You are on page 1of 22

6

FIGURAS PLANAS

Neste captulo estudam-se os polgonos e as circunferncias. Mostra-se como se representam estas figuras em diferentes posies, recorrendo ou no a processos auxiliares. Sumrio: 2 e 3. Noes de geometria plana 4 e 5. Representao direta de polgonos 6, 7 e 8. Verdadeira grandeza de polgonos recorrendo a rebatimentos 9, 10, 11 e 12. Representao de polgonos recorrendo a rebatimentos 13 e 14. Representao de circunferncias em planos projetantes 15 e 16. Representao de circunferncias em planos no projetantes 17 e 18. Alterar as posies de tringulos utilizando rotaes 19 e 20. Alterar as posies de tringulos utilizando mudanas de planos. 21 e 22. Exerccios

Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

Figuras planas - 1

Noes de geometria plana


Aqui recordam-se alguns aspetos fundamentais da geometria plana, sem os quais no possvel resolver grande parte dos exerccios de polgonos e de slidos. Concretamente, recorda-se como se constri um polgono a partir de um lado e de uma diagonal, o que til quando um enunciado refere apenas dois dos vrtices, sejam consecutivos ou opostos. Nos exerccios que depois se mostram no esto representados os processos de construo dos polgonos para no sobrecarregar o traado, mas na prtica eles devero ser feitos, por um ou outro processo, consoante os dados sejam apresentados no enunciado.

E O

Construo do tringulo equiltero, do quadrado e do hexgono a partir de um lado


Cada um dos polgonos aqui representado foi construdo a partir do seu lado [AB]. Tringulo: Com o compasso aberto de A a B, e vice-versa, determinou-se o vrtice C. Quadrado: Traaram-se duas perpendiculares ao lado [AB], uma a partir de cada extremo; sobre essas perpendiculares marca-se a medida desse lado com o compasso. Marca-se assim a medida do lado quando esta no tem um valor inteiro, pois quando o tem pode marcar-se com a rgua diretamente nas perpendiculares. Hexgono: A partir do lado [AB] determinou-se o ponto O, centro da circunferncia (com o processo usado para achar o vrtice C do tringulo); com o compasso em O traou-se a circunferncia; os vrtices C e F foram determinados com os mesmos arcos com que se determinou o ponto O; os vrtices D e E foram determinados com linhas retas (ou dimetros) traados a partir de A e de B.

D C O A B A

E C O F O

Construo do quadrado, do retngulo e do hexgono a partir de uma diagonal


O quadrado e o retngulo foram construdos a partir da diagonal [AC], o hexgono a partir de [AD]. Quadrado: Determinou-se a mediatriz de [AC], colocando o compasso nesses pontos com uma abertura superior a metade do tamanho do segmento de reta; com o compasso no ponto O traou-se uma circunferncia passando pelos vrtices A e C; onde essa circunferncia cruza a mediatriz surgem os vrtices B e D. Retngulo: Determinou-se a mediatriz de [AC] e a circunferncia com centro em O como se fez no quadrado; a determinao dos vrtices B e D faz-se de acordo com a tamanho de um dos lados, que tem de ser dado. Hexgono: Determinou-se a mediatriz de [AD] e a circunferncia com centro em O como nos casos anteriores; Para determinar os restantes vrtices, traam-se arcos com o compasso nos vrtices A e D passando por O.
Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho Figuras planas - 2

Nesta pgina recorda-se a diviso da circunferncia em partes iguais e a construo de polgonos nela inscritos, aqueles que se utilizam com mais frequncia nos exerccios de Geometria Descritiva. Mostra-se tambm como se determinam retas tangentes a circunferncias, o que se aplica na construo de cones e de cilindros oblquos e na determinao das sombras destes slidos. A F O C B E D O C C A B D O B A

Construo do tringulo do hexgono e do quadrado inscritos na circunferncia


Tringulo: Aqui traou-se uma linha vertical pelo centro da circunferncia, dando origem ao vrtice A e a um ponto oposto; nesse ponto coloca-se o compasso e traa-se um arco, passando por O, determinando-se A e B. Hexgono: A vertical que se traa pelo centro da circunferncia permite determinar os vrtices A e D; coloca-se o compasso nesses pontos e traam-se arcos passando por O, determinando-se assim os restantes vrtices. Quadrado: Duas linhas perpendiculares entre si, cruzando-se no centro da circunferncia, cortam-na em quatro partes iguais, o que d origem aos vrtices de uma quadrado; aqui traou-se uma horizontal e uma vertical.

