You are on page 1of 38

Representao Social de "Problema Ambiental": uma Contribuio Educao Ambiental*

Tarso Bonilha Mazzotti Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Mostra que a representao de "problema ambiental" apresentada por professores (N=60), estudantes (N=45), documentos de organizaes governamentais e no-governamentais (N=12) e livros didticos (N=10) desfalca, distorce e suplementa o conceito de equilbrio ecolgico. Esse processo de reificao da equilibrao ecossistmica constitui srio obstculo educao cientfica. Introduo Desde a dcada de 70, a Educao Ambiental vem sendo proposta como uma maneira de se alterar as atitudes e a conduta da sociedade com o objetivo de ultrapassar as situaes produtoras de crise ambiental (cf., entre outros, Sorrentino, 1993). Atribui-se Educao Ambiental a tarefa de construir as bases cognitivas e afetivas de uma sociedade ambientalmente saudvel, novo paradigma da vida humana que emergiria do reconhecimento dos danos produzidos pela racionalidade moderna (cf. Leff, 1990,1991; Con* A pesquisa que deu origem a este artigo tem o apoio do CNPq. Agradeo Prof Mnica de Almeida Duarte, por sua imprescindvel colaborao na coleta e transcrio dos dados, e Prof. Alda Judith Alves-Mazzotti, por ter-me propiciado o conhecimento da teoria das representaes sociais, mantendo permanente dilogo sobre este trabalho. Os erros e enganos, no entanto, so de minha inteira responsabilidade.

ferncia Intergovernamental de Educao Ambiental de Tblissi, 1977). Assim, o "problema ambiental" apresenta-se como centro de preocupao de atores sociais que tm definido os programas de educao - formais e informais - que objetivam desenvolver uma "conscincia ambientalista" ou "conscincia ecolgica" necessria construo de uma "nova racionalidade" (cf, por exemplo, Gonalves, 1990; Sobral, 1990; Minini, 1994; Martinez, 1995; Reigota, 1995). Esses ambientalistas julgam que a educao ambiental de um ponto de vista cientfico , necessariamente, conservacionista e alienante. Sem a eticidade proposta por eles, no h educao verdadeira, mas "educao instrumental" ou "adestramento", que seriam caractersticos da sociedade industrial (por exemplo, Brgger, 1994). As diversas correntes que disputam o controle da Educao Ambiental podem ser reunidas em duas grandes classes que mantm, entre si, alguma relao de continuidade. Em um plo, encontram-se os cientistas que examinam os problemas ambientais a partir de suas cincias e prescrevem prticas que os resolvam; em outro, os ambientalistas que negam as cincias como portadoras de "verdades" procurando submet-las a determinados constrangimentos ticos definidos em alguma instncia social. Entre estes plos, encontram-se variantes mais ou menos prximas a cada um deles. Um exame dessas posies, bem como a crtica do ambientalismo, podem ser encontrados, por exemplo, em Ferry (1994), Acot (1990), Hopkins (1985, p. 69-117). As dificuldades conceituais dos modelos de sistemas dinmicos utilizados para explicar o equilbrio instvel dos ecossistemas tm conduzido s tradues daqueles conceitos de maneira a facilitar comunicao social que viabilizaria a ao pretendida pelos ambientalistas (Mazzotti, 1994,1995). A traduo de conceitos e teorias cientficas tornando-os acessveis ao pblico em geral tem sido, desde h muito, uma tarefa rdua. As dificuldades so diversas, destacando-se entre elas as referentes natureza formal das teorias. As formalizaes necessrias compreenso das teorias cientficas geralmente constituem srio obstculo sua difuso entre pessoas que no possuam

os instrumentos cognitivos implicados. Por exemplo, os conceitos probabilsticos e estocsticos, fundamentais para a compreenso dos modelos propostos para explicao dos processos ecossistmicos, so reconhecidamente difceis, como mostraram Boudon (1989) e Gould (1993). Reconhecendo essas dificuldades, os divulgadores lanam mo de representaes ou cognies presentes na sociedade buscando tornar inteligvel os achados tericos, os debates entre especialistas e, freqentemente, procuram extrair conseqncias prticas das teorias. Alguns conseguem realizar essas tradues com grande acuidade e de tal maneira que as teorias so consistentemente apresentadas ao pblico "leigo". No geral, todavia, no o que ocorre. Esse um dos problemas da educao cientfica que tem mobilizado inmeros pesquisadores da Educao, entre os quais os que propem a "teoria da aprendizagem por mudana conceituai". Esta teoria se apoiaria nas proposies de Khun, Lakatos e outros (Posnner et al., 1982), mas, como demonstrou Gewandsznajder (1995), o modelo de ensino dela decorrente incompatvel com a posio da Nova Filosofia das Cincias proposta por aqueles autores. Alm disso, esse modelo apresenta uma psicologia ingnua que desconhece as contribuies contemporneas dessa cincia. De fato, h muito se desenvolvem estudos sobre as "concepes prvias" ou "representaes" ou "cognies sociais" dos atores sociais no mbito da Psicologia Social. Entre as linhas de pesquisa em Psicologia Social, a que parece demonstrar maior capacidade explicativa para esse tema a "teoria das representaes sociais" proposta, inicialmente, por Moscovici (1978). Alguns aspectos da teoria da representao social O estudo das representaes sociais teve seu incio com a preocupao de Moscovici com as tradues de conceitos cientficos para o grande pblico, tomando por objeto a "psicanlise". Essas tradues so importantes, uma vez que, na sociedade contempornea, as produes das cincias e das tcnicas atingem quase todos os aspectos da vida social e so compreendidas pelas pessoas no mbito de suas prticas e representaes (concepes prvias).

O principal interesse de Moscovici no era verificar se as representaes sociais seriam uma correta exposio das teorias cientficas, como o caso dos pesquisadores ligados teoria da aprendizagem por mudana conceituai ou psicologia social americana. Da perspectiva de Moscovici, o valioso e interessante que as representaes organizam as condutas e atitudes das pessoas e, nesse sentido, so "verdadeiras" para o grupo social que as construiu. O interesse do psiclogo social explicar os mecanismos utilizados pelo grupo social para estabelecer a representao que lhe d certa identidade grupai e orienta suas aes. Nesse sentido, pode fornecer elementos tanto para uma reorientao do olhar das demais reas da psicologia - psicologia do desenvolvimento, psicologia da aprendizagem - como para a epistemologia em geral, e para a epistemologia gentica, em particular. O postulado da teoria da representao social - teoria que se encontra em processo de constituio (cf. S, 1996) - que o sujeito ou ator social constri sua representao de um dado objeto e no que os recebe pronto de alguma instncia. Nesse sentido, no h identidade entre as proposies bsicas da teoria da representao social e a teoria que caracteriza a ideologia como "idias recebidas" (Boudon, 1986,1989; Ibaez, 1988), onde o sujeito paciente. Para a teoria das representaes sociais, os atores sociais ou sujeitos so ativos construtores e reconstrutores de suas representaes. Nem todos os objetos - ambiente social, material ou ideal - com os quais se tem contato produzem uma representao social e nem todos os grupos e/ou categorias sociais so obrigados a ter alguma representao sobre um dado objeto. Muitos grupos podem apresentar opinies e imagens sobre determinados objetos, mas no uma representao social que lhes seja prpria (Ibanez, 1988). De fato, retoma-se aqui um conceito agora clssico na epistemologia: um objeto existe sempre para o sujeito do conhecimento, pe-se como tal por meio de uma interpretao ou uma rede de significaes. Esse conceito encontra-se na base da determinao dos objetos das representaes sociais e, conseqentemente, determina as possibilidades de investigao e, ao mesmo tempo, indica que apenas a pesquisa emprica pode determinar se "algo" ou no um objeto de representao social.

