You are on page 1of 61

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ AULA 09 (Ponto 10.

1 dos editais de ATRFB e de AFRFB/2012)

Contedo 14. Termo de Responsabilidade ..................................................................2 13. Mercadoria Avariada e Extraviada. 13.1. Definio. 13.2. Vistoria Aduaneira. ............................................................................................ 10 4.7. Regime de Tributao Simplificada .................................................... 21 25. Internalizao da Legislao Aduaneira Aplicvel ao MERCOSUL. ............ 26 11. Bagagem e Regime Aduaneiro de Bagagem no Mercosul ........................ 28 4.8. Regime de Tributao Especial .......................................................... 44 4.9. Regime de Tributao Unificada ......................................................... 50
QUESTES ANALISADAS NESTA AULA ....................................................................................................... 53

Ol, pessoal. Na aula de hoje, trataremos de vrios tpicos esparsos, como se pode ver a em cima no ndice. Antes, porm, preciso fazer uma adaptao em uma questo e uma errata da errata: 1) na aula passada (08), eu apresentei a questo 03, sobre loja franca, com o gabarito da letra B. Eu havia adaptado a questo, mas no fiz a adaptao completa. Faltou dizer que a venda a passageiro pode ser superior a US$ 500,00, aplicando-se o regime de tributao especial sobre o excesso. Em segundo lugar, faltou atualizar que o pagamento pode ser em moeda nacional tambm nas viagens de partida. A opo B fica correta nos termos abaixo: 03 (TRF/2003) Assinale a opo correta. (adaptada) As lojas francas esto autorizadas a efetuar venda de mercadorias nacionais ou estrangeiras em portos e aeroportos alfandegados, a: (gabarito) b) passageiros em viagem internacional, cujo pagamento pode ser efetuado em moeda nacional ou estrangeira, em espcie, cheque de viagem ou carto de crdito, sujeitas as vendas ao limite de iseno de US$ 500.00 e a limites quantitativos para determinados produtos; a passageiros e tripulantes, em viagem internacional de partida, cujo pagamento pode ser efetuado em moeda nacional ou estrangeira, em espcie, cheque de viagem ou carto de crdito; a empresas de navegao area ou martima, em viagens internacionais, visando o consumo de bordo ou a venda a passageiro, quando em guas ou espao areo internacionais; a misses diplomticas e a seus integrantes e assemelhados.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

2) Na aula 03, do Missagia, eu coloquei uma errata em relao questo do ICMS. Desculpem-me, mas no finalzinho eu troquei os termos. O certo seria: Fiquemos com o seguinte: o ICMS devido ao estado do destinatrio do bem e ponto final. Mas como era literal da ementa do RE, a letra D ficou como correta. Agora, se o estado do desembarao fosse diferente do estado do destinatrio, prevaleceria o do estado do destinatrio. Vou substituir as aulas 03 e 08 s para corrigir essas duas coisas. Vamos aula de hoje.

14. Termo de Responsabilidade Comeo com este tpico, pois ele est intimamente ligado aos Regimes Aduaneiros Especiais, cujo estudo foi concludo na aula anterior. O que o Termo de Responsabilidade? um papel onde so escritos os valores dos tributos que ficarem com a exigibilidade suspensa em decorrncia da aplicao do regime aduaneiro especial. Pense no termo como um compromisso do beneficirio do regime: Eu, fulano de tal, assumo a responsabilidade de pagar os tributos aqui consignados caso eu descumpra as condies do regime vinculado Declarao de Importao n nnnnnn. Depois de datado e assinado, o termo vai para um gaveto da RFB e passa a ser controlado em funo da data de vencimento do regime. Caso, dentro do prazo, o beneficirio promova a extino do regime, o TR retirado do gaveto e carimbado Baixado (vocs tinham que ver o tamanho do carimbo...). Porm, se o prazo vence e o TR ainda est l dentro daquele gaveto, ento ele vai para execuo pelo fiscalzo. , fulano. Cad voc? Esqueceu do seu compromisso? Ih, senhor fiscal, sabe que que aconteceu? Eu ia registrar ontem a Declarao de Exportao para aquela pea admitida temporariamente, mas meu gato morreu. Ser que no d para relevar o descumprimento, no? Hum... T bom. Vou dar um prazo para voc, em considerao ao seu gato. So 10 dias para voc se manifestar sobre o descumprimento. Observao: o prazo de 10 dias independe do gato. O AFRFB falou aquilo s para dar uma levantada no moral do importador. O prazo est previsto no artigo 761, I, do Regulamento Aduaneiro:

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Art. 758. O termo de responsabilidade o documento no qual so constitudas obrigaes fiscais cujo adimplemento fica suspenso pela aplicao dos regimes aduaneiros especiais. Art. 761. A exigncia do crdito tributrio constitudo em termo de responsabilidade deve ser precedida de: I - intimao do responsvel para, no prazo de dez dias, manifestar-se sobre o descumprimento, total ou parcial, do compromisso assumido; e II - reviso do processo vinculado ao termo de responsabilidade, vista da manifestao do interessado, para fins de ratificao ou liquidao do crdito. Pxa, senhor fiscal, muito obrigado. Sobre a garantia Para obter o regime aduaneiro especial, o beneficirio precisa assinar o termo de responsabilidade. Dependendo do regime, ele pode ter que apresentar tambm uma garantia. Por exemplo, nos regimes de admisso temporria e de trnsito aduaneiro, a garantia , em regra, exigida. No caso de exportao temporria, a garantia dispensada. (RA, arts. 337, par. nico, 364 e 446) Como se d a garantia? O Regulamento Aduaneiro dispe sobre dois gneros (garantias reais ou pessoais), mas lista as trs espcies permitidas depsito em dinheiro, fiana idnea e seguro aduaneiro , que podem ser livremente escolhidos pelo importador: Art. 759. Poder ser exigida garantia real ou pessoal do crdito tributrio constitudo em termo de responsabilidade. Pargrafo nico. A garantia a que se refere o caput poder ser prestada sob a forma de depsito em dinheiro, fiana idnea ou seguro aduaneiro em favor da Unio. O seguro aduaneiro uma modalidade de seguro regulamentada na Circular SUSEP n 232/2003. O beneficirio do regime suspensivo procura uma sociedade seguradora que, mediante recebimento de um prmio, comprometese a pagar Receita Federal o valor dos tributos suspensos caso o beneficirio descumpra alguma condio do regime aduaneiro especial. Em relao fiana, esta pode ser prestada por pessoa fsica ou pessoa jurdica, instituio financeira ou no. No entanto, para se habilitar como fiador, deve ser comprovada a capacidade econmica do interessado.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Ateno! 1) No confunda o Termo de Responsabilidade (um papel assinado) com a garantia (seguro, fiana ou depsito). 2) At 2002, houve a possibilidade de a garantia ser apresentada sob a forma de cauo de ttulos da dvida pblica federal. Com a publicao de Regulamento surgido naquele ano, tal possibilidade morreu.

Sobre o processo de execuo de termo de responsabilidade Escrevi antes sobre o prazo de 10 dias para o sujeito se manifestar previamente ao incio da execuo. Tal prazo s foi criado em 2002, com a edio do Decreto 4.543/2002 (Regulamento Aduaneiro j revogado). Antes dele, o Regulamento Aduaneiro (RA) era o Decreto 91.030/1985. Se voc olhar o decreto de 1985, vai encontrar o seguinte: (revogado) Art. 548. O termo de responsabilidade constitui ttulo representativo de direito lquido e certo da Fazenda Nacional com relao obrigao tributria nele garantida. 1 No cumprida a obrigao, principal ou acessria, cuja suspenso lhe deu causa, o termo ser objeto de execuo administrativa na forma de ato normativo do Secretrio da Receita Federal. 2 No efetuado o pagamento do crdito tributrio exigido, o termo ser encaminhado cobrana judicial. O ato normativo da RFB , at hoje, a IN SRF 117/2001, editado ainda na vigncia do decreto de 1985.
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/ins/2001/in1172001.htm

Da leitura da IN, no se encontra nela nenhuma previso de pronunciamento prvio por parte do beneficirio do regime. Havendo descumprimento do regime, a IN manda cobrar e ponto final. A lgica bem razovel. Afinal, o termo de responsabilidade ttulo representativo de direito lquido e certo da Fazenda Nacional com relao s obrigaes fiscais nele constitudas (RA, art. 760). Em tese, no h motivo para perguntar nada para o beneficirio caso ele tenha descumprido o regime. Veja que esta disposio (o TR representa direito lquido e certo da Fazenda Nacional) algo presente desde o RA de 1985 at o RA de hoje, pois amparada no Decreto-Lei 2.472/1988, art. 1. Na regra geral, com o descumprimento do regime aduaneiro especial, o beneficirio era intimado a pagar em 30 dias. Caso no o fizesse, o TR ia para execuo por parte da Procuradoria da Fazenda Nacional (PFN) (art. 5 da IN SRF 117/2001).

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ O problema surgia a. Quando a PFN iniciava o processo de execuo judicial, o beneficirio recorria escrevendo uma linha em sua defesa: No me foi dado o direito de ampla defesa nem de contraditrio. E alguns juzes, em meia linha, decidiam: Recurso deferido. Execuo baixada. Depois de sofrer algumas derrotas no Judicirio, o governo resolveu criar o prazo de 10 dias para pronunciamento prvio. Contudo, ainda controversa essa histria de ampla defesa e contraditrio. Afinal, em sede administrativa, o sujeito se manifesta acerca do descumprimento previamente deciso da RFB em iniciar a execuo ou no. Depois que a RFB toma a deciso de iniciar a execuo do TR, no h mais abertura, em sede administrativa, para a apresentao de defesa ou de contraditrio. A primeira intimao feita ao beneficirio do regime no foi para defesa propriamente dita, pois ainda no havia uma acusao formal. Veja que, com a resposta do beneficirio, a Receita ainda vai decidir se inicia ou no a execuo do TR. Tal intimao (para fins de manifestao prvia) comparvel intimao que a fiscalizao aduaneira faz para que o sujeito apresente esclarecimentos acerca de importaes ou exportaes. complicado dizer que surgiu o direito ampla defesa e ao contraditrio em sede administrativa, apesar de esta ter sido a inteno da modificao normativa. Veja que a abertura para o importador se manifestar prvia execuo do termo: Art. 761. A exigncia do crdito tributrio constitudo em termo de responsabilidade deve ser precedida de: I - intimao do responsvel para, no prazo de dez dias, manifestar-se sobre o descumprimento, total ou parcial, do compromisso assumido; e II - reviso do processo vinculado ao termo de responsabilidade, vista da manifestao do interessado, para fins de ratificao ou liquidao do crdito. Claro que na esfera judicial, o beneficirio do regime poder apresentar suas alegaes, como sempre pde. Depois que o sujeito apresenta sua manifestao, a RFB a avalia. Caso conclua que o caso de realmente executar o TR, haver trs possibilidades: 1) termo de responsabilidade SEM garantia: intima o beneficirio do regime para pagar em 30 dias (RA, art. 761, 1, II); 2) termo de responsabilidade com garantia na forma de fiana ou seguro: intima o beneficirio do regime e o fiador/seguradora para pagar em 30 dias (RA, art. 761, 1, II c/c 2); e 3) termo de responsabilidade com garantia na forma de depsito: converte o depsito em renda da unio (RA, art. 761, 1, I), sem necessidade da intimao para pagamento. Nos dois primeiros casos, se no houver o pagamento no prazo, o TR vai para execuo pela PFN.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Por fim, cabe mencionar que existem termos de responsabilidade que no so lavrados com valor. muito comum nos casos dos carros de Frmula1, pois nunca se ouviu dizer que um desses carros tenha ficado definitivamente no pas aps ter participado de uma corrida. J que a chance de descumprimento da admisso temporria dos carros de Frmula-1 nfima, quase nula, no se perde tempo com clculo de tributo devido, mesmo porque tal clculo deve levar em conta o valor aduaneiro, que, neste caso, de dificlima apurao, provavelmente tendo que se usar o 6 mtodo de valorao aduaneira, estudado com o Missagia. Como se executa um termo de responsabilidade sem o clculo dos tributos devidos como mencionado no pargrafo anterior? O RA dispe: Art. 765. O termo no formalizado por quantia certa ser liquidado vista dos elementos constantes do despacho aduaneiro a que estiver vinculado. Sobre os valores constitudos no termo de responsabilidade Quando o termo vai sendo preenchido, claro que somente os tributos suspensos so calculados. No se colocam no termo de responsabilidade os valores de juros e/ou multas. Afinal, cada infrao que o sujeito venha a cometer ensejar uma penalidade especfica. No d para tentar prever qual infrao o sujeito vai cometer para tentar antecipar que valor ser devido. O termo seria um monstrengo: Se voc fizer isso, multa de R$ ______; se fizer aquilo, R$ ________; aquilo outro, R$ ________; (...) Iria faltar pronome demonstrativo. Ah, e ainda tinha que calcular os juros. Como que se colocam os juros, se a taxa Selic s vai ser apurada em momentos posteriores ao da assinatura do termo? Enfim, as penalidades no so inseridas no termo de responsabilidade. Ento, professor, o infrator no vai pagar penalidade? Caro aluno, eu no falei isso. Voc est querendo colocar palavras na minha boca. Diga o nmero do seu termo para eu mandar executar. As penalidades sero cobradas, mas em auto de infrao lavrado posteriormente, quando a RFB detectar o descumprimento do regime: Art. 766. A exigncia de crdito tributrio apurado em procedimento posterior apresentao do termo de responsabilidade, em decorrncia de aplicao de penalidade ou de ajuste no clculo de tributo devido, ser formalizada em auto de infrao, lavrado por Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, observado o disposto no Decreto no 70.235, de 1972.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Veja que o artigo 766 ainda faz meno a ajuste no clculo do tributo. O que isso? Voc, quando estiver trabalhando no aeroporto de Viracopos (ou Galeo ou ________), vai receber s 17:50 o ltimo despachante do dia e os documentos relativos a uma Declarao de Importao para conferir. Seus olhos j no aguentam mais olhar fatura, conhecimento de carga, tela do Siscomex, fundos falsos nas caixas... Chega! Vou logo montar esse termo de responsabilidade aqui, mas voc assina amanh, senhor despachante. T bom, senhor fiscal. A, no dia seguinte, chegam os dois revigorados e diz o fiscal: Nossa, nunca vi voc chegar antes de mim por aqui. O que aconteceu? que eu tenho muita coisa para resolver hoje. Deixa eu assinar logo aquele termo de responsabilidade. Claro, est aqui. O AFRFB no havia lembrado que a alquota do IPI tinha quadruplicado e, devido noventena, estava entrando em vigor naquele dia. O despachante nunca tinha acordado to cedo na vida dele. Quando a RFB pegar o TR para executar, vai ver a falha do AFRFB em ter calculado o IPI com uma alquota mais baixa (lembre que o fato gerador do IPI s vai ocorrer no desembarao). E agora? Vamos passar um branquinho? No d. O importador tem a via dele. rsrsrs Vai ter que ser auto de infrao mesmo para cobrar o IPI complementar.

