You are on page 1of 68

AUDITORIA GOVERNAMENTAL

ANALISTA BACEN REA 3

Prof. Marcelo Arago Abril de 2013

Governana e anlise de risco. Governana no setor pblico. O papel da auditoria na estrutura de governana.

PRINCPIOS DA GOVERNANA - INTEGRIDADE (integrity) - TRANSPARNCIA (disclosure) - EQUIDADE (fairness) - PRESTAO DE CONTAS (accountability) - CUMPRIMENTO DAS LEIS (compliance) - RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

BOAS PRTICAS DE GOVERNANA - Polticas de integridade / Cdigo de tica - Segregao entre gesto e governana - Fomento informao / aumento do nvel de divulgao de demonstraes financeiras e de informao aos interessados (stakeholders) Implementao de processos de gerenciamento de riscos e controles internos - Funcionamento adequado da auditoria

GOVERNANA NO SETOR PBLICO - O setor pblico complexo, diversificado, e suas entidades variam em tamanho, estrutura legal e organizao. Nesse sentido, no existe um nico modelo ou sistema de governana a ser seguido por todas as entidades pblicas, da mesma forma que no existe um modelo nico e rgido de administrao pblica adotado por todo setor pblico indistintamente.

GOVERNANA NO SETOR PBLICO

- A adoo de boas regras de governana no setor pblico tem como propsito reduzir os conflitos e os custos de agncia, decorrentes da assimetria entre os interesses dos contribuintes (agentes principais outorgantes) e dos gestores pblicos (agentes outorgados).

ABORDAGENS SOBRE GOVERNANA PBLICA Governana e Governabilidade: Governana representa a capacidade do Estado de formular e implementar polticas pblicas. Representa as condies administrativas e de gesto do Estado de atender as necessidades dos cidados. J a Governabilidade significa as prprias condies substantivas e materiais de exerccio do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo perante a sociedade e o mercado. Portanto, um governo pode ter governabilidade, mas no significa que tem plena governana.

ABORDAGENS SOBRE GOVERNANA PBLICA - Governana Corporativa no setor pblico: Significa um


sistema de gesto do Estado, onde se valoriza a necessidade de eficcia e de accountability na gesto dos recursos. Governana sob esse prisma procura expressar o sistema de pesos e contrapesos entre os vrios agentes de governana do Estado: Parlamento, cidados, Executivo, controle, etc. - Boa Governana do Banco Mundial: Na dcada de 80 a governana pblica era um modelo de referncia para a poltica de emprstimo do BIRD. Boa governana significava a eficcia dos servios pblicos, privatizao, rigor oramentrio e descentralizao administrativa.

ABORDAGENS SOBRE GOVERNANA PBLICA - Governana Enquanto Estado Mnimo: Baseada na reduo de dficits pblicos e em nova forma de interveno do Estado, com a participao dos mercados. - Governana Enquanto New Public Management: Significa a introduo na administrao pblica de mtodos de gesto do setor privado, em busca de maior eficincia e efetividade.

GOVERNANA NO SETOR PBLICO


- No setor pblico, a funo essencial da auditoria na estrutura de governana assegurar o cumprimento da accountability, que engloba a adoo de boas prticas de gesto. - A questo-chave do Estado no de governabilidade, mas de governana. Enquanto a primeira uma conquista circunstancial e geralmente efmera do poder constitudo, a segunda uma conquista da sociedade estrutural e duradoura e que estar necessariamente alicerada nos quatro princpios que definem a boa governana das corporaes: transparncia, eqidade, prestao de contas e conformidade.

Estudo do COSO: Gerenciamento de Riscos Corporativos


O gerenciamento de riscos corporativos um processo conduzido em uma organizao pelo conselho de administrao, diretoria e demais empregados, aplicado no estabelecimento de estratgias, formuladas para identificar em toda a organizao eventos em potencial, capazes de afet-la, e administrar os riscos de modo a mant-los compatveis com o apetite a risco da organizao e possibilitar garantia razovel do cumprimento dos seus objetivos.

Gerenciamento e anlise de riscos


O gerenciamento de riscos contribui para assegurar a comunicao eficaz, o cumprimento das leis e regulamentos, bem como evitar danos reputao da organizao e suas conseqncias. Os objetivos so classificados em quatro categorias (COSO):
estratgicos: objetivos e metas alinhados misso da entidade; operacionais: utilizao eficaz e eficiente dos recursos; comunicao: confiabilidade dos relatrios; conformidade: cumprimento das leis e regulamentos aplicveis.

Componentes do gerenciamento de riscos corporativos


1
Ambiente interno:
identificao e abordagem pelo pessoal; filosofia de gerenciamento; apetite; integridade e tica.

Fixao de objetivos:
objetivos antes, eventos depois. Objetivos alinhados com a misso e compatveis com o apetite.

Monitoramento:
atividades gerencias contnuas e avaliaes independentes para reagir s mudanas circunstanciais.