Por certo, uma representao social no , necessariamente, consensual, uma vez que apresenta divergncias e negociaes em torno dela com vistas a manter o seu ncleo central. A teoria do ncleo central (Abric, 1984,1993; Flament, 1989) sustenta que ele um esquema operatrio que gera e gerencia as significaes da representao, determinando sua organizao (Abric, 1994). A transformao do ncleo central produziria uma nova representao. Em torno do ncleo, existiria um sistema perifrico mais flexvel, permitindo mudanas que integrem as histrias e experincias individuais, suportando a heterogeneidade do grupo, acomodando as contradies postas pelo contexto imediato, permitindo, dessa maneira, a adaptao da representao ao imediato, assim como a diferenciao de contedo, protegendo o ncleo central (Flament, 1994). Pe-se, ento, um problema para a psicologia social: quando os atores sociais desenvolvem prticas contraditrias com suas representaes, deve atuar algum mecanismo de regulao. Os estudos desse mecanismo de regulao indicam que a reversibilidade ou irreversibilidade da situao contraditria que determina aquela regulao (idem, 1994). No caso de reversibilidade da situao, os atores sociais consideram que a circunstncia transitria, reversvel, integrando-a na representao por meio de alteraes no sistema perifrico. Caso os atores sociais julguem que a situao irreversvel, ento a representao ser alterada de maneira mais ou menos significativa. Neste caso, podem ocorrer trs tipos de transformaes: a transformao "resistente" - atravs dos mecanismos clssicos de defesa: racionalizaes, justificativas ad hoc e outras: a transformao progressiva - as novas prticas no so extremamente contraditrias com a representao e podem ser assimiladas de maneira gradual; a transformao brutal - novas prticas impem a reviso do ncleo central, sem que outros mecanismos possam ser utilizados (Abric, 1994; Flament, 1994). Pode-se dizer, ento, que a investigao das representaes sociais tem por tarefa fundamental a explicitao do ncleo central. Uma vez definido o ncleo, torna-se possvel, caso se deseje, agir no sentido de alterar a repre-

sentao. Da sua relevncia para a Pedagogia e outras prticas sociais que tenham por objetivo a modificao das condutas de grupos sociais. Neste trabalho, examinamos as "tradues" ou representaes sociais de "problema ambiental" elaboradas por professores do ensino fundamental e mdio, por estudantes destes mesmos nveis de ensino, por lideranas comunitrias e tambm as apresentadas em documentos de organizaes governamentais e no-governamentais, e livros, especialmente didticos. Tomamos, aqui, o assunto "problema ambiental" por ser uma expresso emergente na sociedade sem que denote, imediatamente, alguma relao ecossistmica particular: poluio, desflorestamento, terremoto, etc. O tema do "problema ambiental" permite que os sujeitos o tratem da maneira que julguem ser mais adequada. Escolhemos entrevistar professores porque estes so, pela tarefa que exercem, os principais agentes de sistematizao de conhecimentos a serem ensinados nas escolas. As lideranas comunitrias, por seu lado, devem responder s demandas do grupo social imediato e, nesse sentido, organizam as informaes e orientam aes para resolver problemas sentidos ou percebidos pelos grupos. Os estudantes indicariam como a noo de 'problema ambiental' est sendo elaborada por esse grupo social em face das informaes obtidas nas escolas e/ou em outras situaes sociais. Analisamos 12 documentos produzidos por organizaes governamentais e no-governamentais da Amrica Latina que tratam de Educao Ambiental e dez livros sobre o mesmo assunto (listados no final). Os documentos selecionados so valiosos por representarem pontos de convergncias entre atores sociais que determinam polticas de Educao Ambiental. Por fim, os livros, em particular os didticos, so fontes de informaes que sistematizam conhecimentos de maneira mais ou menos acessvel. Alm disso, os livros didticos tendem a representar posies paradigmticas consolidadas e, eventualmente, emergentes, como Thomas Khun j mostrou no caso da cincia fsica. A cidade do Rio de Janeiro pareceu ser um campo privilegiado para nossas investigaes, uma vez que foi sede da Conferncia das Naes Unidas

sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced), que reuniu os 170 chefes de Estados no perodo de 2 a 14 de junho 1992. Essa conferncia conhecida como Rio 92 reorganizou a vida cotidiana da cidade para garantir a segurana dos chefes de Estados e seus assessores. Por outro lado, em concomitncia com o evento governamental, ocorreu o frum das organizaes no-governamentais que ocuparam espaos urbanos e da mdia antes, durante e depois da Conferncia. Dessa maneira, se poderia esperar que os cidados cariocas tivessem tido alguma oportunidade de obter informaes sobre os problemas ambientais apresentadas pelos mais diversos tipos de posies. Note-se que, na cidade do Rio de Janeiro, encontram-se muitas organizaes no-governamentais dedicadas s "questes ecolgicas". Alm disso, como toda metrpole, a cidade do Rio de Janeiro apresenta problemas ambientais candentes que abalam cotidianamente sua populao. Essas circunstncias tenderiam a provocar conversas, debates, tomadas de posio pelos moradores, logo poderamos esperar que houvesse uma representao social de problema ambiental. Procedimentos de coleta e anlise de dados Os dados referentes aos professores, estudantes e lideranas comunitrias foram coletados atravs de entrevistas semi-estruturadas, deixando que os entrevistados se expressassem livremente sobre os tpicos de interesse da pesquisa (todas tiveram permisso para gravao). Aps cada entrevista, elaborou-se um "dirio reflexivo" (Lincoln, Guba, 1985), com observaes e sentimentos relativos situao vivenciada durante a entrevista. As entrevistas com os estudantes dos ensinos fundamental e mdio foram realizadas em duas zonas urbanas da cidade do Rio de Janeiro:Ilha do Governador e Zonal Sul, neste caso em uma escola pblica considerada modelo. Entrevistamos 60 professores dos ensinos fundamental e mdio, da cidade do Rio de Janeiro, sendo 42 do sexo feminino, com idades variando de 21 a 40 anos, e 18 do sexo masculino, com idades entre 25 e 50 anos, refletindo a composio de gnero do corpo docente. Curiosamente, os pro-

fessores de Biologia e alguns de Geografia se negaram a participar da investigao. Foram entrevistados 45 estudantes, sendo 28 do sexo feminino e 17 do sexo masculino, com idades entre 9 e 21 anos. A distribuio de gnero, aqui, no reflete a composio do grupo estudantes. O grupo "lideranas comunitrias" foi estabelecido atravs do cruzamento de informaes fornecidas por moradores dos bairros e locus social reconhecido: direo de organizaes locais, sindicatos, igrejas. Procurou-se constituir um grupo com pessoas das mais diversas procedncias e atividades, desde que fossem reconhecidas pelos grupos sociais como aquelas s quais recorrem em situaes de emergncia, quando querem saber alguma coisa ou tomar posio. No conjunto, entrevistamos trs mulheres e seis homens com idades entre 26 e 74 anos. Inicivamos as entrevistas perguntando ao sujeito o que ele considerava ser um "problema ambiental"; se esse era um assunto que discutia com seus amigos/as ou colegas; se poderia indicar alguma fonte de informao sobre o tema para algum que nada soubesse do assunto. Em seguida, apresentvamos trs frases que atribuamos a outras pessoas que tnhamos entrevistado antes. A primeira afirmava que os "verdes" exageram os problemas ambientais porque querem tirar vantagens polticas desse tema; a segunda dizia que os problemas ambientais so o resultado da ganncia dos homens; e a terceira sustentava que seria necessrio retomar a vida de antigamente, quando no havia problemas ambientais. Note-se que essas afirmaes so correntes em diversos grupos sociais como pode ser verificado nos debates que ocorrem, quando o assunto proposto em circunstncias de conflito. Finalmente, perguntvamos se o entrevistado(a) teria alguma sugesto para resolver os problemas ambientais que identificara (caso assim o fizesse). As opinies, crenas, informaes, imagens e atitudes contidas nos discursos referentes ao "problema ambiental" - nas entrevistas, nos documentos e livros - foram submetidos anlise de contedo (Bardin, 1977), procurando-se inicialmente descrever a representao como campo

estruturado. Atravs da freqncia dos temas e da importncia e sentido a eles atribudos pelos respondentes ou pelos autores, buscamos depreender os elementos constitutivos da representao, bem como as relaes entre eles, tentando chegar ao ncleo central. A representao social do problema ambiental por professores, estudantes, lideranas comunitrias e documentos de ambientalistas
A REPRESENTAO SOCIAL DE PROBLEMA AMBIENTAL PELOS PROFESSORES

Os professores consideram que o "problema ambiental" o resultado da ao do "homem" (como ser genrico) que produz o "descontrole/ desequilbrio da natureza". Este descontrole sempre negativo - poluio, sujeira, morte - logo, toda ao humana sobre a natureza tende a ser negativa. A negatividade da ao humana sobre o ambiente parece ser maior quando tem fins econmicos - produzir lucros -, pois sempre polui e destri a natureza, que era equilibrada. Dois exemplos:
- o relaxamento do homem que s quer saber de sair, pegar as rvores pra ganhar dinheiro e no pensa que no futuro ele vai precisar da sombra (professora do ensino fundamental, primeiras sries, 21 anos). - ambio das pessoas que s querem produzir, criar prdios, o problema econmico, a destruio do meio ambiente, a poluio sonora, a poluio das qumicas jogadas, o problema do esgoto... (professora de Portugus, 38 anos).

Tais resultados confirmam os obtidos por Reigota (1995), que investigou a representao social de "ambiente" com um grupo de professores que realizavam um curso de especializao. Esses professores, em sua maioria, das disciplinas de Cincias e Biologia, julgam o homem enquadrado como "nota dissonante " do meio ambiente, ou seja, o componente depredador por excelncia, (idem, p. 74-75).

O lixo, a poluio e o descontrole ou desequilbrio so temas recorrentes e inter-relacionados no discurso dos professores. Um professor de Msica (25 anos) afirmou que:
- A gente pode conhecer uma casa pelo lixo dela, pela gua que sai dela. Eu acho que o problema ambiental comea a, exatamente, como que a gente, em casa, faz uso daquilo que chega de fora pra dentro...