QUESTES 01 (TTN/1997-rea Aduana) So condies cumulativas para a concesso do regime de admisso temporria: a) o carter de temporariedade, a inexistncia de cobertura cambial e a adequao finalidade da importao; b) a temporariedade de sua permanncia no pas, o despacho aduaneiro de importao para consumo e a identificao dos bens; c) a permanncia temporria dos bens no pas, a utilizao dos bens dentro do prazo fixado e nos fins previstos e a garantia dos tributos atravs de termo de responsabilidade; d) o carter de temporariedade, a conferncia prvia e o desembarao aduaneiro;

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ e) o carter de temporariedade, o despacho para consumo e a existncia de cobertura cambial. Comentrios Esta questo j foi comentada pelo Missagia na aula 06, pois se refere admisso temporria. Por isso, no vou coment-la de novo. No entanto, como a questo menciona termo de responsabilidade na letra C, acho importante apontar outro erro, que no podia ser apontado pelo Missagia, pois a aula sobre termo de responsabilidade esta aqui. Na letra C consta: a garantia de tributos atravs de termo de responsabilidade. A garantia no se d por meio do termo de responsabilidade, mas por meio de depsito, fiana idnea ou seguro aduaneiro. 02 (AFRF/2002-2) No regime aduaneiro especial de admisso temporria: a) os impostos e penalidades pecunirias previstos para a hiptese de descumprimento das normas que disciplinam o regime sero consubstanciados em Termo de Responsabilidade. b) a parcela dos impostos devida na importao, suspensa em decorrncia da aplicao do regime ser garantida em Termo de Responsabilidade cuja exigncia ser objeto de procedimento fiscal administrativo em que se assegure o contraditrio e ampla defesa, no caso de inadimplncia do beneficirio do regime. c) a parcela das penalidades pecunirias e de outros acrscimos legais devida pelo descumprimento das condies do regime ser, aps quantificada, objeto de execuo administrativa juntamente com os impostos devidos constantes do Termo de Responsabilidade, se no houver recolhimento nos 30 (trinta) dias subsequentes cincia da notificao fiscal. d) a parcela dos impostos devida na importao, suspensa em decorrncia da aplicao do regime, ser consubstanciada em Termo de Responsabilidade, garantido por fiana ou seguro aduaneiro, que, no caso de descumprimento das condies do regime concedido, ser encaminhado Procuradoria da Fazenda Nacional para inscrio na Dvida Ativa se no comprovado o pagamento no prazo estabelecido e a parcela relativa s penalidades pecunirias e ajuste de clculo de tributos devidos ser exigida atravs da lavratura do auto de infrao regularmente notificado ao contribuinte. e) a parcela relativa s penalidades pecunirias decorrentes do descumprimento da obrigao tributria principal cuja alquota prevista para o bem objeto do regime figurar na Tarifa Externa Comum igual a zero ser calculada aplicando-se o percentual correspondente ao produto de maior alquota da posio respectiva na TEC e encaminhada Procuradoria da Fazenda Nacional para o fim de cobrana judicial do ttulo, no caso de inadimplemento do regime.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Comentrios Letra A: errada. As penalidades no entram no termo de responsabilidade. Letra B: errada. A partir de dezembro de 2002, surgiu aquele prazo de 10 dias para manifestao prvia ao incio da execuo. Com certeza, no havia no processo administrativo fiscal contraditrio e ampla defesa no dia da prova, anterior a dezembro. E, como mencionei, complicado, mesmo hoje, dizer que, no processo fiscal administrativo h contraditrio e ampla defesa. No processo judicial, certamente h direito ampla defesa e ao contraditrio. Letra C: errada. As penalidades so cobradas parte, em auto de infrao. Letra D: correta, como vimos antes. Note que no se falou da garantia prestada na forma de depsito em dinheiro. Afinal, se houver depsito, o TR nem vai para a PFN. s converter em renda da Unio. Letra E: errada. A questo trata das penalidades pecunirias decorrentes da falta de pagamento. Logo, est falando das multas e dos juros vinculados obrigao tributria principal. No est falando aqui da multa de descumprimento do regime de admisso temporria (que multa de 10% sobre o valor aduaneiro, prevista no art. 709 do RA). Em relao s multas por falta de pagamento, elas sero calculadas sobre o valor do imposto de importao que tinha ficado suspenso. Caso a alquota do imposto de importao seja 0%, sobre qual valor ser cobrada a multa por falta de pagamento? ZERO. No se vai calcular o imposto devido utilizando-se uma alquota de um outro produto diferente do importado. Isso seria uma arbitrariedade. 03 (Indita) Assinale a alternativa correta acerca do Termo de Responsabilidade (TR): a) as garantias que reforam sua cobrana podem ser reais ou pessoais. b) no caso de execuo de termo de responsabilidade garantido por seguro aduaneiro, a seguradora ser intimada somente se o beneficirio do regime no efetuar o pagamento dos tributos suspensos. c) caso a RFB considere que a manifestao do interessado no procede para fins de derrubada do TR, este ser enviado para a PFN. d) o TR tem que ser constitudo com valor certo. e) a cobrana dos valores consignados no TR ser por meio de auto de infrao. Comentrios Letra A: correta, conforme caput do artigo 759, visto anteriormente.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Letra B: incorreta. A intimao do beneficirio e do segurador concomitante. Art. 761, 2o. Letra C: incorreta. A execuo se inicia com a cobrana administrativa: 30 dias para pagar. S se no pagar no prazo, vai para a PFN. Letra D: incorreta. Podem ser formalizados sem quantia certa. Vimos isso no artigo 765 do RA. Letra E: incorreta. O auto s para os valores que no constarem no termo (juros, multas e ajuste de clculo de tributo).

13. Mercadoria Avariada e Extraviada. 13.1. Definio. 13.2. Vistoria Aduaneira. A definio de mercadoria avariada a que sofreu avaria. rsrs Um doce para quem acertar o que mercadoria extraviada. Sim, a que sofreu extravio. Mas o que so avaria e extravio na definio aduaneira? Esquea o conceito que voc tem sobre avaria e extravio. O que interessa para a prova a definio aduaneira: Art. 649. Para os fins deste Decreto, considera-se: I - avaria, qualquer prejuzo que sofrer a mercadoria ou o seu envoltrio; II - extravio, toda e qualquer falta de mercadoria, ressalvados os casos de erro inequvoco ou comprovado de expedio; e III - acrscimo, qualquer excesso de volume ou de mercadoria, em relao quantidade registrada em manifesto ou em declarao de efeito equivalente. Professor, no meu Regulamento Aduaneiro, o inciso II no tem aquela parte em negrito ali no. Calma, veremos isso. Sobre a avaria No h no Regulamento Aduaneiro nenhuma meno especfica a avaria de envoltrio, mas apenas sobre avaria da mercadoria. Logo, esta engloba aquela. A avaria da mercadoria inclui a avaria do seu envoltrio, sua embalagem. Ser considerada total a avaria que acarrete a descaracterizao da mercadoria. (art. 649, par. nico)
Prof. Rodrigo Luz www.pontodosconcursos.com.br
10

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Sobre o extravio Vimos na aula 01 que, se houver falta ou avaria, a RFB ir cobrar o imposto do responsvel, que pode ter sido o transportador ou o depositrio: Art. 72. (...) 1 Para efeito de ocorrncia do fato gerador, considera-se entrada no territrio aduaneiro a mercadoria que conste como importada e cujo extravio tenha sido apurado pela autoridade aduaneira. 2o O disposto no 1o no se aplica s malas e s remessas postais internacionais. 3o As diferenas percentuais de mercadoria a granel, apuradas na verificao da mercadoria, no curso do despacho aduaneiro, no sero consideradas para efeitos de exigncia do imposto, at o limite de um por cento. 4o Na hiptese de diferena percentual superior fixada no 3o, ser exigido o imposto somente em relao ao que exceder a um por cento. Art. 660. A responsabilidade pelo extravio ou pela avaria de mercadoria ser de quem lhe deu causa, cabendo ao responsvel, assim reconhecido pela autoridade aduaneira, indenizar a Fazenda Nacional do valor do imposto de importao que, em consequncia, deixar de ser recolhido, ressalvado o disposto no art. 655. O artigo 72, 1, trata do Fato Gerador Presumido. Preste ateno: s necessrio presumir a entrada da mercadoria para aquelas extraviadas, pois, como a mercadoria no est ali, no posso afirmar com certeza que a mercadoria entrou no pas. Por isso, necessrio presumir para poder cobrar o imposto de importao. No caso de mercadoria avariada, no h necessidade de se presumir a entrada, pois a mercadoria entrou com certeza, seno no estaramos vendo que ela est avariada. Apesar da diferena conceitual, a implicao a mesma: se houver falta ou avaria, o responsvel ser cobrado em relao ao imposto que o importador deixar de pagar (ou que pedir em restituio) e o fato gerador se considera ocorrido no dia do lanamento. Art. 73. Para efeito de clculo do imposto, considera-se ocorrido o fato gerador: II - no dia do lanamento do correspondente crdito tributrio, quando se tratar de: c) mercadoria constante de manifesto ou de outras declaraes de efeito equivalente, cujo extravio ou avaria tenha sido apurado pela autoridade aduaneira; ou
Prof. Rodrigo Luz www.pontodosconcursos.com.br
11

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Especificamente no caso de extravio, a redao do inciso II do artigo 649 dava pano pr manga: II - extravio, toda e qualquer falta de mercadoria; ( como consta ainda no RA) Antes de falar desse inciso, podemos observar que o 2 do artigo 72 define um tratamento especial para malas e remessas postais internacionais extraviadas, no havendo cobrana de imposto em relao ao transportador. Isto porque tais bens provavelmente entraro em um momento posterior e a podero ser tributadas. O 3 tambm cria um tratamento especial para mercadorias a granel, tolerando-se uma perda de at 1% da quantidade do bem importado. O problema estava no extravio de outras espcies de bens. Como o inciso II taxativo (extravio TODA e QUALQUER falta de mercadoria), a RFB estava vinculada cobrana do imposto no caso de qualquer extravio de bens, inclusive no caso de erro de expedio. A, algum pensou em modificar isso. Surgiu a Lei 12.350/2010, art. 40, modificando o conceito para ressalvar os erros de expedio. Veja que a modificao do conceito super-relevante. Hoje se o transportador prova que o extravio se deu apenas por erro de expedio, ele se safa do fato gerador presumido, sendo a mercadoria tributada s quando encontrar o rumo certo em direo ao Brasil. Pxa, seu fiscal, por equvoco, eu mandei a mercadoria para Atlntida, mas j j eu a trago de volta. A lei 12.350/2010 no alterou o RA (Decreto 6.759/2009), mas a base legal deste o Decreto-Lei 37/1966. Por isso, no seu Regulamento Aduaneiro ainda consta a redao sem modificao. Certamente quando vier o novo Regulamento Aduaneiro, isto estar atualizado. Sobre o lanamento e sobre o processo de cobrana At a edio do Decreto 7.213/2010, a cobrana dos tributos em virtude de falta ou avaria de mercadoria era por notificao de lanamento e havia um rito especfico para o processo administrativo. O processo de cobrana era por rito sumrio. (antigos arts. 791 e 792 do RA) A partir do citado decreto, o lanamento passou a ser na forma de auto de infrao, com o rito geral do processo administrativo fiscal, previsto no Decreto 70.235/1972. Outras modificaes da Lei 12.350/2010

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

12

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ At 2010, houve na legislao aduaneira o chamado processo de vistoria aduaneira, que inclusive ainda o ttulo do Captulo VI do Regulamento Aduaneiro, art. 791. Pra, pra, professor. Como assim houve? No edital da RFB, esto pedindo Vistoria Aduaneira no tpico 13.2. Eu sei, rapaz. Voc no viu que eu coloquei o tpico duas pginas atrs? rsrs Mas ento? Ento que a Lei 12.350/2010 alterou o artigo 60 do Decreto-Lei 37/1966, que era a base legal da vistoria aduaneira. Se voc pegar o Regulamento Aduaneiro, vai verificar que o art. 60 Decreto-Lei 37/1966 era a base legal dos artigos 791 e 650, que tratavam do processo de vistoria aduaneira: DL 37, art.60. (...) (revogado tacitamente) Pargrafo nico. O dano ou avaria e o extravio sero apurados em processo, na forma e condies que prescrever o regulamento, cabendo ao responsvel, assim reconhecido pela autoridade aduaneira, indenizar a Fazenda Nacional do valor dos tributos que, em consequncia, deixarem de ser recolhidos. Veja que o Decreto-Lei remetia para o regulamento. Por isso, o Regulamento Aduaneiro cuidava do processo de vistoria aduaneira nos seus artigos 650 e 791. DO PROCESSO DE VISTORIA ADUANEIRA Art. 791. A formalizao da exigncia do crdito tributrio decorrente de vistoria aduaneira ser feita por meio de auto de infrao instrudo com o termo de vistoria referido no 1 do art. 650. Art. 650. A vistoria aduaneira destina-se a verificar a ocorrncia de avaria ou de extravio de mercadoria estrangeira entrada no territrio aduaneiro, a identificar o responsvel e a apurar o crdito tributrio dele exigvel. 1o A vistoria ser realizada a pedido, ou de ofcio, sempre que a autoridade aduaneira tiver conhecimento de fato que a justifique, devendo seu resultado ser consubstanciado no termo de vistoria. Iniciava-se um processo com a nomeao da Comisso de Vistoria com alguns AFRFB. Ao final, era emitido o termo de vistoria aduaneira com as constataes realizadas. E o termo servia de base para o auto de infrao que ento se lavrava.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

13

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ O processo de vistoria morreu, pois aquele pargrafo nico do art. 60, que dava suporte a ele, foi revogado pela Lei 12.350/2010, que incluiu trs pargrafos em seu lugar: DL 37, art. 60. (...) (redao atual) 1o Os crditos relativos aos tributos e direitos correspondentes s mercadorias extraviadas na importao sero exigidos do responsvel mediante lanamento de ofcio. 2o Para os efeitos do disposto no 1o, considera-se responsvel: I o transportador, quando constatado o extravio at a concluso da descarga da mercadoria no local ou recinto alfandegado, observado o disposto no art. 41; ou II o depositrio, quando o extravio for constatado em mercadoria sob sua custdia, em momento posterior ao referido no inciso I. 3o Fica dispensado o lanamento de ofcio de que trata o 1o na hiptese de o importador ou de o responsvel assumir espontaneamente o pagamento dos tributos. Note o seguinte: 1) pela nova redao do artigo 60 e seus pargrafos, a apurao de falta ou avaria deixa de ser por meio de processo (o processo de vistoria aduaneira). Logo, o processo de vistoria aduaneira no tem mais base legal e est extinto nas unidades aduaneiras. A justificativa foi porque era um processo um pouco moroso pela necessidade de criao de uma comisso de Auditores Fiscais. 2) a apurao por falta ou avaria se mantm, mas agora no h nomeao da Comisso de Vistoria. 3) a verificao agora realizada pelo prprio AFRFB que detecta a falta ou a avaria (normalmente no momento da conferncia aduaneira). Ele mesmo j lavra o auto de infrao. Uma pergunta ainda est sem resposta: essa verificao a ser feita pelo solitrio AFRFB ser chamada de vistoria aduaneira? Sabemos que o processo de vistoria (nomeao de uma comisso e investigao coletiva) no existe mais, mas s saberemos o nome a ser dado investigao solitria do solitrio AFRFB quando surgir o novo Regulamento Aduaneiro, que est na boca de sair.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

14

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Principais informaes da vistoria aduaneira Apesar de o processo de vistoria ter acabado, importante guardar as informaes mais importantes sobre a investigao da falta ou avaria de mercadoria. Repito: a investigao continua existindo, mas agora solitria pelo AFRFB. Se a Esaf pediu vistoria aduaneira no edital, temos que saber tudo acerca dessa investigao. Como o edital foi praticamente todo montado em cima do Regulamento Aduaneiro (RA), bem razovel que as questes sejam tambm baseadas no RA. Vejamos suas disposies mais importantes (arts. 650 a 657), alheios modificao trazida pela Lei 12.350/2010, pois parece que a Esaf est desatualizada (se ela estiver atualizada, s saber que o processo de vistoria morreu): 1) A vistoria aduaneira destina-se a verificar a ocorrncia de avaria ou de extravio de mercadoria estrangeira entrada no territrio aduaneiro, a identificar o responsvel e a apurar o crdito tributrio dele exigvel. (art. 650) Guarde isso! VistoRIA para apurar falta ou avaRIA de mercadoRIA.

