You are on page 1of 4

O que so tablaturas?

Tablatura (tablature ou tabulature ou tab em ingls) um mtodo usado para transcrever msica que pode ser tocada em instrumentos de corda como violes, guitarras e baixos. Ao contrrio das partituras que exigem maior conhecimento de msica e bastante treino as tablaturas so voltadas para o msico principiante.

Qual a diferena entre tablaturas e partituras? Apenas na aparncia uma tablatura pode parecer com uma partitura. Apesar de ambas serem escritas em pautas (linhas). A partitura indica quais notas devem ser tocadas, a durao de cada nota, a velocidade com que deve ser tocada e etc. Exige muita prtica e um conhecimento apurado de msica. Indicando a nota que deve ser tocada a partitura no diz onde esta nota se localiza no brao do instrumento ou no teclado. A partitura serve para transcrever msicas para qualquer instrumento, seja de sopro, de cordas, de percusso, etc. Outra vantagem das partituras que permitem que o msico que nunca tenha ouvido a msica a toque exatamente como ela (desde que saiba ler fluentemente partituras, o que obviamente exige geralmente anos de treino). J uma tablatura, mtodo de transcrio que serve apenas para instrumentos de corda como violes, baixos e guitarras, no indica diretamente a nota que deve ser tocada e sim qual corda deve ser pressionada e em qual traste. Por outro lado a tablatura tem a grande desvantagem de exigir que o msico conhea a msica que deseja tocar, visto que a mesma indica geralmente apenas as notas e no a durao de cada uma ou o tempo da msica. A tablatura indica quando devem ser usadas tcnicas como bends, slides, hammer-ons, pull-offs, harmnicos e vibrato, mas isso, te explicarei mais tarde. Por enquanto, o bsico saber como ler a tablatura. Como a maioria dos alunos no tem tempo e querem aprender a tocar rapidamente, prefiro ensinar tudo por tablatura. Isso porque as tablaturas tambm so de interpretao mundial e grande parte dos guitarristas aderiram a este sistema. Isso no quer dizer que voc no ter teoria no curso. Mas por teoria, entenda-se como o aprendizado da concepo da msica. Isso envolve campos harmnicos e intervalos, que sero ensinados periodicamente, para que voc no fique sem contato com o instrumento, que o essencial no curso. Se voc quiser aprender partitura, aconselho a fazer isso mais para frente, quando voc j tiver dominado o instrumento, porque exige tempo e dedicao. Ento vamos l!

Como ler uma tablatura

A tablatura indica o posicionamento das notas e dos dedos no brao do violo. Se voc conseguir ler tablaturas, voc estar apto a tocar qualquer uma das suas msicas favoritas. A corda no topo a mais grossa 6 corda A corda na extremidade inferior a mais fina 1 corda

O nmero colocado para simbolizar o traste, como nos exemplos:

Exemplo 1 E Corda 1 B4 Corda 2 G Corda 3 D Corda 4 A Corda 5 E Corda 6 Toca-se: 4 Casa da 2 Corda.

Exemplo 2 E Corda 1 B Corda 2 G Corda 3 D Corda 4 A0 Corda 5 E Corda 6 Toca-se: Corda solta da 5 Corda. Obs.: Quando temos o nmero zero, toca-se a corda solta.

Exemplo 3 E Corda 1 B6 Corda 2 G5 Corda 3 D0 Corda 4 A Corda 5 E Corda 6 Toca-se: 5 Casa da 3 Corda; 6 Casa da 2 Corda; 4 corda solta.

Exemplo 4 E1 Corda 1 B8 Corda 2 G7 Corda 3 D2 Corda 4 A Corda 5 E12 Corda 6 Toca-se: 1 Casa da 1 Corda; 7 Casa da 3 Corda; 8 Casa da 2 Corda; 2 Casa da 4 Corda; 12 Casa da 6 Corda.

Exemplo 5 E Corda 1 B Corda 2 G Corda 3 D Corda 4 A5 Corda 5 E3 Corda 6 Toca-se: 5 Casa da 5 Corda; 3 Casa da 6 Corda; Obs.: Quando temos um nmero acima do outro, um acorde. Neste caso, as cordas devem ser pressionadas ao mesmo tempo.

You might also like