You are on page 1of 26

A Casa na Rocha

Mateus 7:24-27 A nossa vida como uma casa...


O nome do primeiro era senhor Prudente e o nome do segundo homem era senhor Insensato. Um dia, o senhor Insensato avistou um lugar lindssimo. Tinha uma vista maravilhosa, um mar muito lindo com ondas que sacolejavam para l e para c. O cu era lmpido e azulado e as gaivotas sobrevoavam sobre aquele imenso azul. Ao ver aquele lugar to lindo, o senhor Insensato decidiu que iria construir a sua casa naquela areia bem branquinha, dizendo: - aqui mesmo que eu vou construir a minha casa! E voc, amigo Prudente??? Vai ficar andando muito por ai??? Vai se cansar toa. Eu j achei o meu lugarzinho... Vou construir aqui na areia, que fica bem pertinho do mar, assim, fica at mais fcil de ir praia. Quando eu quiser pescar, eu lano o anzol daqui de dentro de casa... O senhor Prudente, que no gostava muito de falar, tentou dar um conselho: - Sabe... senhor Insensato, eu acho que esse lugar no muito firme para construir uma casa... as ondas do mar podem vir e levar a sua casa, porque a areia algo que se esparrama facilmente... Mas... o senhor Insensato nem ouviu o que o senhor Prudente disse, ele queria era construir a casa dele. O senhor Prudente continuou a procurar um lugar. E logo adiante achou um belo lugar

para construir a sua casa. O solo era bem firme, na verdade, era grande rocha, que parecia estar muito firme. E ali comeou a sua construo.

A primeira nuvem foi a da mentira. O senhor Insensato nem ligou, afinal de contas ele gostava contar umas mentirinhas de vez em quando... E assim a casa do senhor Insensato ficou ligeiramente torta.

A segunda nuvem foi a dos problemas.. O senhor Insensato ficou desesperado, comeou a reclamar sem parar, dizendo que Deus no era bom. Que a vida dele era muito ruim, e nem quis mais saber de trabalhar... reclamava o dia inteiro. E a casa dele entortou mais um pouquinho.

A terceira nuvem foi a da falta de amor... O senhor Insensato, que j estava revoltado com os seus problemas e tambm estava afundado cada vez mais na mentira, resolveu ficar com raiva de todo mundo achando que ningum o amava. Achou que o amor no existia mais. Decidiu se envolver com drogas para fugir do mundo... Coitadinho!!! E a casa dele ficou bem torta dessa vez.

As ltimas nuvens que chegaram foram a da desonestidade e da fome....

O senhor Insensato, a cada dia que passava, ficava mais revoltado com os seus problemas e se afundava cada vez mais na mentira, e na violncia. No tinha mais dinheiro para nada, nem para sustentar o vcio, nem para comer. Da, decidiu usar de desonestidade para conseguir as coisas. A casa dele, ficou por um fio. O senhor prudente passou por momentos de fome em sua casa, mas no desistiu de lutar, porque sabia que se agisse de forma desonesta, nunca seria um vitorioso. E assim... depois de tantas nuvens.... Caiu uma chuvarada, e o mar ficou bravio, o vento soprou forte e a casa do Insensato no resistiu e caiu e ficando somente os destroos soltos na areia. Mas... o que ser que aconteceu com a casa do senhor Prudente? Bom... os ventos sopraram nela com muita fora, uma torrente de gua tambm caiu sobre ela, mas ela permaneceu ali... quietinha. Nada aconteceu quela casa, porque ela estava firmada na rocha e no na areia. Assim a nossa vida. O nosso destino, depende de nossas decises. Jesus Cristo nos orienta a ser como o sr. Prudente, ou seja, estar sempre firmado em bons princpios. Aonde voc quer construir a sua casa (vida). Na rocha ou na areia? Isso s depende de voc!

Mariana, A Florzinha - Evangelismo

Mariana era uma flor bem pequena. Vivia num imenso parque, rodeada de muitas coisas bonitas. Visitantes vinham de longe para conhecer e apreciar aquele lindo lugar. A cada manh quando o sol surgia, e os portes do parque se abriam, Mariana banhava-se com as gotas de orvalho. Lavava seu rostinho, suas ptalas, e, colocava-se na posio mais elegante possvel, esperava ansiosamente que muitas pessoas viessem admir-la

Mas... Que tristeza! Os ps dos visitantes passavam to perto que quase a amassavam e, sem a notarem, dirigiam-se para o lindo e grande jardim que se encontrava logo atrs dela. Ah!... Se ela pudesse estar naquele lindo jardim, no meio daquelas grandes, coloridas e orgulhosas flores...