2) A vistoria ser realizada a pedido, ou de ofcio, sempre que a autoridade aduaneira tiver conhecimento de fato que a justifique, devendo seu resultado ser consubstanciado no termo de vistoria. (art. 650, 1o) 3) O volume que, ao ser descarregado, apresentar-se quebrado, com diferena de peso, com indcios de violao ou de qualquer modo avariado, dever ser objeto de conserto e pesagem, fazendo-se, ato contnuo, a devida anotao no registro de descarga, pelo depositrio. (art. 651) Cabe ao depositrio, logo aps a descarga de volume avariado, ou a constatao de extravio, registrar a ocorrncia em termo prprio, disponibilizado para manifestao do transportador, na forma e no prazo estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. (art. 652) => Com esses dois artigos, veja que o trabalho da aduana fica bem facilitado. Se houver anotao do depositrio de que recebeu carga j avariada, provavelmente ele no ser responsabilizado. No entanto, se no houver feito anotao nenhuma quando do recebimento da carga, provvel que ele tenha sido o causador da falta ou da avaria. Claro que sempre cabe o direito de defesa.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

15

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ 4) No ser efetuada vistoria aps a sada da mercadoria do recinto de despacho. (art. 650, 3o) => Isso bem bvio. igual quele cartaz na padaria: Confira o seu troco antes de sair. Nem adianta querer que a RFB faa vistoria na sua carga se voc j a levou para casa. Quem garante que a falta ou avaria no foram provocados por voc mesmo? 5) No ser iniciada a verificao de mercadoria contida em volume que apresente indcios de avaria ou de extravio de mercadoria, enquanto no for realizada a vistoria. Se a avaria ou o extravio for constatado no curso da verificao, esta ser suspensa at a realizao da vistoria. (art. 653) => Se ainda no comeou a verificao, nem comea. Se j comeou, suspende. 6) Poder ser dispensada a realizao da vistoria se o importador assumir a responsabilidade pelo pagamento do imposto de importao e das penalidades cabveis. No entanto, a desistncia implicar perda de benefcio de iseno ou de reduo do imposto, na proporo das mercadorias contidas em volumes extraviados. (art. 655) => O principal (ou o nico) interessado em que se faa a vistoria o importador, pois ter a restituio dos tributos pagos e, se for o caso, a indenizao da seguradora. Logo, se ele quer desistir da vistoria, tudo bem. Porm, como diz o RA, o sujeito perde o direito iseno/reduo de imposto, pois, em tese, a aduana no ter como atestar se a mercadoria poderia entrar com iseno/reduo. 7) Assistiro vistoria, a ser realizada em dia e hora fixados pela autoridade aduaneira, o depositrio, o importador e o transportador. Poder, ainda, assistir vistoria qualquer pessoa que comprove legtimo interesse no caso. (art. 656) => O coitado do importador fica no centro e os dois suspeitos (transportador e depositrio) cercam-no. A RFB toma conta para que seja guardada distncia segura. rs

QUESTES (vou responder s questes como se o processo de vistoria ainda existisse, pois eu no sei o que passa pela cabea da Esaf ao colocar isso no edital) 04 (AFTN/1989) Apurando-se dano ou avaria: (adaptada) a) o responsvel estar sujeito a multa no valor do tributo que, em consequncia, deixar de ser recolhido.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

16

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ b) ao responsvel, assim reconhecido pela autoridade aduaneira, caber indenizar a Fazenda Nacional do valor do imposto de importao que, em consequncia, deixar de ser recolhido. c) ficar o importador autorizado a reexportar, sem o pagamento de tributos, os produtos que houverem sofrido dano ou avaria, assegurando-se a validade da licena de importao para amparar nova operao. d) ficar o transportador obrigado a indenizar a Fazenda Nacional pelo montante do tributo que deixar de ser recolhido, cabendo-lhe direito regressivo contra o responsvel. e) ficar o importador obrigado ao pagamento do tributo integral, fazendo, entretanto, jus a um crdito no valor do dano ou da avaria, utilizvel para abatimento do imposto em importao futura. Comentrios Letra A: incorreta. O responsvel vai pagar os tributos que deixarem de ser recolhidos. Claro que tambm pagar algumas multas e juros. Letra B: correta. Letra C: incorreta. No h previso normativa para se convalidar licena de importao na situao citada. Letra D: incorreta. Direito regressivo do transportador contra o responsvel? No, se ele tem que indenizar a Fazenda Nacional porque ele mesmo foi o responsvel. Letra E: incorreta. Nada de crdito nem de abatimento. 05 (AFTN/1989) A vistoria aduaneira: (adaptada) a) etapa do despacho aduaneiro. b) no ser dispensada, quando a autoridade aduaneira tiver conhecimento de fato que indique a ocorrncia de falta ou de avaria. c) deve ser realizada por peritos indicados pela Fazenda e pelo importador, bem como pelo depositrio, se houver, admitindo-se ainda a participao de peritos do transportador ou de seguradora quando demonstrem legtimo interesse. d) destina-se a certificar o perfeito estado da mercadoria importada. e) no ser realizada aps a sada da mercadoria do recinto de despacho. Comentrios Letra A: incorreta. A vistoria no etapa do despacho aduaneiro. Letra B: incorreta. Poder ser dispensada pelo importador. Letra C: incorreta. , ou melhor, era realizada por uma comisso exclusivamente formada por AFRFB. Letra D: incorreta. Se a mercadoria tem defeito de fabricao, a RFB no est nem a para a mercadoria. A vistoria destina-se apenas a verificar falta ou

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

17

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ extravio ocorridos entre o momento de entrega para embarque e o momento de entrega ao importador. Letra E: correta. Confira seu troco antes de sair. 06 (TTN/1997-rea Aduana) A vistoria aduaneira o procedimento pelo qual a autoridade aduaneira: a) verifica a mercadoria, identifica o importador, determina seu valor e classificao, e constata o cumprimento de todas as obrigaes fiscais e outras, exigveis em razo da importao. b) processa o desembarao aduaneiro de mercadoria procedente do exterior, seja ela importada a ttulo definitivo ou no, aps verificar o recolhimento pelo importador de todos os tributos exigveis na operao. c) aps o desembarao aduaneiro, reexamina o despacho aduaneiro, com a finalidade de verificar a regularidade da importao quanto aos aspectos fiscais e outros, inclusive o cabimento do benefcio fiscal aplicado. d) verifica todas as dependncias e instalaes dos armazns e recintos destinados a depsito e guarda de mercadoria estrangeira quanto segurana fiscal para o fim de seu alfandegamento. e) verifica a ocorrncia de avaria ou falta de mercadoria estrangeira entrada no territrio aduaneiro, identifica o responsvel e apura o crdito tributrio dele exigvel. Comentrios Letra A: incorreta. Isso a a conferncia aduaneira. Art. 564 do RA. Letra B: incorreta. Isso a o despacho aduaneiro. Letra C: incorreta. Isso a a reviso aduaneira da DI, que pode ser realizada at 5 anos depois do registro. Art. 638 do RA. Letra D: incorreta. Isso a vistoria de recinto, no a vistoria aduaneira, que consiste em vistoria de mercadoria. Letra E: correta. Art. 650 do RA. 07 (TTN/1998) A formalizao da exigncia do crdito tributrio decorrente de vistoria aduaneira: (adaptada) a) ser feita atravs de auto de infrao instruda pelo termo de vistoria. b) ser feita por meio de declarao de importao acompanhada do DARF, visado pela repartio aduaneira competente. c) obedecer a rito sumrio e como tal prescinde de intimao, sendo suficiente o termo de vistoria devidamente assinado pelo importador e pela autoridade aduaneira. d) ser feita atravs de cpia do termo de vistoria acompanhada do DARF eletrnico correspondente ao crdito tributrio exigido.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

18

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ e) ser feita atravs de auto de infrao e lanamento complementar, intimando-se o indicado como responsvel a produzir defesa em 30 (trinta) dias nos termos do procedimento administrativo fiscal da Unio. Comentrios At a edio do Decreto 7.213/2010, a cobrana dos tributos em virtude de vistoria aduaneira era por notificao de lanamento e havia um rito especfico para o processo administrativo. A partir de ento, o lanamento passou a ser na forma de auto de infrao, com o rito geral do processo administrativo fiscal, previsto no Decreto 70.235/1972. A letra A (adaptada) literal do artigo 791 do RA. Letra B: incorreta. O transportador ou o depositrio no iro registrar DI para pagar os tributos. O lanamento contra eles de ofcio e deve ser liquidado com o recolhimento de um DARF na boca do caixa. Letra C: incorreta. De fato, at o Decreto 7.213/2010, o rito era sumrio, mas sempre houve possibilidade de defesa (no confundir defesa decorrente de falta ou avaria com defesa em execuo de Termo de Responsabilidade, visto anteriormente). Letra D: incorreta. O DARF Eletrnico o nome do DARF que pago automaticamente no registro da DI. A formalizao com o auto de infrao acompanhado do termo de vistoria. Letra E: incorreta. Apesar de ser lavrado um auto de infrao para defesa em 30 dias, no feito apenas um lanamento complementar. feito o lanamento envolvendo o crdito integral sobre a parte avariada ou extraviada, pois haver restituio disso ao importador. 08 (TTN/1998) Quando houver divergncia, para menos, de peso ou de dimenso do volume em relao ao declarado no manifesto, no conhecimento de carga ou no documento equivalente, ou ainda, se for o caso, aos documentos que instruram o despacho para trnsito, responsvel para efeitos fiscais: a) o depositrio b) o importador c) o transportador d) o exportador e) o consignatrio Comentrios Se houve divergncia transportador. Letra C.

durante

trnsito,

responsvel

09 (TRF/2000) O procedimento destinado a verificar a ocorrncia de avaria ou falta de mercadoria estrangeira, aps a concluso da
Prof. Rodrigo Luz www.pontodosconcursos.com.br
19

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ operao de trnsito, em recinto alfandegado de zona secundria, a identificar o responsvel e a apurar o crdito tributrio dele exigvel, identifica a(o): a) conferncia aduaneira b) lanamento tributrio c) vistoria aduaneira d) reviso do despacho aduaneiro e) verificao aduaneira Comentrios Sem comentrios. rs. Letra c. 10 (AFRF/2002-1) Assinale a opo correta. a) Avaria Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuzo que venha a sofrer o veculo transportador, em razo de sinistro. b) Avaria Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuzo que venha a sofrer o expedidor da carga, por desdia ou negligncia. c) Avaria Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuzo que decorra, exclusivamente, de fora maior. d) Avaria Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuzo que venha a sofrer o transitrio internacional em razo de acidentes ou sinistros, ainda que provocados por terceiro subcontratado. e) Avaria Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuzo que venha a sofrer a mercadoria ou o seu envoltrio, independentemente de quem lhe der causa. Comentrios Puro conceito. Vimos que a letra E literal do RA. 11 - (TRF 2002-1) Indique as pessoas que esto, necessariamente, obrigadas a assistir vistoria aduaneira de mercadorias avariadas. a) O depositrio, o perito vistoriador indicado pela Receita Federal e o segurador. b) O depositrio, o segurador e o consignatrio. c) O depositrio, o importador e o perito vistoriador indicado pela Receita Federal. d) O depositrio, o importador e o transportador. e) O depositrio, o transportador e o segurador.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

20

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Comentrios Vimos que o coitado do importador fica ladeado pelos dois suspeitos (transportador e depositrio). Artigo 656. Letra D. 12 (INDITA) Assinale a alternativa incorreta acerca da vistoria aduaneira: a) O processo de vistoria aduaneira est extinto. b) Na letra do RA, se for detectada falta ou avaria de mercadoria durante a conferncia aduaneira, esta deve ser suspensa para a realizao da vistoria. c) No ser efetuada a vistoria aduaneira aps a entrega do bem ao importador. d) Para se resguardar, o depositrio deve registrar em termo prprio o recebimento de carga j avariada. e) A vistoria pode ser realizada de ofcio ou a pedido. Comentrios Vimos que as letras B, D e E esto presentes nos artigos 650 a 655 do RA. A letra A est correta, pois a Lei 12.350/2010 extinguiu o processo de vistoria aduaneira. A letra C est errada. A vistoria aduaneira no ser realizada aps a sada da mercadoria do recinto de despacho. Se o importador recebeu a carga, mas ainda no saiu do recinto, a vistoria ainda ser possvel (art. 650, 3o).

4.7. Regime de Tributao Simplificada O regime de tributao simplificada se aplica s importaes de remessas postais e encomendas areas internacionais e definido no artigo 99 do Regulamento Aduaneiro: Art. 99. O regime de tributao simplificada o que permite a classificao genrica, para fins de despacho de importao, de bens integrantes de remessa postal internacional, mediante a aplicao de alquotas diferenciadas do imposto de importao, e iseno do imposto sobre produtos industrializados, da contribuio para o PIS/PASEP-Importao e da COFINS-Importao. Pargrafo nico. Compete ao Ministrio da Fazenda: I - estabelecer os requisitos e as condies a serem observados na aplicao do regime de tributao simplificada; e

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

21

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ II - definir a classificao genrica dos bens e as alquotas correspondentes. O art. 99 tem como base o Decreto-Lei no 1.804/1980. Este abriu a possibilidade para que o Ministro da Fazenda (MF) criasse uma classificao genrica de bens e imputasse alquotas diferenciadas para as importaes pelos Correios. Tambm permitiu que o MF estendesse tal tratamento para as encomendas areas internacionais. Alm disso tudo: as alquotas fixadas pelo MF no poderiam ultrapassar US$ 400% e o limite de iseno no poderia ser fixado em mais de US$ 100.00 (cem dlares). Bem, atualmente est em vigor a Portaria MF (PMF) no 156/1999 que: 1) definiu o limite de US$ 3.000,00 FOB para que os bens possam ser inseridos neste regime, vedando seu uso para produtos de tabacaria e bebidas alcolicas. 2) fixou a alquota de imposto de importao em 60% independentemente da classificao tarifria dos bens que compem a remessa ou encomenda. 3) definiu que a base de clculo do imposto o valor aduaneiro, incluindo o seguro e o frete internacionais (o frete tem regras prprias como veremos adiante). No confunda! O valor limite para uso do RTS US$ A base de clculo do imposto de 3.000,00 FOB, ou seja, sem incluso importao o valor aduaneiro, ou do seguro e do frete. seja, a inclui o seguro e o frete. Na mesma portaria, o ministro disps que o RTS se aplica tambm s encomendas areas internacionais transportadas com emisso de conhecimento de carga. o caso das importaes realizadas por meio de empresas de transporte internacional expresso, porta a porta (empresas de courier, como a Federal Express - Fedex, UPS, TNT e DHL), ou por meio de companhia area (ex. Gollog): Art. 1. O regime de tributao simplificada RTS poder ser utilizado no despacho aduaneiro de importao de bens integrantes de remessa postal ou de encomenda area internacional no valor de at US$ 3,000.00 (trs mil dlares dos Estados Unidos da Amrica) ou o equivalente em outra moeda, destinada a pessoa fsica ou jurdica, mediante o pagamento do imposto de importao calculado com a aplicao da alquota de 60% (sessenta por cento), independentemente da classificao tarifria dos bens que compem a remessa ou encomenda.

