You are on page 1of 41

1

Qual a influncia da marca na escolha final do consumidor ?

BRUNA THALITA DE OLIVEIRA TC3

Orientador da disciplina: Sidney Ribeiro Orientador do Projeto: Alceu de Brito Ferreira

Colgio Estadual Augusto Meyer Rua Rio Pardo, 1187. Bairro Tepolis- Esteio RS CEP- 93260-000 E-mail : ceaugustomeyer_est27cre@seduc.rs.gov.br

Junho - 09/01.

DEDICATRIA

Dedico este projeto a todos que estiveram me apoiando durante perodo do curso Tcnico em Administrao de Empresas, e em especial a meu pai Mario de Oliveira e meu namorado Roberto Ribeiro Duarte, que tiveram compreenso, pacincia e principalmente sempre me apoiaram e acreditaram na minha capacidade.

AGRADECIMENTOS

Agradeo aos meus amigos, aos meus colegas de curso, aos professores e a todos que de alguma forma colaboraram e me incentivaram a fazer o Curso Tcnico de Administrao de Empresas. Agradeo a Deus que me deu foras em todas as horas.

RESUMO

Este projeto trata sobre uma realidade um pouco camuflada, que a marca, algo que participa do nosso cotidiano, influncia algumas de nossas escolhas, acaba em alguns casos at revelando alguns aspectos da nossa personalidade, do nosso cotidiano entre outras coisas. A marca algo que contem alm de seu objetivo principal, que seria o de diferenciar um produto de outro, vrios outros, como, fidelizar um cliente, criar valor, um referncial, uma tendncia entre outras coisas.

SUMRIO 1. Introduo........................................................................................ 06 2. Objetivo..............................................................................................07 3. Justificativa........................................................................................08 4. Delimitaes do estudo .....................................................................09 5. Relevncia do estudo ........................................................................10 6. Referencial terico..............................................................................11 6.1 A influncia da marca na escolha do produto...................................11 6.2. Marca institucional...........................................................................13 6.3. Marca do produto............................................................................14 6.4. Marca umbrella ..............................................................................14 6.5. Famlia das marcas .......................................................................16 6.5.1. Famlia da marca produto ...........................................................16 6.5.2.Famlia da marca produto umbrella .............................................16 6.5.3. Marca genrica ...........................................................................17 6.6. Nomes ...........................................................................................20 6.6.1. Tipos de nomes ..........................................................................21 6.7. Estratgias ...................................................................................23 6.8. Reposicionamento ........................................................................26 6.9. Identidade fsica.............................................................................26 6.9.2. Identidade psicolgica................................................................27 6.10. Qual a influncia da marca no produto? ....................................28 6.11. Qual a influncia da marca na embalagem?............................ 30 6.12.Qual a influncia da marca na escolha do produto?...................32 7. Cronograma.....................................................................................34 8. Metodologia......................................................................................35 9. Resultados.......................................................................................36 10. Concluso......................................................................................37 11. Referncias....................................................................................38 12. Apndice A.....................................................................................39 12.1 Apndice B grficos da pesquisa.................................................40

1. INTRODUO O presente projeto trata sobre o tema A influncia da marca no produto. Devido competitividade do mundo atual tornou-se necessria busca e aplicao de novas estratgias visando promover o produto ou servio e gerando assim a satisfao do cliente. A pesquisa tem como objetivo entender: Qual a influncia da marca no produto?. Qual a influncia da marca na embalagem?. Qual a influncia da marca na escolha do produto?.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo final Analisar as razes que levam as pessoas a preferir produtos de marca.

2.2. Objetivos intermedirios Executar uma pesquisa para poder demonstrar mediante a dados a imensa fora que a marca exerce sobre as pessoas. Demonstrar alguns fatores que as pessoas devem levar em considerao quando forem comprar um produto.

88

3. JUSTIFICATIVA A escolha do tema foi devido a grande afinidade com a matria de Marketing e vendas, e tambm pelo fato de marca ser um assunto to abrangente e que tem grande participao nas nossas vidas, pois os produtos e servios atualmente giram em torno de marcas, mas muitas pessoas no se do conta de como a marca influncia em muitas coisas.

4. DELIMITAOES DO ESTUDO Devido a esse assunto ser bastante abrangente, nesse projeto ser desenvolvido especificamente o tema A influncia da marca, foi escolhido esse tema porque alem de englobar diversas informaes necessrias no somente na administrao, mas para o cotidiano um trabalho que tem como objetivo esclarece a influncia que a marca exerce no consumidor e os efeitos da marca no produto, na embalagem e na escolha final pelo cliente.