O desequilbrio tambm relacionado ocupao urbana:


-As favelas vo surgindo de maneira descontrolada (...) surgindo grandes valas [esgoto a cu aberto] que iriam despejar no mar. [O desmatamento] para construir prdios [faz com que] o nosso ar [no seja] renovado, a to falada fotossntese est ficando muito s no quadro [de giz]. As praias, por essas valas, esto ficando mais poludas (professora das quatro primeira sries do ensino fundamental, 33 anos).

No geral, as razes apontadas para as crises ambientais encontramse nas atividades econmicas voltadas para o lucro e atribudas aos "capitalistas" que s querem lucrar (professor de Matemtica, 55 anos). Alguns exemplos ilustram essa posio:
- O importante construir uma sociedade que seja uma sociedade menos preocupada com o que chamado "poder econmico" e no tenha essa atitude corrosiva que, por conta do lucro, voc pode passar por cima dos outros interesses mais vitais (professor de Histria, 35 anos). - Eu acho que tem muito homens querendo enriquecer e esto desmatando, esto s vendo a minerao, poluindo e esto esquecendo o lado humano da coisa (professora de Artes, 40 anos). - ganncia [...], a destruio das matas, a poluio dos rios, isso ocorre por causa das indstrias que despejam detritos nos nossos rios, causando poluio, e peixes morrendo, isso a atrapalha todo um sistema (professor de Portugus, 34 anos).

Intimamente relacionada com a viso negativa dos empresrios, encontra-se a valorizao positiva das aes dos "verdes" que lutam pela preservao ambiental:

- Eles [os "verdes"] podem at fazer certo sensacionalismo, aumentar, pra fazer as pessoas acreditarem mais e tomarem mais conscincia... mas no inventam [os problemas, uma vez que] voc v e sente (professora das quatro primeiras sries do ensino fundamental, 21 anos). - O trabalho desse Partido Verde muito bonito, mas, talvez, por falta de incentivo, um trabalho restrito comunidade de nvel social mais alto (professora de Qumica, 43 anos). - Eles [os "verdes"] esto, simplesmente, preocupados com o problema do desmatamento, da poluio, com a parte ecolgica.... algum tem que fazer alguma coisa para tentar melhorar esse tipo de coisa que aflige a populao (professor de Portugus, 34 anos).

No geral, os entrevistados julgam que no possvel, nem desejvel, sustar os processos econmicos ou a modernizao, uma vez que seria um retrocesso, sendo necessrio encontrar meios e tecnologias que poluam e devastem menos, buscando-se o reequilbrio da natureza. Assim se expressou uma professora:
- Eu sou uma pessoa urbana, eu sou acostumada com conforto. Ento, eu no me enquadraria na simplicidade. Mas no que isso tenha que destruir a natureza, o homem tem que encontrar o equilbrio (professora de Portugus, 38 anos). -A volta a uma sociedade antiga [no ] correto, mas a mudana, do tipo de pensamento que levou a esse desenvolvimento atual de sociedade que talvez seja a soluo (professor de Portugus, 25 anos). - Eu acredito na volta terra mesmo, com toda a civilizao, com todo o conforto que a tecnologia propicia... (professora de Qumica, 43 anos).

Concluindo, podemos dizer que os elementos que parecem constituir o ncleo da representao de problema ambiental revelada pelos professores so: desequilbrio, descontrole, desordem da natureza. Esse descontrole seria produzido por um agente externo: o homem ganancioso, que s quer o lucro, irresponsvel, e que associado ao consumista/predador.

Cabe esclarecer que dos 60 entrevistados somente 17 (28,33%) parecem ter uma representao de problema ambiental, uma vez que os demais apresentam apenas opinies esparsas sobre a questo. Coerentemente, esses 17 so os mesmos sujeitos que declararam ter interesse em questes ambientais, manter conversaes sobre o tema com familiares e amigos mais prximos e procurar informar-se sobre o assunto.
A REPRESENTAO SOCIAL DO PROBLEMA AMBIENTAL PELOS ESTUDANTES

Uma jovem de 21 anos, que freqentava o Curso de Formao de Professores, disse que, na semana anterior, discutira com o namorado e um amigo sobre o "problema ambiental". Essa conversa fora provocada pelas condies do clima no Rio de Janeiro onde "um dia est chovendo, outro faz muito calor". Nessa conversa teriam concludo que:
- Isso s est acontecendo porque o homem resolveu mexer na parte estrutu ral da natureza, ou seja, o que a gente mais sabe, o que a gente mais v o desmatamento de rvores, s isso j gera o problema da oxigenao e tal, no sei o qu. Alm disso, tem a camada de oznio que derrete o gelo e aumenta o nvel do mar.

Essa mesma jovem afirma, como tantos outros, que o problema ambiental :
- Uma desorganizao do meio ambiente. Esses maremotos, esses vulces, tudo fora do controle, esse tempo maluco que a gente t vivendo um des controle, um desequilbrio da natureza, em funo do que o homem anda fazendo, se metendo numa estrutura que funciona normalmente.

Essa jovem expressa a posio comum dos estudantes: o problema ambiental um descontrole produzido pelo homem em suas atividades econmicas. Tome-se, por exemplo, as seguintes respostas sobre o "problema ambiental":

- O armazenamento de armas nucleares, eles explodem, fazem testes nesses lugares isolados, na Frana, por exemplo. Isso, mais tarde, acaba afetando a gente, pelo o ar, pela gua, tudo interligado (17 anos, 1a srie do 2 grau, sexo feminino). - O problema ambiental comea a partir da gente, a gente que comea, no fundo, a sujar tudo (17 anos, 2a srie do 2 grau, sexo feminino). - o problema do desmatamento das matas, as pessoas queimam as matas e no podem queimar as matas (9 anos, 3a srie do 1 grau, sexo masculino). - um ambiente poludo, por exemplo, uma fbrica solta as poluies que ela faz no ar, s vezes nas plantaes e a atinge as razes e a planta morre e tambm vai pro mar e mata os peixes (11 anos, 5a srie do 1 grau, sexo feminino). -Alguma coisa...que no faa bem natureza, sei l... (9 anos, 3a srie do 1o grau, sexo feminino). - a destruio da natureza (14 anos, 1a srie do 2 grau, sexo feminino). -Problema ambiental...Eu diria que as indstrias, na floresta, esto prejudicando, destruindo, ento, cada vez mais, a gente fica sem oxignio (18 anos, 2a srie do 2 grau, sexo masculino). - uma situao muito desagradvel, uma situao que o pas est se encontrando hoje em dia. Os carros, as usinas, as bombas nucleares... (16 anos, 1a srie do 2 grau, sexo masculino). -A primeira coisa que passa pela minha cabea a poluio, seja dos carros, seja das indstrias que esto pouco se importando com os rios, as coisas que esto em volta da natureza e que esto se estragando (18 anos, 3a srie do 2 grau, sexo masculino).

No geral, os estudantes no conversam sobre o "problema ambiental" e dizem receber informaes em salas de aula, e ter os livros didticos como referncia, embora no soubessem indicar seus ttulos. Por outro lado, a televiso aparece como importante fonte de informaes, principalmente dois

programas: Globo Ecologia e Globo Rural. No entanto, de todos os entrevistados apenas um pequeno grupo de cinco estudantes (11,11%) afirma ter alguma vez assistido queles programas. As razes para no assistir a eles so todas relativas ao horrio. Os "verdes", por seu lado, so considerados como "defensores da natureza", enquanto que os "homens" (gananciosos/empresrios) so vistos como agressores, como, por exemplo, nestas falas:
- O homem vai fazendo tudo sem pensar nas conseqncias, ento ele acaba derrubando as rvores, ele queima as florestas, ele faz tudo com a ganncia de ganhar mais dinheiro. Ele no pensa nos prejuzos que aquilo vai causar (17 anos, 2 srie do 2 grau, Formao de Professores, sexo feminino). - O empresrio vai fazer uma indstria, ele vai investir muito dinheiro nessa indstria, e com o lucro que ele vai receber, no custava nada ele colocar um filtro numa chamin. [...] S v o lucro, ganncia pura (17 anos, 3a srie do 2o grau, sexo feminino). - Hoje em dia todo mundo quer ganhar dinheiro fcil, n? [...] Se voc perceber, eles s to matando bichos bonitos, bichos raros que esto em extino. Esto s cortando rvores boas, s pra fazer um lpis ou uma borracha. Tinham que fazer que nem a Faber Castell, que planta uma rvore no lugar, se bem que eu no sei se eles plantam no lugar, porque eu nunca vi... (9 anos, 3a srie do 1 grau, sexo masculino). - a ganncia dos homens [...] eles tiram os dentes dos elefantes pra fazer coisa de marfim (9 anos, 3a srie do 1 grau, sexo masculino). - [Os homens] tm conscientizao que esto devastando. Em Cubato, aconteceu uma presso de baixo pra cima, a eles ficam acuados e tm que botar tecnologia pra melhorar a situao. Tecnologia tem, s querer colocar (18 anos, 3a srie do 2o grau, sexo masculino). -Eles fazem a fbrica pra ganhar dinheiro, mas o homem que fez a fbrica no trabalha, manda outros trabalhar pra ele, ele fica l na maior mordomia e ainda por cima ficam poluindo o ar, o ambiente... (11 anos, 5a srie do 1 grau, sexo feminino).