L sim, ela poderia aparecer. Mas ser que apareceria mesmo? Aquelas flores eram muito maiores, muito mais bonitas do que ela! Bem, ao menos se ela estivesse l, quem sabe por um descuido, algum a notasse. Mas, no tinha jeito! Ela estava ali, longe do jardim, e ao que parece. NADA havia nela que chamasse a ateno das pessoas.

Numa manh, Mariana acordou com um grande desnimo. Chegou mesmo a desejar que um daqueles homens bem pesades que visitavam o parque, a amassasse com uma grande pisadona. Desta vez, quando as pessoas comearam a entrar pelo porto, ao invs de querer aparecer, Mariana queria se esconder. Esconder-se de todos. Ela sentia que no valia nada! Sentia-se muito feia. E via que nem merecia ser chamada de flor. Flores pra ela, eram aquelas do jardim! Aquelas sim eram admiradas por todos. Na verdade pra ela seria muito bom que nascesse muito mato ao seu redor. Assim, ela sumiria de uma vez! Mariana estava to presa aos seus pensamentos, que nem percebeu quando uma menininha se aproximou dela.

Depois de encostar seu narizinho na florzinha, a menina correu em direo aos seus pais gritando: - Mame, Mame, achei! Aquele perfume gostoso que sentimos, vem daquela florzinha ali! Venha sentir Mame! De perto o perfume ainda bem mais gostoso! Mariana se alegrava. Estava agora at envergonhada e, procurou colocar-se da maneira mais elegante possvel quando os pais da menina se aproximaram. Que felicidade para Mariana! Agora se sentia finalmente realizada.

Muitas outras pessoas atradas pelos gritos da menina vinham tambm sentir o delicioso cheiro da florzinha. Este era sem duvida o dia mais alegre na vida de Mariana. Esqueceu toda a tristeza que at a bem pouco tempo a abatia. E tudo, por causa do seu perfume, que foi percebido pela pequena visitante. Se fosse somente a sua beleza... Oh, as flores do jardim eram muito mais bonitas do que ela! Mas o seu PERFUME superou a beleza de todas as outras! A palavra de Deus, diz que ns, os salvos, somos o bom perfume de Cristo. Entenderam o que isto quer dizer? Quer dizer que cada um de ns, em nossas palavras, em nossas atitudes e em nossas aes, temos que mostrar que o Senhor Jesus vive em ns. Voc to pequeno diante de um mundo to grande, no mesmo? Talvez seja o nico ou a nica pessoa crente l na sua casa, l na escola e,... to difcil!!! Pode pensar talvez... Quem vai dar importncia s minhas palavras, ao meu testemunho? Lembre-se de Mariana. Apesar de to pequenina, seu perfume atraiu a menininha, depois seus pais, e depois, um grande numero de pessoas. Ento, voc quer ser realmente o bom perfume de Cristo? Assim, voc ser um meio para que outras crianas e adultos, quem sabe, seu papai ou mame, se interessem em receber a Cristo. Isto ser sem duvida a maior alegria que voc poder experimentar. Mas h ainda uma coisa importante que eu devo dizer. Voc s poder ser o bom perfume de Cristo, se j O conheceu como seu Salvador pessoal. Voc j O convidou para vir morar no seu corao? Se no o fez ainda, saiba

que Deus ama muito voc. Tanto que, mandou se nico Filho, o Senhor Jesus, para morrer na cruz no seu lugar por causa do seu pecado (suas mentiras, sua desobedincia, sua teimosia e tantas coisas que voc tem feito de errado). Ele derramou o Seu sangue e morreu por voc naquela cruz. Mas depois de trs dias ressuscitou e agora est no cu novamente preparando um lindo lugar para todos O receberem como seu Salvador. Voc quer fazer isto hoje mesmo? Se quiser, no fim da nossa aula, quando todos se retirarem, permanea na classe alguns instantes ainda para que possamos orar juntos.

