You are on page 1of 52

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

AULA 05 (PONTO 9 DO PROGRAMA DE AFRFB/2012, exceto 9.7) (PONTO 9 DO PROGRAMA DE ATRFB/2012, exceto 9.7) SUMRIO DA AULA DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO LINHA AZUL .......................................................... 1 DESPACHO DE EXPORTAO ................................................................................................... 2 Disposies Gerais .............................................................................................................................. 2 Registro de Exportao RE ............................................................................................................ 5 Declarao de Exportao ................................................................................................................. 6 Locais de Realizao do Despacho ................................................................................................... 7 Modalidades de Despacho de Exportao ....................................................................................... 8 Espcies de Declarao de Exportao .......................................................................................... 11 Documentos de Instruo do Despacho ......................................................................................... 13 Etapas do Despacho de Exportao ............................................................................................... 15 Fluxograma do Despacho de Exportao - DE ............................................................................. 23 Resumo .............................................................................................................................................. 24 CASOS ESPECIAIS DE IMPORTAO E DE EXPORTAO ............................................. 27 Ol pessoal. Na aula passada falamos sobre despacho de importao e seus diversos procedimentos. O edital misturou, no item 9 (AFRFB e ATRFB) a parte de despacho de importao e de exportao. No meu entendimento, didaticamente melhor separar as duas coisas. S um detalhe. Como a parte de despacho de exportao bem menor, inseri nessa aula a parte de Casos Especiais de Importao e de Exportao Previstos na Legislao (item 9.2.4), at porque, nesse caso a legislao trata conjuntamente importao e exportao. Ento vamos em frente e boa aula para vocs! Antes de entrarmos na exportao, vou inserir tambm um comentrio muito rpido sobre um tpico que pode cair, o despacho expresso. DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO LINHA AZUL H empresas industriais que so to grandes e importam e/ou exportam tanto, que o governo entende que, em princpio, elas no cometeriam grandes fraudes aduaneiras para no colocar em risco suas reputaes. Por isso resolveu criar um procedimento supersimplificado para elas na importao e na exportao. o despacho aduaneiro expresso, conhecido como Linha Azul.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Apesar do nome, nesse mecanismo as importaes e exportaes so preferencialmente direcionadas para o canal verde de conferncia, ficando resguardada a possibilidade de a aduana realizar a conferncia, caso entenda necessrio. Nessa situao, os desembaraos devem ser realizados em carter prioritrio. Para se habilitar ao procedimento de despacho expresso, a empresa deve demonstrar qualidade em seus controles internos, e cumprir uma srie de requisitos, tais como, possuir patrimnio lquido igual ou superior a R$ 20.000.000,00 (vinte milhes de reais); ter realizado, no exerccio fiscal anterior ao pedido de habilitao, no mnimo cem operaes de comrcio exterior (conjunto de importaes e exportaes efetivas), que totalizem, no mnimo, US$ 10,000,000.00 (dez milhes de dlares dos Estados Unidos da Amrica). A IN/SRF 476/2004 regulamenta os procedimentos relativos Linha Azul. DESPACHO DE EXPORTAO Disposies Gerais Os dispositivos sobre o despacho de exportao esto previstos no Regulamento Aduaneiro RA (Decreto 6.759/2009), artigos 580 a 596, e mais especificamente, na Instruo Normativa SRF 28/1994. Nossa! Uma IN de 1994? Pois . Certamente que ela sofreu alteraes ao longo dos anos, e as relevantes para a prova sero devidamente tratadas nessa aula. Teve at alterao em 2012! S no me perguntem por que essa IN ainda no foi revogada e substituda por uma novinha, como fizeram com a de importao. Quando nos referirmos a um artigo nessa aula genericamente, estaremos falando do Regulamento Aduaneiro. A primeira coisa que vocs poderiam pensar sobre o despacho de exportao a seguinte. Pra qu um monte de burocracia e controle na exportao, se o imposto de exportao praticamente inexistente? Isso verdade. Assim como verdade que o governo tende a estimular as exportaes, com o fim de aumentar a entrada de divisas no Pas. Portanto, vocs percebero, no comparativo com o despacho de importao (e essa uma forma muito interessante de assimilar o contedo) que o controle no despacho de exportao diferente daquele aplicado na importao. Por qu? Na importao, o foco maior sobre o pagamento dos tributos incidentes. E na exportao? Como no h praticamente imposto, h uma busca por fraude e sonegao de tributos internos. Podemos nos deparar, por exemplo, com, tentativa de exportao de mercadoria proibida, exportao fictcia, lavagem de dinheiro, e tantas outras fraudes. Bom, essa introduo no consta explicitamente no programa, mas creio que importante para situar vocs em que tipo de controle a aduana faz na exportao.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Conforme o art. 580 do RA, Despacho de exportao o procedimento mediante o qual verificada a exatido dos dados declarados pelo exportador em relao mercadoria, aos documentos apresentados e legislao especfica, com vistas a seu desembarao aduaneiro e a sua sada para o exterior. Quando comparamos com a definio de despacho de importao, percebemos que a parte inicial dos textos igual (alterando de importador para exportador), mas vejam novamente a definio de despacho de importao:
Art. 542. Despacho de importao o procedimento mediante o qual verificada a exatido dos dados declarados pelo importador em relao mercadoria importada, aos documentos apresentados e legislao especfica.

Perceberam a diferena? No final da definio de despacho de exportao, consta: ..., com vistas a seu desembarao aduaneiro e a sua sada para o exterior.. Isso no tem na importao. No RA anterior at constava a expresso com vistas ao seu desembarao aduaneiro, para o despacho de importao, mas no RA atual no tem isso. Assim, pode ser que aparea alguma questozinha de prova nesse sentido. Na exportao, alm do desembarao, o despacho visa a sada da mercadoria para o exterior. Enquanto no embarcada a mercadoria, o despacho no concludo, ou seja, a exportao no efetivada. Esse dispositivo existe para coibir a exportao fictcia, fraude na qual uma empresa simula uma exportao, para comprovar, junto ao governo, que exportou algo, com o fim de auferir determinado benefcio, como por exemplo, iseno/imunidade de tributos internos. O RA estabelece que toda mercadoria destinada ao exterior, inclusive a reexportada, dever ser submetida a despacho de exportao. E as excees? No caso de mercadorias que sejam devolvidas ao exterior antes de realizado o despacho aduaneiro de importao, o RA permite que a RFB dispense o despacho de exportao. Porm, a RFB, com base na IN/SRF 28/94, no dispensou de despacho de exportao a devoluo de mercadoria ao exterior antes do registro da DI. Assim, analogamente importao, a exceo ser a dispensa de despacho de exportao da sada do Pas da mala diplomtica e consular, que deve conter somente documentos diplomticos e objetos de uso oficial, e sinais exteriores visveis que indiquem seu carter, alm de ser entregue a pessoa formalmente credenciada pela Misso Diplomtica (correio diplomtico). O caso clssico de exportao quando a mercadoria sai fisicamente do pas. Mas h casos em que uma exportao pode ser efetivada sem que a
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

mercadoria saia fisicamente do Pas. O art. 233 do RA prev a hiptese de mercadoria exportada que permanece no Pas, onde a exportao de produto nacional sem sada produz efeitos fiscais e cambiais quando o pagamento for efetivado em moeda nacional ou estrangeira de livre conversibilidade e o produto exportado seja enquadrado em uma das situaes previstas. Mas cuidado! No confunda exportao sem sada (regular) com exportao fictcia (fraude). .... A IN SRF n 28/1994 especifica ainda mais as mercadorias que devem ser submetidas a despacho ao estabelecer que: - A mercadoria nacional ou nacionalizada destinada ao exterior, a ttulo definitivo ou no, fica sujeita a despacho de exportao . Assim, tendo sido a mercadoria produzida no Pas (nacional) ou tendo sido importada anteriormente (nacionalizada), sendo ela destinada ao exterior em carter definitivo ou temporariamente, estar sujeita ao despacho de exportao. - Sujeita-se, ainda, a despacho de exportao a mercadoria que, importada a ttulo no definitivo, deva ser objeto de reexportao, ou seja, de retorno ao exterior. Quando uma mercadoria estrangeira ingressa no Pas, ela submetida ao despacho de importao. Esse ingresso poder configurar uma entrada definitiva ou temporria. Nesse caso, independentemente a que ttulo se deu o ingresso da mercadoria no Pas, o seu retorno ao exterior ser precedido do despacho de exportao. Como exemplo um automvel que ingressou no Pas para participar da Feira Internacional do Automvel de So Paulo. Quando da entrada, ele foi submetido ao despacho de importao para a admisso no regime aduaneiro de admisso temporria. Quando do seu retorno ao exterior, para que seja autorizado o seu embarque, esse automvel dever ser objeto do despacho de exportao. Especificamente nesse exemplo, trata-se de uma reexportao.

Guarde isso!
- Toda mercadoria destinada ao exterior, incluindo - nacional ou nacionalizada - exportada a ttulo definitivo ou no - reexportada - Exportada sem sada do Pas Exceo = Mala diplomtica

Mercadorias Submetidas a Despacho de Exportao

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Registro de Exportao RE Na importao, temos a LI (licena de importao), no Siscomex, onde o importador registra, previamente ao despacho, informaes relativas sua mercadoria. Vale lembrar que, na importao, a regra geral a dispensa de licenciamento. Na exportao, o registro equivalente seria o registro de exportao (RE), no Siscomex. Assim, grosseiramente (isso no est escrito em lugar nenhum, puramente a ttulo comparativo), o RE na exportao equivale ao LI na importao. Pessoal, esse comparativo no est na norma. Trata-se de uma analogia, j que ambos os registros se referem fase de licenciamento, anterior ao despacho. Conforme o art. 584 do RA, o registro de exportao (RE) compreende o conjunto de informaes de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracteriza a operao de exportao de uma mercadoria e define o seu enquadramento, devendo ser efetuado de acordo com o estabelecido pela Secex. Ento o RE normatizado pela Secex, atualmente pela Portaria Secex 23/2011. Ela determina os casos em que o registro de exportao (RE) no Siscomex requisito essencial para o despacho de exportao de mercadorias nacionais ou nacionalizadas, ou de reexportao. Mas ateno! Assim como o LI precede a DI, o RE precede a declarao de exportao (DE). Conforme o 1 do art. 2 da IN/SRF 28/94, o despacho (de exportao) somente poder ter incio aps o registro de exportao - RE, no SISCOMEX, e dentro do prazo de validade desse registro. O RE tem uma validade. Cada RE somente pode ser vinculado a uma DE (Declarao de Exportao). Por outro lado, uma DE pode conter mais de um RE, desde que se refiram, cumulativamente: a) ao mesmo exportador; b) a mercadorias negociadas na mesma moeda e na mesma condio de venda; e c) s mesmas unidades da RFB de despacho e de embarque.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Guarde isso!
Controle administrativo Anterior DE Normatizado pela Secex S pode ser vinculado a uma DE Uma DE pode conter mais de um RE, se: - mesmo exportador - mesma moeda e condio de venda - mesmas URFB embarque e despacho

Registro de Exportao (RE)

Declarao de Exportao O despacho de exportao ser processado, em regra, no Siscomex, com base em declarao de exportao, normal (DE) ou simplificada (DSE). H casos previstos em norma para a realizao do despacho de exportao fora do Sistema. Como exemplo, podemos citar o desembarao de urna funerria, que ser realizado em carter prioritrio e mediante rito sumrio, antes de sua sada para o exterior. Esse despacho ter como base o respectivo conhecimento de carga ou em documento de efeito equivalente, estando o seu desembarao condicionado manifestao da autoridade sanitria competente. No confunda! Regra Geral = Despacho obrigatrio Exceo: mala diplomtica e consular Despacho de Exportaao Regra Geral = Despacho no Siscomex Uma das excees: urna funerria (prioritria e carter sumrio)

