You are on page 1of 24

ASSOCIAO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAO: NICOLAU BUSSOLOTTI FRANCINE

Sumrio

1. Introduo 2. Descrio 2.1. Ficha tcnica 2.2. Materiais 2.3. Componentes 3. Sade e segurana 4. Conservao 5. Utilizao 5.1. Como funciona? 5.2. Na prtica! 6. Aprimoramentos e reparos

04 05 05 06 08 10 12 13 13 16 20

1. Introduo
Parabns! Voc acaba de adquirir um Forno Solar Multiuso 2012, equipamento porttil, que transforma energia solar em calor, at 150C, suficiente para preparar de forma mais saudvel e econmica todo tipo de alimento. Junto com o equipamento disponibilizamos toda assessoria em cozimento solar, orientando o uso do P.S. Multiuso 2012.

O que Multiuso 2012?


A tecnologia deste forno foi desenvolvida pela Pleno Solcozimento solar. Alm do acabamento refinado, os fornos solares so feitos para durar. Todas as partes so reformveis, substituveis e o desgaste de uso irrisrio, com uma obsolescncia indeterminada do produto, considerando-se as instrues de conservao e restaurao, descritas neste Manual. Multiuso: o Forno Solar tipo caixa leva este nome pois um equipamento verstil de uso mltiplo capaz de assar, cozinhar, grelhar, tostar, desidratar e aquecer, alm de servir como caixa trmica para conservar o calor, por exemplo, fermentar iogurte, e o frio, por exemplo, transporte de alimentos e bebidas. 2012: representa nossa busca pela inovao e melhoramento contnuo de nossos modelos. Esse manual servir para voc aprender as lies bsicas de como lidar com um forno solar tipo caixa e, mais especificamente, conhecer e saber como utilizar e conservar seu forno.

2. Descrio
2.1. Ficha tcnica
Forno Solar P.S. Multiuso 2012 Dimenses Externo 53x43x25cm; Interno 43x33x15cm; Isolamento trmico 50mm; Conversor luz/calor (rea til) 40x30cm; Vidro 45x35cm 3mm; Refletor 53x43cm. Capacidade Ideal para at 4 pessoas; 2 Panelas n 16 + 1 forma P, ou 2 panelas n 18. Desempenho Autonomia 3-5horas, tempo que o equipamento funciona sem reposicionamento; Temperatura Mxima 150C. Requisitos rea com, ao menos, 4 horas de Sol direto no intervalo entre 9 e 14 horas. Utilidades Como forno, fogo, estufa, caixa trmica, pasteurizador, desidratador, entre outras.

2.1. Materiais
Caixa interna Chapa dura de fibras de eucalipto certificado (novo), revestido com folha de alumnio colada com cola de amido base dgua. Caixa externa, tampa e moldura do vidro Chapa dura de fibra de eucalipto certificado (misto: novo + reutilizado), com acabamento em pintura a base dgua e secagem ultravioleta. O verniz de acabamento totalmente polimerizvel, isento de solventes e no gera volteis. (Fabricante). Estrutura Madeira macia (reutilizada). Isolamento Trmico 6 Camadas de: folhas de alumnio corrugada, intercaladas com manta de fibras mltiplas. Acabamento Bordas: arremate de borracha colorida, mangueira de silicone e fita de PVC; Detalhes: borracha com superfcie em vinil, chapa de alumnio (reutilizado: latinha); Refletor: fita adesiva refletiva; Ferragens: rebites de repucho em alumnio, pregos niquelados, parafusos cabea francesa, porca borboleta, dobradias banhadas de 1 e 2 polegadas, placa de alumnio (reutilizado) e raio de bicicleta (reutilizado).

Caixa externa, rebites em detalhe

Folha de alumnio corrugada

6 Camadas de isolamento trmico.

Camadas de isolamento trmico

Detalhe das camadas de isolamento.

2.3. Componentes

Caixa Trmica: conserva a temperatura no interior do Forno Solar. Permitindo manter alimentos e bebidas quentes ou gelados!

Conversor luz/calor (Assadeira antiaderente): Transforma a luz em calor conduzindo-o para parte inferior das panelas.

Moldura (1 tampa) c/ vidro: suporta o vidro de forma segura e permite sua troca com facilidade.

Refletor (sobretampa): capta energia extra, refletindo luz para o interior da cmara de cozimento.

Haste de regulagem do refletor: permite o ajuste fcil do refletor que aumenta a entrada de energia.