H, por certo, alguns (N=5) que no tm a menor idia do que se est falando, especialmente entre os mais novos:
- No sei por que existe problema do ambiente (9 anos, 3a srie do 1 grau). - Problema o qu? Ih, no sei... Ambiente?...Ambiente... (9 anos, 3a srie do 1 grau, sexo feminino). - Essa pegou feio... Eu no ia saber explicar, no (16 anos, 1a srie do 2 grau, sexo masculino).

Os que tm algumas propostas (N=32) no geral dizem no saber o que fazer, referem-se s mudanas no comportamento da populao. Como mostram as seguintes falas:
- O que a gente tem que fazer tentar, na medida do possvel, amenizar as conseqncias dos fatores que esto prejudicando a vida da gente, s no sei como (18 anos, 3a srie do 2 grau, sexo feminino). - O povo tomar vergonha na cara, porque isso falta de responsabilidade do povo (16 anos, 1a srie do 2 grau, sexo feminino). - Se eu tivesse poder pra solucionar, de transformar tudo, mas como? Conscientizando as pessoas, acabando com as fbricas, essas coisas, e montando um modo de vida que no fosse preciso mais destruir a natureza (15 anos, 1a srie do 2 grau, sexo masculino). - botar esse pessoal, dono de fbrica, pra cuidar mais, obrigar a ter mais cuidado com ambiente, fazer uma lei (16 anos, 1a srie do 2 grau, sexo masculino).

Tambm entre os estudantes encontramos mais opinies sobre o tema do que representao estruturada. Entre os que tm uma representao encontramos pessoas que dizem que a soluo para os problemas ambientais seria:
- Eu acho que soluo, soluo... no existe mesmo, mas a utilizao racionai dos bens oferecidos pela natureza seria uma forma de chegar l (15 anos, 1a srie do 2 grau, sexo feminino).

- Administrar melhor o que t acontecendo aqui. Se tem recursos, porque tem, porque a modernidade t fazendo coisa que todo mundo nem pensava em ter, por que no aproveitar esses recursos pra melhorar a vida? (17 anos, 3a srie do 2 grau, sexo feminino). - Colocar filtros nos carros, nas fbricas, eles [os industriais] no cuidam dos detritos da fbrica, eles jogam aquela sujeira. Cuidar dos esgotos, um saneamento bsico, pra no jogar aquela sujeira nos rios, nos mares, e no jogar lixo na rua. (17 anos, 2a srie do 2 grau, sexo feminino). - A soluo voc usar todo o progresso que est destruindo a natureza, usar pra reconstruir. P, ter uma conscientizao pra no acontecer as coisas pequenas que acabam se tomando grandes. E ter investimentos, investir na vida, cara, investir na natureza, porque aquilo ali faz parte da gente (16 anos, 3a srie do 2 grau, sexo feminino).

Um menino de 9 anos, bastante informado e articulado em suas respostas, discorreu longamente sobre as solues, tendo por eixo o desfavelamento, substituindo as construes populares por poucos edifcios, ampliando-se o espao til. Este menino afirmou que:
- O morro um terreno que est alongado pra cima. A gente podia usar aquele terreno pra plantar madeira, elementos que a gente usa, mais animais, pra ter mais alimento pra populao. Tem pases do Primeiro Mundo que j fizeram isso e no precisam mais se preocupar com esse problema at o ano 2035,2040.

Podemos concluir, portanto, que os estudantes apresentam a mesma representao de problema ambiental encontrada entre os professores: poluio, sujeira, desmatamento produzidos pelo homem. A soluo desses problemas poderia ser alguma mudana no uso das tecnologias. E, como os professores, valorizam positivamente os "verdes" e, negativamente, os "homens gananciosos/empresrios". Encontramos, entre os estudantes, afirmaes que atribuem ao "homem" o desequilbrio climtico - pelo desmatamento - e o aquecimento global, este entendido como sendo produzido pela reduo da camada de oz-

nio. Esta confuso entre o chamado "efeito estufa" e o "buraco na camada de oznio" bastante difundida entre os professores e os estudantes entrevistados. Essa confuso tambm foi encontrada por Stanisstreet e Boyes (1994) no estudo que fizeram sobre as "idias ecolgicas" de crianas e adolescentes dos Estados Unidos da Amrica do Norte, Gr-Bretanha e Portugal.
A REPRESENTAO SOCIAL DE PROBLEMA AMBIENTAL PELAS LIDERANAS COMUNITRIAS

Para os lderes comunitrios, o problema ambiental o da qualidade de vida das pessoas que ganham baixos salrios, residem em locais imprprios - palafitas na zona de manguezais, favelas - sem esgoto sanitrio, onde o transporte coletivo precrio, sem educao escolar. Por exemplo:
- Problema ambiental o que eles vivem ali. Crianas sem escola, largadas na rua, ignorantes, sem estudo, sem instruo (74 anos, diretora de associao assistencial, sexo feminino). - O problema ambiental l muito srio. As casas so palafitas, so dentro da mar. [...] quando a gente fala de limpeza com eles, com muito cuidado, porque o conceito de higiene muito diferente do nosso (40 anos, coordenadora do Comit da Ao da Cidadania e Contra a Fome e Misria). - Eu vejo a questo do meio ambiente como qualidade de vida. Tudo o que pertence natureza, tudo o que, de acordo com a nossa crena, nos deu o Criador, e que est sofrendo pela ignorncia do ser humano e que est afetando ou afetar a vida da comunidade, preocupao nossa (50 anos, pastor, sexo masculino). - O problema ambiental est no momento em que voc no d condies para que a populao tenha dinheiro para se alimentar bem, que ela no tem condies de ter um transporte digno. [..,] Eu no posso ficar preocupado apenas com a preservao da rvore se no preservo primeiro a vida, a vida humana com a educao, com a medicina, com o desenvolvimento tecnolgico, a preocupao [com a fumaa] da chamin saindo das fbricas... (48 anos, direo de sindicato, sexo masculino).

As razes para a existncia do problema ambiental so convergentes: o homem. Mas, aqui, encontramos desde os que explicitamente apontam o "capitalismo selvagem" ou "capitalismo desenfreado" como o principal responsvel, at o afastamento do homem dos caminhos da religio. A posio de que o homem se afastou de Deus, logo produziu e produz as mazelas em que vivemos, foi apresentada por uma catlica e um pastor evanglico. Os ambientalistas so vistos como pessoas que se preocupam com problemas reais, todavia, no geral, nada tm conseguido efetivar para melhorar a vida das pessoas com baixos salrios, para os trabalhadores em geral, e, mesmo como oportunistas que buscam cargos nos governos. Por exemplo:
- Essa coisa de meio ambiente tem que ser levada pra populao de um modo geral, tem que se ampliar. [...] O pessoal do movimento ecolgico tem psgraduao, mas no adianta nada. Vai ver at por isso que eles se sentem iluminados (46 anos, Associao de Moradores, sexo masculino). - No adianta defender o mico-leo dourado, a baleia, os golfinhos, as tartarugas, mas no esto salvando o ser humano. Os massacres aqui no Rio, ou no Par, no Maranho, esto a pra contar, n? (39 anos, sindicalista, sexo feminino). - Os "verdes" cometem erros de adorao da rvore. [...] se distanciaram muito. [Para onde os verdes vo?] Prestar assessoria em gabinetes de parlamentares. E, ai, vo ganhar a vida, vo ganhar dinheiro, mas que benefcios trouxeram para a organizao popular? (48 anos, sindicalista, sexo masculino). - [Os "verdes" exageram e] l no nosso lado ainda no nos descobriram, o que uma incoerncia, porque o verde [reserva florestal] est l, aqui est o asfalto. Mas o verde no interessa pra ele, ele quer o asfalto (50 anos, pastorpresidente, sexo masculino).

Um dos entrevistados defende a ao de "guerrilha ecolgica", argumentando que


- Para combater a arrogncia do poderio econmico, dos detentores do po der, da economia que detm todas as regras de otimizao, as multinacionais...

Tem que ter um certo radicalismo (48 anos, Campanha da Fraternidade, sexo masculino).

Coerentemente com as causas apontadas, as solues variam desde "reforma interior" ou "reforma espiritual", at
- O esforo do governo, do Estado enquanto mquina administrativa, pra um desenvolvimento econmico, social, at podendo usar os recursos da natu reza. At que mate, se for necessrio [os micos, as baleias etc.]. At que as pessoas tenham condies de viver (39 anos, sindicalista, sexo feminino).

preciso salientar que a preocupao com o "ambiente" parece ser recente entre as lideranas comunitrias. Por exemplo, entre os trs lderes vinculados a sindicatos de trabalhadores, um salientou a preocupao do sindicato e da Centra] nica dos Trabalhadores (CUT) em introduzir a questo ambiental nas Comisses Internas de Preveno de Acidentes de Trabalho (Cipas):
- A gente vem tentando mudar o carter das Cipas, que atualmente tm um carter institucional, a preocupao com a qualidade do trabalho e da vida do trabalhador em seu local de trabalho, para comear a preocupao com o lado de fora da fbrica. A chamin polui o ar, que polui o quintal da casa dele [trabalhador], que polui a sade dos filhos dele, da mulher dele, dos vizinhos, que no so empregados da fbrica (48 anos, curso superior completo).