10

5.Relevncia do estudo Com a continua mudana em diversos setores de propaganda e marketing as empresas esto cada vez mais investindo em suas marcas, visando atingir seus consumidores e buscar uma fidelidade em relao a sua marca que pode ser associada a um produto ou servio como tambm a uma grande linha dos mesmos. Visando isso este estudo visa nos aprofundarmos nos conhecimentos relativos ao que a marca engloba e as influncias que ela pode causar.

11

6. REFERENCIAL TERICO

6.1. Qual a influncia da marca na escolha final do consumidor?

Marca, um componente que cada vez mais ganha importncia e ateno dos profissionais de marketing. Um produto ou servio, alm de seu conceito prprio, compe-se por uma srie de caractersticas tangveis e intangveis, como qualidade, opes, estilo, e embalagem, que satisfaam efetivamente os desejos e as necessidades do consumidor. A individualizao de um produto depende do investimento que se faa em seu nome, ou seja, na sua marca. Um nome, um smbolo, um design, qualquer que seja a sua forma, a marca contribui para o processo de deciso do consumidor, medida que diferencia o produto em relao concorrncia. A criao e gesto de marca o principal problema na estratgia do produto. Por um lado, desenvolver um produto de marca requer um grande investimento de longo prazo, especialmente em propaganda, promoo e embalagem. Muitas empresas orientadas para marcas, terceirizam a fabricao. Os valores, a cultura e a personalidade so os significados mais importantes para a composio de uma marca. Marca no um conceito fcil de definir. Na sua definio e na sua anlise devem-se levar em considerao as disciplinas que a utilizam e regulam mais diretamente, que so o direito comercial e a gesto de marketing. Para o direito comercial a marca um sinal: a OMPI Organizao Mundial de Propriedade Industrial define a marca como um sinal que serve para distinguir os produtos ou servios de uma empresa dos outros de outras empresas. A definio da American Marketing Association, ainda adotada em edies clssicas de marketing, acrescenta definio jurdica: A marca um nome, um termo, um sinal, ou um desenho, ou uma combinao destes elementos, com vista a

12

identificar os produtos e servios de um vendedor, ou de um grupo de vendedores, e a diferenci-los dos concorrentes. Talvez a habilidade mais caracterstica dos profissionais de marketing seja a capacidade de criar, manter, proteger e melhorar uma marca. Para os profissionais de marketing, o estabelecimento de uma marca a arte e a essncia do marketing. A marca utilizada para diferenciar produtos ou servios de uma empresa das suas concorrentes, bem como atestar a conformidade de um produto ou servio com determinadas normas ou especificaes tcnicas. As marcas surgiram com as primeiras trocas comerciais. De incio eram sinais rudimentares, que tinham como funo autenticar a origem dos produtos. Hoje, certifica-se igualmente, mas algumas vezes no um produto que tem uma marca, mas uma marca que tem, ou pode ter, um ou mais produtos, como a Coca-Cola, a Bic a Mitsubishi, entre outras. Mas tambm pode ser uma marca de servios, de aes sociais, polticas, ou religiosas, como a Cruz Vermelha, a Green Pris, etc. Ela em essncia uma promessa da empresa em fornecer uma srie especfica de atributos, benefcios e servios uniformes aos compradores a garantia de qualidade vem junto com as melhores marcas, mas uma marca um smbolo mais complexo, podendo trazer at seis nveis de significados: Atributos: a marca tem o poder de trazer mente certos atributos. Por exemplo: Mercedes lembra automveis caros, bons e de alto prestigio. Beneficios: estes so traduzidos em benefcios funcionais e emocionais. Por exemplo: Um carro da Mercedes custa caro e sugestiona status elevado para o seu dono. Valores: a marca tambm transmite os valores da empresa. Por exemplo: Um carro Mercedes simboliza desempenho, segurana e prestgio. Cultura: a marca tem o poder de representar certa cultura.

13

Por exemplo: A Mercedes representa a cultura germnica: organizada, preocupada com a qualidade e eficiente. Personalidade: a marca pode projetar certa personalidade. Por Exemplo: Um chefe decidido que tem um carro Mercedes. Usurio: a marca sugere o tipo de consumidor que pode usar determinado produto. Por Exemplo: Espera-se que um usurio de um carro Mercedes seja um executivo bem sucedido, com um pouco mais de idade e no uma secretaria de vinte e poucos anos.

6.2. MARCA INSTITUCIONAL a razo social da empresa, tornada marca da empresa. Por exemplo, os Transportes Areos Portugueses transformaram-se em Tap Air Portugal. A utilizao da marca institucional pode assumir trs categorias: a marca institucional pura, a marca institucional umbrella e a marca institucional hbrida. A marca institucional pura no aparece, normalmente, nos produtos da empresa. Estes produtos so colocados no mercado com outros nomes. Como no caso da Lactogal: que so comercializados como leite Mimoso, iogurtes Adagio, Ice Tea Pleno e manteiga Agra. A comunicao da marca institucional ,freqentemente administrada pelo diretor de comunicao. A marca institucional umbrella tem uma funo simultaneamente marketing e institucional. A Marca da empresa identifica as atividades corporate e todos os produtos da empresa. Exemplo: Peugeot, Yamaha, Philips e etc.

