You are on page 1of 77

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

Aula 08
Ol, Pessoal! Esta a oitava aula do curso de Administrao Pblica para Auditor da Receita Federal. Nela, veremos os seguintes itens:
Aula 08 14/08: 15. Ciclo oramentrio. 16. Oramento e gesto das organizaes do setor pblico; caractersticas bsicas de sistemas oramentrios modernos: estrutura programtica, econmica e organizacional para alocao de recursos (classificaes oramentrias);

O item mensurao de desempenho e controle oramentrio ser visto na ltima aula, juntamente com o controle da administrao pblica. Boa Aula!

Sumrio
1. CICLO ORAMENTRIO ........................................................................................ 2 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 2. ELABORAO ...................................................................................................... 3 PRAZOS ............................................................................................................ 8 APRECIAO ...................................................................................................... 9 EXECUO ....................................................................................................... 10

ORAMENTO E ORGANIZAES PBLICAS ......................................................... 15 2.1. 2.2. PRINCPIOS ORAMENTRIOS ................................................................................ 20 CLASSIFICAES ORAMENTRIAS ........................................................................... 25

3. 4.

PONTOS IMPORTANTES DA AULA ....................................................................... 39 QUESTES COMENTADAS ................................................................................... 40 4.1 4.2. LISTA DAS QUESTES ......................................................................................... 67 GABARITO ....................................................................................................... 77

5.

LEITURA SUGERIDA ........................................................................................... 77

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1. Ciclo Oramentrio
Vimos que o ciclo oramentrio est dentro do ciclo de gesto, que maior, abrange um nmero maior de momentos. O ciclo oramentrio o perodo em que se processam as atividades peculiares do processo oramentrio: oramentrio

Elaborao

Apreciao

Execuo

Controle

Elaborao: estudos preliminares em que so estabelecidas as metas e as prioridades, a definio de programas, de obras e das estimativas das receitas, incluindo-se, se, ainda, nesta fase, as discusses com a populao. Apreciao e votao: cabe ao Legislativo apreciar os termos da proposta enviada pelo Executivo, podendo, sob certos critrios, emend emend-la e, em situaes extremas, rejeit rejeit-la. Execuo: com a publicao da LOA, nos termos do disposto na LRF, o Executivo tem at 30 dias para estabelecer a programao financeira e o cronograma de execuo mensal de desembolso. Feito isto, os administradores comearo a executar ou a realizar o ora oramento. Controle: uma vez executada a despesa, caber aos rgos de controle, especialmente os rgos incumbidos do Controle Externo, apreciar e julgar se a aplicao de recursos se deu nos termos previstos nas leis oramentrias e nas demais espcies norm normativas. Uma coisa importante no confundirmos o ciclo oramentrio com o exerccio financeiro. No Brasil, o exerccio financeiro coincide com o ano civil, ou seja, inicia-se se em 01 de janeiro e se encerra em 31 de dezembro de cada ano, conco forme determina a Lei 4.320/1964:
Art. 34. O exerccio financeiro coincidir com o ano civil.

Porm, o ciclo oramentrio maior do que o exerccio financeiro, ele envolve atividades que ocorrem no exerccio anterior, como a elaborao e apreciao, durante o exerccio, que a execuo, que pode ainda se prolongar para o exerccio seguinte com os restos a pagar, e por fim o controle, que pode ocoroco rer durante o exerccio ou depois.
Fiquem de olho: O ciclo oramentrio no se confunde com o exerccio financeiro.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1.1. Elaborao
O texto da CF88 , com certeza, a parte mais importante para vocs. Creio que h 90% de chances de a questo vir daqui. Segundo a CF88.
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III - os oramentos anuais.

Ponto mais importante deste artigo, muito cobrado em provas de concursos:


Fiquem de olho: A iniciativa das leis do PPA, da LDO e da LOA do Poder Executivo.

Eles gostam de dizer que o oramento do Judicirio encaminhado pelo mesmo, ou o do Congresso, do MPU, do TCU. Estes rgos elaboram seu prprio oramento, mas quem encaminha o Presidente. Esse ponto importante, pois h alguns meses atrs tivemos uma polmica entre o presidente do STF e a Dilma. A presidenta retirou da proposta do Judicirio o valor referente ao reajuste salarial dos servidores da Justia, e o presidente do STF mandou avisar que ela no poderia fazer isso, que o Judicirio tinha autonomia e que o Executivo no poderia alterar sua proposta. Segundo Cezar Peluzo: ficou constando no penltimo pargrafo que considerando a autonomia financeira e oramentria do Supremo Tribunal Federal, o Poder Executivo no poderia alterar a mensagem. Ele teria que encaminhar a mensagem tal como foi proposta ao Legislativo, que decidiria. Dilma voltou atrase incluiu novamente o valor.

a)

Plano Plurianual

Voltando para o artigo 165, o 1 dispe sobre o PPA


1 - A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada.

Portanto, o PPA define o DOM (diretrizes, objetivos e metas). Diretrizes so orientaes ou princpios que nortearo a captao, gesto e gastos de recursos durante um determinado perodo, com vistas a alcanar os objetivos de Governo. Objetivos consistem na discriminao dos resultados que se pretende alcanar com a execuo das aes governamentais que permitiro a

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS superao das dificuldades diagnosticadas. Metas so a traduo quantitativa e qualitativa dos objetivos. O PPA estabelecer o DOM para: Despesas de capital (construo de escolas e hospitais); Despesas correntes derivadas de despesas de capital (contratao de pessoal necessrio ao funcionamento de escolas e hospitais); Programas de durao continuada (superior ao exerccio financeiro). Geralmente, as despesas de capital so aquisies de mveis, imveis, construo de estradas, prdios pblicos, usinas etc. O governo planeja essas despesas no PPA porque em geral so despesas a serem realizadas em perodos superiores a um ano ou que beneficiaro a sociedade por longo tempo. Ao realizar um investimento, a exemplo da construo de uma estrada, o governo realiza despesas de capital. Posteriormente, para realizar a manuteno dessa estrada, realizam-se despesas correntes, por isso o termo e outras delas decorrentes. Ainda segundo a CF88:
4 Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio sero elaborados em consonncia com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.

O PPA o principal instrumento de planejamento de mdio prazo para a promoo do desenvolvimento, concebido para ser o elemento central do novo sistema de planejamento, orientando os oramentos anuais, por meio da LDO. O DOM estabelecido para o perodo que vai do segundo ano do mandato do presidente at o primeiro ano do mandato subsequente. Assim, o atual PPA 2012-2015 comea este ano, no segundo ano do mandato do governo Dilma, e vai at o primeiro ano do mandato do prximo presidente. Se o mandato do presidente for ampliado para cinco anos, o PPA tambm ter um prazo de cinco anos.

b)

Lei de Diretrizes Oramentrias

Segundo o art. 165 da CF88:


2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

Assim, enquanto o PPA estabelece o DOM, a LDO compreende as MP (metas e prioridades) para o exerccio subsequente. A LDO conter:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS As despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente; A orientao para a elaborao da LOA; Alteraes na legislao tributria; Polticas para as agncias financeiras oficiais de fomento. preciso tomar cuidado com a decoreba de vez em quando. Vamos ver uma questo do CESPE:

1. (CESPE/PMV/2007) Entre os objetivos do PPA, est a definio clara das metas e prioridades da administrao, bem como os resultados esperados.

A questo certa. A vocs perguntam: mas no a LDO que define as metas e prioridades? O fato de a CF dizer que a LDO que define as "metas e prioridades" e que o PPA define os "objetivos, diretrizes e metas" no significa que o PPA no estabelece prioridades. justamente isso que ele faz, definindo as reas em que o governo deve preferencialmente atuar. As questes que do como errado as metas e prioridades no PPA sempre trazem junto as despesas de capital para o exerccio subsequente. Neste caso, em que s fala em metas e prioridades, no temos como dizer que est errado. Segundo o Ministrio do Planejamento:
O Projeto de Lei do PPA define as prioridades do governo por um perodo de quatro anos e deve ser enviado pelo Presidente da Repblica ao Congresso Nacional at o dia 31 de agosto do primeiro ano de seu mandato. De acordo com a Constituio Federal, o Projeto de Lei do PPA deve conter "as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada". O PPA estabelece a ligao entre as prioridades de longo prazo e a Lei Oramentria Anual.

Portanto, o PPA tambm define metas e prioridades, at mesmo porque ele um instrumento de gesto por resultados. Ainda segundo a CF88, art. 169:
1 A concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao, a criao de cargos, empregos e funes ou alterao de estrutura de carreiras, bem como a admisso ou contratao de pessoal, a qualquer ttulo, pelos rgos e entidades da administrao direta ou indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico, s podero ser feitas: I - se houver prvia dotao oramentria suficiente para atender s projees de despesa de pessoal e aos acrscimos dela decorrentes;

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


II - se houver autorizao especfica na lei de diretrizes oramentrias, ressalvadas as empresas pblicas e as sociedades de economia mista.

Alm daquelas atribuies citadas acima, a LDO autorizar: A concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao de servidores pblicos; A criao de cargos, empregos e funes ou alteraes nas carreiras;

c)

Lei Oramentria Anual

Com base na LDO aprovada pelo Legislativo, a Secretaria de Oramento Federal elabora a proposta oramentria para o ano seguinte, em conjunto com os Ministrios e as unidades oramentrias dos poderes Legislativo e Judicirio. Por determinao constitucional, o governo obrigado a encaminhar o Projeto de Lei do Oramento ao Congresso Nacional at o dia 31 de agosto de cada ano. Acompanha o projeto uma Mensagem do Presidente da Repblica, na qual feito um diagnstico sobre a situao econmica do pas e suas perspectivas. Com a LDO e a LOA o legislador pretendeu ampliar a discusso oramentria dividindo-a em dois momentos. O primeiro, de natureza mais estratgica, centrado na definio das diretrizes e prioridades para o exerccio subsequente. Teria como alvo, tambm a discusso antecipada dos grandes agregados macroeconmicos, permitindo escolhas num ambiente de transparncia fiscal. O segundo, de natureza mais operacional, focado na distribuio dos recursos nas aes de governo. J a LOA Tem por finalidade a concretizao dos objetivos e metas estabelecidos no Plano Plurianual. o que poderamos chamar de oramento por excelncia ou oramento propriamente dito. na lei oramentria que o governo estima a arrecadao de receitas e fixa a realizao de despesas para o perodo de um ano
5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A LOA corresponde, na realidade, a trs suboramentos: Oramento fiscal: De toda a Administrao Pblica, direta e indireta (todos os Poderes, MPU, TCU, rgos, autarquias, fundaes pblicas, e sociedades de economia mista), englobando a despesa e a receita de toda a Administrao para um exerccio financeiro, menos os investimentos de empresas estatais e despesas relativas Seguridade Social; Oramento de Investimento das Empresas Estatais: Abrange as empresas em que o Poder Pblico, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. Oramento da Seguridade Social: Sade, previdncia e assistncia social. Abranger todas as entidades e rgos a ela vinculados, da Administrao Direta e Indireta, bem como os fundos e as fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. A razo da desvinculao dessas aes do oramento fiscal para um suboramento especfico da seguridade social garantia de que esses recursos no sero desviados para qualquer fim. Busca conferir maior transparncia gesto da seguridade social. Segundo a CF88:
7 - Os oramentos previstos no 5, I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, tero entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional.

Importante guardar neste artigo: Que so os oramentos fiscal e de investimento das empresas estatais; Que eles sero compatibilizados com o PPA; Tero a funo de reduzir desigualdades INTER-REGIONAIS; Critrio populacional. Todos os Poderes (Executivo, Legislativo, Judicirio e mais o Ministrio Pblico), e demais rgos elaboram as suas propostas oramentrias e encaminham para o Poder Executivo (Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto MPOG), que faz a consolidao de todas as propostas e encaminha um projeto de Lei de Oramento ao Congresso Nacional. Nenhuma proposta oramentria, nem mesmo a do Poder Legislativo, pode ser encaminhada diretamente ao Congresso Nacional. Essa competncia , conforme a CF88, privativa do Presidente da Repblica (art. 84, Inciso XXIII, da CF). Para a doutrina, a competncia exclusiva e vinculada.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1.2. Prazos
Os prazos para envio pelo Executivo e devoluo pelo Legislativo so:
Prazos Art. 35 do ADCT Encaminhamento ao Congresso 31 de agosto 15 de abril 31 de agosto Devoluo para Sano 22 de dezembro 17 de julho 22 de dezembro

PPA LDO LOA

O no-envio da LOA caracteriza crime de responsabilidade do Presidente. A CF no d alternativa caso isto acontea. H uma previso na Lei 4.320 de 1964:
Art. 32. Se no receber a proposta oramentria no prazo fixado nas Constituies e nas Leis Orgnicas dos Municpios, o Poder Legislativo considerar como proposta a Lei de Oramento vigente.

H quase um consenso na Doutrina acerca da impossibilidade jurdica de o Poder Legislativo rejeitar o PPA e a LDO. Primeiro, porque a CF88 no previu essa possibilidade, uma vez que estabeleceu, no art. 35 do ADCT, que ambas as leis devem ser devolvidas ao Poder Executivo para sano. Se somente para sano, no h como sancionar o que foi rejeitado. O segundo argumento toma por base o disposto no art. 57, 2, segundo o qual a sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao da LDO. J em relao LOA o raciocnio diferente, j que a prpria CF previu a possibilidade de rejeio, ao assinalar em seu art. 166:
8 - Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa.

No caso de no-devoluo da Lei Oramentria, temos uma situao no regulada pelo ordenamento jurdico atual. Antes, caso o Legislativo no devolvesse a proposta no prazo legal, o Executivo poderia promulg-la. Contudo, a CF88 no diz nada a respeito. Na falta de regra que regule esta no devoluo, as LDOs vm tratando desta questo, ao estabelecerem que o Poder Executivo fica autorizado a gastar determinada proporo (X/12) da proposta que ainda est tramitando.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1.3. Apreciao
O PPA, a LDO e a LOA sero apreciados pelo Congresso Nacional de acordo com o regimento comum.
Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. 1 - Caber a uma Comisso mista permanente de Senadores e Deputados: I - examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da Repblica; II - examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio e exercer o acompanhamento e a fiscalizao oramentria, sem prejuzo da atuao das demais comisses do Congresso Nacional e de suas Casas, criadas de acordo com o art. 58.

A Comisso Mista de Oramento examinar e emitir um parecer sobre os projetos de lei e tambm sobre as contas prestadas pelo Presidente anualmente. Alm disso, esta comisso examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais, alm de exercer o acompanhamento e a fiscalizao oramentria.
2 - As emendas sero apresentadas na Comisso mista, que sobre elas emitir parecer, e apreciadas, na forma regimental, pelo Plenrio das duas Casas do Congresso Nacional.

Os parlamentares podero propor emendas aos projetos de lei, que sero examinadas pela Comisso Mista Permanente e apreciadas pelo Congresso.
3 - As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso: I - sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II - indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou III - sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS As emendas a LOA devem passar por algumas exigncias. A primeira delas que sejam compatveis com o PPA e com a LDO. A segunda que indiquem os recursos necessrios. Mas no qualquer recurso. S se admite os provenientes de anulao de despesa. Ou seja, no podem aumentar a despesa j existente no projeto de lei. Alm disso, no podero ser recursos de: dotao para pessoal e seus encargos; servio da dvida; transferncias tributrias constitucionais para Estados e Municpios. As emendas tambm podero tirar seus recursos da correo de erros e omisses. Alm disso, elas podero estar relacionadas com os dispositivos do texto do projeto de lei.
5 - O Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificao nos projetos a que se refere este artigo enquanto no iniciada a votao, na Comisso mista, da parte cuja alterao proposta.