Bila, a menina que no sabia se comportar

Bila uma menina muito brava, olha s a cara dela. (carinha n 1) Ela no tem muita pacincia com seus irmos, briga por qualquer coisinha. E sabem de uma coisa? Ela gosta de fazer tudo do seu jeito, no aceita opinio de ningum. Isto nos faz lembrar uma pessoa "rebelde", no mesmo? A rebeldia no agrada a Deus. E quando algum chama a sua ateno ela comea a chorar. (coloca a 2 carinha) ela abre o boco e grita, chora bem alto e faz pirraa. Ser que aqui tem gente assim tambm como a Bila? Olha s como est ficando o corao dela. Cada vez mais sujo. (colocar o corao comeando a ficar sujo)) E sabem crianas a Bila faz uma coisa que eu acho horrvel (coloca a 3 carinha) ela mostra a lngua para as pessoas, ela faz careta para a sua professora e at para os seus pais. Isto muito feio, no mesmo? Mas Bila s faz isso porque no conhece a Palavra de Deus e ela no sabe que l em Ef 6.1 diz "Filhos obedeceis a vossos pais no Senhor, pois isto

justo." Ela precisa obedecer aos pais e aqueles que so autoridades na vida dela. E sabe o que ela mais precisa aprender? A no falar mentira (coloca a 4 carinha). Ela uma menina mentirosa, mente tanto que ningum acredita nela. E na Palavra de Deus est escrito que o pai da mentira o diabo, est em Jo 8.44. Acho que a Bila no sabe que quem fala mentira tem o diabo como pai. Eu no quero ter o diabo como pai, e vocs querem? A Bila uma menina muito maldosa (coloca a 5 carinha). Agora olhe para o corao de Bila e veja como est. (colocar outro corao mais sujo) Ela gosta de puxar o cabelo das meninas, de dar belisco nos meninos e at chute nos seus colegas. Ela no tem medo de ningum e no leva desaforo para casa. Olha s a cara dela. Assim ela no pode ter amiguinho nenhum, pois quem vai quer ter uma amiga assim? Um dia Bila chegou mais cedo na escola e sem que ningum a visse ela roubou um livro da Biblioteca. (colocar a 6 carinha). E ela continuou a roubar, foi um lpis, uma borracha, uma moedinha, a no parou mais. Fazia tudo escondido claro. Que coisa ruim no Bila? Eu sei um versculo que diz que o diabo veio para matar, roubar e nos destruir (Jo 10:10). Acho que a Bila no uma menina feliz s faz coisas erradas! Voc no acha? Mais um dia olha s o que aconteceu, (colocar a 7 carinha) ela foi convidada a ir numa igreja, no incio ela no queria ir, mas depois pensou... Eu vou fazer muita baguna l. Mas chegando l todos a trataram bem, e ela comeou a gostar, at cantou com as crianas, ela se sentiu muito importante. A professora contou uma histria muito linda, e era a histria mais maravilhosa que algum podia escutar. Esta histria est em um livro todo sem palavras como este aqui, (pegue o livro e conta) voc quer ouvi-la? Ento preste ateno (Na pgina preta, falar dos pecados que Bila cometia). (colocar a 8 carinha). (Fazer o apelo) Bila orou recebendo ao Senhor Jesus, e se arrependeu das coisas erradas que fazia, Bila reconheceu que o que ela fazia era pecado. (coloca a 9 carinha) e (colocar o corao limpinho). Agora com Jesus

no corao ela diferente... Veja o seu corao est limpo!!! Quando ela faz alguma coisa que desagrada a Deus ela pede perdo.

A famlia de Bila logo percebeu que ela havia mudado. E na escola tambm, ela agora mostrava para todos o que Jesus fez em sua vida. (colocar a 10 carinha) Veja como a Bila est agora... Sempre com a carinha feliz!!! Agora todos gostam dela. E voc tambm pode ser uma pessoa alegre, feliz, obediente. s realmente entregar sua vida a Jesus e fazer sempre o que agrada a Deus. Como est o seu corao? Ser que voc precisa pedir perdo hoje pelos seus pecados?

Misses Com Alegria

PERSONAGENS: - Corao - Termmetro- F -Dona Orao - Irmo 1 - Irmo 2 - Irmo 3 - Irmo 4 Dirigente do culto Para esta pea no necessrio cenrio, apenas fantasias para o Termmetro, para o

Corao para F e a Dona Orao se for necessrio. Estes personagens devem ser muito engraados e tirar o mximo proveito dos seus figurinos e gestos exagerados. Lembre-se, uma pea cmica.

