You are on page 1of 61

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

Aula 10
Ol, Pessoal! Esta a dcima e ltima aula do curso de Administrao Pblica para Auditor da Receita Federal. Nela, veremos os seguintes itens:
Aula 10 28/08: 12. Controle da Administrao Pblica. 16. Mensurao de desempenho e controle oramentrio.

Boa Aula!

Sumrio
1. CONTROLE DA ADMINISTRAO PBLICA ........................................................... 2 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 2. 3. SEPARAO DOS PODERES NO CONTEXTO BRASILEIRO ..................................................... 4 CONTROLE EXTERNO ............................................................................................. 6 AUTOTUTELA E CONTROLE INTERNO ......................................................................... 11 REVISO JURISDICIONAL DOS ATOS ADMINISTRATIVOS .................................................. 14 CONTROLE SOCIAL ............................................................................................. 17 MENSURAO DE DESEMPENHO E CONTROLE ORAMENTRIO ............................................ 29

PONTOS IMPORTANTES DA AULA ....................................................................... 34 QUESTES COMENTADAS ................................................................................... 35 3.1. 3.2. LISTA DAS QUESTES ......................................................................................... 55 GABARITO ....................................................................................................... 61

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1. Controle da Administrao Pblica


Segundo Zanela DiPietro, o controle da Administrao Pblica, seja ele interno ou externo, :
O poder de fiscalizao e correo que sob ela exercem os rgos dos Poderes Judicirio, Legislativo e Executivo, com o objetivo de garantir a conformidade de sua atuao com os princpios que lhe so impostos pelo ordenamento jurdico.

O controle pode ser classificado de acordo com o rgo que o exerce, como administrativo, legislativo ou judicial. Tambm podemos falar em controle social, que o controle exercido diretamente pela sociedade. Tambm pode ser classificado de acordo com o momento em que exercido. O controle prvio ocorre antes da prtica dos atos administrativos. Tambm chamado de preventivo ou a priori, ocorre quando a o ato ainda no entrou em vigor, ou seja, encontra-se em processo de formao, atravs da autorizao prvia. o controle que se exerce como condio para que o ato adquira eficcia. Como exemplo, temos os seguintes dispositivos constitucionais:
Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional: II - autorizar o Presidente da Repblica a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar; III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder a quinze dias; XV - autorizar referendo e convocar plebiscito; XVI - autorizar, em terras indgenas, a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais; XVII - aprovar, previamente, a alienao ou concesso de terras pblicas com rea superior a dois mil e quinhentos hectares.

O controle concomitante realizado durante a realizao do ato administrativo, acompanhando-o. Tambm chamado de Pari Passu, caracteriza-se pelo fato de o controle ser efetuado no momento em que a conduta administrativa est sendo praticada. H nos dias atuais uma grande tendncia de a fiscalizao acompanhar quase em tempo real o processamento da despesa pblica. Temos como exemplo o acompanhamento da execuo oramentria. O Tribunal de Contas da Unio prev o acompanhamento em seu Regimento Interno:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Art. 241. Acompanhamento o instrumento de fiscalizao utilizado pelo Tribunal para: I examinar, ao longo de um perodo predeterminado, a legalidade e a legitimidade dos atos de gesto dos responsveis sujeitos a sua jurisdio, quanto ao aspecto contbil, financeiro, oramentrio e patrimonial; e II avaliar, ao longo de um perodo predeterminado, o desempenho dos rgos e entidades jurisdicionadas, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais, quanto aos aspectos de economicidade, eficincia e eficcia dos atos praticados.

Por fim, o controle a posteriori, ou repressivo, busca avaliar atos j praticados, quando o ato j provoca seus efeitos. a forma mais comum de controle dos gastos pblicos. Tal controle posterior tem como objetivo corrigir, desfazer ou apenas confirmar os atos j praticados. Outra classificao importante do controle a diferenciao entre interno e externo. O primeiro se realiza dentro do prprio poder, j o segundo ocorre na relao entre os trs poderes, dentro do princpio da separao dos poderes. Aqui preciso tomar cuidado, pois veremos que a CF88 tratou o controle externo de forma especfica, como de competncia do Congresso Nacional. Assim, controle externo pode ser visto de forma geral, como o controle de um poder sobre o outro, ou de forma especfica, como a fiscalizao contbil, oramentria, financeira, operacional e patrimonial, exercida pelo Legislativo com o auxlio dos tribunais de contas. Vamos ver agora a primeira forma. Segundo Montesquieu, para que seja impossvel abusar do poder, preciso que, pela disposio das coisas, o poder freie o poder. Tendo em mente a constituio da Inglaterra, ele tentou harmonizar a viso democrtica de representao poltica com o ideal de limitao do poder do Estado, afirmando que esse resultado conseguido primordialmente com a construo de diversas salvaguardas institucionais e constitucionais no sistema poltico. A atribuio de trs funes do Estado a rgos diferentes, equilibrando os poderes desse Estado pela tripartio em Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judicirio mostrava-se a soluo para a limitao do poder.
H, em cada Estado, trs espcies de poderes: o poder legislativo, o poder executivo das coisas que dependem do direito das gentes, e o executivo das que dependem do direito civil.

Este ltimo se refere ao poder de julgar, dando origem ao Poder Judicirio. O poder na realidade uno, e tem titular nico o povo. A separao de poderes estabelece uma diviso de carter funcional e orgnico quanto ao exerccio das trs funes estatais: a legislativa, a jurisdicional e a administrativa.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A ideia central da diviso dos poderes a de que uma mesma unidade no pode exercer mais de uma funo estatal. O Executivo e o Legislativo no podem ser exercidos por uma mesma unidade porque esta poderia instituir leis tirnicas para execut-las tiranicamente. Se o Judicirio estivesse ligado ao Legislativo, o poder sobre a vida e a liberdade dos cidados seria arbitrrio, pois o juiz seria legislador. Estando ligado ao Executivo, o juiz poderia ter a fora de um opressor. Tudo isso corresponde primeira dimenso da diviso dos poderes de Montesquieu: atribuir as distintas funes estatais a distintas unidades decisrias. Mas, logo Montesquieu se d conta da limitao dessa formulao, porque simplesmente mantendo a exclusividade das distintas funes estatais em favor de distintas unidades decisrias, logo haver a possibilidade de que uma das unidades se imponha s demais. A soluo que ele oferece a criao de mecanismos que forneam uma necessria relao entre as unidades estatais no desempenho de suas funes. Assim, por exemplo, o controle do Legislativo sobre a execuo das leis, as interferncias do Executivo na durao e no momento da reunio da unidade legislativa, a realizao de certos julgamentos por parte do legislativo, e o poder, em favor do executivo, de vetar as leis aprovadas no legislativo. Temos aqui o sistema de freios e contrapesos, que visa a assegurar um equilbrio na atuao dos trs Poderes, sem sobreposio de qualquer deles.

1.1. Separao dos Poderes no Contexto Brasileiro


Atualmente, observa-se uma realidade diversa da separao em trs poderes, com o surgimento do que seriam novos poderes na sociedade. Paulo Bonavides cita: o poder partidrio, o poder politizado das categorias intermedirias (grupos de interesse que logo se convertem em grupos de presso, o poder militar, o poder burocrtico, o poder das elites cientficas, etc. Essa crise sugere a necessidade de se restaurar o equilbrio atravs de um poder mediador, poder neutro, que seria menos uma corrente de interesses, como so os poderes acima mencionados do que uma instituio desinteressada, voltada para as superiores motivaes de ordem geral. Seria um poder capaz de realizar a arbitragem quando as competies polticas colocassem em perigo o fundamento das instituies. Para Benjamin Constant:
O vcio de todas as constituies h sido o de no haver criado um poder neutro, mas o de ter colocado o cume de autoridade de que ele devia acharse investido num desses poderes ativos. Quando os poderes pblicos se dividem e esto prestes a prejudicar-se, faz-se mister uma autoridade neutra, que faa com eles o que o poder judicirio faz com os indivduos. Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 4

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O Brasil serviu de laboratrio para esta ideia do quarto poder. Segundo a Constituio de 1824:
Art. 9. A Diviso, e harmonia dos Poderes Politicos o principio conservador dos Direitos dos Cidados, e o mais seguro meio de fazer effectivas as garantias, que a Constituio offerece. Art. 10. Os Poderes Politicos reconhecidos pela Constituio do Imperio do Brazil so quatro: o Poder Legislativo, o Poder Moderador, o Poder Executivo, e o Poder Judicial. Art. 98. O Poder Moderador a chave de toda a organisao Politica, e delegado privativamente ao Imperador, como Chefe Supremo da Nao, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manuteno da Independencia, equilibrio, e harmonia dos mais Poderes Politicos. Art. 99. A Pessoa do Imperador inviolavel, e Sagrada: Elle no est sujeito a responsabilidade alguma.

Alguns autores defendem este poder moderador, que ele teria sido capaz de manter a estabilidade das instituies nascentes no Imprio, ao mesmo tempo que consolidava a unidade nacional, frente a um continente que observava a fragmentao poltica e o surgimento de repblicas fracas e rivais. Outros autores acreditam que o poder moderador, apesar de no mais previsto nas constituies republicanas, teria sido mantido no mais na figura do Rei, mas das foras armadas. O papel do Exrcito brasileiro naquele largo perodo de nossa histria republicana, salvo poca do Estado Novo, fora o de um quarto poder, restaurador das normas do jogo democrtico, mediante vrias e passageiras intervenes na vida poltica do pas. A CF88 tambm traz o princpio da separao dos poderes:
Art. 2 So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio

Podemos observar tanto a separao dos poderes como o sistema de freios e contrapesos quando fala que eles so harmnicos entre si. Forma-se um intrincado mecanismo de controles recprocos entre os Poderes, de forma que um Poder controle os demais, ao mesmo tempo em que por eles controlado, nas hipteses nela expressamente previstas. O Poder Legislativo controla o Executivo quando, exemplificativamente, autoriza o Presidente da Repblica a declarar a guerra e a celebrar a paz (CF, art. 48, X e XI); susta os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites da delegao legislativa (CF, art. 49, V) ou fiscaliza, com o auxlio do Tribunal de Contas, a execuo do oramento pelos rgos e entidades do Poder Executivo (CF, art. 49, IX). E o Executivo tambm
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 5

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS controla o Legislativo, a exemplo de quando nomeia membros do Tribunal de Contas, rgo vinculado ao Poder Legislativo (CF, art. 61 e 73, 2, I), ou veta os projetos de lei por ele aprovados (CF, art. 66). O Legislativo fiscaliza o Judicirio, quando legisla sobre organizao judiciria (CF, art. 48, IV), aprova ou no a nomeao pelo Presidente da Repblica de membros do Poder Judicirio (CF, art. 48, VIII) ou, at mesmo, instaura uma Comisso Parlamentar de Inqurito para investigar atos relacionados ao Poder Judicirio (CF, art. 58, 3), entre outras hipteses. Reciprocamente, o Legislativo fiscalizado pelo Judicirio, quando este decide acerca da constitucionalidade ou no dos atos normativos por ele editados (art. 102, I, a, e art. 5, XXXV) ou julga seus membros nas infraes penais comuns (art. 102, I, b). E o Executivo fiscaliza o Judicirio quando nomeia os Ministros do STF e do STJ (CF, art. 101 e 104), entre outros Tribunais, ou quando concede indulto e comuta penas (CF, art. 84, XII), entre outras hipteses. E por ele controlado quando, exemplificativamente, o Judicirio aprecia, no controle difuso ou concentrado, a constitucionalidade de atos normativos editados pelo Poder Executivo (CF, art. 102, I, a, e art. 5, XXXV) ou julga o Presidente da Repblica nas infraes penais comuns (CF, art. 102, b).