O Presidente da Repblica poder remeter mensagem ao Congresso Nacional, propondo modificaes nos projetos de lei, enquanto no iniciada a votao, na Comisso Mista, da parte cuja alterao proposta. A mensagem deve ser enviada antes da votao na Comisso Mista, e no da votao no plenrio. A apreciao das leis oramentrias ser em sesso conjunta entre as duas casas, mas a apurao de votos feita separadamente.

1.4. Execuo
Segundo a LRF:
Art. 8 At trinta dias aps a publicao dos oramentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes oramentrias e observado o disposto na alnea c do inciso I do art. 4, o Poder Executivo estabelecer a programao financeira e o cronograma de execuo mensal de desembolso.

Trata-se do princpio da programao. A LRF aprimorou o sistema de planejamento e controle da gesto das finanas pblicas, introduzindo um ato novo pelo qual, dentro de 30 dias contados da publicao da LOA, deve-se estabelecer um sistema legal de fluxo de caixa com a previso das despesas e tambm das receitas, como dispe o art. 13 da LRF:
Art. 13. No prazo previsto no art. 8, as receitas previstas sero desdobradas, pelo Poder Executivo, em metas bimestrais de arrecadao, com a especificao, em separado, quando cabvel, das medidas de combate evaso e sonegao, da quantidade e valores de aes ajuizadas para cobrana da dvida ativa, bem como da evoluo do montante dos crditos tributrios passveis de cobrana administrativa.

O art. 9 tambm trata da receita:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Art. 9 Se verificado, ao final de um bimestre, que a realizao da receita poder no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministrio Pblico promovero, por ato prprio e nos montantes necessrios, nos trinta dias subseqentes, limitao de empenho e movimentao financeira, segundo os critrios fixados pela lei de diretrizes oramentrias.

Aqui temos a limitao de empenho. Entre as novas atribuies da LDO est estabelecer critrios e formas de limitao de empenho, na ocorrncia de arrecadao da receita inferior ao esperado, de modo a no comprometer as metas de resultado primrio e nominal, previstas para o exerccio. Ao final de cada bimestre, quando for constatado que a realizao da receita poder no comportar as metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o MP devero promover a limitao de empenho e movimentao financeira.
1 No caso de restabelecimento da receita prevista, ainda que parcial, a recomposio das dotaes cujos empenhos foram limitados dar-se- de forma proporcional s redues efetivadas. 2 No sero objeto de limitao as despesas que constituam obrigaes constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do servio da dvida, e as ressalvadas pela lei de diretrizes oramentrias.

O pargrafo segundo retira da limitao de empenho algumas despesas, consideradas essenciais. H um certo exagero nesta obrigao quando determina que no pode haver limitao de empenho para pagamento do servio da dvida! Isso foi influncia do FMI. Significa que temos de pagar a dvida a qualquer custo, mesmo que as receitas previstas estejam sendo frustradas. A LDO tambm pode definir despesas que esto de fora da limitao de empenho. A gesto do Programa de responsabilidade do gerente de programa, que poder contar com o apoio de um gerente-executivo. O gerente de programa o titular da unidade administrativa, qual o Programa est vinculado. Assim como ocorre no nvel do Programa, cada ao tem um responsvel direto o coordenador de ao. Este modelo de responsabilidade se completa, preferencialmente, na forma colegiada, exercida por meio de comits gestores constitudos por representantes dos rgos e entidades que possuem aes em cada Programa, do qual participam coordenadores de ao e gerentes de programa. Todos os Programas Multissetoriais devero contar com um Comit Gestor formado pelo Gerente, pelos Coordenadores das Aes e pelo Gerente Executivo, se existente. O coordenador do Comit Gestor de Programa o Gerente. A principal funo do Comit dar cumprimento ao objetivo do Programa, deProf. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 11

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS vendo para tanto, monitorar e avaliar o desempenho do conjunto de suas respectivas aes. O Comit deve constituir-se no locus de articulao interna do Programa onde sero definidas e adotadas solues para a superao de eventuais restries. Neste Comit Gestor de Programa tambm se viabilizam os mecanismos de participao social envolvendo o pblico-alvo (como por exemplo, os instrumentos de aferio da satisfao dos usurios dos servios e outros), em consonncia com as diretrizes definidas pela Secretaria Geral da Presidncia da Repblica em conjunto com o Ministrio do Planejamento.

a)

Crditos Oramentrios e Adicionais

Os crditos oramentrios so autorizaes constantes na LOA para a realizao de despesas, so aqueles aprovados pelo Legislativo na lei do oramento. J os crditos adicionais destinam-se realizao de despesas no previstas ou insuficientemente previstas na Lei Oramentria, bem como para utilizao dos recursos que ficaram sem despesas correspondentes em caso de veto, emenda ou rejeio da LDO. A iniciativa das leis referentes a crditos adicionais privativa do Chefe do Executivo, que dever, obrigatoriamente, justificar as razes das novas adies ao oramento. O art. 40 da Lei 4.320/64 conceitua crditos adicionais da seguinte forma:
Art.40. So crditos adicionais, as autorizaes de despesa no computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Oramento.

Doutrinariamente podemos considerar que os crditos adicionais so instrumentos de ajustes oramentrios, que visam a correo de falhas da Lei Oramentria. A LOA no imutvel. Ela pode ser alterada dentro dos limites legais. Estas alteraes se do atravs dos crditos adicionais. Estes podem alterar diretamente a LOA, com a adio de um artigo que autorize o Executivo a gastar uma quantia em crditos suplementares. Isto est na CF, art. 165:
8 - A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei.

Ou ento pode haver lei especial, no caso de o Executivo solicitar ao Legislativo, mediante Projeto de Lei ou Medida Provisria, a abertura de crditos adicionais. A MP possvel s para os crditos extraordinrios, devido urgncia. So de trs tipos: suplementares, especiais e extraordinrios.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Crditos Suplementares
Art. 41. Os crditos adicionais classificam-se em: I - suplementares, os destinados a reforo de dotao oramentria;

So os crditos destinados a reforo de dotao oramentria. Esses crditos possuem relao direta com o oramento, j que suplementam dotaes existentes na lei oramentria anual. O Poder Legislativo pode autorizar a abertura de crdito adicional suplementar na prpria LOA, at determinado valor. Contudo, somente os crditos oramentrios podem estar autorizados na prpria LOA.
8 - A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei.

A abertura de crdito adicional suplementar somente poder ser realizada quando a despesa estava fixada na lei oramentria, porm, a receita no foi suficiente para cobrir o total do gasto. Depois de esgotados os crditos suplementares autorizados na LOA, toda vez que for necessrio suplementar uma obra ou servio o Executivo ter que pedir autorizao ao Legislativo atravs de projeto de lei, posto que este Poder que tem competncia para dispor sobre oramento, autorizar despesas. O crdito suplementar autorizado por lei e aberto por decreto do Poder Executivo. A sua abertura depende da existncia de recursos disponveis para ocorrer despesa e ser precedida de exposio fundamentada ou justificada.

Crditos Especiais
Art. 41. Os crditos adicionais classificam-se em: II - especiais, os destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica;

So destinados a atender despesas novas, no previstas na lei oramentria anual, mas que surgiram durante a execuo do oramento. Portanto, o crdito especial cria novo item de despesa e se destina a atender um objetivo no previsto quando da elaborao da proposta oramentria. A abertura de crdito especial no pode ser autorizada na LOA, mas sim, em lei especial. O crdito especial autorizado por lei e aberto automaticamente com a sano e publicao da lei especial. A abertura se d atravs de decreto e incorpora-se ao oramento, mas mantm sua especificidade, demonstrandose a conta dos mesmos, separadamente.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 13

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


2 - Os crditos especiais e extraordinrios tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subsequente.

Em princpio, os crditos especiais tero vigncia dentro do exerccio financeiro em que foram abertos, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses do exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subsequente. Se a lei de autorizao do crdito especial for promulgada nos ltimos quatro meses do exerccio financeiro e ainda existir saldo no utilizado, em 31 de dezembro, este valor ser reaberto no exerccio subsequente e incorporado ao oramento. Essa reabertura gera um saldo financeiro e, em consequncia, aumenta o supervit ou diminui o dficit financeiro. Portanto, essa receita incorporada ao oramento subsequente extra-oramentria. Ainda segundo a CF88.
Art. 167. So vedados: V - a abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes;

Crditos Extraordinrios
3 - A abertura de crdito extraordinrio somente ser admitida para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica, observado o disposto no art. 62. Art. 41. Os crditos adicionais classificam-se em: III - extraordinrios, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoo intestina ou calamidade pblica.

Destinam-se a atender somente despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. O termo como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica significa que esses fatos imprevisveis so apenas exemplificativos, ou seja, admite-se outros fatos no previstos na CF. Os crditos extraordinrios, como o prprio nome indica, pela urgncia que os motiva no necessitam de autorizao legislativa prvia para a sua abertura. Os crditos extraordinrios so abertos por medida provisria e submetidos imediatamente ao Poder Legislativo

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Em princpio, os crditos extraordinrios tero vigncia dentro do exerccio financeiro em que foram abertos, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente. A reabertura dos crditos extraordinrios ser efetivada, quando necessria, mediante decreto do Presidente da Repblica, at trinta dias aps a publicao da lei oramentria. No necessrio indicar a fonte dos recursos. Contudo, caso o governo no indique a fonte de recursos para a abertura dos crditos extraordinrios, quando for abrir crditos suplementares ou especiais indicando como fonte de recursos o excesso de arrecadao, ter que deduzir importncia dos crditos extraordinrios abertos no exerccio. Segundo a Lei 4.320/64
Art. 43. 4 Para o fim de apurar os recursos utilizveis, provenientes de excesso de arrecadao, deduzir-se-a a importncia dos crditos extraordinrios abertos no exerccio.

2. Oramento e Organizaes Pblicas


J estudamos na Aula 04, pg. 19, que o Decreto-Lei 200/1967 organizou as atividades-meio da administrao pblica federal na forma de sistemas. Vimos isso novamente na aula passada, que as atividades de planejamento e oramento tambm formam um sistema, com o MPOG como rgo central. O SPOF est regulamentado na Lei 10.180/2001, segundo a qual:
Art. 2 O Sistema de Planejamento e de Oramento Federal tem por finalidade: I - formular o planejamento estratgico nacional; II - formular planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento econmico e social; III - formular o plano plurianual, as diretrizes oramentrias e os oramentos anuais; IV - gerenciar o processo de planejamento e oramento federal; V - promover a articulao com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, visando a compatibilizao de normas e tarefas afins aos diversos Sistemas, nos planos federal, estadual, distrital e municipal. Art. 3 O Sistema de Planejamento e de Oramento Federal compreende as atividades de elaborao, acompanhamento e avaliao de planos, programas e oramentos, e de realizao de estudos e pesquisas scio-econmicas.

O Sistema de Planejamento e Oramento Federal constitudo pelo rgo central que o Ministrio do Planejamento e seus rgos especficos e pelos rProf. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 15

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS gos setoriais que so as unidades de planejamento e oramento dos Ministrios, da Advocacia-Geral da Unio (AGU) e da Casa Civil, todos sujeitos orientao normativa e superviso do rgo central. Algo interessante que as unidades responsveis pelo planejamento dos demais poderes Legislativo, Judicirio, Ministrio Pblico, TCU ficam tambm sujeitos orientao normativa do MPOG, como determina a lei:
Art. 5 Sem prejuzo das competncias constitucionais e legais de outros Poderes, as unidades responsveis pelos seus oramentos ficam sujeitas orientao normativa do rgo central do Sistema. Art. 6 Sem prejuzo das competncias constitucionais e legais de outros Poderes e rgos da Administrao Pblica Federal, os rgos integrantes do Sistema de Planejamento e de Oramento Federal e as unidades responsveis pelo planejamento e oramento dos demais Poderes realizaro o acompanhamento e a avaliao dos planos e programas respectivos.

Para auxiliar as atividades do Sistema de Planejamento e Oramento, existe o Sistema Integrado de Planejamento e Oramento (SIOP), um sistema informatizado. Com o SIOP, os rgos setoriais e as unidades oramentrias do Governo Federal podem alimentar o cadastro de programas e aes, alm de gerenciar o processo de Captao da Proposta Oramentria, em que detalham suas propostas de acordo com os limites do PPA. Com base nos referenciais monetrios, os rgos setoriais detalham, no SIOP, a abertura desses limites segundo a estrutura programtica da despesa. Considerando a escassez de recursos, cada rgo setorial observar, no processo de alocao oramentria, pela melhor distribuio, tendo em vista as prioridades e a qualidade do gasto. O processo de detalhamento da proposta setorial, via SIOP, compreende as trs etapas decisrias bsicas, denominadas momento: UO, rgo setorial e rgo Central. A proposta das Unidades Oramentrias feita no SIOP e encaminhada aos seus respectivos rgos setoriais para anlise, reviso e ajustes. A proposta setorial encaminhada ento para a Secretaria de Oramento Federal, do MPOG, que verifica, pelo SIOP, a compatibilidade das propostas encaminhadas pelos rgos setoriais, com os limites oramentrios estabelecidos, condio bsica para se iniciar a fase de anlise no mbito da SOF. Alm do Sistema de Planejamento e Oramento, a Lei 10.180/2001 instituiu mais trs sistemas: administrao financeira, contabilidade e controle interno. Segundo a Lei:
Art. 9 O Sistema de Administrao Financeira Federal visa ao equilbrio financeiro do Governo Federal, dentro dos limites da receita e despesa pblicas.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Art. 10. O Sistema de Administrao Financeira Federal compreende as atividades de programao financeira da Unio, de administrao de direitos e haveres, garantias e obrigaes de responsabilidade do Tesouro Nacional e de orientao tcnico-normativa referente execuo oramentria e financeira.

A Programao Financeira se realiza em trs nveis distintos, sendo a Secretaria do Tesouro Nacional o rgo central, contando ainda com a participao das Subsecretarias de Planejamento, Oramento e Administrao (ou equivalentes nos rgos setoriais - OSPF) e as Unidades Gestoras Executoras (UGE). Compete STN estabelecer as diretrizes para a elaborao e formulao da programao financeira mensal e anual, bem como a adoo dos procedimentos necessrios a sua execuo. Aos rgos setoriais competem a consolidao das propostas de programao financeira dos rgos vinculados (UGE) e a descentralizao dos recursos financeiros recebidos do rgo central. s Unidades Gestoras Executoras cabem a realizao da despesa pblica nas suas trs etapas, ou seja: o empenho, a liquidao e o pagamento. A Lei 10.180/2001 traz ainda as competncias das unidades do sistema: Zelar pelo equilbrio financeiro do Tesouro Nacional; Administrar os haveres financeiros e mobilirios do Tesouro Nacional; Elaborar a programao financeira do Tesouro Nacional, gerenciar a Conta nica do Tesouro Nacional e subsidiar a formulao da poltica de financiamento da despesa pblica; Gerir a dvida pblica mobiliria federal e a dvida externa de responsabilidade do Tesouro Nacional; Controlar a dvida decorrente de operaes de crdito de responsabilidade, direta e indireta, do Tesouro Nacional; Administrar as operaes de crdito sob a responsabilidade do Tesouro Nacional; Manter controle dos compromissos que onerem, direta ou indiretamente, a Unio junto a entidades ou organismos internacionais; Editar normas sobre a programao financeira e a execuo oramentria e financeira, bem como promover o acompanhamento, a sistematizao e a padronizao da execuo da despesa pblica; Promover a integrao com os demais Poderes e esferas de governo em assuntos de administrao e programao financeira.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Mais um sistema regido pela Lei 10.180/2001 o de Contabilidade Federal:
Art. 14. O Sistema de Contabilidade Federal visa a evidenciar a situao oramentria, financeira e patrimonial da Unio.