Um dos lderes de associaes de moradores desenvolveu um trabalho que considerou como uma ao para resolver um problema ambiental: a reduo da poluio produzida pelos nibus. Essa ao foi a de demanda pela reimplantao de uma linha de barcas entre a Ilha do Governador e o centro da cidade do Rio de Janeiro. Esse lder afirmou:
-A gente sabe que a questo da barca uma questo ambiental. Voc sabe que a barca no polui, uma barca transporta 2.000 passageiros. So, mais ou menos, 23 a 25 nibus a menos circulando, fora os carros. Ento, menos poluio. Tambm, a questo da qualidade de vida das pessoas uma viagem fantstica, voc respira o ar... O transporte hidrovirio um transporte ecolgico (46 anos, curso superior completo).

A noo de destruio da natureza est presente em todas as respostas mas, apenas em duas delas aparece a noo de equilbrio/desequilbrio:
- Os desequilbrios ecolgicos, poluio, toda ao do homem que interfere na natureza, prejudicando (26 anos, sindicalista, mestre em Economia, sexo masculino). - Eu tenho lido muito o Frei Betto porque ele t falando muito dessas questes: ele t indo muito na Fsica Quntica, nessas questes que antes eram feitiaria e sendo desmitificadas pra ver que s tem uma salvao: a interiorizao, o equilbrio. Inter-relao isso: tudo o que t qui, tem um motivo. Um bichinho come outro bichinho, at o bicho mais terrvel tem. A gente vai l e t quebrando isso (40 anos, Associao de Moradores, secundrio completo, sexo feminino).

Em resumo, para as lideranas comunitrias, os problemas ambientais parecem ser uma preocupao recente e so todos vinculados s condies de vida dos homens que so tratadas como: qualidade de vida. Essa qualidade de vida seria expressa pela melhoria salarial, pela assistncia mdica, por moradias adequadas - higinicas, com esgoto sanitrio, coleta de lixo e gua potvel encanada -, pelo local de trabalho que no prejudique a sade e a segurana dos trabalhadores, pelo transporte urbano em quantidade necessria e em boas condies. A inexistncia dessas condies atribuda ou ao "capitalismo selvagem" ou ao "afastamento de Deus". Para as lideranas comunitrias, os ambientalistas no parecem estar auxiliando na modificao dessa situao. As lideranas tm esperanas de que a mobilizao da populao poderia mudar esse estado de coisas. No horizonte mais ou menos distante, seria possvel construir uma sociedade solidria, com justia social, quando aqueles problemas seriam resolvidos.
A REPRESENTAO SOCIAL DE PROBLEMA AMBIENTAL EM DOCUMENTOS E MANUAIS DE ENSINO

A anlise dos documentos governamentais e no-governamentais, bem como dos livros didticos e manuais de ensino, revela uma grande redundn-

cia no que se refere aos temas que compem a representao de problema ambiental. Este visto como um desequilbrio produzido pelo "estilo de vida" da sociedade moderna. As razes para o desequilbrio seriam de duas ordens gerais: o tipo de desenvolvimento econmico e o tipo de racionalidade envolvida - cartesiana, particularista. Dessa maneira, seria necessria a construo de outro estilo de vida e de uma nova racionalidade. Esta nova racionalidade seria holstica e implicaria uma nova tica de respeito diversidade biolgica e cultural, que estaria na base da sociedade sustentvel. A nfase das aes educativas justifica-se pela necessidade de formar um novo homem, aquele que seria capaz de viver em harmonia com a natureza. O desequilbrio produzido pelo estilo de desenvolvimento econmico e social pode ser exemplificado pela capa do peridico Mdio Ambiente (Lima, Peru, s.d., n. 43), que diz: "A Terra est morrendo..." Por que a Terra est morrendo? Porque h um aumento da desertificao, de indstrias poluentes e da falta de gua. O tema central da revista o "aquecimento terrestre" e desde a imagem de capa encontram-se as relaes entre o Norte e o Sul unificados pela degradao ambiental: desertificao no Sul e industrializao no Norte. A sade da Terra est ameaada pela ao dos homens, essa imagem da capa e dos artigos do peridico. A mesma representao se encontra, por exemplo, em um manual de ensino de Geografia para o ensino do 2o grau (Coelho, 1992, p. 274). Na seo "A relao homem-natureza", o autor lista exemplos de "interferncia do homem na natureza" que seriam "cada vez mais preocupantes: exploses nucleares, efeito estufa, poluio do ar e das guas, destruio das florestas e da fauna etc". Em seguida, afirma que:
...a Terra jamais foi to fortemente agredida e violentada para satisfazer a ganncia de uma minoria privilegiada em detrimento da fome e da morte de milhes e milhes de seres humanos, alm, claro, dos demais seres vivos. Ser que isso desenvolvimento? (grifos meus).

O autor responde por meio da apresentao de extratos de documentos internacionais sobre a crise ambiental. Desses documentos, o autor retm a idia de que
...a questo da degradao-preservao do meio ambiente eminentemente poltica e econmica. E uma questo que envolve diretamente as relaes Norte-Sul, isto , os pases ricos (desenvolvidos) e os pases pobres (subdesenvolvidos).

Dessa maneira, para Coelho (1992, p. 274), "reduzir ou eliminar esses problemas significa, antes de tudo, contrariar os interesses e afetar o bemestar social dos pases desenvolvidos e das elites dos pases subdesenvolvidos". Incorporado ao captulo encontra-se um poema intitulado "O Predador". Por certo, esse "predador" o "homem". O ministro do Meio Ambiente do Brasil, por sua vez, afirma que o objetivo da "subverso ambiental", como ele caracteriza o ambientalismo, busca
...fazer imperar a noo de equilbrio sobre um desequilbrio sistmico produzido pelos "mximos": o mximo de consumo, o mximo de produtividade, o mximo de prazer, o mximo de fruio aqui e agora (Krause, 1996).

Donde a necessidade da construo de uma nova sociedade que se organize com base na sustentabilidade. A representao de sociedade sustentvel aparece de maneira exemplar em um documento: o Manual Latino-Americano de Educao Ambiental (Viezzer, Ovalles, 1995). Este documento reflete um consenso obtido por organizaes governamentais e no-governamentais da Amrica Latina- a expresso desse consenso pode ser verificada nos documentos da Unesco/Olerac e Pnuma, alguns deles se encontram listados no item "documentos" da seo referncias. O manual prope a coordenao das cincias e tcnicas modernas com as arcaicas para se construir uma nova sociedade latino-americana que

seria o "germe de uma civilizao tropical" (p. 118). Essa proposta tem uma teoria econmica por fundamento, a apresentada por Manfred Max Neef (apud Viezzer, Ovalles, 1995), Prmio Nobel Alternativo, como fazem questo de assinalar no manual (p. 115). A sustentabilidade, segundo o manual, seria uma "utopia possvel" (p. 118). A representao de sociedade sustentvel como utopia realizvel tambm se encontra nos documentos Caring for the Earth (Unep, IUCN, WWF, 1991, p. 8) e nas Actas del Primer Seminrio Taller "El Rol de Ia Educacin y Medio Ambiente en Ia Amazonia Boliviana (1991, p. 48). A sociedade sustentvel aparece como aquela que solidria, afetiva, harmnica, onde todas as disputas so mediadas de maneira a reorganizar-se como o corpo, um organismo vivo que se auto-regula. Esses mesmos elementos encontram-se nas "velhas utopias" que, na crtica de Gros (1980, p. 73) representam o ideal de toda organizao artificial:1 mimetizar, com a maior fidelidade possvel, o organismo vivo. A "nova utopia" retoma, ento, os temas centrais das velhas utopias: o congelamento das lutas, das mudanas, pela realizao de uma regulao das relaes sociais atravs de algum mecanismo de gesto. Esse mecanismo, na proposta do manual, deve ser o da democracia direta que s poderia ser efetivado na escala das pequenas comunidades (cf, por exemplo, Viezzer, Ovalles, 1995, p. 120, Descentralizao: o poder na comunidade). Pode-se dizer, ento, que se tem o renascimento das posies utpicas em sua mais fundamental expresso: efetivar uma sociedade auto-regulada como o corpo seria auto-regulado (ver, por exemplo, as propostas de Babeuf, de Cabet, de Fourier; e as anlises de Gros, 1980). Toda desregulao seria produzida por agente externos, estranhos ao que naturalmente dado. Nos documentos, encontra-se a mesma representao de "problema ambiental" e "ambiente" que os professores apresentam, acrescida de uma soluo: a construo da sociedade sustentvel.
' Note-se que para Gros as sociedades utpicas so consideradas "artificiais", por no terem o "natural" desenvolvimento histrico, em analogia com as noes urbansticas, que classificam as cidades em histricas e planejadas, como, por exemplo, Ouro Preto e Braslia, respectivamente.