O documento base do despacho de exportao a declarao de exportao. A RFB poder estabelecer diferentes tipos e formas de apresentao da declarao de exportao, apropriados natureza dos despachos, ou a situaes especficas em relao mercadoria ou a seu tratamento tributrio. Se lembram? Na importao tambm tem isso... Em geral, o despacho de exportao ser processado por meio de Declarao de Exportao DE, registrada no Siscomex, tendo a si vinculado um ou mais Registros de Exportao RE. H ainda despachos que podem ser processados atravs da Declarao Simplificada de Exportao DSE, no Siscomex (sem a utilizao de RE), e despachos sem registro no Siscomex.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Locais de Realizao do Despacho Para efeito de despacho, as unidades aduaneiras da RFB so divididas em: UNIDADE DE DESPACHO: aquela que jurisdiciona o local de conferncia e desembarao de mercadoria. UNIDADE DE EMBARQUE: a ltima unidade que exerce o controle aduaneiro antes da sada da mercadoria do territrio nacional. Vejam um exemplo. Uma mercadoria pode ser levada diretamente pelo exportador at o Porto do Rio de Janeiro (RJ) para exportao. Nesse caso, o pessoal da RFB que jurisdiciona o Porto, ou seja, a unidade da RFB, ser responsvel por processar e fiscalizar o despacho de exportao. Estamos falando, no caso, da Alfndega do Porto do Rio de Janeiro (a sigla ALF/RJO). Como a mercadoria ser embarcada em navio no cais do Porto do Rio, a unidade que exercer o controle aduaneiro na sada da mercadoria do Pas ser a mesma, ou seja, ALF/RJO. Acabei de dar um exemplo onde a unidade de despacho e a unidade de embarque so as mesmas. Agora vejam outro caso. A mercadoria, por alguma questo logstica, financeira, ou por qualquer outro motivo, levada para exportao no Porto Seco em Cariacica (ES). Nesse caso, a unidade de despacho ser a Alfndega de Vitria (ALF/VIX), que possui jurisdio aduaneira sobre todo o Estado do Esprito Santo. Se o exportador indicar (ele quem escolhe) que a mercadoria sair do Pas pelo Porto do Rio de Janeiro (RJ), ento a unidade de embarque ser a Alfndega do Porto do Rio de Janeiro (RJ), portanto diferente da unidade de despacho. Vale lembrar que, nesse caso, haver necessidade de transporte, sob controle aduaneiro, do Porto Seco no ES at o Porto (molhado) do Rio, amparado pelo regime especial de trnsito aduaneiro. Especificamente, essa modalidade de trnsito conhecida como trnsito de sada ou trnsito de exportao. Em relao aos locais onde pode ser realizado, o despacho de exportao poder ser efetuado em recinto alfandegado de zona primria ou de zona secundria, ou em qualquer local no alfandegado de zona secundria, inclusive no estabelecimento do exportador. Quando realizado em recinto no alfandegado de zona secundria, diz-se que o despacho de exportao foi realizado em Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportao REDEX, podendo estar localizado no estabelecimento do prprio exportador ou ser instalado em endereo especfico para uso comum de vrios exportadores. Quando realizar o despacho de exportao em recinto no alfandegado de zona secundria REDEX, o exportador dever solicitar RFB tal procedimento, ficando a critrio da fiscalizao autorizar ou no.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Caso voc, AFRFB, esteja lotado em unidade da RFB que possua REDEX, poder ser designado a realizar a conferncia aduaneira naquele recinto no alfandegado, podendo ser, inclusive, no estabelecimento do exportador, a exemplo do que acontece com a exportao de cigarros, que, segundo a legislao, deve ter a conferncia realizada em sua prpria fbrica. Nos casos abaixo, dadas as peculiaridades, dever ser indicada como unidade da RFB de despacho e de embarque da mercadoria: I - nas exportaes por via postal, aquela que jurisdicione a unidade da ECT de postagem da remessa postal internacional; II - nas exportaes admitidas em Depsito Alfandegado Certificado-DAC 1, aquela que jurisdicione o recinto alfandegado que operar o regime; III - nas vendas no mercado interno a no residente no Pas, em moeda estrangeira, de pedras preciosas e semi-preciosas, suas obras e artefatos de joalharia, a unidade da RFB que jurisdicione o estabelecimento vendedor; e IV - no fornecimento de mercadorias para uso e consumo de bordo em aeronave ou embarcao de bandeira estrangeira ou brasileira, em trfego internacional, a unidade da RFB que jurisdicione o local do fornecimento. Modalidades de Despacho de Exportao Os despachos aduaneiros de exportao podem ser de dois tipos: realizados com ou sem registro no Siscomex.
VIA SISCOMEX ANTERIOR AO EMBARQUE POSTERIOR AO EMBARQUE RE PRVIO AO EMBARQUE RE POSTERIOR AO EMBARQUE

DE

DSE

SEMPRE ANTERIOR AO EMBARQUE

SEM REGISTRO NO SISCOMEX (SEMPRE ANTERIOR AO EMBARQUE)

DSE FORMULRIO OUTROS CASOS

Quanto s caractersticas da negociao que amparou a sada do bem do Pas, podemos dizer, didaticamente, que o despacho de exportao compreende duas modalidades bsicas:

O regime DAC estudado na aula de Regimes Aduaneiros Especiais

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

I)

Despacho com sada definitiva: quando as mercadorias so exportadas em carter permanente, a exemplo de um automvel destinado revenda na Argentina. Despacho com sada temporria: quando as mercadorias so exportadas em carter no definitivo, a exemplo de uma mquina destinada a realizar uma obra de uma construtora no exterior. Nesse caso, ser aplicado ao bem o regime aduaneiro especial de exportao temporria.

II)

Outra classificao de despacho, quanto ao momento da apresentao da declarao RFB: I) Despacho Normal: a apresentao da declarao de exportao deve ser realizada antes da sada da mercadoria do territrio nacional. Essa a regra geral! Primeiro o exportador apresenta a declarao de exportao RFB e, somente aps o desembarao da mercadoria, ele poder embarcar a mercadoria para o exterior ou transpor a fronteira. Despacho a posteriori: em determinados casos, previstos em norma, o exportador poder, primeiro, embarcar a mercadoria ou transpor a fronteira, e depois apresentar RFB a declarao de exportao para conferncia aduaneira e desembarao. Como exemplo, podemos citar o fornecimento de vveres e combustveis a navios ancorados nos portos. Para agilizar o procedimento de embarque, o exportador previamente autorizado a fornecer as mercadorias ao comprador, e somente depois, num prazo em regra de 15 dias, deve apresentar a declarao de exportao para a RFB. Despacho com Entrega Fracionada: permitido para mercadorias transportadas por via terrestre quando, em razo do volume ou peso da mercadoria, o transporte no possa ser realizado por apenas um veculo. Nesse caso a mercadoria entregue em lotes, medida que forem sendo apresentados, antes de concludo o despacho (IN/SRF 28/1994, arts. 58 e 59). Como exemplo, podemos citar a exportao de soja para o Paraguai. Observe-se que, geralmente, essas exportaes amparam grande quantidade de mercadoria (por exemplo: 2.000 toneladas). Quando uma exportao realizada pela via rodoviria (terrestre), em caminhes ou carretas, a carga no pode ser transportada de uma nica vez. Assim, a legislao permite que o exportador apresente RFB a carga fracionada. Na medida em que for sendo apresentada (por exemplo: de cinco em cinco caminhes), a fiscalizao aduaneira vai autorizando a sada do Pas, para somente ao final (das 2.000 toneladas) realizar o desembarao.

II)

III)

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Assim, o termo despacho a posteriori se refere s situaes nas quais a DE (Declarao de Exportao) registrada aps o embarque, j que, como vimos, a regra geral : primeiro registra a RE, depois a DE, e, aps o desembarao da DE, a carga pode ser embarcada para o exterior. No despacho a posteriori, a DE registrada aps o embarque. H 2 tipos de situaes previstas para tal: a) RE anterior ao embarque: i) Fornecimento de combustveis e consumo de bordo; ii) venda de pedras preciosas a no residentes em moeda estrangeira ou em loja franca. b) RE posterior ao embarque: Granis, produtos metalrgicos. agroindustriais, veculos novos, papel em bobinas, por exemplo. Vejam o que diz a IN/SRF 28/94 diz a respeito:
Art. 52. O registro da declarao para despacho aduaneiro de exportao, no SISCOMEX, poder ser efetuado aps o embarque da mercadoria ou sua sada do territrio nacional, nos seguintes casos: I - fornecimento de combustveis e lubrificantes, alimentos e outros produtos, para uso e consumo de bordo em aeronave ou embarcao de bandeira estrangeira ou brasileira, em trfego internacional; II - venda no mercado interno a no residente no Pas, em moeda estrangeira, de pedras preciosas e semi-preciosas, suas obras e artefatos de joalharia, relacionados pela Secretaria de Comrcio Exterior - SECEX; e III - venda em loja franca, a passageiros com destino ao exterior, em moeda estrangeira, cheque de viagem ou carto de crdito, de pedras preciosas e semipreciosas nacionais, suas obras e artefatos de joalharia, relacionados pela SECEX. ... Pargrafo nico. A critrio do chefe da unidade local da SRF, o registro da declarao poder ser efetuado aps o embarque da mercadoria ou sua sada do territrio nacional, na exportao: (Nova redao dada pela IN 510, de 2005) I - de granis, inclusive petrleo bruto e seus derivados; II - de produtos da indstria metalrgica e de minerao; III - de produtos agroindustriais acondicionados em fardos ou sacaria; IV - de pastas qumicas de madeira, cruas, semibranqueadas ou branqueadas, embaladas em fardos ou briquetes; V - de veculos novos; VI - realizada por via rodoviria, fluvial ou lacustre, por estabelecimento localizado em municpio de fronteira sede de unidade da SRF; VII - de mercadorias cujas caractersticas intrnsecas ou extrnsecas ou de seus processos de produo, transporte, manuseio ou comrcio impliquem variao de peso decorrente de alterao na umidade relativa do ar; VIII - de mercadorias cujas caractersticas intrnsecas ou extrnsecas ou de seus processos de produo, transporte, manuseio ou comrcio exijam operaes de embarque parcelado e de longa durao; (Redao dada pela Instruo Normativa RFB n 1.096, de 13 de dezembro de 2010) IX - de produtos perecveis; ou (Redao dada pela Instruo Normativa RFB n 1.096, de 13 de dezembro de 2010)

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

10

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

X - de papel em bobinas. (Includo pela Instruo Normativa RFB n 1.096, de 13 de dezembro de 2010).

Espcies de Declarao de Exportao Vejam, o RA permite que a RFB estabelea diferentes tipos e formas de declarao de exportao, apropriados natureza dos despachos, a situaes especficas em relao mercadoria ou a seu tratamento tributrio. Assim, podemos ter despachos (ou declaraes): com registro no Siscomex; e sem registro no Siscomex. Quando registradas no Siscomex, as declaraes de exportao podero ser de dois tipos: Declarao de Exportao DE A DE a forma clssica de registrar um despacho de exportao. O registro da Declarao de Exportao inicia o despacho aduaneiro de exportao. Nesse momento, a DE recebe uma numerao automtica, nica, nacional, seqencial e reiniciada a cada ano pelo Siscomex. S existe DE no Siscomex. No existe mais DE manual. Essa a regra para a apresentao da declarao de exportao. Nesse caso, o exportador dever obter previamente ao preenchimento da DE no Siscomex o Registro de Exportao RE, conforme j visto. Uma DE poder englobar a participao de vrios estabelecimentos da mesma empresa. Este despacho ser formulado por um dos estabelecimentos, que discriminar, em campo prprio da DE, a participao de todos no despacho. Declarao Simplificada de Exportao - DSE Conforme previsto em norma da RFB (IN/SRF 611/2006), alguns tipos de despacho, face s caractersticas da mercadoria, do exportador ou da operao, podero ser realizadas com base em Declarao Simplificao de Exportao DSE, registrada no Siscomex. Um exemplo so as exportaes com valor de at U$ 50.000,00. Nesse caso, no haver a necessidade de autorizao da SECEX para registro da Declarao de Exportao, estando dispensado o Registro de Exportao - RE. Quando houver a necessidade de manifestao de outro Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br 11