Construo do pentgono inscrito na circunferncia


Traam-se duas linhas retas pelo centro da circunferncia, perpendiculares entre si, de onde se define o ponto A como um vrtice da figura. Com o compasso em 1 traou-se um arco a passar pelo ponto O, cruzando a circunferncia em dois pontos; unidos esses pontos com uma linha reta, coloca-se o compasso em 2, abre-se at ao ponto A e traa-se um arco at linha horizontal; com o compasso em 3 (ponto A), abre-se at ao ponto acabado de determinar, fazendo um pequeno arco para a esquerda e um outro para a direita, dando origem aos vrtices E e B; com o compasso em 4 e 5 (pontos E e B), mantendo a mesma abertura, determinam-se os vrtices D e C.

4 2

B
1

T t O

T t M O P

T Retas tangentes a circunferncias

Para se representarem retas tangentes a circunferncias necessrio determinar os pontos de tangncia. esquerda mostram-se duas retas paralelas, cujos pontos de tangncia T e T se determinam com um dimetro, dado que as tangentes lhe so perpendiculares. direita mostram-se duas retas concorrentes em P, cujos pontos de tangncia se determinam do seguinte modo: 1- traa-se o segmento de reta [OP]; 2- com o compasso nos pontos O e P, cruzam-se arcos com abertura superior a metade do segmento, determinando-se o seu ponto mdio; 3- com o compasso em M traa-se um arco passando por O, que determina os pontos T e T.
Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho Figuras planas - 3

Representao direta de polgonos


Nesta pgina esto representados polgonos horizontais e frontais. Para no se sobrecarregar os traados, no se mostram as construes auxiliares com que se determinam as figuras. Esta matria estuda-se essencialmente no primeiro diedro, pelo que a que estes polgonos esto representados. O estudo dos polgonos tambm importante como introduo ao estudo dos slidos.

A2

B2

C2

(f)

M2 D2 G2 E2 E1 F2

H2L2

I2K2

J2

x A1 C1 D1

H1

I1

M1 F1

J1

B1

L1 G1

K1

Representao de tringulo, quadrado e hexgono horizontais


As projees frontais dos polgonos horizontais so segmentos de reta paralelos ao eixo x, ou nele situadas caso as figuras tenham cota nula. Pode indicar-se o plano que contm a figura, como acontece no primeiro exemplo.

D2

C2 F2 G2 J2

K2

E2 A2

B2 I2 H2 L2 M2

E1

D1

A1

C1 B1 J1

(h)

F1I1

G1H1

M1

K1

L1

Representao de pentgono, retngulo e losango frontais


As projees horizontais dos polgonos frontais so segmentos de reta paralelos ao eixo x, ou nele situadas caso as figuras tenham afastamento nulo. Pode indicar-se o plano que contm a figura, como se mostra no segundo exemplo.

Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

Figuras planas - 4

Aqui esto representados tringulos em cinco posies diferentes. Trata-se de tringulos irregulares, que podem ser representados sem recurso sua verdadeira grandeza, ou seja, sem recurso a rebatimentos ou a qualquer outro processo auxiliar. G2 D2 E2

C2 B2

H2 A2 f F2 x D1 G1 h E1 C1 A1 Representao de tringulos de topo, vertical e de perfil


Estes tringulos existem em planos projetantes com os mesmos nomes, mas apenas no segundo caso est representado o plano que contm a figura. Os tringulos de topo e verticais tm, respetivamente, as projees frontal e horizontal reduzidas a um segmento de reta oblquo ao eixo x; o de perfil tem ambas as projees reduzidas a um segmento de reta perpendicular ao eixo x.

I2

B1

I1 F1 H1

A2

G2

D2

B2 n2

h2

H2

F2

C2

E2

A1 E1 D1 C1 B1 n1 h1 H1 F1

G1

Representao de tringulos oblquo e de rampa


Para provar que estes tringulos esto nas posies oblqua e de rampa cruzou-se com eles uma reta horizontal (pode tambm ser frontal), no primeiro caso, e uma reta fronto-horizontal, no segundo, pois essas so retas que pertencem aos planos oblquo e de rampa, respetivamente.
Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho Figuras planas - 5

Verdadeira grandeza de polgonos recorrendo a rebatimentos


Nesta pgina mostra-se como se determina a verdadeira grandeza de tringulos situados em planos projetantes, atravs do mtodo dos rebatimentos, que o mais aconselhvel para a representao de polgonos, estejam eles em que posio estiverem.