1.2. Controle Externo


Segundo a CF88:
Art. 70. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

Este o controle externo exercido pelo Congresso Nacional, com a fiscalizao COFOP (contbil, oramentria, financeira, operacional e patrimonial). A fiscalizao Contbil est relacionada aplicao dos recursos pblicos conforme as tcnicas contbeis, verificando se os balanos e demonstrativos contbeis dos rgos e entidades da Administrao Pblica refletem as variaes econmico-financeiras de seu patrimnio, bem como o resultado financeiro, em conformidade com os princpios da contabilidade pblica. J o aspecto Financeiro est relacionado ao fluxo de recursos (ingressos e sadas) geridos pelo administrador, independentemente de serem ou no recursos oramentrios. Enquanto o aspecto Oramentrio analisa a aplicao dos re-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS cursos pblicos conforme as leis oramentrias, acompanhando a arrecadao dos recursos e sua aplicao. A fiscalizao Operacional est relacionada verificao do cumprimento de metas, resultados, eficcia e eficincia da gesto dos recursos pblicos, busca analisar o desempenho dos gestores pblicos. Esta uma novidade da CF88, pelo meio da qual feito o acompanhamento da execuo dos projetos e programas governamentais. Com este tipo de fiscalizao, o TCU afastou-se do estrito controle de legalidade para adentrar a aspectos ligados ao mrito das decises dos gestores da Administrao. Assim, no basta verificar se a despesa cumpriu as formalidades legais e sim se a gesto de recursos foi eficaz e eficiente. Por fim, o aspecto Patrimonial est relacionado ao controle e conservao dos bens pblicos. Aqui o conceito de patrimnio bastante amplo, envolvendo tambm, alm dos bens dominiais, os bens de uso do povo, neles includo o prprio meio ambiente. Tambm em relao ao aspecto patrimonial temos as privatizaes, ou seja, de alienaes do Patrimnio Pblico, de sorte que caber aos rgos de controle avaliar a regularidade da operao. Ainda segundo a CF88:
Pargrafo nico. Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria.

Estes aspectos so os relacionados s pessoas sujeitas fiscalizao. Todas as pessoas, FSICAS ou JURDICAS, PBLICAS ou PRIVADAS, esto obrigadas a prestar contas em razo de UTLIZAREM, ARRECADAREM, GUARDAREM GERENCIAREM ou ADMINISTRAREM bens e valores pblicos. No interessa se a pessoa que est administrando os recursos pblicos pertena Administrao Pblica. O que importa, para efeito de incidncia da fiscalizao e do controle, que os recursos sejam pblicos. Voltando CF88:
Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete:

O controle externo do Congresso Nacional realizado com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. Mas ento, os tribunais de contas so uma entidade subordinada ao Legislativo? A posio institucional dos TCs no sistema jurdico brasileiro um tema polmico, mas o entendimento que prevalece o de que eles possuem autonomia, situando-se fora de qualquer Poder.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O Tribunal de Contas um rgo constitucional dotado de autonomia administrativa e financeira, sem qualquer relao de subordinao com os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. Embora as competncias dos TCs estejam constitucionalmente inseridas no Captulo I, Ttulo IV, dedicado ao Poder Legislativo, esse fato no enseja uma interpretao no sentido de que haja qualquer subordinao administrativa. O TC rgo de permeio, agindo ora numa posio de colaborao com o Poder Legislativo, ora no exerccio de competncias prprias. Para o concurso, temos que entender que o TC um rgo auxiliar, mas sem subordinao ao Legislativo. um rgo independente, integrante da administrao direta. Vamos ver uma questo:

1.

(CESPE/OAB/2007) No que concerne ao TCU, assinale a opo correta.

A) O TCU rgo integrante da estrutura administrativa do Poder Legislativo, com competncia, entre outras, para aprovar as contas do presidente da Repblica. B) O TCU no detm competncia para fiscalizar a aplicao de recursos pblicos feita pelas empresas estatais exploradoras de atividade econmica. C) As decises do TCU de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. D) O Poder Judicirio no pode anular as decises do TCU, sob pena de violao do princpio da separao dos poderes.

O gabarito da questo a letra C. O CESPE deu a seguinte justificativa para o gabarito:


A opo correta a letra C. As decises do Tribunal que resultem imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo, conforme o 3. do art. 71 da CF/88. O TC no integra a estrutura do Poder Legislativo, j que possui competncias prprias no inseridas na competncia do Poder Legislativo. Por outro lado, os Ministros do TC no esto subordinados hierarquicamente ao Parlamento. Por fim, nos termos do inciso I do art. 70 da CF/88, a competncia para julgar as contas do Presidente da Repblica no do TC, mas, sim, do Congresso Nacional, nos termos do inciso IX do art. 49 da CF/88. Nos termos do inciso II do art. 71 da CF/88, o controle do Tribunal de Contas abrange a administrao direta e indireta, no ressaltando a distino entre explorao de atividade econmica e prestadora de servio pblico. Nos termos do inciso XXXV do art. 5. da CF/88, a leso ou ameaa de leso a direito no pode ser afastada da apreciao do poder Judicirio. As decises do TC, como rgo de natureza administrativa, no esto imunes ao controle do poder Judicirio.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Podemos ver que o CESPE claro ao afirmar que o TC no integra a estrutura do Poder Legislativo. Nessa questo, a letra E aborda a possibilidade de o Judicirio anular os atos do TCU. Ela errada porque nenhum ato est imune da anlise judicial. Todas as decises, de quem quer que seja, se submetem ao Judicirio. Porm, este no pode entrar em determinados aspectos das decises do TCU, ele no pode adentrar naquilo que de competncia dos Tribunais de Contas. Segundo Seabra Fagundes:
No obstante isso, o art. 70, 4, lhe comete o julgamento da regularidade das contas dos administradores e demais responsveis por bens e valores pblicos, o que implica investi-lo no parcial exerccio da funo judicante. No bem pelo emprego da palavra julgamento, mas sim pelo sentido definitivo da manifestao da Corte, pois se a regularidade das contas pudesse dar lugar a nova apreciao (pelo Poder Judicirio), o seu pronunciamento resultaria em mero e intil formalismo. Sob esse aspecto restrito (o criminal fica Justia da Unio) a Corte de Contas decide conclusivamente. Os rgos do Poder Judicirio carecem de jurisdio para examin-lo

Segundo Jorge Ulisses Jacoby Fernandes:


o exerccio da funo de julgar no restrito ao Poder Judicirio. Os Tribunais de Contas possuem a competncia constitucional de julgar contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos. O termo julgamento no pode ter outro significado que no corresponda ao exerccio da jurisdio, o qual s efetivo se produzir coisa julgada;

O Judicirio poder apenas rever deciso dos TCs caso haja leso ou ameaa de direito, caso fique comprovada ilegalidade. Porm, no pode entrar no mrito da deciso, naquilo que de competncia dos TCs. Porm, para concursos, temos que entender que os Tribunais no tm funo judiciria, essa apenas do Poder Judicirio. Quanto aos Tribunais de Contas estaduais e municipais, no h qualquer tipo de hierarquia em relao ao TCU, so todos independentes. Disso decorre que no h recurso de suas decises para o TCU. Na maioria dos casos, o Tribunal de Contas do Estado tem jurisdio sobre as contas tanto do governo estadual quanto dos municpios. Em alguns estados existe, alm do tribunal de contas do estadual, o tribunal de contas dos municpios, apenas um TC para todos os municpios. A CF88 proibiu a instituio de TC para municpios individuais, existem apenas aqueles que j haviam sido institudos antes de 1988, os TCs dos municpios de So Paulo e Rio de Janeiro. Como competncias do TCU, a CF88 estabelece:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento; II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico; III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio; IV - realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II; V - fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo; VI - fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio; VII - prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas; VIII - aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio; IX - assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; X - sustar, se no atendido, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal; XI - representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1.3. Autotutela e Controle Interno


Segundo o art. 5 da CF88:
XXXV - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito;

Portanto, no Brasil utilizado o sistema de jurisdio nica, pelo qual o Poder Judicirio tem competncia para decidir de forma definitiva, com fora de coisa julgada, quaisquer litgios trazidos sua apreciao, inclusive aqueles que envolvam a Administrao. Em alguns pases h uma dualidade de jurisdio, como na Frana, em que as decises de matria administrativa no podem ser revistas pelo Judicirio, mas sim pelos tribunais administrativos. Porm, mesmo no caso de jurisdio nica, existe o poder-dever de a Administrao Pblica exercer o controle de seus prprios atos, ao que se d o nome de autotutela administrativa ou princpio da autotutela. Neste caso, o controle pode ocorrer tanto sobre a legalidade quanto sobre o mrito dos atos. Segundo a Smula n 473 do STF:
A Administrao pode anular seus prprios atos quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em qualquer caso, a apreciao judicial.

Assim, no caso de ilegalidade o ato pode ser ANULADO, enquanto no caso de discricionariedade pode ser REVOGADO. No primeiro caso, a Administrao avalia se o ato foi produzido em conformidade com os princpios administrativos, as leis e os atos normativos. No segundo caso, mesmo o ato sendo legal, sem nenhum vcio que retire sua validade, ele poder no ser mais considerado conveniente ou oportuno, quando ento ser revogado. Porm, atos que tenham gerado direito adquirido so irrevogveis. J o sistema de controle interno consiste na ao realizada por rgo com essa atribuio, integrante da estrutura administrativa. Para Jos Afonso da Silva:
A constituio estabelece que os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, mantero, de forma integrada, o controle interno. Trata-se de controle de natureza administrativa, exercido sobre funcionrios encarregados de executar os programas oramentrios e da aplicao do dinheiro pblico, por seus superiores hierrquicos: ministros, diretores, chefes de diviso etc.

O controle interno o que cada Poder exerce sobre seus prprios atos. Esse controle normalmente feito pelo sistema de auditoria, que acompanha a execuo do oramento, verifica a legalidade na aplicao do dinheiro pblico e auxilia o Tribunal de Contas no exerccio de sua misso institucional.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Segundo a CF88:
Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; III - exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio; IV - apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional.

Assim, cada um dos poderes ter um sistema de controle interno, e esse sistema se exercer de forma integrada entre os trs poderes. As competncias dos rgos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal esto definidas no Decreto 3.591/2000:
Art. 11. Compete Secretaria Federal de Controle Interno: I - propor ao rgo Central a normatizao, sistematizao e padronizao dos procedimentos operacionais dos rgos e das unidades integrantes do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal; II - coordenar as atividades que exijam aes integradas dos rgos e das unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, com vistas efetividade das competncias que lhe so comuns; III - auxiliar o rgo Central na superviso tcnica das atividades desempenhadas pelos rgos e pelas unidades integrantes do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal; IV - consolidar os planos de trabalho das unidades de auditoria interna das entidades da Administrao Pblica Federal indireta; V - instituir e manter sistema de informaes para o exerccio das atividades finalsticas do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal; VI - avaliar, no seu mbito, o desempenho dos dirigentes e acompanhar a conduta funcional dos servidores da carreira Finanas e Controle; VII - verificar a consistncia dos dados contidos no Relatrio de Gesto Fiscal, conforme estabelecido no art. 54 da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000;

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


VIII - elaborar a prestao de contas anual do Presidente da Repblica a ser encaminhada ao Congresso Nacional, nos termos do art. 84, inciso XXIV, da Constituio Federal; V - apoiar o rgo Central na instituio e manuteno de sistema de informaes para o exerccio das atividades finalsticas do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal; (Redao dada pelo Decreto n 4.304, de 2002) VI - prestar informaes ao rgo Central sobre o desempenho e a conduta funcional dos servidores da carreira Finanas e Controle; VII - subsidiar o rgo Central na verificao da consistncia dos dados contidos no Relatrio de Gesto Fiscal, conforme estabelecido no art. 54 da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000; (Redao dada pelo Decreto n 4.304, de 2002) VIII - auxiliar o rgo Central na elaborao da prestao de contas anual do Presidente da Repblica, a ser encaminhada ao Congresso Nacional, nos termos do art. 84, inciso XXIV, da Constituio Federal; IX - exercer o controle das operaes de crdito, avais, garantias, direitos e haveres da Unio; X - avaliar o desempenho da auditoria interna das entidades da administrao indireta federal; XI - planejar, coordenar, controlar e avaliar as atividades de controle interno de suas unidades administrativas; XII - verificar a observncia dos limites e das condies para realizao de operaes de crdito e inscrio em Restos a Pagar; XIII - verificar e avaliar a adoo de medidas para o retorno da despesa total com pessoal ao limite de que tratam os arts. 22 e 23 da Lei Complementar no 101, de 2000; XIV - verificar a adoo de providncias para reconduo dos montantes das dvidas consolidada e mobiliria aos limites de que trata o art. 31 da Lei Complementar no 101, de 2000; XV - verificar a destinao de recursos obtidos com a alienao de ativos, tendo em vista as restries constitucionais e as da Lei Complementar no 101, de 2000; XVI - avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Oramentrias; XVII - avaliar a execuo dos oramentos da Unio;

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


XVIII - fiscalizar e avaliar a execuo dos programas de governo, inclusive aes descentralizadas realizadas conta de recursos oriundos dos oramentos da Unio, quanto ao nvel de execuo das metas e dos objetivos estabelecidos e qualidade do gerenciamento; XIX - fornecer informaes sobre a situao fsico-financeira dos projetos e das atividades constantes dos oramentos da Unio; XX - propor medidas ao rgo Central visando criar condies para o exerccio do controle social sobre os programas contemplados com recursos oriundos dos oramentos da Unio; XXI - auxiliar o rgo Central na aferio da adequao dos mecanismos de controle social sobre os programas contemplados com recursos oriundos dos oramentos da Unio; XXII - realizar auditorias sobre a gesto dos recursos pblicos federais sob a responsabilidade de rgos e entidades pblicos e privados, bem como sobre a aplicao de subvenes e renncia de receitas; XXIII - realizar auditorias e fiscalizao nos sistemas contbil, financeiro, oramentrio, de pessoal e demais sistemas administrativos e operacionais; XXIV - manter atualizado o cadastro de gestores pblicos federais; XXV - apurar os atos ou fatos inquinados de ilegais ou irregulares, praticados por agentes pblicos ou privados, na utilizao de recursos pblicos federais, dar cincia ao controle externo e ao rgo Central e, quando for o caso, comunicar unidade responsvel pela contabilidade, para as providncias cabveis.