Identificao de eventos:
eventos internos e externos que impactam os objetivos.

Informaes e comunicaes:
em todos os nveis hierrquicos para possibilitar avaliaes e respostas aos riscos.

Avaliao de riscos:
probabilidade e impacto. inerentes e residuais.

Controle:
garantia de que as respostas sero executadas.

Resposta:
aceitar, mitigar, compartilhar ou evitar, de acordo com a tolerncia e com o apetite.

Componentes do gerenciamento de riscos corporativos


1
Ambiente interno:
identificao e abordagem pelo pessoal; filosofia de gerenciamento; apetite; integridade e tica.

Fixao de objetivos:
objetivos antes, eventos depois. Objetivos alinhados com a misso e compatveis com o apetite.

Monitoramento:
atividades gerencias contnuas e avaliaes independentes para reagir s mudanas circunstanciais.

Processo dinmico e no seqencial


4

Inventrio de eventos:
eventos internos e externos que impactam os objetivos.

Informaes e comunicaes:
em to dos os nveis hierrquicos para possibilitar avaliaes e respostas aos riscos.

Avaliao de riscos:
probabilidade e impacto. inerentes e residuais.

Controle:
garantia de que as respostas sero executadas.

Resposta:
aceitar, mitigar, compartilhar ou rejeitar, de acordo com a tolerncia e com o apetite.

EXERCCIOS:
1) (TCU/2008) Para o governo federal, aumentar a governana promover a capacidade do governo de formular e implementar polticas pblicas e de decidir, entre diversas opes, qual seria a mais adequada. A implementao dessas polticas requer que as organizaes pblicas com foco nos resultados disponham de sistemas contnuos de monitoramento e avaliao dos programas e do desempenho institucional.
2) (TCU/2008) Na viso do atual governo federal, as transformaes propostas na gesto pblica no que se refere reduo do deficit institucional e ampliao da governana requerem aumento da eficincia. Nesse sentido, o melhor aproveitamento dos recursos escassos deve apoiar-se em informaes confiveis sobre os custos para uma melhor avaliao dos gastos, o que possibilita efetuar cortes seletivos e diferenciados das despesas pblicas.

3) O cultivo pela administrao do desejo de informar, sabendo que da boa comunicao interna e externa resulta um clima de confiana, tanto internamente, quanto nas relaes da organizao com terceiros, representa o princpio da prestao de contas (accountability). 4) (TCU/2011) Com relao governana corporativa aplicvel s empresas estatais, o Cdigo Brasileiro das Melhores Prticas, do Instituto Brasileiro de Governana Corporativa, define trs ferramentas rgos ou entidades de governana: o conselho de administrao, o conselho fiscal e a auditoria independente.

5) A adoo de boas regras de governana no setor pblico tem como propsito reduzir os conflitos e os custos de agncia, decorrentes da assimetria entre os interesses dos contribuintes e dos gestores pblicos.
6) A governana uma conquista circunstancial e geralmente efmera do poder constitudo, que estar necessariamente alicerada nos quatro princpios que definem a boa governana das corporaes: transparncia, equidade, prestao de contas e conformidade.

7) (TCU/2011) De acordo com a abordagem adotada pelo COSO II, no documento conhecido como ERM (Enterprise Risk Management), as estruturas de controles internos tradicionais devem ser substitudas por controles focados nos aspectos financeiros das organizaes, dirigidos aos empregados ou servidores, e so de responsabilidade exclusiva dos rgos de direo e de fiscalizao.

8) (Analista/UAUD/SEBRAE/2008) O monitoramento a base para todos os outros componentes do gerenciamento de riscos corporativos, o que propicia disciplina e estrutura.

9) (TCU/2007) De acordo com a estrutura conceitual da anlise de risco do tipo COSO, imprescindvel a existncia de controles internos para o cumprimento das metas e objetivos da entidade. Caso se detecte potencial de risco na obteno desses objetivos, poder o controle interno atuar como a auditoria interna. 10) (Analista/UAUD/SEBRAE/CESPE/2008) Duas organizaes podem gerenciar seus riscos corporativos de forma idntica, mesmo que possuam culturas administrativas diferentes.

11) (Analista/UAUD/SEBRAE/CESPE/2008) A aquisio de produtos de seguro e a terceirizao de atividades dizem respeito ao componente denominado resposta a riscos, que se caracteriza pela reduo da probabilidade de ocorrncia ou do impacto dos riscos pela transferncia ou pelo compartilhamento de uma poro de risco. 12) (Analista/UAUD/SEBRAE/CESPE/2008) Os componentes do gerenciamento de riscos corporativos somente so aplicados em organizaes de pequeno e de mdio porte.