C2 B2

(f) D2 E2

A2 (fr)

f F2 D1 B1 fR DR hhR E1 F1 VG ER FR

BR

CR VG A1AR

C1

hffR JR GR VG HR H2 J2 G2 Verdadeira grandeza de polgonos situados em planos projetantes


No primeiro caso o tringulo [ABC] est situado no plano de topo , representado apenas pelo seu trao frontal. Esse plano foi rebatido para a posio horizontal da cota do ponto A. Pode-se optar por esta situao em vez de rebater o plano sobre um plano de projeo, para que o traado no se alargue. No segundo caso est o tringulo [DEF] situado no plano vertical , que foi rebatido para o PHP. No exemplo ao lado temos um quadriltero irregular num plano de perfil. Optou-se por rebater esse plano para o PFP.

IR xh R

I2

J1 I1 G1 H1
Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

Figuras planas - 6

Aqui determinam-se verdadeiras grandezas de figuras situadas em planos no projetantes. De notar que este tipo de exerccios s se aplica a figuras que se podem representar sem necessidade de recorrer previamente a qualquer mtodo geomtrico auxiliar. De um modo geral, essas figuras so tringulos e quadrilteros irregulares. f P2 D2 B2 C2 PR x P1 D1 B1 C1 hhR H1HR CR VG DR fR PR ARFR BR rR sR r1 H1HR H2 A1F1 A2F2 s2 r2 H2 s1

F2 A2

n2

C2

Verdadeira grandeza de polgonos situados em planos no projetantes A1 x B2 F1 n1 AR BRB1 FR VG fR nR hhR CR


Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho Figuras planas - 7

C1

Em cima temos um quadriltero situado num plano de rampa, representado com a ajuda de duas retas oblquas. Essas so as mesmas retas que foram rebatidas para o PHP para determinar a VG do polgono. O vrtice D no precisa de reta de apoio dado que a figura tem os lados paralelos dois a dois. No exemplo ao lado temos um tringulo num plano oblquo, com um vrtice no trao frontal, outro no trao horizontal do plano, e outro na reta horizontal n. O plano e a reta foram rebatidos para o PFP.

Aqui mostra-se como se determina a verdadeira grandeza de um tringulo oblquo, sem representao dos traos do plano onde se situa. Faz-se recurso do tringulo do rebatimento, como se mostrou no captulo Mtodos Geomtricos Auxiliares para rebater planos definidos por duas retas. s2 B2

A2 D2

= C2 (f)n2

x B1 BR A1 n1nR C1CR
=

D1DR s1 AR

VG

BR

sR

Verdadeira grandeza de um tringulo oblquo


Fez-se passar pelo lado [AB] a reta s, de modo a que o plano horizontal que passa por C tenha a um ponto, neste caso o D. Por esses pontos passa a charneira n, em torno da qual se faz rebater o ponto B, comum reta e ao lado [BC]. Os pontos C e D so fixos. Para rebater o ponto A basta desloc-lo na perpendicular charneira, na projeo horizontal.

Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

Figuras planas - 8

Representao de polgonos recorrendo a rebatimentos


Para representar polgonos regulares noutros planos que no os horizontal e frontal necessrio utilizar um mtodo geomtrico auxiliar. Sugere-se o rebatimento, uma vez que outros processos so mais complexos em termos de traado. De notar que, ao contrrio do que aconteceu nas pginas anteriores, aqui os polgonos so primeiro construdos em verdadeira grandeza, e s depois so contrarrebatidos. Para no sobrecarregar os traados no se mostram as construes auxiliares com que se determinam os polgonos rebatidos.

f B2C2 A2D2 Hexgono em plano de topo E2F2 AR xf R BR FR F1 B1 A1


O hexgono est representado em verdadeira grandeza no rebatimento no plano horizontal de projeo, sendo contrarrebatido para o plano de topo onde, obviamente, as suas projees se deformam. Sendo o plano de topo projetante frontal, a projeo frontal do polgono fica reduzida a um segmento de reta.

CR DR

ER

E1 D1

C1

hRh

ffR

A2 B2 BR

AR

E2 Pentgono em plano vertical


O pentgono est representado em verdadeira grandeza no rebatimento no plano frontal de projeo, sendo contrarrebatido para o plano vertical, onde as suas projees se deformam. Sendo o plano de topo projetante horizontal, a projeo horizontal do polgono fica reduzida a um segmento de reta.

ER

D2 xh R

C2

CR

DR

B1 A1 E1 h D1 C1

Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

Figuras planas - 9

Nesta pgina representam-se mais dois polgonos em situaes distintas, j que um se situa num plano de perfil e o outro num plano oblquo.

AR BR DR CR xh R

A2

B2 D2 C2 Retngulo num plano de perfil


O retngulo est representado em verdadeira grandeza rebatido no PFP, sendo contrarrebatido para o plano de perfil. Figuras planas situadas no plano de perfil, que duplamente projetante, ficam reduzidas a segmentos de reta em ambas as projees.