1.4. Reviso Jurisdicional dos Atos Administrativos


O controle jurisdicional um dos alicerces do princpio da legalidade. Sem um poder externo e imparcial capaz de controlar a legalidade da atuao da Administrao Pblica, no poderamos falar num verdadeiro Estado de Direito. O Judicirio normalmente age num controle a posteriori, ou seja, aps a produo do ato administrativo. Contudo, esse controle tambm pode ser realizado previamente, quando o ato ainda no foi praticado e h ameaa de leso ao direito. Nesse caso, a Justia pode agir por meio de medidas liminares em geral, tanto cautelares como antecipatrias de tutela. necessariamente um controlado provocado, pois vedado ao magistrado atuar de ofcio, sem provocao do interessado. A ao Popular o exemplo mais claro dessa atuao prvia. Nascida em plena ditadura militar, atravs da Lei n 4.717, de 29 de junho de 1965, a Ao PoProf. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 14

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS pular ganhou novo flego ao ser consagrada pelo artigo 5, inciso LXXIII, da Constituio Federal de 1988, que dispe:
Art. 5, LXXIII: qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia;

A Ao Popular pode ter carter preventivo quando se pretende evitar a efetivao do ato ou contrato que venha a causar leso ao patrimnio pblico por ferir o princpio da legalidade ou da legitimidade. Tem carter repressivo quando procura reparar dano decorrente de tal tipo de ato ou contrato administrativo. Pode tambm deter carter corretivo quando procura corrigir o ato mprobo executado pelo administrador e supletivo quando a Administrao Pblica deve fazer ou executar determinado ato obrigado em lei e no o faz, omitindo-se e trazendo prejuzo ao patrimnio pblico. Vimos acima que, segundo a CF88:
XXXV - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito

Porm, o Judicirio no possui competncia para decidir sobre qualquer questo. Os administradores pblicos possuem competncias discricionrias. praticamente impossvel que a lei atinja todos os vrios aspectos de uma atividade administrativa. Quando ela faz isso, dizemos que o poder da Administrao vinculado, porque a lei no deixa opes. A lei estabelece que, diante de determinados requisitos, a Administrao deve agir de tal ou qual forma. Nos casos em que a lei no atinge todos os aspectos da atuao administrativa, quando ela deixa certa margem de liberdade de deciso para autoridade no caso concreto, dizemos que o poder da Administrao discricionrio. Diante de uma situao, a Administrao poder optar por uma dentre vrias solues possveis, todas vlidas perante o direito. Jos dos Santos Carvalho Filho, o poder discricionrio como
A prerrogativa concedida aos agentes administrativos de eleger, entre vrias condutas possveis, a que traduz maior convenincia e oportunidade para o interesse pblico.

Quando falamos em convenincia e oportunidade, estamos nos referindo onde que possvel a discricionariedade. A discricionariedade pode ainda residir no contedo do ato. Um primeiro aspecto ao qual concerne a discricionariedade o momento da prtica do ato. Se a lei nada estabelece, a Administrao esco-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS lhe o momento que lhe parea mais adequado para atingir a consecuo de determinado fim. Aqui temos a oportunidade. A discricionariedade ainda pode dizer respeito a uma escolha entre o agir e o no agir. Quando h um ilcito administrativo, a Administrao atua de forma vinculada, obrigada a agir, a apurar o ilcito. No entanto, depois de realizada a licitao, a Administrao pode ou no celebrar o contrato, ou revogar a licitao, segundo razes de interesse pblico devidamente demonstradas. Aqui temos a discricionariedade sob a forma da convenincia. Com relao ao contedo, ou objeto, o ato ser vinculado quando a lei estabelecer apenas um objeto possvel para atingir determinado fim. Por exemplo, quando a lei prev uma nica penalidade possvel para punir uma infrao. Ser discricionrio quando houver vrios objetos possveis. o que ocorre quando a lei diz que, para uma determinada infrao, a Administrao pode punir com as penas de suspenso ou multa. Nos casos de discricionariedade, o Judicirio no pode atuar sobre o mrito, ou seja, sobre o trip visto acima: convenincia, oportunidade e contedo. No entanto, o Judicirio poder fazer o controle da discricionariedade, aqui que entram os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. O princpio da razoabilidade aplica-se na aferio da legitimidade de atos discricionrios, em especial daqueles que estabelecem limitaes ou condicionamentos ao exerccio de direitos ou atividades individuais, impem obrigaes ou aplicam sanes. Ele acabou dividido em trs subprincpios: a adequao, a necessidade e a proporcionalidade em sentido estrito. A adequao traduz uma exigncia de compatibilidade entre o fim pretendido pela norma e os meios por ela enunciados para sua consecuo. A necessidade diz respeito ao fato de a medida restritiva de direitos ser indispensvel preservao do prprio direito por ela restringido ou a outro em igual ou superior patamar de importncia, isto , o ato que restringe direito s deve ser edita se for indispensvel. Por ltimo, o subprincpio da proporcionalidade em sentido estrito diz respeito valorao entre o direito que est sendo protegido em comparao com o que est sendo restringido. O juzo de proporcionalidade permite um equilbrio entre o fim almejado e o meio empregado, ou seja, o resultado obtido com a interveno na esfera de direitos do particular deve ser proporcional carga coativa da mesma. Vamos ver um exemplo. Para acabar com os congestionamentos em uma via, a prefeitura decide alarg-la. Mas, para isso, ter que utilizar parte dos terrenos que esto ao longo da via, desapropriando-os. O ato ser adequado se est medida for realmente a melhor soluo para o trnsito, se ela realmente vai reduzir os congestionamentos. Talvez a soluo fosse retirar os semforos.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O ato necessrio se h realmente congestionamentos e isso prejudica a qualidade de vida da populao. Por fim, ser proporcional se a parcela dos terrenos no exceder ao necessrio. Assim, se a desapropriao de um metro suficiente, ser desproporcional a desapropriao de trs metros. Entre os limites do controle jurisdicional podemos citar: Os atos normativos editados pelo Poder Legislativo, ou pelo Poder Executivo, quando ofensivos diretamente Constituio s podem ser invalidados pelo Judicirio em sede de controle concentrado de constitucionalidade; Os atos exclusivamente polticos so insuscetveis de controle judicial. Tais atos so aqueles praticados pelas mais altas autoridades da Repblica com extrema discricionariedade, no uso de suas atribuies constitucionais (por exemplo, autorizao do Presidente da Repblica para que foras estrangeiras penetrem no territrio nacional ou nele permaneam temporariamente; nomeao de Ministros de Estado, fixao de metas de governo etc). Todavia, ressalva a Professora Di Pietro que os atos quase polticos ou no exclusivamente polticos, assim entendidos aqueles que afetem ou possam afetar direitos individuais, podem ser controlados pelo Judicirio quanto sua legalidade; Os atos interna corporis, aqueles praticados no mbito da competncia exclusiva dos Poderes Legislativo e Judicirio, com vistas ao funcionamento interno de seus rgos, como os Regimentos da Cmara e do Senado, desde que no afrontem a Constituio, tambm so imunes ao controle judicial.

1.5. Controle Social


O conceito de controle social se refere ao espao de controle da Administrao Pblica que se d com a participao da Sociedade Civil, ou seja, por pessoas e instituies que no esto vinculadas estrutura governamental. A eleio uma das formas de a sociedade exercer o controle sobre os governantes. Elas so muito importantes no s porque estabelecem mandatos com origem nos cidados, mas tambm porque podem mudar as pessoas em posies de autoridade. Uma das formas de participao popular na esfera pblica justamente a eleio direta para os integrantes de todas as casas legislativas e para o chefe do executivo em todos os nveis de governo. No entanto, exis-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS tem outras formas de a sociedade influenciar politicamente a determinao das polticas pblicas de forma mais continuada. A participao permite que pessoas ou grupos possam influenciar e se fazer presentes na discusso da agenda pblica e tambm na formulao, execuo e avaliao das polticas pblicas. A participao permite uma distribuio mais equitativa do poder e uma maior visibilidade dos problemas sociais. Trata-se de um modo privilegiado em que os cidados e as organizaes que os agrupam podem fazer valer suas opinies no perodo entre uma eleio e outra. Ela permite uma maior transparncia ao sistema administrativo e agiliza a considerao dos problemas sociais mais relevantes. O controle social pode ser definido de diversas formas. Vamos ver as mais importantes:
Capacidade que tem a sociedade organizada de intervir nas polticas pblicas, interagindo com o Estado na definio de prioridades e na elaborao dos planos de ao do municpio, estado ou do governo federal. Poder legtimo utilizado pela populao para fiscalizar a ao dos governantes, indicar solues e criar planos e polticas em todas as reas de interesse social.

Algo importante que podemos guardar destas definies que o controle social no significa apenas fiscalizao, mas tambm, e principalmente, participao. Vamos ver uma questo do CESPE:

2. (CESPE/SGA-ESP/2006) Entre os mecanismos que concretizam os princpios constitucionais de democratizao e de controle social, incluem-se os conselhos de polticas pblicas e as conferncias.

A questo certa, j que os conselhos de polticas pblicas e as conferncias so mecanismos que permitem sociedade participar das decises. O controle social pressupe um avano na construo de uma sociedade democrtica e que determina alteraes profundas nas formas de relao do aparelho de Estado com o cidado. Atravs da reforma e modernizao do aparelho do Estado possvel se criar mecanismos capazes de viabilizarem a integrao dos cidados no processo de definio, implementao e avaliao da ao pblica. Alm disso, o controle social uma forma de se estabelecer uma parceria eficaz e gerar a partir dela um compromisso entre poder pblico e populao

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS capaz de garantir a construo de sadas para o desenvolvimento econmico e social do pas. Segundo Bobbio:
Por controle social se entende o conjunto de meios de interveno, quer positivos quer negativos, acionados por cada sociedade ou grupo social a fim de induzir os prprios membros a se conformarem s normas que a caracterizam, de impedir e desestimular os comportamentos contrrios s mencionadas normas, de restabelecer condies de conformao, tambm em relao a uma mudana do sistema normativo.

O controle social corresponde a um conjunto de mecanismos pelos quais os cidados e entidades da sociedade civil organizada exercem o monitoramento e a avaliao externa das polticas pblicas e da ao governamental. Pressupe que haja descentralizao do Estado em direo sociedade, ou seja, a participao da populao na gesto pblica e a possibilidade do cidado em controlar instituies e organizaes governamentais para verificar o bom andamento das decises tomadas em seu nome. Oferecer controle social populao governar de modo interativo, equilibrando foras e interesses, e promovendo maior organizao das diversas camadas sociais de forma a buscar melhores padres de equidade. Os meios de exerccio do controle social tm como pilar a fiscalizao das aes pblicas, mas o seu papel muito mais amplo. Visam, sobretudo, a indicar caminhos, propor ideias e promover a participao efetiva da comunidade nas decises de cunho pblico. Nesse contexto pode-se dizer que o controle social pode apresentar aspectos de: Monitoramento legal: os instrumentos que, acordo com a lei, tm a funo de controlar as funes pblicas, seja movendo aes para a averiguao, seja recorrendo aos rgos competentes, ou mesmo no cumprimento da prpria misso institucional, da qual as aes no seriam resultado de movimentos externos, mas inerentes do exerccio da prpria funo, Monitoramento autnomo, que surgem da prpria necessidade social e acabam por intervir diretamente como instrumento de controle, como os Sindicatos, Associaes, Ouvidorias Independentes, Partidos Polticos etc. Portanto, a principal diferena entre o monitoramento legal para o autnomo que o instrumento est previsto em alguma lei como mecanismo de controle social. Vamos ver alguns desses instrumentos.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS a) Constituio Federal

A CF88 prev diversos mecanismos de controle social:


Art. 1. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

Alexandre de Moraes, analisando esse dispositivo dentro do contexto do princpio democrtico, afirma que:
O princpio democrtico exprime fundamentalmente a exigncia de integral participao de todos e de cada uma das pessoas na vida poltica do pas, a fim de garantir-se o respeito soberania popular. Como possvel verificar, a partir do Direito Constitucional comparado, modernamente a soberania popular exercida em regra por meio da Democracia representativa, sem, contudo, descuidar-se da Democracia participativa, uma vez que so vrios os mecanismos de participao mais intensa do cidado nas decises governamentais (plebiscito, referendo, iniciativa popular), bem como so consagrados mecanismos que favorecem a existncia de vrios grupos de presso (direito de reunio, direito de associao, direito de petio, direito de sindicalizao).