(Entra o Corao e atrs dele entra tambm o Termmetro.) DIRIGENTE: Meu Deus!, Ele trouxe um visitante, vamos ver no que isso d! TERMMETRO: Corao, voc tem certeza que hoje eu vou esquentar mesmo?... CORAO: Claro que vai, hoje o dia determinado para a oferta de misses e as pessoas desta igreja j conhecem o bastante sobre misses para poder ofertar. Tambm, viram uma esquete de teatro, poesia e ouviram at missionrios. TERMMETRO: Sei no Corao! T me dando um friozinho na barriga. CORAO: Voc tambm negativo heim!!! Eu duvido que as pessoas sejam assim to geladas como voc est. (O marcador do Termmetro est abaixo de zero) TERMMETRO: No Corao!; houve poca em que eu me esquentava mais, sabia? Mas de uns tempos para c os meus graus foram baixando, baixando, baixando... CORAO: Ah! Termmetro deixa de ser pessimista. Hei, olha l! Est chegando dois irmos e aposto que esto falando de misses, voc vai ver seu marcador subir j, j. TERMMETRO: (Duvidando) Espero. A cena dos dilogos dos irmos acontece em um plano diferente, onde no h relao deles com os demais personagens. (Os irmos entram conversando em

off e de repente um fica exaltado) IRMO 1:Duzentos reais?!! Vai ofertar tudo isso? (O Termmetro que est mais do lado, fica todo entusiasmado e o seu marcador vai at as alturas.) TERMMETRO: Puxa vida! Duzentos!? CORAO: (Todo alegre) Eu no disse, eu no disse!!! IRMO 2: No!!!, foi minha mulher (marido) que sugeriu esta quantia s porque estou de frias e recebi a mais. Porm, ela (ele) se esquece que no ms que vm as contas so as mesmas e o salrio totalmente diferente. (Enquanto ele fala, o Termmetro vai esfriando e fala para o Corao todo triste:) TERMMETRO: Pensei que fosse hoje. CORAO: Tambm pensei. IRMO 1: irmo, cada um sabe onde o calo aperta. Mas voc esta pensando em doar quanto? IRMO 2: Estou pensando em doar uns R$ 30,00 reais, juntando com os demais uma boa ajuda, voc no acha que t bom? IRMO 1: Ah!... no sei, voc que sabe. IRMO 2: E voc vai doar quanto? IRMO 1: Bem... est difcil, estou at sem dar o meu dzimo porque o dinheiro no est dando nem para pagar as contas. IRMO 2: Mas voc no ganha bem? IRMO 1: Como te contei meu filho ficou me enchendo at me fazer colocar velox somente para entrar na internet mais rpido e ainda por cima troquei de carro no ms passado; sem falar da minha mulher que est doente e tem gastado tanto com remdio. Por a se vai, o dinheiro some. (Os dois saem falando sobre misses.) IRMO 1: Misses precisa tanto de ajuda, mas ultimamente anda difcil fazer uma boa oferta. IRMO 2: Verdade. TERMMETRO: No disse Corao, a situao est preta.

CORAO: Sabe Termmetro no dia que passou aquele filme sobre misses fiquei to comovido com aquelas cenas das pessoas perdidas por este mundo a fora, com sede e fome de algo que eles no conhecem. Pensei que fosse explodir de tanta comoo, por isso tinha certeza de que hoje voc esquentaria. So tantos precisando conhecer a misericrdia de Deus! TERMMETRO: Ah! Corao, no fique triste, talvez eles tenham esquecido aquele versculo de Miquias 6:8 (fala com muita ousadia) Ele te declarou, homem, o que bom. E o que o Senhor pede de ti, seno que pratiques a justia, ames a misericrdia e andes humildemente com o teu Deus? CORAO: Sei no Termmetro, ainda tenho esperana. Ei, olhe l, est chegando mais algum! TERMMETRO: Ah, a F. E a F, est sendo muito exercitada para misses? F: (Olhando para o marcador dele) No Termmetro, acho que estou igual a voc, em baixa. (Olha para o Corao espantada) Porque o corao esta triste.? TERMMETRO: que falei para ele que as ofertas este ano est difcil, mas ele acha que s porque viu e ouviu algumas coisas h alguns meses atrs, ia ficar cheio de compaixo pro resto da vida. F: Ah, Corao, voc nunca aprende heim.! Voc no sabe que o que os olhos no vem voc no sente?! CORAO: que as vezes esqueo que sou vulnervel. Muitos sentimentos em mim passam to rpidos. F: (Olhando longe) Ento, no fique triste. Olha est chegando mais dois, vamos ver se voc acerta desta vez.