B1 C1 fhfR A1 D1

f F2 Tringulo equiltero num plano oblquo


O tringulo est em verdadeira grandeza rebatido no PHP, sendo contrarrebatido para o plano oblquo. No caso apresentado, o vrtice A situa-se no trao frontal do plano, o B situa-se no trao horizontal, que a charneira do rebatimento. O vrtice C contrarrebatido com o apoio de uma reta horizontal. De reparar que os pontos se deslocam da projeo horizontal para o rebatimento, e vice-versa, na perpendicular charneira. Se se tratasse doutro polgono, com mais vrtices na situao do C, mais retas de apoio se utilizariam.

C2 n2

A2

A1 x F1

B2

C1 AR BRB1 FR n1

fR nR // hR CR nR

hhR

Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

Figuras planas - 10

Aqui mostra-se a representao de um tringulo num plano de rampa, atravs de contrarrebatimentos onde so utilizados processos diferentes.

P2

A2F2 B2 s2 r2 H2 B1 C1 r1 H1HR rR BR sR s1

PR x P1

H2

C2

A1F1

hhR

H1HR

CR

fR

PR

ARFR

P2

A2

B2 PR x P1 B1 hhR BR C2 A1

C1 CR

PR

AR

fR

Tringulo equiltero em plano de rampa


Em cima, para contrarrebater o tringulo, utilizam-se retas auxiliares que contm os vrtices. Em baixo deslocam-se os vrtices rebatidos para a diagonal do ponto de apoio do rebatimento, encontrando-se a partir da, atravs de linhas paralelas ao eixo x, as suas projees. O vrtice A contrarrebate-se diretamente por se situar no trao frontal do plano.

Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

Figuras planas - 11

Aqui mostra-se a representao de um quadrado num plano passante. Sendo este uma variante do plano de rampa, o processo de resoluo apresenta poucas diferenas em relao ao exerccio da pgina anterior. Contudo, convm observ-lo dada a especificidade de alguns pormenores.

D2

C2 A2

B2

xhffR B1 AR A1 BR C1 pR AR D1 CR hfhRp1p2pR DR Quadrado em plano passante


Parte-se aqui do princpio de que foi dado o ponto A e que a partir dele se construiu o quadrado rebatido [ABCD]. Para passar os vrtices A, B e C do rebatimento para as projees utilizou -se um rebatimento auxiliar da reta de perfil p e do plano de perfil , que contm o ponto A. Sendo os lados do quadrado paralelos dois a dois, determinam-se as projees do vrtice D fazendo uso desse aspeto.

Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

Figuras planas - 12

Representao de circunferncias em planos projetantes


Nesta pgina esto representadas circunferncias nas posies frontal, horizontal e de perfil. As primeiras tm sempre representao direta, a de perfil pode ter necessidade da utilizao de um rebatimento. Nestes casos de representao direta no h necessidade de indicar o plano onde a figura se situa, a no ser que o mesmo seja referido num enunciado.

A2

O2

B2

A2 x

O2

B2

A1

O1

B1 A1 O1 B1

Circunferncias horizontal e frontal


esquerda est representada uma circunferncia frontal com afastamento positivo. direita est uma circunferncia horizontal com cota nula. Em ambos os casos, os pontos A e B limitam a figura nos seus pontos de maior e menor abcissa. O ponto O o centro da circunferncia.

C2

C2 E2H2

O2A2B2

O2A2B2 F2G2

D2 xfR BR ER OR DR HR AR Circunferncias de perfil FR GR

D2 B1 E1G1 O1C1D1 F1H1 A1 hfhR

B1

O1C1D1

CR

A1

A circunferncia da esquerda foi representada diretamente, com indicao dos seus pontos de maior e menor afastamento (A e B) e de maior e menor cota (C e D). A da esquerda tem oito dos seus pontos indicados, resultantes da sua diviso em oito partes iguais. Para representar um ponto numa circunferncia de perfil, que no seja nenhum dos quatro esquerda, o rebatimento do plano que a contm o processo mais aconselhvel.
Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho Figuras planas - 13

Nesta pgina esto representados circunferncias em mais dois planos projetantes, o de topo e o vertical. Quando numa das projees resulta uma elipse, esta traada mo livre ou com uma rgua articulvel, tambm chamada cobra.

f H2F2 A2E2O2 C2 xf R HR AR BR B1 CR DR ER hRh C1 D1 E1


B2D2

G2 Circunferncia em plano de topo


A circunferncia de topo fica reduzida a um segmento de reta na projeo frontal e transformada em elipse na horizontal. Para a representar, o mtodo mais eficaz, em termos de traado, o do rebatimento. Por norma divide-se a circunferncia em oito partes iguais e utilizam-se os pontos da resultantes.

