You are on page 1of 2

CITOSINA - Base pirimidnica que ocorre no DNA e no RNA. No DNA pareia com a guanina.

CLONE - Grupo de clulas ou organismos, derivados de uma nica clula ou indivduo, por via assexuada, sendo todos com a mesma constituio gentica. CLONAGEM - Processo de obteno de clones. CDIGO GENTICO - Coleo de trincas de bases do DNA e RNA portadoras da informao gentica para a sntese de protenas. CDON - Trinca de nucleotdeos que codifica um aminocido de uma protena. COLINEARIDADE - Correspondncia entre a sequncia de nucleotdeos do DNA e do RNA com a sequncia de aminocidos de uma protena. CO-REPRESSOR - Uma pequena molcula que inibe a transcrio, ligando-se protena reguladora. CpDNA - O DNA situado nos cloroplastos. DESOXIRRIBOSE - O acar de 5 carbonos (pentose) existente no DNA. DNA-ligase - Enzima que catalisa a unio de segmentos do DNA. DNA-polimerase - Enzima que atua no processo de replicao do DNA. CIDO NUCLICO - cido orgnico constitudo de nucleotdeos; compreende o cido desoxirribonuclico (DNA) e o ribonuclico (RNA). ADENINA - Base purnica que ocorre no DNA e no RNA. No DNA pareia com a timina. ANTICDON - Grupo de trs nucleotdeos do RNA transportador. Durante a sntese de protenas pareia com um cdon complementar do RNA mensageiro. BASE, ANLOGO DE - Uma purina ou pirimidina ligeiramente modificada que pode substituir uma base normal em uma molcula do DNA. CSTRON - Segmento do DNA que codifica a sequncia de aminocidos de uma protena. Corresponde a gene. DNA-ase - Enzima que digere o DNA, transformando-o em nucleotdeos. ENZIMAS DE RESTRIO - Enzima que corta o DNA em segmentos. EPISSOMO - Molcula de DNA circular que aparece no citoplasma das bactrias. XONS - Sequncias ativas do DNA de um cstron que so transcritas em RNA mensageiro. GENE - O determinante de um carter hereditrio. GUANINA - Base purnica que ocorre no DNA e no RNA. No DNA pareia com a citosina. NTRON - Sequncia de nucleotdeos no DNA que no aparece no RNA mensageiro.

MtDNA - DNA que aparece na mitocndria. MTON - O menor segmento do DNA que pode ser alterado levando a uma mutao. Corresponde a um par de nucleotdeos. ONCOGENE - Gene que induz proliferao celular descontrolada, produzindo um cncer. OPERON - Sistema que regula uma determinada via metablica geneticamente controlada. PALNDROMO - Sequncia de pares de bases do DNA que tm a mesma leitura nos filamentos complementares. Exemplo: GAATTC CTTAAG. PIRIMIDINA - Base nitrogenada que ocorre no DNA ( citosina e timina) ou RNA (citosina e uracila). PLASMDIO - O mesmo que epissomo. POLINUCLEOTDEO - Uma sequncia linear de muitos nucleotdeos. Designa um cido nuclico. POLIRRIBOSSOMO - Um grupo de ribossomos ligados a uma molcula de RNA. Tambm chamado de polissomo. RECOMBINANTE, DNA - DNA obtido em laboratrio pela fuso de segmentos de DNA pertencentes a fontes diferentes. RCON - O menor segmento do DNA que capaz de recombinao. Corresponde a um par de nucleotdeos. REPLICAO - Processo de duplicao do DNA. RIBOSE - O acar de 5 cabornos (pentose) existente no RNA. RNA-ase - Enzima que catalisa a formao do RNA. SEM SENTIDO - Cdon que no especifica nenhum aminocido no cdigo gentico. o caso de: UAA, UAG e UGA. TIMINA - Uma base pirimidnica que ocorre no DNA, pareando com a adenina. TRADUO - O processo pelo qual uma determinada sequncia de nucleotdeos do RNA responsvel pelo reconhecimento de

aminocidos numa protena. Ocorre no ribossomo. TRANSCRIO - Sntese do RNA a partir de um molde de DNA. TRANSDUO - Recombinao em bactrias, na qual o DNA transferido, por um fago, de uma bactria para outra. Transio Substituio no DNA ou RNA de uma purina por outra, ou de uma pirimidina por outra. TRANSPORTADOR, RNA - RNA que transfere aminocidos para o ribossomo. TRANSPOSON - Segmento de DNA que capaz de se mover entrando ou saindo de um cromossomo ou plasmdio. capaz de ligar e desligar um gene. TRANSGNESE - Transposio de um gene de um organismo para outro. TRANSVERSO - A substituio no DNA ou RNA de uma purina por uma pirimidina ou viceversa. TRIPLET ou TRINCA - Srie de 3 nucleotdeos sucessivos no DNA ou RNA, que codifica um aminocido. O mesmo que cdon. URACIL - Base pirimidnica que ocorre no RNA.

You might also like