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

rgo Governamental na efetivao da Exportao (exemplo: Exrcito Brasileiro, no caso de exportao de armamentos), mesmo que a exportao esteja dentro dos limites estabelecidos em norma para utilizao da DSE eletrnica, o exportador dever realizar a exportao com a Declarao de Exportao DE, vinculando a ela um RE previamente autorizado por aquele rgo. A DSE poder ser formulada por servidor da RFB lotado na unidade onde ser processado o despacho aduaneiro, quando se tratar de exportao eventual realizada por pessoa fsica. H previso legal para dispensa de registro da declarao de exportao no Siscomex (DE ou DSE), como exemplo: - Declarao Simplificada de Exportao (DSE) em formulrio Neste caso, o exportador dever apresentar o formulrio, devidamente preenchido, fiscalizao aduaneira, acompanhado dos documentos de instruo da declarao, para que seja autorizada a exportao do bem. Como exemplo, podemos citar a exportao de animais de vida domstica, sem cobertura cambial e sem finalidade comercial. Basta que o exportador apresente o formulrio RFB com o certificado fitossanitrio e outros documentos necessrios, para que seja processado o despacho de exportao e autorizada a sada do animal do Pas. - Declarao para a Aduana Essa declarao emitida pela Empresa de Correios e Telgrafos ECT para os bens integrantes de remessas postais internacionais enviadas ao exterior por pessoa fsica ou jurdica, sem cobertura cambial e sem finalidade comercial, at o limite de US$ 1.000,00 (mil dlares dos Estados Unidos da Amrica) ou o equivalente em outra moeda. Neste caso, basta que o interessado comparea a uma agncia dos Correios e apresente a mercadoria. Os Correios se incumbem de providenciar a exportao. H casos que a RFB considera como ainda mais simplificados, e no instituiu modelos de declarao para amparar o despacho de exportao, como o caso de: - Nota Fiscal Utilizada para processar o despacho aduaneiro de mercadorias adquiridas no mercado interno, inclusive no comrcio de subsistncia das populaes fronteirias, por residentes no exterior, nos limites e condies estabelecidos em norma. Observem que nesse caso, a nota fiscal passar de documento instrutivo da declarao para ser o documento base do despacho de exportao. Essa situao muito comum nas fronteiras brasileiras, quando
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

12

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

no residentes (moradores fronteirios dos pases vizinhos) vem ao Brasil adquirir produtos no comrcio local. Quando de sua sada, apresentam a nota fiscal de compra RFB. - Conhecimento de Carga ou documento equivalente Esse documento ser base do despacho de exportao de urnas funerrias (contendo restos mortais) destinadas ao exterior. Esse despacho ser processado em carter prioritrio e mediante rito sumrio, antes do embarque. O responsvel pelo despacho dever apresentar cpia do atestado de bito e o desembarao aduaneiro somente ser efetuado aps manifestao da autoridade sanitria competente. Guarde isso! DE no Siscomex DSE no Siscomex DSE formulrio Declarao para a Aduana Outras

Espcies de Declarao de Exportao

.... Vimos as diversas espcies de declarao de exportao que podem amparar as exportaes brasileiras. Mas, conforme j comentado antes, a forma clssica de despacho de exportao aquele realizado com base em uma DE (Declarao de Exportao) efetivada no Siscomex. Utilizaremos o despacho com base em DE para explicar as etapas do despacho de exportao. Documentos de Instruo do Despacho O documento base do despacho de exportao a declarao de exportao. Quando efetuada no Siscomex, atravs de DE, esta declarao dever estar vinculada ao Registro de Exportao RE, que compreende o conjunto de informaes de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracteriza a operao de exportao de uma mercadoria e define o seu enquadramento, devendo ser efetuado de acordo com o estabelecido pela Secex. O Registro de Exportao dever ser obtido sempre anteriormente ao registro da Declarao de Exportao DE e ter o prazo de validade de 60 dias a partir da sua efetivao. Se neste prazo o RE no for vinculado a uma DE, perder sua validade, passando para a situao de Vencido.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

13

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Os seguintes documentos devero instruir o Despacho de Exportao, segundo cada caso: primeira via da Nota Fiscal (hoje, conforme definido pelo Conselho Nacional de Poltica Fazendria - CONFAZ, a nota fiscal ser emitida eletronicamente e um extrato DANFE - acompanhar a mercadoria e ser entregue RFB); via original do Conhecimento e do Manifesto Internacional de Carga, nas exportaes por via terrestre, fluvial ou lacustre; outros, indicados em legislao especfica, como, por exemplo, Certificado de Classificao, Certificado Fitossanitrio, autorizao expedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis). Como exemplo, podemos citar a exportao de caf em gros, que acompanhada do Certificado de Classificao emitido pelo rgo responsvel no Estado produtor. Quando se tratar de exportao para pas membro do Cone Sul (Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolvia e Peru), o Manifesto Internacional de Carga ser substitudo: I pelo Manifesto Internacional de Carga Rodoviria / Declarao de Trnsito Aduaneiro MIC-DTA, quando se tratar de transporte; II pelo Conhecimento - Carta de Porte Internacional / Declarao de Trnsito Aduaneiro TIF-DTA, quando se tratar de transporte ferrovirio. H casos previstos em norma de dispensa da apresentao dos documentos de embarque, a exemplo de quando uma mercadoria que transportada por meios prprios. Temos o caso, por exemplo, da exportao do prprio avio fabricado no Brasil, que ir voando para o pas importador. A mercadoria exportada o prprio meio de transporte nesse caso.

Documentos de Instruo da Declarao de Exportao

Nota Fiscal Original do Conhecimento e do Manifesto Internacional de Carga (nas exportaes por via terrestre, fluvial ou lacustre) Outros (ex: Certificado de Origem)

Havendo a incidncia do imposto de exportao, o exportador e a fiscalizao aduaneira sero informados atravs do Siscomex. Neste caso, o Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br 14

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

exportador dever apresentar o comprovante de pagamento (DARF) juntamente com os documentos que instruem o despacho. Ateno! Ao contrrio do que ocorre no despacho de importao, no despacho de exportao no h o dbito automtico do tributo no momento do registro da declarao. No poder ser autorizado o embarque ou a transposio de fronteira da mercadoria cujo imposto de exportao incidente no tenha sido pago. Etapas do Despacho de Exportao Tomando-se como parmetro do despacho de exportao realizado do base em Declarao de Exportao (DE) registrada no Siscomex, podemos afirmar que, assim como o despacho de importao, o despacho de exportao dividido nas seguintes etapas bsicas: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) Registro da DE (Declarao de Exportao) Confirmao da Presena de Carga Recepo de Documentos de Instruo Seleo Parametrizada Distribuio para Conferncia Desembarao Aduaneiro Transito Aduaneiro de Sada (se cabvel) Registro dos Dados de Embarque (*) Averbao dos dados de embarque

(*) O Registro dos dados de embarque (veremos mais adiante o que isso), se o transporte for rodovirio, fluvial ou lacustre, ocorrer antes da recepo dos documentos. Vimos que o registro da DE no Siscomex caracteriza o incio do despacho de exportao. O exportador dever, aps o registro, juntar os documentos de instruo em envelope e lev-los at a unidade de despacho, para recepo dos documentos no sistema. Para que o AFRFB ou ATRFB consiga registrar a recepo dos documentos, deve ser confirmada a presena da carga no sistema. Nos locais onde o despacho for realizado em recinto alfandegado, essa presena de carga efetivada pelo fiel depositrio. Esse procedimento evita a realizao de exportao fictcia, ou seja, efetivada no sistema sem que haja uma carga fisicamente presente. Recepo de Documentos
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

15

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Os documentos de instruo do despacho de exportao devem ser apresentados URFB de despacho para recepo. O registro da entrega dos documentos de instruo do despacho, no SISCOMEX, marca o inicio do procedimento fiscal e impede quaisquer alteraes, pelo exportador, na declarao para despacho por ele formulada, sem a prvia anuncia da fiscalizao aduaneira. Aps o desembarao aduaneiro, os documentos instrutivos da declarao sero devolvidos ao exportador ou seu representante, que fica obrigado a mant-los, em boa guarda e ordem pelo prazo previsto na legislao tributria, para fins de apresentao RFB sempre que solicitados. Isso foi fruto de uma alterao recente (2012) na legislao.

Conferncia Aduaneira A conferncia aduaneira na exportao tem por finalidade identificar o exportador, verificar a mercadoria e a correo das informaes relativas a sua natureza, classificao fiscal, quantificao e preo, e confirmar o cumprimento de todas as obrigaes, fiscais e outras, exigveis em razo da exportao. Uma vez realizado o registro da declarao de exportao (DE) e, aps a recepo dos seus documentos instrutivos, o despacho ser objeto de conferncia aduaneira, conforme o canal estabelecido pelo Siscomex: I - verde, o Sistema proceder ao desembarao automtico da mercadoria, sendo dispensado o exame documental da declarao e a verificao fsica da mercadoria; II - laranja, haver apenas o exame documental do despacho; e III - vermelho, a fiscalizao aduaneira documental e verificao fsica da mercadoria. proceder ao exame

Agora, uma pergunta que pode cair na prova: por que, na importao tem canal amarelo e na exportao tem canal laranja para exame documental???? Reposta: No tenho a menor idia, dizem que foi coisa da cabea dos Secretrios da Receita poca das respectivas Instrues Normativas.... Por razes fundamentadas, um despacho selecionado para o canal verde ou laranja poder ser redirecionado para o canal vermelho. Assim, mesmo que a declarao de exportao seja selecionada para o canal verde ou laranja,
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

16

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

poder a fiscalizao aduaneira agravar o canal de conferncia para vermelho quando tiver suspeita de alguma situao que deva ser melhor verificada. A conferncia aduaneira, conforme o canal de parametrizao, entende-se pelo exame documental e pela verificao da mercadoria. O Exame Documental consiste no exame dos documentos que instruem o despacho de exportao vista das informaes registradas, no SISCOMEX, antes do desembarao da mercadoria. Conforme informado acima, o exame documental ser realizado nas declaraes selecionadas para os canais laranja e vermelho. Assim, quando voc estiver realizando o exame documental em um despacho de exportao, dever observar os dados que foram informados pelo exportador quando da confeco da declarao de exportao e comparar com as informaes contidas nos documentos instrutivos (por exemplo: descrio da mercadoria, quantidade comercializada, pesos bruto e lquido, preo das mercadorias, etc...). A legislao prev que o exame documental poder ser realizado aps o embarque ou a transposio de fronteira da mercadoria, ou dispensado, observados os critrios definidos, no SISCOMEX, pela administrao aduaneira. A Verificao da Mercadoria consiste na sua identificao e quantificao, vista das informaes constantes do despacho e dos documentos que o instruem. A verificao da mercadoria, no curso da conferncia aduaneira ou em qualquer outra ocasio, ser realizada por AFRFB, ou sob a sua superviso, por servidor integrante da Carreira Auditoria da RFB, na presena do viajante, do exportador ou de seus representantes (igual importao). Em muitas unidades da RFB h grupos formados somente por Analistas Tributrios que fazem a verificao da mercadoria. O AFRFB responsvel pelo despacho de exportao encaminha a DE para esse grupo, orientando-o sobre os dados que deseja que sejam verificados na mercadoria. Aps a verificao, um ATRFB preenche o relatrio de verificao fsica (RVF) e devolve os documentos ao AFRFB, que, com base no relatado, dar prosseguimento ao despacho de exportao. Como regra, a verificao deve ser realizada na presena do viajante, do exportador ou de seus representantes, mas poder ser realizada na presena do depositrio ou de seus prepostos, sem a presena do exportador, quando a mercadoria estiver depositada em recinto alfandegado. Tambm o transportador ou seus prepostos podero acompanhar a verificao fsica da bagagem ou de mercadoria que esteja sob a sua responsabilidade, com a dispensa da presena do viajante ou do exportador.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

17

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

A critrio do servidor responsvel, a verificao fsica poder ser realizada por amostragem. O servidor dever escolher, aleatoriamente, os volumes e embalagens da amostra a ser conferida. Neste caso, dever obrigatoriamente ser preenchido o relatrio de verificao fsica, fazendo-se constar a situao de verificao por amostragem (quantidade de volumes abertos). Ele, o AFRFB, informar, para cada despacho, o percentual das mercadorias ou a quantidade de volumes efetivamente verificados, devendo indicar, em caso de dispensa, ou, quando no forem objeto de verificao, o nvel correspondente a zero por cento. Assim como na importao, para auxiliar a verificao, podero ser utilizados, entre outros, os seguintes documentos1: I - relatrios e termos de verificao lavrados por outras autoridades na fase de autorizao administrativa da exportao; II - registros de imagens das mercadorias, obtidos: a) por cmeras; ou b) por meio de equipamentos de inspeo no invasiva.