A Contabilidade Pblica aplica Administrao Pblica as tcnicas de registro dos atos e fatos administrativos, apurando resultados e elaborando relatrios peridicos, tendo por base as normas de Direito Financeiro e os Princpios Gerais de Finanas Pblicas. Segundo a Lei 4.320/1964:
Art. 83. A contabilidade evidenciar perante a Fazenda Pblica a situao de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados. Art. 85. Os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros.

A Contabilidade Pblica organiza-se de modo a permitir: O acompanhamento da execuo oramentria; O conhecimento da composio patrimonial; A determinao dos custos dos servios industriais; O levantamento dos balanos gerais; A anlise e interpretao dos resultados econmicos e financeiros. A contabilidade aplicada Administrao Pblica registra a previso da receita e a fixao da despesa, estabelecidas no oramento pblico aprovado para o exerccio, escritura a execuo oramentria da receita e da despesa, faz a comparao entre a previso e a realizao das receitas e despesas, controla as operaes de crdito, a dvida ativa, os crditos e obrigaes, revela as variaes patrimoniais e mostra o valor do patrimnio. O campo de aplicao da Contabilidade Pblica pode ser abordado sob dois aspectos: o dos rgos e entidades que devem seguir os seus preceitos e regras e o dos fatos contbeis abrangidos.

Pessoas Abrangidas O campo de aplicao da Contabilidade Pblica o estudo, interpretao, identificao, mensurao, avaliao, registro, controle e evidenciao de fenmenos contbeis, decorrentes de variaes patrimoniais em:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Entidades do setor pblico; Entidades que recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem recursos pblicos, na execuo de suas atividades, no tocante aos aspectos contbeis da prestao de contas. Entidade do Setor Pblico so os rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico.

Fatos Abrangidos Quanto aos fatos contbeis abrangidos, a Lei 4.320/1964 dispe:
Art. 85. Os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros. Art. 89. A contabilidade evidenciar os fatos ligados administrao oramentria, financeira patrimonial e industrial. Art. 90 A contabilidade dever evidenciar, em seus registros, o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis.

A Contabilidade Governamental inicia o seu papel na execuo oramentria e, portanto, no contempla as fases anteriores do ciclo oramentrio que so: o planejamento, a elaborao e a aprovao do Oramento. O objeto da Contabilidade o patrimnio constitudo por bens, direitos e obrigaes vinculados a uma entidade. Dentro dessa tica, deve ser considerado o patrimnio a ser controlado pelos rgos e entidades pblicas, to somente os bens com caractersticas de uso restrito. Os bens de uso geral, como rodovias, praas, viadutos, quadras esportivas, etc., no so objeto da Contabilidade Pblica, mesmo sendo construdos e mantidos com recursos pblicos. O Sistema de Controle Interno tambm est na Lei 10.180/2001:
Art. 19. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal visa avaliao da ao governamental e da gesto dos administradores pblicos federais, por intermdio da fiscalizao contbil, financeira, oramentria,

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


operacional e patrimonial, e a apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. Art. 21. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal compreende as atividades de avaliao do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio e de avaliao da gesto dos administradores pblicos federais, utilizando como instrumentos a auditoria e a fiscalizao.

O rgo central do sistema a Controladoria Geral da Unio (CGU)

2.1. Princpios Oramentrios


A Lei 4.320/1964 dispe que:
Art. 2 A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do Govrno, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade.

Vamos ver estes trs princpios e outros:

a)

Princpio da Unidade

Classicamente, este princpio reflete a necessidade de a Administrao ter apenas um nico oramento. No entanto, com as novas disposies da CF88, o princpio da unidade no pode mais ser entendido como documento nico, haja vista a previso das trs leis oramentrias (PPA, LDO e LOA) e dos trs suboramentos (OF, OI e OSS) que forma a LOA. Alguns autores chegam a afirmar que no mais existe o princpio da unidade. Mas a maioria entende que houve uma alterao do conceito de unidade, que passou a ser entendido como totalidade (necessidade de incluso dos trs suboramentos na LOA) e harmonia (compatibilidade) da LOA com a LDO e desta com o PPA.

b)

Princpio da Universalidade

O oramento deve conter TODAS as receitas e TODAS as despesas da Administrao. Este princpio est positivado na CF/88, art. 165, 5, quando o legislador estatuiu a abrangncia da lei oramentria: oramento fiscal de todos os Poderes, rgos ou fundos; oramento de investimentos das empresas estatais; oramento da seguridade social de todos os Poderes, rgos ou fundos.
5 - A lei oramentria anual compreender:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

Contudo, existem excees, como estabelece a Smula 66 do STF:


Smula 66: legtima a cobrana do tributo se houver sido criado aps o oramento, mas antes do incio do respectivo exerccio financeiro.

c)

Princpio da Periodicidade ou Anualidade

Ele est relacionado com a necessidade de um novo oramento a cada 12 meses. Em conformidade com esse princpio, a autorizao legislativa do gasto deve ser renovada a cada exerccio financeiro. No Brasil, por uma determinao do art. 34 da mesma Lei 4.320/64, este perodo coincide com o ano civil, ou seja, vai de 1 de janeiro a 31 de dezembro. Mas nada obsta que esta lei seja alterada, assinalando um outro perodo de 12 meses. Como se v, a anualidade est relacionada com um perodo de 12 meses, no com o ano civil.

d)

Princpio da Legalidade

O patrimnio pblico pertence coletividade, por isso que a ningum dado o direito de utiliz-los livremente. Corolrio do Princpio da Legalidade, tem-se o Princpio da Indisponibilidade das Receitas Pblicas. A lei oramentria e a lei que instituir crditos suplementares e especiais, aprovados pelo Legislativo, so os instrumentos legais que autorizam a aplicao dos recursos pblicos. No pode haver despesa pblica sem autorizao legislativa prvia. Na CF88:
Art. 167. So vedados: I - o incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual; II - a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais;

Embora a autorizao oramentria seja o principal requisito para a realizao dos dispndios pblicos, o fato de determinada despesa estar prevista na Lei Oramentria no obriga o governante a efetiv-la, a realiz-la. Existem as despesas que so devidas pelo Poder Pblico, as quais Aliomar Baleeiro d o nome de despesas fixas. Estas podem ser exigidas administrativa ou judicial-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS mente. So exemplos a remunerao dos servidores pblicos e as obrigaes da dvida pblica. O STF j se pronunciou a respeito.
O simples fato de ser includa no oramento uma verba de auxlio a esta ou quela instituio no gera, de pronto, direito a esse auxlio; (...) a previso de despesa, em lei oramentria, no gera direito subjetivo a ser assegurado por via judicial.

e)

Princpio da Exclusividade

O oramento deve tratar apenas de matria financeira, constituir compromisso exigvel do ente, como simples depositrio ou como agente passivo da obrigao, cujo pagamento independe de autorizao legislativa. Ele est na CF88:
8 - A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei.

P prprio dispositivo traz excees. Os crditos suplementares so um tipo de acrscimo despesa fixada no oramento, eles so uma espcie do gnero crditos adicionais. O governo pode no ter previsto adequadamente o valor de determinada despesa e ao longo do exerccio ela pode ser maior do que o fixado. Assim, o governo a suplementa no oramento. Esse um caso de despesa prevista no oramento. Tambm podemos ter despesas que no haviam sido previstas, da so acrescidos crditos especiais. Por fim, os crditos extraordinrios referem-se a despesas urgentes, previstas ou no no oramento. A CF88 s permite a incluso na LOA dos crditos suplementares. A outra exceo so as operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita. Assim, a LOA pode permitir antecipadamente que o governo faa emprstimos, caso estes sejam necessrios.

f)

Princpio do Oramento-Bruto

Este princpio est inserido no art. 6 da Lei 4.320/64.


Art. 6 Todas as receitas e despesas constaro da Lei de Oramento pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues.

Ele quer dizer que a Unio, por exemplo, que arrecada o Imposto de Renda e o IPI, deve colocar a sua estimativa integral no seu oramento (lado das receitas); e a parte que constitucionalmente se destina a estados e municpios deve constar integralmente no oramento (lado das despesas). No poder a Unio colocar no seu oramento apenas o valor lquido do IR e do IPI.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS g) Princpio da No Afetao ou No Vinculao

Trata-se de um princpio ligado ao Direito Tributrio. No Brasil temos cinco espcies tributrias: impostos, taxas, contribuies, contribuies de melhoria e emprstimos compulsrios. Destas, algumas possuem arrecadao vinculada, ou seja, com aplicao obrigatria em determinada despesa, enquanto outras so no vinculadas. No ltimo grupo esto os impostos, enquanto as outras espcies, geralmente, esto no primeiro. Este princpio est na CF88:
Art. 167. So vedados: IV - a vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade, para manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de atividades da administrao tributria, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, 2, 212 e 37, XXII, e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita, previstas no art. 165, 8, bem como o disposto no 4 deste artigo; 4. permitida a vinculao de receitas prprias geradas pelos impostos a que se referem os arts. 155 e 156, e dos recursos de que tratam os arts. 157, 158 e 159, I, a e b, e II, para a prestao de garantia ou contragarantia Unio e para pagamento de dbitos para com esta.

Podemos observar que a CF88 define algumas excees, quais sejam: Repartio da arrecadao do imposto de renda e do imposto sobre produtos industrializados, compondo o Fundo de Participao dos Estados e o de Participao dos Municpios; Destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade; Destinao de recursos para manuteno e desenvolvimento do ensino; Destinao de recursos para atividades da administrao tributria; Prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita Prestao de garantia ou contragarantia Unio e para pagamento de dbitos para com esta. Apesar de o texto constitucional vedar a vinculao dos impostos, ainda assim podemos dizer que no Brasil h alto nvel de vinculao da arrecadao tributria. H, inclusive, um dispositivo da LRF que refora essa vinculao das receitas nas despesas para as quais foram atribudas:
Art. 8, Pargrafo nico. Os recursos legalmente vinculados a finalidade especfica sero utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculao, ainda que em exerccio diverso daquele em que ocorrer o ingresso.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS h) Princpio da Precedncia

A aprovao do oramento deve ocorrer antes do exerccio financeiro a que se refere. A CF, especificamente no art.35, 2 do ADCT, determina que as leis oramentrias sejam encaminhadas, votadas e aprovadas num determinado exerccio financeiro para vigorarem no exerccio seguinte.
2 - At a entrada em vigor da lei complementar a que se refere o art. 165, 9, I e II, sero obedecidas as seguintes normas: I - o projeto do plano plurianual, para vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subsequente, ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa; II - o projeto de lei de diretrizes oramentrias ser encaminhado at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa; III - o projeto de lei oramentria da Unio ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa.

i)

Princpio da Especificao ou da Especializao

Tambm chamado de princpio da discriminao, est na Lei 4.230/64:


Art. 5 A Lei de Oramento no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu pargrafo nico. Art. 15. Na Lei de Oramento a discriminao da despesa far-se- no mnimo por elementos. 1 Entende-se por elementos o desdobramento da despesa com pessoal, material, servios, obras e outros meios de que se serve a administrao publica para consecuo dos seus fins.

Essa regra ope-se incluso de valores globais, de forma genrica, ilimitados e sem discriminao e ainda, o incio de programas ou projetos no includos na LOA e a realizao de despesas ou assuno de obrigaes que excedam os crditos oramentrios ou adicionais. A Lei 4.320/1964 fala em elemento, mas tal entendimento foi alterado em portaria da SOF/STN, que passou a no exigir o elemento de despesa j na LOA, apenas no momento da execuo.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS j) Princpio da Clareza

Esse bem fcil! O oramento deve ser claro, de fcil compreenso, numa linguagem acessvel. Fcil na teoria, porque na prtica a coisa complica e muito. O oramento extremamente complexo e devido s suas caractersticas legais, financeiras, contbeis, acaba tornando-se incompreensvel para muitos de ns.

k)

Princpio do Equilbrio

Significa que deve haver equilbrio entre as receitas e as despesas. J houve no direito brasileiro previso legal de que as despesas no deveriam ser maiores do que as receitas. Atualmente no temos mais tal exigncia, mas o costume ficou, e os oramentos anuais normalmente trazem receitas e despesas em valores iguais. Porm, o fato de receitas e despesas serem iguais na LOA no significa que h equilbrio, pois as operaes de crdito so consideradas receitas. Assim, mesmo que o governo esteja endividando-se, no aspecto formal ele estar equilibrado. Por isso que muitos falam que deve haver um equilbrio material, ou real, algo que foi defendido muito com a LRF.

2.2. Classificaes oramentrias


Vamos ver aqui as principais classificaes da receita e da despesa. Primeiro, vamos comear com as receitas.

a)

Receita Pblica

O conceito legal de receita pblica do Manual de Receitas Pblicas, da STN.


Receitas Pblicas so todos os ingressos de carter no devolutivo auferidas pelo poder pblico, em qualquer esfera governamental, para alocao e cobertura das despesas pblicas. Dessa forma, todo o ingresso oramentrio constitui uma receita pblica, pois tem como finalidade atender s despesas pblicas.

O ponto mais importante desta definio que receita pblica todo ingresso de carter NO-DEVOLUTIVO. A partir da excluem-se do conceito as receitas no previstas no oramento e que ingressaro em carter temporrio, ou seja, as receitas extraoramentrias. O fato de no estar prevista no oramento no faz com que no seja receita pblica. Tem que ser temporria. So exemplos: caues em dinheiro, depsitos, operaes de crdito. Porm, uma coisa importante diferenciar o conceito de receita pblica de receita oramentria. Segundo a Lei 4.320/1964:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Art. 57. Ressalvado o disposto no pargrafo nico do artigo 3. desta lei sero classificadas como receita oramentria, sob as rubricas prprias, tdas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no Oramento.

As receitas oramentrias englobam as operaes de crdito.

2. (CESPE/TCU/2004) Receita oramentria a entrada que acrescida ao patrimnio pblico como elemento novo e positivo, integrando-se a ele sem quaisquer reservas, condies ou correspondncia no passivo.