O dispositivo afasta qualquer dvida sobre a titularidade do poder poltico no Estado brasileiro: o povo. Este, titular nico e absoluto do poder poltico, pode exerc-lo diretamente, mediante a utilizao de um dos diversos instrumentos de participao prescritos na Constituio, ou indiretamente, mediante a eleio de seus representantes nos Poderes Legislativo e Executivo.
Art. 14. A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular.

O direito de sufrgio a essncia do direito poltico, expressando-se pela capacidade de eleger e ser eleito. Assim, o direito de sufrgio apresenta-se em seus dois aspectos: Capacidade Eleitoral Ativa (direito de votar alistabilidade). Capacidade Eleitoral Passiva (direito de ser votado elegibilidade). O direito ao sufrgio pode ser classificado em universal ou restrito. O primeiro ocorre quando todas as pessoas possuem direito de votar concedido a todos os nacionais, independentemente de fixao de condies de nascimento, eco-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS nmicas, culturais ou outras condies especiais. A existncia de requisitos como a necessidade de alistamento eleitoral e idade mnima no retiram a universalidade do sufrgio. J o sufrgio restrito existe quando o direito de voto concedido em virtude da presena de determinadas condies especiais possudas por alguns nacionais. O sufrgio restrito poder ser censitrio, quando o nacional ter de preencher qualificao econmica (renda, bens, etc.), ou capacitrio, quando necessitar apresentar alguma caracterstica especial (sexo, natureza intelectual, etc.). A iniciativa popular um instrumento da democracia direta que torna possvel populao apresentar projetos de lei para serem votados por Deputados e Senadores. Segundo a CF88:
Art. 61. 2 - A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles.

J o art. 31, 3, permite que qualquer contribuinte examine e aprecie as constas do Municpio:
Art. 31 - A fiscalizao do Municpio ser exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. 3 - As contas dos Municpios ficaro, durante sessenta dias, anualmente, disposio de qualquer contribuinte, para exame e apreciao, o qual poder questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

O art. 62, 2 dispe sobre a participao popular nas leis complementares e ordinrias junto Cmara dos Deputados:
Art. 61 - A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados, na forma e nos casos previstos nesta Constituio. 2 - A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles.

O art. 5, inciso XXXIII prev que todo o cidado tem o direito informao:
Art. 5, XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero pres-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


tadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado;

Ao mesmo tempo, a Carta Constitucional criou o direito de petio:


XXXIV - so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas a) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direito ou contra ilegalidade ou abuso de poder;

b)

Ao Popular

Nascida em plena ditadura militar, atravs da Lei n 4.717, de 29 de junho de 1965, a Ao Popular ganhou novo flego ao ser consagrada pelo artigo 5, inciso LXXIII, da Constituio Federal de 1988, que dispe:
Art. 5, LXXIII: qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia;

Hoje um importante instrumento de exerccio da cidadania e do controle social sobre a Administrao Pblica, que permite ao particular fiscalizar a atuao de seus representantes pblicos, servidores e agentes que tratam da coisa pblica em todos os nveis hierrquicos administrativos. Seu conceito e abrangncia so definidos por Hely Lopes Meirelles:
o meio constitucional posto disposio de qualquer cidado para obter a invalidao de atos ou contratos administrativos ou a estes equiparados ilegais e lesivos do patrimnio federal, estadual e municipal, ou de suas autarquias, entidades paraestatais e pessoas jurdicas subvencionadas com dinheiros pblicos.

Segundo Maria Sylvia Zanella di Pietro, ao popular


a ao civil pela qual qualquer cidado pode pleitear a invalidao de atos praticados pelo poder pblico ou entidades de que participe, lesivos ao patrimnio pblico, ao meio ambiente, moralidade administrativa ou ao patrimnio histrico e cultural, bem como a condenao por perdas e danos dos responsveis pela leso.

Promover a defesa do patrimnio pblico combater danos morais e patrimoniais causados contra o errio por agentes, servidores e representantes pblicos corruptos, por abuso de poder ou m gesto do dinheiro pblico como, por exemplo, obras com preos superfaturados, contratao de servidores no servio pblico sem prvio concurso pblico, concesso de benefcios fiscais, administrativos e creditcios ilegais, dentre outros.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A Ao Popular pode ter carter preventivo quando se pretende evitar a efetivao do ato ou contrato que venha a causar leso ao patrimnio pblico por ferir o princpio da legalidade ou da legitimidade. Tem carter repressivo quando procura reparar dano decorrente de tal tipo de ato ou contrato administrativo. Pode tambm deter carter corretivo quando procura corrigir o ato mprobo executado pelo administrador e supletivo quando a Administrao Pblica deve fazer ou executar determinado ato obrigado em lei e no o faz, omitindo-se e trazendo prejuzo ao patrimnio pblico. A ao ao mesmo tempo constitutiva e condenatria, uma vez que o que se pleiteia ao rgo jurisdicional : A anulao do ato lesivo; A condenao dos responsveis ao pagamento de perdas ou danos, ou restituio de bens ou valores. No necessria a comprovao da lesividade do ato, ou seja, de que houve efetivo dano material, pecunirio. Desde que o ato seja ilegal, j cabvel a ao popular. Outro beneficio da ao popular que mesmo no tendo a disposio todos os documentos necessrios para provar os fatos alegados, podese iniciar a ao e requerer ao Juiz que requisite os documentos que faltam diretamente ao rgo que for mencionado na ao.

c)

Mandado de Injuno

O mandado de injuno est previsto na Constituio da Repblica de 1988, sob o art. 5, LXXI:
Art. 5, LXXI - conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania;

Trata-se de uma importante ferramenta garantidora de direitos bsicos. So duas as condies para o seu cabimento: Ausncia de normas regulamentadoras Impedimento do exerccio dos direitos constitucionais. Portanto, no basta que haja a ausncia de norma regulamentadora. Se no h impossibilidade de exerccio do direito, a ao no cabvel.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A Constituio no fala nada a respeito da legitimidade ativa para o mandado de injuno, o que nos leva a crer que parte legtima para impetrar o mandado de injuno toda pessoa, fsica ou jurdica, que por falta de uma regulamentao se veja impedida de exercitar direito previsto na Constituio. O STF tambm vem admitindo o mandado de injuno coletivo, proposto por entidades associativas na defesa dos interesses de seus filiados. Por norma regulamentadora entende-se desde leis at portarias, ou seja, pode ter natureza legal ou regulamentar. O mandado de injuno se configura, assim, como uma forma de se criar e estabelecer um princpio de respeito norma constitucional, mesmo que no haja lei regulamentar, para que autoridade pblica no abuse do poder que ora se encontra investido. H diferentes correntes sobre os efeitos de uma deciso em mandado de injuno, que se dividem em duas grandes teorias: concretista e no concretista. Pelo entendimento concretista, a deciso dada em um mandado de injuno constitutiva, capaz de declarar a omisso legislativa e implementar o exerccio do direito at que se elabore a lei pelo poder competente. A posio concretista ainda se divide em concretista geral e concretista individual. Pela concretista geral os efeitos da deciso so erga omnes, pela concretista individual a deciso s tem efeitos para o impetrante do mandado de injuno. A posio concretista individual desmembra-se em duas: a concretista individual direta, pela qual o Judicirio, aps reconhecer a omisso legislativa, imediatamente estabelece a norma aplicvel para o caso concreto, implementando desde j o exerccio do direito para o autor da ao; e a concretista individual intermediria, segundo a qual o Judicirio, uma vez reconhecida a omisso, num primeiro momento deve fixar um prazo para que o rgo ou autoridade competente elabore a norma; permanecendo a inrcia, o Judicirio fixa a regulamentao para o caso em concreto. Em sentido oposto, a corrente no concretista entende que a deciso do mandado de injuno tem a finalidade de apenas reconhecer formalmente a inrcia do legislativo, no estabelecendo qualquer medida jurisdicional que estabelea prontamente condies que viabilizem o exerccio do direito. O STF adotava predominantemente o entendimento no concretista. Em regra, o STF entendia que cabe ao Poder Judicirio to-somente dar cincia ao rgo omisso. Por tal posio, pode-se concluir, na lio de Vicente Paulo, que a deciso proferida em mandado de injuno tem eficcia declaratria reconhecendo a inconstitucionalidade da omisso e mandamental cientificando o rgo ou a autoridade competente sobre sua mora na edio da norma regulamentadora.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Excepcionalmente, tem a Corte adotado, em algumas de suas decises, uma posio mais prxima da corrente concretista. Entende a Corte que cabvel a fixao de prazo para a edio da norma regulamentadora quando o Estado tiver dupla sujeio passiva no caso, o que se configura, nesse contexto, quando o Estado, alm de ser o responsvel pela elaborao da norma, tambm ocupar o plo passivo nas relaes jurdicas que resultariam do exerccio do direito, o que se encontra inviabilizado pela inexistncia da norma. o caso de uma imunidade tributria, que precisaria de norma do executivo para que a empresa deixasse de pagar o imposto. O Estado o plo passivo na relao da imunidade, uma vez que recebe os recursos, e na edio da norma. Contudo, ao julgar mandado de injuno acerca do direito de greve dos servidores pblicos, o STF determinou que se utilizasse a Lei de Greve do setor privado. O CESPE e a ESAF cobraram questes aps este julgamento:

3. (CESPE/TRF-5/2007) A matria acerca dos efeitos da deciso no mandado de injuno no est solucionada em definitivo no mbito do STF. Controverte-se a possibilidade de a prestao jurisdicional no se limitar declarao da mora legislativa, mas de assegurar, no caso concreto, o exerccio do direito pleiteado, bem assim de fixar prazo ao rgo do qual emana a omisso. 4. (ESAF/PFN/2007) A conformao constitucional do mandado de injuno tem recebido novas leituras interpretativas do Supremo Tribunal Federal, motivo pelo qual a deciso nele proferida no se encontra mais limitada possibilidade de declarao da existncia da mora legislativa para a edio da norma regulamentadora especfica, sendo atualmente aceitvel a possibilidade, dentro dos limites e das possibilidades do caso concreto, de uma regulao provisria pelo prprio Judicirio.

As duas questes so CERTAS. Creio que no podemos ainda dizer em definitivo que o STF adota a posio concretista, mas podemos observar que se abriu uma possibilidade ampla dele regulamentar o caso concreto. Com base no histrico das decises do STF, a posio dominante a no-concretista. Contudo, a tendncia recente que a Corte esteja revendo esta posio.

d)

Mandado de Segurana Coletivo

O Mandado de Segurana Coletivo outra inovao da CF/88. Ele foi criado com o objetivo de permitir que determinadas pessoas jurdicas fossem a juzo em defesa de direitos lquidos e certos pertencentes a uma coletividade ou

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS categoria de pessoas. Assim, evita-se a avalanche de aes idnticas, propostas por cada um dos membros do grupo, permitindo-se que essas pessoas jurdicas, atuando em nome prprio, defenda-os coletivamente em juzo. Segundo o STF, o mandado de segurana coletivo se sujeita s mesmas exigncias e princpios bsicos que o mandado de segurana individual: Violao ou ameaa de violao a direito lquido e certo; Ilegalidade ou abuso de poder; Ato de autoria de autoridade pblica ou de agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies tpicas do Poder Pblico. Os legitimados para a propositura do mandado de segurana coletivo esto elencados no art. 5, LXX da CF, que assim dispe:
LXX o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por: a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

Um detalhe interessante que traz enorme reforo na justificativa legal para o instrumento, bem como outras formas de participao popular, est na Declarao do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, quando se refere ao Princpio da Participao, baseado no artigo 225 da Constituio Federal e que estabelece a participao da coletividade para a preservao do meio ambiente: participao na elaborao de leis, participao nas polticas pblicas atravs de audincias pblicas e participao no controle jurisdicional atravs de medidas judiciais como ao civil pblica, mandado de segurana coletivo, mandado de injuno e ao popular. O objeto do mandado de segurana coletivo ser um direito dos associados, independentemente de guardar vnculo com os fins prprios da entidade impetrante, exigindo-se, entretanto, que o direito esteja compreendido na titularidade dos associados e que exista em razo das atividades exercidas por eles, mas no se exigindo que o direito seja peculiar, prprio da classe. O mandado de segurana coletivo no pode ser utilizado em substituio ao popular, por meio da qual se defendem interesses de toda a coletividade. indispensvel que o interesse defendido por meio do writ corresponda a um direito subjetivo lquido e certo dos membros da classe ou categoria, originando-se do exerccio de suas atividades e que a eles pertena, mesmo que no lhes seja exclusivo, pertencendo tambm aos membros de outras coletividades