13) (Auditor/CGE-PB/CESPE/2008) O Instituto Brasileiro de Governana Corporativa define as linhas mestras das boas prticas de governana corporativa, relacionando-as em quatro vertentes. Assinale a opo que no corresponde a essas quatro vertentes. A) entidade (entity) B) prestao de contas (accountability) C) transparncia (disclosure) D) equidade (fairness) E) responsabilidade corporativa na conformidade com as regras (compliance)

14) (TCM/RIO/FGV/2008) Considerando a legislao que regulamenta a profisso contbil, em especial a proveniente do CFC, CVM e IFAC International Federation of Accountants (de acordo com o estudo realizado em 2001), foram desenvolvidos no setor pblico trs princpios fundamentais de governana: (A) Openness (Transparncia), Integrity (Integridade) e Accountability (responsabilidade de prestar contas). (B) Openness (Transparncia), Capacity (Capacidade) e Accountability (responsabilidade de prestar contas). (C) Integrity (Integridade), Capacity (Capacidade) e Accountability (responsabilidade de prestar contas). (D) Integrity (Integridade), SOX e Accountability (responsabilidade de prestar contas). (E) Capacity (Capacidade), SOX e Accountability (responsabilidade de prestar contas).

15) (AFC/SEPLAG/DF/UNIVERSA/2009) A governana corporativa pode ser definida como o sistema pelo qual as sociedades do setor pblico e privado so dirigidas e controladas. No que diz respeito governana do setor pblico, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta. I O setor pblico complexo, diversificado, e suas entidades variam em tamanho, estrutura legal e organizao. Nesse sentido, no existe um nico modelo ou sistema de governana a ser seguido por todas as entidades pblicas, da mesma forma que no existe um modelo nico e rgido de administrao pblica adotado por todo setor pblico indistintamente.

II A transparncia, a integridade e a prestao de contas so princpios fundamentais de governana no setor pblico e esta deve criar novas formas de ver a coisa pblica, uma vez que o cidado no mais visto como um mero pagador de impostos, mas como integralizador de capital. III Podem ser apontados como custos de agncia no processo de gesto do Estado: a tendncia expanso das atividades-meio em detrimento das atividades-fim, aparelhamento poltico-partidrio ou nepotistas de estruturas burocrticas, alocaes ineficazes de recursos e estruturas onerosas de controle. A) Todos os itens esto errados. B) Apenas o item I est certo. C) Apenas o item II est certo. D) Apenas o item III est certo. E) Todos os itens esto certos.

16) (Auditor/CGE/PB/CESPE/2008) O gerenciamento de riscos corporativos constitudo de vrios componentes inter-relacionados, que se originam com base na maneira como a administrao gerencia a organizao e que se integram ao processo de gesto. Entre esses componentes, destaca-se

A o ambiente externo, que determina a forma como os riscos e os controles sero percebidos pelos empregados da organizao. B a escolha dos objetivos, condicionada identificao das situaes de risco, aos quais a misso da organizao deve alinhar-se. C a avaliao de riscos, que devem ser identificados, administrados e associados aos objetivos passveis de ser influenciados e seus respectivos impactos. D a resposta aos riscos, que a administrao tratar de compartilhar com os clientes e usurios, ou, sendo o caso, transferir para os empregados. E a comunicao, que deve fluir sempre de baixo para cima, mantendo informados os dirigentes dos nveis hierrquicos superiores.

17) (Auditor/CGE/PB/CESPE/2008) O gerenciamento de riscos corporativos trata de riscos e oportunidades que afetam a criao ou a preservao do valor, refletindo certos conceitos fundamentais. Desse modo, o gerenciamento corporativo A conduzido por um grupo especializado de profissionais que constitui um setor autnomo da organizao. B um modo de atuao que trata dos eventos cuja ocorrncia afetou a organizao, mas cujos efeitos ainda no foram completamente avaliados. C um processo destinado a compatibilizar os riscos de eventos em potencial aos riscos admitidos pela organizao, sem maiores prejuzos ao cumprimento de seus objetivos. D orientado para a realizao de objetivos distintos e independentes. E um processo que se desencadeia sempre que a organizao se sinta ameaada pela ocorrncia de eventos externos.

18) (CGU/ESAF/2012) Da anlise do conceito de risco, correto afirmar que a) eventos de impacto negativo podem originar-se a partir de condies aparentemente positivas. b) qualquer evento que cause impacto na organizao deve ser considerado um risco. c) oportunidade a possibilidade de que um evento ocorra e no influencie a realizao dos objetivos. d) um evento no pode causar um impacto positivo e negativo ao mesmo tempo. e) os efeitos dos riscos afetam apenas o futuro, no o presente.