CORAO: (Com certo entusiasmo) Quem sabe ns dois juntos faramos esse Termmetro esquentar, heim dona F?! TERMMETRO: Gostei da idia. Talvez eles se lembrem daquele versculo de II Pedro 1:5 parte a: Por isso mesmo faam o possvel para juntar a bondade f que vocs tem. F: Ou quele em Tiago 2:17: Portanto a f assim, seno vier acompanhada de aes, coisa morta. CORAO: Ei, no tem um versculo com a palavra corao? TERMMETRO:(Todo metido a sabido) Eu sei hum!!! F: Agora no, pois est chegando gente, depois voc fala. (Os dois irmos que esto entrando pelo corredor, vem bem devagar conversando sobre futebol, quando estiverem prximos do plpito, o 3O Irmo fala assustado:) IRMO 3: S R$ 10,00 reais irmo??!! (O Termmetro ficar mexendo o marcador sem saber se muito ou pouco, pois ele ainda no conhece a histria. Aps ficar por dentro dos fatos, o marcador vai subindo devagar at chegar quase ao topo. A F e o Corao ficam de mos dadas como se estivessem fazendo uma corrente.) IRMO 4: Como sabe, estou desempregado h quatro meses, ontem recebi a ltima parcela do meu auxlio desemprego, dei o dzimo e paguei o aluguel, luz, gua e fiz uma compra de alimentos. Ai dividi o que sobrou entre misses e conduo para eu continuar procurando servio. (O Termmetro vai l em cima todo feliz e o Corao fala:) CORAO: No falei! Sabia que hoje voc esquentaria. IRMO 3: Irmo, mas o que faz voc dividir ao meio o nico dinheiro que tem para dar na campanha de misses? IRMO 4: A que t irmo, guardo em meu corao a palavra que diz: A f a certeza de que

vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que no podemos ver Hebreu 11.1. Sei que Deus me abenoar por eu crer que Ele no deixa desamparado seus filhos. F: Nossa, agora senti que me utilizaro com muito poder. No falei Corao, s juntos que funcionamos. IRMO 4: Conheo este versculo, mas no sei se teria coragem de fazer o que voc fez. Fao minha oferta para misses somente quando sei que no vai me atrapalhar monetariamente. IRMO 3: Ento voc no tem f. No se comove com as informaes obtidas de outros pases? No se entristece ao ver tantos morrendo sem conhecer Jesus? IRMO 4: Me comovo, mas estou sendo sincero com o irmo, primeiro penso no bem estar de minha famlia. IRMO 3:Irmo, no existe maior bem estar do que paz no corao e convico de que muitas pessoas podero conhecer a palavra com a nossa ajuda. IRMO 4: Eita irmo!, Desse jeito voc me convence a doar mais do que pretendia. IRMO 3: E quanto voc pretendia doar? IRMO 4: Tenho at vergonha de falar depois que voc disse que dividiu seu dinheiro. IRMO 3: Ento, se pode fazer uma boa oferta, no fique com receio, pois Deus lhe retribuir, no conhece aquele versculo: No d com tristeza no corao mais seja generoso; assim o Senhor nosso Deus abenoar tudo o que voc planejar e tudo o que fizer. Dt 15:10. CORAO: Agora usaram a mim. IRMO 4: Ouvi algumas vezes na Igreja, mas no sabia que existem pessoas com o corao to bom quanto o irmo. Vou aumentar a minha oferta agora mesmo. IRMO 3: Que bom! Sei que no se arrepender. Pois Deus fiel. Vamos para a igreja agora. IRMO 4: Antes preciso passar no caixa eletrnico. E a propsito sua filha melhorou?

IRMO 3: Se no fosse eu mesmo te contar, no acreditaria. Ela refez o exame e deu negativo. IRMO 4: Srio que beno!!! IRMO 3: Pois , s por Deus mesmo. Agora no preciso me preocupar com os remdios que eram carssimos, ela at parou com os que estava tomando. IRMO 4: Testemunha isso na igreja. IRMO 3: Claro que vou, s ter oportunidade. (Saem falando sobre misses) IRMO 3: Me sinto to bem ofertando para misses. IRMO 4: Eles precisam muito. (Assim que eles saem, o Termmetro fica todo eufrico.) TERMMETRO: Vou esquentar, vou esquentar. H, h, h!!! CORAO: No falei! No sou to venervel assim. F: (Para o corao) Somente com ns dois trabalhando juntos, no se esquea. TERMMETRO: Voc, o Corao e a Dona Orao, que, alis, no apareceu hoje por aqui. CORAO: Xiiii, mesmo ia me esquecendo dela. (Abraando a F) Ns trs somos infalveis! TERMMETRO: Vamos deixar de papo e ir embora logo que vocs precisam agir em outra igreja. (Quando eles comeam a sair, chega a Dona Orao correndo toda cheia de calor) DONA ORAO: Ol crianas, cheguei atrasada?! F: Chegou Dona Orao, j terminamos por aqui. DONA ORAO: que eu estava em outra igreja e o pessoas de l ofertavam tanto, tanto, que no tive tempo de sair mais cedo. E por aqui, como anda as ofertas? TERMMETRO: Acho que vai dar para esquentar. CORAO: (Abraando Dona Orao) Sabe Dona Orao, senti tanto a sua falta. F: Deixe de choramingar Corao e vamos embora logo que outra igreja nos espera. DONA ORAO: (Fazendo manha) Espera ai pessoal, quero ver o pessoal ofertar. F: Ah, Dona Orao no vai dar, estamos atrasados e o pessoal precisa ficar vontade. (Comeam a sair novamente e a Dona orao resmungando)