Guarde isso!
Prof. Rodrigo Luz

O RTS pode ser usado em trs sistemticas:


www.pontodosconcursos.com.br
22

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ - remessa postal internacional: importao pela ECT. - encomendas areas internacionais: importaes por companhia area ou por empresa de transporte internacional expresso, porta a porta (empresas de courier). O caput do artigo cuida do tratamento tributrio das remessas postais internacionais e das encomendas areas internacionais. Entre os casos, h importantes diferenas definidas na Portaria do MF: Remessa Postal Encomenda Internacional trazida (ECT) companhia area Iseno de US$ SIM, desde que o NO 50,00? remetente e o destinatrio sejam pessoas fsicas. Encomenda por trazida por empresa de transporte porta a porta (courier) NO

Alquota 0% na SIM, desde que SIM, desde que NO importao de destinados a destinados a medicamentos? pessoa fsica. pessoa fsica.

Qual a diferena na operacionalizao entre os trs casos? No caso da importao pelos Correios (remessa postal internacional), o destinatrio da carga chamado agncia postal para retirar a mercadoria e, se for o caso, fazer o pagamento do imposto de importao. Na importao via courier, a carga apresentada Receita Federal pela prpria empresa de courier, que paga o imposto de importao, se devido, e faz a entrega no endereo indicado pelo remetente. Por isso, esta operao conhecida como transporte porta a porta. O valor eventualmente pago como imposto de importao embutido no valor cobrado pela empresa de courier. J na encomenda transportada por companhia area, a entrega da encomenda feita no aeroporto. Diante das diferenas de operacionalizao, o frete e o seguro variam de cobertura. Apesar de o valor aduaneiro ser a base de clculo do imposto de importao nos bens submetidos ao regime de tributao simplificada, o frete e o seguro vo entrar com valores diferentes, conforme dispe a Portaria MF 156/1999: Art. 2 A tributao simplificada de que trata esta Portaria ter por base o valor aduaneiro da totalidade dos bens que integrem a remessa postal ou a encomenda area internacional.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

23

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ 1 O valor aduaneiro ser o preo de aquisio dos bens, acrescido: I - da importncia a ser paga pelo destinatrio da remessa postal ou encomenda area internacional, conforme o caso: a) Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos - ECT pelo transporte da remessa postal internacional at o local de destino no Pas; => no caso das remessas postais internacionais, o frete at a sede da ECT entra no valor aduaneiro. b) companhia area responsvel pelo transporte da encomenda at o aeroporto alfandegado de descarga, onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de entrada dos bens no Pas; ou => no caso de encomenda por companhia area, entra no valor aduaneiro o frete at o aeroporto de descarga. c) empresa prestadora de servio de transporte expresso internacional e de entrega no local de destino no Pas, quando se tratar de encomenda expressa; e => no caso de empresa de courier, entra no valor aduaneiro o frete at o endereo do destinatrio. II do valor do seguro a ser pago pelo destinatrio, relativo ao transporte e entrega da remessa postal ou da encomenda internacional, nos termos do inciso anterior. => O seguro acompanha o frete. Vimos o tratamento do imposto de importao, mas o que ocorre com os demais tributos no Regime de Tributao Simplificada? Apenas o ICMS cobrado, pois o Decreto-Lei n 1.804, de 3 de setembro de 1980, disps que h iseno do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre as mercadorias no Regime de Tributao Simplificada. E a Lei n 10.865, de 30 de abril de 2004, apesar de ter institudo a cobrana do PIS/PASEP-Importao e COFINS-Importao, isentou algumas situaes como dispe o art. 9: Art. 9. So isentas das contribuies de que trata o art. 1 desta Lei: II as hipteses de: c) bagagem de viajantes procedentes do exterior e bens importados a que se apliquem os regimes de tributao simplificada ou especial.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

24

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Guarde isso! No RTS, s h cobrana de imposto de importao e de ICMS. Para os demais tributos h iseno.

QUESTES 13 (AFTN/1989) Os bens contidos em remessas postais internacionais: (adaptada) a) so isentos do imposto de importao, quando seu valor no exceder a US$ 500.00; b) so tributados pelas alquotas constantes da Tarifa Externa Comum, em qualquer hiptese, dispensada, entretanto, a apresentao da licena de importao; c) esto sujeitos ao regime de tributao simplificada quando seu valor no exceder US$ 50.00; d) so sujeitos ao regime de desembarao simplificado quando seu valor no exceder US$ 50.00; e) so isentos do imposto de importao quando seu valor no exceder US$ 50.00. Comentrios No RTS, a iseno para remessas postais de US$ 50,00, desde que o destinatrio e o remetente sejam pessoas fsicas. Gabarito: letra E. 14 (INDITA) Quanto ao Regime de Tributao Simplificada RTS, correto afirmar: a) O regime de tributao simplificada permite a classificao genrica, para fins de despacho de importao, de bens integrantes de remessa postal internacional, mediante a aplicao de alquotas diferenciadas de imposto de importao e de imposto sobre produtos industrializados. b) Nas remessas postais internacionais com aplicao do RTS incide a alquota 0% para o imposto sobre produtos industrializados e para as contribuies para o PIS/PASEP-Importao e COFINS-Importao. c) Nas encomendas transportadas por empresas de transporte internacional expresso, porta a porta, a base de clculo do imposto de importao inclui o seguro e o frete at o aeroporto de descarga. d) Compete ao Ministro da Fazenda definir a classificao genrica dos bens para fins de imposio das alquotas diferenciadas. e) Aplica-se o RTS ao despacho aduaneiro de importao de bens integrantes de remessa postal ou de encomenda area internacional cujo valor aduaneiro no supere US$3,000.00.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

25

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Comentrios Letra A: incorreta. No h alquota de IPI. H iseno deste imposto. Letra B: incorreta. No caso de alquota 0%, mas de iseno. Letra C: incorreta. No caso de remessas transportadas por courier, o frete contado at o endereo do destinatrio. Letra D: correta, como vimos. Letra E: incorreta. O limite de US$ 3.000,00 FOB (valor sem seguro e frete), no US$ 3.000,00 de valor aduaneiro (com seguro e frete).

25. Internalizao da Legislao Aduaneira Aplicvel ao MERCOSUL. O Mercosul assunto pedido em detalhes no edital de Comrcio Internacional para AFRFB. No entanto, no edital de Legislao Aduaneira, pediram este ponto isolado da matria, alm da Valorao Aduaneira no Mercosul, j abordada pelo Missagia. No caso da valorao aduaneira, ningum precisou se preocupar com a questo da internalizao da Deciso CMC 13/2007, pois ela j est em vigor no mbito regional. No entanto, em se tratando do Regime de Bagagem no Mercosul, a ser analisado no prximo tpico, precisamos dar uma olhada na questo da internalizao. Por que isso, professor? Porque o Regime Aduaneiro de Bagagem do Mercosul ainda no entrou em vigor em nvel regional. Vejamos. Antes de falarmos da internalizao, temos que ver como o processo de deciso, que consta no artigo 37 do Protocolo de Ouro Preto, assinado em 1994 entre os 4 pases (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai): Captulo III - Sistema de Tomada de Decises Artigo 37 - As decises dos rgos do Mercosul sero tomadas por consenso e com a presena de todos os Estados Partes. Este artigo muito fcil de ser explicado: no podem fazer reunio trilateral, esquecendo de chamar um determinado pas. Ah! Se pudesse... O Paraguai sempre seria avisado 5 minutos aps a deciso. Todos reunidos, as decises so por consenso. Uma vez aprovada a norma, ela no entrar em vigor imediatamente para os membros. O Protocolo de Ouro Preto impe a chamada vigncia simultnea: uma norma s entra em vigor para os pases do bloco depois que todos tiverem incorporado ao seu ordenamento jurdico interno. No caso
Prof. Rodrigo Luz www.pontodosconcursos.com.br
26

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ brasileiro, isso normalmente se d com a aprovao pelo Congresso Nacional e com o decreto de promulgao do Presidente da Repblica. H, no entanto, acordos em que a aprovao do Congresso Nacional dispensvel, a exemplo dos que no geram compromissos gravosos para o pas (CF/1988, art. 49, I e 84, VIII). Veja a exigncia da internalizao por parte de todos os pases-membros do Mercosul: Captulo IV - Aplicao Interna das Normas Emanadas dos rgos do Mercosul Artigo 38 - Os Estados Partes comprometem-se a adotar todas as medidas necessrias para assegurar, em seus respectivos territrios, o cumprimento das normas emanadas dos rgos do Mercosul previstos no artigo 2 deste Protocolo. Artigo 40 - A fim de garantir a vigncia simultnea nos Estados Partes das normas emanadas dos rgos do Mercosul previstos no Artigo 2 deste Protocolo, dever ser observado o seguinte procedimento: i) Uma vez aprovada a norma, os Estados Partes adotaro as medidas necessrias para a sua incorporao ao ordenamento jurdico nacional e comunicaro as mesmas Secretaria Administrativa do Mercosul; ii) Quando todos os Estados Partes tiverem informado sua incorporao aos respectivos ordenamentos jurdicos internos, a Secretaria Administrativa do Mercosul comunicar o fato a cada Estado Parte; iii) As normas entraro em vigor simultaneamente nos Estados Partes 30 dias aps a data da comunicao efetuada pela Secretaria Administrativa do Mercosul, nos termos do item anterior. Com esse objetivo, os Estados Partes, dentro do prazo acima, daro publicidade do incio da vigncia das referidas normas por intermdio de seus respectivos dirios oficiais. O artigo 40 dispe que a internalizao deve ser realizada por todos os quatro pases do bloco, ou seja, cada um deve incorporar ao ordenamento jurdico interno e comunicar isto Secretaria do Mercosul. Depois que a Secretaria receber a comunicao de que todos j fizeram o dever de casa da incorporao, ento ela comunica que a norma entrar em vigor em 30 dias simultaneamente para os quatro pases. Ora, por que a Venezuela s entrou no bloco agora em julho de 2012? Porque s a Argentina, o Uruguai e o Brasil incorporaram a ata de adeso da Venezuela ao seu ordenamento jurdico. O Paraguai ainda no o tinha feito, mas como ele foi suspenso das reunies em junho de 2012, os pasesmembros concluram que todos (os membros ativos) j haviam feito a internalizao.
Prof. Rodrigo Luz www.pontodosconcursos.com.br
27

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Observao: o pargrafo acima s interessa a quem est estudando para AFRFB. Outra coisa: lembre que, para a prova da RFB, a entrada da Venezuela no est valendo, pois ocorreu depois da publicao do edital ! Em funo da suspenso do Paraguai, os demais pases-membros resolveram interpretar o artigo 40 do Protocolo de Ouro Preto. Consta na Deciso CMC 27/2012 que o processo de incorporao previsto no artigo s precisa ser realizado pelos membros no pleno exerccio de suas capacidades. Nas entrelinhas esto dizendo que as normas do Mercosul sero colocadas em vigor ainda que o suspenso Paraguai no as internalize: Art. 2 O procedimento previsto no inciso ii) do artigo 40 do Protocolo de Ouro Preto para a vigncia de normas emanadas dos rgos do MERCOSUL ser realizado mediante a incorporao da normativa MERCOSUL pelos Estados Partes no pleno exerccio de suas capacidades, nos termos do inciso iii) do referido artigo.

11. Bagagem e Regime Aduaneiro de Bagagem no Mercosul O Regime Aduaneiro de Bagagem do Mercosul (Deciso do Conselho do Mercado Comum n 53/2008) ainda no est em vigor em nvel regional, tendo em vista que somente Brasil e Argentina o internalizaram. Aqui a incorporao se deu por meio do Decreto 6.870/2009. O que interessante nessa histria que o Brasil atropelou a regra do art. 40 do Protocolo de Ouro Preto e j est utilizando a norma regional. Se voc pegar a norma brasileira que define o controle aduaneiro sobre bagagem (IN RFB 1.059/2010), vai ver no seu prembulo que ela todo baseada no Regime Aduaneiro de Bagagem no Mercosul. A norma do Mercosul tem 16 artigos. J a IN possui 53. Os 16 artigos foram copiados para dentro dos 53. Portanto, precisamos estudar a norma regional e a norma interna? No, ao estudarmos a IN RFB 1.059/2010 j estaremos vendo as regras criadas no Mercosul, salvo por trs artigos. Vou logo comear por estes para depois cairmos dentro da IN, ok? Em primeiro lugar, o artigo 2 da norma do Mercosul cria categorias de viajantes. Eu at poderia copiar o artigo inteiro para c, que superdetalhado e tem mais de 20 linhas, mas vejamos s a estrutura geral: Art. 2o. Categorias de viajantes Para os efeitos da presente norma, ficam estabelecidas as seguintes categorias de viajantes, para a bagagem de importao: a) residentes em terceiros pases que ingressem no territrio aduaneiro: (...)
Prof. Rodrigo Luz www.pontodosconcursos.com.br
28

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ b) residentes nos Estados Partes, que retornem ao territrio aduaneiro, provenientes de terceiros pases, depois de permanecerem no exterior h: (...) c) residentes em um dos Estados Partes, que retornem a ele depois de permanecerem em outro Estado Parte: (...) d) residentes em um dos Estados Partes, que ingressem em outro, para nele fixar sua residncia permanente. Por que no precisamos dar muita ateno para ele? Porque as categorias de viajantes foram criadas para os efeitos da presente norma, mas tente encontrar em algum lugar da norma do Mercosul alguma referncia especfica para qualquer uma dessas categorias a. Eu j procurei e no encontrei nada. Que coisa ridcula: criar um conceito que no vai ser usado em lugar nenhum. Deve ter sido ideia do Paraguai. Saiba apenas que existem categorias de viajantes, mas sem que eles tenham regras prprias. Segundo artigo presente na norma Mercosul que difere da IN: Art. 9o. Limites de iseno para bagagem acompanhada 1. A bagagem acompanhada de todas as categorias de viajantes est isenta do pagamento de tributos relativamente a: a) roupas e objetos de uso pessoal; e b) livros, folhetos e peridicos. 2. Alm dos mencionados no inciso 1, o viajante que ingressar em um Estado Parte por via area ou martima gozar de iseno para outros bens, at o limite de US$ 300 (trezentos dlares estadunidenses ou o equivalente em outra moeda). 3. No caso de fronteira terrestre, os Estados Partes podero fixar um limite de iseno no inferior a US$ 150 (cento e cinqenta dlares estadunidenses ou o equivalente em outra moeda). 4. No obstante o estabelecido nos incisos 2 e 3, os Estados Partes que tenham limites mais elevados podero mant-los at que possam ser harmonizados. Quando olharmos a norma brasileira sobre bagagem, veremos que as quotas de iseno de imposto de importao no Brasil so de US$ 500,00 para as viagens por via area ou martima e de US$ 300,00 para as viagens fluviais, terrestres e lacustres. Isso no fere a norma Mercosul, pois o 4 permite o uso desses limites mais elevados. Terceiro artigo presente na norma Mercosul que difere da IN RFB:

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

29

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Art. 14. Bens adquiridos em lojas francas 1. Os viajantes gozaro de uma iseno adicional de no mnimo US$ 300 (trezentos dlares estadunidenses, ou o equivalente em outra moeda), em relao aos bens adquiridos nas lojas francas (free shops) de chegada existentes nos Estados Partes. Nas aquisies em loja franca de chegada no Brasil, o limite de iseno de US$ 500,00. Apesar de no coincidir com o valor acordado no Mercosul, a norma brasileira tambm no conflita com a regra regional, pois nesta o limite de no mnimo US$ 300,00.