14

marca

institucional

hbrida

identifica

as

atividades

institucionais

(corporate) e uma parte dos produtos, tendo, os outros, marcas prprias. Por exemplo, Gillette a marca umbrella para a higiene masculina, enquanto a Duracell a marca da Gillette para as pilhas.

6.3. MARCA PRODUTO A cada produto corresponde um posicionamento e uma marca especfica. A marca produto , muitas vezes, uma marca gama, j que pode abarcar tipos de produtos diferentes. 6.4. MARCA UMBRELLA Ao contrrio da marca produto, que especfica para cada produto ou cada gama de produtos, a marca umbrella identifica vrias categorias de produtos muito diferentes. Em certos casos, a marca umbrella cobre domnios de atividade muito variados, chamada poltica de conglomerado. As grandes marcas japonesas e coreanas praticam, freqentemente esta poltica.

15

Tipos de marcas
Marca - produto Marca - institucional Marca - Umbrella

16

6.5. FAMLIA DAS MARCAS 6.5.1. FAMLIA DA MARCA PRODUTO A marca gama: refere-se a uma marca atribuda a uma gama de produtos homogneos e como mesmo posicionamento. O produto-marca: uma associao formada pelos termos marca produto. Um produto marca designa um produto, proposto por uma s empresa que, por falta de denominao genrica do produto, no pode identificar seno pela sua marca. Exemplo. Post-it (Marca relacionada a papeis para lembrete e anotaes) A marca de famlia: diz-se de uma marca produto cujo nome constitudo por um prefixo ou um sufixo ligado marca institucional. Exemplo: Intermarch marca institucional, Ecomarch para lojas de bricolage, Logimarch para jardim, Vtimarch para vesturio e stationmarch para estaes de servio.

6.5.2. FAMLIA DA MARCA UMBRELLA Marca linha: agrupa sob o mesmo nome, produtos dirigidos a uma clientela especfica, e que so promovidos, cada um, com uma promessa prpria. Exemplo Renault 5, Renault Space,Renault Mgane, Renault Laguna. A griffe: exprime em relao a uma competncia reconhecida, a um estilo, a um criador. So frequentes nos produtos de luxo, identificando uma criao original. O maior representante desta poltica a Pierre Cardin, que j atingiu as 600 licenas concedidas para os mais diversos produtos. A marca cauo: vem como complemento de uma outra marca, para a autenticar e garantir. Pode ser utilizada temporariamente para ajudar uma marca jovem ou uma marca pouco conhecida, e ser depois retirada. Exemplo: Matutano (Ruffles).

17

O label (classificao). No tem estatuto de marca, dado ser coletiva, apenas garantindo um mnimo de performances partilhado por vrias empresas, enquanto a marca nica e prpria de uma s empresa. freqente no setor vincola. Por exemplo, vinho verde. 6.5.3. MARCA GENRICA Como conseqncia do xito, uma marca, produto ou umbrella pode ter conhecimento, que os consumidores comecem a designar, pelo seu nome de marca, a categoria a que este pertence, o que pode ser um risco pela dificuldade de diferenciao. Exemplo: Chiclets as pastilhas elsticas e Gillette s laminas de barbear. As marcas podem variar quanto ao seu poder e valor no mercado de acordo com varias escalas: Marcas que no so conhecidas pela maioria dos compradores. Bom nvel de conscientizao de marca. Alto grau de aceitabilidade de marca. Alto grau de preferncia de marca. Alto grau de fidelidade marca. O patrimnio da marca relaciona-se diretamente com os trs ltimos tipos de marca e tambm com: E Grau de reconhecimento da marca. Qualidade percebida da marca. Fortes associaes emocionais e mentais. outras propriedades, como patentes, marcas comerciais e

relacionamento nos canais. Para as empresas que possuem um alto patrimnio de marca, existe uma srie de vantagens competitivas entre elas, de que se podem destacar: Custos de marketing reduzidos, devido fidelidade do consumidor em relao marca. Maior poder de negociao com os distribuidores e retalhistas porque os consumidores esperam que eles tenham a marca.