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS ou aos indivduos em geral. Enfim, no mandado de segurana coletivo buscase a satisfao de direitos lquidos e certos pertencentes aos membros da categoria, mesmo que de modo no-exclusivo, ao passo que na ao popular busca-se a satisfao de interesses no pertencentes ao prprio impetrante, mas sim coletividade. Logo, o mandado de segurana no poder ser utilizado em substituio ao popular, e vice-versa.

e)

Ao Civil Pblica

Quando se fala em controle social, abre-se um leque de interesses voltados a toda comunidade. Por isso, este controle no deve ser exercido somente sobre os atos da Administrao Pblica, mas tambm sobre os atos de particulares que atentem contra o patrimnio da coletividade. A Lei n 7.347/85 teve papel fundamental e inovador na tutela dos interesses coletivos e difusos, trazendo a ao civil pblica para o ordenamento jurdico brasileiro. Por se tratar de direitos e interesses inerentes a toda a sociedade, deu ao Ministrio Pblico ampla legitimidade para atuar, tanto como parte quanto como rgo fiscalizador dos danos eventuais e efetivos coletividade. o instrumento processual para a defesa dos interesses relativos ao meio ambiente, bens e direitos de valor histrico, turstico, artstico, esttico, paisagstico, dos deficientes fsicos, investidores do mercado de capitais e direitos fundamentais das crianas e dos adolescentes, amparando interesses coletivos e que so chamados de direitos difusos, coletivos e individuais homogneos. Segundo a Lei da Ao Civil Pblica:
Art. 1: regem-se pelas disposies desta lei, sem prejuzo da ao popular, as aes de responsabilidade por danos morais e patrimoniais causados: I - meio ambiente; II - ao consumidor; III - a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico; IV - a qualquer outro interesse difuso ou coletivo; V - por infrao da ordem econmica.

Os interesses ou direitos difusos dizem respeito a um conjunto indeterminado de cidados entre os quais no existe qualquer vnculo jurdico e a reparao do prejuzo sofrido ou direito lesado no pode ser quantificado ou divisvel. o que ocorre, por exemplo, nos crimes contra o meio ambiente. Os interesses ou direito coletivos so aqueles inerentes a um conjunto determinado de pessoas, so indivisveis, mas existe uma ligao jurdica entre os
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 27

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS membros do grupo ou com a parte que pratica o ato lesivo, pois fazem parte de um grupo, categoria ou classe. Como exemplo, temos o aumento ilegal e diferenciado das prestaes de um consrcio, que atinge o interesse coletivo do grupo consorciado de forma linear. At 1997 a sentena proferida em ao civil pblica fazia coisa julgada erga omnes, exceto se o pedido fosse rejeitado por deficincia de provas, hiptese em que qualquer legitimado poderia intentar outra ao, com idntico fundamento, valendo-se de nova prova. Com a inovao, pretendeu-se restringir a coisa julgada erga omnes aos limites da competncia territorial do rgo prolator da deciso.
Art. 16. A sentena civil far coisa julgada erga omnes, nos limites da competncia territorial do rgo prolator, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficincia de provas, hiptese em que qualquer legitimado poder intentar outra ao com idntico fundamento, valendo-se de nova prova. (Redao dada pela Lei n 9.494, de 10.9.1997)

possvel que seja discutida a constitucionalidade de lei mediante ao civil pblica, mas a deciso no ter o efeito erga omnes, ocorrendo apenas o controle incidental. Na ao civil pblica, a inconstitucionalidade invocada como fundamento, como causa de pedir, constituindo questo prejudicial ao julgamento do mrito. A constitucionalidade questo prvia (decidida antes do mrito da ao principal) que influi (prejudica) na deciso sobre o pedido referente tutela do interesse pblico. Tm legitimidade para propor a ao principal e a ao cautelar: Ministrio Pblico; Defensoria Pblica; Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; Autarquia, empresa pblica, fundao ou sociedade de economia mista; Associao que, concomitantemente Esteja constituda h pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil; Inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteo ao meio ambiente, ao consumidor, ordem econmica, livre concorrncia ou ao patrimnio artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1.6. Mensurao de desempenho e controle oramentrio


A Lei de Responsabilidade Fiscal trouxe dispositivos acerca do controle oramentrio. Para efeito da LRF, consideram-se instrumentos de transparncia: A LOA, LDO e o PPA; As prestaes de contas e o respectivo parecer prvio; O Relatrio Resumido da Execuo, o Relatrio de Gesto Fiscal e a verso simplificada de ambos. Divulgao dos resultados de gesto e de polticas pblicas em todos os meios de comunicao possveis; Incentivo participao popular; Audincias pblicas durante a elaborao e dos oramentos; Divulgao de informaes pormenorizadas sobre a execuo oramentria e financeira, em meios eletrnicos de acesso pblico; Adoo de sistema integrado de administrao financeira e controle, que atenda a padro de qualidade estabelecido pelo Executivo Federal; Disponibilizao de informaes referentes a: quanto despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execuo da despesa, no momento de sua realizao, com a disponibilizao mnima dos dados referentes ao nmero do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao servio prestado, pessoa fsica ou jurdica beneficiria do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatrio realizado; quanto receita: o lanamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinrios. Disponibilizao das contas apresentadas pelo Chefe do Poder Executivo, durante todo o exerccio, no Poder Legislativo e no rgo tcnico responsvel pela sua elaborao. A prestao de contas da Unio conter demonstrativos do Tesouro Nacional e das agncias financeiras oficiais de fomento, includo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social, especificando os emprstimos e financiamentos concedidos com recursos oriundos dos oramentos fiscal e da seguridade social e, no caso das agncias financeiras, avaliao circunstanciada do impacto fiscal de suas atividades no exerccio.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Alm de obedecer s demais normas de contabilidade pblica, a escriturao das contas pblicas observar as seguintes: A disponibilidade de caixa constar de registro prprio, de modo que os recursos vinculados a rgo, fundo ou despesa obrigatria fiquem identificados e escriturados de forma individualizada; A despesa e a assuno de compromisso sero registradas segundo o regime de competncia, apurando-se, em carter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa; As demonstraes contbeis compreendero as transaes e operaes de cada rgo, fundo ou entidade da administrao direta, autrquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente; As receitas e despesas previdencirias sero apresentadas demonstrativos financeiros e oramentrios especficos; em

As operaes de crdito, as inscries em Restos a Pagar e demais formas de financiamento ou assuno de compromissos junto a terceiros devero evidenciar o montante e a variao da dvida pblica no perodo, detalhando, pelo menos, a natureza e o tipo de credor; A demonstrao das variaes patrimoniais dar destaque origem e ao destino dos recursos provenientes da alienao de ativos. Estes dispositivos tm como objetivo acrescentar controles s novidades trazidas pela lei. Por exemplo, o primeiro deles visa a permitir o controle da separao das disponibilidades de caixa da previdncia das demais. Alm disso, ele busca tambm permitir o controle do disposto no pargrafo nico do art. 8.
Pargrafo nico. Os recursos legalmente vinculados a finalidade especfica sero utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculao, ainda que em exerccio diverso daquele em que ocorrer o ingresso.

Assim, se os recursos vinculados a finalidade especfica no podem ser utilizados para atender outras despesas, mesmo que em exerccio subsequente, necessrio que haja uma individualizao do registro de disponibilidades vinculadas a rgo, fundo ou despesa obrigatria. Para fins de dar consistncia e transparncia na fiscalizao, a escriturao contbil das operaes realizadas pelos entes da federao dever ser efetuada de forma padronizada, obedecendo s normas gerais de contabilidade pblica e as determinaes da LRF.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Art. 51. O Poder Executivo da Unio promover, at o dia trinta de junho, a consolidao, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federao relativas ao exerccio anterior, e a sua divulgao, inclusive por meio eletrnico de acesso pblico. 1 Os Estados e os Municpios encaminharo suas contas ao Poder Executivo da Unio nos seguintes prazos: I - Municpios, com cpia para o Poder Executivo do respectivo Estado, at trinta de abril; II - Estados, at trinta e um de maio. 2 O descumprimento dos prazos previstos neste artigo impedir, at que a situao seja regularizada, que o ente da Federao receba transferncias voluntrias e contrate operaes de crdito, exceto as destinadas ao refinanciamento do principal atualizado da dvida mobiliria.

por isso que o art. 51 impe que o Executivo da Unio promova a consolidao nacional e por esfera de governo das contas dos entes da federao. Esta consolidao dever ser feita at o dia 30 de junho. No basta apenas consolidar, necessrio tambm divulgar, inclusive por meio eletrnico. Os municpios entregam as contas para a Unio e uma cpia para os estados at 30 de abril; e os estados para a Unio at 31 de maio. As penalidades para o descumprimento desta regra a mesma dos demais casos: no pode receber transferncias voluntrias nem contratar operaes de crdito. O Relatrio Resumido da Execuo Oramentria (RREO) uma exigncia da Constituio Federal de 1988:
Art. 165. 3 - O Poder Executivo publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria.

O objetivo da elaborao bimestral e publicao do RREO permitir que a sociedade organizada ou atravs dos diversos rgos de controle, conhea, acompanhe e analise o desempenho da execuo oramentria dos Governos Federal, Estadual, Distrital e Municipal. Demonstrar o desempenho da execuo oramentria evidenciar a arrecadao de receitas, a execuo das despesas nas diversas reas, em especial, nas de sade, educao, previdncia e ainda a receita corrente lquida do Ente da Federao e respectivos resultados nominal e primrio. Primeiro ponto importante: a elaborao do RREO bimestral e a sua publicao dever ocorrer em at 30 dias aps o trmino do bimestre. Ele abranger todos os Poderes e o Ministrio Pblico, inclusive as entidades da administra-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS o indireta, constitudas pelas autarquias, fundaes, fundos especiais, empresas pblicas e sociedades de economia mista que recebem recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social, inclusive sob a forma de subvenes para pagamento de pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria. Assim sendo, podemos concluir que esto excludas da abrangncia do RREO as empresas pblicas e as sociedades de economia mista que exercem atividades econmicas e, em consequncia, no recebem recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social, a exemplo da Caixa Econmica Federal e do Banco do Brasil. As sanes ao desrespeito destes prazos sero as mesmas: no receber transferncias voluntrias nem realizar operaes de crdito. O Relatrio da Gesto Fiscal (RGF) um documento obrigatrio estabelecido pela LRF, devendo ser emitido pelos titulares de Poderes e rgos, com a finalidade de demonstrar o resultado da gesto; relativos a gastos com pessoal, emprstimos, garantias, disponibilidades de caixa e outros dados relevantes. O RGF apresenta informaes acerca da gesto pblica de bens, direitos e obrigaes, demonstrando os resultados alcanados e a alcanar em um determinado perodo. Ele dever ser elaborado a cada quatro meses. Para os municpios com populao inferior a 50.000 habitantes o prazo semestral. O RGF abrange todos os Poderes e rgos da administrao direta, autarquias, fundaes, fundos, empresas pblicas e sociedades de economia mista, incluindo os recursos prprios, consignados nos oramentos fiscal e da seguridade social, para manuteno de suas atividades, excetuadas aquelas empresas que recebem recursos exclusivamente para aumento de capital oriundos de investimentos do respectivo ente. A no divulgao do referido relatrio, nos prazos e condies estabelecidos em lei, punida com multa de trinta por cento dos vencimentos anuais do agente que lhe der causa, sendo o pagamento da multa de sua responsabilidade pessoal. Alm disso, o ente da Federao estar impedido de receber transferncias voluntrias e contratar operaes de crdito. A LRF tambm dispe sobre as prestaes de contas:
Art. 58. A prestao de contas evidenciar o desempenho da arrecadao em relao previso, destacando as providncias adotadas no mbito da fiscalizao das receitas e combate sonegao, as aes de recuperao de crditos nas instncias administrativa e judicial, bem como as demais medidas para incremento das receitas tributrias e de contribuies.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Este artigo d grande importncia arrecadao da receita na prestao de contas, dispondo que dever haver um comparativo entre a receita prevista e a realizada, alm da descrio das medidas tomadas para melhorar a fiscalizao e combater a sonegao, as aes de recuperao de crditos nas instncias administrativa e judicial, bem como outras medidas que visem o incremento de receitas tributrias e de contribuies. Cabe aos Tribunais de Contas e ao Legislativo fiscalizar as disposies da LRF com nfase no que se refere a: Atingimento das metas estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias; Limites e condies para realizao de operaes de crdito e inscrio em Restos a Pagar; Medidas adotadas para o retorno da despesa total com pessoal ao respectivo limite; Providncias tomadas para reconduo dos montantes das dvidas consolidada e mobiliria aos respectivos limites; Destinao de recursos obtidos com a alienao de ativos, tendo em vista as restries constitucionais e as desta Lei Complementar; Cumprimento do limite de gastos totais dos legislativos municipais. Os Tribunais de Contas alertaro os Poderes ou rgos quando constatarem: A possibilidade de a realizao da receita no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais. Que o montante da despesa total com pessoal ultrapassou 90% (noventa por cento) do limite; Que os montantes das dvidas consolidada e mobiliria, das operaes de crdito e da concesso de garantia se encontram acima de 90% (noventa por cento) dos respectivos limites; Que os gastos com inativos e pensionistas se encontram acima do limite definido em lei; Fatos que comprometam os custos ou os resultados dos programas ou indcios de irregularidades na gesto oramentria. O TCU ainda acompanhar se:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O Banco Central do Brasil est comprando diretamente ttulos emitidos pela Unio somente para refinanciar a dvida mobiliria federal que estiver vencendo na sua carteira. Se esta operao est sendo realizada taxa mdia e condies alcanadas no dia, em leilo pblico. Se o Tesouro Nacional no est adquirindo ttulos da dvida pblica federal existentes na carteira do Banco Central do Brasil, ainda que com clusula de reverso, salvo para reduzir a dvida mobiliria. A LRF dispe ainda sobre o Conselho de Gesto Fiscal, que at hoje no foi institudo:
Art. 67. O acompanhamento e a avaliao, de forma permanente, da poltica e da operacionalidade da gesto fiscal sero realizados por conselho de gesto fiscal, constitudo por representantes de todos os Poderes e esferas de Governo, do Ministrio Pblico e de entidades tcnicas representativas da sociedade, visando a: I - harmonizao e coordenao entre os entes da Federao; II - disseminao de prticas que resultem em maior eficincia na alocao e execuo do gasto pblico, na arrecadao de receitas, no controle do endividamento e na transparncia da gesto fiscal; III - adoo de normas de consolidao das contas pblicas, padronizao das prestaes de contas e dos relatrios e demonstrativos de gesto fiscal de que trata esta Lei Complementar, normas e padres mais simples para os pequenos Municpios, bem como outros, necessrios ao controle social; IV - divulgao de anlises, estudos e diagnsticos.

Qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para denunciar ao respectivo Tribunal de Contas e ao rgo competente do Ministrio Pblico o descumprimento das prescries estabelecidas na LRF.

2. Pontos importantes da aula


A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio; apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional.

3. Questes Comentadas
1. (ESAF/CVM/2010) Compete aos rgos e s unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal: a) julgar a execuo dos oramentos da Unio. b) exercer o controle das operaes de crdito, avais, garantias, direitos e haveres da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. c) organizar a auditoria interna das entidades da administrao indireta federal. d) realizar auditoria sobre a gesto dos recursos pblicos federais sob a responsabilidade de rgos e entidades privados. e) apreciar a Prestao de Contas Anual do Presidente da Repblica a ser encaminhada ao Congresso Nacional.

Segundo o Decreto 3591/2000:


Art. 11. Compete Secretaria Federal de Controle Interno: XVII - avaliar a execuo dos oramentos da Unio; XXII - realizar auditorias sobre a gesto dos recursos pblicos federais sob a responsabilidade de rgos e entidades pblicos e privados, bem como sobre a aplicao de subvenes e renncia de receitas;

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra A errada porque o controle interno no julga a execuo do oramento, ele avalia. A letra D certa. A letra B errada, s da Unio. Segundo a CF88:
Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: III - exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio;

A letra C errada. Segundo o decreto 3.591/2000:


Art. 14. As entidades da Administrao Pblica Federal indireta devero organizar a respectiva unidade de auditoria interna, com o suporte necessrio de recursos humanos e materiais, com o objetivo de fortalecer a gesto e racionalizar as aes de controle

A letra E errada, que aprecia as contas do Presidente o TCU:


Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;

Gabarito: D.

2. (ESAF/CVM/2010) De acordo com a Constituio Federal, ao Tribunal de Contas da Unio compete, no exerccio do Controle Externo: a) realizar, por determinao do Presidente da Repblica, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. b) fiscalizar a aplicao das transferncias constitucionais obrigatrias feitas pela Unio aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. c) apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de concesso de aposentadorias, reformas e penses, inclusive as melhorias posteriores que alterem o fundamento legal do ato concessrio.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

d) fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, ressalvados os casos em que a participao no implique controle do capital votante. e) apreciar as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio.

Segundo a CF88:
Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: IV - realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II; III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio; V - fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo; II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico;

A letra A errada porque o Presidente da Repblica no pode determinar a realizao de fiscalizaes pelo TCU. A letra B errada porque o TCU no fiscaliza a aplicao das transferncias constitucionais obrigatrias da Unio para estados e municpios. Ele apenas calcula o quanto cada estado e municpio recebe, conforme o art. 161 da CF88:
Pargrafo nico. O Tribunal de Contas da Unio efetuar o clculo das quotas referentes aos fundos de participao a que alude o inciso II.

A letra C certa. S fiscaliza as melhorias posteriores quando alterem o fundamento legal do ato concessrio.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra D errada, no existe essa ressalva. A letra E errada, o TCU julga as contas, no aprecia. Gabarito: C.

3. (ESAF/ISS-RJ/2010) Em relao ao controle da Administrao Pblica, assinale a opo correta. a) Ao popular pode ser proposta por pessoa jurdica. b) No mbito do municpio do Rio de Janeiro, o controle externo ser exercido pela Cmara Municipal, com o auxlio do Tribunal de Contas do Municpio. c) No condio para propositura do Habeas Data prvio requerimento administrativo. d) As decises do Tribunal de Contas das quais resulte imputao de dbito ou multa no tero eficcia de ttulo executivo, devendo ser inscritas em Dvida Ativa. e) As contas do municpio do Rio de Janeiro ficaro, durante trinta dias, anualmente, disposio de qualquer contribuinte, para exame e apreciao, o qual poder questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

A ao popular uma forma de exerccio do controle social. Segundo CF88:


Art. 5, LXXIII: qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia;

A letra A errada porque somente cidados podem propor ao popular. Isso criticado por alguns, que entendem que limita a eficcia do instrumento. Segundo Daniel Bini:
Outro ponto que dificulta sua utilizao so as barreiras de acesso Justia que podem se colocar entre o cidado e a efetiva propositura da Ao Popular como, por exemplo, arcar sozinho com o nus econmico, material e psicolgico do litgio, na maioria das vezes contra atos do Poder Pblico, o que certamente lhe trar os inconvenientes da exposio pblica; a diferena econmica e informativa do autor popular para com, geralmente, figurando no plo passivo, o Estado; etc. Deve-se considerar posicionamentos doutrinrios favorveis ampliao da legitimidade para a propositura da Ao Popular, bem como desonerar o cidado individualmen-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


te considerado, abrindo espao para que as associaes tambm sejam legitimados ativos, a exemplo do que j ocorre no Direito Portugus.

A letra B certa. Segundo a CF88:


Art. 31. A fiscalizao do Municpio ser exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. 1 - O controle externo da Cmara Municipal ser exercido com o auxlio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Municpio ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios, onde houver. 4 - vedada a criao de Tribunais, Conselhos ou rgos de Contas Municipais.

Na maior parte dos estados, temos o Tribunal de Contas Estadual que fiscaliza o governo estadual e os municipais. Em alguns estados, h o tribunal de contas estadual e o tribunal de contas dos municpios o primeiro fiscaliza s o governo estadual e o segundo os municipais. Por fim, a cidade de So Paulo e do Rio de Janeiro possuem cada uma o Tribunal de Contas do Municpio, que voltado apenas para estas cidades. Esse tipo de tribunal de contas foi vedado pelo pargrafo quarto acima, mas estes dois existiam antes da CF88 e continuaram. A letra C errada. Segundo a CF88:
LXXII - conceder-se- "habeas-data": a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

O requerimento administrativo constitui pressuposto para a existncia do interesse processual, como condio da ao, na medida em que somente se afigura presente a necessidade de recurso ao Poder Judicirio quando a Administrao Pblica se recusar a atender ao pedido do cidado. A letra D errada. Segundo a CF88:
Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: 3 - As decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo.

A letra E errada. Segundo o art. 31 da CF88:


Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 39

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


3 - As contas dos Municpios ficaro, durante sessenta dias, anualmente, disposio de qualquer contribuinte, para exame e apreciao, o qual poder questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

Gabarito: B.

4. (ESAF/SUSEP/2010) Segundo a Constituio Federal, tem competncia para realizar a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio no que se refere legalidade, legitimidade e economicidade: a) a Comisso Mista de Oramento e Planos e o Tribunal de Contas da Unio. b) o Congresso Nacional e o sistema de controle interno de cada Poder. c) o Congresso Nacional e as entidades representativas da sociedade organizada. d) o Ministrio Pblico Federal, a Polcia Federal e as Comisses do Congresso Nacional. e) a Cmara dos Deputados, por intermdio de suas comisses permanentes e o Tribunal de Contas da Unio.

Segundo a CF88:
Art. 70. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

Gabarito: B.

5. (ESAF/SUSEP/2010) Quanto prestao de contas de pessoas jurdicas de direito privado, correto afirmar: a) esto obrigadas a prestar contas quando utilizar, arrecadar, guardar, gerenciar ou administrar dinheiros, bens e valores pblicos. b) prestam contas sempre que receber recursos provenientes da Unio, sejam eles em dinheiro ou bens. c) esto desobrigadas de prestar contas em razo de a natureza jurdica ser de direito privado.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 40

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

d) prestam contas, desde que gerenciem ou apliquem recursos arrecadados por elas mesmas sem que tenha havido delegao para tal. e) a apresentao de prestao de contas diretamente ao Tribunal de Contas da Unio condio essencial ao cumprimento da Constituio Federal.

Ainda segundo o art. 70 da CF88:


Pargrafo nico. Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria

Gabarito: A.

6. (ESAF/APO-MPOG/2010) Os sistemas de controle interno e de controle externo da administrao pblica federal se caracterizam por: a) constiturem um mecanismo de retroalimentao de uso obrigatrio pelos sistemas de Planejamento e Oramento. b) no caso do controle interno, integrar o Poder Executivo; no caso do controle externo, integrar o Poder Judicirio. c) serem instncias julgadoras das contas prestadas por gestores e demais responsveis pelo uso de recursos pblicos. d) no poderem atuar ou se manifestar no caso de transferncias voluntrias da Unio aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. e) serem autnomos entre si, no havendo subordinao hierrquica entre um e outro.

A letra A errada. De um lado, a autotutela representa o controle da Administrao sobre seus prprios atos. Segundo a Smula n 473 do STF:
A Administrao pode anular seus prprios atos quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em qualquer caso, a apreciao judicial.

J o sistema de controle interno consiste na ao realizada por rgo com essa atribuio, integrante da estrutura administrativa. Para Jos Afonso da Silva:
A constituio estabelece que os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, mantero, de forma integrada, o controle interno. Trata-se de controle de Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 41

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


natureza administrativa, exercido sobre funcionrios encarregados de executar os programas oramentrios e da aplicao do dinheiro pblico, por seus superiores hierrquicos: ministros, diretores, chefes de diviso etc.

A retroalimentao (feedback) vem apenas do controle interno, ele o instrumento da gesto para saber o que se passa internamente. Alm disso, o sistema de controle interno que obrigatrio, o controle externo exercido pelo Congresso Nacional. A letra B errada. O controle interno existe em cada um dos poderes. Segundo a Cf88:
Art. 70. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

J o controle externo exercido pelo Legislativo, e no pelo Judicirio. A letra C errada. o Tribunal de Contas que julga as contas dos gestores pblicos, o controle interno no julga. A letra D errada. Segundo a CF88:
Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: VI - fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio; Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; III - exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio; IV - apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra E certa. O controle interno tem como dever apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional, mas isso no significa subordinao, so sistemas autnomos. Gabarito: E.