A questo errada, estaria certa se falasse em receita pblica. As receitas oramentrias englobam as operaes de crdito. A receita oramentria no precisa necessariamente estar prevista no oramento, basta que no possua correspondncia no passivo, ou seja, que no seja de carter devolutivo. J a receita extraoramentria no est prevista no oramento e ingressa em carter temporrio no errio para posterior devoluo, constituir compromisso exigvel do ente, como simples depositrio ou como agente passivo da obrigao. A doutrina classifica as receitas em originrias e derivadas: Receitas Originrias: so obtidas quando o Estado se encontra na mesma condio que o particular, ou seja, sem coercitividade. Elas so resultantes das rendas produzidas pelos ativos do Estado, pela cesso remunerada de bens e valores (aluguis, aplicaes financeiras) ou aplicao em atividade econmica. Receitas Derivadas: tm origem na prevalncia do Estado sobre o particular, ou seja, decorrente do poder de tributar. Pode ser obtida por meio de tributos, penalidades, indenizaes e restituies. Essa classificao em originrias e derivadas possui uso acadmico e no normatizada; portanto, no utilizada como classificador oficial da receita pelo poder pblico. A classificao oficial das receitas oramentrias leva em considerao os seguintes critrios: Natureza; Indicador de resultado primrio; e Fonte/destinao de recursos.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Classificao por natureza da receita A classificao da receita por natureza utilizada por todos os entes da Federao e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador: acontecimento real que ocasionou o ingresso da receita nos cofres pblicos. Segundo a Lei 4.320/1964, os itens da discriminao da receita, sero identificados por nmero de cdigo decimal. Convencionou-se denominar esse cdigo de natureza da receita. Esta representa o menor nvel de detalhamento das informaes oramentrias sobre as receitas pblicas; por isso, contm as informaes necessrias para as devidas alocaes no oramento. De forma a possibilitar a identificao detalhada dos recursos que ingressam nos cofres pblicos, esta classificao formada por um cdigo numrico de 8 dgitos que se subdivide em seis nveis:
1 Categoria Econmica 2 Origem 3 Espcie 4 Rubrica 5 e 6 Alnea 7 e 8 Subalnea

Quando, por exemplo, o imposto de renda pessoa fsica recolhido dos trabalhadores, aloca-se a receita pblica correspondente na natureza da receita cdigo 1112.04.10, segundo o esquema abaixo:
Categoria Econmica Origem Espcie Rubrica Alnea Subalnea

04

10

Pessoas Fsicas Impostos sobre a renda e proventos de qualquer natureza Impostos sobre o patrimnio e renda Impostos Receita Tributria Receita Corrente

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A classificao da receita quanto categoria econmica est prevista na Lei 4.320/1964:
Art. 11 - A receita classificar-se- nas seguintes categorias econmicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.

O Manual Tcnico do Oramento 2013 traz as definies:


Receitas oramentrias correntes so arrecadadas dentro do exerccio financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado com efeitos positivos sobre o patrimnio lquido e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e aes oramentrios, com vistas a satisfazer finalidades pblicas. Receitas Oramentrias de Capital tambm aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e so instrumentos de financiamento dos programas e aes oramentrios, a fim de se atingirem as finalidades pblicas. Porm, de forma diversa das Receitas Correntes, as Receitas de Capital no provocam efeito sobre o patrimnio lquido

A diferena que eles colocam entre as duas est nos efeitos sobre o patrimnio lquido as receitas correntes aumentam o patrimnio lquido, as de capital no. As receitas de capital so representadas por mutaes patrimoniais que nada acrescentam ao patrimnio pblico, s ocorrendo uma troca entre elementos patrimoniais. H uma entrada de recursos financeiros e uma baixa no patrimnio pela venda de um ativo, por exemplo. Em 2006 a SOF incluiu duas outras categorias econmicas: receitas correntes intraoramentrias e receitas de capital intraoramentrias. Operaes intraoramentrias so aquelas realizadas entre rgos e demais entidades da Administrao Pblica integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social do mesmo ente federativo. No representam novas entradas de recursos nos cofres pblicos do ente, mas apenas remanejamento de receitas entre rgos.

Receitas Correntes As receitas correntes so tipicamente receitas de custeio, contribuem para suportar a manuteno e o funcionamento das atividades administrativas. Segundo a Lei 4.320/1964:
1 - So Receitas Correntes as receitas tributria, de contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em Despesas Correntes.

Vamos ver os tipos de receitas correntes:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Receitas Tributrias: englobam os impostos, as taxas e as contribuies de melhoria, previstos no art. 145 da CF. Receitas de Contribuies: renem-se nessa origem as contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, conforme preceitua o art. 149 da CF. Receitas Patrimoniais: so receitas provenientes da fruio do patrimnio de ente pblico, como, por exemplo, bens mobilirios e imobilirios ou, ainda, bens intangveis e participaes societrias. Exemplos: compensaes financeiras/royalties8, concesses e permisses, entre outras. Receitas Agropecurias: trata-se de receita originria, auferida pelo Estado quando atua como empresrio, em posio de igualdade com o particular. Decorrem da explorao econmica, por parte do ente pblico, de atividades agropecurias, tais como a venda de produtos agrcolas (gros, tecnologias, insumos etc.), pecurios (semens, tcnicas em inseminao, matrizes etc.), para reflorestamentos etc. Receitas Industriais: so provenientes de atividades industriais exercidas pelo ente pblico, como: indstria de extrao mineral, de transformao, de construo, entre outras. Receitas de Servios: decorrem da prestao de servios por parte do ente pblico, tais como comrcio, transporte, comunicao, servios hospitalares, armazenagem, servios recreativos, culturais etc. Tais servios so remunerados mediante preo pblico, tambm chamado de tarifa. Transferncias Correntes: recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado destinados a atender despesas de manuteno ou funcionamento, a fim de atender finalidade pblica especfica que no seja contraprestao direta em bens e servios a quem efetuou essa transferncia. Os recursos assim recebidos se vinculam consecuo da finalidade pblica objeto da transferncia. As transferncias ocorrem entre entidades pblicas (seja dentro de um mesmo ente federado, seja entre diferentes entes) ou entre entidade pblica e instituio privada. Outras Receitas Correntes: registram-se nesta origem outras receitas cujas caractersticas no permitam o enquadramento nas demais classificaes da receita corrente, como: multas, juros de mora, indenizaes, restituies, receitas da dvida ativa, entre outras.

Receitas de Capital Segundo a Lei 4.320/1964:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


2 - So Receitas de Capital as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do Oramento Corrente.

Vamos ver os tipos: Operaes de Crdito: recursos financeiros oriundos da colocao de ttulos pblicos ou da contratao de emprstimos junto a entidades pblicas ou privadas, internas ou externas. Alienao de Bens: ingressos financeiros provenientes da alienao de bens mveis ou imveis de propriedade do ente pblico. O art. 44 da LRF veda a aplicao da receita de capital decorrente da alienao de bens e direitos para financiar despesas correntes, salvo as destinadas por lei ao RGPS ou ao regime prprio do servidor pblico. Amortizao de Emprstimos: ingressos financeiros provenientes da amortizao de emprstimos que o ente pblico haja previamente concedido. Embora a amortizao do emprstimo seja origem da categoria econmica Receitas de Capital, os juros recebidos associados ao emprstimo so classificados em Receitas Correntes/ de Servios/ Servios Financeiros, pois os juros representam a remunerao do capital. Transferncias de Capital: so os recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado e destinados a atender despesas com investimentos ou inverses financeiras, a fim de satisfazer finalidade pblica especfica que no seja contraprestao direta a quem efetuou essa transferncia. Os recursos assim recebidos vinculam-se consecuo da finalidade pblica objeto da transferncia. As transferncias ocorrem entre entidades pblicas (seja dentro de um mesmo ente federado, seja entre diferentes entes) ou entre entidade pblica e instituio privada. Outras Receitas de Capital: receitas cuja caracterstica no permita o enquadramento nas demais classificaes da receita de capital, como: Resultado do Banco Central, Remunerao das Disponibilidades do Tesouro Nacional, Integralizao do Capital Social, entre outras.

Classificao por Identificador do Resultado Primrio As receitas do Governo Federal podem ser divididas em: Primrias: quando seus valores so includos na apurao do resultado primrio (diferena entre as receitas primrias e as despesas primrias); No primrias ou Financeiras: quando no so includas nesse clculo.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 30

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS As receitas primrias referem-se, predominantemente, s receitas correntes que advm dos tributos, das contribuies sociais, das concesses, dos dividendos recebidos pela Unio, da cota-parte das compensaes financeiras, das decorrentes do prprio esforo de arrecadao das UOs, das provenientes de doaes e convnios e outras tambm consideradas primrias. As receitas no primrias ou financeiras so aquelas que no contribuem para o resultado primrio ou no alteram o endividamento lquido do Governo (setor pblico no financeiro) no exerccio financeiro correspondente, uma vez que criam uma obrigao ou extinguem um direito, ambos de natureza financeira, junto ao setor privado interno e/ou externo. So adquiridas junto ao mercado financeiro, decorrentes da emisso de ttulos, da contratao de operaes de crdito por organismos oficiais, das receitas de aplicaes financeiras da Unio (juros recebidos, por exemplo), das privatizaes e outras.

Classificao por Fonte/Destinao dos Recursos Instrumento criado para assegurar que receitas vinculadas por lei a finalidade especfica sejam exclusivamente aplicadas em programas e aes que visem consecuo de despesas ou polticas pblicas associadas a esse objetivo legal, as fontes/destinaes de recursos agrupam determinadas naturezas de receita conforme haja necessidade de mapeamento dessas aplicaes de recursos no oramento pblico, segundo diretrizes estabelecidas pela SOF. Como mecanismo integrador entre a receita e a despesa, o cdigo de fonte/destinao de recursos exerce duplo papel no processo oramentrio: na receita, indica o destino de recursos para o financiamento de determinadas despesas; na despesa, identifica a origem dos recursos que esto sendo utilizados. Assim, o mesmo cdigo utilizado para controle das destinaes da receita tambm utilizado na despesa, para controle das fontes financiadoras.

b)

Despesa

Vamos ver duas definies de despesa do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico:
Despesas oramentrias dependem de autorizao legislativa para sua efetivao. As despesas de carter oramentrio necessitam de recurso pblico para sua realizao e constituem instrumento para alcanar os fins dos programas governamentais. Despesa oramentria fluxo que deriva da utilizao de crdito consignado no oramento da entidade, podendo ou no diminuir a situao lquida patrimonial.

Podemos diferenciar as despesas oramentrias das extraoramentrias:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Oramentria: includa na LOA ou que proveniente da abertura de crditos adicionais durante o exerccio. Extraoramentria: no consta na LOA, compreendendo as diversas sadas de numerrios que ingressaram por meio de receitas extraoramentrias, ou seja, de carter devolutivo, tais como caues, depsitos, restos a pagar. A despesa oramentria depende de autorizao legislativa para a sua execuo. Essa autorizao ocorre ora por meio dos crditos iniciais, veiculados na LOA, ora por meio dos crditos adicionais. J as despesas extraoramentrias representam a devoluo de recursos que estavam em poder do ente pblico, mas que no pertenciam realmente ao errio, e que, portanto, no podem ser executados em favor de aes governamentais. O MPOG divide a programao oramentria em qualitativa e quantitativa. Qualitativa: deve responder, de maneira clara e objetiva, s perguntas clssicas que caracterizam o ato de orar, sendo, do ponto de vista operacional, composto dos seguintes blocos de informao: classificao por esfera, classificao institucional, classificao funcional e estrutura programtica. Quantitativa: corresponde programao fsica e financeira. A programao fsica define quanto se pretende desenvolver do produto (meta fsica). A programao financeira define o que adquirir e com quais recursos, envolve a classificao da despesa segunda natureza, que abrange: categoria econmica, grupo de natureza de despesa, elemento de despesa e modalidade de aplicao. Vamos ver essas classificaes.

Classificao Quanto Categoria Econmica Segundo a Lei 4.320/1964:


Art. 3 A classificao da despesa, segundo a sua natureza, compe-se de: I - categoria econmica; II - grupo de natureza da despesa; III - elemento de despesa;

Assim como na receita, a categoria econmica da despesa indica o efeito que ela ter sobre a economia (transferncias de recursos, montante de gastos com custeio consumo do governo, nvel de investimentos etc.). Temos, assim como na receita, as categorias despesas correntes e despesas de capital.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 32

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Enquanto os grupos de despesa agregam despesas com as mesmas caractersticas, o elemento de despesa identifica a que gasto se refere, como dirias, material de consumo, etc.
1 A natureza da despesa ser complementada pela informao gerencial denominada "modalidade de aplicao", a qual tem por finalidade indicar se os recursos so aplicados diretamente por rgos ou entidades no mbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federao e suas respectivas entidades, e objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminao da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.

Ainda temos a modalidade de aplicao, que indica se o recurso foi aplicado diretamente ou transferido para outros entes, como estados e municpios.
Art. 5 Em decorrncia do disposto no art. 3 a estrutura da natureza da despesa a ser observada na execuo oramentria de todas as esferas de Governo ser "c.g.mm.ee.dd", onde: "c" representa a categoria econmica; "g" o grupo de natureza da despesa; "mm" a modalidade de aplicao; "ee" o elemento de despesa; e "dd" o desdobramento, facultativo, do elemento de despesa. Pargrafo nico. A discriminao das naturezas de despesa, de que trata o Anexo III desta Portaria, apenas exemplificativa, podendo ser ampliada para atender s necessidades de execuo, observados a estrutura e os conceitos constantes do Anexo II desta Portaria.

Aqui temos o cdigo da despesa. O desdobramento do elemento de despesa facultativo. A Portaria traz um anexo com a tabela de despesas. Contudo, ela apenas exemplificativa, podendo ser ampliada para atender s necessidades de execuo de cada ente.
Art. 6 Na lei oramentria, a discriminao da despesa, quanto sua natureza, far-se-, no mnimo, por categoria econmica, grupo de natureza de despesa e modalidade de aplicao.

Este pargrafo importante. Na lei oramentria, a discriminao da despesa ser, no mnimo, por: Categoria econmica; Grupo de despesa; Modalidade de aplicao. A natureza da despesa ser estruturada da seguinte forma:
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 33

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A - CATEGORIAS ECONMICAS 3 - Despesas Correntes 4 - Despesas de Capital

B - GRUPOS DE NATUREZA DE DESPESA 1 - Pessoal e Encargos Sociais 2 - Juros e Encargos da Dvida 3 - Outras Despesas Correntes 4 - Investimentos 5 - Inverses Financeiras 6 - Amortizao da Dvida

C - MODALIDADES DE APLICAO 20 - Transferncias Unio 30 - Transferncias a Estados e ao Distrito Federal 40 - Transferncias a Municpios 50 - Transferncias a Instituies Privadas sem Fins Lucrativos 60 - Transferncias a Instituies Privadas com Fins Lucrativos 70 - Transferncias a Instituies Multigovernamentais Nacionais 80 - Transferncias ao Exterior (...)

O MTO apresenta a seguinte tabela com perguntas interessantes para guardar:


Natureza da Despesa Categoria Econmica Grupo de Natureza de Despesa Modalidade de Aplicao Elemento da Despesa Pergunta a ser respondida Qual o efeito econmico da realizao da despesa? Em qual classe de gasto ser realizada a despesa? Qual a estratgia para a realizao da despesa. Quais os insumos que se pretende utilizar ou adquirir?