19) (CGU/ESAF/2012) Acerca da aplicao da estrutura conceitual de anlise de risco, correto afirmar que: a) o gerenciamento de riscos corporativos um processo em srie, por meio do qual um componente afeta apenas o prximo, e assim sucessivamente. b) uma frmula bem sucedida de gerenciamento de riscos pode ser replicada de maneira homognea entre diversas organizaes, desde que elas atuem em campos semelhantes. c) o controle interno, dado seu carter fiscalizador, no pode ser tido como parte integrante do gerenciamento de riscos corporativos. d) um eficaz gerenciamento de riscos corporativos dita no s os objetivos que a administrao deve escolher, mas tambm sua estratgia. e) o fato de um agente externo contribuir diretamente para que uma organizao alcance seus objetivos no o torna parte do gerenciamento de riscos corporativos.

Auditoria no setor pblico federal. Finalidades e objetivos da auditoria governamental. Abrangncia de atuao. Formas e tipos.

AUDITORIA NO SETOR PBLICO FEDERAL

A auditoria o conjunto de tcnicas que visa avaliar a gesto pblica, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicao de recursos pblicos por entidades de direito pblico e privado, mediante a confrontao entre uma situao encontrada com um determinado critrio tcnico, operacional ou legal. Trata-se de uma importante tcnica de controle do Estado na busca da melhor alocao de seus recursos, no s atuando para corrigir os desperdcios, a improbidade, a negligncia e a omisso e, principalmente, antecipando-se a essas ocorrncias, buscando garantir os resultados pretendidos, alm de destacar os impactos e benefcios sociais advindos.

AUDITORIA NO SETOR PBLICO FEDERAL


Cabe ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, por intermdio da tcnica de auditoria, dentre outras atividades: 1) realizar auditoria sobre a gesto dos recursos pblicos federais sob a responsabilidade dos rgos pblicos e privados, inclusive nos projetos de cooperao tcnica junto a Organismos Internacionais e multilaterais de crdito; 2) apurar os atos e fatos inquinados de ilegais ou de irregulares, praticados por agentes pblicos ou privados, na utilizao de recursos pblicos federais e, quando for o caso, comunicar unidade responsvel pela contabilidade para as providncias cabveis;

AUDITORIA NO SETOR PBLICO FEDERAL


3) realizar auditorias nos sistemas contbil, financeiro, de pessoal e demais sistemas administrativos e operacionais; 4) examinar a regularidade e avaliar a eficincia e eficcia da gesto administrativa e dos resultados alcanados nas Aes de governo; 5) realizar auditoria nos processos de Tomada de Contas Especial; e 6) apresentar subsdios para o aperfeioamento dos procedimentos administrativos e gerenciais e dos controles internos administrativos dos rgos da Administrao Direta e entidades da Administrao Indireta Federal.

ART. 74 DA C0NSTITUIO FEDERAL: FINALIDADES


Cumprimento das Metas Previstas no Plano Plurianual
1 - Avaliar

Execuo
2 - Comprovar a Legalidade

Dos Programas de Governo


Dos Oramentos da Unio Oramentria rgos e Entidades da Adm. Direta Adm. Indireta

SISTEMA DE CONTROLE INTERNO

Eficincia
3 - Avaliar Resultados

Gesto

Financeira Patrimonial

Eficcia

Operaes de Crdito
Avais 4 - Controlar Garantias Direitos e Haveres do Estado 5 - Apoiar o Controle Externo no exerccio de sua misso institucional

OBJETIVO VERSUS FINALIDADE

Objetivo primordial - garantir resultados operacionais na gerncia da coisa pblica. exercida nos meandros da mquina pblica em todas as unidades e entidades pblicas federais, observando os aspectos relevantes relacionados avaliao dos programas de governo e da gesto pblica. Finalidade bsica - comprovar a legalidade e legitimidade e avaliar os resultados alcanados, quanto eficincia, eficcia e economicidade da gesto oramentria, financeira, patrimonial, operacional, contbil e finalstica das unidades e das entidades da administrao pblica, em todas as suas esferas de governo e nveis de poder, bem como a aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado.

Abrangncia de atuao
A auditoria abrange a gesto contbil, oramentria,

financeira, operacional e patrimonial;


Abrange

ainda a legalidade, a legitimidade, a economicidade, a aplicao de subvenes e a renncia de receitas;

Pargrafo nico do art. 70 da CF: Prestar contas

qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria.

Abrangncia de atuao
Esto sujeitos auditoria, mediante prestao ou tomada de

contas, pessoas, nos diferentes nveis de responsabilidade, unidades da administrao direta, entidades da administrao indireta, programas e projetos de governo, contratos de gesto e recursos.
Pessoas:

- Mediante Tomada de Contas: ordenadores de despesas das unidades da administrao direta; aqueles que arrecadarem, gerirem ou guardarem dinheiros, valores e bens do Estado; e aqueles que, estipendiados ou no pelos cofres pblicos, por ao ou omisso derem causa a perda, subtrao, extravio ou estrago de valores, bens e materiais do Estado pelos quais sejam responsveis.

