You are on page 1of 2

SIMULADO 1 ANO ENSINO MDIO - LNGUA PORTUGUESA 2013 prof DEUSA NOTA_________ ALUNO:_____________________________________________N___________Srie___________ VALOR 0, 100 ABELHAS CONTRA

A ARMAS DE GUERRA Enxames de abelhas treinadas so a esperana mais recente para combater uma praga que infesta dezenas de pases, as minas terrestres. Tais armas esto entre as perversas invenes do homem. Custam poucos dlares, mas para remov-las so necessrios milhares de dlares e, muitas vezes, o custo de vidas humanas. H milhares de mutilados, muitos deles crianas, em dezenas de pases. Num artigo na revista cientfica Optics Express, o americano Joseph Shaw e seus colegas contam como treinaram abelhas para encontrar minas com 97,5% de acurcia. Eles desenvolveram um sistema a laser que marca e identifica as abelhas rapidamente. As abelhas, na verdade, aprendem a reconhecer o cheiro de uma substncia presente nas minas e que inserida numa mistura doce com a qual so alimentadas. Segundo Shaw, o olfato dos insetos melhor que o de ces e o risco de acidentes reduzido a quase zero. Revista O Globo. Rio de Janeiro, n. 55, ago. 2005, adaptado, p. 50. 1. No texto, afirma-se que (A) muitas crianas ficam mutiladas em funo de minas terrestres. (B) muitos pases gastam milhes de dlares fabricando minas terrestres. (C) o emprego de laser para desarmar minas terrestres barato. (D) o cheiro das abelhas propicia o desarmamento de minas terrestres. 2. O texto deixa subentendido que (A) a utilizao de abelhas um processo rpido e eficaz. (C) jornalistas americanos treinaram abelhas para a pesquisa.

(B) minas terrestres so uma esperana de combate s abelha D) ces reduzem o risco de acidentes com abelhas.

3. A nica opo que apresenta informaes do texto dispostas na ordem fato / conseq uente opinio sobre ele (A) treinamento de abelhas / esperana no combate s minas terrestres (B) perversidade dos homens / mau-trato s abelhas. (C) mutilao de crianas / cura com sistema a laser. (D) acurcia no olfato das abelhas / substituio de abelhas pelos ces 4. Leia as seguintes afirmaes sobre o texto: I. O autor utiliza aspas para destacar um conceito ou expresso de carter cientfico, cujo significado possa ser inacessvel a um leitor comum. II. A referncia a uma revista cientfica de prestgio internacional confere credibilidade ao texto, reforando a veracidade das informaes divulgadas. Sobre as afirmaes acima, pertinente dizer que A) ambas so incorretas. (B) apenas I correta. (C) apenas II correta. (D) ambas so corretas. 5. Leias as frases abaixo. I Gil Vicente um representante do teatro do Classicismo. II As cantigas eram classificadas em : cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escrnio e cantigas de maldizer. III O Humanismo valoriza o antropocentrismo ( concepo de mundo que coloca o homem como centro do Universo). IV O eu lrico sempre masculino - uma caracterstica da cantiga de amor. V A crnica representada por Ferno Lopes no Humanismo. Esto corretas apenas: a) I, II e IV b) I, II e V c) Apenas a III d) II, III, IV e V e) N.d.a.

TEXTO -I RIO - Com dois gols de um iluminado Robinho, que entrou na segunda etapa, o Real Madrid derrotou o Recreativo por 3 a 2, fora de casa, em partida da 26 rodada do Campeonato Espanhol. Ral fez o outro gol do time de Madri, com Cceres e Martins marcando para os anfitries. O Real vinha de duas derrotas consecutivas na competio, justamente as partidas em que o craque brasileiro, machucado, esteve fora. (O Globo on line 02/03/08) 6) Qual o interlocutor preferencial e as informaes que permitem voc identificar o interlocutor preferencial do texto?

TEXTO II O cantor Jerry Adriani interpreta sucessos do disco Forza Sempre, alm de verses em italiano de canes do grupo Legio Urbana e do cantor Raul Seixas. O show acontece hoje no palco da Sala Baden Powell. O Globo on line 02/03/08

7) Qual o interlocutor preferencial e as informaes que permitem voc identificar o interlocutor preferencial do texto?

TEXTO III O problema ecolgico Se uma nave extraterrestre invadisse o espao areo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta no habita uma civilizao inteligente, tamanho o grau de destruio dos recursos naturais. Essas so palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanos obtidos, a humanidade ainda no descobriu os valores fundamentais da existncia. O que chamamos orgulhosamente de civilizao nada mais do que uma agresso s coisas naturais. A grosso modo, a tal civilizao significa a devastao das florestas, a poluio dos rios, o envenenamento das terras e a deteriorao da qualidade do ar. O que chamamos de progresso no passa de uma degradao deliberada e sistemtica que o homem vem promovendo h muito tempo, uma autntica guerra contra a natureza. Afrnio Primo. Jornal Madhva (adaptado). 8) Segundo o Texto II, o cientista americano est preocupado com: (A) a vida neste planeta. (B) a qualidade do espao areo. (D) o seu prestgio no mundo. (E) os seres de outro planeta. 9) Para o autor, a humanidade: (A) demonstra ser muito inteligente. (D) preserva os recursos naturais. (B) ouve as palavras do cientista. (E) valoriza a existncia sadia. (C) age contra sua prpria existncia. (C) o que pensam os extraterrestres.

10) Da maneira como o assunto tratado no Texto II, correto afirmar que o meio ambiente est degradado porque: (A) a destruio inevitvel. (B) a civilizao o est destruindo. (C) a humanidade preserva sua existncia. (D) as guerras so o principal agente da destruio. (E) os recursos para mant-lo no so suficientes. 11) A afirmao: Essas so palavras de um renomado cientista americano. (l. 4 - 5) quer dizer que o cientista : (A) inimigo. (B) velho. (C) estranho. (D) famoso. (E) desconhecido. 12- (FUVEST-SP) TEXTO Essa vida por aqui coisa familiar Mas diga-me retirante, Sabe benditos rezar? Sabe cantar excelncias; ...Morte e vida Severina- Joo Cabral de Melo Neto. 1 3. Qual das frases a baixo refere-se a um Paradoxo: a) Ela faltou verdade neste caso. b) Amor uma dor que di e no se sente. c) O barulho o silncio se alternavam. d) A mim voc no me engana. e) Sem dvida que eu vi com os meus prprios olhos. 14. Assinale a alternativa cujo termo grifado NO linguagem conotativa: a) ... mas um defunto autor, para quem a campa foi outro bero b) Acresce que chovia - peneirava - uma chuvinha mida, triste c) A natureza parece estar chorando a perda irreparvel ... d) ... no discurso que proferiu beira da minha cova. O nmero de slabas mtricas ( ou poticas dos versos do excerto o mesmo do seguinte provrbio: a- a bom entendedor/ meia palavra basta. b- Quem semeia vento/colhe tempestades c- gua mole em pedra dura/ tanto bate at que fura. d- Quem dorme com ces/amanhece com pulgas. e- Cabea de vadio/hospedaria do diabo.

15. O item em que o termo sublinhado est empregado no sentido denotativo : a) Alm dos ganhos econmicos, a nova realidade rendeu frutos polticos. b) ...com percentuais capazes de causar inveja ao presidente. c) Os genricos esto abrindo as portas do mercado... d) ...a indstria disparou gordos investimentos. e) Colheu uma revelao surpreendente:...

BOA SORTE!!!! LEIA MUITO PARA QUE TENHA SUCESSO NA VIDA.

You might also like