18

Preo maior que os dos concorrentes porque a marca tem maior qualidade percebida. Lanamento de extenses de linhas mais fcil porque o nome da marca possui alta credibilidade. Defesa contra a concorrncia dos preos pelo valor da marca percebido pelos consumidores. Uma marca deve ser muito bem gerenciada para que o seu valor patrimonial no se desperdice, e para isto, torna-se necessrio um trabalho contnuo de manter e melhorar a conscientizao da marca, sua qualidade e sua funcionalidade percebidas e associaes positivas, exigindo investimentos contnuos em pesquisa e desenvolvimento, excelente publicidade e atendimento, tanto ao retalhista como ao consumidor. Por trs de toda as marcas fortes existe um grupo de clientes fiis. Assim, o valor do cliente um bem fundamental que sustenta o patrimnio de marca. Ampliar o valor do cliente fiel ao longo do tempo o foco mais apropriado do planejamento de marketing.

19

Famlia das marcas


Famlia da marca do produto Familia da marca Umbrella

A marca gama

A marca linha

O produto marca

A Griffe

A Marca familia

A marca cauo

O label

20

6.6. NOMES H quatro estratgias possveis que os fabricantes e as empresas de servios devem escolher para quais nomes de marcas usar, so elas: Nomes Individuais: a grande vantagem desta estratgia que a empresa no associa a sua reputao do produto, sendo que, se o produto fracassa ou parece ter baixa qualidade no afeta o nome nem a imagem da empresa. Nomes de Famlias Abrangentes: Possui a vantagem do custo de desenvolvimento menor, porque no h necessidade de pesquisar nomes, nem de pesados gastos com propaganda para criar o reconhecimento do nome da marca. Alem disso, provvel que as vendas do novo produto seja boa, se o nome do fabricante for bom. Nome de Famlias Separados : poltica aconselhvel quando a empresa fabrica produtos bem diferentes, pois neste caso no desejvel usar um nome de famlia abrangente. As empresas normalmente inventam diferentes nomes de famlia para linhas de qualidade diferente, dentro da mesma classe de produtos.

Nome Comercial da Empresa combinado com diferentes Nomes e Produtos: Alguns fabricantes adotam o nome de sua empresa a um nome de marca para cada produto, assim o nome da empresa legtima o novo produto e o nome individual o identifica.

21

6.6.1. TIPOS DE NOMES Patronmico: A empresa pode escolher um nome relacionado a uma pessoa como: Honda SIGLA: BBC, BES, KFC, TSF, resultam de uma denominao de uma empresa que se transformou em sigla que partida no tinha sentido e que foi necessrio construir, atravs de esforos de comunicao. Evocativo: o nome da marca lembra a categoria de produto que identifica. Exemplo: Microsoft. Fantasia: que pode ter um significado prvio ou no. Marca de famlia: construda com um prefixo ou um sufixo tirado da marca institucional. Exemplo: Nescaf da Nestl. Somatrio de nomes: denominao que evita suscetibilidades quando h reestruturaes e que, por vezes, temporria.

22

Nome
Famlia abrangente Individual

Tipos de nomes

Comercial da empresa

Familias separadas

Patronmico

Sigla

Evocativo

Fantasia

Marca famlia

23

6.7. ESTRATGIAS As empresas possuem cinco escolhas para definir a estratgia da marca, que so:

EXTENSES DE LINHAS: Itens adicionais na mesma categoria de produtos sob o mesmo nome de marca, com novos sabores, formas, etc. O lado negativo das extenses de linha que podem fazer um nome de marca perder seu significado especfico. Ex: quem pede uma Coca Cola tem que especificar se normal ou light, lata ou garrafa, etc. Apesar disso, as extenses de linhas tem mais chances de sobreviver que os produtos novos. EXTENSES DE MARCA: Uso do nome da marca para lanar novos produtos em outras categorias. A Honda, por exemplo, usa o seu nome de empresa para diferentes produtos como automveis, motocicletas, jet-skis, etc. Esta estratgia oferece muita das vantagens que oferecem a extenso de linha. Como lado negativo, o novo produto pode desapontar os consumidores e afetar o respeito pelos outros produtos da empresa, alem de que o nome da marca pode no ser apropriado para o novo produto. Outro ponto a destacar que quando os consumidores deixam de associar uma marca com um produto especfico ou produtos altamente similares, ocorre a diluio da marca. Uma marca tanto mais forte quanto menor for o seu foco. As empresas que querem transferir o seu nome de marca a outros produtos, devem primeiro pesquisar se as associaes de marca combinam bem com o novo produto. MULTIMARCAS: Marcas adicionais na mesma categoria de produtos como uma forma de estabelecer categorias diferentes para apelar a diferentes motivos de compra. O lado negativo que se deve observar que ao lanar multimarcas, as empresas devem obter apenas uma pequena participao do mercado, e talvez nenhum seja particularmente rentvel.