DONA ORAO: Mas eu queria tanto. CORAO: E o meu versculo?! Pensam que esqueci!!! TERMMETRO: Ah, mesmo. (Convencido olha para a F) Voc conhece Colossenses 3:23-24? F: (Mais convencida ainda, volta, sobe no palco, olha para a igreja e fala com ousadia) O que vocs fizerem faam de todo o corao, como se estivesse servindo o Senhor e no as pessoas. Lembre-se que o Senhor lhes dar como recompensa aquilo que ele tem guardado para o seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocs servem Cristo. TERMMETRO: Gostou corao? CORAO: Eu gostei, tem mais? TERMMETRO: Um monte. Quer ouvir mais um? F: Pra de ser convencido Termmetro. (Saindo com comentrios alegres) DIRIGENTE: (Volta para o palco) Irmos, esta foi um maneira alegre de dizer a vocs que ns podemos ofertar, pois Deus nos prepara para isso. Se orarmos com f e com um corao verdadeiro antes de nossa oferta, os missionrios sero enviados para pregar; e pregaro para que os povos ouam, e ouvindo crero, e crendo invocaro a Jesus o Senhor. Ns preparamos este culto especial para fazermos esta doao, pois alm de estarmos contribuindo com recursos financeiro, estaremos fazendo nossa maior contribuio que de estarmos juntos na luta contra a morte eterna e isso com certeza nos traz alegria.

Ilustraes de temas Bblicos Atravs de Objetos Comuns

Mas Estragadas
... Limpa primeiro o interior do copo, para que tambm o exterior se torne limpo (Mateus 23:26). Textos adicionais: Provrbios 16:18; Colossenses 3:8, 9; Apocalipse 21:8; Efsios 4:29; Levticos 19:17; I Joo 3:15. Material Necessrio 1 ma vermelha 4 fios de barbante com 5 cm cada Faca afiada ou estilete Giz de cera preto Objeto com ponta fina (tesoura, faca, furador de fruta etc.) Modo de Preparar Pinte a ponta de cada fio com giz de cera preto e mergulhe-os em gua por alguns minutos. Com a faca, lasque a casca da ma de baixo para cima em quatro pontos, cuidando para deixar um lado preso, sem solt-lo totalmente (essas lascas devem ser feitas como se fossem janelinhas no local onde normalmente voc colocar os seus dedos para segurar a ma durante a apresentao). Levante cada lasca da casca e, com o auxlio de um objeto com ponta, faa buracos com 2,5 a 3 cm de profundidade. Coloque um verme (bicho) de barbante em cada buraco, deixado a cabea preta suficientemente exposta para saltar para fora facilmente. Volte a lasca da ma para o seu lugar. Os cortes devem estar totalmente ocultos por seus dedos enquanto a ma for mostrada s crianas. A ma deve ser usada imediatamente depois que foi preparada, visto que os buracos logo ficaro evidentes se ficarem escuros.

Mensagem Reafirme a beleza da ma e lembre s crianas como gostoso comer uma ma quando estamos com fome. Porm, algumas vezes a aparncia exterior enganosa. Esta ma est linda por fora e parece estar deliciosa, mas vamos olhar mais de perto... (encontre uma das lascas, mantenha as demais ocultas sob seus dedos e volte a lasca no lugar). Sim, este um lugar que no poderamos ver. Vejam agora! (Comece a puxar o bicho para fora. Puxe cerca de trs quartos dele e, se conseguir, dobre-o. Deixe-o nessa posio at que tenha falado a seu respeito; depois, remova-o totalmente.) Algumas pessoas se parecem com este verme. Parecem ser boas e piedosas porque vm igreja normalmente e tm a aparncia de serem muito crists, porm, interiormente, onde Deus v, h certos pecados que arrunam sua boa imagem (repita o procedimento com cada verme, nomeando um a um pelos pecados relacionados abaixo e fazendo aplicaes adequadas). Vermes (ou bichos) (Use as referncias bblicas como base para os seus comentrios.) 1. Orgulho - Provrbios 16:18. 2. Mentiras - Colossenses 3:9; Apocalipse 21:8. 3. Palavras imprprias, indecentes - Colossenses 3:8; Efsios 4:29. 4. dio - Levticos 19:17; I Joo 3:15. REFLEXO muito comum uma ma saudvel apodrecer aps algum tempo fora do p, mas impossvel uma ma podre voltar a ser boa. E exatamente isso o que acontece com o poder de Deus em nossa vida. Esse o nico poder que transforma algo estragado pelo pecado em algo totalmente puro, saudvel e bom. Quantos aqui gostariam de pedir a Jesus que os ajude a serem bons para o papai, para a mame e seus coleguinhas? Quero ver as mos!