A1 H1 O1 G1

GR FR

OR

F1

ffR E2 F2 O2 H2 A2 xhR
D1B1

ER D2 C2 B2 BR AR HR CR OR DR FR

Circunferncia em plano vertical


Esta situao a inversa da anterior. A projeo horizontal um segmento de reta situado no trao homnimo do plano; a projeo frontal uma elipse. Essa elipse tambm aqui representada com recurso a oito pontos da circunferncia obtidos atravs da diviso da circunferncia rebatida em oito partes iguais.

G2

GR

C1

A1E1O1 G1 h H1F1

Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

Figuras planas - 14

Representao de circunferncias em planos no projetantes


Nesta pgina mostra-se a representao de uma circunferncia num plano oblquo. Nesse plano ambas as projees so elipses.

f C2 D2 B2 F2 A2 O2 E2 n2 H2 G2 F2

F1 x A1 H1 HR

B1 C1 O1 G1

FR AR BR fR CR OR

D1 E1 n1

GR

F1

FR

ER DR nR

hhR

Circunferncia em plano oblquo


Para rebater o plano utilizou-se o trao da reta n, que contm o centro da circunferncia. As projees de uma circunferncia oblqua ficam ambas elpticas num plano oblquo. Para determinar essas elipses divide-se a circunferncia rebatida em oito partes iguais e contrarrebatem-se os pontos da resultantes, neste caso com recurso a retas horizontais auxiliares. No se indicam os nomes de mais retas horizontais para no sobrecarregar o traado, e porque o mesmo seria irrelevante dado tratar-se de um processo repetitivo.

Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

Figuras planas - 15

Aqui representam-se circunferncias em planos de rampa, cujas projees tambm so elipses. P2 D2 B2 P1 C1 D1 B1 BR O1 H1 ARA1 HR hhR E2 C2 PR x O2 H2 A2 E1 F1 G1

F2 G2

OR CR DR PR Circunferncia em plano de rampa ER FR

GR

fR

Tambm no plano de rampa as projees de uma circunferncia se transformam em elipses, pelo que tambm se utilizam oito pontos para as determinar. Aqui, para contrarrebater pontos fez-se uso do segmento de reta que serviu de base ao rebatimento do plano.

G2 H2 A2 B2 C2 O2 D2 Circunferncia em plano passante


Comparece-se este traado com o da pgina 9, pois o procedimento o mesmo, com a diferena de que aqui o contrarrebatimento aplicado aos oito pontos necessrios para construir as elipses. Tal como no primeiro exerccio desta pgina, tambm neste a diviso da circunferncia em oito partes iguais (aplicando linhas a 45) leva a que alguns dos pontos fiquem alinhados dois a dois, o que permite reduzir traado.

F2 E2

xhffR C1 AR pR AR HR hfhRp1p2pR
Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

B1 A1 BR H1

D1 DR F1 ER E1

CR
O1

G1 OR

FR GR
Figuras planas - 16

Alterar as posies de tringulos utilizando rotaes


Neste subcaptulo, parte-se sempre do mesmo tringulo oblquo, alterando-o para outras posies. A resoluo de qualquer outra situaes em que a figura est partida noutra posio, depreende se facilmente depois de compreendidas estas. A2 Ar2

D2

B2Br2Dr2(n2) n2 Cr2 A1

Passar um tringulo oblquo para de topo


Esta situao resolve-se utilizando um eixo vertical e uma reta auxiliar horizontal. Rodando a reta para a posio de topo, o tringulo ficar de topo. O ponto D, que pertence reta horizontal e ao tringulo, o primeiro a ser rodado. Depois foi rodado o ponto A com a mesma amplitude. A nova posio do ponto C obtm-se com o alinhamento dos pontos A e D. Para passar este tringulo para vertical utiliza -se um eixo de topo e uma reta auxiliar frontal, que se roda at posio vertical.

C2 x D1 C1 B1Br1(e1)

e2nr1

n1

Ar1 Dr1 Cr1 A2

e2 Ar2

D2 B2BR2 Passar um tringulo oblquo para de rampa


Em relao ao caso anterior, neste roda-se a reta horizontal at posio fronto-horizontal, o que garante que o tringulo fique de rampa. Aqui optou-se por rodar no sentido oposto. Este caso tambm se resolveria com uma reta auxiliar frontal e um eixo de topo.

n2nr2

Dr2

C2 Cr2 x A1 D1 C1 nr1 B1Br1(e1) n1 Ar1 Dr1 Cr1

Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

Figuras planas - 17

As situaes anteriores resolvem-se com uma rotao, as desta pgina resolvem-se com duas. Ar2 A2 Ar2 Br2 n2 C2 x D1 C1 B1Br1(e1) Cr2(e2)Cr2 A1 e2nr1 e1 Br1 n1 Passar um tringulo oblquo para de perfil
O primeiro passo deste exerccio consiste em colocar o polgono na posio de topo, tal como foi mostrado na pgina anterior. S depois, com um eixo de topo contendo o ponto Cr, se rodou a figura para a posio de perfil. Na segunda rotao despreza-se a reta auxiliar n, assim como o ponto D. A posio de perfil tambm se obtm se a primeira rotao colocar o tringulo vertical, com um eixo de topo, aplicando-se na segunda um eixo vertical.

