do veculo e opo de vinculao do Fundo de Garantia de Operaes (FGO), o que propicia melhores taxas.

You might also like