Vedao de silicone: retm o vapor gerado no interior da cmara de cozimento.

Acabamento: alm de beleza, proporciona maior durabilidade ao equipamento, protegendo-o de umidade e impactos.

3. Sade e segurana
O Forno Solar P.S. Multiuso 2012 atende s normas da ANVISA(2004), tendo em vista que construdo em materiais adequados e que pasteuriza o alimento, ao superar rapidamente os 70C , desde que utilizado corretamente: A Resoluo RDC N 216, de 15 de setembro de 2004 abrange os procedimentos que devem ser adotados nos servios de alimentao, a fim de garantir as condies higinico-sanitrias do alimento preparado. Para o equipamento, a referida legislao estabelece que:
Os equipamentos, mveis e utenslios que entram em contato com alimentos devem ser de materiais que no transmitam substncias txicas, odores, nem sabores aos mesmos, conforme estabelecido em legislao especfica. Devem ser mantidos em adequado estado de conservao e serem resistentes corroso e a repetidas operaes de limpeza e desinfeco.

Requisitos que o P.S. Multiuso 2012 atende Para o tratamento trmico a que ser submetido o alimento, devem ser atendidos os seguintes requisitos da ANVISA, entre outros:
O tratamento trmico deve garantir que todas as partes do alimento atinjam a temperatura de, no mnimo, 70C (setenta graus Celsius). Temperaturas inferiores podem ser utilizadas no tratamento trmico desde que as combinaes de tempo e temperatura sejam suficientes para assegurar a qualidade higinico-sanitria dos alimentos.

Os Fornos Solares superam rapidamente os 70C garantindo um tratamento trmico adequado aos alimentos. ATENO! S Utilize o Forno Solar em dias com sol suficiente (20 min de sol pleno por hora)! Isto garante a salubridade dos alimentos preparados.

10

Relao entre temperatura e o processamento de alimentos.

Os Fornos Solares tipo Caixa so seguros mesmo ao colocar o alimento cru resfriado ou congelado, mesmo frango ou outra carne, colocado pela manh vrias horas antes do sol comear a cozinh-lo. A comida refrigerada colocada no forno permanece suficientemente fria at que o sol comece a aquec-la. Uma vez que o sol esteja incidindo diretamente sobre o forno, o calor da comida avana rapidamente at que no haja mais perigo de intoxicao alimentar. Gros, feijes e outras comidas secas cruas tambm podem ser colocadas antecipadamente no forno. Tome cuidado: (1) perigoso manter a comida cozinhando mais do que trs ou quatro horas no forno frio; (2) perigoso deixar, durante a noite, o restante da comida cozida no forno; (3) e perigoso para a comida mant-la parcialmente cozida, ou ento morna, no forno, quando as temperaturas no so sustentadas, bem como em um dia de cozimento solar fraco, no fim do dia ou quando o tempo estiver nublado. Comida cozida ou parcialmente cozida deve ser resfriada abaixo de 10C ou ter o cozimento concludo com um outro combustvel. Se a comida mantida na zona perigosa por trs ou quatro horas ela pode ser considerada inutilizada e deve ser descartada. Reaquecer a comida no corrige o problema, pois o calor no destri todas as toxinas.

11

4. Conservao
Mantenha o vidro e o refletor limpos! O acmulo de sujeira nestes componentes diminui a potncia do Forno Solar. Utilize um pano macio e seco para limpar o refletor, j na limpeza do vidro pode usar o produto de sua preferncia. Para limpeza do corpo do Forno Solar paredes internas/externas e detalhes de acabamento utilize pano mido com detergente neutro.

Cuidado com a chuva!

Apesar do acabamento impermevel, importante manter o Forno Solar P.S. Multiuso 2012 ao abrigo da chuva e do sereno noturno. No caso de o equipamento ser atingido por uma chuva inesperada, seque-o bem com toalha de papel ou pano seco.
12

5. Utilizao
O Forno Solar P.S. Multiuso 2012 muito fcil de operar, uma vez que pode funcionar sem a presena do usurio. A mxima do cozimento solar : Comece cedo e no se preocupe em queimar!. Apesar de a comida ficar o dobro de tempo no Forno Solar, em relao ao forno convencional, ele permite que o usurio execute outras tarefas durante o cozimento, at mesmo sair de casa sem preocupao! Ao voltar, a comida est pronta e se mantm quente por horas! Tudo preparado ao vapor! Este processo mais delicado conserva o sabor, aroma e nutrientes dos alimentos. Para utilizar um Forno Solar P.S. Multiuso 2012 importante entender seu funcionamento.