IN RFB 1.059/2010 Veremos os principais artigos da norma brasileira, mas eu sugiro que voc baixe a norma da pgina da RFB:
www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2010/in10592010.htm

Art. 1 Os bens de viajante procedente do exterior, a ele destinado ou em trnsito de sada do Pas ou de chegada a este sero submetidos aos procedimentos de controle aduaneiro e ao tratamento tributrio estabelecidos nesta Instruo Normativa. 1o O disposto no caput aplica-se ainda aos bens importados ou exportados pelos integrantes de misses diplomticas, reparties consulares e representaes de organismos internacionais de carter permanente de que o Brasil seja membro, assim como aos bens de viajante transportados em veculo militar. 2o Aos bens de viajante que sai da Zona Franca de Manaus ou das reas de Livre Comrcio com destino a outro ponto do territrio nacional aplica-se o disposto em norma especfica, observado o disposto nos arts. 26 e 40. At os bens trazidos por misses diplomticas sofrem despacho de bagagem, mas, em regra, no sofrero verificao (art. 25, 2) Para as comprinhas feitas na Zona Franca de Manaus, h regras especficas. Art. 2 Para os efeitos desta Instruo Normativa, entende-se por: I - bens de viajante: os bens portados por viajante ou que, em razo da sua viagem, sejam para ele encaminhados ao Pas ou por ele remetidos ao exterior, ainda que em trnsito pelo territrio aduaneiro, por qualquer meio de transporte; II - bagagem: os bens novos ou usados que um viajante, em compatibilidade com as circunstncias de sua viagem, puder destinar para seu uso ou consumo

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

30

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ pessoal, bem como para presentear, sempre que, pela sua quantidade, natureza ou variedade, no permitirem presumir importao ou exportao com fins comerciais ou industriais; Nem todo bem de viajante considerado bagagem no conceito aduaneiro. Bens de viajante so tudo o que o sujeito trouxer, inclusive moto, avio e embarcao. Bagagem so apenas os bens de uso ou consumo pessoal E os bens para presentear, excluindo os bens com destinao comercial ou industrial. Professor, se eu trouxer 30 pares de tnis para presentear, o fiscal vai achar que eu estou trazendo para comrcio? Sim, e, como passou de 20, voc no ter muita chance para argumentar. Afinal, 20 o que pode ser considerado o nmero mgico, como veremos no artigo 33. Ah, ento, se eu trouxer s 20. A entra no juzo de valor. Vamos ver o artigo 33 frente. III - bagagem acompanhada: a que o viajante levar consigo e no mesmo meio de transporte em que viaje, exceto quando vier em condio de carga; Pense na bagagem acompanhada como aquela que vai sair no txi com voc quando voltar da Disney. Inclui tanto as bugigangas carregadas na mo quanto aquelas que voc vai pegar na esteira. IV - bagagem desacompanhada: a que chegar ao territrio aduaneiro ou dele sair, antes ou depois do viajante, ou que com ele chegue, mas em condio de carga; A bagagem desacompanhada voc no vai retirar na esteira do aeroporto. Quando algum vem em mudana para o Brasil, o normal que seja contratada uma empresa de mudana. Neste caso, vai ser celebrado um contrato de transporte, emitindo-se o conhecimento de carga. Quando a geladeira e o resto chegarem ao Brasil, eles vo para o depsito da Infraero. Nada impede que voc leve sua mudana para o check-in no aeroporto, mas duvido que sua famlia v te recepcionar na chegada. V - bagagem extraviada: a que for despachada como bagagem acompanhada pelo viajante e que chegar ao Pas sem seu respectivo titular, em virtude da ocorrncia de caso fortuito ou fora maior, ou por confuso, erros ou omisses alheios vontade do viajante; Infelizmente, voc sabe muito bem o que mala extraviada.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

31

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ VI - bens de uso ou consumo pessoal: os artigos de vesturio, higiene e demais bens de carter manifestamente pessoal, em natureza e quantidade compatveis com as circunstncias da viagem; Aqui comea a brincadeira: bagagem inclui os bens de uso ou consumo pessoal. Estes incluem os bens de carter manifestamente pessoal. E estes so o qu? Resposta no prximo item. VII - bens de carter manifestamente pessoal: aqueles que o viajante possa necessitar para uso prprio, considerando as circunstncias da viagem e a sua condio fsica, bem como os bens portteis destinados a atividades profissionais a serem executadas durante a viagem, excludos mquinas, aparelhos e outros objetos que requeiram alguma instalao para seu uso e mquinas filmadoras e computadores pessoais; e Ah! Veja que os bens de uso pessoal incluem tambm os bens de uso profissional, menos filmadoras, computadores e outras coisas que precisem de instalao para o uso, tipo um hometheater. So bens de uso profissional, por exemplo, o estetoscpio e o aparelho de medio de presso arterial. VIII - tripulante: a pessoa, civil ou militar, que esteja a servio do veculo durante o percurso da viagem. Eu no acredito que escreveram isso. Tinham que ter explicado tambm o que uma pessoa. 1o Os bens de carter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma mquina fotogrfica, um relgio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstncias da viagem. Por favor, no pergunta para mim no frum se voc pode comprar l fora uma mquina fotogrfica, um relgio e um telefone celular, usar uns minutinhos antes de pegar o avio e entrar como se fosse usado. Voc usou? ;) Esses bens a foram escritos na norma, pois o planto fiscal no aguentava mais responder a mesma coisa 200 vezes / dia. 2o Para os efeitos do disposto no 1, nas vias terrestre, fluvial e lacustre, incumbe ao viajante a comprovao da compatibilidade com as circunstncias da viagem, tendo em vista, entre outras variveis, o tempo de permanncia no exterior. Que discriminao! Se eu comprar no Paraguai, eu tenho que provar que eu precisava do relgio, do celular e da mquina. Eu no posso precisar s por uns minutinhos?

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

32

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ 3o No se enquadram no conceito de bagagem: I - veculos automotores em geral, motocicletas, motonetas, bicicletas com motor, motores para embarcao, motos aquticas e similares, casas rodantes (motor homes), aeronaves e embarcaes de todo tipo; e II - partes e peas dos bens relacionados no inciso I, exceto os bens unitrios, de valor inferior aos limites de iseno, relacionados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). Uma dica: quando voc trouxer um avio ou suas turbinas do exterior, no traga dentro da mala, pois ser tudo retido e mandado para o depsito da Infraero para armazenagem. As coisas a listadas podem at ter vindo contigo no avio ou no navio, mas no sairo contigo dentro do txi. Elas vo ser armazenadas para que voc faa uma Declarao de Importao. Afinal, foram expressamente excludas do conceito de bagagem.

QUESTO 15 (TTN/1997-rea Aduana) Considera-se bagagem, para efeitos fiscais: a) o conjunto de todos os bens trazidos do exterior pelo viajante, excetuados os objetos de uso pessoal. b) exclusivamente os bens que o passageiro traga acompanhados no mesmo veculo que o transportou. c) exclusivamente os bens declarados pelo viajante Alfndega por ocasio de seu desembarque. d) os objetos novos ou usados que um viajante, em compatibilidade com as circunstncias de sua viagem, puder destinar para seu uso ou consumo pessoal, bem como para presentear, sempre que pela sua quantidade, natureza ou variedade, no permitirem presumir importao ou exportao com fins comerciais ou industriais. e) o conjunto dos bens declarados ou no pelo viajante excludos apenas aqueles de valor superior a 500 (quinhentos) dlares dos Estados Unidos da Amrica. Comentrios Questo copiada da legislao. A letra d literal.

11.1. Do Despacho Aduaneiro de Bagagem A IN RFB 1.059/2010 divide este tema em 4 (quatro) casos:

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

33

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ a) Bagagem Acompanhada na Importao b) Bagagem Desacompanhada na Importao c) Bagagem Acompanhada na Exportao d) Bagagem Desacompanhada na Exportao a) Bagagem Acompanhada na Importao Para a bagagem acompanhada, o viajante tem que preencher uma Declarao de Bagagem Acompanhada (DBA). Na verdade, ele s precisa preencher uma se estiver obrigado a dirigir-se ao canal bens a declarar (tal dispensa surgiu apenas em dezembro de 2011, com a IN RFB 1.217, que incluiu o artigo 3-A na IN 1.059/2010). Mas, professor, o senhor ainda nem falou desse canal. verdade... Quando o sujeito chega todo carregado de coisas do exterior, ele vai fazer as comprinhas bsicas no free shop. Depois disso, ele tem que procurar as tabuletinhas indicando os dois canais: Bens a declarar e Nada a declarar. Se ele no se enquadrar em nenhuma das situaes de obrigatoriedade indicadas no artigo 6 da IN RFB, ele vai para o canal Nada a declarar. Alis, s vezes ele tem interesse em entrar no canal de Bens a declarar, pois quer regularizar a entrada de algum bem no pas. Por exemplo, o sujeito comprou um nico bem no exterior: um iPad de US$ 500,00. Se ele no apresentar o bem RFB na chegada e se ele quiser viajar no ms que vem com o iPad, ele talvez v ter problema se quiser comprar um novo iPad para a sogra dele. Ao chegar da segunda viagem, o AFRFB vai perguntar: Hum, dois iPads, n? No, senhor fiscal, esse aqui eu j tinha comprado antes. O segundo eu estou comprando para a minha sogra. Meu caro, na primeira parte da sua fala eu achei que voc estava me enrolando; com a segunda, eu tive certeza disso. 50% de US$ 500,00... Meus alunos mais vividos talvez tenham pego aquela fase em que, antes de voc viajar para o exterior, tinha que ir RFB com os produtos estrangeiros em mos para fazer um registro da sada. Na volta, era s apresentar para a aduana e estava tudo resolvido. Hoje, no existe mais esse registro prvio. Se voc quiser comprovar que j possua o bem antes de viajar, tem que apresentar a comprovao da nacionalizao, nos termos do artigo 30: Art. 30. No haver incidncia de tributos no retorno ao Pas de bens nacionais ou nacionalizados de viajantes residentes no Brasil. 1o O disposto no caput se aplica inclusive a animais de vida domstica.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

34

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ 2o No caso de bens de origem estrangeira, a autoridade aduaneira poder solicitar a comprovao da nacionalizao, para aplicao da no-incidncia. Como se d a comprovao? Ou com a Nota Fiscal ou com a DBA que voc apresentou RFB na sua viagem anterior e que foi carimbada pela aduana. Quais so mesmo os casos de obrigatoriedade para entrar no canal Bens a Declarar? Canal Bens a Declarar Art. 6 Ao ingressar no Pas, o viajante procedente do exterior dever dirigir-se ao canal "bens a declarar" quando trouxer: I - animais, vegetais ou suas partes, sementes, produtos de origem animal ou vegetal, produtos veterinrios ou agrotxicos; II - produtos mdicos, produtos para diagnstico in vitro, produtos para limpeza ou materiais biolgicos; III - medicamentos, exceto os de uso pessoal, ou alimentos de qualquer tipo; IV - armas e munies; V - bens aos quais ser dada destinao comercial ou industrial, ou outros bens que no sejam passveis de enquadramento como bagagem, nos termos do art. 2; VI - bens que devam ser submetidos a armazenamento para posterior despacho no regime comum de importao, na hiptese referida no inciso II do 1o do art. 4o; VII - bens sujeitos ao regime aduaneiro especial de admisso temporria, nos termos do art. 5, quando sua discriminao na DBA for obrigatria; VIII - bens cujo valor global ultrapasse o limite de iseno para a via de transporte, de acordo com o disposto no art. 33; IX - bens que excederem limite quantitativo para fruio da iseno, de acordo com o disposto no art. 33; ou X - valores em espcie em montante superior a R$ 10.000,00 (dez mil reais) ou seu equivalente em outra moeda. 1o O viajante poder ainda dirigir-se ao canal "bens a declarar", caso deseje obter documentao comprobatria da regular entrada dos bens no Pas. 2o Nos locais onde inexistir o canal "bens a declarar" ou no caso de extravio de sua bagagem, o viajante dever dirigir-se diretamente fiscalizao aduaneira.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

35

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Veja que alguns incisos dizem respeito a controles no propriamente da aduana. Os quatro primeiros incisos existem para que a Anvisa, o Ministrio da Agricultura e o Comando do Exrcito cumpram suas funes. O inciso V bvio: j tnhamos visto que, se voc trouxer uma turbina dentro da mala, ela ser retida, pois no se enquadra no conceito de bagagem. Neste caso, vai ter que ser feita uma Declarao de Importao DI (ou Declarao Simplificada de Importao DSI), aplicando-se o regime de importao comum. J se a turbina for trazida por um turista estrangeiro, ele pode solicitar o regime de admisso temporria com o registro de uma DI (ou DSI). (IN, art. 7) Pela leitura e interpretao do inciso VI, vemos que voc at pode trazer coisas para algum que no viajou, mas tais coisas no recebero o tratamento de bagagem. Elas sero retidas para que o destinatrio promova o despacho sob o regime comum de importao. O inciso VII trata dos bens trazidos pelo turista estrangeiro. Se fosse brasileiro e o valor dos bens passasse do limite de iseno, ele seria tributado. Mas, sendo estrangeiro, seus bens recebero o regime de admisso temporria, com suspenso no pagamento dos tributos. Mas a norma, muito sabiamente, disps que s precisam ser listados os bens de valor global acima de US$ 3.000,00 (trs mil dlares). Dispensa-se a declarao das meias, cuecas, ... Mas olha a discriminao: se o turista estiver vindo do Paraguai ou por outra fronteira terrestre, fluvial ou lacustre, ele vai ter que informar as meias, cuecas e todo o resto (art. 5, 2o e 3 da IN). O inciso VIII o nico que trata do Regime de Tributao Especial, que vamos aprofundar frente: cobram-se 50% de imposto de importao sobre o que passar da quota de iseno. O inciso IX trata de bens que passaram do limite quantitativo. H alguns bens listados no artigo 33 que devem respeitar limites (por exemplo, cigarros, 10 maos, e bebidas alcolicas, 12 litros). Se trouxer mais do que o limite quantitativo, submete-se ao regime comum de importao. (art. 44, II) O inciso X trata do caso de o viajante estar portando mais de R$ 10.000,00 em espcie. Se ele no fizer a Declarao de Porte de Valores (eDPV), ele perde o excesso, como voc vai estudar na prxima aula (Perdimento de Moeda). T bom, professor, e se o sujeito no entrar no canal Bens a Declarar? Bem, se ele tivesse que entrar por ter excedido a quota de iseno, ele ter que pagar multa de valor igual ao do imposto. Vai pagar o dobro do que pagaria. 3o A opo do viajante pelo canal "nada a declarar", caso se enquadre na hiptese referida no inciso VIII do caput, configura declarao falsa, punida com multa correspondente a cinquenta por cento do valor excedente ao limite de iseno para a via de transporte utilizada, sem prejuzo do pagamento do imposto