7. (ESAF/AFT/2010) O estudo do tema controle da administrao pblica nos revela que: a) submetem-se a julgamento todas as contas prestadas por responsveis por bens ou valores pblicos, a includo o Presidente da Repblica. b) no exerccio do poder de autotutela, a administrao pblica pode rever seus atos, mas no pode declar-los nulos. c) em respeito ao princpio da separao dos poderes, vedado o controle transversal de um Poder sobre os outros. d) o controle interno exercido pelo Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. e) o Poder Judicirio exerce apenas controle jurisdicional sobre seus atos administrativos.

A letra A certa. Segundo a CF, compete ao TCU:


II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico;

E compete ao Congresso Nacional:


Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional: IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo;

A letra B errada. Segundo a Smula n 473 do STF:


A Administrao pode anular seus prprios atos quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em qualquer caso, a apreciao judicial.

A letra C errada. A separao dos poderes corresponde primeira dimenso da teoria de Montesquieu: atribuir as distintas funes estatais a distintas
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 43

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS unidades decisrias. Mas, logo o autor se d conta da limitao dessa formulao, porque simplesmente mantendo a exclusividade das distintas funes estatais em favor de distintas unidades decisrias, logo haver a possibilidade de que uma das unidades se imponha s demais. A soluo que ele oferece a criao de mecanismos que forneam uma necessria relao entre as unidades estatais no desempenho de suas funes. Assim, por exemplo, o controle do Legislativo sobre a execuo das leis, as interferncias do Executivo na durao e no momento da reunio da unidade legislativa, a realizao de certos julgamentos por parte do legislativo, e o poder, em favor do executivo, de vetar as leis aprovadas no legislativo. Temos aqui o sistema de freios e contrapesos, que visa a assegurar um equilbrio na atuao dos trs Poderes, sem sobreposio de qualquer deles em relao aos demais. A letra D errada. Segundo a CF88:
Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete:

A letra E errada. O Judicirio exerce controle jurisdicional sobre os demais poderes. Gabarito: A.

8. (ESAF/AFRFB/2009) O controle externo da administrao pblica federal exercido: a) pelo Senado Federal. b) pela Cmara dos Deputados. c) pelo Tribunal de Contas da Unio. d) pelo Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. e) pelo Tribunal de Contas da Unio, com o auxlio do sistema de controle interno de cada Poder.

Segundo a CF88:
Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete:

Gabarito: D.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

9. (ESAF/TCE-GO/2007) A propsito das caractersticas e atribuies dos Tribunais de Contas, no correto afirmar a) que rgo administrativo, exercendo o controle externo a cargo do legislativo. b) que possui funo judiciria, ao julgar as contas dos administradores. c) que competente para apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal e aposentadoria da administrao direta. d) que, ao verificar ilegalidade, assinar prazo para que o responsvel adote providncias necessrias ao exato cumprimento da lei. e) que qualquer cidado parte legtima para denunciar irregularidades perante o Tribunal, que ser apurada em carter sigiloso at que se comprove sua procedncia.

A letra A foi dada como certa, mas considero equivocada. Os tribunais de contas auxiliam o Congresso Nacional no exerccio do controle externo, como afirma a CF88:
Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete:

Acho errado dizer que os TCs exercem o controle externo a cargo do Congresso. Este mesmo exerce o controle externo. Por exemplo, que julga as contas do Presidente da Repblica o Congresso, com parecer prvio do TCU. J o TCU possui suas prprias competncias, como julgar as contas dos demais administradores pblicos. A letra B errada. Vimos que o Judicirio pode rever aspectos da deciso dos tribunais de contas, mas no quanto ao mrito, quanto quilo que de sua competncia. Porm, para concursos, temos que entender que os Tribunais no tem funo judiciria, essa apenas do Poder Judicirio. As letras C e D so certas. Entre as competncias do TCU esto:
III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio; IX - assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade;

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra E certa, segundo a CF88:
2 - Qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da Unio.

A parte do sigilo est na Lei 8.443/1993, Lei Orgnica do TCU:


3 A denncia ser apurada em carter sigiloso, at que se comprove a sua procedncia, e somente poder ser arquivada aps efetuadas as diligncias pertinentes, mediante despacho fundamentado do responsvel.

Gabarito: B.

10. (ESAF/TCE-GO/2007) A fiscalizao da gesto fiscal pode ser exercida a) privativamente pelos Tribunais de Contas. b) pelo Poder Judicirio, em relao aos demais Poderes. c) pelo Ministrio Pblico, em sede de controle externo. d) pelo Ministrio da Fazenda, por delegao do Senado. e) pelo Poder Legislativo, diretamente.

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal:


Art. 59. O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxlio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministrio Pblico, fiscalizaro o cumprimento das normas desta Lei Complementar, com nfase no que se refere a:

Gabarito: E.

11. (ESAF/TCU/2006) Nos termos da Constituio Federal, pode-se afirmar que a) o Tribunal de Contas da Unio TCU rgo vinculado ao Senado da Repblica. b) as Constituies estaduais disporo sobre os Tribunais de Contas respectivos, que sero integrados por sete conselheiros. c) as decises do TCU no se submetem a controle judicial.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

d) os Ministros do Tribunal de Contas da Unio tm as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. e) a titularidade do Controle Externo, no Brasil, pertence ao Tribunal de Contas da Unio.

A letra A errada, o TCU um rgo independente, ele auxilia o Congresso Nacional no controle externo, mas nem mesmo a ele est vinculado A letra B certa, segundo a CF88:
Art. 75. As normas estabelecidas nesta seo aplicam-se, no que couber, organizao, composio e fiscalizao dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municpios. Pargrafo nico. As Constituies estaduais disporo sobre os Tribunais de Contas respectivos, que sero integrados por sete Conselheiros.

A letra C errada. Nenhum ato est imune da anlise judicial. Todas as decises, de quem quer que seja, se submetem ao Judicirio. Porm, este no pode entrar em determinados aspectos das decises do TCU, ele no pode adentrar naquilo que de competncia dos Tribunais de Contas. A letra D errada. Segundo a CF88:
3 Os Ministros do Tribunal de Contas da Unio tero as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justia, aplicando-se-lhes, quanto aposentadoria e penso, as normas constantes do art. 40.

A letra E errada. A titularidade do controle externo do Congresso Nacional, que o exerce com o auxlio do TCU. Gabarito: B.

12. (ESAF/PFN/2004) De acordo com a redao dada pela Emenda Constitucional n 40, de 29 de maio de 2003, a fiscalizao financeira da administrao pblica direta e indireta ser disposta por a) lei complementar. b) lei ordinria. c) lei delegada.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

d) decreto legislativo. e) resoluo do Senado.

A Emenda Constitucional n 40 fez a seguinte alterao no art. 163 da CF88:


Art. 163. Lei complementar dispor sobre: V - fiscalizao das instituies financeiras; V - fiscalizao financeira da administrao pblica direta e indireta;

O CESPE j cobrou questo semelhante:

5. (CESPE/SECONT/2009) De acordo com a Constituio Federal (CF), a fiscalizao financeira da administrao pblica direta e indireta, por envolver matria relacionada ao controle interno, pode ser disciplinada por meio de lei ordinria.

A questo errada, a lei complementar. O principal objetivo da EC era fundamentalmente permitir que se possa viabilizar a regulamentao infraconstitucional do Sistema Financeiro Nacional. Seu objetivo permitir que o Sistema Financeiro Nacional seja regulado por leis complementares e no por lei complementar nica. Segundo o art. 192 da CF88, alterado pela mesma EC:
Art. 192. O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do Pas e a servir aos interesses da coletividade, ser regulado em lei complementar, que dispor, inclusive, sobre: Art. 192. O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do Pas e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compem, abrangendo as cooperativas de crdito, ser regulado por leis complementares que disporo, inclusive, sobre a participao do capital estrangeiro nas instituies que o integram.

O Supremo Tribunal Federal entendia que uma lei complementar regularia o Sistema Financeiro Nacional como um todo. Esse entendimento foi enunciado na Ao Direta de Inconstitucionalidade n 4/DF:
Tendo a Constituio Federal, no nico artigo em que trata do Sistema Financeiro Nacional (art. 192), estabelecido que este ser regulado por lei complementar, com observncia do que determinou no caput, nos seus incisos e pargrafos, no de se admitir a eficcia imediata e isolada do disProf. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 48

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


posto em seu pargrafo 3, sobre taxa de juros reais (12 por cento ao ano), at porque estes no foram conceituados. S o tratamento global do Sistema Financeiro Nacional, na futura lei complementar, com a observncia de todas normas do caput, dos incisos e pargrafos do art. 192, e que permitir a incidncia da referida norma sobre juros reais e desde que estes tambm sejam conceituados em tal diploma.

Com a nova redao do inciso V do art. 163, ao invs da fiscalizao das instituies financeiras, temos a fiscalizao financeira da administrao direta e indireta, cuja atribuio j fazia parte do controle externo e da atuao dos tribunais de contas. Com a mudana, restringiu-se a competncia legislativa dos Estados e Municpios para atribuir lei complementar nacional o papel de uniformizar procedimentos, poderes, sanes, medidas cautelares e demais matrias correlatas relativas atuao dos Tribunais de Contas. Sobre o tema, Jos Afonso da Silva leciona:
Essa nova formulao normativa mais apropriada no contexto do dispositivo, que trata de questes financeiras pblicas, enquanto a frmula anterior tinha a conotao de instituies financeiras privadas, que matria do art. 192. A conseqncia desta nova formulao est no fato de que a lei complementar pode estabelecer regras para a fiscalizao financeira de todos os entes da Federao, se bem que a Constituio j tinha previso de si bastante sobre essa fiscalizao nos arts. 70 a 74, para a Unio; no art. 31, para os Municpios; e no art. 75, para os Estados, Distrito Federal e Municpios, conforme j vimos. (...) Outra conseqncia do novo enunciado est no fato de que ele amplia os fundamentos da Lei Complementar n 101/2000, especialmente seu Capitulo IX, sobre transparncia, controle e fiscalizao - que o texto anterior no fundamentava.

Gabarito: A.

13. (ESAF/MPU/2004) So finalidades do sistema de controle interno do Poder Executivo federal, exceto a) avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio. b) comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao pblica federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

c) prestar orientao aos administradores de bens e recursos pblicos nos assuntos pertinentes rea de competncia do sistema de controle interno, inclusive sobre a forma de prestar contas. d) exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio. e) apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional.

Segundo a CF88:
Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; III - exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio; IV - apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional.

Gabarito: C.

14. (ESAF/AFPS/2002) Entre as finalidades institucionais dos sistemas de controle interno dos Poderes da Unio, previstas expressamente na Constituio, no se inclui a de a) exercer o controle das operaes de crdito. b) exercer o controle dos haveres da Unio. c) apoiar o controle externo. d) avaliar os resultados da aplicao de recursos pblicos, por entidades de direito privado. e) examinar os planos e programas nacionais e regionais previstos na Constituio.

Segundo a CF88:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado [d]; III - exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio [a, b]; IV - apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional[c].

Gabarito: E.

15. (CESPE/INMETRO/2010) Assinale a opo correta acerca de controle interno. A) Cabe Controladoria Geral da Unio (CGU) o exerccio do controle interno restrito a questes que envolvam repasse de recursos pblicos a entidades privadas. B) Cada rgo do governo deve exercer o controle interno de maneira independente, descentralizada e dissociada do controle externo. C) Os rgos do sistema de controle interno do Poder Executivo federal devem realizar auditorias nos sistemas contbil, financeiro, oramentrio, de pessoal e nos demais sistemas administrativos e operacionais. D) Entre as aes recentemente empreendidas pelo sistema de controle interno do Poder Executivo federal, inclui-se o deslocamento da nfase em resultados para a nfase em procedimentos internos. E) A atividade de controle interno compreende, preponderantemente, a avaliao contnua do planejamento estratgico da administrao pblica.

A letra A errada. A fiscalizao de recursos repassados a instituies privadas uma das competncias da CGU, mas no a nica, longe disso. Vamos rever as competncias do controle interno na CF88:
Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; III - exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio; IV - apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional.

A letra B errada. O controle interno independente em relao ao controle externo, mas isso no significa que deve ser dissociado. Alm disso, segundo esse art. 74, um sistema integrado. A letra C certa, a competncia prevista no inciso III. Segundo o decreto 3.591/2000, que dispe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal:
Art. 11. Compete Secretaria Federal de Controle Interno: XXIII - realizar auditorias e fiscalizao nos sistemas contbil, financeiro, oramentrio, de pessoal e demais sistemas administrativos e operacionais;

A letra D errada. O controle interno, assim como o externo, tem acompanhado, ainda que de forma lenta, a tendncia da administrao gerencial em controlar os resultados ao invs dos processos. A letra E errada. O acompanhamento do planejamento estratgico uma das competncias do controle interno, prevista no inciso I, mas no a atividade preponderante. Gabarito: C.