5.1. Como funciona?

Corte lateral, Forno Solar P.S. Multiuso 2012

13

O Forno Solar P.S. Multiuso 2012 um equipamento que capta e transforma luz energia solar em calor, que aprisionado e acumulado, superando os 150C. A energia solar entra atravs do vidro na forma luminosa, ao se deparar com os objetos pretos, a luz se converte em calor, uma forma de energia que no passa atravs do vidro com a mesma facilidade, o isolamento trmico completa a armadilha que prende o calor. Como resultado temos o efeito estufa, muita energia entrando e pouca energia saindo, acarretando a rpida elevao da temperatura. Quanto mais luz entrar maior a temperatura. Por isso, o equipamento conta com um refletor de luz que pode ser regulado facilmente para acompanhar o movimento do Sol, captando uma poro extra de energia solar. O correto posicionamento crucial para o bom funcionamento do Forno Solar, as temperaturas mais altas so atingidas com seu reposicionamento sucessivo a cada 30 min, mas ele pode funcionar sem nenhum reposicionamento durante todo o cozimento, basta posicion-lo adiantado, dessa forma o processo um pouco mais lento, mas liberta o usurio. A seguir outros fatores que influenciam a velocidade do cozimento solar.

14

Fatores que interferem no Cozimento Solar

15

5.2. Na prtica
O SOL O primeiro ingrediente deve ser o SOL! Aguarde o dia correto para utilizao de seu Forno Solar, estes dias so maioria durante o ano! Acompanhe a previso do tempo. No preciso um dia de sol escaldante, basta que as nuvens deixem o Sol brilhar ao menos 20min por hora. Mesmo em dias e regies frias, o Forno Solar funciona normalmente, em geral no Brasil, a temporada de cozimento solar no inverno durante a estiagem, nesta poca o Sol mais brando, porm garantido! Usar o Forno Solar no vero timo por evitar o aquecimento extra da casa, ao no acender o forno de gs na cozinha. Todas as regies do Brasil tm sua temporada de Cozimento Solar, umas mais longas que outras. ATENO! Planeje seu dia! O horrio de funcionamento do Forno Solar varia de acordo com a poca do ano e da regio, em geral no perodo entre 9 e 14 horas. possvel a colocao de comida congelada ou resfriada bem antes de o Sol bater no Forno solar, pois este mantm a comida resfriada at o Sol chegar, descongelando delicadamente o alimento. Lembre-se Comece cedo e no se preocupe em queimar!. Aprenda errando, com a prtica tudo fica mais fcil.

16

Conduzindo seu Forno Solar O Forno Solar tem seu melhor desempenho quando posicionado de frente para o Sol e com seu refletor ajustado para lanar o mximo de luz no interior do forno. Com o caminhar do Sol no cu ao longo do dia, devemos reorientar o Forno Solar e o refletor para o melhor aproveitamento da insolao de dado momento. Para manter a potncia mxima devemos reorient-lo a cada 30-40min. Mas no preciso dar tanta ateno para que o Forno Solar funcione satisfatoriamente. Uma das melhores qualidades deste equipamento a possibilidade de funcionamento sem a presena do usurio; basta comear um pouco mais cedo, posicion-lo de forma adiantada e relaxar, ficando livre para realizar outras tarefas at mesmo fora de casa. DICA! Para saber a posio ideal, oriente-se pela sombra da haste de ajuste do refletor. Mantendo-a paralela lateral do Forno Solar. O Alimento Como toda forma de preparo de alimentos, o cozimento solar tem suas diferenas. como acertar o arroz de microondas ou acender a churrasqueira, tem que pegar o jeito! Mas logo ver como pode adaptar seu jeito com o cozimento solar! Usando o Forno Solar voc pode reduzir o esforo na preparao das refeies. Com o Cozimento Solar bom comear cedo, mas depois de colocar tudo no Forno Solar s relaxar! E pode tirar a comida pronta quando lhe for mais conveniente, ele manter a comida quente e saudvel, sem queimar! Grande parte das receitas preparada com melhores resultados qualidade e velocidade dentro de uma panela fina, escura e bem tampada, como por exemplo, as atiaderentes ou esmaltadas. Com exceo apenas dos biscoitos e torradas. At mesmo os pes e bolos so assados dentro da panela tampada!! Nenhum tipo de alimento precisa ser mexido durante o preparo no Forno Solar, nem mesmo gelias, doces ou refogados! Mas voc pode abri-lo rapidamente para espiar o andamento da refeio!
17