24

NOVAS MARCAS: Empresa lana produtos em novas categorias e nenhum dos nomes de marcas existentes apropriado, neste caso, a empresa vai ter que estabelecer um novo nome de marca. MARCAS COMBINADAS: Fenmeno crescente em que duas marcas conhecidas so combinadas em uma oferta e assim cada empresa espera que o nome da outra marca fortalea a preferncia ou inteno de compra. Para o caso de ser produtos embalados em conjunto, cada marca espera poder alcanar um novo pblico pela associao com a outra marca. Existem varias possibilidades para a combinao de marcas: pode ser de ingredientes, marcas da mesma empresa, marcas combinadas em um join-venture ( uma associao de empresas, no definitiva, para explorar determinado negcio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurdica.) ou ainda uma combinao entre mltiplos patrocinadores.

25

Estratgias de marca
Extenses de linhas
Extenses de marca

Multimarcas

Novas marcas

Marcas combinadas

26

6.8. REPOSICIONAMENTO At mesmo as marcas bem posicionadas pode ser necessrio passar por um reposicionamento mais tarde quando enfrentar novos concorrentes ou mudanas nas preferncias do consumidor. 6.9. IDENTIDADE Tal como uma pessoa, a marca tem identidade fsica ou formal. Tem um carter, uma personalidade ligada sua histria e aos seus valores fundamentais. o que chamamos identidade cultural da marca.

6.9.1. COMPONENTES FSICOS Uma marca pode ser composta por um s ou por vrios componentes. O excesso de sinais distintivos pode vir a prejudicar a leitura da marca e a compreenso do consumidor.Os elementos que compem a identidade visual de uma marca so: Logotipo ou Logo a bandeira da marca, pode evoluir para permanecer atual, mas sem perturbar a percepo dos consumidores. O logotipo a particularizao escrita de um nome e tem obrigatoriamente letras: Smbolo: consiste num sinal grfico que passa a identificar um nome, uma idia, um produto ou servio. O smbolo, associado ou no ao logtipo, tem um sinal especfico e desperta nas pessoas uma srie de informaes e experincias armazenadas. Jingle: designa, geralmente, um refro publicitrio. Neste caso, o seu papel pode ser efmero (algo passageiro, transitrio, volvel, de curta durao). O jingle de marca uma msica, passvel de se identificar com a marca para depois a apresentar para sempre.

27

Smbolos da marca: podem estar ou no incorporados no logo. Podem ser personagens como, por exemplo, o leo da Peugeot e o tigre da Esso. A assinatura da marca: reserva-se o termo slogan para as frases publicitrias e o termo assinatura de marca para expresses que acompanham, na maioria dos casos, as marcas institucionais e, menos, as marcas produtos. Exemplo Nike , just do it. Os cdigos grficos ou grafismo de marca : so elementos permanentes de expresso formal de uma marca. Favorecem a identificao e a atribuio da marca em todos os registros de expresso: documentos internos da empresa, como o papel de carta, as embalagens, a publicidade, a promoo, etc.

6.9.2. IDENTIDADE PSICOLGICA Uma marca descreve-se no apenas pelos aspectos fsicos, mas tambm pelo carter, a sua personalidade, pelo seu territrio, no caso de uma pessoa, pela sua classe social e pelos seus valores fundamentais, a cultura. O carter ou a personalidade da marca : So os traos salientes da psicologia da marca. Os traos de carter de uma marca nem sempre so to ntidos. Todas as manifestaes da marca contribuem para os criar, manter ou alterar os produtos e o servio, em princpio, mas tambm a comunicao, publicidade, relaes pblicas, etc. A imagem que se faz da clientela da marca e a imagem difundida pelos distribuidores. O territrio de uma marca: o espao do mercado onde a marca legtima. Os valores culturais fundamentais de uma marca : Esta dimenso , geralmente, mais importante para as marcas institucionais umbrella do que para as

28

marcas de produto puras. A cultura da marca leva ento, noo de cultura empresa. A imagem: Uma imagem um conjunto simplificado e relativamente estvel de associaes mentais ligadas a um produto, uma empresa, um indivduo, etc. Uma imagem um conceito de receptor. Uma imagem um conjunto de representaes mentais, pessoais e subjetivas, estveis,seletivas e simplificadoras, dentro de diversas caractersticas.

6.10. Qual a influencia da marca no produto? Subentende-se que o consumidor procura qualidade, beleza, durabilidade, satisfao, praticidade e muito mais componentes em um produto ou servio e tudo isso com baixo custo. Ento o que explica s vezes o consumidor escolher um produto com o custo bem maior se existe outras opes com custos menores? Simples, a marca! Estamos vivendo uma realidade que cada dia mais as pessoas tem acesso a informaes, a concorrncia e principalmente liberdade de escolha, por isso cada vez mais as empresas esto investindo em marketing, o marketing age promovendo o produto, atiando muitas vezes a curiosidade do consumidor, devida a repetitiva propaganda acaba fazendo com que o produto deixe de ser considerado estranho, novo e passe a ser uma opo de escolha. Mas alem do marketing que promove o produto o consumidor precisa de mais algumas coisas para dar credibilidade para o produto e ai que entra em ao a MARCA. A marca como foi colocado na primeira parte do trabalho engloba muita coisa e uma delas a credibilidade, normalmente o trabalho feito em cima de uma marca busca sempre a alta qualidade do produto para no afetar a imagem dela diante dos consumidores. Diante disso destaca-se a qualidade como fator muito importante e que se deve ser trabalhado e sempre atualizado, pois o consumidor cria requisitos os quais o produto deve atingir, pois ele associa qualidade a custo ento a preocupao tem