16. (ESAF/SPU-MPOG/2006) De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, constituem instrumentos de transparncia da gesto fiscal, aos quais ser dada ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico, exceto, a) os planos, oramentos e leis de diretrizes oramentrias. b) o Plano de Contas nico da Unio. c) as prestaes de contas e o respectivo parecer prvio. d) o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

e) o Relatrio de Gesto Fiscal.

Vimos que, para efeito da LRF, consideram-se instrumentos de transparncia: A LOA, LDO e o PPA; As prestaes de contas e o respectivo parecer prvio; O Relatrio Resumido da Execuo, o Relatrio de Gesto Fiscal e a verso simplificada de ambos. Divulgao dos resultados de gesto e de polticas pblicas em todos os meios de comunicao possveis; Incentivo participao popular; Audincias pblicas durante a elaborao e dos oramentos; Divulgao de informaes pormenorizadas sobre a execuo oramentria e financeira, em meios eletrnicos de acesso pblico; Adoo de sistema integrado de administrao financeira e controle, que atenda a padro de qualidade estabelecido pelo Executivo Federal; Disponibilizao de informaes referentes a: quanto despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execuo da despesa, no momento de sua realizao, com a disponibilizao mnima dos dados referentes ao nmero do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao servio prestado, pessoa fsica ou jurdica beneficiria do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatrio realizado; quanto receita: o lanamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinrios. Disponibilizao das contas apresentadas pelo Chefe do Poder Executivo, durante todo o exerccio, no Poder Legislativo e no rgo tcnico responsvel pela sua elaborao. Apenas o Plano de Contas no listado pela LRF como instrumento de transparncia da gesto fiscal. Gabarito: B.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

17. (ESAF/STN/2005) O Relatrio Resumido da Execuo Oramentria, de que trata a Portaria STN n 471, de 31.08.2004, apresenta as seguintes caractersticas, exceto: a) a obrigatoriedade pela sua elaborao e publicao recai somente sobre o Poder Executivo Federal. b) o Balano Oramentrio integra os demonstrativos que devem ser includos no relatrio. c) a sua publicao uma determinao constitucional. d) a periodicidade mnima de sua publicao bimestral. e) as empresas de economia mista que recebem recursos dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social devem ser includas no relatrio.

A letra A errada, obrigao dos trs entes. A letra B certa. Segundo a LRF:
Art. 52. O relatrio a que se refere o 3 do art. 165 da Constituio abranger todos os Poderes e o Ministrio Pblico, ser publicado at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre e composto de: I - balano oramentrio, que especificar, por categoria econmica, as: a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previso atualizada; b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotao para o exerccio, a despesa liquidada e o saldo; II - demonstrativos da execuo das: a) receitas, por categoria econmica e fonte, especificando a previso inicial, a previso atualizada para o exerccio, a receita realizada no bimestre, a realizada no exerccio e a previso a realizar; b) despesas, por categoria econmica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotao inicial, dotao para o exerccio, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exerccio; c) despesas, por funo e subfuno.

A letra C certa. Segundo a CF88:


3 - O Poder Executivo publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria.

A letra D certa, como est na CF88, a cada bimestre.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra E certa. Como afirma o art. 52, abrange todos os poderes. Alm disso, segundo a LRF:
3 Nas referncias: I - Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, esto compreendidos: b) as respectivas administraes diretas, fundos, autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes;

Gabarito: A.

3.1. Lista das Questes


1. (ESAF/CVM/2010) Compete aos rgos e s unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal: a) julgar a execuo dos oramentos da Unio. b) exercer o controle das operaes de crdito, avais, garantias, direitos e haveres da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. c) organizar a auditoria interna das entidades da administrao indireta federal d) realizar auditoria sobre a gesto dos recursos pblicos federais sob a responsabilidade de rgos e entidades privados. e) apreciar a Prestao de Contas Anual do Presidente da Repblica a ser encaminhada ao Congresso Nacional.

2. (ESAF/CVM/2010) De acordo com a Constituio Federal, ao Tribunal de Contas da Unio compete, no exerccio do Controle Externo: a) realizar, por determinao do Presidente da Repblica, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. b) fiscalizar a aplicao das transferncias constitucionais obrigatrias feitas pela Unio aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. c) apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de concesso de aposentadorias, reformas e penses, inclusive as melhorias posteriores que alterem o fundamento legal do ato concessrio. d) fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, ressalvados os casos em que a participao no implique controle do capital votante.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS e) apreciar as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio.

3. (ESAF/ISS-RJ/2010) Em relao ao controle da Administrao Pblica, assinale a opo correta. a) Ao popular pode ser proposta por pessoa jurdica. b) No mbito do municpio do Rio de Janeiro, o controle externo ser exercido pela Cmara Municipal, com o auxlio do Tribunal de Contas do Municpio. c) No condio para propositura do Habeas Data prvio requerimento administrativo. d) As decises do Tribunal de Contas das quais resulte imputao de dbito ou multa no tero eficcia de ttulo executivo, devendo ser inscritas em Dvida Ativa. e) As contas do municpio do Rio de Janeiro ficaro, durante trinta dias, anualmente, disposio de qualquer contribuinte, para exame e apreciao, o qual poder questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

4. (ESAF/SUSEP/2010) Segundo a Constituio Federal, tem competncia para realizar a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio no que se refere legalidade, legitimidade e economicidade: a) a Comisso Mista de Oramento e Planos e o Tribunal de Contas da Unio. b) o Congresso Nacional e o sistema de controle interno de cada Poder. c) o Congresso Nacional e as entidades representativas da sociedade organizada. d) o Ministrio Pblico Federal, a Polcia Federal e as Comisses do Congresso Nacional. e) a Cmara dos Deputados, por intermdio de suas comisses permanentes e o Tribunal de Contas da Unio.

5. (ESAF/SUSEP/2010) Quanto prestao de contas de pessoas jurdicas de direito privado, correto afirmar: a) esto obrigadas a prestar contas quando utilizar, arrecadar, guardar, gerenciar ou administrar dinheiros, bens e valores pblicos.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS b) prestam contas sempre que receber recursos provenientes da Unio, sejam eles em dinheiro ou bens. c) esto desobrigadas de prestar contas em razo de a natureza jurdica ser de direito privado. d) prestam contas, desde que gerenciem ou apliquem recursos arrecadados por elas mesmas sem que tenha havido delegao para tal. e) a apresentao de prestao de contas diretamente ao Tribunal de Contas da Unio condio essencial ao cumprimento da Constituio Federal.

6. (ESAF/APO-MPOG/2010) Os sistemas de controle interno e de controle externo da administrao pblica federal se caracterizam por: a) constiturem um mecanismo de retroalimentao de uso obrigatrio pelos sistemas de Planejamento e Oramento. b) no caso do controle interno, integrar o Poder Executivo; no caso do controle externo, integrar o Poder Judicirio. c) serem instncias julgadoras das contas prestadas por gestores e demais responsveis pelo uso de recursos pblicos. d) no poderem atuar ou se manifestar no caso de transferncias voluntrias da Unio aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. e) serem autnomos entre si, no havendo subordinao hierrquica entre um e outro.

7. (ESAF/AFT/2010) O estudo do tema controle da administrao pblica nos revela que: a) submetem-se a julgamento todas as contas prestadas por responsveis por bens ou valores pblicos, a includo o Presidente da Repblica. b) no exerccio do poder de autotutela, a administrao pblica pode rever seus atos, mas no pode declar-los nulos. c) em respeito ao princpio da separao dos poderes, vedado o controle transversal de um Poder sobre os outros. d) o controle interno exercido pelo Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. e) o Poder Judicirio exerce apenas controle jurisdicional sobre seus atos administrativos.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 8. (ESAF/AFRFB/2009) O controle externo da administrao pblica federal exercido: a) pelo Senado Federal. b) pela Cmara dos Deputados. c) pelo Tribunal de Contas da Unio. d) pelo Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. e) pelo Tribunal de Contas da Unio, com o auxlio do sistema de controle interno de cada Poder.

9. (ESAF/TCE-GO/2007) A propsito das caractersticas e atribuies dos Tribunais de Contas, no correto afirmar a) que rgo administrativo, exercendo o controle externo a cargo do legislativo. b) que possui funo judiciria, ao julgar as contas dos administradores. c) que competente para apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal e aposentadoria da administrao direta. d) que, ao verificar ilegalidade, assinar prazo para que o responsvel adote providncias necessrias ao exato cumprimento da lei. e) que qualquer cidado parte legtima para denunciar irregularidades perante o Tribunal, que ser apurada em carter sigiloso at que se comprove sua procedncia.

10. (ESAF/TCE-GO/2007) A fiscalizao da gesto fiscal pode ser exercida a) privativamente pelos Tribunais de Contas. b) pelo Poder Judicirio, em relao aos demais Poderes. c) pelo Ministrio Pblico, em sede de controle externo. d) pelo Ministrio da Fazenda, por delegao do Senado. e) pelo Poder Legislativo, diretamente.

11. (ESAF/TCU/2006) Nos termos da Constituio Federal, pode-se afirmar que a) o Tribunal de Contas da Unio TCU rgo vinculado ao Senado da Repblica.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS b) as Constituies estaduais disporo sobre os Tribunais de Contas respectivos, que sero integrados por sete conselheiros. c) as decises do TCU no se submetem a controle judicial. d) os Ministros do Tribunal de Contas da Unio tm as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. e) a titularidade do Controle Externo, no Brasil, pertence ao Tribunal de Contas da Unio.

12. (ESAF/PFN/2004) De acordo com a redao dada pela Emenda Constitucional n 40, de 29 de maio de 2003, a fiscalizao financeira da administrao pblica direta e indireta ser disposta por a) lei complementar. b) lei ordinria. c) lei delegada. d) decreto legislativo. e) resoluo do Senado.

13. (ESAF/MPU/2004) So finalidades do sistema de controle interno do Poder Executivo federal, exceto a) avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio. b) comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao pblica federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado. c) prestar orientao aos administradores de bens e recursos pblicos nos assuntos pertinentes rea de competncia do sistema de controle interno, inclusive sobre a forma de prestar contas. d) exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio. e) apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 14. (ESAF/AFPS/2002) Entre as finalidades institucionais dos sistemas de controle interno dos Poderes da Unio, previstas expressamente na Constituio, no se inclui a de a) exercer o controle das operaes de crdito. b) exercer o controle dos haveres da Unio. c) apoiar o controle externo. d) avaliar os resultados da aplicao de recursos pblicos, por entidades de direito privado. e) examinar os planos e programas nacionais e regionais previstos na Constituio.

15. (CESPE/INMETRO/2010) Assinale a opo correta acerca de controle interno. A) Cabe Controladoria Geral da Unio (CGU) o exerccio do controle interno restrito a questes que envolvam repasse de recursos pblicos a entidades privadas. B) Cada rgo do governo deve exercer o controle interno de maneira independente, descentralizada e dissociada do controle externo. C) Os rgos do sistema de controle interno do Poder Executivo federal devem realizar auditorias nos sistemas contbil, financeiro, oramentrio, de pessoal e nos demais sistemas administrativos e operacionais. D) Entre as aes recentemente empreendidas pelo sistema de controle interno do Poder Executivo federal, inclui-se o deslocamento da nfase em resultados para a nfase em procedimentos internos. E) A atividade de controle interno compreende, preponderantemente, a avaliao contnua do planejamento estratgico da administrao pblica.

16. (ESAF/SPU-MPOG/2006) De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, constituem instrumentos de transparncia da gesto fiscal, aos quais ser dada ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico, exceto, a) os planos, oramentos e leis de diretrizes oramentrias. b) o Plano de Contas nico da Unio. c) as prestaes de contas e o respectivo parecer prvio. d) o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria. e) o Relatrio de Gesto Fiscal.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 17. (ESAF/STN/2005) O Relatrio Resumido da Execuo Oramentria, de que trata a Portaria STN n 471, de 31.08.2004, apresenta as seguintes caractersticas, exceto: a) a obrigatoriedade pela sua elaborao e publicao recai somente sobre o Poder Executivo Federal. b) o Balano Oramentrio integra os demonstrativos que devem ser includos no relatrio. c) a sua publicao uma determinao constitucional. d) a periodicidade mnima de sua publicao bimestral. e) as empresas de economia mista que recebem recursos dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social devem ser includas no relatrio.

3.2. Gabarito
1. D 2. C 3. B 4. B 5. A 6. E 7. A 8. D 9. B 10. E 11. B 12. A 13. C 14. E 15. C 16. B 17. A

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

61

You might also like