D2

B2Br2Dr2(n2)

Ar1 Dr1

Ar1 Cr1Cr1

A2

Ar2 n2 B2Br2Dr2(n2)

D2 Passar um tringulo oblquo para horizontal


Em relao ao caso anterior, neste roda-se a nova projeo frontal do tringulo mais 90, at posio horizontal. Na segunda rotao despreza-se a reta auxiliar n, assim como o ponto D. Embora no se indique, a projeo horizontal da posio final do tringulo est em VG. Para se colocar o tringulo oblquo na posio frontal, procede-se de forma inversa a esta: primeiro coloca-se a figura na posio vertical, com um eixo de topo e uma reta auxiliar frontal; depois coloca-se na posio pretendida com um eixo vertical.

C2 Cr2(e2)Cr2 x D1 C1 B1Br1(e1) n1 A1 e2nr1 e1

Br2

Ar2

Br1

Ar1 Ar1 Dr1


Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

Cr1Cr1
Figuras planas - 18

Alterar as posies de tringulos utilizando mudanas de planos


Neste subcaptulo utiliza-se o mesmo tringulo das pginas anteriores. Deste modo, mais facilmente se comparam os diferentes procedimentos. A resoluo de situaes em que a figura se encontra partida noutra posio, depreende-se facilmente depois de compreendidas estas.

A4 A2 D2 f2 C2 B2

C4D4(f4)

B4

Passar um tringulo oblquo para vertical


Traa-se uma reta frontal para se saber a direo a dar ao novo eixo x. deslocando os afastamentos dos vrtices obtm-se uma nova projeo frontal que fica, necessariamente, reduzida a um segmento de reta. Para tornar o tringulo de topo utiliza-se uma reta auxiliar horizontal e traa-se o eixo x na perpendicular sua projeo horizontal.

A1

D1 C1 B1

f1

B4 f4
x

D4

A4 C4 Passar um tringulo oblquo para de rampa


Aqui coloca-se o novo eixo x paralelo projeo frontal da reta auxiliar. Deste modo, a reta fica fronto-horizontal, o que prova que o tringulo fica de rampa. Foram deslocadas as medidas dos afastamentos. Este caso tambm se resolveria com uma reta auxiliar horizontal, colocando o novo eixo x paralelo sua projeo horizontal.

A2 D2

f2

B2 C2 x

A1

D1 C1 B1
Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

f1

Figuras planas - 19

As situaes anteriores resolvem-se com uma mudana de plano, estas resolvem-se com duas. C5 Passar um tringulo oblquo para frontal
O primeiro passo deste exerccio consiste em colocar o polgono na posio vertical, tal como foi mostrado na pgina anterior. Com um segundo eixo x paralelo nova projeo obtm-se a posio pretendida, sendo deslocadas as cotas do tringulo vertical. Na segunda mudana de plano despreza-se a reta auxiliar f, assim como o ponto D. Embora no se indique, o tringulo que surge na posio final est em VG. Para colocar a mesma figura na posio horizontal comea-se por coloc-lo de topo, utilizando uma reta auxiliar horizontal. Com o segundo eixo x obtm-se a posio desejada.

A5

B5 A4 A2 D2 f2 C2 B2
x

x
C4D4(f4) B4

A1

D1 C1 B1

f1

A4 A2 D2 f2 C2 B2

C4D4(f4)

B4

B5

A5

C5

Passar um tringulo oblquo para frontal


Tal como no exerccio anterior, o primeiro passo consiste em colocar o polgono na posio vertical. Com um segundo eixo x perpendicular nova projeo obtm-se a posio pretendida, sendo deslocadas as cotas do tringulo vertical. Na segunda mudana de plano despreza-se a reta auxiliar f, assim como o ponto D. Este caso tambm se resolveria com uma primeira posio de topo.
Figuras planas - 20

