You are on page 1of 2

Bruna Oliveira, Daniel Jacoby, Jnifer Chaves, Luis F.

Bartel, Renata Gonalves, Thas Fortes RESUMO DIREITO ADMINISTRATIVO I Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, o Direito Administrativo O ramo do direito pblico que tem por objeto os rgos, agentes e pessoas jurdicas administrativas que integram a Administrao Pblica, a atividade jurdica no contenciosa que exerce e os bens de que se utiliza para a consecuo de seus fins de natureza pblica. (Direito Administrativo. 16. ed. So Paulo: Atlas, 2003, p. 47). As prerrogativas colocam a Administrao em posio de supremacia perante o particular, sempre com o objetivo de atingir o benefcio da coletividade. I- Princpios: LIMPE, supremacia do interesse pblico, especialidade, controle ou tutela, autotutela, hierarquia, continuidade do servio pblico, motivao, proporcionalidade e razoabilidade, segurana jurdica. II- Administrao Direta e Indireta: princpio da especialidade (descentralizao). Administrao Direta: Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal. Administrao Indireta: Autarquias, Empresas Pblicas, Sociedades de Economia Mista, Fundaes e Consrcios Pblicos. As Entidades Estatais e Terceiro Setor no compem a Administrao Direta ou Indireta uma vez que so entes que promovem a cooperao com a Administrao. Exemplo: OAB, SESI/SENAC. Descentralizao: distribuio de funes a entes dotados de personalidade jurdica prpria. Desconcentrao: distribuio de atividades no mbito de uma nica pessoa jurdica.

III- Agentes Pblicos: Agente pblico toda pessoa fsica que presta servios ao Estado e s pessoas jurdicas da Administrao Indireta, independente do regime jurdico ao qual esto submetidos. So os Agentes Polticos, Servidores Pblicos (estatutrios, celetistas ou temporrios) e os Particulares em colaborao com o poder pblico.

IV- Ato Administrativo: Traduz as decises tomadas pela Administrao, direta ou indireta, que produzem efeitos jurdicos: reconhecer, modificar, extinguir direitos ou impor restries e observaes, com observncia da legalidade (papel fundamental). A presuno de legitimidade e veracidade pressupe, por um lado, a certeza dos fatos e, por outro, a legalidade dos atos praticados pela Administrao (atos verdadeiros e praticados com observncia das normas legais pertinentes). Elementos: 1) Agente Competente: analisar se aquele que pratica o ato possui competncia material, territorial e temporal para tanto; 2) Objeto lcito, moral e possvel; 3) Forma: assinatura, data e forma escrita. 4) Motivo: necessrio indicar a necessidade da providncia administrativa.

5) Fim: interesse pblico. Um Ato Administrativo, assim como os atos jurdicos, precisa cumprir os elementos de vigncia, validade e eficcia. Observar: Anulao: ocorre quando h ilegalidade no ato. Revogao: no h ilegalidade, mas a prtica do ato deixou de ser interessante para a Administrao (quesitos de oportunidade e convenincia). A Probidade configura espcie do gnero Moralidade Lei de Improbidade Administrativa n 8.429/92

You might also like