You are on page 1of 5

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Servio Social
1 Srie Famlia e Sociedade
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Emanuela de Oliveira Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3

Servio Social 1 srie Famlia e Sociedade

Pg. 2 de 5

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Orientar a populao na identificao de recursos para atendimento e defesa de seus direitos. Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na rea social..

DESAFIO
No contexto do Servio Social, a rea de famlia tem bastante evidncia, de modo que merece um olhar mais cuidadoso, afinal traz em si algumas importantes particularidades porque merecem um debate mais profundo. Assim sendo, esta proposta consiste em desenvolver atividades que ajudem a entender a relao entre Servio Social e Famlia. Ter como desafio produzir uma apresentao, em Power Point, cujos slides tragam informaes pertinentes a este possvel campo de atuao profissional para o assistente social. Pense que esta apresentao tem o papel de ajudar estudantes a escolher ou no esta rea de atuao no mercado de trabalho, portanto ela deve trabalhar com informaes bsicas, mas consistentes o bastante, para que seja possvel se posicionar diante delas. O conceito de famlia est associado aos processos de construes histricas e sociais, portanto, passvel de desconstrues e reconstrues, e tom-lo como fixo pode se traduzir em um complexo equvoco. Diante deste contexto, a reflexo importante e deve ser realizada.

Objetivo do desafio
Apresentao em Power Point.

Produo Acadmica

Relatrios parciais com os resultados das pesquisas realizadas em todas as Etapas. Leitura e interpretao de textos acadmicos. Fichamento de artigos cientficos. Apresentao final em Power Point.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at seis participantes, seguindo as diretrizes do tutor presencial.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ter, no mximo, 10 slides, sendo que o primeiro deve conter: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina;
Emanuela de Oliveira

Servio Social 1 srie Famlia e Sociedade

Pg. 3 de 5

cidade e data da entrega, apresentao ou publicao. O ltimo slide deve trazer as referncias bibliogrficas consultadas segundo as normas da ABNT.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc d incio reflexo sobre o conceito de famlia. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Leia o texto de Maria das Graas Lucena de Medeiros, disponvel em <http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/2002/GT_Gen_PO11_Medeiros_text o.pdf>. Acesso em: 15 set. 2011. Passo 2 Debata, em grupo, os pontos do texto que evidenciem as mudanas pelas quais passou o conceito de famlia ao longo da histria. Enfatize, especificamente, os momentos de transformaes e passagens de um modelo a outro. Passo 3 Organize, por escrito, os principais pontos retirados do texto e tidos pelo grupo como os mais relevantes. Trabalhe a apresentao com as devidas referncias bibliogrficas autora lida e/ou aos autores por ela citados, segundo as normas da ABNT.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc reflita e analise as diferentes configuraes familiares na sociedade atual. Para desenvolv-la, siga os passos indicados.

PASSOS
Passo 1 Observe as imagens abaixo:

Emanuela de Oliveira

Servio Social 1 srie Famlia e Sociedade

Pg. 4 de 5

Famlia Imperial Brasileira. Disponvel em: http://andersontavaresrn.blogspot.com/2009_08_01_archive.html. Acesso em: 15 set. 2011.

Filha e seus pais adotivos. Disponvel em: http://www.athosgls.com.br/noticias_visualiza.php?contcod=24174. Acesso em: 15 set. 2011.

Passo 2 Acesse a reportagem disponvel em <http://veja.abril.com.br/especiais/homem_2004/p_028.html> . Acesso em: 15 set. 2011. Passo 3 Leia o texto de Helena Centeno Hitz que se encontra em <http://www.domusterapia.com.br/pdf/PF3HelenaHintz.pdf> . Acesso em: 15 set. 2011. Passo 4 Debata todo o material com o qual teve contato com o grupo. Das discusses, organize por escrito as principais reflexes e concluses a que chegaram.

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc d incio compreenso da famlia enquanto rea de atuao do Servio Social. Para realiz-la, importante seguir os passos que se descrevem a seguir.

PASSOS
Emanuela de Oliveira

Servio Social 1 srie Famlia e Sociedade

Pg. 5 de 5

Passo 1 Leia o material de Jssica Carolina Medeiros Silva que se encontra em <http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/1592/1525> Acesso em: 15 set. de 2011. Passo 2 Debata o texto lido em grupo. Passo 3 Feitas as discusses, escreva, de forma pontual, aluses ao que a autora aponta como componentes da relao entre Famlia e Servio Social, enfatizando como estas reas podem se articular e em que aspectos elas se unem.

ETAPA 4
Esta atividade importante para que voc continue a investigao sobre a atuao do formando em Servio Social junto famlia. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Leia o texto de Regina Clia Tamaso Mioto em <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/viewFile/979/759>. Acesso em: 08 nov. 2011. Passo 2 Em grupo, debata o texto e os principais argumentos da autora. Passo 3 Organize no papel, em tpicos, os pontos que o grupo julgou mais relevantes frente s leituras de todas as etapas e s discusses. Liste os pontos fundamentais que devem ser representados em cada slide. Passo 4 Elabore a apresentao de slides com seu grupo, considerando a importncia de comunicar as informaes debatidas com clareza e objetividade, utilizando diferentes recursos e formas de linguagem.

Emanuela de Oliveira

You might also like