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

36

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ devido, em conformidade com o disposto no art. 57 da Lei n 9.532, de 10 de dezembro de 1997. Mas se o sujeito no concordar com isso ou com o valor do imposto? A, ele s leva suas malas se prestar garantia. 6 Caso o interessado no concorde com a exigncia fiscal, na hiptese referida no 5, os bens podero ser entregues aps a instaurao da fase contenciosa, mediante depsito em moeda corrente, fiana idnea ou seguro aduaneiro, no valor da exigncia. b) Bagagem Desacompanhada na Importao No seu primeiro ms de frias como AFRFB (ou ATRFB), voc vai para o Canad. O maior frio. Depois vai emendar para o Caribe. O que voc vai fazer com os esquis e casacos? Isso. Como voc no louco(a), vai despachar tudo para o Brasil antes de ir para as praias paradisacas. Chegando aqui, como ser feito o despacho aduaneiro? No vai ser feito. Como no? Vou perder tudo? Claro que no, meu caro, mas a bagagem vai esperar por voc. o que diz o artigo 9, 2. 2 A bagagem desacompanhada somente ser desembaraada aps a comprovao da chegada do viajante ao Pas. Ufa! Ela pode me esperar para sempre? Voc est pensando em morrer? Ela te espera por at 3 meses. Se passar disso, ela no ser tratada como bagagem e ter que ser submetida ao regime comum de importao. o que diz o artigo 8, caput c/c o pargrafo nico. Art. 8 A bagagem desacompanhada, na importao, dever: I - chegar ao territrio aduaneiro, na condio de carga, dentro dos 3 (trs) meses anteriores ou at os 6 (seis) meses posteriores chegada do viajante; e II - provir do local ou de um dos locais de estada ou de procedncia do viajante. Pargrafo nico. Aplica-se o disposto no art. 7 aos bens enviados ao Pas como bagagem desacompanhada, se descumprido algum dos requisitos estabelecidos no caput, observado o disposto no art. 44. Chegada do viajante |----------------|----------------------------------------------| Chegada da mala Chegada da mala at 3 meses antes at 6 meses depois

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

37

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Claro que sua bagagem tem que vir de um pas onde voc esteve ou est, conforme o inciso II acima. No fosse assim, o sujeito dava um pulinho ali no Paraguai e mandava vir uma ou duas malas l de Miami. Se for descumprida uma das duas condies do artigo 8, os bens sofrero o regime de importao comum, com o pagamento de todos os tributos pelo registro de uma Declarao de Importao (DI) ou de uma Declarao Simplificada de Importao (DSI), conforme o caso. No caso de turista estrangeiro, ser feita uma DI (ou DSI) para o regime de admisso temporria. E este o mesmo regime que ser dado se for cumprido o prazo. U, ento no h diferena, professor? Bem, em matria de tributos no, mas em matria de despacho aduaneiro sim, pois o registro de uma declarao no Siscomex provavelmente gerar perda de tempo e de dinheiro para o viajante (armazenagem, despachante, documentos, ...). Antes de passar para o prximo tpico, importante verificar que, se o prazo para a chegada da bagagem desacompanhada tiver sido estourado por um fator alheio vontade do viajante, caber a iseno. (art. 44, 4o) c) Bagagem Acompanhada na Exportao Se voc sai com bens que se enquadram no conceito de bagagem (sem limite de valor) e mais alguns bens que no se enquadram no conceito de bagagem (com limite de US$ 2.000,00) voc no precisa fazer uma Declarao de Exportao (DE) nem Declarao Simplificada de exportao (DSE). s apresentar a Nota Fiscal de aquisio e obter inclusive iseno de tributos. Art. 11. O despacho aduaneiro de exportao de bagagem acompanhada e de outros bens adquiridos no Brasil, at o limite de US$ 2,000,00 (dois mil dlares dos Estados Unidos da Amrica), levados pessoalmente pelo viajante para o exterior, sempre que se tratarem de bens de livre exportao, ser efetuado com base na nota fiscal de aquisio. 1 O despacho aduaneiro de exportao de bens levados por viajante que no sejam passveis de enquadramento como bagagem e superem o valor a que se refere o caput ser efetuado com observncia da legislao referente exportao comum ou, no caso de viajante residente no Pas, exportao temporria. 2 O despacho a que se refere o 1 ser iniciado com o registro de declarao de exportao (DE) ou de declarao simplificada de exportao (DSE), conforme o caso, nos termos da legislao especfica. Art. 45. Os bens integrantes de bagagem de viajante que se destine ao exterior esto isentos de tributos.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

38

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Art. 46. Ser dado o tratamento de bagagem a outros bens adquiridos no Pas, levados pessoalmente pelo viajante para o exterior, at o limite de US$ 2,000.00 (dois mil dlares dos Estados Unidos da Amrica) ou o equivalente em outra moeda, observado o disposto no art. 11. No entanto, se voc quer levar uma caixa com o motor de US$ 5.000,00 do seu iate (ou do seu barquinho), ento isso a vai ser retido para que voc providencie uma DE (ou DSE), sujeitando-se ao regime comum de exportao. (arts. 11, 1, e 47) Art. 47. Aplica-se o regime comum de exportao aos bens levados por viajante que no sejam passveis de enquadramento como bagagem, conforme disposto no pargrafo nico do art. 2o e no art. 3o. d) Bagagem Desacompanhada na Exportao Voc foi para o Caribe e comeou a nevar l. Me, manda meus casacos por favor. Aqui no existe nenhum para vender. T, filha, mas como que fao? Sei l, brrrrrr, contrata um despachante rpido. O despachante pode providenciar a remessa pelos correios ou por uma empresa de carga. Em ambos os casos, o tratamento dado ser o de bagagem se no tiverem se passado mais de 6 meses da sada do viajante. Art.12. (...) Pargrafo nico. Dar-se- o tratamento de bagagem desacompanhada aos bens de viajante destinados ao exterior sob conhecimento de carga ou remessa postal at seis meses aps a sada do viajante.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

39

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ 11.2. Disposies Gerais Da Conferncia Aduaneira da Bagagem Conforme dispe o art. 13 da IN, a conferncia de bagagem pode se dar por aparelhos de imagens, tipo raio-x, e pode abranger todos os volumes ou parte deles. Na recusa em se abrir o veculo ou os volumes transportados, a aduana pode requerer fora policial e proceder abertura compulsria, alm da imposio de penalidades. Se houver indcio de que o sujeito est escondendo bens na cueca, o sujeito tem que se colocar em posio (no sentido figurado) que permita a verificao. Sem colaborao do viajante, a revista poder ser compulsria, com a fora policial (sempre h policiais e fiscais de ambos os sexos). Comprovada a ocultao, perde tudo (a cueca no). Tudo isso a est no artigo 15 da IN. Das Proibies e Restries Se o sujeito trouxer armas ou bens sujeitos a medidas antidumping (isso matria de comrcio internacional), eles no recebero o tratamento de bagagem. vedada a utilizao do regime de bagagem para bens que tenham restries de carter no-econmico. Os bens so retidos e submetidos ao regime comum de importao. Art. 19. As mercadorias que estejam sujeitas a proibies e restries de carter no-econmico no podero ser importadas mediante a utilizao dos procedimentos aduaneiros e tributrios prprios para as bagagens. Art. 44. Aplica-se o regime comum de importao aos bens trazidos por viajante: I - que no sejam passveis de enquadramento como bagagem, conforme disposto no inciso II do caput e no 3o do art. 2o, e no art. 19; Porte de Valores Se voc quiser entrar ou sair com R$ 1 milho nas malas, pode? Depois que voc arrumar o dinheiro, pode, mas com uma condio. Preencha a e-DPV (Declarao Eletrnica de Porte de Valores). s entrar no site da Receita e preencher meia dzia de campos. Imprime e assina. Se fizer isso, t tudo liberado (ou quase isso). Se for uma sada, tem ainda que apresentar prova de que ele lcito.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

40

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ E se no entregar a e-DPV? A, perde o excesso. Tudo isso est l nos arts. 20 a 24 da IN. Bagagem extraviada Voc j teve mala extraviada? Se j chato quando a viagem domstica, imagine em viagem internacional. Ai, meu Deus, e a quota, como que eu vou fazer? Calma, o pargrafo nico do artigo 27 dispe que o sujeito tem que se apresentar aduana para que esta anote no registro de ocorrncia, emitido pela companhia transportadora, o quanto da quota o sujeito utilizou com os bens que vieram na mochilinha do nenm. A, quando as 15 malas chegarem, o sujeito poder usar o resto da quota, caso ainda haja algum. Ih, h outro problema. Quando a mala chegar, ela no poder ser chamada de bagagem acompanhada, n? mesmo. Ah, mas a RFB deu uma colher de ch: no precisa fazer nova declarao no. Usa aquela Declarao de Bagagem Acompanhada (DBA) preenchida na entrada. 11.3. Tratamento Tributrio da Bagagem na Importao No-incidncia: os bens que sarem do Brasil para passear vo voltar sem incidncia de imposto. J tnhamos visto o artigo 30 da IN. Suspenso: os bens que vierem com o turista estrangeiro entraro com suspenso. Tem que voltar com eles para o exterior, seno o termo de responsabilidade vai para execuo. No faz pergunta difcil no frum no, t? rs Iseno As regras de iseno so vrias e divididas entre: - relativas bagagem acompanhada - relativas bagagem desacompanhada Antes de olharmos as condies de iseno, importantssimo ver que as isenes so individuais e intransferveis. Se voc e seu cnjuge comprarem um nico bem de US$ 900,00, no d para somar as duas quotas de US$ 500,00 para liberar o bem sem imposto. Um dos dois no vai usar a quota e o outro vai pagar US$ 200,00 de imposto de importao (=50% x US$ 400,00). Iseno na Bagagem Acompanhada Art. 33. O viajante procedente do exterior poder trazer em sua bagagem acompanhada, com a iseno dos tributos a que se refere o caput do art. 32: I - livros, folhetos, peridicos;

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

41

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ T, eu sei que isso a imunidade, mas reclama com o Secretrio da Receita. II - bens de uso ou consumo pessoal; e Olha que coisa interessante: no h limite de valor aqui! Professor, posso trazer R$ 10.000,00 de roupas novas do exterior? Considerando o conceito de bens de uso ou consumo pessoal (art. 2), se suas roupas forem compatveis com a durao e finalidade da viagem, ento pode. Minha esposa nunca vai saber disso. Para ela, eu digo que a quota de iseno US$ 100,00. III - outros bens, observado o disposto nos 1 a 5 deste artigo, e os limites de valor global de: a) US$ 500.00 (quinhentos dlares dos Estados Unidos da Amrica) ou o equivalente em outra moeda, quando o viajante ingressar no Pas por via area ou martima; e b) US$ 300.00 (trezentos dlares dos Estados Unidos da Amrica) ou o equivalente em outra moeda, quando o viajante ingressar no Pas por via terrestre, fluvial ou lacustre. Aqui h limite. Estes outros bens so aqueles que no se encaixam no conceito de bens de uso ou consumo pessoal. 1o Os bens a que se refere o inciso III do caput, para fruio da iseno, submetem-se ainda aos seguintes limites quantitativos: I - bebidas alcolicas: 12 (doze) litros, no total; II - cigarros: 10 (dez) maos, no total, contendo, cada um, 20 (vinte) unidades; III - charutos ou cigarrilhas: 25 (vinte e cinco) unidades, no total; IV - fumo: 250 gramas, no total; V - bens no relacionados nos incisos I a IV, de valor unitrio inferior a US$ 10.00 (dez dlares dos Estados Unidos da Amrica): 20 (vinte) unidades, no total, desde que no haja mais do que 10 (dez) unidades idnticas; e VI - bens no relacionados nos incisos I a V: 20 (vinte) unidades, no total, desde que no haja mais do que 3 (trs) unidades idnticas. L no artigo 2 vimos o conceito de bagagem. Ele dispe que os bens com destinao comercial ou industrial no se encaixam no conceito de bagagem.
Prof. Rodrigo Luz www.pontodosconcursos.com.br
42

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Mas o problema saber quando uma quantidade pode configurar comrcio. Se no sabemos exatamente a quantidade, pelo menos sabemos que mais de 20 unidades de um mesmo produto no vo poder entrar como bagagem. E, com base na inteligncia desse artigo, inferimos que 20 o nmero mgico. Alm disso, se houver bens idnticos, no podem entrar como bagagem mais de 3 (se acima de US$ 10,00 cada) ou 10 (se abaixo de US$ 10,00 cada). A IN impe que o direito quota de US$ 500,00 (ou US$ 300,00) s pode ser usufruda uma vez a cada 30 dias. Mas, professor, se eu viajar e no trouxer nada na primeira viagem, eu fico com o direito de iseno, caso eu queira fazer uma nova viagem antes dos 30 dias, n? No. Mas eu no usei nada. Sinto muito. Mas... Vai brigar com o artigo 33, 6 da IN. Art. 33. (...) 5o O direito iseno a que se refere o inciso III do caput somente poder ser exercido uma vez a cada intervalo de 1 (um) ms. 6o O controle da fruio do direito a que se refere o 5o independe da existncia de tributos a recolher em relao aos bens do viajante.

Iseno na Bagagem Desacompanhada Em relao bagagem desacompanhada, o viajante s tem direito a sapato e roupa velhos e a escova de dentes usada e nada de US$ 500,00 nem US$ 300,00 nem US$ 1,00. Art. 34. A bagagem desacompanhada, observado o disposto no caput do art. 8, isenta de tributos relativamente a roupas e bens de uso pessoal, usados, livros, folhetos e peridicos. Guarde isso! No h quota de iseno em bagagem desacompanhada. Se no fosse assim, o sujeito traria US$ 500,00 na bagagem acompanhada e mais US$ 500,00 na desacompanhada. Seriam US$ 1.000,00 no total!

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

43

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Alguns Casos Especiais 1) Pessoas se mudando para o Brasil podem trazer com iseno todos os bens, novos ou usados, exceto automveis. Isso vale para estrangeiro que vem fixar residncia e tambm para o brasileiro que tiver morado fora por mais de um (1) ano e volta para morar no Brasil. (art. 35) 2) Os bens importados por integrantes de misses diplomticas, reparties consulares e representaes de organismos internacionais podem trazer sua bagagem e seus automveis com iseno. (art. 36) 3) Os brasileiros que tiverem exercido funo oficial no exterior podem trazer seus automveis com iseno, desde que o pas estrangeiro proba a venda do automvel em condies de livre concorrncia. (art. 38) Eu no entendo por que esta norma tem que aparecer dentro da norma sobre bagagem. Isso no bagagem. 4) Os tripulantes no tm direito iseno dos US$ 500,00 (ou US$ 300,00). Mas a legislao no foi muito ruim com eles. Afinal, no foi imposta a limitao de s trazer bens usados. Art. 39. A bagagem dos tripulantes, de que trata o inciso VIII do caput do art. 2o, est isenta de tributos somente quanto a bens de uso e consumo pessoal, livros, folhetos e peridicos, no se beneficiando o tripulante dos limites de iseno previstos no art. 33.