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Despesa Corrente Refere-se ao conceito de consumo do governo, so despesas oramentrias destinadas manuteno e ao funcionamento dos servios pblicos prestados pela prpria Administrao ou transferidos a outras pessoas fsicas ou jurdicas. Esses recursos possuem como caracterstica o fato de no produzirem qualquer acrscimo patrimonial, gerando, por consequncia, diminuio do patrimnio lquido. Podemos tambm conceitu-las segundo um aspecto marginal, no qual despesa corrente toda despesa que no contribui, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital. As despesas correntes podem ser divididas em dois grupos: Despesas de custeio: so as dotaes destinadas manuteno servios anteriormente criados, inclusive para atender obras conservao e adaptao de bens imveis, pagamento de servios terceiros, pagamento de pessoal e encargos, aquisio de material consumo, entre outros. de de de de

Transferncias correntes: dotaes para as quais no corresponda contraprestao direta em bens ou servios: transferncias de assistncia e previdncia social; pagamento de salrio-famlia; juros da dvida pblica; transferncias constitucionais oriundas da repartio de receitas tributrias, as decorrentes de simples autorizao oramentria ou de ordem legal e as decorrentes de convnios.

Despesa de Capital Classificam-se nesta categoria aquelas despesas que contribuem diretamente para a formao ou aquisio de um bem de capital. So os gastos realizados pela administrao em investimentos, inverses financeiras e transferncias de capital. Tais despesas implicam, via de regra, acrscimo do patrimnio pblico. Pode-se dar pela produo ou aquisio de bens tais como edifcios, aparelhos de ar-condicionado, veculos, computadores, rodovias, praas, parques, entre outros. So divididas nos seguintes grupos de natureza da despesa: Investimentos: so as dotaes para o planejamento e a execuo de obras, para os programas especiais de trabalho, aquisio de instalaes, equipamentos, material permanente e constituio ou aumento do capital de empresas que no sejam de carter comercial ou financeiro, tais como industriais, agrcolas, etc.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Inverses Financeiras: dotaes para a aquisio de imveis ou de bens de capital j em utilizao; de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento de capital; e, ainda, a constituio ou o aumento de capital de entidades ou empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros. A principal diferena para os investimentos que as inverses financeiras no geram servios que contribuam para o acrscimo ou incremento do PIB, enquanto os investimentos contribuem. Transferncias de Capital: dotaes destinadas a investimentos ou inverses financeiras que outras pessoas de direito pblico ou privado devam realizar, independentemente de contraprestao.

Classificao da Despesa por Esfera Oramentria Na LOA, a esfera tem por finalidade identificar se a despesa pertence ao Oramento Fiscal, da Seguridade Social ou de Investimento das Empresas Estatais.

Classificao Institucional Identifica quem so as estruturas responsveis pela execuo da despesa. Nessa classificao, apontam-se o rgo oramentrio e a unidade oramentria, subordinada quele. As dotaes oramentrias, especificadas por categoria de programao em seu menor nvel, so consignadas s UOs, que so as responsveis pela realizao das aes. rgo oramentrio o agrupamento de UOs. O cdigo da classificao institucional compe-se de cinco dgitos, sendo os dois primeiros reservados identificao do rgo e os demais UO. Um rgo ou uma UO no correspondem necessariamente a uma estrutura administrativa, como ocorre, por exemplo, com alguns fundos especiais e com os rgos Transferncias a Estados, Distrito Federal e Municpios, Encargos Financeiros da Unio, Operaes Oficiais de Crdito, Refinanciamento da Dvida Pblica Mobiliria Federal e Reserva de Contingncia.

Classificao Funcional formada por funes e subfunes e busca responder basicamente indagao em que rea de despesa a ao governamental ser realizada?. Cada atividade, projeto e operao especial identificar a funo e a subfuno s quais se vinculam. Trata-se de uma classificao independente dos programas e de aplicao comum e obrigatria, no mbito dos Municpios, dos Estados, do Distrito Federal e da Unio, o que permite a consolidao nacional dos gastos do setor pblico.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 36

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A classificao representada por cinco dgitos, sendo os dois primeiros relativos s funes e os trs ltimos s subfunes. A funo pode ser traduzida como o maior nvel de agregao das diversas reas de atuao do setor pblico. Reflete a competncia institucional do rgo, como, por exemplo, cultura, educao, sade, defesa, que guarda relao com os respectivos Ministrios. A subfuno representa um nvel de agregao imediatamente inferior funo e deve evidenciar cada rea da atuao governamental, por intermdio da identificao da natureza das aes. Por exemplo, a funo Sade tem a subfuno Ateno Bsica, a Vigilncia Sanitria, etc. As subfunes podem ser combinadas com funes diferentes das relacionadas em Portaria do MPOG. J as aes devem estar sempre conectadas s subfunes que representam sua rea especfica. Existe tambm a possibilidade de matricialidade na conexo entre funo e subfuno, ou seja, combinar qualquer funo com qualquer subfuno, mas no na relao entre ao e subfuno. Deve-se adotar como funo aquela que tpica ou principal do rgo. Assim, a programao de um rgo, via de regra, classificada em uma nica funo, enquanto a subfuno escolhida de acordo com a especificidade de cada ao.

Estrutura Programtica Toda ao do Governo est estruturada em programas orientados para a realizao dos objetivos estratgicos definidos para o perodo do PPA, ou seja, quatro anos. Do lado da estratgia, o Plano Plurianual o instrumento em que se concretiza o planejamento do governo, tendo, como resultado, uma lista de programas, com a viso de mdio prazo para a atuao governamental. Do lado operacional, essa classificao o ponto de partida para a execuo da Lei Oramentria; as classificaes de despesa e de receita que estamos estudando so, na verdade, complementares organizao programtica. J vimos na aula passada que o PPA 2012-2015 trouxe mudanas importantes, entre elas a diferenciao em Programas Temticos e Programas de Gesto, Manuteno e Servios ao Estado. O cdigo do programa composto por quatro dgitos. Depois dele vem a ao oramentria, Operao da qual resultam produtos (bens ou servios) que contribuem para atender ao objetivo de um programa. Incluem-se tambm no conceito de ao as transferncias obrigatrias ou voluntrias a outros entes da Federao e a pessoas fsicas e jurdicas, na forma de subsdios, subvenes, auxlios, contribuies, entre outros, e os financia-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS mentos. A ao identificada por oito dgitos alfanumricos os quatro primeiros referem-se ao e os quatro ltimos ao subttulo. As aes podem ser classificadas como atividades, projetos ou operaes especiais: Atividade: um instrumento de programao utilizado para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto ou servio necessrio manuteno da ao de Governo. Exemplo: Fiscalizao e Monitoramento das Operadoras de Planos e Seguros Privados de Assistncia Sade. Projeto: um instrumento de programao utilizado para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao de Governo. Exemplo: Implantao da rede nacional de bancos de leite humano. Operao Especial: Enquadram-se nessa classificao as despesas que no contribuem para a manuteno, a expanso ou o aperfeioamento das aes de Governo, das quais no resulta um produto e no gera contra prestao direta em bens ou servios. Porm, um grupo importante de aes com natureza de operaes especiais, quando associadas a programas finalsticos, podem apresentar uma medio correspondente a volume ou carga de trabalho. Por fim, na codificao da classificao programtica, h mais um nvel a se destacar. Alm dos programas e das aes que os compem, existe o subttulo, ou localizador do gasto. A definio do subttulo depende da localizao geogrfica dos beneficiados pela ao programtica. Assim, quanto mais restrito o pblico beneficirio de uma ao, mais o subttulo refletir essa regionalizao. Nesse sentido, pode haver aes de alcance nacional (subttulo 0001) at aes restritas a municpios (cada municpio tem seu cdigo de subttulo). A figura a seguir traz um exemplo da estrutura completa da programao:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

3. Pontos importantes da aula


A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. At trinta dias aps a publicao dos oramentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes, o Poder Executivo estabelecer a programao financeira e o cronograma de execuo mensal de desembolso. Se verificado, ao final de um bimestre, que a realizao da receita poder no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministrio Pblico promovero, por ato prprio e nos montantes necessrios, nos trinta dias subsequentes, limitao de empenho e movimentao financeira, segundo os critrios fixados pela lei de diretrizes oramentrias. Receitas Pblicas so todos os ingressos de carter no devolutivo auferidas pelo poder pblico, em qualquer esfera governamental, para

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS alocao e cobertura das despesas pblicas. Dessa forma, todo o ingresso oramentrio constitui uma receita pblica, pois tem como finalidade atender s despesas pblicas. Sero classificadas como receita oramentria, sob as rubricas prprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no Oramento. A caracterstica da receita oramentria o carter no devolutivo. Na lei oramentria, a discriminao da despesa, quanto sua natureza, far-se-, no mnimo, por categoria econmica, grupo de natureza de despesa e modalidade de aplicao.
Natureza da Despesa Categoria Econmica Grupo de Natureza de Despesa Modalidade de Aplicao Elemento da Despesa Pergunta a ser respondida Qual o efeito econmico da realizao da despesa? Em qual classe de gasto ser realizada a despesa? Qual a estratgia para a realizao da despesa. Quais os insumos que se pretende utilizar ou adquirir?

4. Questes Comentadas
1. (ESAF/CVM/2010) Nos termos da Constituio Federal, correto afirmar que: a) o Plano Plurianual possui status de lei complementar. b) a Lei de Diretrizes Oramentrias compreende o oramento fiscal, o oramento de investimento das estatais e o oramento da seguridade social. c) o Poder Executivo deve publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada trimestre, relatrio resumido da execuo oramentria. d) o Plano Plurianual compreende as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente. e) os oramentos fiscal e de investimento das estatais possuem, entre outras, a funo de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra A errada porque o PPA, a LDO e a LOA so leis ordinrias. A letra B errada, pois os trs fazem parte da LOA, e no da LDO. A letra C errada. Segundo a CF88:
Art. 165. 3 - O Poder Executivo publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria.

A letra D errada, a descrio da LDO. A letra E certa. Segundo a CF88:


5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. 7 - Os oramentos previstos no 5, I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, tero entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional.

Gabarito: E.

2. (ESAF/CVM/2010) Acerca da classificao funcional da despesa, correto afirmar que: a) a subfuno, indicada pelos dois primeiros dgitos da classificao funcional, representa um nvel de agregao imediatamente inferior funo. b) as subfunes no podem ser combinadas com funes diferentes das quais estejam originariamente relacionadas. c) via de regra, a programao de um rgo classificada em uma nica funo e subfuno. d) no possvel haver matricialidade na relao entre ao e subfuno. e) a funo, indicada pelos trs primeiros dgitos da classificao funcional, representa o maior nvel de agregao das diversas reas de atuao do setor pblico.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Esta questo foi copiada do Manual Tcnico do Oramento. Vimos que:
A subfuno representa um nvel de agregao imediatamente inferior funo e deve evidenciar cada rea da atuao governamental, por intermdio da identificao da natureza das aes. As subfunes podem ser combinadas com funes diferentes daquelas relacionadas na Portaria MOG no 42, de 1999. As aes devem estar sempre conectadas s subfunes que representam sua rea especfica. Existe tambm a possibilidade de matricialidade na conexo entre funo e subfuno, ou seja, combinar qualquer funo com qualquer subfuno, mas no na relao entre ao e subfuno. Deve-se adotar como funo aquela que tpica ou principal do rgo. Assim, a programao de um rgo, via de regra, classificada em uma nica funo, ao passo que a subfuno escolhida de acordo com a especificidade de cada ao.

A letra A errada. A classificao funcional representada por cinco dgitos, sendo os dois primeiros relativos s funes e os trs ltimos s subfunes. A letra B errada. Pode haver a combinao sim das subfunes com funes diferentes das previstas em portaria do MPOG. A letra C errada, via de regra cada rgo tem sua programao classificada em apenas uma funo, mas no em apenas uma subfuno, que escolhida de acordo com a especificidade da ao. A letra D certa. O texto diz que pode haver matricialidade entre funo e subfuno, mas no entre subfuno e ao. A letra E errada, somente os dois primeiros referem-se funo. Gabarito: D.

3. (ESAF/CVM/2010) Por se tratarem de recursos financeiros de carter temporrio, que no se incorporam ao patrimnio pblico, os seguintes ingressos constituem item da receita extra-oramentria, exceto: a) depsitos em cauo. b) fianas. c) operaes de crdito. d) emisso de moeda. e) outras entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros.

Vimos que, segundo a Lei 4.320/1964:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Art. 57. Ressalvado o disposto no pargrafo nico do artigo 3. desta lei sero classificadas como receita oramentria, sob as rubricas prprias, tdas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no Oramento.

Gabarito: C.

4. (ESAF/APO-MPOG/2010) A respeito da programao qualitativa do oramento, correto afirmar: a) caracteriza-se pela classificao do oramento, segundo a natureza econmica da despesa (corrente e capital). b) decorre do agrupamento dos recursos em unidades oramentrias. c) representada pela diviso do oramento em fiscal e de seguridade social. d) caracterizada pela quantificao dos recursos dos programas e das naturezas da despesa. e) definida pelo Programa de Trabalho e composta por esfera, classificao institucional, classificao funcional e estrutura programtica.

Vimos que a programao da despesa dividida em: Qualitativa: deve responder, de maneira clara e objetiva, s perguntas clssicas que caracterizam o ato de orar, sendo, do ponto de vista operacional, composto dos seguintes blocos de informao: classificao por esfera, institucional, funcional e estrutura programtica. Quantitativa: corresponde programao fsica e financeira. A programao fsica define quanto se pretende desenvolver do produto (meta fsica). A programao financeira define o que adquirir e com quais recursos, envolve a classificao da despesa segunda natureza, que abrange: categoria econmica, grupo de natureza de despesa, elemento de despesa e modalidade de aplicao. A letra A errada porque a categoria econmica est na quantitativa. A letra B errada. Temos aqui a classificao institucional. A letra C errada, a classificao por esfera. A letra D errada, a natureza de despesa est na programao quantitativa. A letra E certa, o que est acima. Gabarito: E.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

5. (ESAF/APO-MPOG/2010) Assinale a opo que indica uma afirmao verdadeira a respeito da conceituao e classificao da receita oramentria. a) As receitas oramentrias so ingressos de recursos que transitam pelo patrimnio do poder pblico, podendo ser classificadas como efetivas e noefetivas. b) As receitas oramentrias decorrem de recursos transferidos pela sociedade ao Estado e so classificadas como permanentes e temporrias. c) Todos os ingressos de recursos, financeiros e no-financeiros, so classificados como receita oramentria, porque transitam pelo patrimnio pblico. d) As receitas oramentrias restringem-se aos ingressos que no geram contrapartida no passivo do ente pblico. e) Recursos financeiros de qualquer origem so registrados como receitas oramentrias para que possam ser utilizados pelos entes pblicos.

A letra A certa. A receita oramentria pode ser classificada quanto afetao patrimonial em: Despesa Oramentria Efetiva: aquela que, no momento da sua realizao, reduz a situao lquida patrimonial da entidade. Exemplos: despesas correntes, exceto aquisio de materiais para estoque e a despesa com adiantamento, que representam fatos permutativos e, assim, so no efetivas. Despesa Oramentria No Efetiva: aquela que, no momento da sua realizao, no reduz a situao lquida patrimonial da entidade e constitui fato contbil permutativo. Exemplo: despesas de capital, exceto as transferncias de capital que causam decrscimo patrimonial e, assim, so efetivas. A letra B errada. No temos essa classificao das receitas oramentrias em permanentes e temporrias, pois elas so sempre permanentes, vimos que sua principal caracterstica a no devoluo. A letra C errada. Nem todos os recursos financeiros so classificados como oramentrios, e recursos no financeiros (direitos ou crditos a receber, por exemplo) no so entendidos como receita no setor pblico. A letra D errada, as receitas oramentrias podem envolver contrapartida no passivo, ou seja, podem ser no efetivas, como as operaes de crdito. A letra E errada, nem todos os recursos so receitas oramentrias. Gabarito: A.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

6. (ESAF/APO-MPOG/2010) A respeito da estruturao do oramento no Brasil, correto afirmar, exceto: a) a classificao por funo e subfuno demonstra em que rea de governo a despesa est sendo realizada. b) a estratgia de realizao da despesa definida pela modalidade de aplicao. c) o insumo que se pretende utilizar ou adquirir definido pela classificao econmica da despesa. d) a classificao institucional definida em dois nveis hierrquicos, a saber: rgo e unidade oramentria. e) o efeito econmico da realizao da despesa definido pelo grupo de natureza da despesa.