A sociedade sustentvel representada como equilibrada (equilbrio esttico), harmoniosa, solidria, onde no h diferenas sociais, nem de gnero, nem de etnia uma sociedade natural/boa para todos os homens e mulheres. O ncleo da representao social do problema ambiental: algumas hipteses A investigao aqui relatada indica que, provavelmente, no ncleo da representao social de "problema ambiental" de professores, estudantes dos ensinos fundamental e mdio e dos ambientalistas, esto as noes de desequilbrio/desordem da natureza. Este desequilbrio seria produzido pelos homens, particularmente pelas atividades econmicas modernas que so predatrias. A soluo desse problema exigiria a conscientizao dos homens e a reorganizao da vida social de maneira a equilibrar o desenvolvimento com a natureza - tecnologias adequadas e sociedade sustentvel, como dizem os documentos dos ambientalistas. provvel que, no ncleo da representao de problema ambiental das lideranas comunitrias, encontre-se a noo de qualidade de vida envolvendo os seguintes elementos: condies sanitrias - no local de moradia e no trabalho - e melhorias salariais. As condies de vida atuais seriam produzidas pela ganncia dos homens ou pelo capitalismo selvagem, sendo preciso ultrapassar esse modo de vida por outro que seja solidrio e efetive a justia social. H, ao que parece, uma diferena de nfase nessas representaes. A representao dos professores, estudantes e ambientalistas teria por ncleo central a noo de equilbrio/desequilbrio entre o homem e a natureza; a representao das lideranas teria por ncleo central o desequilbrio entre os homens - desigualdades sociais - e destes com a natureza. No entanto, em ambas as representaes, o ncleo seria constitudo pela mesma noo de equilbrio/desequilbrio estticos que se aplicam a elementos diversos, mas complementares: natureza-homem-natureza; homem-natureza-homem. Essas representaes de ambiente/problema ambiental ancoram-se nas de sade/doena estudadas por Herzlich (1969, apud Farr, 1993). As-

sim, tal como a "sade", o "ambiente natural" dado, ou seja, no causado: (Problema ambiental) " a destruio do que antes no era construdo" (professora de Matemtica, 35 anos). Alm disso, o "problema ambiental", assim como a "doena", seriam produzidos por algum agente externo, pelo artificial. Esses mesmos significados esto presentes na representao de fitoterpicos, estudada por Bragana (1995), entre mulheres que procuram assistncia mdica em um centro de atendimento da cidade de Niteri-RJ. Essas mulheres (N=105) julgam que as ervas so "boas", "no fazem mal", a enfermidade/algo produzido/artificial/impuro/desequilbrio do corpo, ento o homem, como ser genrico, aparece como predador (Reigota, 1995) e, ao mesmo tempo, h uma especificao daquele homem: o ganancioso/que s quer o lucro ou o capitalismo selvagem/desenfreado/descontrolado. Essa representao encontra-se no centro dos debates entre os ecologistas e economistas, como salienta Elgegren (s.d.) ao dizer que " muito comum afirmar que a economia est para a ecologia, assim como o artificial est para o natural" (Mdio Ambiente, n. 44, p. 42). Nessa representao podem ser observados aspectos sociocntricos, uma vez que os homens gananciosos-consumistas-predadores que contaminam/destroem a natureza so os outros. Esses outros adquirem uma dimenso geopoltica em alguns documentos e livros didticos (por exemplo: Coelho, 1992, supracitado; Viezzer, Ovalles, 1995, p. 116, sobre as diferenas entre organizaes ambientalistas do Norte e do Sul; IV Seminrio Nacional sobre Universidade e Meio Ambiente, 1992, p. 43, sobre a dvida externa). A representao da "sociedade sustentvel", apresentada pelos ambientalistas, ancora-se, por sua vez, em uma auto-regulao semelhante "sabedoria do corpo", que seria prpria das utopias histricas (Gros, 1980). A sociedade sustentvel, como uma nova utopia, tende a ser aceita pelas pessoas que entrevistamos, pois congruente com a sua prpria representao sobre ambiente e problema ambiental: a sade como auto-regulao e as crises ambientais como tendo origem na economia voltada para o lucro. A Terra, tomada como ser vivo ("A Terra est morrendo...", ou, ainda, "Terra,

planeta vivo", capa da revista Cincia Hoje para Crianas, 1990) "agredida" e "violentada" (Coelho, 1992, p. 274) e s poderia ser salva pelos homens-bons, que desejam preserv-la e, para isso, necessria uma poltica que transforme a sociedade humana. Os "homens-bons" seriam os ambientalistas ("verdes") e "ns", professores e estudantes. Para os ambientalistas latino-americanos, o "ns" so eles mesmos e o "povo", particularmente, os grupos sociais detentores da cultura popular. No entanto, para as lideranas comunitrias, os "verdes" estariam mais interessados em se promover do que organizar a populao, distanciando-se dos problemas do povo, aparecendo como "iluminados" que ditam regras para a sociedade. As lideranas comunitrias consideram que os ambientalistas esto equivocados, ainda que tenham muitas afinidades, quando consideramos a representao que apresentam para o "problema ambiental". O equvoco dos ambientalistas ocorreria por "adorarem as rvores" e no os homens. Isso porque, para as lideranas comunitrias, a relao sria homemnatureza-homem estaria no ncleo de suas representaes justificando-se, dessa maneira, as aes "predatrias" quando necessrias sobrevivncia dos homens. Ao que parece, para as lideranas, as finalidades humanas se sobrepem s de manuteno e/ou conservao da natureza que percebem como sendo central na posio dos ambientalistas. Concluindo A representao social de ambiente/natureza aqui apresentada organiza a ao de maneira a efetivar teraputicas. A terapia mais radical alteraria o modo de vida atual para realizar a sociedade sustentvel que teria as caractersticas de auto-regulao similar dos organismos vivos. A ao teraputica menos ou no radical seria a que solucionaria os problemas, conforme fossem aparecendo, sem alterar as caractersticas fundamentais da sociedade. Estes dois plos da ao teraputica parecem definir os grupos em "ambientalistas" e

"no-ambientalistas" que se reconhecem pelas propostas que apresentam. Entre os plos, seria possvel identificar posies oscilantes e intermedirias: as que sustentem, por exemplo, que o homem predador/ganancioso, propondo aes como a de obrigar o uso de filtros em fbricas, sem pretender alterar o modo de produo nem o carter de "predador" do homem. A noo de que as aes necessrias so teraputicas - em qualquer dos sentidos das mesmas - pe em cena um conjunto de cognies socialmente constitudas na sociedade contempornea: a prescrio dos "remdios" tarefa exclusiva dos especialistas. Dessa maneira, no estranho que os no-especialistas fiquem reticentes, quando perguntados sobre as solues que dariam aos problemas ambientais. No sabem quais as determinaes precisas dos problemas e tendem a confiar nos que se apresentam como especializados no assunto. Essa atitude , de fato, bastante razovel, pois uma pessoa que conhea alguma coisa de mecnica de automvel, por exemplo, no deixa de ir a um mecnico para confirmar seu diagnstico e efetivar os reparos necessrios. Mas, sua confiana no mecnico s se constri pela experincia que venha a ter com ele, ou seja, confia desconfiando. Essa atitude saliente nas lideranas comunitrias que reconhecem a existncia de problemas ambientais, mas consideram que os ambientalistas (os "verdes") que seriam os "especialistas" so estranhos ao povo - "iluminados". No o que ocorre, em geral, com os professores e com os estudantes que identificam os "verdes" como parceiros e lideranas de um movimento para melhorar a vida. Por outro lado, os proponentes de programas de educao ambiental tm representaes sobre o processo educativo que exigem uma investigao parte. Mesmo considerando a necessidade de um estudo particular das representaes dos ambientalistas sobre a educao possvel, aqui, apresentar alguns elementos de seus contornos, deduzidos de seus discursos. Do exame de alguns estudos e propostas de educao ambiental encontramos uma representao de infncia que a considera como "idealista" no sentido corrente de se ter um ideal - pois as crianas teriam um "senso natural de justia", j que falam que "a Terra merece um tratamento melhor"