Um detalhe. Na situao acima, ou seja, utilizao dos documentos auxiliares, a verificao fsica direta s dever ser realizada pela fiscalizao aduaneira se as informaes ou as imagens disponveis forem insuficientes para identificar ou quantificar a mercadoria. Ateno! Essa previso normativa constava na IN da importao (IN/SRF 680/2006), tambm, mas foi revogada em 2009. Mas para a exportao est valendo. um bom detalhe para ser cobrado em prova, ainda mais considerando que a alterao na IN de exportao foi feita em 2012. Isso somente corrobora a tese de que o governo entende que exportar preciso, e que o despacho de exportao deve ser processado de forma clere. Nos casos de mercadoria cuja natureza exija percia tcnica (a IN/SRF 28/94 ainda utiliza o termo assistncia tcnica) para sua identificao o AFRFB solicitar coleta de amostra ou laudo tcnico. O resultado deste exame ou laudo no impede a continuidade do despacho e o embarque da mercadoria, ou seja, o desembarao da mercadoria ser realizado e ficar o despacho pendente da confirmao do exame ou laudo.

Alterao introduzida na legislao pela IN/RFB 1.266/2012

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

18

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Quando se tratar de exportao de mercadorias exportadas a granel, a determinao do seu peso ser feita mediante pesagem, medio direta ou arqueao. Desembarao Aduaneiro Desembarao aduaneiro na exportao o ato pelo qual registrada a concluso da conferncia aduaneira, e autorizado o embarque ou a transposio de fronteira da mercadoria Concluda a conferncia aduaneira, o AFRFB realizar o Desembarao Aduaneiro, autorizando o embarque ou a transposio de fronteira da mercadoria. Conforme previsto em norma, mesmo que haja divergncias ou infraes constatadas no curso do despacho aduaneiro, desde que elas no impeam a sada da mercadoria do Pas, o desembarao dever ser realizado. Neste caso, as exigncias para correo ou complementao da documentao devero ser registradas no Siscomex, desde que assegurados os meios de prova necessrios. Alguma dvida de que exportar preciso? O que ento impediria a sada da mercadoria do Pas? Por exemplo, tentativa de exportao de mercadoria proibida. O que me dizem de um camarada tentando exportar um mico leo dourado, espcie animal ameaada de extino? Como exemplo de exigncia a ser registrada no sistema, podemos citar o caso de solicitao de laudo tcnico para definio da classificao da mercadoria. Em regra, esses laudos exigem muito tempo para serem concludos. Assim, no seria razovel que uma mercadoria ficasse aguardando a sua concluso para que fosse autorizada sua sada do Pas. A mercadoria liberada, o laudo emitido depois, e o AFRFB toma as providncias cabveis aps a anlise do laudo. Observem que o despacho de exportao somente ser interrompido, impedindo-se a sada da mercadoria do Pas: I - em carter definitivo, quando se tratar de tentativa de exportao de mercadoria cuja sada do pas esteja proibida, vedada ou suspensa, nos termos da legislao vigente; e II - at o cumprimento das exigncias legais (temporariamente), quando as divergncias apuradas caracterizarem, de forma inequvoca, fraude relativa a preo, peso, medida, classificao e qualidade da mercadoria.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

19

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Um detalhe. A mercadoria a ser reexportada somente desembaraada aps o pagamento das multas a que estiver sujeita. Trnsito Aduaneiro

ser

H os casos em que o desembarao realizado em local distinto daquele em que se dar a sada dos bens do pas, ou seja, o despacho ocorrer em recinto alfandegado de zona secundria ou local no alfandegado. Nessa situao, aps o desembarao, dever ser iniciado um trnsito aduaneiro de sada (de exportao) para acobertar o transporte da mercadoria at o local de embarque. Por exemplo, o despacho de exportao pode ocorrer em um Redex (recinto no alfandegado de exportao em zona secundria) e o embarque ocorrer no Porto de Capuaba (ES). Aps o desembarao de exportao, a mercadoria ser transportada amparada por trnsito aduaneiro at o Porto. L chegando, estando tudo regular, a aduana que jurisdiciona o local de embarque concluir o trnsito e a mercadoria poder, ento, embarcar para o exterior. Registro dos Dados de Embarque Consiste na prestao de informao pelo transportador, no sistema, relativamente aos dados da mercadoria efetivamente embarcada. Nas hipteses de transporte martimo, ferrovirio ou areo, essa informao prestada aps o desembarao. Nas vias rodoviria, fluvial ou lacustre, o registro dos dados de embarque pelo transportador ou pelo exportador deve ser efetuado anteriormente recepo dos documentos. Averbao de Embarque O embarque ou a transposio de fronteira de mercadoria destinada a exportao somente poder ocorrer aps o seu desembarao e, quando for o caso, a concluso de trnsito aduaneiro, devendo ser realizado sob controle aduaneiro, ou seja, o desembarao autoriza o embarque (ou o incio de trnsito, se for o caso). Aps a sada da mercadoria do Pas, ser realizada a Averbao do Embarque no Sistema. Essa funo consiste na confirmao da sada da mercadoria do Pas. Somente ser considerada exportada, para fins fiscais e de controle cambial, a mercadoria cujo despacho de exportao estiver averbado, no SISCOMEX Para que um despacho seja averbado, o sistema executa basicamente uma comparao dos dados registrados pelo transportador ou exportador com os dados do desembarao.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

20

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Se os dados (basicamente quantidade de volumes e peso bruto) conferirem, a averbao automtica, mas no impede apurao de responsabilidades. Se o sistema no averbar automaticamente o despacho, a fiscalizao proceder averbao manual, com ou sem divergncia. Caso haja alguma exigncia registrada no Siscomex, antes ou aps o desembarao da mercadoria, a averbao do embarque somente ser realizada aps a baixa dessa exigncia. o caso da mercadoria que foi desembaraada com pendncia de confeco de laudo tcnico. Aps a coleta de amostra ou inspeo da mercadoria por tcnico certificado pelo RFB, o AFRFB poder realizar o desembarao aduaneiro com a formalizao da exigncia no Siscomex para confeco do referido laudo, autorizando a sada da mercadoria do Pas. Concludo o laudo tcnico, o AFRFB confere os novos dados apresentados com os dados do despacho aduaneiro. Caso no haja irregularidades, o AFRFB dever dar baixa na exigncia registrada no Siscomex. Havendo divergncias, novas exigncias podero ser realizadas para que o exportador corrija a documentao e/ou a declarao de exportao. Baixadas todas as exigncias, ocorrer a Averbao do Embarque. Ateno! O ato final do despacho de exportao a averbao de embarque. a confirmao, pela fiscalizao, do embarque ou transposio de fronteira da mercadoria (na importao, o ato final do despacho o desembarao, lembram?). Aps a averbao do embarque, apenas se o exportador solicitar, ser emitido no Siscomex o Comprovante de Exportao (nunca vi ningum pedir). No confunda! Desembarao Aduaneiro - concluso da conferncia - autorizao para trnsito/embarque/sada do Pas Averbao de Embarque - confirmao da sada do Pas - ato final do despacho de exportao Cancelamento da Declarao de Exportao

No Despacho de Exportao

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

21

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

De acordo com as hipteses previstas em norma, o despacho de exportao poder ser cancelado: automaticamente, quando a Declarao de Exportao DE no for recepcionada no Sistema pela fiscalizao aduaneira, no prazo de quinze dias contados a partir do seu registro ou quando a Declarao Simplificada de Exportao (DSE) no for registrada aps quinze dias do seu preenchimento no Siscomex. pela fiscalizao aduaneira: a) de ofcio: 1. quando constatada, em qualquer etapa da conferncia aduaneira, descumprimento das normas estabelecidas; e 2. quando a carga tenha chegado unidade da RFB de embarque com indcios de avaria ou falta de mercadoria ou violao dos elementos de segurana; ou b) a pedido formal do exportador, quando constatado erro involuntrio, em registro efetuado, no Sistema, no passvel de correo, ou ainda, quando ocorrer desistncia do embarque, acompanhado da pertinente comprovao documental. O motivo do cancelamento dever ser informado pela fiscalizao aduaneira, quando da efetivao do cancelamento da declarao de exportao. Caso haja Registro de Exportao (RE) com validade para embarque, ele poder ser utilizado em outra exportao, aps o cancelamento da DE ao qual estava vinculado. O cancelamento da declarao de exportao no exime o exportador da responsabilidade por eventuais infraes, conforme previsto no Regulamento Aduaneiro. Fluxo do Despacho de Exportao Assim como fiz na importao, disponibilizo o fluxograma do despacho de exportao do site da RFB para que vocs visualizem como e quando ocorre cada etapa, alm de ser um timo resumo. Mas no se esqueam de que esse fluxo somente para o despacho de exportao com base em DE (Declarao de Exportao) registrada no Siscomex.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

22

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ


Fluxograma do Despacho de Exportao - DE

Antes de registrar a DE, o exportador deve providenciar o registro de um ou mais RE para sua mercadoria. Caso sua mercadoria esteja sujeita a alguma anuncia, essa ser providenciada pelo rgo competente por meio do RE, que corresponde ao documento utilizado no controle administrativo das exportaes. Nos termos de norma da Secex (Portaria 23/2011), pode ser que a exportao seja financiada, e assim exija tambm o Registro de Crdito (RC). O RE, como regra, deve ser registrado antes do embarque, mas h excees. O registro da DE inicia o despacho. O exportador deve ento, levar os documentos para recepo na URFB de despacho. Mas lembrem-se: para que a aduana consiga recepcionar a DE, a carga tem que estar com presena confirmada no Siscomex. Se a DE no for apresentada URFB de despacho
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

23

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

(recepcionada) em 15 aps o seu registro, ela ser automaticamente cancelada pelo sistema. Aps a recepo, a declarao submetida a uma parametrizao no sistema. Essa parametrizao encaminha as declaraes para os canais verde (desembarao automtico), laranja (necessidade de exame documental) ou vermelho (necessidade de exame documental e verificao da mercadoria). As declaraes selecionadas para conferncia (laranjas e vermelhas) sero distribudas no Siscomex para AFRFB. A verificao da mercadoria ser realizada por AFRFB, ou, sob sua superviso, por integrante da carreira auditoria da RFB, como o caso do analista-tributrio da RFB. Mesmo havendo divergncia ou infrao no impeditiva do embarque, o desembarao ser realizado, mas devem ser tomadas as medidas legais cabveis, como formalizar exigncias e assegurar os meios de prova. Concluda a conferncia, a mercadoria ser desembaraada, e ento autorizado o embarque ou transposio de fronteira. Se o despacho ocorrer em recinto de zona secundria ou local no alfandegado, haver necessidade de um trnsito aduaneiro para acobertar o transporte dessa mercadoria at o local de embarque para o exterior. A averbao de embarque o ato final do despacho de exportao, procedimento que consiste na confirmao da sada da mercadoria do Pas. Se o despacho for realizado com base em DSE no Siscomex: - no tem RE - o registro da DSE tem que ser anterior ao embarque - no tem recepo de documentos no sistema - se a carga no estiver armazenada, sempre direcionada para conferncia (canal vermelho) - se a carga estiver armazenada, pode ser direcionada para conferncia (canal vermelho) ou no (canal verde). Resumo Definio: Despacho de exportao o procedimento mediante o qual verificada a exatido dos dados declarados pelo exportador em relao mercadoria, aos documentos apresentados e legislao especfica, com vistas a seu desembarao aduaneiro e a sua sada para o exterior Aplica-se:
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

24

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

- A mercadoria nacional ou nacionalizada destinada ao exterior, a ttulo definitivo ou no; - a mercadoria que, importada a ttulo no definitivo, deva ser objeto de reexportao. realizado: Em regra, no Siscomex, com base em declarao de exportao, normal ou simplificada. H casos, previstos em norma para a realizao do despacho de exportao fora do Sistema.
VIA SISCOMEX ANTERIOR AO EMBARQUE POSTERIOR AO EMBARQUE RE PRVIO AO EMBARQUE RE POSTERIOR AO EMBARQUE

DE

DSE

SEMPRE ANTERIOR AO EMBARQUE

SEM REGISTRO NO SISCOMEX (SEMPRE ANTERIOR AO EMBARQUE)

DSE FORMULRIO OUTROS CASOS

UNIDADES DA RFB para efeito de despacho de exportao:


UNIDADE DE DESPACHO: aquela que jurisdiciona o local de conferncia e desembarao de mercadoria. UNIDADE DE EMBARQUE: a ltima unidade que exerce o controle aduaneiro antes da sada da mercadoria do territrio nacional.

Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportao REDEX local de realizao de despacho em recinto no alfandegado de Zona Secundria
Modalidades de Despacho

O despacho de exportao compreende duas modalidades bsicas: I. Despacho com sada definitiva: quando as mercadorias so exportadas em carter permanente, a exemplo de um automvel destinado revenda na Argentina. II. Despacho com sada temporria: quando as mercadorias so exportadas em carter no definitivo, a exemplo de uma mquina destinada a realizar uma obra de uma construtora no exterior. Nesse caso, ser aplicado ao bem o regime aduaneiro especial de exportao temporria. Documentos que instruem a declarao de exportao: primeira via da Nota Fiscal via original do Conhecimento e do Manifesto Internacional de Carga, nas exportaes por via terrestre, fluvial ou lacustre;
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

25

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

outros, indicados em legislao especfica.

Imposto de Exportao apresentao do DARF confirmando o pagamento antes do desembarao. Espcies de Declarao de Exportao: - Declarao de Exportao DE - Declarao Simplificada de Exportao DSE - Outros (sem registro no Siscomex): - DSE Formulrio - Declarao para Aduana (Correios) - Conhecimento de Carga (Urna Funerria) - Nota Fiscal Os documentos de instruo do sero devolvidos ao exportador, aps o desembarao. Registro de Exportao (RE) compreende o conjunto de informaes de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracteriza a operao de exportao de uma mercadoria e define o seu enquadramento, devendo ser efetuado de acordo com o estabelecido pela Secretaria de Comrcio Exterior SECEX. Conferncia Aduaneira Canais de Parametrizao I - verde, o Sistema proceder ao desembarao automtico da mercadoria, sendo dispensado o exame documental da declarao e a verificao fsica da mercadoria; II - laranja, haver apenas o exame documental do despacho; e III - vermelho, a fiscalizao aduaneira proceder ao exame documental e verificao fsica da mercadoria. Exame Documental - exame dos documentos que instruem o despacho de exportao vista das informaes registradas. Verificao da Mercadoria - identificao e quantificao da mercadoria, vista das informaes constantes do despacho e dos documentos que o instruem. Averbao do Embarque - confirmao da sada da mercadoria do Pas Cancelamento da Declarao de Exportao automaticamente pela fiscalizao aduaneira (de ofcio ou a pedido formal do exportador)
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

26

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

O cancelamento da declarao de exportao NO exime o exportador da responsabilidade por eventuais infraes cometidas CASOS ESPECIAIS DE IMPORTAO E DE EXPORTAO Esse o item 9.2.4 do programa. Os casos especiais de Importao e de Exportao esto previstos no Captulo III do Ttulo I (artigos 597 a 633) do Regulamento Aduaneiro. Puxa vida, o que seriam esses casos especiais? Para aqueles no to novos (como o meu caso), vo se lembrar daquele programa da Globo que passava s cinco e meia da tarde, sempre com uma histria (quando era real) ou estria (quando inventada) muito bacana. Algum se lembra? Ser que eu sou o mais velho por aqui? Bom, deixa pra l.... Aqui no RA, estamos falando de situaes onde, dependendo do tipo de mercadoria, pode haver uma lei proibindo sua importao ou exportao, ou exigindo algum certificado ou autorizao especial para tal. Ento, o Regulamento Aduaneiro, que um consolidador dessas normas, agrupou essas exigncias (que tm como origem diversas leis) nesses artigos. Importante ressaltar que alguns desses controles so realizados por meio da fase de controle administrativo das importaes ou exportaes (lembram? O LI na importao e o RE na exportao)? H alguns casos especiais previstos na Portaria Secex 23/2011. Em termos de prova, vejo como possibilidade de questes exigir o tipo de autorizao e o rgo emissor de cada certificado, misturando alguns produtos. Vejamos ento cada um dos casos. Confesso que uma parte da matria que exige (ainda mais) decoreba. Vejamos.... Entorpecentes comum surgir a dvida e a confuso sobre a competncia da Receita (no seria da Polcia Federal) em relao aos entorpecentes. Mas o servidor da Receita quem controla a entrada e sada de bens no Pas. E se ele encontrar entorpecentes entre os bens destinados a importao ou a exportao? Vejamos. Esto sujeitos a controle e fiscalizao, a importao, a exportao, a reexportao, o transporte, a distribuio, a transferncia e a cesso de produtos qumicos que possam ser utilizados como insumo na elaborao de substncias entorpecentes, psicotrpicas ou que determinem dependncia fsica ou psquica. A IN/SRF 110/99 normatiza o assunto e determina que as substncias entorpecentes ou que determinem dependncia fsica ou psquica, bem como
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

27

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

as matrias primas destinadas sua preparao, encontradas no territrio nacional por servidor da RFB, sem a devida autorizao da autoridade competente, devero ser apreendidas mediante a lavratura do Termo de Apreenso de Substncias Entorpecentes e Drogas Afins. E o que so substncias entorpecentes e drogas afins? So aquelas especificadas em lei ou relacionadas pelo rgo competente do Ministrio da Sade, capazes de determinar dependncia fsica ou psquica. Em atividade de batida, voc pode encontrar drogas sendo transportadas. Ento os veculos utilizados no transporte das referidas substncias, bem assim os bens utilizados na sua produo, acondicionamento ou armazenagem, sero apreendidos. Esse dispositivo deve ser aplicado somente s substncias entorpecentes, psicotrpicas ou que determinem dependncia fsica ou psquica, e que no estejam sob controle do rgo competente do Ministrio da Sade, devendo as partes envolvidas nas operaes possuir licena de funcionamento, exceto quando se tratar de quantidades de produtos qumicos inferiores aos limites a serem estabelecidos em portaria do Ministro de Estado da Justia. Para importar, exportar ou reexportar os produtos qumicos sujeitos a controle e fiscalizao (ou seja, que possam ser utilizado como insumo para fabricar entorpecentes que gerem dependncia) ser necessria autorizao prvia do Departamento de Polcia Federal, nos casos previstos em portaria do Ministro de Estado da Justia. Ento, quem importar ou exportar esse tipo de produto deve possuir licena de funcionamento do Min. Sade. E a operao de importao e exportao dos referidos produtos qumicos depende de autorizao da PF. Para importar, exportar ou reexportar drogas, ou matria-prima destinada sua preparao, que estejam sob controle do rgo competente do Ministrio da Sade, indispensvel licena da autoridade competente. Consideram-se como drogas as substncias ou os produtos capazes de causar dependncia. E o que so drogas? So substncias ou produtos capazes de causar dependncia, assim especificados em lei ou em ato do Poder Executivo. Fumo e seus Sucedneos A importao de cigarros classificados no cdigo 2402.20.00 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) ser efetuada exclusivamente por empresas que mantiverem registro especial na RFB.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

28

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

vedada a importao de cigarros de marca que no seja comercializada no pas de origem, ou seja, no ser aceito aqui no Brasil cigarro que no possa ser consumido no pas de fabricao. No desembarao aduaneiro de cigarros importados do exterior devero ser observados: I - se as vintenas importadas correspondem marca comercial divulgada e se esto devidamente seladas, com a marcao no selo de controle do nmero de inscrio do importador no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ) e do preo de venda a varejo; II - se a quantidade de vintenas importadas corresponde quantidade autorizada; e III - se na embalagem dos produtos constam, em lngua portuguesa, todas as informaes exigidas para os produtos de fabricao nacional. Os cigarros destinados exportao no podero ser vendidos nem expostos venda no Pas, sendo o fabricante obrigado a imprimir, tipograficamente ou por meio de etiqueta, nas embalagens de cada mao ou carteira de vinte unidades, bem como nos pacotes e em outros envoltrios que as contenham, em caracteres visveis, o nmero do Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica. As embalagens de apresentao dos cigarros destinados a pases da Amrica do Sul e da Amrica Central, inclusive Caribe, devero conter, ainda, a expresso "Somente para exportao - proibida a venda no Brasil", admitida sua substituio por dizeres com exata correspondncia em outro idioma. Essa providncia objetiva a impedir a entrada irregular de cigarros exportados no mercado interno, uma vez que a exportao imune de impostos e a tributao de cigarros uma das mais altas entre os produtos, tornando-se vantajosa o contrabando de cigarros. Da mesma forma, as embalagens destinadas a venda, para consumo ou revenda, em embarcaes ou aeronaves em trfego internacional, inclusive por meio de ships chandler (fornecedores de bens para consumo a bordo de embarcaes) devero conter, ainda, a expresso "Somente para exportao - proibida a venda no Brasil". Em qualquer caso, devero ser aplicados os selos de controle aos cigarros destinados exportao. Ressalvadas as operaes de aquisio no mercado interno realizadas pelas empresas comerciais exportadoras com o fim especfico de exportao, a exportao do tabaco em folha s poder ser feita pelas empresas registradas para a atividade de beneficiamento e acondicionamento
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

29

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

por enfardamento, de acordo com a legislao especfica, atendidas ainda as instrues expedidas pela RFB e Secex. Produtos com Marca Falsificada Podero ser retidos, de ofcio ou a requerimento do interessado, pela autoridade aduaneira, no curso da conferncia aduaneira, os produtos assinalados com marcas falsificadas, alteradas ou imitadas, ou que apresentem falsa indicao de procedncia. Aps a reteno, a autoridade aduaneira notificar o titular dos direitos da marca para que, no prazo de dez dias teis da cincia, promova, se for o caso, a correspondente queixa e solicite a apreenso judicial das mercadorias. O titular dos direitos da marca poder, em casos justificados, solicitar que seja prorrogado o prazo estabelecido no caput uma nica vez, por igual perodo. Observe-se que a fiscalizao aduaneira poder promover a reteno do bem. Porm, o prosseguimento do processo depender de ao privada movida pelo detentor da marca. Isso muito importante, pessoal. O interesse em proteger a marca da empresa, e no do governo. Ele, o interessado, quem deve tomar as devidas providncias. A aduana retm a carga e avisa o dono da marca. Se ele no fizer nada, a autoridade deve prosseguir com o despacho e carga pode ser liberada. Caso a autoridade aduaneira no seja informada, no prazo de dez dias ou no prazo prorrogado, de que foram tomadas pelo titular da marca as medidas cabveis para apreenso judicial das mercadorias, o despacho aduaneiro destas poder ter prosseguimento, desde que cumpridas as demais condies para a importao ou exportao. O titular da marca, tendo elementos suficientes para suspeitar que a importao ou a exportao de mercadorias com marca contrafeita venha a ocorrer, poder requerer sua reteno autoridade aduaneira, apresentando os elementos que apontem para a suspeita. Neste caso, a autoridade aduaneira poder exigir que o requerente apresente garantia, em valor suficiente para proteger o requerido e evitar abuso. O procedimento acima visa evitar a guerra comercial, quando uma empresa poder fazer acusaes falsas sobre outra, a fim de atrasar ou impedir a importao ou exportao de seus produtos. Para resguardar os direitos dos importadores e exportadores, a autoridade aduaneira poder exigir que o acusador preste garantia em favor do acusado.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

30

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Sobre esse controle, vejam um caso interessante. Conforme o dispositivo prev, a ao para apreenso judicial da carga privada. Assim, nunca fiquei insistindo muito para que o interessado tomasse suas providncias, j que a lei diz que o titular da marca quem deve correr atrs, entenderam? Simplesmente fazia uma comunicao e aguardava o prazo. Mas um dia estava eu fiscalizando uma importao de culos. Tudo bem. Mas quando fui ao armazm, verificar a carga, vi que nos culos constava a marca Ana Hickmann. Pxa, a diferente, n? Eu no poderia, de forma alguma, deixar passar uma importao de culos falsificados da minha amiga Aninha, no mesmo? Ento arregacei as mangas e solicitei a comunicao oficial, e que, dada a relevncia do caso, seria muito, mas muito importante mesmo, a presena da dona da marca no armazm para acompanhar, junto ao fiscal (o mais prximo possvel), o despacho. Pensei que seria interessante ela vir para, quem sabe, experimentar os culos na minha frente (de preferncia sem nenhuma outra pea de roupa para no atrapalhar a averiguao). Aguardei ansiosamente a resposta. Um belo dia, recebo uma ligao: Sr. Missagia, tem uma pessoa querendo falar com voc sobre Ana Hickmann!. Sa correndo para atender, quase derrubei as cadeiras, quando uma voz de valete (para minha decepo) do outro lado diz: Sr. Fiscal Missagia, aqui o Dr. Fulano de tal, advogado do escritrio XPTO e associados, que representa a marca Ana Hickmann..., bom dia!. E eu pensei, como assim bom dia? Quem que pediu para falar com esse cara? Eu s atendo a dona da marca! Bom, mas eu s poderia mesmo pensar isso, e no falar. Ento deixei o barbudo prosseguir, e ele me disse que aquela importao era regular de produtos da marca, que estava tudo certo, que eles agradeciam muito .... etc. etc. Que droga! Desembaracei a carga com muita decepo. J estava imaginando a forma como a Aninha iria me agradecer por ter retido uma importao de culos falsificados da sua marca. Vida que segue... .... Prosseguindo... No caso de falsificao, alterao ou imitao de armas, brases ou distintivos oficiais nacionais, estrangeiros ou internacionais, sem a necessria autorizao, a autoridade aduaneira promover a devida representao fiscal para fins penais. Fonogramas, Livros e Obras Audiovisuais Os fonogramas, os livros e as obras audiovisuais, importados ou a exportar, devero conter selos ou sinais de identificao, emitidos e fornecidos na forma da legislao especfica, para atestar o cumprimento das normas legais referentes ao direito autoral.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