Abrangncia de atuao
Pessoas:

- Mediante Prestao de Contas: os dirigentes das entidades da Administrao Indireta; os responsveis por entidades ou organizaes, de direito pblico ou privado, que se utilizem de contribuies para fins sociais, recebam subvenes ou transferncias conta do Tesouro.
Recursos: todos os recursos originrios da lei oramentria

anual, de crditos adicionais, de operaes de crdito da Unio, assim como as receitas prprias e as aplicaes da Administrao Direta ou Indireta, inclusive fundos especiais.

Constituem objetos da auditoria


os sistemas administrativos e operacionais de controle interno

administrativo utilizados na gesto oramentria, financeira, patrimonial, operacional e de pessoal; a execuo dos planos, programas, projetos e atividades que envolvam aplicao de recursos pblicos federais; a aplicao dos recursos do Tesouro Nacional transferidos a entidades pblicas ou privadas; os contratos firmados por gestores pblicos com entidades pblicas ou privadas para prestao de servios, execuo de obras e fornecimento de materiais; os processos de licitao, sua dispensa ou inexigibilidade; os instrumentos e sistemas de guarda e conservao dos bens e do patrimnio sob responsabilidade das unidades da Administrao Direta e entidades da Administrao Indireta Federal;

Constituem objetos da auditoria


os atos administrativos que resultem direitos e obrigaes para o

Poder Pblico Federal, em especial, os relacionados com a contratao de emprstimos internos ou externos, assuno de dvidas, securitizaes e concesso de avais; a arrecadao, a restituio e as renncias de receitas de tributos federais; os sistemas eletrnicos de processamento de dados, suas informaes de entrada e de sada, objetivando constatar: a) segurana fsica do ambiente e das instalaes do centro de processamento de dados; b) segurana lgica e a confidencialidade nos sistemas desenvolvidos em computadores de diversos portes; c) eficcia dos servios prestados pela rea de informtica; d) eficincia na utilizao dos diversos computadores existentes na entidade; verificao do cumprimento da legislao pertinente;

Constituem objetos da auditoria


os processos de Tomadas de Contas Especial, sindicncia,

inquritos administrativos e outros atos administrativos de carter apuratrio; os processos de admisso e desligamento de pessoal e os de concesso de aposentadoria, reforma e penso; e os projetos de cooperao tcnica com organismos internacionais e projetos de financiamento ou doao de organismos multilaterais de crdito com qualquer rgo ou entidade no pas.

Abrangncia - Objetos da auditoria


rgos e unidades da Adm. Direta dos trs Poderes; Autarquias e fundaes; Agncias reguladoras; Empresas pblicas; Empresas controladas direta ou indiretamente pela Unio (maioria das aes com direito a voto: ordinrias); Contas nacionais das empresas supranacionais; Transferncia de recursos a Estados e Municpios (exceto transferncias constitucionais); Entidades privadas que recebam recursos pblicos (Convnios com ONGs, Comits Olmpico e Paraolmpico, OSCIPs, etc); Servios sociais autnomos; Entidades de fiscalizao profissional que arrecadam e gerenciam contribuies parafiscais.

Tipos de Auditoria
1) Avaliao de Gesto a posteriori; contas anuais; abrangente; relatrio, certificado e parecer 2) Acompanhamento de Gesto realizada ao longo dos processos de gesto; em tempo real; evidencia melhorias e economias; previne gargalos 3) Contbil controle do patrimnio; opinio sobre registros e informaes contbeis; auditorias de recursos externos 4) Operacional avalia aes gerenciais e processo operacional; opinio sobre a gesto quanto aos 3 Es; auxilia a administrao; recomendaes para aprimoramento 5) Especial - exame de fatos ou situaes relevantes, de natureza incomum ou extraordinria; para atender determinao expressa de autoridade competente

Tipos de Auditoria Segundo Peter e Machado


1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8)

Auditoria de Gesto Auditoria de Programas Auditoria Operacional Auditoria Contbil Auditoria de Sistemas Auditoria Especial Auditoria da Qualidade Auditoria Integral

Formas de Execuo
Direta realizada por auditores do rgo de controle.

Centralizada: realizada por auditores do rgo central. - Descentralizada: realizada por auditores das unidades regionais ou setoriais. - Integrada: realizada conjuntamente, sob a coordenao do rgo central de controle. Indireta participao de terceiros. - compartilhada: realizada por auditores de uma entidade e coordenada pelo rgo de controle. - terceirizada: realizada por firmas de auditoria independente. Simplificada exame de processos e por meio eletrnico quando no se justifica o deslocamento.
-

INSTRUMENTAL DE TRABALHO
Solicitao de Auditoria - Documento utilizado para formalizar pedido de documentos, informaes, justificativas e outros assuntos relevantes, emitido antes ou durante o desenvolvimento dos trabalhos de campo. Nota de Auditoria - documento destinado a dar cincia ao gestor/administrador da rea examinada, no decorrer dos exames, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos. Tem a finalidade de obter a manifestao dos agentes sobre fatos que resultaram em prejuzo Fazenda Nacional ou de outras situaes que necessitem de esclarecimentos formais.