(Stanisstreet, Boyes, 1994). Essa representao similar dos monges beneditinos, que consideravam as crianas puras, ingnuas, seres atravs dos quais Deus se pronunciava nas sesses dos conselhos das abadias (Rich, 1962, p. 502 e seg.; sobre a representao social de infncia, ver Chombart de Lauwe, Feuerhahn, 1989). Ao lado dessa representao da infncia, encontramos outra relativa s culturas tradicionais ou populares que so consideradas como harmnicas com a natureza ou como tendo uma "conscincia ecolgica" avant Ia lettre . Essa representao das culturas populares saliente em diversos autores, particularmente na obra coletiva redigida por Viezzer e Ovalles (1995). O animismo apresentado pelas crianas e pelas culturas arcaicas considerado como ponto de apoio para as aes de educao ambiental, uma vez que falam em "alma dos seres naturais" que devem ser "bem tratados". Essa representao da educao ambiental reencontrada, com variantes, em Brgger (1994), Viezzer e Ovalles (1995), Reigota (1995) e tende a se afastar cada vez mais das cincias que deram origem s preocupaes com o ambiente para se aproximar de proposies polticas que se legitimam pela necessidade de se buscar um "ambiente saudvel" (Ferry, 1994; Acot, 1990). Essa tendncia poltica proposta para a educao ambiental e para a sociedade em geral pode encontrar certa resistncia de setores das lideranas sindicais, mas poderia ter apoio de outras vinculadas s confisses religiosas. Estas ltimas tenderiam a concordar com as proposies do movimento autodenominado de "ecologia profunda" que busca a transformao da sociedade humana pelo reconhecimento dos "direitos da natureza" que, por sua vez, expressa uma viso escatolgica e milenarista da vida. A "vida" a aparece como o "motor imvel" de Aristteles e, como tal, encontrar-se-ia em equilbrio esttico. Finalmente, pode-se dizer que a tendncia de reificar os conceitos produzidos pelas cincias se faz pelo entendimento de equilbrio, como estvel e predeterminado, enquanto que, para as cincias, o equilbrio sempre instvel, considerando-se as escalas dos fenmenos e expressa o processo de constituio do sistema em exame. O equilbrio dinmico no compreen-

dido, pelas cincias, como algo predeterminado, mas, ou como o resultado de um processo que pode ter origem contingente que o conduz a certa estabilizao, ou como o resultado de uma situao estritamente determinstica que se tome instvel (cf., por exemplo, Gould, 1993, primeira parte: A escala da extino, 2. A regra de ouro: uma escala adequada para nossa crise ambiental; Acot, 1990; Hopkins, 1985; Atlan, 1992; Berg, Pomeu, DuboisGance, 1996). Dessa maneira, o conceito cientfico de equilbrio ecolgico distorcido de uma de suas caractersticas fundamentais: a de ser a expresso de uma dinmica em uma dada escala de observao. O conceito de equilibrao ecossistmica desfalcado das foras no-humanas de tal maneira que h uma forte centralidade da ao humana sobre o ambiente natural sociocentrismo. Essa centralidade determina suplementao tica que organiza as aes teraputicas: conscientizao/educao ambiental com vistas mudana na vida econmica. Nesse processo de desfalque, suplementao e distoro conceituai, a representao assume uma materialidade centrada no sujeito ou ator social que representa os problemas ambientais de maneira a salientar seus aspectos visveis ou perceptveis, objetivando-os ou reificandoos. Por exemplo, apenas a ao humana - antrpica, na linguagem dos eclogos - considerada como produtora dos desequilbrios ambientais, logo, o homem o nico responsvel por toda e qualquer alterao ecossistmica. Essa materializao do agente de desequilbrio favorece a compreenso unilateral das crises ambientais, elidindo os desequilbrios resultantes de aes de agentes extra-humanos. que tm tanto ou maior fora do que as antrpicas. Todos esses elementos so caractersticos de uma representao social (Jodelet, 1989) que envolve um processo que desfalca, suprime e objetiva os conceitos cientficos, agregando-se-lhes diretivas para a ao ou prescries que no estavam presentes nos conceitos. A objetivao, dialeticamente relacionada com a ancoragem - em nosso caso, a ancoragem na representao de "sade" -, articula as funes bsicas da representao: a cognitiva de integrao da novidade; a de interpretao da realidade e a de orientao das condutas dos atores sociais. Parece, ento, que 'problema ambiental'

um objeto de representao para os grupos sociais que investigamos, restando saber se as hipteses que apresentamos sobre seu ncleo central seriam confirmadas por meio de outras tcnicas de investigao. Do ponto de vista da educao cientfica, essa representao social constitui-se como o principal obstculo ao desenvolvimento da inteligncia dos educandos, pois os retm no anirnismo e/ou no sociocentrismo (cf. Mazzotti, 1994, p. 94 e seg.). Referncias bibliogrficas ABRIC, Jean-Claude. Central system, peripherical system: their functions and roles in the dynamics of social representations. Papers on Social Representation, v. 2, n. 2, p. 75-78, 1993. __ Mthodologie de recueil des reprsentations sociales. In: ______ (Ed.). Pratiques sociales et reprsentations. Paris : Presses Universitaires de France, 1994. p. 59-82. Atheoretical and experimental approach to the sfudy of so cial representation in a situation of interaction. In: FARR, R. M., MOSCOVICI, S. (Ed.). Social representation. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. p. 169-183. ACOT, P. Histria da ecologia. Campinas : Campus, 1990. ATLAN, Henri. Entre o cristal e a fumaa: ensaio sobre a organizao do ser vivo. Rio de Janeiro: Zahar, 1992. BARDIN, L. L 'analyse de contenu. Paris: Presses Universitaires de France, 1977. BERG, P, POMEU, Y., DUBOIS-GANCE, M. Dos ritmos aos caos. Traduo de Roberto Leal Ferreira. So Paulo : Universidade Estadual Paulista, 1996. (Biblioteca Bsica).

BOUDON, Raymond. A ideologia ou a origem das idias recebidas. So Paulo :tica, 1989. ____________ Rationalit et thorie d'action sociale. In: GULBERTSLEDZIEWSKI, E., VIEILLARD-BARON, J. J. (Org.). Colloque de Cerisy: penser le sujet aujourd'hui. Paris: Mridiens Klinchsiek, 1986. p. 139-165. BRAGANA, F. C. R. Fitoterapia: do histrico as representaes. Niteri, 1995. Dissertao (Mestrado) - Universidade Federal Fluminense. BRGGER, Paula. Educao ou adestramento ambiental? Ilha de Santa Catarina: Letras Contemporneas, 1994. (Coleo Teses). CHOMBART DE LAUWE, M. J., FEUERHAHN, N. La reprsentation sociale dans le domaine de 1'enfance. In: JODELET, D. (Org.). Reprsentations sociales : un domaine en expansion. Paris : Presses Universitaires de France, 1989. CINCIA HOJE. Cincia hoje para crianas. Rio de Janeiro : SBPC, n. 18, nov. 1990. Encarte. COELHO, M. A. Geografia geral: o espao natural e socioeconmico. 3. ed. So Paulo : Moderna, 1992. COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (Brasil). Educao ambiental. Rio de Janeiro : Superintendncia de Meio Ambiente, Departamento de Recursos Naturais, [199?]. mimeo. CONFERNCIA INTERGOVERNAMENTL DE EDUCAO AMBIENTAL DE TBILISSI, 1977. Paris: Unesco/Unep, 1977.101 p. (sic.)

CONSERVAO ambiental : uma misso para a dcada dos 70. Rio de Janeiro : Fundao Brasileira para Conservao da Natureza, 1972. Original em ingls. DELIBERATOR, A. M. R. Metodologia para o desenvolvimento extraclasse de programas ambientais. Curitiba : Banco do Estado do Paran, 1991. (Educao Ambiental, 4). DELIBERATOR, A. M. R. et al. Horta. Curitiba: Banco do Estado do Paran, 1990. (Educao Ambiental, 2). _________Lixo. Curitiba: Banco do Estado do Paran, 1990. (Edu cao Ambiental, 1). ____________Microbacias, mata ciliar. Curitiba : Banco do Estado do Paran, 1990. (Educao Ambiental, 3). ECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO. Rio de Janeiro: Ed. Terceiro Mundo, v. 2, n. 6,jun. 1995. EDUCADOR AMBIENTAL. So Paulo: WWF-Eco Press, v. 1, n. 3, maio/ jun. 1994. EIGENHER, E. M. (Ed.). Razes do desperdcio. Rio de Janeiro : Instituto de Estudos da Religio, 1993. ELGEGREN, J. Economia y ecologia. Mdio Ambiente, Lima, n. 44, p. 4245,[s.d.]. FARR, R. M. Las representaciones sociales. In: MOSCOVICI, S. (Org.). Psicologia social. Barcelona: Paids, 1993. v. 2. p. 485-506. FERRY, Luc. A nova ordem ecolgica: a rvore, o animal e o homem. So Paulo : Ensaio, 1994. (Coleo Movimento de Idias/Idias em Movimento).