4.8. Regime de Tributao Especial Na aula passada, vimos que o regime de tributao especial pode ser usado na loja franca. O que passar de US$ 500,00 ser tributado em 50%. A mesmssima coisa vale para a bagagem. Art. 41. O regime de tributao especial o que permite o despacho de bens integrantes de bagagem mediante a exigncia to-somente do imposto de importao, calculado pela aplicao da alquota de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor tributvel dos bens. 1o O valor tributvel a que se refere o caput corresponde ao valor: I - global que exceder o limite de iseno previsto para: a) a via de transporte, expresso no inciso III do caput do art. 33; e b) aquisio de bens em loja franca de chegada no Pas; ou

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

44

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

II - dos bens a que se refere o inciso III do caput do art. 33, integrantes de bagagem: a) desacompanhada, atendidos os requisitos de que trata o caput do art. 8; b) acompanhada de viajante que j tiver usufrudo a iseno de tributos dentro do perodo a que se refere o 5 do art. 33; c) de tripulante; e d) de viajante, civil ou militar, embarcado em veculo militar procedente do exterior. Veja a: os casos do inciso II so de pessoas que no tm direito iseno. Como a bagagem desacompanhada no tem direito a US$ 500,00, o valor tributvel a totalidade do valor da bagagem. Da mesma forma, o valor tributvel ser a totalidade dos bens, caso o viajante tenha feito outra viagem em menos de 30 dias. Idem para o tripulante e para o viajante de veculo militar (aqui uma pequena falha da IN, pois tal viajante tem direito iseno uma vez por ano artigo 40, 1) 2o Os bens tributados pelo regime de que trata o caput so isentos do IPI, do PIS/Pasep-Importao e da Cofins-Importao. Na bagagem, o nico tributo cobrado o imposto de importao. Art. 42. Para fins de determinao do valor dos bens de viajante considerar-se- o valor de sua aquisio vista da fatura comercial ou documento de efeito equivalente. Pargrafo nico. Na falta do valor de aquisio dos bens a que se refere o caput, pela no apresentao ou inexatido da fatura comercial ou documento de efeito equivalente, a autoridade aduaneira estabelecer o valor dos bens, utilizando-se de catlogos, listas de preos ou outros indicadores de valor. Na bagagem, a base de clculo no o valor aduaneiro, mas o valor daquela notinha todo amassada que estava dentro do bolso do viajante. Aquela que normalmente a RFB no aceita, pois flagrantemente falsa, aplicando-se o pargrafo nico acima.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

45

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Art. 43. O pagamento do imposto devido e, quando for o caso, das penalidades pecunirias e acrscimos legais, preceder o desembarao aduaneiro de bens de viajante. Pargrafo nico. Quando o viajante no concordar com a exigncia fiscal, os seus bens podero ser desembaraados mediante depsito em moeda corrente, fiana idnea ou seguro aduaneiro, no valor do montante exigido. Se no pagar o imposto, seus bens ficam retidos, a no ser que apresente uma garantia. Se quiser ir para casa pensar, pode ir, mas cuidado: depois de 45 dias, seus bens so considerados abandonados e vo para o processo de perdimento, a ser visto na prxima aula. Regime de Importao Comum Para aqueles bens que no se enquadram no conceito de bagagem no se d iseno nem se permite o regime de tributao especial. Nesses casos, o viajante tem que registrar uma Declarao de Importao - DI) (ou Declarao Simplificada de Importao DSI) e pagar todos os tributos. O mesmo ocorre no caso de bens que excedam aqueles limites quantitativos indicados no artigo 33 (bebidas, cigarros, ...) e tambm no caso de bens que vieram como bagagem desacompanhada, mas descumpriram o prazo ou vieram de pas diferente de procedncia e de estada do viajante. Art. 44. Aplica-se o regime comum de importao aos bens trazidos por viajante: I - que no sejam passveis de enquadramento como bagagem, conforme disposto no inciso II do caput e no 3o do art. 2o, e no art. 19; II - que excedam os limites quantitativos de que tratam os 1 o a 4o do art. 33; ou III - integrantes de bagagem desacompanhada, quando no atendidas as condies estabelecidas no caput do art. 8o. QUESTES 16 (TRF/2003) Verifique a correo dos itens abaixo em relao bagagem. Atribua a letra S para as opes que se apliquem tributao de bens conceituados como bagagem e N para as opes que no se apliquem a essa tributao. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. (adaptada) v) Imposto de importao calculado alquota de 50%, pelo Regime de Tributao Especial.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

46

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ x) Imposto de importao calculado alquota de 60%, pelo Regime de Tributao Simplificada. y) Limite de iseno de US$ 300.00 ou de US$ 500.00. z) Iseno para bens de at US$ 50.00, enviados, como presente, por pessoas fsicas para pessoas fsicas. a) VS XN YS ZN. b) VS XS YS ZN. c) VN XN YN ZS. d) VS XN YN ZN. e) VN XS YN ZN. Comentrios Em relao bagagem, aplica-se o regime de tributao especial, com alquota de 50% sobre o que exceder o limite de iseno (US$ 300,00 para via fluvial, terrestre ou lacustre; 500,00, via area ou martima). Em relao s remessas postais internacionais, aplica-se o regime de tributao simplificada, havendo iseno de US$ 50,00 para os bens enviados de pessoa fsica para pessoa fsica. Gabarito: letra A.

17 (INDITA) Assinale a alternativa incorreta: a) Bagagem inclui bens de carter manifestamente pessoal. b) Podem ser trazidos com iseno um telefone celular, um relgio de pulso e uma mquina fotogrfica, desde que usados. c) Podem ser trazidos como bagagem bens adquiridos por terceiros. d) Bagagem desacompanhada aquela que no vem no mesmo veculo que traz o viajante. e) Bagagem desacompanhada no tem direito iseno de US$ 500,00 ou US$ 300,00 para bens que no sejam roupas e bens de uso pessoal, usados, nem livros, folhetos e peridicos. Comentrios Letra A: correta. Os bens de carter manifestamente pessoal entram no conceito de bagagem. Letra B: correta. Art. 2o, 1o. Letra C: correta. Vimos que um viajante pode trazer bens para terceiros, conforme art. 4o, 1o.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

47

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Letra D: incorreta. A bagagem desacompanhada pode vir no mesmo veculo, apesar de ser amparada em conhecimento de carga. Letra E: correta, conforme art. 34. A bagagem desacompanhada s tem iseno para roupas e bens de uso pessoal, usados, e livros, folhetos e peridicos. 18 (INDITA) Assinale a alternativa incorreta: a) bicicleta com motor no entra no conceito aduaneiro de bagagem. b) a Declarao de Bagagem Acompanhada (DBA) no precisa ser apresentada por quem est dispensado de entrar no canal Bens a Declarar. c) a DBA pode servir como base para o regime de admisso temporria. d) a DBA pode servir para o despacho das malas extraviadas. e) a DBA utilizada para o despacho da bagagem acompanhada tanto na entrada no pas quanto na sada. Comentrios Letra A: correta. Vimos o artigo 2o, 3o. Letra B: correta. Vimos que esta dispensa surgiu em dezembro de 2011 com a IN RFB 1.217. Letra C: correta. Tanto o viajante brasileiro quanto o estrangeiro entregam a DBA. No caso do brasileiro, seus bens so nacionalizados. Quantos aos estrangeiros, seus bens so admitidos temporariamente. Letra D: correta. Vimos o art. 28. Letra E: incorreta. A DBA s exigida na entrada do viajante.

19 (INDITA) Assinale a alternativa incorreta: a) o turista estrangeiro que chega de avio do exterior s precisa declarar na DBA bens que excedam o valor global de US$ 3.000,00. b) o turista estrangeiro que entra no Brasil por via terrestre s precisa declarar na DBA bens que excedam o valor global de US$ 500,00. c) o viajante nacional pode apresentar DBA ainda que seus bens valham no total US$ 200,00. d) o viajante nacional pode entrar no pas ou dele sair com mais de US$ 100.000,00 em espcie. e) o viajante nacional no usufrui a iseno de US$ 500,00, caso tenha feito outra viagem internacional h menos de 1 (um) ms. Comentrios Letra A: correta. Art. 5o, 2o.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

48

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Letra B: incorreta. Pelo art. 5o, 3o, o turista estrangeiro tem que especificar todos os bens, independentemente de valor. Letra C: correta, pois pode querer um registro de que aquele bem entrou no Brasil naquela data. Art. 6o, 1o. Letra D: correta, tendo que preencher a e-DPV. Art. 20. Letra E: correta. Art. 33, 5o e 6o. 20 (INDITA) Assinale a alternativa incorreta: a) caso o viajante entre no canal Bens a Declarar possuindo bens com valor excedente quota de iseno, caber lanamento do imposto de importao no montante de 50% do excesso, alm da multa de valor idntico ao do imposto. b) a bagagem desacompanhada tem que entrar no pas dentro dos 3 meses anteriores ou at os 6 meses posteriores entrada do viajante. c) a bagagem desacompanhada tem que provir do pas de procedncia do viajante. d) a bagagem desacompanhada somente ser desembaraada aps a chegada do viajante. e) os bens que no se enquadrem no conceito de bagagem sero despachados com Declarao de Importao ou Declarao Simplificada de Importao. Comentrios Letra A: correta. Art. 6o, 3o. Letra B: correta. Art. 8o, I. Letra C: incorreta. Pode provir tambm de um pas por onde o turista tenha estado (pas de estada). Art. 8o, II. Letra D: correta. Art. 9o, 2o. Letra E: correta. Art. 7o. 21 (INDITA) Assinale a alternativa correta: a) Possuem iseno de imposto de importao, sem limite de valor, os bens de uso ou consumo pessoal. b) H produtos que se sujeitam a limites quantitativos. Caso o limite seja inobservado, os bens sofrem a pena de perdimento. c) A quota de iseno da bagagem desacompanhada US$ 500,00. d) Os bens submetidos ao regime de tributao especial possuem alquota 0% de IPI. e) Os bens nacionalizados retornando do exterior ganham iseno do imposto de importao. Comentrios Letra A: correta. Art. 33, II.
Prof. Rodrigo Luz www.pontodosconcursos.com.br
49

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Letra B: incorreta. Se o limite for inobservado, os bens sofrem o regime de importao comum. Art. 44, II. Letra C: incorreta. No h valor de iseno na bagagem desacompanhada. Art. 34. Letra D: incorreta. Possuem iseno de IPI. Letra E: incorreta. A situao de no incidncia. Art. 30.

4.9. Regime de Tributao Unificada Na regio da fronteira Brasil-Paraguai (Foz do Iguau-Ciudad Del Este), o descaminho e o contrabando so frequentes. Sabe-se que muitas pessoas compram bens no Paraguai para revenda no Brasil (os chamados sacoleiros). O problema que, nessa condio, tais bens no se enquadram no conceito de bagagem e deveriam, portanto, receber o tratamento aduaneiro dado s importaes em geral, inclusive no que se refere ao registro da Declarao de Importao. Porm, conscientes de que as fronteiras brasileiras tm um controle estatal aqum do ideal, muitos dos sacoleiros no se submetem fiscalizao, seja passando por estradas vicinais, por rios ou at mesmo pelas estradas principais, com ocultao dos bens em automveis e nibus. Para diminuir o descaminho, o governo brasileiro criou, pela Lei n 11.898/2009, o Regime de Tributao Unificada (RTU), que simplifica as importaes de bens procedentes do Paraguai por parte de microempresas previamente habilitadas e optantes pelo Simples Nacional (Lei Complementar 123/2006). A adeso ao regime opcional, mas o chamariz a simplificao do despacho aduaneiro e da sistemtica de pagamento dos tributos. O RTU permite aos habilitados a importao dos bens listados no Decreto no 6.956/2009, pagando alquota nica federal de 25% sobre o valor das aquisies (no sobre o valor aduaneiro). O ICMS cobrado parte. O Decreto definiu ainda uma lista de bens que no se enquadram no regime: Art. 2. (...) Pargrafo nico. vedada a importao ao amparo do RTU de quaisquer mercadorias que no sejam destinadas ao consumidor final, bem como de armas e munies, fogos de artifcios, explosivos, bebidas, inclusive alcolicas, cigarros, veculos automotores em geral e embarcaes de todo tipo, inclusive suas partes e peas, medicamentos, pneus, bens usados e bens com importao suspensa ou proibida no Brasil.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

50

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ S podem ser importados bens que se destinem a revenda ao consumidor final. O limite anual de importaes foi definido em R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais). Os tributos so pagos no registro da DI, sendo que o importador no faz jus a benefcios de iseno ou de reduo do II, IPI, PIS/PASEPImportao e COFINS-Importao. Significa que, se o governo conceder iseno de IPI na importao de determinado bem, isto no afetar em nada a alquota de 25% devida pelo importador. uma alquota fechada, que no leva em conta os tributos separadamente. Estimulando os sacoleiros a se formalizarem, instituindo microempresas, e trazendo grande parte deles para a legalidade, o governo pode concentrar seus esforos em cima dos bandidos no domesticados. O RTU regulamentado pela IN RFB no 1.245/2012.

QUESTES 22 (INDITA) Assinale a alternativa correta. a) S entram no Regime de Tributao Unificada (RTU) bens originrios do Paraguai. b) O RTU permite a importao de bens do Paraguai por via area. c) H uma lista positiva de bens permitidos para importao pelo RTU. d) A importao de insumos para indstrias permitida no RTU. e) O limite anual de importaes foi fixado em R$ 100.000,00. Comentrios Letra A: errada. Vale para mercadorias que procedem do Paraguai, no necessariamente produzidos (originrios) no Paraguai. Letra B: errada. S vale por via terrestre. Letra C: correta. A lista est no Decreto 6.956/2009. Letra D: errada. S podem ser importados bens para venda a consumidor final. Letra E: errada. O limite anual de R$ 110.000,00. 23 (INDITA) Assinale a alternativa incorreta acerca do RTU: a) Somente podem usar o regime as microempresas optantes pelo Simples Nacional. b) A alquota fixada no RTU 25%. c) O ICMS cobrado parte. d) A importao de armas pelo regime est proibida.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

51

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ e) Caso o bem importado tenha a alquota na TEC reduzida, haver reduo proporcional na alquota do RTU. Comentrios Como vimos nesta aula, a nica opo errada a letra E.