INSTRUMENTAL DE TRABALHO
Relatrios constituem-se na forma pela qual os resultados dos trabalhos realizados so levados ao conhecimento das autoridades competentes Registro das Constataes - documento destinado ao registro das verificaes significativas detectadas no desenvolvimento dos trabalhos, a ser elaborado de forma concisa, com base em cada relatrio. Objetiva possibilitar a criao de um banco de dados relevantes sobre os rgos ou entidades, tais como: - irregularidades, deficincias, etc; e - fatos que meream exames mais profundos, em outra oportunidade, por fugirem ao escopo dos trabalhos realizados.

INSTRUMENTAL DE TRABALHO
Certificado - documento que representa a opinio do auditor sobre a exatido e regularidade, ou no, da gesto e a adequacidade, ou no, das peas examinadas. Parecer do Dirigente do rgo de Controle Interno - pea compulsria a ser inserida nos processos de tomada e prestao de contas. O parecer externaliza a avaliao conclusiva do rgo de controle sobre a gesto examinada, para que os autos sejam submetidos autoridade ministerial que se pronunciar na forma prevista no artigo 52, da Lei n. 8.443/92. O parecer consignar qualquer irregularidade ou ilegalidade constatada, indicando as medidas adotadas para corrigir as falhas identificadas, bem como avaliar a eficincia e a eficcia da gesto, inclusive quanto economia na utilizao dos recursos pblicos.

Normas Relativas opinio


A opinio deve ser expressa por meio de Relatrio, Parecer,

Certificado ou Nota. Tipos de Certificado ou Parecer sobre as contas: de Regularidade na gesto dos recursos pblicos foram adequadamente observados os princpios da legalidade, legitimidade e economicidade. de Regularidade com Ressalvas em caso de falhas, omisses ou impropriedades de natureza formal no cumprimento das normas e diretrizes governamentais, quanto legalidade, legitimidade e economicidade e que, pela sua irrelevncia ou imaterialidade, no caracterizem irregularidade de atuao dos agentes responsveis. de Irregularidade em caso de desfalque, alcance, desvio ou outra irregularidade que cause prejuzo ou comprometa a gesto.

EXERCCIOS:
Julgue os itens a seguir: 1) A auditoria a ao independente de um terceiro sobre uma relao de accountability, objetivando expressar uma opinio sobre como essa relao est sendo cumprida. 2) (TST/CESPE/2008) As contas nacionais das empresas supranacionais esto sujeitas ao controle governamental, mesmo quando a participao brasileira minoritria. 3) (TJ/CE/CESPE/2008) Esto sujeitas auditoria especfica do controle interno e externo no mbito da Unio as empresas em que a Unio, embora no detendo a maioria das aes com direito a voto, detm a maioria do capital, no somatrio das aes ordinrias e preferenciais.

4) (ACE/TCU/CESPE/2007) A aplicao dos recursos transferidos pelo Tesouro Nacional a entidades privadas um dos objetos dos exames de auditoria, cuja finalidade primordial garantir resultados operacionais na gerncia da coisa pblica. 5) (Auditor/SECONT/ES/CESPE/2009) Considere que o controle interno de um ente governamental tenha decidido dividir o trabalho de determinada auditoria entre os servidores lotados no rgo central e em unidades regionais de controle interno. Nesse caso, trata-se de uma auditoria integrada. 6) (Auditor/SECONT/ES/CESPE/2009) Quando se pretende fazer o exame dos registros e documentos mediante procedimentos especficos pertinentes ao controle do patrimnio da unidade, da entidade ou do projeto, deve-se realizar uma auditoria de acompanhamento da gesto.

7) (MPU/CESPE/2010) So tipos de auditorias realizadas no setor pblico federal brasileiro: contbil, operacional, especial, de avaliao da gesto, de acompanhamento da gesto, de programas, de sistemas, da qualidade e integral.
8) (MPU/CESPE/2010) Por meio de auditoria operacional,

emite-se opinio acerca da gesto quanto a eficincia, eficcia e economicidade, a fim de auxiliar a administrao da entidade auditada na gerncia e no alcance dos resultados. 9) (TRT/12 Regio/CESPE/2010) No mbito da auditoria governamental, a avaliao dos controles internos objeto da auditoria de gesto, e a comparao entre a realizao fsicofinanceira com os objetivos e as metas fixados competncia da auditoria operacional.

10) (ACE/TCU/CESPE/2011) A CF, ao conferir ao TCU competncia para realizar, inclusive por conta prpria, auditorias de natureza operacional, reconheceu que, alm de o controle externo ter como balizamento para sua atuao fiscalizadora os aspectos de legalidade, legitimidade e economicidade, deve tambm contemplar os critrios da eficincia com status de princpio constitucional da administrao pblica , eficcia e efetividade.