Assando Carne, peixe e frango, que ficam bem mais suculentos e macios do que os preparados no forno convencional, faa-os, sempre, dentro das panelas tampadas sem adio de gua, com tempero a gosto. Po, po de queijo, torta e bolo ficam muito macios e com aroma fantstico, tambm, preparados dentro das panelas untadas e tampadas. No pegam cor com muita facilidade, s vezes, podem estar prontos e no parecer, para bolos espete um palito de dente, que deve sair seco, no caso dos pes bata no fundo da panela at soar oco! Biscoitos podem ser feitos direto no tabuleiro (conversor) sem cobrir. Pode-se assar tudo mais que se costuma fazer no forno convencional! Cozinhando Legumes e vegetais, no adicione gua, cozidos no prprio vapor preservando aroma, sabor e nutrientes. Gros feijes, lentilhas, gro de bico etc. deixe de molho na noite anterior para amolecer, adicione quantidade de gua de costume; para os mais difceis de cozinhar, reoriente o Forno Solar a cada 3040min, para manter potncia mxima. Aquecendo Pode aquecer o prato feito, tampado com outro prato ou tampa escura de panela, ou usando as panelas tampadas, no adicione gua. Grelhando Para conseguir um tom dourado, coloque pequenas pores dentro das panelas tampadas, comeando cedo at os horrios do Sol mais alto.

18

Desidratando O Forno Solar P.S. Multiuso 2012 pode funcionar como desidratador de frutas, legumes, verduras, fungos etc. Para isso, deve-se manter a porta de vidro entreaberta permitindo a sada do vapor. Coloque um anteparo, como, por exemplo, uma caixa de fsforos vazia ou uma tampinha de garrafa PET, entre a moldura do vidro e a caixa trmica, levantando-a entre 0.5 e 1cm.

Tempos de preparo

19

6. Reparos e aprimoramentos
Reparos
Trocar o vidro 1. Solte completamente a borboleta do parafuso, que prende a haste de regulagem do refletor; 2. Solte os parafusos da moldura do vidro, para solt-lo; 3. Encaixe o novo vidro na moldura e aperte os parafusos; 4. Prenda novamente a haste de regulagem do refletor. Reforma no refletor Basta aplicar uma nova camada de fita refletiva (encontrada em casas de acessrios para refrigerao; ou consulte-nos sobre o refletor).

Aprimoramentos
Voc pode melhorar o desempenho do seu Forno Solar P.S. Multiuso 2012, com alguns aprimoramentos bem simples: duplicar o vidro; e/ou aperfeioar o refletor. Duplicar o vidro Existem diversas formas de realizar este aperfeioamento, ensinaremos duas formas bsicas: com celofane para churrasco ou com vidro extra. O celofane para churrasco pode ser aplicado tanto dentro como fora do P.S. Multiuso 2012:

20

1. Corte um pedao de celofane para churrasco com 5cm de sobra para cada lado do Forno Solar; 2. Retire o conversor (forma antiaderente), com as panelas j carregadas com os alimentos; 3. Cubra-as com o celofane para churrasco e retorne tudo ao Forno Solar. O Vidro extra deve ter as mesmas dimenses do vidro do P.S. Multiuso 2012 (35 x 45 x 0,3cm). 1. Apie o vidro extra sobre a moldura do Forno Solar; 2. Fixe-o, firmemente, com fita adesiva forte (fita isolante) ou fita tipo silver tape. Aperfeioar o Refletor O refletor pode ser aperfeioado aplicando diferentes materiais refletivos, como espelho, alumnio ou inox polidos: 1. Corte um pedao do material a ser utilizado (espelho, alumnio ou inox polidos com o mesmo tamanho do refletor do P.S. Multiuso 2012; 2. Aplique o material refletivo no refletor (no preciso retirar a fita refletiva com fita dupla-face resistente). Mais detalhes na prxima edio ou entrando em contato conosco!

Contato
ASSOCIAO CAATINGA Site: www.acaatinga.org.br e-mail: caatinga@acaatinga.org.br
21

Anotaes
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
22

Anotaes
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
23

You might also like