FLAMENT, C. Aspects priphriques des reprsentations sociales. In: GUIMELLI, C. (Ed.)- Structures et transformations des reprsentations sociales. Lausanne : Declachaux et Niestl, 1994. ___________ Structure et dynamique des reprsentations sociales. In: JODELET, D. (Ed.). Les reprsentations sociales. Paris : Presses Universitaires de France, 1989. p. 204-219. GEWANDSZNAJDER, F. A teoria da aprendizagem por mudana conceituai : uma crtica do modelo PSHG. Rio de Janeiro, 1995. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educao, UFRJ. GONALVES, D. R. P. A educao ambiental e o ensino bsico. In: SEMINRIO NACIONAL SOBRE UNIVERSIDADE E MEIO AMBIENTE, 4., 1990, Florianpolis.Anais... Florianpolis : UFSC/IBAMA, 1990. p. 125-146. GOULD, Stephen Jay. Dedo mindinho e seus vizinhos : ensaios de histria natural. So Paulo : Cia. das Letras, 1993.492 p. GRABE, S. La educacin ambiental en la educacin tcnica y profesional. Santiago : Unesco, 1989. (Serie Educacin Ambiental, 24). GROS, J-M. L'utopie et la science dans la dfinition du socialisme. In: PLANTY-BONJOUR, G. (Dir.). Science et dialectique chez Hegel et Marx. Paris : CNRS, 1980. p. 69-83. HERZLICH, C. Sant et maladie : analyse d'une reprsentation sociale. Paris: Mouton, 1969. HOPKINS, Paul. Comptition et coopration : l'individu et le groupe. In: CHANLAT, A., DUFOUR, M. (Org.). La rupture entre l'entreprisse et les hommes : le point de vue des sciences de la vie. Qubec : ditions Qubec/Amrique; Paris : Les ditions d'Organisation, 1985.

IBANEZ, G T. Representations sociales: teoria y mtodo. In:_______ (Org.). Ideologia de Ia vida cotidiana. Barcelona: Sendai, 1988. JODELET, D. Reprsentations sociales : un domaine en expansion. In: ______ (Org.). Les representations sociales. 2. ed. Paris : Presses Universitaires de France, 1989. KRAUSE, Gustavo. A bssola da subverso ambiental. Folha de So Paulo, 2 jun. 1996. Caderno Mais, p. 3. LEFF, E. Ambientey interdisciplinaridaden Ia educacin superior. Caracas : Unesco/Olerac, 1991. mimeo. ___________ Cultura democrtica, gestin ambiental y desarrollo sostenido en Latinoamrica. Montevideo : Unesco/Gobierno de la Repblica Oriental del Uruguay/Instituto Pax, 1990. Trabalho apresentado na Conferncia Internacional Cultura Democrtica y Desarrollo: hacia el Tercer Milenio en Amrica Latina, mimeo. LINCOLN, Y., GUBA, E. Naturalistic inquiry. Bervely Hills : Sage Publications, 1985. LINDENBERG D. Les annes souterraines, 1937-1947. Paris : La Dcouverte, 1991. MARTINEZ, J. A. A. Bases para reorientar Ia educacin ambiental. Asuncin: Unesco/Olerac, 1995. Documento do Seminrio Taller Internacional sobre Educacin e Informacin en Materia de Medio Ambiente y Poblacin para un Desarrollo Humano (Rede PICENCE). MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Educao ambiental: aprimorando as prticas e as pesquisas de que necessitamos. In: SEMINRIO TALLER INTERNATIONAL SOBRE EDUCACIN Y INFORMACIN EN

MATRIA DE MDIO AMBIENTE Y POBLACIN PARA UN DESARROLLO HUMANO, 1995, Asuncin. Documento de trabalho... Asuncin: Unesco/Olerac, 1995. MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Elementos para a introduo da dimenso ambiental na educao escolar: 2o grau. In: IBAMA. Amaznia: uma proposta interdisciplinar de educao ambiental, documentos metodolgicos. Braslia, 1994. p. 83-128. MEDIO AMBIENTE: revista especializada en ecologia y desarrollo. Lima: Instituto de Desarrollo y Mdio Ambiente, n. 43/44, [sd]. MININI, N. M. Elementos para a introduo da dimenso ambiental na educao escolar : 1o grau. In: IBAMA. Amaznia : uma proposta interdisciplinar de educao ambiental, documentos metodolgicos. Braslia, 1994. p. 17-82. MOLINER, P. Les mthodes de rprage et d'identification du noyau des reprsentations sociales. In: GUIMMELLI, C. (Org.). Structures et transformations des reprsentations sociales. Lausanne : Delachaux et Niestl, 1994. MOSCOVICI, S. A representao social da psicanlise. Rio de Janeiro : Zahar, 1978. MOSCOVICI, S., HEWSTONE, M. De la cincia al sentido comum. In: MOSCOVICI, S. (Org.). Psicologia social. Buenos Aires: Paids, 1993. t. 2, p. 679-710. NATUREZA: a revista dos amantes. So Paulo: Ed. Europa, v. 8, n. 12, jan. 1996. NOVA ESCOLA: revista para professores do 1o grau. So Paulo : Fundao Victor Civita, n. 20, abr. 1988.

NOVA ESCOLA. So Paulo : Fundao Victor Civita, n. 21, maio 1988. _________So Paulo : Fundao Victor Civita, n. 26, nov. 1988. ________So Paulo : Fundao Victor Civita, n. 33, set. 1989. POSNNER, G. J. et al. Accomodation of scientifc conception : toward a theory of conceptual change. Science Education, New York, v. 66, n. 2, p. 211-227, 1982. REIGOTA, M. Meio ambiente e representao social. So Paulo : Cortez, 1995. (Coleo Questes de Nossa poca, 41). RICHE, P. Education et culture dons l 'occident barbare, VIe-VIIe sicles. Paris: Seuil, 1962. (L'Univers Historique). SA, Celso Pereira de. Ncleo central das representaes sociais. Petrpolis : Vozes, 1996. SEMINRIO NACIONAL SOBRE UNIVERSIDADE E MEIO AMBIENTE : universidade e sociedade em face da poltica ambiental brasileira, 4., 1992, Braslia. Textos conclusivos... Braslia: IBAMA/DERPED, 1992. SEMINRIO TALLER "EL ROL DE LA EDUCACIN Y EL MDIO AMBIENTE EN LA AMAZNIA BOLIVIANA", 1., 1991, Santa Cruz, Bolvia. Actas... Santa Cruz: Universidad Autnoma "Gabriel Ren Moreno" y Asociacin de Universidades Amaznicas, 1991. SEMINRIO TALLER INTERNACIONAL SOBRE EDUCACION Y INFORMACIN EN MATRIA DE MDIO AMBIENTE Y POBLACIN PARA UN DESARROLLO HUMANO. (Red PICPEMCE). Asuncin: Unesco/Olerac, 1995. SEMINRIO UNIVERSIDADE E MEIO AMBIENTE. Documentos bsicos... Braslia: IBAMA, 1989.

SOBRAL, H. R. Educao ambiental no ensino de ps-graduao. In: SEMINRIO NACIONAL SOBRE UNIVERSIDADE E MEIO AMBIENTE, 4., 1990, Florianpolis. Anais... Florianpolis: UFSC/IBAMA, 1990. p. 159-168. SORRENTINO, Marcos. Educao ambiental: avaliao de experincias recentes e suas perspectivas. In: PAGNOCCHESCHI, Bruno (Coord.). Educao ambiental: experincias e perspectivas. Braslia: Inep, 1993. p. 7-30. (Srie Documental. Relatos de Pesquisa, n. 2). STANISSTREET, M., BOYES, E. Children and the environment: awareness for undestanding? Science Education, Newsletter, Londres, n. 114, p. 1-3,jun. 1994. UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME, THE WORLD CONSERVETION UNION, WORLD WIDE FUND FORNATURE. Caringfor the Earth: a strategy for sustainable linving. Gland, SW, oct. 1991. VIEZZER, M. L., OVALLES, O. ManualLatino-Americano de educao ambiental. So Paulo : Gaia, 1995. Recebido em 18 de junho de 1996. Tarso Bonilha Mazzotti, doutor em Histria e Filosofia da Educao pela Universidade de So Paulo (USP), professor adjunto da Faculdade de Educao da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). The research reveals how the representation of "environmental problem" showedby teachers (N=60) and students (N=45), and also by documents issuedby governmental and non-governmental organizations

(N=12) and didactic books (10) distorts, defalcates and supplements the concept of ecological equilibrium. This process of reification of the ecosystemic equilibration is a serious obstacle to science education. Cette recherche montre comment la reprsentation de "problme ambiant " prsente par des instituteurs (N=60), des tudiants (N=45), dans les documents de l'organisations gouvernementales et nongouvernementales (N=12) et dans les livres didactiques (N=10) dfalque, distord e supplmente le concept de l'quilibration cologique. Ce processus de rification de l'quilibration ecossistmique est un obstacle srieux pour l'ducation scientifique. Esta investigacin mostra que la representacin de "problema del medio ambiente " presentado por docentes (N=60), estudiantes (N=45) y en los documentos de organizaciones gubernamentales e nongubernamentales (12) y en los libros didcticos (N=10) destorce, desfalca y suplementa lo concepto de equilibrio ecolgico. se proceso de reificacin de la equilibracin de los ecosistemas consiste en un serio obstculo a la educacin cientfica.

You might also like