A letra A certa. A classificao funcional formada por funes e subfunes e busca responder basicamente indagao em que rea de despesa a ao governamental ser realizada?. A letra B certa. A modalidade de aplicao indica se os recursos sero aplicados mediante transferncia financeira, inclusive a decorrente de descentralizao oramentria para outros nveis de Governo, seus rgos ou entidades, ou diretamente para entidades privadas sem fins lucrativos e outras instituies; ou, ento, diretamente pela unidade detentora do crdito oramentrio, ou por outro rgo ou entidade no mbito do mesmo nvel de Governo. A letra C certa, a classificao econmica diferencia correntes ou de capital. A letra D certa. A classificao institucional, na Unio, reflete as estruturas organizacional e administrativa e compreende dois nveis hierrquicos: rgo oramentrio e unidade oramentria. A letra E errada. O efeito econmico dado pela categoria econmica. Lembram-se da tabela que vimos na aula?
Natureza da Despesa Categoria Econmica Grupo de Natureza de Despesa Modalidade de Aplicao Elemento da Despesa Pergunta a ser respondida Qual o efeito econmico da realizao da despesa? Em qual classe de gasto ser realizada a despesa? Qual a estratgia para a realizao da despesa. Quais os insumos que se pretende utilizar ou adquirir?

Gabarito: E.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

7. (ESAF/SUSEP/2010) Se o Congresso Nacional no receber no tempo devido a proposta de lei oramentria, ser considerado como proposta: a) a Lei de Oramento vigente. b) a proposta oramentria enviada no exerccio anterior. c) a mdia dos valores constantes dos oramentos dos dois ltimos anos. d) a despesa executada no exerccio vigente at a data limite para o envio da proposta. e) a proposta elaborada pela Comisso Mista de Oramento.

Segundo a Lei 4.320 de 1964:


Art. 32. Se no receber a proposta oramentria no prazo fixado nas Constituies e nas Leis Orgnicas dos Municpios, o Poder Legislativo considerar como proposta a Lei de Oramento vigente.

Gabarito: A.

8. (ESAF/SUSEP/2010) A respeito dos prazos relativos elaborao e tramitao da lei que institui o Plano Plurianual PPA, da Lei de Diretrizes Oramentrias LDO e da Lei Oramentria Anual LOA, correto afirmar: a) o projeto de PPA ser encaminhado at cinco meses antes do trmino do exerccio em que inicia o mandato do Presidente da Repblica, enquanto a LOA deve ser encaminhada at quatro meses antes do trmino do exerccio. b) a proposta de LOA dever ser remetida ao Congresso Nacional at quatro meses antes do trmino do exerccio financeiro e o projeto aprovado da LDO deve ser devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa. c) os projetos de PPA e de LDO devem ser encaminhados juntos at seis meses antes do trmino do exerccio uma vez que h conexo entre eles. d) a Constituio Federal determina que esses projetos de lei so encaminhados ao Congresso Nacional de acordo com as necessidades do Poder Executivo, exceto no ltimo ano de mandato do titular do executivo. e) os projetos de LDO e de LOA devem ser encaminhados ao Congresso Nacional at seis meses antes do trmino do exerccio e devolvidos para sano at o encerramento da sesso legislativa.

Segundo a CF88:
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 46

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


2 - At a entrada em vigor da lei complementar a que se refere o art. 165, 9, I e II, sero obedecidas as seguintes normas: I - o projeto do plano plurianual, para vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subsequente, ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa; II - o projeto de lei de diretrizes oramentrias ser encaminhado at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa; III - o projeto de lei oramentria da Unio ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa.

A letra A errada porque at quatro meses. O prazo da LOA est certo. A letra B certa. A letra C errada. No so encaminhados juntos e nenhum deles at seis meses. A letra D errada, tem prazo para encaminhar. A letra E errada, no at seis meses (4 e 8). A LDO deve ser devolvida at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa. Gabarito: B.

9. (ESAF/APO-MPOG/2010) Na integrao do Sistema de Planejamento e Oramento Federal, indique qual(ais) instrumento(s) legal(is) explicita(m) as metas e prioridades para cada ano. a) O Plano Plurianual (PPA) e a Lei Oramentria Anual. b) A Lei de Responsabilidade Fiscal. c) A Lei de Diretrizes Oramentrias. d) A Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Oramentria Anual. e) A Lei Oramentria Anual.

Segundo a CF88:
2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei ora-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


mentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

No confundam com o PPA, que estabelece o DOM:


1 - A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada.

Gabarito: C.

10. (ESAF/APO-MPOG/2010) Assinale a opo falsa a respeito da Lei Oramentria Anual de que trata o art. 165 da Constituio Federal. a) No mbito do Congresso Nacional, analisada por comisso mista, cuja atribuio o exame de matrias de natureza oramentria. b) O envio da proposta de lei ao Congresso Nacional de competncia do Presidente da Repblica, para o oramento do Poder Executivo, e dos chefes dos demais Poderes, para os seus respectivos oramentos. c) Em obedincia ao princpio oramentrio da exclusividade, no poder conter matria estranha ao oramento. d) O oramento de investimento das empresas que a Unio detenha a maioria do capital votante integra a Lei Oramentria Anual. e) O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia.

A letra A certa. Segundo a CF88:


Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. 1 - Caber a uma Comisso mista permanente de Senadores e Deputados: I - examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da Repblica; II - examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio e exercer o acompanhamento e a fiscalizao oramentria, sem prejuzo da atuao das demais comisses do Congresso Nacional e de suas Casas, criadas de acordo com o art. 58.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra B errada, pois o oramento um s para os trs poderes, e ele encaminhado pelo Presidente da Repblica. Ano passado houve certo atrito entre o Executivo e o STF, pois a Dilma retirou da proposta do Judicirio o valor referente ao reajuste salarial dos servidores, e o presidente do STF mandou avisar que ela no poderia fazer isso. Segundo Peluzo: ficou constando no penltimo pargrafo que considerando a autonomia financeira e oramentria do STF, o Poder Executivo no poderia alterar a mensagem. Ele teria que encaminhar a mensagem tal como foi proposta ao Legislativo, que decidiria. A letra C certa. Segundo a CF88:
8 - A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei.

Aqui temos o princpio da exclusividade, segundo o qual a lei oramentria no poder tratar de assuntos que no digam respeito a receitas e despesas pblicas. Por exemplo, o oramento no poder criar cargos pblicos, criar tributos, aumentar alquotas de impostos ou fixar a remunerao de servidores. O prprio dispositivo constitucional estabelece as excees, quais sejam: a autorizao na prpria lei oramentria para abertura de crditos suplementares (limitada) e a autorizao para contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita (ARO). A letra D certa. Segundo a CF88:
5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

A letra E certa. Segundo a CF88:


6 - O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia.

Gabarito: B.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

11. (ESAF/APO-MPOG/2010) Considerando que o Plano Plurianual PPA, a Lei de Diretrizes Oramentrias LDO e a Lei Oramentria Anual LOA so os principais instrumentos de planejamento do setor pblico definidos pela Constituio Federal, correto afirmar: a) a integrao do PPA com a LOA se d por intermdio do programa, enquanto a LDO define as metas e prioridades da Administrao Federal. b) os principais elementos de estruturao do PPA so a funo e a subfuno de governo. c) as propostas de alterao dos projetos de lei relativos ao PPA, a LDO e a LOA podem ser encaminhadas pelo Presidente da Repblica e apreciadas pelo Congresso a qualquer tempo. d) os recursos que ficarem sem despesa correspondente em razo de veto ou rejeio do projeto de lei oramentria devero ser transferidos ao exerccio seguinte. e) em razo da soberania do Congresso Nacional, a sua competncia para alterar o projeto de lei oramentria no sofre limitaes.

A letra A certa. O programa o instrumento intermediador entre o PPA e a LOA. J vimos acima que a LDO compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente. A letra B errada. O principal elemento de estruturao do PPA o programa. Os programas so uma forma de gesto por resultados, em que a administrao pblica passa a orientar suas aes para os resultados e no para os meios. A constituio dos programas pressupe orientar toda a ao do governo para a resoluo de problemas ou demandas da sociedade, rompendo com a viso departamentalizada da organizao por funes. A letra C errada. Segundo a CF88:
5 - O Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificao nos projetos a que se refere este artigo enquanto no iniciada a votao, na Comisso mista, da parte cuja alterao proposta.

O Presidente da Repblica poder remeter mensagem ao Congresso Nacional, propondo modificaes nos projetos de lei, enquanto no iniciada a votao, na Comisso Mista, da parte cuja alterao proposta. A letra D errada. Segundo a CF88:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


8 - Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa.

Podem ser usados no exerccio como crditos especiais ou suplementares. A letra E errada, bvio que h limitaes. Vamos ver algumas na CF88:
3 - As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso: I - sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II - indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou III - sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei.

Gabarito: A.

12. (ESAF/AFT/2010) Sobre o ciclo de gesto do governo federal, correto afirmar: a) por razes de interesse pblico, facultada ao Congresso Nacional a incluso, no projeto de Lei Oramentria Anual, de programao de despesa incompatvel com o Plano Plurianual. b) a iniciativa das leis de oramento anual do Legislativo e do Judicirio competncia privativa dos chefes dos respectivos Poderes. c) nos casos em que houver reeleio de Presidente da Repblica, presumese prorrogada por mais quatro anos a vigncia do Plano Plurianual. d) a execuo da Lei Oramentria Anual possui carter impositivo para as reas de defesa, diplomacia e fiscalizao. e) a despeito de sua importncia, o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Oramentrias e a Lei Oramentria Anual so meras leis ordinrias.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra A errada. Segundo a CF88:
3 - As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso: I - sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias;

A letra B errada, s existe uma lei oramentria, que de iniciativa do Executivo. A letra C errada, no existe nada disso, o PPA vai do segundo ano do mandato at o primeiro do seguinte, independente de reeleio. A letra D errada. A LOA no possui carter impositivo para ningum, apenas autorizativo. A letra E certa. Os trs instrumentos so leis ordinrias. Gabarito: E.

13. (ESAF/AFRFB/2009) A compreenso adequada do ciclo de gesto do governo federal implica saber que: a) no ltimo ano de um mandato presidencial qualquer, lei de diretrizes oramentrias compete balizar a elaborao do projeto de lei do plano plurianual subsequente. b) a funo controle precede execuo oramentria. c) a no-aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias impede o recesso parlamentar. d) a votao do plano plurianual segue o rito de lei complementar. e) com o lanamento do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC), o oramento de investimento das empresas estatais passou a integrar o plano plurianual.

A letra A errada. O PPA o instrumento que ir balizar a formulao da LDO e da LOA, e no o contrrio. A elaborao do PPA no primeiro ano do mandato presidencial no precisa seguir a LDO elaborada no ano anterior. A letra B errada. O controle pode ser prvio, concomitante ou posterior. Assim, no necessariamente errado falar que o controle precede a execuo oramentria. Contudo, de forma geral, o controle normalmente vem no final do ciclo.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra C certa. Segundo a CF88:
ADCT, Art. 35, 2 - At a entrada em vigor da lei complementar a que se refere o art. 165, 9, I e II, sero obedecidas as seguintes normas: II - o projeto de lei de diretrizes oramentrias ser encaminhado at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa;

Assim, a LDO deve ser encaminhada at 17 de julho, quando se encerra o primeiro perodo da sesso legislativa. Ainda segundo a CF88:
Art. 57, 2 - A sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias.

A letra D errada. O PPA, a LDO e a LOA sero apreciados pelo Congresso Nacional de acordo com o regimento comum. O PPA uma lei ordinria. Segundo a CF88:
Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum

A letra E errada. O oramento de investimento das empresas estatais compe a LOA, e no o PPA. Segundo a CF88:
Art. 165, 5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

Gabarito: C.

14. (ESAF/PSS/2008) Segundo a Constituio Federal, a Lei de Diretrizes Oramentrias LDO dever: a) definir o montante dos crditos destinados a investimentos. b) demonstrar os gastos de capital do exerccio anterior. c) autorizar a realizao de operaes de crditos pelos entes da federao.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

d) definir as metas e prioridades da administrao pblica, para o exerccio subsequente. e) determinar as alteraes necessrias no Plano Plurianual.

Segundo a CF:
2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

A LDO define as metas e prioridades para o exerccio subsequente. Gabarito: D.

15. (ESAF/PSS/2008) A respeito do ciclo oramentrio, no mbito federal, correto afirmar: a) a elaborao da proposta oramentria cabe Comisso de Oramento do Congresso Nacional. b) o projeto de lei oramentria tramita pelas mesmas comisses tcnicas que os projetos de lei ordinrias. c) os parmetros a serem adotados no mbito de cada unidade oramentria so fixados pelo Congresso Nacional. d) a Comisso de Assuntos Econmicos CAE, do Senado Federal, tem prioridade no exame das matrias oramentrias. e) a consolidao da proposta oramentria atribuio da Secretaria de Oramentos Federais.

A letra A errada. A iniciativa da lei oramentria do Presidente da Repblica. Segundo a CF88:


Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: XXIII - enviar ao Congresso Nacional o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes oramentrias e as propostas de oramento previstos nesta Constituio;

Ainda segundo o art. 61 da CF88:


1 - So de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as leis que:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


b) organizao administrativa e judiciria, matria tributria e oramentria, servios pblicos e pessoal da administrao dos Territrios;

Lembrem-se que:
1 vedada a edio de medidas provisrias sobre matria: d) planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3;

Todos os Poderes (Executivo, Legislativo, Judicirio e mais o Ministrio Pblico), e demais rgos (Unidades Oramentrias) elaboram as suas propostas oramentrias e encaminham para o Poder Executivo (Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto MPOG), que faz a consolidao de todas as propostas e encaminha um projeto de Lei de Oramento ao Congresso Nacional. Nenhuma proposta oramentria, nem mesmo a do Poder Legislativo, pode ser encaminhada diretamente ao Congresso Nacional. Essa competncia , conforme a CF/88, privativa do Presidente da Repblica. A letra B errada porque a LOA passa pela comisso mista de oramento. O PPA, a LDO e a LOA sero apreciados pelo Congresso Nacional de acordo com o regimento comum.
Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. 1 - Caber a uma Comisso mista permanente de Senadores e Deputados: I - examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da Repblica; II - examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio e exercer o acompanhamento e a fiscalizao oramentria, sem prejuzo da atuao das demais comisses do Congresso Nacional e de suas Casas, criadas de acordo com o art. 58.