31

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

A autoridade aduaneira tambm poder promover a reteno dos referidos bens, aplicando-se, no que couber, s importaes ou s exportaes de mercadorias onde haja indcio de violao ao direito autoral, os procedimentos estabelecidos para produtos com marca falsificada. Brinquedos, Rplicas e Simulacros de Armas de Fogo vedada a importao de brinquedos, rplicas e simulacros de armas de fogo, que com estas se possam confundir. Porm, esto excetuadas da referida proibio, as rplicas e os simulacros destinados instruo, ao adestramento, ou coleo de usurio autorizado, nas condies fixadas pelo Comando do Exrcito. Bens Sensveis Depender de prvia autorizao do Ministrio da Cincia e Tecnologia a exportao de bem constante das listas de bens sensveis (relacionados em listas de bens sensveis), assim considerados os bens de uso na rea nuclear, qumica e biolgica: I - bens de uso duplo: os de aplicao generalizada, desde que relevantes para aplicao blica; II - bens de uso na rea nuclear: os materiais que contenham elementos de interesse para o desenvolvimento da energia nuclear, bem como as instalaes e equipamentos utilizados para o seu desenvolvimento ou para as inmeras aplicaes pacficas da energia nuclear; e III - bens qumicos ou biolgicos: os que sejam relevantes para qualquer aplicao blica e seus precursores. A importao e a exportao de materiais nucleares depender de autorizao da Comisso Nacional de Energia Nuclear - CNEN. Tambm depender de autorizao da CNEN a exportao de produtos que contenham elementos nucleares em coexistncia com outros elementos ou substncias de maior valor econmico. Medicamentos, Drogas, Insumos Farmacuticos e Correlatos A importao e a exportao de medicamentos, drogas, insumos farmacuticos e correlatos, bem como produtos de higiene, cosmticos, perfumes, saneantes domissanitrios, produtos destinados correo esttica e outros de natureza e finalidade semelhantes, ser permitida apenas s empresas e estabelecimentos autorizados pelo Ministrio da Sade e licenciados pelo rgo sanitrio competente.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

32

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Produtos Contendo Organismos Geneticamente Modificados Os organismos geneticamente modificados e seus derivados destinados a pesquisa ou a uso comercial s podero ser importados ou exportados aps autorizao ou em observncia s normas estabelecidas pela Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana ou pelos rgos e entidades de registro e fiscalizao. Biodiesel A importao de biodiesel deve ser efetuada exclusivamente por pessoas jurdicas constitudas na forma de sociedade sob as leis brasileiras, com sede e administrao no Pas, beneficirias de autorizao da Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis, e que mantenham Registro Especial na RFB, sendo vedada a importao sem o Registro Especial. Gs Natural Qualquer empresa ou consrcio de empresas, desde que constitudos sob as leis brasileiras, com sede e administrao no Pas, podero receber autorizao do Ministrio de Minas e Energia para exercer as atividades de importao e exportao de gs natural. O exerccio das atividades de importao e exportao de gs natural observar as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Poltica Energtica. Agrotxicos e seus Componentes e Afins Os agrotxicos, seus componentes e afins s podero ser importados ou exportados se previamente registrados em rgo federal, de acordo com as diretrizes e as exigncias dos rgos federais responsveis pelos setores da sade, do meio ambiente e da agricultura, considerando-se: proibida a importao, diclorodifeniltricloretano (DDT). Animais e seus Produtos Nenhuma espcie animal da fauna silvestre, assim considerada os animais de quaisquer espcies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, poder ser introduzida no Pas sem parecer tcnico e licena expedida pelo Ministrio do Meio Ambiente. proibida a exportao de peles e couros de anfbios e rpteis, em bruto.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

exportao

armazenamento

de

33

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

O transporte para o exterior, de animais silvestres, lepidpteros, e outros insetos e seus produtos, depende de guia de trnsito, fornecida pelo Ministrio do Meio Ambiente. O material consignado a instituies cientficas oficiais est dispensado dessa exigncia. Espcies Aquticas proibida a importao ou a exportao de quaisquer espcies aquticas, em qualquer estgio de evoluo, bem como a introduo de espcies nativas ou exticas nas guas interiores, sem autorizao do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama). A importao de espcies aquticas para fins ornamentais e de aquicultura, em qualquer fase do ciclo vital, depender de permisso do rgo competente. Equdeos proibida a exportao de cavalos importados para fins de reproduo, salvo quando tiverem permanecido no Pas, como reprodutores, durante o prazo mnimo de trs anos . Os equdeos importados, em carter temporrio, para participao em competies turfsticas, de hipismo e plo, exposies e feiras, e espetculos circenses, deixaro o Pas no prazo mximo de sessenta dias, contados do trmino do respectivo evento, sendo facultada sua permanncia definitiva, mediante processo regular de importao. Objetos de Interesse Arqueolgico ou Pr-histrico, Numismtico ou Artstico Nenhum objeto que apresente interesse arqueolgico ou pr-histrico, numismtico ou artstico poder ser transferido para o exterior, sem licena expressa do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional IPHAN. A falta de licena acarretar na apreenso sumria do objeto a ser transferido, sem prejuzo das demais penalidades a que estiver sujeito o responsvel e na sua entrega ao IPHAN. Obras de Arte e Ofcios Produzidos no Pas, at o fim do Perodo Monrquico proibida a sada do Pas, ressalvados os casos de autorizao excepcional pelo Ministrio da Cultura, de:
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

34

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

I - quaisquer obras de artes e ofcios tradicionais, produzidos no Brasil at o fim do perodo monrquico, abrangendo no s pinturas, desenhos, esculturas, gravuras e elementos de arquitetura, como tambm obras de talha, imaginria, ourivesaria, mobilirio e outras modalidades; II - obras da mesma espcie das referidas no inciso I, oriundas de Portugal e incorporadas ao meio nacional durante os regimes colonial e imperial; e III - obras de pintura, escultura e artes grficas que, embora produzidas no estrangeiro no decurso do perodo mencionado nos incisos I e II, representem personalidades brasileiras ou relacionadas com a Histria do Brasil, bem como paisagens e costumes do Pas. A tentativa de exportao de quaisquer obras e objetos acima ser punida com a apreenso dos bens pela autoridade aduaneira, em nome da Unio, sendo feita a destinao dos bens apreendidos em proveito de museus no Pas. Se ocorrer dvida sobre a identidade das obras e objetos, a respectiva autenticao ser feita por peritos designados pelas chefias dos servios competentes da Unio, ou dos Estados, se faltarem no local da ocorrncia representantes dos servios federais. Livros Antigos e Conjuntos Bibliogrficos Brasileiros proibida a sada do Pas, ressalvados os casos autorizados pelo Ministrio da Cultura, de: I - bibliotecas e acervos documentais constitudos de obras brasileiras ou sobre o Brasil, editadas nos sculos XVI a XIX; II - obras e documentos compreendidos no inciso I, que, por desmembramento dos conjuntos bibliogrficos, ou isoladamente, hajam sido vendidos; e III - colees de peridicos que j tenham sido publicados h mais de dez anos, bem como quaisquer originais e cpias antigas de partituras musicais. A infringncia do acima disposto ser punida com a apreenso dos bens e sua destinao em proveito do patrimnio pblico, aps a manifestao do Ministrio da Cultura. Diamantes Brutos A atividade de extrao e o comrcio de diamantes, em muitos pases, est associada a zonas de conflito armado, ou explorao de mo de obra escrava ou infantil. Por isso os pases resolveram estabelecer regras para
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

35

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

evitar a aceitao do comrcio de diamantes com origem em locais que no obedeam certos princpios e regras. Assim, a importao e a exportao de diamantes brutos dependem de apresentao do Certificado do Processo de Kimberley, em conformidade com as exigncias estabelecidas no Processo de Kimberley. O Processo de Kimberley engloba todas as atividades internacionais relacionadas certificao de origem de diamantes brutos. So proibidas as atividades de importao e exportao de diamantes brutos originrios de pases no-participantes do Processo de Kimberley. Na exportao de diamantes brutos produzidos no Pas, a emisso do Certificado do Processo de Kimberley compete ao Departamento Nacional de Produo Mineral. Compete RFB examinar e manusear os lotes de diamantes brutos submetidos a despacho aduaneiro, com vistas a verificar sua conformidade com o contedo do Certificado do Processo de Kimberley. Pessoal, quem tiver a oportunidade, assista ao filme Diamantes de Sangue, com Leonardo di Caprio. um filme forte, muito bom, e que ajuda a entender a importncia do Certificado Kimberley. Esses casos especiais nos fazem lembrar que o controle aduaneiro no se restringe fiscalizao do pagamento regular de tributos, mas tambm importante para a proteo sociedade e livre e leal concorrncia.

CASOS ESPECIAIS NO RA - RESUMO


CASOS ESPECIAIS Importao e Exportao sujeitas a autorizao prvia do Departamento de Polcia Federal. Registro Especial na RFB para importar cigarros Vedada a importao de cigarros de marca que no seja comercializada no pas de origem. Os cigarros destinados exportao no podero ser vendidos nem expostos venda no Pas. As embalagens de apresentao dos cigarros destinados a pases da Amrica do Sul e da Amrica Central, inclusive Caribe, devero conter, ainda, a expresso "Somente para exportao - proibida a venda no Brasil". Podero ser retidos, de ofcio ou a requerimento do interessado, pela autoridade aduaneira, no curso da conferncia aduaneira. A reteno ter o prazo de dez dias teis para que o detentor da marca promova a correspondente queixa e solicite a apreenso judicial das mercadorias. Devero conter selos ou sinais de identificao.

Entorpecentes

Fumo e seus Sucedneos

Produtos com Marca Falsificada

Fonogramas, Livros e

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

36

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Obras Audiovisuais Brinquedos, Rplicas e dos Simulacros de Armas de Fogo Bens Sensveis Medicamentos, Drogas, Insumos Farmacuticos e Correlatos Produtos Contendo Organismos Geneticamente Modificados Biodiesel Gs Natural Agrotxicos e seus Componentes e Afins Animais e seus Produtos Vedada a importao, excetuadas as rplicas e os simulacros destinados instruo, ao adestramento, ou coleo de usurio autorizado, nas condies fixadas pelo Comando do Exrcito. Exportao mediante autorizao do Ministrio da Cincia e Tecnologia. Importao e Exportao somente por estabelecimentos autorizados pelo Ministrio da Sade e licenciados pelo rgo sanitrio competente. Autorizao da Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana ou pelos rgos e entidades de registro e fiscalizao para importao ou exportao Importao somente por PJ autorizada pela ANP. Autorizao do Ministrio de Minas e Energia para importao e exportao. Registro em rgo federal dos produtos para serem importados ou exportados Parecer tcnico e licena expedida pelo Ministrio do Meio Ambiente para introduo no Pas. Proibida a exportao de peles e couros de anfbios e rpteis, em bruto. Autorizao do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis para importao. Proibida a exportao de cavalos importados para fins de reproduo, salvo quando tiverem permanecido no Pas, como reprodutores, durante o prazo mnimo de trs anos. Licena expressa do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional IPHAN. Apreenso sumria do objeto e sua entrega ao IPHAN. proibida a sada do Pas, ressalvados os casos de autorizao excepcional pelo Ministrio da Cultura. Apreenso dos bens e sua destinao em proveito do patrimnio pblico. A importao e a exportao de diamantes brutos dependem de apresentao do Certificado do Processo de Kimberley.