Um abrao, Rodrigo Luz

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

52

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ QUESTES ANALISADAS NESTA AULA 01 (TTN/1997-rea Aduana) So condies cumulativas para a concesso do regime de admisso temporria: a) o carter de temporariedade, a inexistncia de cobertura cambial e a adequao finalidade da importao; b) a temporariedade de sua permanncia no pas, o despacho aduaneiro de importao para consumo e a identificao dos bens; c) a permanncia temporria dos bens no pas, a utilizao dos bens dentro do prazo fixado e nos fins previstos e a garantia dos tributos atravs de termo de responsabilidade; d) o carter de temporariedade, a conferncia prvia e o desembarao aduaneiro; e) o carter de temporariedade, o despacho para consumo e a existncia de cobertura cambial. 02 (AFRF/2002-2) No regime aduaneiro especial de admisso temporria: a) os impostos e penalidades pecunirias previstos para a hiptese de descumprimento das normas que disciplinam o regime sero consubstanciados em Termo de Responsabilidade. b) a parcela dos impostos devida na importao, suspensa em decorrncia da aplicao do regime ser garantida em Termo de Responsabilidade cuja exigncia ser objeto de procedimento fiscal administrativo em que se assegure o contraditrio e ampla defesa, no caso de inadimplncia do beneficirio do regime. c) a parcela das penalidades pecunirias e de outros acrscimos legais devida pelo descumprimento das condies do regime ser, aps quantificada, objeto de execuo administrativa juntamente com os impostos devidos constantes do Termo de Responsabilidade, se no houver recolhimento nos 30 (trinta) dias subsequentes cincia da notificao fiscal. d) a parcela dos impostos devida na importao, suspensa em decorrncia da aplicao do regime, ser consubstanciada em Termo de Responsabilidade, garantido por fiana ou seguro aduaneiro, que, no caso de descumprimento das condies do regime concedido, ser encaminhado Procuradoria da Fazenda Nacional para inscrio na Dvida Ativa se no comprovado o pagamento no prazo estabelecido e a parcela relativa s penalidades pecunirias e ajuste de clculo de tributos devidos ser exigida atravs da lavratura do auto de infrao regularmente notificado ao contribuinte. e) a parcela relativa s penalidades pecunirias decorrentes do descumprimento da obrigao tributria principal cuja alquota prevista para o bem objeto do regime figurar na Tarifa Externa Comum igual a zero ser calculada aplicando-se o percentual correspondente ao produto de maior alquota da posio respectiva na TEC e encaminhada Procuradoria da
53

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ Fazenda Nacional para o fim de cobrana judicial do ttulo, no caso de inadimplemento do regime. 03 (Indita) Assinale a alternativa correta acerca do Termo de Responsabilidade (TR): a) as garantias que reforam sua cobrana podem ser reais ou pessoais. b) no caso de execuo de termo de responsabilidade garantido por seguro aduaneiro, a seguradora ser intimada somente se o beneficirio do regime no efetuar o pagamento dos tributos suspensos. c) caso a RFB considere que a manifestao do interessado no procede para fins de derrubada do TR, este ser enviado para a PFN. d) o TR tem que ser constitudo com valor certo. e) a cobrana dos valores consignados no TR ser por meio de auto de infrao. 04 (AFTN/1989) Apurando-se dano ou avaria: (adaptada) a) o responsvel estar sujeito a multa no valor do tributo que, em consequncia, deixar de ser recolhido. b) ao responsvel, assim reconhecido pela autoridade aduaneira, caber indenizar a Fazenda Nacional do valor do imposto de importao que, em consequncia, deixar de ser recolhido. c) ficar o importador autorizado a reexportar, sem o pagamento de tributos, os produtos que houverem sofrido dano ou avaria, assegurando-se a validade da licena de importao para amparar nova operao. d) ficar o transportador obrigado a indenizar a Fazenda Nacional pelo montante do tributo que deixar de ser recolhido, cabendo-lhe direito regressivo contra o responsvel. e) ficar o importador obrigado ao pagamento do tributo integral, fazendo, entretanto, jus a um crdito no valor do dano ou da avaria, utilizvel para abatimento do imposto em importao futura. 05 (AFTN/1989) A vistoria aduaneira: (adaptada) a) etapa do despacho aduaneiro. b) no ser dispensada, quando a autoridade aduaneira tiver conhecimento de fato que indique a ocorrncia de falta ou de avaria. c) deve ser realizada por peritos indicados pela Fazenda e pelo importador, bem como pelo depositrio, se houver, admitindo-se ainda a participao de peritos do transportador ou de seguradora quando demonstrem legtimo interesse. d) destina-se a certificar o perfeito estado da mercadoria importada. e) no ser realizada aps a sada da mercadoria do recinto de despacho.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

54

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ 06 (TTN/1997-rea Aduana) A vistoria aduaneira o procedimento pelo qual a autoridade aduaneira: a) verifica a mercadoria, identifica o importador, determina seu valor e classificao, e constata o cumprimento de todas as obrigaes fiscais e outras, exigveis em razo da importao. b) processa o desembarao aduaneiro de mercadoria procedente do exterior, seja ela importada a ttulo definitivo ou no, aps verificar o recolhimento pelo importador de todos os tributos exigveis na operao. c) aps o desembarao aduaneiro, reexamina o despacho aduaneiro, com a finalidade de verificar a regularidade da importao quanto aos aspectos fiscais e outros, inclusive o cabimento do benefcio fiscal aplicado. d) verifica todas as dependncias e instalaes dos armazns e recintos destinados a depsito e guarda de mercadoria estrangeira quanto segurana fiscal para o fim de seu alfandegamento. e) verifica a ocorrncia de avaria ou falta de mercadoria estrangeira entrada no territrio aduaneiro, identifica o responsvel e apura o crdito tributrio dele exigvel. 07 (TTN/1998) A formalizao da exigncia do crdito tributrio decorrente de vistoria aduaneira: (adaptada) a) ser feita atravs de auto de infrao instruda pelo termo de vistoria. b) ser feita por meio de declarao de importao acompanhada do DARF, visado pela repartio aduaneira competente. c) obedecer a rito sumrio e como tal prescinde de intimao, sendo suficiente o termo de vistoria devidamente assinado pelo importador e pela autoridade aduaneira. d) ser feita atravs de cpia do termo de vistoria acompanhada do DARF eletrnico correspondente ao crdito tributrio exigido. e) ser feita atravs de auto de infrao e lanamento complementar, intimando-se o indicado como responsvel a produzir defesa em 30 (trinta) dias nos termos do procedimento administrativo fiscal da Unio. 08 (TTN/1998) Quando houver divergncia, para menos, de peso ou de dimenso do volume em relao ao declarado no manifesto, no conhecimento de carga ou no documento equivalente, ou ainda, se for o caso, aos documentos que instruram o despacho para trnsito, responsvel para efeitos fiscais: a) o depositrio b) o importador c) o transportador d) o exportador e) o consignatrio

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

55

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ 09 (TRF/2000) O procedimento destinado a verificar a ocorrncia de avaria ou falta de mercadoria estrangeira, aps a concluso da operao de trnsito, em recinto alfandegado de zona secundria, a identificar o responsvel e a apurar o crdito tributrio dele exigvel, identifica a(o): a) conferncia aduaneira b) lanamento tributrio c) vistoria aduaneira d) reviso do despacho aduaneiro e) verificao aduaneira 10 (AFRF/2002-1) Assinale a opo correta. a) Avaria Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuzo que venha a sofrer o veculo transportador, em razo de sinistro. b) Avaria Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuzo que venha a sofrer o expedidor da carga, por desdia ou negligncia. c) Avaria Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuzo que decorra, exclusivamente, de fora maior. d) Avaria Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuzo que venha a sofrer o transitrio internacional em razo de acidentes ou sinistros, ainda que provocados por terceiro subcontratado. e) Avaria Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuzo que venha a sofrer a mercadoria ou o seu envoltrio, independentemente de quem lhe der causa. 11 - (TRF 2002-1) Indique as pessoas que esto, necessariamente, obrigadas a assistir vistoria aduaneira de mercadorias avariadas. a) O depositrio, o perito vistoriador indicado pela Receita Federal e o segurador. b) O depositrio, o segurador e o consignatrio. c) O depositrio, o importador e o perito vistoriador indicado pela Receita Federal. d) O depositrio, o importador e o transportador. e) O depositrio, o transportador e o segurador. 12 (INDITA) Assinale a alternativa incorreta acerca da vistoria aduaneira: a) O processo de vistoria aduaneira est extinto. b) Na letra do RA, se for detectada falta ou avaria de mercadoria durante a conferncia aduaneira, esta deve ser suspensa para a realizao da vistoria. c) No ser efetuada a vistoria aduaneira aps a entrega do bem ao importador.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

56

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ d) Para se resguardar, o depositrio deve registrar em termo prprio o recebimento de carga j avariada. e) A vistoria pode ser realizada de ofcio ou a pedido. 13 (AFTN/1989) Os bens contidos em remessas postais internacionais: (adaptada) a) so isentos do imposto de importao, quando seu valor no exceder a US$ 500.00; b) so tributados pelas alquotas constantes da Tarifa Externa Comum, em qualquer hiptese, dispensada, entretanto, a apresentao da licena de importao; c) esto sujeitos ao regime de tributao simplificada quando seu valor no exceder US$ 50.00; d) so sujeitos ao regime de desembarao simplificado quando seu valor no exceder US$ 50.00; e) so isentos do imposto de importao quando seu valor no exceder US$ 50.00. 14 (INDITA) Quanto ao Regime de Tributao Simplificada RTS, correto afirmar: a) O regime de tributao simplificada permite a classificao genrica, para fins de despacho de importao, de bens integrantes de remessa postal internacional, mediante a aplicao de alquotas diferenciadas de imposto de importao e de imposto sobre produtos industrializados. b) Nas remessas postais internacionais com aplicao do RTS incide a alquota 0% para o imposto sobre produtos industrializados e para as contribuies para o PIS/PASEP-Importao e COFINS-Importao. c) Nas encomendas transportadas por empresas de transporte internacional expresso, porta a porta, a base de clculo do imposto de importao inclui o seguro e o frete at o aeroporto de descarga. d) Compete ao Ministro da Fazenda definir a classificao genrica dos bens para fins de imposio das alquotas diferenciadas. e) Aplica-se o RTS ao despacho aduaneiro de importao de bens integrantes de remessa postal ou de encomenda area internacional cujo valor aduaneiro no supere US$3,000.00. 15 (TTN/1997-rea Aduana) Considera-se bagagem, para efeitos fiscais: a) o conjunto de todos os bens trazidos do exterior pelo viajante, excetuados os objetos de uso pessoal. b) exclusivamente os bens que o passageiro traga acompanhados no mesmo veculo que o transportou.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

57

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ c) exclusivamente os bens declarados pelo viajante Alfndega por ocasio de seu desembarque. d) os objetos novos ou usados que um viajante, em compatibilidade com as circunstncias de sua viagem, puder destinar para seu uso ou consumo pessoal, bem como para presentear, sempre que pela sua quantidade, natureza ou variedade, no permitirem presumir importao ou exportao com fins comerciais ou industriais. e) o conjunto dos bens declarados ou no pelo viajante excludos apenas aqueles de valor superior a 500 (quinhentos) dlares dos Estados Unidos da Amrica. 16 (TRF/2003) Verifique a correo dos itens abaixo em relao bagagem. Atribua a letra S para as opes que se apliquem tributao de bens conceituados como bagagem e N para as opes que no se apliquem a essa tributao. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. (adaptada) v) Imposto de importao calculado alquota de 50%, pelo Regime de Tributao Especial. x) Imposto de importao calculado alquota de 60%, pelo Regime de Tributao Simplificada. y) Limite de iseno de US$ 300.00 ou de US$ 500.00. z) Iseno para bens de at US$ 50.00, enviados, como presente, por pessoas fsicas para pessoas fsicas. a) VS XN YS ZN. b) VS XS YS ZN. c) VN XN YN ZS. d) VS XN YN ZN. e) VN XS YN ZN. 17 (INDITA) Assinale a alternativa incorreta: a) Bagagem inclui bens de carter manifestamente pessoal. b) Podem ser trazidos com iseno um telefone celular, um relgio de pulso e uma mquina fotogrfica, desde que usados. c) Podem ser trazidos como bagagem bens adquiridos por terceiros. d) Bagagem desacompanhada aquela que no vem no mesmo veculo que traz o viajante. e) Bagagem desacompanhada no tem direito iseno de US$ 500,00 ou US$ 300,00 para bens que no sejam roupas e bens de uso pessoal, usados, nem livros, folhetos e peridicos. 18 (INDITA) Assinale a alternativa incorreta: a) bicicleta com motor no entra no conceito aduaneiro de bagagem.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

58

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ b) a Declarao de Bagagem Acompanhada (DBA) no precisa ser apresentada por quem est dispensado de entrar no canal Bens a Declarar. c) a DBA pode servir como base para o regime de admisso temporria. d) a DBA pode servir para o despacho das malas extraviadas. e) a DBA utilizada para o despacho da bagagem acompanhada tanto na entrada no pas quanto na sada. 19 (INDITA) Assinale a alternativa incorreta: a) o turista estrangeiro que chega de avio do exterior s precisa declarar na DBA bens que excedam o valor global de US$ 3.000,00. b) o turista estrangeiro que entra no Brasil por via terrestre s precisa declarar na DBA bens que excedam o valor global de US$ 500,00. c) o viajante nacional pode apresentar DBA ainda que seus bens valham no total US$ 200,00. d) o viajante nacional pode entrar no pas ou dele sair com mais de US$ 100.000,00 em espcie. e) o viajante nacional no usufrui a iseno de US$ 500,00, caso tenha feito outra viagem internacional h menos de 1 (um) ms. 20 (INDITA) Assinale a alternativa incorreta: a) caso o viajante entre no canal Bens a Declarar possuindo bens com valor excedente quota de iseno, caber lanamento do imposto de importao no montante de 50% do excesso, alm da multa de valor idntico ao do imposto. b) a bagagem desacompanhada tem que entrar no pas dentro dos 3 meses anteriores ou at os 6 meses posteriores entrada do viajante. c) a bagagem desacompanhada tem que provir do pas de procedncia do viajante. d) a bagagem desacompanhada somente ser desembaraada aps a chegada do viajante. e) os bens que no se enquadrem no conceito de bagagem sero despachados com Declarao de Importao ou Declarao Simplificada de Importao. 21 (INDITA) Assinale a alternativa correta: a) Possuem iseno de imposto de importao, sem limite de valor, os bens de uso ou consumo pessoal. b) H produtos que se sujeitam a limites quantitativos. Caso o limite seja inobservado, os bens sofrem a pena de perdimento. c) A quota de iseno da bagagem desacompanhada US$ 500,00. d) Os bens submetidos ao regime de tributao especial possuem alquota 0% de IPI.

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

59

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ e) Os bens nacionalizados retornando do exterior ganham iseno do imposto de importao. 22 (INDITA) Assinale a alternativa correta. a) S entram no Regime de Tributao Unificada (RTU) bens originrios do Paraguai. b) O RTU permite a importao de bens do Paraguai por via area. c) H uma lista positiva de bens permitidos para importao pelo RTU. d) A importao de insumos para indstrias permitida no RTU. e) O limite anual de importaes foi fixado em R$ 100.000,00. 23 (INDITA) Assinale a alternativa incorreta acerca do RTU: a) Somente podem usar o regime as microempresas optantes pelo Simples Nacional. b) A alquota fixada no RTU 25%. c) O ICMS cobrado parte. d) A importao de armas pelo regime est proibida. e) Caso o bem importado tenha a alquota na TEC reduzida, haver reduo proporcional na alquota do RTU.

GABARITOS 01 A 02 D 03 A 04 B 05 E 06 E 07 A 08 C 09 C 10 E 11 D 12 C 13 E 14 D 15 D 16 A 17 D

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

60

LEGISLAO ADUANEIRA RFB/2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ 18 19 20 21 22 23 E B C A C E

Prof. Rodrigo Luz

www.pontodosconcursos.com.br

61

You might also like