29

que ser em ter um produto onde o custo X beneficio correspondam a expectativa assim gerando um valor para aquele produto que ser associado a uma marca. A empresa tem que levar em considerao que ao optar por um nvel menor de qualidade aparentemente pode diminuir gastos, mas no final isso pode refletir numa perda da imagem da marca, o que depois ser difcil de se refazer. Quando o consumidor faz sua escolha e no tem experincia naquele produto ele esta correndo um risco, mas o produtor esta correndo um ainda maior, pois se o resultado for positivo alem de poder fidelizar o consumidor pode ganhar uma pessoa que venha a fazer a propaganda do seu produto ao falar de suas qualidades, mas se o resultado for negativo conseqentemente isso se inverte. Qualidade importante, mas no tudo, isso comprovasse, por exemplo, quando perguntamos a uma criana em um shopping center o que ela gostaria de comer, geralmente a maioria que vive em uma sociedade informada e com acesso a propagandas dir: MC DONNALDS, isso se no especificar o pedido. Um big Mac! Mas com tudo que sabemos sobre necessidades humanas para uma boa alimentao e tendo com isso a concluso que no algo saudvel ainda mais para uma criana que por estar em fase de crescimento necessita de uma boa alimentao porque ainda assim acabamos consumindo esse produto? a influencia que a marca exerce nas pessoas, a propaganda, os comentrios e at mesmo a realizao pessoal de estar consumindo aquilo que fazem as pessoas a optarem por esta escolha mesmo tendo naquele local opes mais baratas e produtos melhores. Com isso podemos afirmar que o consumidor busca no produto o custo X beneficio, a durabilidade, beleza, qualidade, mas principalmente um produto que consiga suprir todas as suas necessidades que vo das fsicas as psicolgicas,que variam de pessoa para pessoa, tem algumas que necessitam que o produto muitas vezes alem de desempenhar sua funo principal venha a desempenhar outras funes, muitas vezes o produto tem que ostentar o consumidor tem que criar uma imagem para quem esta consumindo, e onde a marca exerce seu papel. Por isso muitas vezes acaba se pagando a marca e no o produto.

30

6.11. Qual a influncia da embalagem na marca? Com a expanso do marketing a embalagem na atualidade no serve apenas para guardar e conter o produto ele acaba estabelecendo um contato da marca com o consumidor, por um processo que a embalagem acaba comeando quando com sua imagem envia uma mensagem que por sua vez fixa na memria do consumidor e por estar presente no momento do consumo, a embalagem representa a marca e fornece a identidade necessria para incentivar a nova compra. A embalagem acaba sendo o veiculo que levara alem do produto a imagem e tudo isso agregado marca porque ela o primeiro contato entre o consumidor e o produto por isso fundamental ela chamar a ateno do consumidor, informar o contedo, evidenciar seus atributos e despertar o desejo de compra, como a embalagem evoluiu transformando-se no que hoje, ou seja, uma poderosa ferramenta de marketing e um item de referncia e avaliao cada vez mais importante na deciso sobre a escolha e compra dos produtos as empresas esto cada vez mais se dedicando a manter sempre atualizada, dando devida ateno a tudo que possa influenciar na sua imagem diante do consumidor levando em considerao que a boa imagem que o produto venha a passar ira promover o produto e por sua vez sua marca e com isso podendo alem de fidelizar o cliente tambm promover uma propaganda na qual aps seu consumo a embalagem tem ainda um papel a desempenhar podendo gerar valor, trabalho e renda atravs da reciclagem.A embalagem faz parte da construo que o consumidor tem da marca. As empresas usam inmeras formas de promover a marca atravs da embalagem, alem de materiais usados na sua fabricao o design, a praticidade que ela venha a trazer tanto para o consumo como armazenagem, figuras, imagens, temas que possam chamar a ateno de determinado publico, cores das embalagens entre outros. Tendo em vista que a embalagem um dos elementos motivadores da compra, numa embalagem a cor o fator que, em primeiro lugar atingi o olhar do consumidor, ela no o nico fator que auxilia a embalagem a promover a venda, mas uma parte importante de todo o processo. A cor exerce uma influencia muito grande em geral o elemento de maior fora para as emoes humanas,as sensaes visuais so utilizadas para definir os mais diferentes estados emocionais