Espcies Aquticas Equdeos Objetos de Interesse Arqueolgico ou Prhistrico, Numismtico ou Artstico Obras de Arte e Ofcios Produzidos no Pas, at o fim do Perodo Monrquico Diamantes Brutos

EXERCCIOS

01) - (Do autor) Analise as assertivas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta em relao regra geral do despacho de exportao: ( ) As mercadorias destinadas ao exterior em carter definitivo esto sujeitas ao despacho aduaneiro de exportao.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

37

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

( ) A mercadoria importada sob o regime de regime aduaneiro especial de admisso temporria est sujeita ao despacho aduaneiro de exportao, quando do seu retorno ao exterior. ( ) A mercadoria importada a ttulo definitivo, quando de sua sada do Pas, estar sujeita ao despacho aduaneiro de exportao A) F V V B) V F V C) V V F D) V V V E) V F F Comentrio: Esto todas certas. Mercadorias nacionais, nacionalizadas, que tenham sido importadas a ttulo definitivo ou no, quando destinadas ao exterior, devem ser submetidas a despacho de exportao. A exceo somente para mala diplomtica ou consular. Resposta: Letra D 02) - (Do autor) O despacho aduaneiro de exportao ser processado com base em declarao de exportao, com exceo: a) do retorno ao exterior de mercadoria admitida em regime aduaneiro especial. b) da sada definitiva de mercadoria estrangeira que tenha sido objeto de despacho aduaneiro de importao em carter definitivo. c) da sada do Pas de urna funerria contendo restos mortais.

d) do retorno ao exterior da mala diplomtica, cujo despacho ser processado com base no conhecimento de carga ou no carto de embarque do passageiro. e) da sada de mercadoria nacional que deva permanecer no exterior temporariamente e depois retornar ao Pas. Comentrio: O despacho de exportao de urna funerria realizado com base no conhecimento de carga, em carter prioritrio e rito sumrio. A mala diplomtica (letra D) est dispensada de despacho. Resposta: Letra C
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

38

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

03) - (Do autor) Analise as assertivas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta: ( ) O despacho aduaneiro de exportao poder ser realizado em recintos alfandegados de Zona Primria ou de Zona Secundria. ( ) A realizao do despacho aduaneiro de exportao em recinto no alfandegado de Zona Secundria independe de autorizao da fiscalizao aduaneira que jurisdiciona o local de embarque da mercadoria. ( ) A apresentao da declarao de exportao dever preceder autorizao para sada da mercadoria do Pas, exceo dos casos de despacho a posteriori previstos em norma. ( ) A unidade de despacho na exportao considerada a ltima da RFB que exerce o controle aduaneiro antes da sada da mercadoria do territrio nacional. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) FVVV VFVF VVFV VVVF FFFV

Comentrio 1) Verdadeira O despacho de exportao pode ser realizado em zona primria ou secundria, inclusive em locais no alfandegados de zona secundria 2) Verdadeira A RFB precisa autorizar para que o despacho seja realizado em zona secundria, mas a autorizao da URFB de despacho (art. 13, III da IN/SRF 28/94) 3) Verdadeiro Regra Geral: registra a DE, depois desembaraa, e ento autorizada a sada da mercadoria do Pas. Exceo: despacho a posteriori: embarca primeiro, depois registra a DE 4) Falso Essa a definio de unidade de embarque Resposta: Letra D 04) - (Do autor) Analise as assertivas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

39

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

( ) Considera-se efetivado o despacho aduaneiro de exportao na modalidade de sada definitiva quando da sada do Pas de uma mercadoria estrangeira, que tenha ingressado no Pas a ttulo temporrio. ( ) No fornecimento de mercadorias para uso e consumo de bordo em aeronave ou embarcao de bandeira estrangeira ou brasileira, em trfego internacional, considera-se como unidade de embarque a mesma unidade que autorizou o procedimento para o fornecimento, que aps a apresentao da declarao de exportao ir proceder ao despacho aduaneiro de exportao. ( ) Quando a mercadoria for transportada por via terrestre e, em razo do seu volume ou peso, o transporte no puder ser realizado por apenas um veculo, poder ser autorizada a transposio de fronteira de forma fracionada. ( ) A unidade da RFB que jurisdiciona a unidade da ECT de postagem da remessa postal internacional ser considerada a unidade de embarque na exportao, independentemente de qual tenha sido a unidade da RFB de despacho na exportao. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) FVVV VFVF VVVF VVFV VFFV

Comentrio 1) Verdadeiro na verdade o despacho de exportao s concludo quando da efetiva sada do bem do Pas (averbao do embarque) 2) Verdadeiro um detalhe. Diz o art 7, pargrafo nico, IV da IN/SRF 28/94, que, no fornecimento de mercadorias para uso e consumo de bordo em aeronave ou embarcao de bandeira estrangeira ou brasileira, em trfego internacional, a unidade da SRF que jurisdicione o local do fornecimento ser indicada como unidade de embarque e despacho. 3) Verdadeiro o despacho fracionado, para mercadoria transportada em vrios veculos 4) Falso No caso de remessa postal, unidade de embarque e de despacho sero as mesmas (art. 7, pargrafo nico, I da IN/SRF 28/94). Resposta: Letra C 05) - (Do autor) Assinale a alternativa incorreta.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

40

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

a) em se tratando de exportao para pas membro do Cone Sul pela via ferroviria, o Manifesto internacional de carga ser substitudo pelo Conhecimento - Carta de Porte Internacional / Declarao de Trnsito Aduaneiro TIF-DTA. b) na exportao de produtos de origem vegetal, a declarao de exportao ser instruda pelo certificado fitossanitrio emitido pelo Ministrio da Agricultura e condio para autorizao da sada do produto do territrio nacional. c) nas exportaes realizadas pela via martima, o conhecimento de carga ser substitudo pelo conhecimento eletrnico CE (emitido no Siscomex Carga), na instruo do despacho de exportao. d) a declarao de exportao DE, documento registrado no Siscomex, dever ser vinculada ao Registro de Exportao que tem validade de 60 (sessenta) dias para embarque. e) a apresentao do documento que comprove o recolhimento do imposto de exportao condio para autorizao do embarque ou a transposio de fronteira da mercadoria na exportao. Comentrio A letra C est incorreta, pois nas exportaes com via de transporte martima, o conhecimento de carga no instrui o despacho aduaneiro de exportao. Resposta: Letra C 06) - (Do autor) Analise as assertivas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta: ( ) o documento base para o despacho aduaneiro de exportao o registro de exportao que corresponde ao o conjunto de informaes de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracteriza a operao de exportao de uma mercadoria e define o seu enquadramento. ( ) quando realizado com base em declarao simplificada de exportao DSE, o despacho aduaneiro de exportao dever ser vinculado a registro simplificado de exportao, autorizado pela SECEX. ( ) A Declarao para Aduana, emitida pela Empresa de Correios e Telgrafos ECT substitui a declarao de exportao para fins do despacho aduaneiro de exportao. ( ) o despacho aduaneiro de mercadorias adquiridas no mercado interno, inclusive no comrcio de subsistncia das populaes fronteirias, por Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br 41

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

residentes no exterior ter por base a nota fiscal de compra dos produtos no Pas. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) FFVV VFVF FFVF FVFV FFFV

Comentrio: 1) Falso o documento base do despacho de exportao a declarao de exportao. 2) Falso no existe o registro simplificado de exportao. No caso de DSE, no h RE. 3) Verdadeiro uma das espcies de declarao de exportao, alm da DE no Siscomex. 4) Verdadeiro outra forma de despacho que realizado no com base em DE, mas apenas com base na NF Resposta: Letra A 07) - (Do autor) Assinale a alternativa correta: a) quando parametrizada para o canal de conferncia laranja, por determinao da fiscalizao aduaneira, a declarao de exportao poder ser redirecionada para o canal verde. b) a etapa de exame documental da conferncia aduaneira ser aplicada declarao de exportao selecionada para o canal laranja e corresponde identificao e quantificao da mercadoria, vista das informaes constantes do despacho e dos documentos que o instruem. c) a etapa de verificao da mercadoria da conferncia aduaneira ser aplicada declarao de exportao selecionada para o canal vermelho e corresponde identificao e quantificao da mercadoria, vista das informaes constantes do despacho e dos documentos que o instruem. d) a etapa de verificao da mercadoria da conferncia aduaneira poder ser atribuda a Analista Tributrio da Receita Federal do Brasil - ATRFB, que ficar responsvel pelo despacho aduaneiro de exportao. e) quando necessria assistncia tcnica para identificao e/ou quantificao da mercadoria, o despacho aduaneiro de exportao ficar Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br 42

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

interrompido at a concluso e apresentao do laudo tcnico fiscalizao aduaneira.

Comentrio: a) (Errada) no h como direcionar para o canal verde aps a parametrizao. b) (Errada) essa a definio de verificao de mercadoria, aplicvel nas declaraes de canal vermelho c) (Correta) conforme explicao da letra B d) (Errada) a verificao pode ser realizada por analista, mas a responsabilidade pelo despacho continua sendo do AFRFB. e) (Errada) conforme vimos, no caso de pendncia de resultado de laudo, ser autorizado o embarque e as providncias sero tomadas a posteriori. Resposta: Letra C 08) - (Do autor) Analise as assertivas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta: ( ) caracteriza a interrupo definitiva do despacho aduaneiro de exportao a tentativa de exportao de mercadoria cuja sada do pas esteja proibida, vedada ou suspensa, nos termos da legislao vigente. ( ) o despacho aduaneiro de exportao ser interrompido at cumprimento das exigncias legais nos casos de haver divergncias apuradas que caracterizarem, de forma inequvoca, fraude relativa a preo, peso, medida, classificao e qualidade da mercadoria. ( ) Averbao do embarque a autorizao para sada ou transposio de fronteira da mercadoria do territrio nacional. ( ) Havendo exigncias registradas no Siscomex pelo AFRFB responsvel pelo despacho aduaneiro de exportao, este somente ser averbado aps a baixa da referida exigncia ou a apresentao de garantia prestada pelo exportador, em valor equivalente ao da mercadoria exportada. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) FFVV VVFF VFFF VVFV VFFV

Comentrios
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

43

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

1) Verdadeira somente nesse caso pode-se parar o despacho (interrupo definitiva) 2) Verdadeira a interrupo temporria 3) Falsa o desembarao autoriza a sada. A averbao do embarque a confirmao da sada do bem do Pas. 4) Falsa o despacho de exportao pode ser averbado mesmo com divergncias. Resposta: Letra B 09) - (Do autor) Quanto ao despacho aduaneiro de exportao correto afirmar: a) quando a verificao da mercadoria for de difcil realizao, o servidor designado para tal atividade pelo AFRFB poder dispens-la, fazendo constar a justificativa no campo prprio do Siscomex, quando do desembarao aduaneiro. b) a verificao da mercadoria na exportao somente poder ser realizada por AFRFB, que o responsvel pelo desembarao aduaneiro. c) o exportador ou seu representante legal obrigatoriamente deve acompanhar a verificao da mercadoria, independentemente do local onde ela esteja depositada, ficando o despacho interrompido at o seu comparecimento. d) aps a concluso da conferncia aduaneira, havendo ou no interrupo do despacho, o desembarao dever ser realizado pelo AFRFB responsvel pelo despacho aduaneiro. e) havendo a exigncia de laudo tcnico para identificao da mercadoria, essa dever ser formulada no Siscomex e a mercadoria desembaraada. Comentrio: a) (Errada) o AFRFB quem faz constar no Siscomex, a quantidade de volumes verificados (art. 25, 3). Ele o responsvel pelo despacho. b) (Errada) Pode ser por servidor da carreira ARF, sob superviso do AFRFB (RA, art. 590). c) (Errada) Para mercadoria depositada em recinto alfandegado, na presena do depositrio, fica dispensada a presena do exportador (art. 590, 1).
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