11) (ACE/TCE-ES/CESPE/2012) A auditoria coordenada pelo sistema de controle interno do Poder Executivo federal e, de forma auxiliar, pelos rgos e(ou) instituies pblicas ou privadas classificada, quanto forma de execuo, como indireta e compartilhada.

12) (ANP/CESPE/2012) A auditoria de acompanhamento de gesto realizada ao longo do exerccio financeiro em curso, com o objetivo de atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos, com vistas a certificar a regularidade das contas. 13) (CNJ/CESPE/2013) A auditoria que tem como objetivo especfico o melhoramento das operaes examinadas, consubstanciada na anlise da eficincia, eficcia e economicidade da ao administrativa, denominada auditoria de gesto.

14) (Auditor/INEA/Cesgranrio/2008) Existem os seguintes tipos de


auditoria pblica: Auditoria de Gesto, Auditoria Contbil, Auditoria de Sistema e Auditoria Especial. Seguindo essa classificao, a Auditoria Especial objetiva (A) examinar e certificar a situao de fatos relevantes por determinao do Tribunal de Contas ou do Presidente do Congresso Nacional. (B) examinar a regularidade nas contas de Ministros de Estado, por determinao do Presidente da Repblica, do Ministrio Pblico, ou ainda dos Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. (C) examinar os fatos e situaes consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinria, sendo realizada para atender determinao, exclusivamente, do Presidente do Senado Federal. (D) examinar os fatos e situaes consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinria, sendo realizada para atender determinao do Presidente da Repblica, de Ministros de Estado ou solicitao de outras autoridades. (E) emitir opinio sobre irregularidades oramentrias que tenham sido provocadas pelo gestor do rgo pblico, sob requerimento exclusivo do Ministrio Pblico.

15) (Auditor/FUNASA/Cesgranrio/2009) So formas de auditoria adotadas no setor pblico federal, segundo o disposto na Instruo Normativa SFC/MF no 01/2001: (A) contbil, operacional e de gesto. (B) direta, indireta e simplificada. (C) simplificada, compartilhada e geral. (D) financeira, operacional e especial. (E) de reviso limitada, especfica e geral.

16) (Auditor/Casa da Moeda/Cesgranrio/2009) De acordo com a IN SFC/MF no 001/2001, o procedimento que tem por objetivo emitir opinio com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execuo de contratos, acordos, convnios ou ajustes, a probidade na aplicao dos dinheiros pblicos e na guarda ou administrao de valores e outros bens da Unio ou a ela confiados, classifica- se como auditoria do tipo (A) contbil. (B) avaliao da gesto. (C) acompanhamento da gesto. (D) operacional. (E) especial.

17) (Auditor/Casa da Moeda/Cesgranrio/2009) Sobre as normas de auditoria utilizadas no mbito do Poder Executivo Federal, previstas na IN SFC/MF no 01/2001, analise as afirmativas a seguir. I So formas de auditoria aplicveis ao setor pblico: a simplificada, a operacional e a centralizada. II O tipo de auditoria executada por servidor lotado em unidade regional do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal um exemplo de auditoria direta compartilhada. III Cabe ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal realizar auditorias nos processos de tomada de contas especial.

IV A finalidade bsica da auditoria comprovar a legalidade e a legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcanados, quanto aos aspectos de eficincia, eficcia e economicidade da gesto.
Est correto APENAS o que se afirma em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV.

18) (TRE/RN/FCC/2011) No mbito da administrao pblica federal, o Sistema de Controle Interno visa avaliao da ao governamental e da gesto dos administradores pblicos. Neste sentido, uma de suas finalidades (A) apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. (B) apoiar o Ministrio Pblico no exerccio de sua misso institucional. (C) apreciar as Contas do Governo da Repblica. (D) emitir parecer sobre as contas prestadas pelo Presidente da Repblica. (E) julgar as contas prestadas pelos administradores pblicos.

19) (TRE/RN/FCC/2011) Dentre outros, constitui objeto de exame realizado pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal a (A) arrecadao, a restituio e as renncias de receitas de operaes de crdito do governo federal. (B) arrecadao, a restituio e as renncias de receitas de tributos, bem como, o cancelamento de empenhos de despesas do oramento da Unio. (C) despesa obrigatria de carter continuado da administrao pblica federal. (D) arrecadao, a restituio e as renncias de receitas de tributos federais. (E) apurao do montante da dvida consolidada da Unio, ao final de cada semestre, para efeito do cumprimento dos limites constitucionais.