31

ou situaes vividas pelo individuo e ainda a cor tem a habilidade de despertar sensaes, definir aes e comportamentos e provocar reaes corporais e psicolgicas, em outras palavras cor da embalagem age diretamente no processo de venda dos produtos, atraindo, cativando e convencendo o consumidor. A linguagem das cores individual,cada um reage de uma forma e isso pode ter diversas influencias como clima (cores escuras favorecem a absoro de calor), pea idade (o envelhecimento altera a percepo das cores na medida em que a estrutura dos olhos fica debilitada), pela moda e diversos outros. Quando o fator idade existem estudos que relatam a pessoas dependendo de sua faixa etria do preferncia a determinadas cores: Vermelho - 01 a 10 anos: idade de espontaneidade e da efervescncia. Laranja - 10 a 20 anos: idade de aventura, excitao, imaginao. Amarelo - 20 a 30 anos: idade da arrogncia, fora, potncia. Verde - 30 a 40 anos: idade da diminuio do fogo juvenil. Azul - 40 a 50 anos: idade da inteligncia e do pensamento. Lils - 50 a 60 anos: idade da lei, do juzo, do misticismo. Roxo - Alm dos 60 anos: idade da benevolncia, saber e da experincia. Pessoas mais velhas tendem a comprar produtos com embalagem azul, enquanto crianas se sentem atradas por cores mais vivas e quentes. Neste sentido, a preferncia por cores muda de acordo com a moda, situao econmica, clima e hbitos sociais que se estabelece durante toda uma vida. Se uma pessoa estiver alegre, feliz, a escolha ser pelo azul. Quando se sentem tristes ou deprimidos, a preferncia pelo marrom. Com isso podemos concluir que a embalagem por sua vez, tem varias funes e um delas e convencer o consumidor, usando a imagem a seu favor.

32

6.12. Qual a influncia da marca na escolha do produto? A influncia das marcas na hora de adquirir um produto efeito de experincias individuais de cada consumidor, fazer um teste com os produtos uma forma de comprovar o que transmitido atravs da comunicao da empresa, trazendo para as mos do consumidor informaes realmente imprescindveis e agregando valor ao produto ofertado. Ao longo da dcada de 90 houve uma acelerao nos estudos sobre gesto de marcas. A marca passou a ser considerada um diferencial para as empresas e fonte de vantagem competitiva. Marcas que so consideradas superiores e que possuem uma imagem distinta da concorrncia praticam preos mais elevados e tiram vantagem da sua imagem. O conceito de posicionamento, dessa forma, de fundamental importncia para gerenciar-se uma marca, pois implica conquistar uma posio distinta na mente dos consumidores, na qual ela percebida como diferente, de alguma forma, da concorrncia e demonstram que o posicionamento da marca se reflete na compra do consumidor, assim como exerce influncia nas fases de busca e avaliao de alternativas. A marca, juntamente com a qualidade percebida e as propagandas, que esto relacionadas diretamente a ela, alm do preo e da opinio de terceiros, exerce grande influncia no processo de deciso do consumidor. O maior diferencial entre uma empresa e outra justamente a sua marca. Os produtos podem ser idnticos, no entanto, esta pode acrescentar um valor considervel quele pelo simples fato de carregar consigo um valor intrnseco, o qual representa para o consumidor os mais diversos fatores, desde qualidade at status social. Mas para competir num mercado onde a concorrncia to grande como fazer para destacar seu produto diante dos outros? Fazendo o diferencial, e onde a marca entra, porque a marca no geral j traz junto um conceito pessoal do consumidor que pode estar procurando um produto de necessidade que seriam o bsico que um ser humano precisa alimentao, locomoo, vesturio enfim e um produto que seja um desejo, algo que o consumidor considere um sonho algo que traga realizao que seria possuir o melhor que o dinheiro possa comprar o que o torna alimentado daquilo que lhe far sentir-se querido, admirado, respeitado e cada vez mais ele ira atrs disso se tornando um consumista e aumentando seus desejos

33

de auto-estima como status, prestigio e satisfazendo cada vez mais os objetivos das empresas que estaro com isso promovendo cada vez mais suas marcas.