A1

D1 C1 B1
Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

f1

Figuras planas Exerccios


Representao de polgonos projetantes
1. Representar o tringulo equiltero horizontal [ABC], sabendo que A(3;2;3) o vrtice de menor afastamento, B(4;6;3) o de maior abcissa e C o de menor abcissa. 2. Representar o tringulo issceles frontal [DEF], sabendo que F(-1;2;2) e E(2;5;2) so os vrtices de maior cota e que os lados [DE] e [DF] medem 5cm. 3. Representar o quadrado horizontal [GHIJ], sabendo que G(2;0;2) e H(-2;1,5;2) so vrtices consecutivos e os de menor afastamento. 4. Representar o retngulo frontal [KLMN], sendo K (4;3;1) e M(-2;3;5) dois vrtices opostos da figura. O lado [KN] mede 5,5cm, sendo N o vrtice de menor afastamento. 5. Representar o losango horizontal [PQRS], sendo P(-2;1;2) e R(3;6;2) dois vrtices opostos da figura. Os lados do losango medem 4cm. 6. Representar o hexgono regular frontal [ABCDEF], sendo A(3;4;2) e B(4;4;5) os vrtices situados mais esquerda. 7. Representar o pentgono regular horizontal [GHIJK], inscrito numa circunferncia com 3cm de raio e centro em O(2;4;3), sendo o lado [IJ] vertical e o de menor abcissa. 8. Representar o tringulo vertical [ABC], sabendo as coordenadas dos vrtices A(3;4;4), B(1;?;6) e C(-1;1;2). Determinar tambm a VG desse tringulo. 9. Representar o quadrado [ABCD], situado no plano vertical , que cruza o eixo x num ponto com 2cm de abcissa e faz 55ad. Conhecem-se as coordenadas dos vrtices opostos A(0;4) e C(5;5). 10. Representar o tringulo equiltero [DEF], situado no plano de topo , que cruza o eixo x num ponto com 1cm de abcissa e faz 40ad. Conhecem-se os vrtices E(4;1) e F(5;3). 11. Representar o pentgono regular [ABCDE], situado no plano de topo , que cruza o eixo x num ponto com 1cm de abcissa e faz 45ae. Conhece-se A(0;3) e O(4;3), centro da circunferncia circunscrita ao polgono, e sabe-se que o lado [CD] frontal. 12. Representar quadrado de perfil [JKLM], situado no plano . Os pontos K(1;5) e M(6;3) so dois vrtices opostos do polgono. 13. Representar o pentgono [PQRST], situado no plano de perfil , com 4cm de abcissa. O polgono est inscrito numa circunferncia tangente ao PFP, com 3cm de raio e centro em O(3;4), e o seu lado de maior afastamento vertical.
Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

Representao de polgonos no projetantes


14. Determinar o hexgono regular [ABCDEF], situado no plano , que cruza o eixo x num ponto com -2cm de abcissa, cujos traos frontal e horizontal fazem 55ad e 40ad, respetivamente. O polgono est inscrito numa circunferncia com 3m de raio e centro em O(3;4), e tem dois lados horizontais. 15. Representar o tringulo equiltero [PQR], situado no plano , que cruza o eixo x no ponto de abcissa nula e perpendicular ao 1/3, fazendo o seu trao frontal 40ae. Conhecem-se as coordenadas dos vrtices P(3;0) e Q(0;3). 16. Representar o tringulo equiltero [GHI] com 6cm de lado, situado no plano , que cruza o eixo x num ponto com 2cm de abcissa, fazendo os seus traos frontal e horizontal 55ad e 35ae, respectivamente. Conhece-se G(3;0) e sabe-se que H est sutado no trao frontal do plano. 17. Representar o quadrado [DEFG], situado no plano , que cruza o eixo x num ponto com 1cm de abcissa, fazendo os seus traos frontal e horizontal 55ae e 40ad, respetivamente. Conhecem-se as coordenadas dos vrtices consecutivos D(0;2) e E(3;0). 18. Representar o pentgono regular [JKLMN], situado no plano de rampa , cujos traos tm 4cm de cota e 6cm de afastamento. O polgono est inscrito numa circunferncia com 3,5cm de raio, cujo centro se situa a igual distncia dos dois traos. O lado de maior cota do polgono frontohorizontal. 19. Representar o retngulo [JKLM], situado no plano de rampa . Os vrtices J e K so consecutivos, tm 1cm de cota e 1cm de afastamento, respetivamente, e situam-se na reta r, cujos traos so H (6;5;0) e F(1;0;4). O vrtice M situa -se no trao horizontal do plano. 20. Representar o quadrado [ABCD], situado no plano de rampa , cujos traos tm 2cm de cota e -1,5cm de afastamento. O lado cujos vrtices so os pontos A(6;1;?) e B(1;1;?) o de menor cota. 21. Representar o tringulo equiltero [PQR], situado no plano passante . Conhecem-se os vrtices P(4;2;3) e Q(2;?;7). 22. Representar o hexgono regular [ABCDEF], situado no 1/3. O polgono est inscrito numa circunferncia com 3cm de raio e centro no ponto O(-2:4;4), sendo dois dos seus lados frontohorizontais.