20) (ANA/ESAF/2009) Assinale a opo verdadeira a respeito do objetivo primordial e abrangncia da auditoria no Setor Pblico Federal. a) O objetivo primordial o de garantir os resultados operacionais na gerncia da coisa pblica, abrange todas as unidades e entidades pblicas federais e leva em conta os aspectos relevantes relacionados avaliao dos programas de governo. b) Abrange as entidades e unidades da administrao indireta e tem como objetivo primordial verificar a regularidade dos atos praticados por ordenadores de despesa quanto execuo oramentria e financeira. c) O objetivo primordial o de garantir que os objetivos e metas definidos no oramento sejam atingidos e abrange as entidades constantes do Oramento Fiscal e da Seguridade Social. d) A abrangncia a definida na Lei de Diretrizes Oramentrias para o exerccio e o objetivo primordial verificar o cumprimento da lei oramentria anual. e) A abrangncia e o objetivo primordial so o de assegurar que os recursos alocados aos projetos sejam aplicados no cumprimento das polticas pblicas.

21) (TST/FCC/2012) No mbito da auditoria no setor pblico federal, uma das finalidades de auditoria realizada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (A) avaliar a regularidade das despesas realizadas pelas entidades de direito pblico ou privado que arrecadem ou gerenciem recursos pblicos. (B) comprovar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcanados, quanto aos aspectos de eficincia, eficcia e economicidade da gesto oramentria, financeira, patrimonial, operacional, contbil e finalstica das unidades e das entidades da administrao pblica, em todas as suas esferas de governo e nveis de poder. (C) comprovar a legalidade e legitimidade das receitas e despesas realizadas por qualquer entidade que preste servio pblico. (D) controlar os gastos pblicos sob os aspectos oramentrio, financeiro e patrimonial. (E) orientar as empresas que prestam servios pblicos acerca da legalidade e legitimidade dos atos praticados.

22) (TRE/RN/FCC/2011) A auditoria o conjunto de tcnicas que visa avaliar a gesto pblica, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicao de recursos pblicos por entidades de direito pblico e privado, mediante a confrontao entre uma situao encontrada com um determinado critrio tcnico, operacional ou legal. No mbito do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, a auditoria classifica-se em (A) Contbil, Financeira, de Conformidade, Operacional e Patrimonial. (B) de Avaliao da Gesto, de Acompanhamento da Gesto, Contbil, Financeira e Patrimonial. (C) Contbil, Financeira, Oramentria, de Avaliao da Gesto e de Acompanhamento da Gesto. (D) Contbil, Financeira, de Avaliao das metas previstas no Plano Plurianual, e Especial. (E) de Avaliao da Gesto, de Acompanhamento da Gesto, Contbil, Operacional, e Especial.

23) (TRE/SP/FCC/2012) O tipo de auditoria governamental que

tem por objetivo emitir opinio com vistas a certificar a regularidade das contas, bem como verificar a execuo de contratos, acordos, convnios ou ajustes e tambm a probidade na aplicao dos dinheiros pblicos e na guarda ou administrao de valores e outros bens da Unio ou a ela confiados denominado auditoria (A) operacional. (B) extraordinria. (C) especial. (D) de avaliao de gesto. (E) financeira.

24) (TST/FCC/2012) No setor pblico federal, a auditoria

governamental realizada pelo sistema de controle interno do Poder Executivo Federal, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua misso institucional refere-se auditoria (A) de Acompanhamento da Gesto. (B) de Desempenho da Gesto. (C) Operacional. (D) Patrimonial. (E) de Avaliao de Programas de Governo.

25) (Analista/ANA/ESAF/2009) Assinale a opo verdadeira a respeito de auditoria, no Setor Pblico Federal, cuja execuo realizada de forma direta. a) So todos os trabalhos de fiscalizao executados pelo Sistema de Auditoria Interna, no mbito da administrao federal, que avalia a correta aplicao dos recursos pblicos. b) So aquelas realizadas na administrao direta e indireta integrantes do Oramento Geral da Unio visando avaliar o cumprimento das polticas pblicas. c) aquela realizada pelos servidores em exerccio no Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e est subdividida em centralizada, descentralizada e integrada. d) So fiscalizaes e avaliaes realizadas diretamente pelos rgos envolvidos na execuo das polticas pblicas. e) So trabalhos executados diretamente pelas auditorias internas das instituies federais diretas e indiretas, para avaliar o cumprimento da lei fiscal.

26) CGU/ESAF/2012) Uma auditoria qualquer, coordenada

pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxlio de uma empresa privada de auditoria, deve ter sua forma de execuo classificada como: a) Centralizada. b) Descentralizada. c) Integrada. d) Compartilhada. e) Terceirizada.

27) (TST/FCC/2012) A auditoria no setor pblico federal, mediante controle externo, realizada pelo Tribunal de Contas da Unio, que tem dentre outras, a atribuio de (A) realizar, mediante autorizao do Congresso Nacional, inspees e auditorias nas unidades administrativas do Poder Executivo, das empresas estatais e das concessionrias de servios pblicos. (B) exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio. (C) realizar inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. (D) realizar auditorias nas transaes de comrcio exterior realizadas pelas entidades da administrao pblica federal. (E) encaminhar ao controle interno o resultado das auditorias realizadas nas contas prestadas pelo Presidente da Repblica.

You might also like