34

7. CRONOGRAMA

O projeto se divide em seis etapas assim apresentadas: 1 Etapa: Apresentao do projeto em sala de aula . 2 Etapa: Aulas semanais com consulta aos projetos dos alunos das turmas do 3 mdulo do 2 semestre de 2008. 3 Etapa: Definio dos ttulos e critrio para o projeto do TCC. 4 Etapa: Orientao dos projetos em sala de aula. 5 Etapa: Pesquisas na internet, leitura de obras. 6 Etapa: Desenvolvimento e concluso do projeto. 7.1. Cronograma Grfico

Meses Etapas Primeira Segunda Terceira Quarta Quinta Sexta

Maro XXXXXXXXXXXX

Abril

Maio

Junho

XXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXX

8. METODOLOGIA

35

Nesse projeto foi usados as seguintes formas de metodologia, aps a apresentao do projeto pelo professor iniciou-se as analises a projetos realizados no semestre anterior, e na seqncia comearam as pesquisas a sites eletrnicos, a obras relacionadas para a elaborao da monografia e por fim uma pesquisa de campo, assim propiciando a elaborao do Trabalho de Concluso de Curso.

9. RESULTADOS

36

Devido competitividade no mundo atual tornou-se necessria busca e aplicao de novas estratgias visando promover o produto ou servio e gerando a satisfao do cliente. Isso pode ser feito de diversas formas e contar com o uso de diferenciadas tcnicas. E numa sociedade onde a busca por status esta cada vez mais evidente empresas que priorizam fatores que possam vir a destacar isso tendem a se promover dentre os concorrentes e assim fidelizando seu cliente e tornando seu produto alem de algo fazer satisfazer uma necessidade um desejo o qual as pessoas podero a vir desconsideraram alguns fatores negativos dele a fim de poder estar consumindo algo que a satisfaa tambm em outros sentidos. Fica visvel na pesquisa realizada nesse trabalho a preferncia das pessoas por produtos de preos bons, de qualidade e tudo isso eles associam a marca, e s deixam de usar um produto de marca caso utilize e no o satisfaa.

37

10. CONCLUSO A maioria dos consumidores aponta as empresas e marcas lderes de mercado que utilizam aes globais de marketing, com o posicionamento de marca melhor e atingindo o segmento de mercado. O processo de deciso de compra do consumidor apresenta uma seqncia de estgios que vai desde o reconhecimento da necessidade at o comportamento subseqente de compra, procurando reconhecer estratgias de marketing que foram utilizadas de forma a contemplar cada etapa do processo. De acordo com os resultados do estudo e da pesquisa, pde-se perceber que o consumidor adolescente influenciado pela marca e por outros atributos, onde se destaca a qualidade do produto. Assim, o consumidor atribui a essas estratgias grande importncia no momento da deciso de compra, que se constitui em uma regra de deciso. Portanto, as organizaes precisam enfatizar, em suas aes de posicionamento de marca, o atendimento s necessidades e desejos do consumidor de acordo com o perfil do mercado selecionado, principalmente no que se refere aos atributos mais valorizados. No sentido de oferecer valor superior a seus clientes, as organizaes precisam compreender o comportamento do consumidor e, especificamente, entender de que forma o mercado consumidor percebe sua oferta de valor, de maneira a obter xitos em suas estratgias mercadolgicas, considerando que os consumidores esto cada vez mais influenciveis e consumistas.

38

11. REFERNCIAS

http://www.abre.org.br <acesso em 24 de junho de 2009> http://www.ocoruja.com/marketing < acesso em 13 de junho de 2009> http:// www.marketingparaoseculoxxi.com.br/downloads/MarketingXXI_primcap.pdf <acesso em 8 de abril de 2009> http:// mkotlerchinablog.blogspot.com < acesso em 8 de abril de 2009> < acesso em 22 de maio de 2009> http:// www.administradores.com.br < acesso em 10 de junho de 2009 > KOTLER, P. Marketing para o sculo XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. So Paulo: Futura, 1999

12. APNDICES

39

Apndice A Estes questionrios tm por objetivo saber como as pessoas entre 15 e 25 anos agem na hora da compra. Questionrio de pesquisa de campo com 25 pessoas entre 15 e 25 anos. 1- Qual o principal motivo que te faz escolher um produto de vesturio de marca? A - Geralmente os de marcas possuem maior qualidade. B - status e moda. C - Propaganda vinculada a eles. 2-O que te faz escolher um produto? A - Qualidade. B - Preo. C - Marca. 3- Voc concorda que as cores vinculadas a um produto podem influenciar na compra? A - Sim. B - No C - Nunca reparei. 4- O que te faz deixar de comprar um produto de marca ? A - Preo. B - Substituio por outra marca. C Insatisfao

40

12.1 Apndice B - GRFICOS DA PESQUISA DE CAMPO

Grficos da Pesquisa com 25 pessoas, colegas e amigos, entre 15 e 25 anos

Qual o principal motivo que te faz escolher um produto de vesturio de marca ?

17%

50% 33%

O que te faz escolher um produto ?

17% 33%

50%

41

Voc concorda que as cores vinculadas a um produto podem influenciar na compra ?

17%

50% 33%

A B

O que te faz deixar de comprar um produto de marca?

29%

57% 14%

You might also like