Figuras planas - 21

Verdadeira grandeza de polgonos


23. Determinar a VG do tringulo que tem como vrtices os pontos G(2;0;4), H(2;4;6) e I(2;2;1,5). 24. Determinar a VG do polgono que tem como vrtices os pontos A(3;3;3) B(3;4;1), C(3;2;-2) e D(3;-1;2). 25. Determinar a VG do tringulo de topo que tem como vrtices os pontos E(0;-1;1), F(-2;4;2) e G(-3,5;2;?). 26. Determinar a VG do tringulo vertical que tem como vrtices os pontos J(1;-1;-1), K(5;4;2) e L(3;?;4). 27. Determinar a VG do losango [ABCD], situado no plano oblquo , cujos traos frontal e horizontal fazem 50ae e 40ae, respetivamente, cruzando o eixo x num ponto com -1cm de abcissa. Sabe-se que o ponto A(1;2) o de menor abcissa e que os lados do polgono medem 4cm, sendo [AB] horizontal e [AD] frontal. 28. Determinar a VG do tringulo que tem como vrtices os pontos M(1;3;1), N(-1;0;4) e O(-2;5;2). 29. Determinar as projees e a VG do quadrado [PQRS], situado no plano de rampa . Os pontos A(0;3;0) e C(-2;0;4) so dois vrtices opostos do polgono. 30. Determinar a VG do tringulo situado no plano passante , cujos vrtices so T(6;2;3), U(3;0;0) e V(1;3;?).

Representao de circunferncias no projetantes


36. Representar uma circunferncia com 3,5cm de raio e centro em O(4;5), situada no plano , que cruza o eixo x num ponto com -2cm de abcissa, fazendo os seus traos frontal e horizontal 55ae e 45ae, respetivamente. 37. Representar uma circunferncia com 3,5cm de raio, sendo tangente a ambos os traos do plano onde se situa, que cruza o eixo x num ponto com 3cm de abcissa, fazendo os seus traos frontal e horizontal, 40ad e 50ad, respetivamente. 38. Representar o plano de rampa , cujos traos tm 5cm de cota e 3cm de afastamento. Nesse plano representar uma circunferncia com 3cm de raio, que tangente ao trao horizontal do plano e tem centro no ponto X com -2cm de abcissa. 39. Representar uma circunferncia com 3,5cm de raio e centro no ponto O(6;4), situada no plano passante .

Alterar posies de tringulos utilizando rotaes


40. Representar o tringulo cujos vrtices so os pontos A(2;4;5), B(0;1;1) e C(-2;3;2). Utilizando rotaes, coloc-lo nas seguintes posies: a) de topo b) vertical c) de rampa d) de perfil e) horizontal f) frontal 41. Representar o tringulo equiltero cujos vrtices so os pontos D(4;-1;4), E(3;2;2,5) e F(0;0;5). Utilizando rotaes, coloc-lo nas seguintes posies: a) de perfil b) horizontal c) frontal

Representao de circunferncias projetantes


31. Representar duas circunferncias, uma horizontal com 2,5cm de raio e centro no ponto O(4;4;2), outra frontal com 2cm de raio e centro no ponto O(-3;0;3). 32. Representar duas circunferncias, ambas com 2,5cm de raio, uma horizontal com centro em X(3;-2;4), outra frontal com centro em X( -3;4;-4). 33. Representar uma circunferncia de perfil, com 3cm de raio e centro no ponto Q(2;5;4). Nessa circunferncia marcar o ponto R, com 7cm de afastamento e cota superior de Q. 34. Representar uma circunferncia com 3cm de raio e centro em O(4;4), situada no plano vertical , que cruza o eixo x num ponto com 1cm de abcissa e faz 45ad. 35. Representar uma circunferncia com 3cm de raio e centro em Q(3;3), situada no plano de topo , que cruza o eixo x num ponto com 2cm de abcissa e faz 35ae.

Alterar posies de tringulos utilizando mudanas de planos


42. Representar o tringulo cujos vrtices so os pontos A(2;4;5), B(0;1;1) e C(-2;3;2). Utilizando mudanas de planos, coloc-lo nas seguintes posies: a) de topo b) vertical c) de rampa d) de perfil e) horizontal f) frontal 43. Representar o tringulo equiltero cujos vrtices so os pontos D(4;-1;4), E(3;2;2,5) e F(0;0;5). Utilizando mudanas de planos, coloc-lo nas seguintes posies: a) de perfil b) horizontal c) frontal
Figuras planas - 22

Manual de Geometria Descritiva - Antnio Galrinho

You might also like