A Comisso Mista de Oramento examinar e emitir um parecer sobre os projetos de lei e tambm sobre as contas prestadas pelo Presidente anualmente. Alm disso, esta comisso examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais, alm de exercer o acompanhamento e a fiscalizao oramentria. A letra C errada, o rgo Central do Sistema de Oramento (MPOG/SOF) que fixa os parmetros a serem adotados no mbito de cada rgo/Unidade Oramentria.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra D errada, ocorre na comisso mista de oramentos. A letra E certa. A SOF o rgo central do sistema oramentrio e cabe a ela a consolidao. Segundo a LDO 2012 (Lei 12.465/2011):
Art. 14. Os rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio e do MPU encaminharo SOF/MP, por meio do Sistema Integrado de Planejamento e Oramento - SIOP, at 15 de agosto de 2011, suas respectivas propostas oramentrias, para fins de consolidao do Projeto de Lei Oramentria de 2012, observadas as disposies desta Lei.

Gabarito: E.

16. (ESAF/APO-MPOG/2008) O Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Oramentrias e a Lei do Oramento Anual so componentes bsicos do planejamento governamental. Identifique a nica opo incorreta no que diz respeito ao planejamento governamental. a) O planejamento governamental estratgico tem como documento bsico o Plano Plurianual. b) A Lei Oramentria Anual compreende o oramento fiscal e, ainda, o oramento das autoridades monetrias e das empresas financeiras de economia mista. c) O planejamento governamental operacional tem como instrumentos a Lei de Diretrizes Oramentrias e a Lei do Oramento. d) A Lei de Diretrizes Oramentrias compreende o conjunto de metas e prioridades da Administrao Pblica Federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente. e) A Lei Oramentria Anual (LOA) o oramento propriamente dito e possui a denominao de LOA por ser a consignada pela Constituio Federal.

A letra A foi dada como correta, mas no vejo desta forma. Segundo a mensagem presidencial do PPA 2008-2011:
O PPA um instrumento de planejamento mediador entre o planejamento de longo prazo e os oramentos anuais que consolidam a alocao dos recursos pblicos a cada exerccio.

Portanto, acima do PPA, existem os planos de longo prazo. O PPA intermedirio entre esses planos e o oramento. Assim, no vejo o PPA como o documento bsico do planejamento estratgico do governo. A letra B errada. Segundo a CF/88:
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 56

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

A letra C certa. No entanto, dentro do prprio PPA temos planejamento operacional. Segundo o Decreto 6.601/2008:
Art. 1 A gesto do PPA, para o quadrinio 2008-2011, orientada para resultados, segundo os princpios de eficincia, eficcia e efetividade, compe-se dos nveis estratgico e ttico-operacional. 1 O nvel estratgico do PPA compreende os objetivos de governo e os objetivos setoriais. 2 O nvel ttico-operacional do PPA compreende os programas e aes.

A letra D certa. Segundo a CF:


2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

A letra E certa. Segundo a CF:


Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: III - os oramentos anuais. 5 - A lei oramentria anual compreender:

Gabarito: B.

17. (ESAF/APO-MPOG/2008) A Receita da Administrao Pblica pode ser classificada nos seguintes aspectos: quanto natureza, quanto ao poder de tributar, quanto coercitividade, quanto afetao patrimonial e quanto regularidade. Quanto sua regularidade, as receitas so desdobradas em: a) receitas efetivas e receitas por mutao patrimonial.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

b) receitas oramentrias e receitas extraoramentrias. c) receitas ordinrias e receitas extraordinrias. d) receitas originrias e receitas derivadas. e) receitas de competncia Federal, Estadual ou Municipal.

Quanto regularidade, as despesas podem ser classificadas em: Ordinrias: compostas por despesas perenes e que possuem caracterstica de continuidade, pois se repetem em todos os exerccios, como as despesas com pessoal, encargos, servios de terceiros, etc. Extraordinrias: no integram sempre o oramento, pois so despesas de carter no continuado, eventual, inconstante, imprevisvel, como as despesas decorrentes de calamidade pblica, guerras, comoo interna, etc. Gabarito: C.

18. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) As frases a seguir referem-se ordem oramentria e financeira estabelecida pela legislao vigente. Classifique as opes em Verdadeiras (V) ou Falsas (F). ( ) As despesas a serem realizadas pelo governo devem fazer parte de um programa do Plano Plurianual e no podem contrariar nenhuma das disposies da Lei de Diretrizes Oramentrias; ( ) vedada a realizao de qualquer despesa que no seja prevista explicitamente na Lei Oramentria Anual aprovada pelo Congresso Nacional; ( ) Aps a aprovao da Lei Oramentria Anual, ser elaborado o decreto de programao financeira e oramentria pelo rgo central de programao financeira, com o planejamento detalhado das despesas a serem realizadas em cada unidade administrativa, inclusive suas unidades supervisionadas; ( ) Toda alterao em programa governamental dever ser acompanhada de uma estimativa do impacto oramentrio-financeiro no quinqunio subsequente, em conformidade com os princpios da programao deslizante. Indique a opo correta. a) F, F, V, V b) V, F, F, F

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

c) V, F, V, F d) V, V, F, V e) V, F, V, V

A regra geral que as despesas realizadas pelo governo devem estar alocadas em um programa do PPA e no podem contrariar nenhuma das disposies da LDO. A primeira afirmao verdadeira. A legislao veda a realizao de despesa que no esteja prevista na LOA. Contudo, essa regra no absoluta, mesmo porque as despesas imprevisveis e urgentes podem ser realizadas mesmo no estando prevista na LOA. Nessa situao o governo abre crdito adicional extraordinrio por medida provisria, no caso da Unio ou nos estados que a constituio permite a edio de MP. Tambm os crditos adicionais especiais so abertos para a realizao de despesas no previstas na LOA. importante entender que as despesas realizadas atravs de crditos extraordinrios podem ou no estar contempladas na LOA. Isso porque os fundamentos para abertura de crditos extraordinrios so a imprevisibilidade e urgncia do gasto. A segunda afirmao falsa. Segundo a LRF:
Art. 8 At trinta dias aps a publicao dos oramentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes oramentrias e observado o disposto na alnea c do inciso I do art. 4, o Poder Executivo estabelecer a programao financeira e o cronograma de execuo mensal de desembolso.

Aps a aprovao da LOA, ser elaborado o decreto de programao financeira e oramentria pelo Chefe do Poder Executivo, com o planejamento detalhado das despesas a serem realizadas em cada unidade oramentria, inclusive suas unidades supervisionadas. A terceira afirmao falsa. Toda alterao em programa governamental dever ser acompanhada de uma estimativa do impacto oramentrio-financeiro no exerccio a que se refere e nos dois subsequentes, em conformidade com os princpios da programao deslizante. A quarta afirmao falsa. Gabarito B.

19. (ESAF/TCE-GO/2007) Sobre o oramento anual, correto afirmar que a) o respectivo projeto de lei de iniciativa privativa de cada um dos Poderes, relativamente ao seu prprio oramento.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

b) no caso da Unio, as emendas ao respectivo projeto de lei somente podem ser aprovadas caso, ademais de compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias, indiquem os recursos necessrios, excludos aqueles provenientes de anulao de despesa. c) o respectivo projeto de lei poder ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. d) a sua respectiva lei no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, incluindo-se nesta proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. e) ele compreender, entre outros, o oramento fiscal referente aos trs Poderes, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico.

A letra A errada, vimos que a iniciativa das leis oramentrias do Chefe do Executivo. Segundo a CF88:
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III - os oramentos anuais.

A letra B errada. Segundo a CF88:


3 - As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso: I - sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II - indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou III - sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


b) com os dispositivos do texto do projeto de lei.

A letra C errada. Segundo a CF88:


6 - O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia.

A letra D errada, temos aqui o princpio da exclusividade. Segundo a CF88:


8 - A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei.

A letra E certa. Segundo a Cf88:


5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

Gabarito: E.

20. (ESAF/SEFAZ-CE/2006) A respeito da elaborao do Oramento Geral da Unio, correto afirmar, exceto: a) o Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional propondo a alterao do projeto de lei oramentria a qualquer tempo. b) prerrogativa do Presidente da Repblica a iniciativa dos projetos de lei oramentria. c) as emendas parlamentares aos projetos de lei oramentria anual no podero indicar como despesas a serem anuladas as destinadas ao pagamento de pessoal e seus encargos. d) na fase de tramitao no Congresso Nacional, cabe a uma comisso mista de Senadores e Deputados examinar e emitir parecer sobre os projetos de lei que tratam de oramento.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

e) a proposta oramentria para o exerccio seguinte dever ser enviada ao Congresso Nacional at 31 de agosto do ano anterior.

A letra A errada. Segundo a CF88:


5 - O Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificao nos projetos a que se refere este artigo enquanto no iniciada a votao, na Comisso mista, da parte cuja alterao proposta.

O Presidente da Repblica poder remeter mensagem ao Congresso Nacional, propondo modificaes nos projetos de lei, enquanto no iniciada a votao, na Comisso Mista, da parte cuja alterao proposta. A mensagem deve ser enviada antes da votao na Comisso Mista, e no da votao no plenrio. A apreciao das leis oramentrias ser em sesso conjunta entre as duas casas, mas a apurao de votos feita separadamente. A letra B certa. Segundo a CF88:
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III - os oramentos anuais.

A letra C certa. Segundo a CF88:


3 - As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso: I - sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II - indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou III - sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei.

A letra D certa. Segundo a CF88:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. 1 - Caber a uma Comisso mista permanente de Senadores e Deputados: I - examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da Repblica; II - examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio e exercer o acompanhamento e a fiscalizao oramentria, sem prejuzo da atuao das demais comisses do Congresso Nacional e de suas Casas, criadas de acordo com o art. 58.

A letra E certa. Os prazos para envio dos projetos de lei pelo Executivo e devoluo pelo Legislativo so:
Prazos Art. 35 do ADCT Encaminhamento ao Congresso 31 de agosto 15 de abril 31 de agosto Devoluo para Sano 22 de dezembro 17 de julho 22 de dezembro

PPA LDO LOA

Gabarito: A.

21. (ESAF/SEFAZ-CE/2006) Assinale a opo falsa em relao Lei de Diretrizes Oramentrias LDO prevista no art. 165 da Constituio Federal. a) A iniciativa da lei prerrogativa do Poder Executivo. b) Dever orientar a elaborao da lei oramentria anual. c) A LDO dever trazer as modificaes na legislao tributria que impactaro a arrecadao do exerccio seguinte. d) Compreender as metas de despesa de capital para o exerccio financeiro subseqente. e) Estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra A certa, vimos as leis oramentrias so de iniciativa do Presidente da Repblica. Segundo a CF88:
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III - os oramentos anuais.

A letra B certa, segundo a CF88:


2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

A letra C errada. A LDO no traz as alteraes na legislao tributria, ela apenas dispe sobre elas, ou seja, indica como devero ocorrer. Vamos ver o mesmo dispositivo:
2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

A letra D certa, tambm est nesse pargrafo 2:


2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

A letra E certa. Est no final do dispositivo:


2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

Gabarito: C.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

22. (ESAF/APO-MPOG/2005) O Oramento Pblico obedece aos princpios oramentrios. Como consequncia do princpio da especificao, ocorrem proibies de natureza constitucional. Indique a opo falsa. a) Concesso de crditos ilimitados. b) Incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual. c) Realizao de despesas ou assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais. d) Instituio de fundos de qualquer natureza, sem prvia autorizao legislativa. e) Exigncia ou reduo de tributo sem lei que o estabelea.

Este princpio determina que as receitas e despesas devam ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicao dos recursos. Tem o objetivo de facilitar a funo de acompanhamento e controle do gasto pblico. Na questo, eles misturam com o princpio da legalidade. A letra E errada porque no necessria lei para reduzir tributos. Gabarito: E.

23. (ESAF/STN/2005) A receita na Administrao Pblica representa as operaes de ingressos de recursos financeiros nos cofres pblicos. Identifique a opo no pertinente em relao s receitas correntes. a) receitas imobilirias b) receitas de contribuies sociais c) contribuio de melhoria d) receita de servios e) alienao de bens mveis e imveis

Segundo a Lei 4.320/1964:


1 - So Receitas Correntes as receitas tributria, de contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em Despesas Correntes. 2 - So Receitas de Capital as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do Oramento Corrente.

A alienao de bens est na converso, em espcie, de bens e direitos. Gabarito: E.

24. (ESAF/STN/2005) De acordo com as Finanas Pblicas, no que concerne s classificaes oramentrias, no se pode afirmar que: a) a classificao funcional do oramento representa o maior nvel de agrupamento das aes do governo em grandes reas de sua atuao, para fins de planejamento, programao e oramentao. b) a classificao institucional do oramento apresenta a distribuio dos recursos pblicos pelos rgos responsveis por sua gerncia e aplicao. c) a classificao funcional-programtica atual divide os programas em Temticos e de Gesto, Manuteno e Servios ao Estado. d) a classificao econmica das despesas objetiva informar, sob o ponto de vista macroeconmico, o efeito do gasto do setor pblico na economia. e) o programa representa, do ponto de vista administrativo-programtico, o maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico executar.

A letra A certa. Vimos que a funo pode ser traduzida como o maior nvel de agregao das diversas reas de atuao do setor pblico. Reflete a competncia institucional do rgo, como, por exemplo, cultura, educao, sade, defesa, que guarda relao com os respectivos Ministrios. A letra B certa, a classificao institucional indica as estruturas responsveis pela execuo. A letra C certa. Alterei a questo para adaptar ao novo PPA, que divide os programas em Temticos e de Gesto, Manuteno e Servios ao Estado. A letra D certa, j vimos isso na nossa tabela com as perguntas. A letra E errada, a descrio da funo. Gabarito: E.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

25. (ESAF/STN/2005) So impositivos nos oramentos pblicos os princpios oramentrios. O princpio que obriga que a estimativa de receita e a fixao de despesa limitem-se a perodo definido de tempo, chamado exerccio financeiro, o princpio da a) exclusividade. b) especificao. c) anualidade. d) unidade. e) universalidade.

O Princpio da Periodicidade ou Anualidade est relacionado com a necessidade de um novo oramento a cada 12 meses. Em conformidade com esse princpio, a autorizao legislativa do gasto deve ser renovada a cada exerccio financeiro. No Brasil, por uma determinao do art. 34 da mesma Lei 4.320/64, este perodo coincide com o ano civil, ou seja, vai de 1 de janeiro a 31 de dezembro. Mas nada obsta que esta lei seja alterada, assinalando um outro perodo de 12 meses. Como se v, a anualidade est relacionada com um perodo de 12 meses, no com o ano civil. Gabarito: C.

4.1 Lista das Questes


1. (ESAF/CVM/2010) Nos termos da Constituio Federal, correto afirmar que: a) o Plano Plurianual possui status de lei complementar. b) a Lei de Diretrizes Oramentrias compreende o oramento fiscal, o oramento de investimento das estatais e o oramento da seguridade social. c) o Poder Executivo deve publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada trimestre, relatrio resumido da execuo oramentria. d) o Plano Plurianual compreende as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente. e) os oramentos fiscal e de investimento das estatais possuem, entre outras, a funo de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

67

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 2. (ESAF/CVM/2010) Acerca da classificao funcional da despesa, correto afirmar que: a) a subfuno, indicada pelos dois primeiros dgitos da classificao funcional, representa um nvel de agregao imediatamente inferior funo. b) as subfunes no podem ser combinadas com funes diferentes das quais estejam originariamente relacionadas. c) via de regra, a programao de um rgo classificada em uma nica funo e subfuno. d) no possvel haver matricialidade na relao entre ao e subfuno. e) a funo, indicada pelos trs primeiros dgitos da classificao funcional, representa o maior nvel de agregao das diversas reas de atuao do setor pblico.