DEIXE A SUA LUZ BRILHAR

Assim resplandea a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que est nos cus (Mateus 5:16). Textos adicionais: Efsios 6:10-17; Hebreus 13:5; Romanos 12:12, 21. Material Necessrio 1 abajur pequeno sem o quebra-luz 4 quadrados de papel de embrulho dobrados ao meio Uma caneta hidrogrfica ou giz de cera preto Modo de Preparar Dobre o papel ao meio e faa um recorte centralizado na dobra de cada quadrado de papel, suficientemente grande para permitir que a lmpada passe por ele. Com a caneta ou giz de cera, escreva um pecado em cada uma das folhas dobradas para impedir que a luz brilhe (desobedincia, mentira, inveja etc.) Mensagem Assim resplandea a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que est nos cus (Mateus 5:16). (Coloque a lmpada do abajur e as folhas de papel sobre a mesa.) A lmpada representa qualquer um de ns. Sem Cristo no temos luz. Pois Ele a verdadeira Luz e a Sua luz que refletimos (Joo 1:9). (Ligue a lmpada.) Agora que temos luz, devemos deix-la brilhar (Mateus 5:16). Algumas vezes, os pecados impedem que Cristo brilhe atravs de ns. Primeiro papel: Desobedincia. Comente: Quando desobedecemos nossos pais, os professores na escola ou os lderes na igreja, estamos impedindo que a luz de Jesus brilhe atravs de ns. (Desdobre o papel com a palavra Desobedincia e cubra a lmpada.) Se realmente procuramos ser honestos em tudo, a luz de Jesus ir brilhar intensamente por meio das nossas atitudes e do nosso comportamento (atravesse o papel na lmpada pelo corte feito, at que esta fique totalmente visvel e o seu brilho seja revelado). Segundo papel: Mentira (Fofoca entre amigos, vizinhos, parentes, etc.). Contar mentiras tambm impede que a luz de Cristo brilhe atravs de ns

(coloque o papel cobrindo a luz). Quando vencemos essa tentao (passe a lmpada pelo corte do papel), estamos deixando nossa luz brilhar. Deus nunca permite que Seus filhos sejam tentados alm do que possam suportar (I Corntios 10:13) e estar sempre dando foras para que eles consigam vencer cada tentao. Terceiro papel: Negligncia (Levantar tarde no sbado de manh, no estudar a Bblia, no se alimentar corretamente etc.). Algumas vezes somos tentados a dormir at mais tarde, a no estudar a nossa Bblia, no desenvolver bons hbitos alimentares ou fazer tantas coisas que nos prejudicam (coloque o papel sobre a luz). Ao fazer isso, impedimos que a luz de Jesus brilhe atravs de ns. Quando fazemos o que correto, vencemos a preguia, levantamos sempre na hora certa, desenvolvemos bons hbitos (passe a luz pela fenda do papel), estamos deixando a luz de Jesus brilhar atravs de ns. REFLEXO Muitas vezes, ns nos esquecemos de que devemos brilhar, que devemos refletir a luz de Jesus. Deus nos permitiu nascer com a misso de mostrar a todos o Seu grande amor em toda a nossa vida. No devemos viver uma vida apagada, sem a luz de Jesus em ns. Vamos comear a deixar nossa luz brilhar hoje mesmo?

COISAS PEQUENAS, PORM IMPORTANTES!

