You are on page 1of 3

Escola:______________________________________________________ Diretor:______________________________________________________ Prof: _______________________________________________________ Aluno: ______________________________________________________ Ano: ____________________________ Atividade Complementar de Cincias 1- (Leia o texto e responda as questes)

Por dentro das cadeias alimentares Todos os animais, independentemente do seu estilo de vida, servem como fonte de alimento para outros seres vivos. Eles esto conectados por um sistema cadeia alimentar ou cadeia trfica, composta por organismos produtores (vegetais), consumidores (animais) e decompositores (bactrias e fungos). As plantas so a base da cadeia alimentar, uma vez que produzem o prprio alimento por meio da fotossntese. Na seqncia aparecem os animais herbvoros e em seguida, os carnvoros, que se alimentam dos herbvoros. No final da cadeia atuam os decompositores, que ingerem matria orgnica em decomposio e devolvem ao solo nutrientes que sero utilizados pelos vegetais. Em uma comunidade, o conjunto de cadeias alimentares interligadas forma uma teia alimentar, que se completa com os decompositores quebrando e oxidando matria orgnica para obter energia e devolvendo ao ambiente sais minerais que sero reaproveitados pelos vegetais. O manguezal um ecossistema situado em reas litorneas, esturios e deltas de rios e um dos ecossistemas mais importantes para o equilbrio ecolgico. O solo pastoso, alagadio ou arenoso, rico em matria orgnica, favorece o desenvolvimento de uma vegetao especial: os mangues. Os mangues so plantas com razes grossas em forma de feixe, que ficam expostas quando a mar est baixa. o berrio de inmeras formas de vida e a fonte de alimento para boa parte da fauna marinha. a) O que significa dizer que as plantas a base da cadeia alimentar? b) O que so decompositores? c) Cite trs caractersitcas do MANGUEZAL, um ecossistema muito importante para a vida. 2- Complete com setas , formando assim, uma cadeia alimentar e responda:

a) Na cadeia alimentar acima, o produtor est representado por qual ser vivo? b) Nessa cadeia, o sapo um consumidor primrio, secundrio ou tercirio?

c) O gavio para conseguir energia precisa comer muito ou pouco? Por qu? d) Quantos seres vivos esto representados nessa cadeia alimentar? 3A figura abaixo pode ser considerada uma teia alimentar ou uma cadeia alimentar? Por qu?

4- Observe bem a figura abaixo e responda:

a) Que processo estudado em sala de aula est acontecendo acima? b) Qual a importncia desse processo para a nossa vida? c) Quais so os seres que realizam este processo? 5- Complete as frases, utilizando as palavras do quadro abaixo:

HERBVORO

HETERTROFO

FUNGOS

ALIMENTO

FOTOSSNTESE

a) O ser auttrofo aquele que produz o seu prprio _____________________ b) O ser que no produz o seu prprio alimento chamado de _______________ c) O ser que s se alimenta de vegetais chamado de____________________ d) Um exemplo de decompositores pode ser os _____________________; 6- No ecossistema a seguir esquematizado, esto representados, de 1 a 8, os
componentes de uma comunidade bitica. Entre eles encontram-se: produtores, consumidores primrios, secundrios e consumidores tercirios.

No quadro abaixo, assinale a opo que classifica corretamente os componentes do ecossistema: Produtores Consumidores Consumidores Consumidores primrios secundrios tercirios a 1e5 2e8 3e4 6e7 b 3e5 4e6 1e8 2e7 c 4e5 1e6 3e7 2e8 d 1e3 2e7 6e8 4e5 e 1e5 4e6 3e7 2e8

7- Assinale a alternativa CORRETA: a) Em Ecologia, a COMUNIDADE inclui grupos de indivduos de uma mesma espcie de organismos. b) Em Ecologia, a POPULAO inclui todos os indivduos de uma mesma rea, pertencentes ou no a vrias espcies. c) Em Ecologia, o ECOSSISTEMA a poro da terra biologicamente habitada. d) Em Ecologia, a BIOSFERA o conjunto formado pela comunidade de indivduos vivos e o meio ambiente inerente. e) Nenhuma das anteriores. 8- Indivduos de diversas espcies, que habitam determinada regio, constituem: a) um bioma. b) uma sociedade. c) uma populao. d) uma comunidade. e) um ecossistema. 9- Em qualquer que seja o ecossistema observado, esto presentes fatores biticos e abiticos. Assinale a opo que apresenta as associaes corretas. FATORES BITICOS FATORES ABITICOS (A) (B) (C) (D) ONA RVORE COBRA GUA SOLO RATOS RVORE AR

10- O que ocorreria se no houvesse decompositores na natureza ? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

You might also like