3. (ESAF/CVM/2010) Por se tratarem de recursos financeiros de carter temporrio, que no se incorporam ao patrimnio pblico, os seguintes ingressos constituem item da receita extra-oramentria, exceto: a) depsitos em cauo. b) fianas. c) operaes de crdito. d) emisso de moeda. e) outras entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros.

4. (ESAF/APO-MPOG/2010) A respeito da programao qualitativa do oramento, correto afirmar: a) caracteriza-se pela classificao do oramento, segundo a natureza econmica da despesa (corrente e capital). b) decorre do agrupamento dos recursos em unidades oramentrias. c) representada pela diviso do oramento em fiscal e de seguridade social. d) caracterizada pela quantificao dos recursos dos programas e das naturezas da despesa. e) definida pelo Programa de Trabalho e composta por esfera, classificao institucional, classificao funcional e estrutura programtica.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 5. (ESAF/APO-MPOG/2010) Assinale a opo que indica uma afirmao verdadeira a respeito da conceituao e classificao da receita oramentria. a) As receitas oramentrias so ingressos de recursos que transitam pelo patrimnio do poder pblico, podendo ser classificadas como efetivas e noefetivas. b) As receitas oramentrias decorrem de recursos transferidos pela sociedade ao Estado e so classificadas como permanentes e temporrias. c) Todos os ingressos de recursos, financeiros e no-financeiros, so classificados como receita oramentria, porque transitam pelo patrimnio pblico. d) As receitas oramentrias restringem-se aos ingressos que no geram contrapartida no passivo do ente pblico. e) Recursos financeiros de qualquer origem so registrados como receitas oramentrias para que possam ser utilizados pelos entes pblicos.

6. (ESAF/APO-MPOG/2010) A respeito da estruturao do oramento no Brasil, correto afirmar, exceto: a) a classificao por funo e subfuno demonstra em que rea de governo a despesa est sendo realizada. b) a estratgia de realizao da despesa definida pela modalidade de aplicao. c) o insumo que se pretende utilizar ou adquirir definido pela classificao econmica da despesa. d) a classificao institucional definida em dois nveis hierrquicos, a saber: rgo e unidade oramentria. e) o efeito econmico da realizao da despesa definido pelo grupo de natureza da despesa.

7. (ESAF/SUSEP/2010) Se o Congresso Nacional no receber no tempo devido a proposta de lei oramentria, ser considerado como proposta: a) a Lei de Oramento vigente. b) a proposta oramentria enviada no exerccio anterior. c) a mdia dos valores constantes dos oramentos dos dois ltimos anos. d) a despesa executada no exerccio vigente at a data limite para o envio da proposta. e) a proposta elaborada pela Comisso Mista de Oramento.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 8. (ESAF/SUSEP/2010) A respeito dos prazos relativos elaborao e tramitao da lei que institui o Plano Plurianual PPA, da Lei de Diretrizes Oramentrias LDO e da Lei Oramentria Anual LOA, correto afirmar: a) o projeto de PPA ser encaminhado at cinco meses antes do trmino do exerccio em que inicia o mandato do Presidente da Repblica, enquanto a LOA deve ser encaminhada at quatro meses antes do trmino do exerccio. b) a proposta de LOA dever ser remetida ao Congresso Nacional at quatro meses antes do trmino do exerccio financeiro e o projeto aprovado da LDO deve ser devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa. c) os projetos de PPA e de LDO devem ser encaminhados juntos at seis meses antes do trmino do exerccio uma vez que h conexo entre eles. d) a Constituio Federal determina que esses projetos de lei so encaminhados ao Congresso Nacional de acordo com as necessidades do Poder Executivo, exceto no ltimo ano de mandato do titular do executivo. e) os projetos de LDO e de LOA devem ser encaminhados ao Congresso Nacional at seis meses antes do trmino do exerccio e devolvidos para sano at o encerramento da sesso legislativa.

9. (ESAF/APO-MPOG/2010) Na integrao do Sistema de Planejamento e Oramento Federal, indique qual(ais) instrumento(s) legal(is) explicita(m) as metas e prioridades para cada ano. a) O Plano Plurianual (PPA) e a Lei Oramentria Anual. b) A Lei de Responsabilidade Fiscal. c) A Lei de Diretrizes Oramentrias. d) A Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Oramentria Anual. e) A Lei Oramentria Anual.

10. (ESAF/APO-MPOG/2010) Assinale a opo falsa a respeito da Lei Oramentria Anual de que trata o art. 165 da Constituio Federal. a) No mbito do Congresso Nacional, analisada por comisso mista, cuja atribuio o exame de matrias de natureza oramentria. b) O envio da proposta de lei ao Congresso Nacional de competncia do Presidente da Repblica, para o oramento do Poder Executivo, e dos chefes dos demais Poderes, para os seus respectivos oramentos.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS c) Em obedincia ao princpio oramentrio da exclusividade, no poder conter matria estranha ao oramento. d) O oramento de investimento das empresas que a Unio detenha a maioria do capital votante integra a Lei Oramentria Anual. e) O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia.

11. (ESAF/APO-MPOG/2010) Considerando que o Plano Plurianual PPA, a Lei de Diretrizes Oramentrias LDO e a Lei Oramentria Anual LOA so os principais instrumentos de planejamento do setor pblico definidos pela Constituio Federal, correto afirmar: a) a integrao do PPA com a LOA se d por intermdio do programa, enquanto a LDO define as metas e prioridades da Administrao Federal. b) os principais elementos de estruturao do PPA so a funo e a subfuno de governo. c) as propostas de alterao dos projetos de lei relativos ao PPA, a LDO e a LOA podem ser encaminhadas pelo Presidente da Repblica e apreciadas pelo Congresso a qualquer tempo. d) os recursos que ficarem sem despesa correspondente em razo de veto ou rejeio do projeto de lei oramentria devero ser transferidos ao exerccio seguinte. e) em razo da soberania do Congresso Nacional, a sua competncia para alterar o projeto de lei oramentria no sofre limitaes.

12. (ESAF/AFT/2010) Sobre o ciclo de gesto do governo federal, correto afirmar: a) por razes de interesse pblico, facultada ao Congresso Nacional a incluso, no projeto de Lei Oramentria Anual, de programao de despesa incompatvel com o Plano Plurianual. b) a iniciativa das leis de oramento anual do Legislativo e do Judicirio competncia privativa dos chefes dos respectivos Poderes. c) nos casos em que houver reeleio de Presidente da Repblica, presume-se prorrogada por mais quatro anos a vigncia do Plano Plurianual. d) a execuo da Lei Oramentria Anual possui carter impositivo para as reas de defesa, diplomacia e fiscalizao.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

71

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS e) a despeito de sua importncia, o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Oramentrias e a Lei Oramentria Anual so meras leis ordinrias.

13. (ESAF/AFRFB/2009) A compreenso adequada do ciclo de gesto do governo federal implica saber que: a) no ltimo ano de um mandato presidencial qualquer, lei de diretrizes oramentrias compete balizar a elaborao do projeto de lei do plano plurianual subsequente. b) a funo controle precede execuo oramentria. c) a no-aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias impede o recesso parlamentar. d) a votao do plano plurianual segue o rito de lei complementar. e) com o lanamento do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC), o oramento de investimento das empresas estatais passou a integrar o plano plurianual.

14. (ESAF/PSS/2008) Segundo a Constituio Federal, a Lei de Diretrizes Oramentrias LDO dever: a) definir o montante dos crditos destinados a investimentos. b) demonstrar os gastos de capital do exerccio anterior. c) autorizar a realizao de operaes de crditos pelos entes da federao. d) definir as metas e prioridades da administrao pblica, para o exerccio subsequente. e) determinar as alteraes necessrias no Plano Plurianual.

15. (ESAF/PSS/2008) A respeito do ciclo oramentrio, no mbito federal, correto afirmar: a) a elaborao da proposta oramentria cabe Comisso de Oramento do Congresso Nacional. b) o projeto de lei oramentria tramita pelas mesmas comisses tcnicas que os projetos de lei ordinrias. c) os parmetros a serem adotados no mbito de cada unidade oramentria so fixados pelo Congresso Nacional. d) a Comisso de Assuntos Econmicos CAE, do Senado Federal, tem prioridade no exame das matrias oramentrias.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 72

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS e) a consolidao da proposta oramentria atribuio da Secretaria de Oramentos Federais.

16. (ESAF/APO-MPOG/2008) O Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Oramentrias e a Lei do Oramento Anual so componentes bsicos do planejamento governamental. Identifique a nica opo incorreta no que diz respeito ao planejamento governamental. a) O planejamento governamental estratgico tem como documento bsico o Plano Plurianual. b) A Lei Oramentria Anual compreende o oramento fiscal e, ainda, o oramento das autoridades monetrias e das empresas financeiras de economia mista. c) O planejamento governamental operacional tem como instrumentos a Lei de Diretrizes Oramentrias e a Lei do Oramento. d) A Lei de Diretrizes Oramentrias compreende o conjunto de metas e prioridades da Administrao Pblica Federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente. e) A Lei Oramentria Anual (LOA) o oramento propriamente dito e possui a denominao de LOA por ser a consignada pela Constituio Federal.

17. (ESAF/APO-MPOG/2008) A Receita da Administrao Pblica pode ser classificada nos seguintes aspectos: quanto natureza, quanto ao poder de tributar, quanto coercitividade, quanto afetao patrimonial e quanto regularidade. Quanto sua regularidade, as receitas so desdobradas em: a) receitas efetivas e receitas por mutao patrimonial. b) receitas oramentrias e receitas extraoramentrias. c) receitas ordinrias e receitas extraordinrias. d) receitas originrias e receitas derivadas. e) receitas de competncia Federal, Estadual ou Municipal.

18. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) As frases a seguir referem-se ordem oramentria e financeira estabelecida pela legislao vigente. Classifique as opes em Verdadeiras (V) ou Falsas (F). ( ) As despesas a serem realizadas pelo governo devem fazer parte de um programa do Plano Plurianual e no podem contrariar nenhuma das disposies da Lei de Diretrizes Oramentrias;
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 73

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS ( ) vedada a realizao de qualquer despesa que no seja prevista explicitamente na Lei Oramentria Anual aprovada pelo Congresso Nacional; ( ) Aps a aprovao da Lei Oramentria Anual, ser elaborado o decreto de programao financeira e oramentria pelo rgo central de programao financeira, com o planejamento detalhado das despesas a serem realizadas em cada unidade administrativa, inclusive suas unidades supervisionadas; ( ) Toda alterao em programa governamental dever ser acompanhada de uma estimativa do impacto oramentrio-financeiro no quinqunio subsequente, em conformidade com os princpios da programao deslizante. Indique a opo correta. a) F, F, V, V b) V, F, F, F c) V, F, V, F d) V, V, F, V e) V, F, V, V

19. (ESAF/TCE-GO/2007) Sobre o oramento anual, correto afirmar que a) o respectivo projeto de lei de iniciativa privativa de cada um dos Poderes, relativamente ao seu prprio oramento. b) no caso da Unio, as emendas ao respectivo projeto de lei somente podem ser aprovadas caso, ademais de compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias, indiquem os recursos necessrios, excludos aqueles provenientes de anulao de despesa. c) o respectivo projeto de lei poder ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. d) a sua respectiva lei no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, incluindo-se nesta proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. e) ele compreender, entre outros, o oramento fiscal referente aos trs Poderes, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

74

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 20. (ESAF/SEFAZ-CE/2006) A respeito da elaborao do Oramento Geral da Unio, correto afirmar, exceto: a) o Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional propondo a alterao do projeto de lei oramentria a qualquer tempo. b) prerrogativa do Presidente da Repblica a iniciativa dos projetos de lei oramentria. c) as emendas parlamentares aos projetos de lei oramentria anual no podero indicar como despesas a serem anuladas as destinadas ao pagamento de pessoal e seus encargos. d) na fase de tramitao no Congresso Nacional, cabe a uma comisso mista de Senadores e Deputados examinar e emitir parecer sobre os projetos de lei que tratam de oramento. e) a proposta oramentria para o exerccio seguinte dever ser enviada ao Congresso Nacional at 31 de agosto do ano anterior.

21. (ESAF/SEFAZ-CE/2006) Assinale a opo falsa em relao Lei de Diretrizes Oramentrias LDO prevista no art. 165 da Constituio Federal. a) A iniciativa da lei prerrogativa do Poder Executivo. b) Dever orientar a elaborao da lei oramentria anual. c) A LDO dever trazer as modificaes na legislao tributria que impactaro a arrecadao do exerccio seguinte. d) Compreender as metas de despesa de capital para o exerccio financeiro subseqente. e) Estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

22. (ESAF/APO-MPOG/2005) O Oramento Pblico obedece aos princpios oramentrios. Como consequncia do princpio da especificao, ocorrem proibies de natureza constitucional. Indique a opo falsa. a) Concesso de crditos ilimitados. b) Incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual. c) Realizao de despesas ou assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais. d) Instituio de fundos de qualquer natureza sem autorizao legislativa e) Exigncia ou reduo de tributo sem lei que o estabelea.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

75

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 23. (ESAF/STN/2005) A receita na Administrao Pblica representa as operaes de ingressos de recursos financeiros nos cofres pblicos. Identifique a opo no pertinente em relao s receitas correntes. a) receitas imobilirias b) receitas de contribuies sociais c) contribuio de melhoria d) receita de servios e) alienao de bens mveis e imveis

24. (ESAF/STN/2005) De acordo com as Finanas Pblicas, no que concerne s classificaes oramentrias, no se pode afirmar que: a) a classificao funcional do oramento representa o maior nvel de agrupamento das aes do governo em grandes reas de sua atuao, para fins de planejamento, programao e oramentao. b) a classificao institucional do oramento apresenta a distribuio dos recursos pblicos pelos rgos responsveis por sua gerncia e aplicao. c) a classificao funcional-programtica atual divide os programas em Temticos e de Gesto, Manuteno e Servios ao Estado. d) a classificao econmica das despesas objetiva informar, sob o ponto de vista macroeconmico, o efeito do gasto do setor pblico na economia. e) o programa representa, do ponto de vista administrativo-programtico, o maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico executar.

25. (ESAF/STN/2005) So impositivos nos oramentos pblicos os princpios oramentrios. O princpio que obriga que a estimativa de receita e a fixao de despesa limitem-se a perodo definido de tempo, chamado exerccio financeiro, o princpio da a) exclusividade. b) especificao. c) anualidade. d) unidade. e) universalidade.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

76

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

4.2. Gabarito
1. E 2. D 3. C 4. E 5. A 6. E 7. A 8. B 9. C 10. B 11. A 12. E 13. C 14. D 15. E 16. B 17. C 18. B 19. E 20. A 21. C 22. E 23. E 24. E 25. C

5. Leitura Sugerida
Manual tcnico de oramento MTO https://www.portalsof.planejamento.gov.br/bib/MTO/

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

77

You might also like