Que isso na tua mo? (xodo 4:2). Textos adicionais: xodo 4:1-5, 17; 14:13-22; 17:3-6; I Samuel 17:40-51; Joo 6:1-14; Marcos 12:41-44; Atos 9:36-42. Material Necessrio 1 cajado 1 agulha com linha Pedao de tecido Pedao de couro 5 pedrinhas 2 barbantes fortes

1 moedinha 1 lancheira pequena (cheia de papel) Modo de Preparar Coloque todos os materiais sobre a mesa. Mensagem (Fale brevemente sobre cada uma das histrias bblicas relacionadas. Uma delas pode ser omitida, se houver necessidade, devido ao tempo. Faa o estilingue diante da classe, enquanto fala a respeito de Davi.) Costure enquanto fala a respeito de Dorcas. Enfatize a insignificncia de cada objeto e como cada um trouxe libertao do sofrimento, liberdade aos cativos e liberdade s naes. 1. Moiss usou um cajado xodo 4:1-5, 17; 14:13-22; 71:3-6 (segure o cajado e caminhe enquanto fala). 2. Davi usou seu estilingue (ou funda) I Samuel 17:40-51 (atire com ele). 3. O menino deu seu lanche a Jesus Joo 6:1-14 (segure a lancheira enquanto conta resumidamente a histria). 4. A viva deu sua moedinha como oferta Marcos 12:41-44 (deixe as crianas segurarem a moeda enquanto conta a histria). 5. Dorcas usou sua agulha e linha Atos 9:36-42 (costure o tecido). Estes objetos so muito pequenos, mas ajudaram a realizar grandes coisas. Muitas vezes, buscamos a fora nas armas para levar pessoas liberdade, mas Deus realmente necessita de pessoas, pessoas de todas as idades, que estejam dispostas a usar aquilo que possuem, ainda que seja algo bem insignificante. Deus pode nos usar assim como somos, se trabalharmos para Ele com toda a nossa capacidade (cante com o grupo o hino Rapaz Davi). REFLEXO O costume de muitas crianas observar e admirar o que os mais velhos fazem com grande facilidade. A Bblia nos ensina como as coisas simples e pequenas so importantes tambm. A cada dia, temos muitas oportunidades de ajudar os outro, mesmo com simples e pequenas aes. Se voc fizer sempre vontade de Deus, estar transformando o seu dia em bnos para voc e para o prximo.

AS DUAS CASAS

Porque ningum pode lanar outro fundamento, alm do que j est posto, o qual Jesus Cristo (I Corntios 3:11). Textos adicionais: Mateus 7:24-27; I Timteo 6:19. Material Necessrio Cartolina amarela Cartolina cor de cermica Bblia Tijolo pequeno Areia Caneta hidrogrfica preta Tesoura Suporte de madeira ou isopor Um ventilador Modo de Preparar Com a cartolina amarela, faa as laterais da casa e desenhe as portas e janelas. Corte a cartolina de cor cermica e dobre ao meio para formar o telhado. Faa os detalhes do telhado com a caneta hidrogrfica preta. No cole as peas da casa e do telhado, pois essa casa deve desmoronar. Quanto mais peas, melhor o efeito. Monte a casa sobre uma base quadrada de madeira ou isopor, de modo que a possa transportar. Embaixo e ao redor da casa, espalhe bastante areia. Para construir a casa sobre a rocha, limpe o tijolo e desenhe as portas e janelas. Coloque o tijolo sobre a Bblia, que representa o fundamento na rocha. Agora voc tem a casa construda sobre a rocha. As duas casas devem ser preparadas com antecedncia, mas apresente-as medida que se desenrolar a histria. Mensagem Com suas prprias palavras, conte a histria das duas casas relatadas em Mateus 7:24-27. Primeiro, fale a respeito da casa construda sobre a areia. Quando chegar ao ponto em que veio a tempestade e sopraram os ventos, utilize um ventilador. A casa ir desmoronar e a areia vai se espalhar por todos os lados (teste com antecedncia). Continue, ento, contando a respeito da casa construda sobre a rocha. Os ventos sopram to violentamente quanto antes. (Coloque o ventilador na

direo da casa, da mesma forma que na outra que desmoronou.) A casa no se abala. Ela foi construda sobre o fundamento certo (pea para o grupo recitar I Corntios 3:11). Como vocs podem ver, a rocha sobre a qual devemos construir a casa da nossa vida a Palavra de Deus. As verdades das Escrituras so o nico fundamento seguro; isso significa aprender e praticar a vontade de Deus em nossa vida diria, fazendo sempre o que Ele deseja que faamos, ou seja, am-Lo e obedecer aos Seus Mandamentos. (Cantem um hino que fale da Rocha.) REFLEXO Onde vocs gostariam de construir a sua vida? Sobre a rocha ou sobre a areia?

You might also like