44

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

d) (Errada) Pode haver uma interrupo que impea a sada da mercadoria do Pas. Nesse caso, no pode haver o desembarao, como por exemplo, tentativa de exportao de mercadoria proibida (RA, art. 591, pargrafo nico). e) (Correta) Trata-se apenas de uma exigncia, que no deve interromper o despacho (art. 26 da IN/SRF 28/94). Resposta: Letra E 10) - (Do autor) Analise as assertivas abaixo e em seguida assinale alternativa correta: ( ) a declarao de exportao ser cancelada automaticamente pelo Siscomex quando o exportador no comparecer, em at 15 (quinze) dias, para acompanhar a verificao da mercadoria em declarao selecionada para o canal vermelho de conferncia aduaneira. ( ) a fiscalizao aduaneira poder cancelar de ofcio a declarao de exportao quando houver indcios de violao dos elementos de segurana aplicados carga, constatados na chegada na unidade de embarque da RFB. ( ) os registros de exportao vinculados declarao de exportao cancelada automaticamente pelo Siscomex sero cancelados imediatamente aps a efetivao do cancelamento da declarao no sistema. ( ) a fiscalizao aduaneira poder cancelar de ofcio a declarao de exportao, em qualquer etapa da conferncia aduaneira, quando constatado descumprimento s normas estabelecidas. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) FFVV VVFF FVFV FFFF VVFV

Comentrio: 1) Falso A DE cancelada automaticamente se no recepcionada em 15 dias aps o registro. 2) Verdadeiro art. 31, II-a.2 da IN/SRF 28/94 3) Falso os RE vinculados DE que foi cancelada podem vir a ser vinculados a uma nova DE, se ainda estiverem vlidos.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

45

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

4) Verdadeiro Parece bastante lgico, no mesmo? E est previsto no 31, II-a.1 da IN/SRF 28/94 Resposta: Letra C 11 (AFRF/2000) O ato final do despacho aduaneiro de importao (1) e do despacho aduaneiro de exportao (2) consiste, respectivamente: a) no desembarao aduaneiro (1) transposio de fronteira (2) e na averbao de embarque ou de

b) na autorizao para entrega (1) e na autorizao para embarque (2) c) na conferncia aduaneira (1) e na verificao fsica da mercadoria (2) d) no recebimento da mercadoria pelo importador (1) e na entrega da carga a empresa transportadora (2) e) na autorizao para sada dos armazns alfandegados, recolhidas as tarifas de armazenagem e capatazia (1) e na disponibilizao da carga ao agente transportador (2) Comentrio: Conforme comentamos nas aulas de despacho de importao e de exportao, muito cuidado com o ato final de cada despacho. Na importao, o desembarao o ato final, e por meio dele autorizada a entrega da carga ao importador. Na exportao, o desembarao no conclui o despacho. Para sua concluso, deve ser confirmada a sada da mercadoria do Pas, procedimento esse conhecido como averbao de embarque. Esse o ato final do despacho de exportao. Resposta: Letra A

QUESTES DA AULA

01) - (Do autor) Analise as assertivas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta em relao regra geral do despacho de exportao: ( ) As mercadorias destinadas ao exterior em carter definitivo esto sujeitas ao despacho aduaneiro de exportao.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

46

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

( ) A mercadoria importada sob o regime de regime aduaneiro especial de admisso temporria est sujeita ao despacho aduaneiro de exportao, quando do seu retorno ao exterior. ( ) A mercadoria importada a ttulo definitivo, quando de sua sada do Pas, estar sujeita ao despacho aduaneiro de exportao A) F V V B) V F V C) V V F D) V V V E) V F F

02) - (Do autor) O despacho aduaneiro de exportao ser processado com base em declarao de exportao, com exceo: a) do retorno ao exterior de mercadoria admitida em regime aduaneiro especial. b) da sada definitiva de mercadoria estrangeira que tenha sido objeto de despacho aduaneiro de importao em carter definitivo. c) da sada do Pas de urna funerria contendo restos mortais.

d) do retorno ao exterior da mala diplomtica, cujo despacho ser processado com base no conhecimento de carga ou no carto de embarque do passageiro. e) da sada de mercadoria nacional que deva permanecer no exterior temporariamente e depois retornar ao Pas.

03) - (Do autor) Analise as assertivas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta: ( ) O despacho aduaneiro de exportao poder ser realizado em recintos alfandegados de Zona Primria ou de Zona Secundria. ( ) A realizao do despacho aduaneiro de exportao em recinto no alfandegado de Zona Secundria independe de autorizao da fiscalizao aduaneira que jurisdiciona o local de embarque da mercadoria. ( ) A apresentao da declarao de exportao dever preceder autorizao para sada da mercadoria do Pas, exceo dos casos de despacho a posteriori previstos em norma.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

47

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

( ) A unidade de despacho na exportao considerada a ltima da RFB que exerce o controle aduaneiro antes da sada da mercadoria do territrio nacional. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) FVVV VFVF VVFV VVVF FFFV

04) - (Do autor) Analise as assertivas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta: ( ) Considera-se efetivado o despacho aduaneiro de exportao na modalidade de sada definitiva quando da sada do Pas de uma mercadoria estrangeira, que tenha ingressado no Pas a ttulo temporrio. ( ) No fornecimento de mercadorias para uso e consumo de bordo em aeronave ou embarcao de bandeira estrangeira ou brasileira, em trfego internacional, considera-se como unidade de embarque a mesma unidade que autorizou o procedimento para o fornecimento, que aps a apresentao da declarao de exportao ir proceder ao despacho aduaneiro de exportao. ( ) Quando a mercadoria for transportada por via terrestre e, em razo do seu volume ou peso, o transporte no puder ser realizado por apenas um veculo, poder ser autorizada a transposio de fronteira de forma fracionada. ( ) A unidade da RFB que jurisdiciona a unidade da ECT de postagem da remessa postal internacional ser considerada a unidade de embarque na exportao, independentemente de qual tenha sido a unidade da RFB de despacho na exportao. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) FVVV VFVF VVVF VVFV VFFV Assinale a alternativa incorreta.

05) - (Do autor)

a) em se tratando de exportao para pas membro do Cone Sul pela via ferroviria, o Manifesto internacional de carga ser substitudo pelo Conhecimento - Carta de Porte Internacional / Declarao de Trnsito Aduaneiro TIF-DTA. b) na exportao de produtos de origem vegetal, a declarao de exportao ser instruda pelo certificado fitossanitrio emitido pelo Ministrio Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br 48

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

da Agricultura e condio para autorizao da sada do produto do territrio nacional. c) nas exportaes realizadas pela via martima, o conhecimento de carga ser substitudo pelo conhecimento eletrnico CE (emitido no Siscomex Carga), na instruo do despacho de exportao. d) a declarao de exportao DE, documento registrado no Siscomex, dever ser vinculada ao Registro de Exportao que tem validade de 60 (sessenta) dias para embarque. e) a apresentao do documento que comprove o recolhimento do imposto de exportao condio para autorizao do embarque ou a transposio de fronteira da mercadoria na exportao.

06) - (Do autor) Analise as assertivas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta: ( ) o documento base para o despacho aduaneiro de exportao o registro de exportao que corresponde ao o conjunto de informaes de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracteriza a operao de exportao de uma mercadoria e define o seu enquadramento. ( ) quando realizado com base em declarao simplificada de exportao DSE, o despacho aduaneiro de exportao dever ser vinculado a registro simplificado de exportao, autorizado pela SECEX. ( ) A Declarao para Aduana, emitida pela Empresa de Correios e Telgrafos ECT substitui a declarao de exportao para fins do despacho aduaneiro de exportao. ( ) o despacho aduaneiro de mercadorias adquiridas no mercado interno, inclusive no comrcio de subsistncia das populaes fronteirias, por residentes no exterior ter por base a nota fiscal de compra dos produtos no Pas. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) FFVV VFVF FFVF FVFV FFFV

07) - (Do autor) Assinale a alternativa correta:

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

49

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

a) quando parametrizada para o canal de conferncia laranja, por determinao da fiscalizao aduaneira, a declarao de exportao poder ser redirecionada para o canal verde. b) a etapa de exame documental da conferncia aduaneira ser aplicada declarao de exportao selecionada para o canal laranja e corresponde identificao e quantificao da mercadoria, vista das informaes constantes do despacho e dos documentos que o instruem. c) a etapa de verificao da mercadoria da conferncia aduaneira ser aplicada declarao de exportao selecionada para o canal vermelho e corresponde identificao e quantificao da mercadoria, vista das informaes constantes do despacho e dos documentos que o instruem. d) a etapa de verificao da mercadoria da conferncia aduaneira poder ser atribuda a Analista Tributrio da Receita Federal do Brasil - ATRFB, que ficar responsvel pelo despacho aduaneiro de exportao. e) quando necessria assistncia tcnica para identificao e/ou quantificao da mercadoria, o despacho aduaneiro de exportao ficar interrompido at a concluso e apresentao do laudo tcnico fiscalizao aduaneira.

08) - (Do autor) Analise as assertivas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta: ( ) caracteriza a interrupo definitiva do despacho aduaneiro de exportao a tentativa de exportao de mercadoria cuja sada do pas esteja proibida, vedada ou suspensa, nos termos da legislao vigente. ( ) o despacho aduaneiro de exportao ser interrompido at cumprimento das exigncias legais nos casos de haver divergncias apuradas que caracterizarem, de forma inequvoca, fraude relativa a preo, peso, medida, classificao e qualidade da mercadoria. ( ) Averbao do embarque a autorizao para sada ou transposio de fronteira da mercadoria do territrio nacional. ( ) Havendo exigncias registradas no Siscomex pelo AFRFB responsvel pelo despacho aduaneiro de exportao, este somente ser averbado aps a baixa da referida exigncia ou a apresentao de garantia prestada pelo exportador, em valor equivalente ao da mercadoria exportada. ( ( )FFVV )VVFF
www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Luiz Missagia

50

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

( ( (

)VFFF )VVFV )VFFV

09) - (Do autor) Quanto ao despacho aduaneiro de exportao correto afirmar: a) quando a verificao da mercadoria for de difcil realizao, o servidor designado para tal atividade pelo AFRFB poder dispens-la, fazendo constar a justificativa no campo prprio do Siscomex, quando do desembarao aduaneiro. b) a verificao da mercadoria na exportao somente poder ser realizada por AFRFB, que o responsvel pelo desembarao aduaneiro. c) o exportador ou seu representante legal obrigatoriamente deve acompanhar a verificao da mercadoria, independentemente do local onde ela esteja depositada, ficando o despacho interrompido at o seu comparecimento. d) aps a concluso da conferncia aduaneira, havendo ou no interrupo do despacho, o desembarao dever ser realizado pelo AFRFB responsvel pelo despacho aduaneiro. e) havendo a exigncia de laudo tcnico para identificao da mercadoria, essa dever ser formulada no Siscomex e a mercadoria desembaraada.

Resposta: Letra E 10) - (Do autor) Analise as assertivas abaixo e em seguida assinale alternativa correta: ( ) a declarao de exportao ser cancelada automaticamente pelo Siscomex quando o exportador no comparecer, em at 15 (quinze) dias, para acompanhar a verificao da mercadoria em declarao selecionada para o canal vermelho de conferncia aduaneira. ( ) a fiscalizao aduaneira poder cancelar de ofcio a declarao de exportao quando houver indcios de violao dos elementos de segurana aplicados carga, constatados na chegada na unidade de embarque da RFB. ( ) os registros de exportao vinculados declarao de exportao cancelada automaticamente pelo Siscomex sero cancelados imediatamente aps a efetivao do cancelamento da declarao no sistema.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

51

LEGISLAO ADUANEIRA - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

( ) a fiscalizao aduaneira poder cancelar de ofcio a declarao de exportao, em qualquer etapa da conferncia aduaneira, quando constatado descumprimento s normas estabelecidas. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) FFVV VVFF FVFV FFFF VVFV

11 (AFRF/2000) O ato final do despacho aduaneiro de importao (1) e do despacho aduaneiro de exportao (2) consiste, respectivamente: a) no desembarao aduaneiro (1) transposio de fronteira (2) e na averbao de embarque ou de

b) na autorizao para entrega (1) e na autorizao para embarque (2) c) na conferncia aduaneira (1) e na verificao fsica da mercadoria (2) d) no recebimento da mercadoria pelo importador (1) e na entrega da carga a empresa transportadora (2) e) na autorizao para sada dos armazns alfandegados, recolhidas as tarifas de armazenagem e capatazia (1) e na disponibilizao da carga ao agente transportador (2)

Um abrao. Missagia

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

52

You might also like