You are on page 1of 14

Anais do evento: ISSN 2175-327X

A ATUAO DO PEDAGOGO NA EDUCAO NAS MODALIDADES EDUCACIONAIS: REFLEXES SOBRE A ATUAO DO PEDAGOGO NA EMPRESA Dalva Morgenstern1 Nelsi Antonia Pabis2 RESUMO: O presente artigo resultado do trabalho de concluso de curso, no qual far-se uma anlise das mudanas ocorridas no contexto da educao. Esse processo que ocorre em diversos espaos da sociedade, e est dividida em trs modalidades que so: a educao formal, educao no formal e a educao informal. Destacando dessa forma a atuao do pedagogo na empresa, uma vez que a sua formao lhe fornece um amparo terico e prtico para o desenvolvimento dessa funo, seus conhecimentos, habilidades e competncias os possibilitaro uma maior produtividade, num vis empresarial. Portanto, a pesquisa visa esclarecer o entendimento da pedagogia empresarial, destacando a atuao do pedagogo para alm da sala de aula e da administrao escolar. PALAVRAS-CHAVE: Educao. Pedagogo. Pedagogia empresarial. INTRODUO Este artigo resultado do Trabalho de Concluso de Curso (TCC) em que se buscou fazer uma anlise das mudanas ocorridas no contexto da educao e a atuao do pedagogo nas mltiplas aes pedaggicas na sociedade, e a sua evoluo nas organizaes modernas como sua atuao, perfil e funo do pedagogo na empresa Inmeras so as mudanas ocorridas nos setores educacionais, uma delas diz respeito abertura de novos campos de trabalho para pedagogos que hoje no se restringe somente s salas de aula e administrao escolar. Atualmente este profissional pode atuar junto s empresas, pois a sua formao lhe fornece subsdios, competncias, conhecimentos
1

Acadmica do 4 ano do curso de Pedagogia da Unicentro. Professora Mestra. DEPED/I Unicentro

Anais do evento: ISSN 2175-327X

e habilidades que ajudaro na melhoria da produtividade das empresas, uma vez que atuando na rea de treinamento e requalificao profissional, desenvolver programas especficos com a finalidade de promover mudanas e melhorias na qualidade pessoal e profissional, e a empresa tem a possibilidade de crescer e expandir-se, pois quando o profissional encontra-se bem preparado e valorizado em seu trabalho, ele busca dar o melhor de si e com isso sua produtividade tende a aumentar. Segundo este ponto de vista, o problema enfocado nesta pesquisa refere-se atuao do profissional pedagogo em uma empresa, buscando desvelar qual seu papel e suas tarefas frente mesma. Buscou-se ainda, verificar as contribuies e resultados alcanados neste ambiente diferenciado ao habitual, ou seja, as escolas. At bem pouco tempo, tinha-se uma viso de uma pedagogia restrita somente a ambientes escolares, como salas de aula e envolvidas com questes inerentes a educao formal propriamente dita, ou seja, o pedagogo tinha seu campo de trabalho restrito escola. No entanto, no contexto atual a educao vem passando por inmeras mudanas, levando este profissional a transpor os muros da escola a diferentes e diversos segmentos como ONGs, empresas, clubes, hospitais, entre outros. Espaos estes, no escolares e que, no entanto, visam aprendizagem e a transformao do comportamento humano, tanto quanto dentro da educao formal. O presente estudo foi realizado com duas empresas, cujos pedagogos atuam na rea de desenvolvimento de recursos humanos, na organizao e treinamento com tcnicas de ensino para tcnicos e agricultores, na gerencia administrativa da regio. Num primeiro momento, o artigo faz um apanhado geral sobre o profissional pedagogo. Nesse item, ser explicitada as principais caractersticas desses profissionais, enfocando sua formao, perfil e o seu campo de trabalho. Em seguida, situaremos a pedagogia na educao no formal, trazendo aspectos destacveis da pedagogia social, de suas prticas educativas, legalmente amparada pela legislao educacional.

Anais do evento: ISSN 2175-327X

No terceiro item far-se- uma breve anlise dos dados coletados com os pedagogos investigados, buscando reconhecer a contribuio desses profissionais em seus respectivos ambientes de trabalho. AS REAS DE ATUAO DO PEDAGOGO O curso de pedagogia caracterizado pela formao polivalente do pedagogo, e est alm das disciplinas escolares, ela vincula-se as aes educativas, a conhecimentos didticos e metodolgicos, os quais so necessrios no processo de ensino, e ele aprende a relacionar-se a compreender melhor o ser humano, nos contextos sociais, culturais, intelectuais do individuo, contribuindo assim para o conhecimento e no seu desenvolvimento. O ser humano est sempre criando, transformando, enfim, constituindo novos saberes que rompem e modificam os atuais, em uma sociedade que evolui e exige novos conhecimentos de outras formaes, o pedagogo deve estar atendendo a essas demandas, buscando aperfeioamento, para assim, melhorar a sua atuao.
O homem se constri e chega a ser sujeito na medida em que, integrado em seu contexto, reflete sobre ele e com ele se compromete, tomando conscincia de sua historicidade. O homem desafiado constantemente pela realidade e a cada um desses desafios deve responde uma maneira original. (MIZUKAMI apud LOPES, 2007, p.77).

Assim, as reas que os pedagogos podem desempenhar seu trabalho so, como professor, orientador, supervisores educacionais, coordenadores, gestores, planejadores, tcnicos, animadores, instrutores, orientadores pedaggicos, e fora da escola, tambm podem atuar em organizaes privadas ou pblicas, na promoo social, reas de sade, empresas entre outros.

Anais do evento: ISSN 2175-327X

Entende-se que o profissional com formao em pedagogia, pode exercer sua funo em ambientes formais, que vem a ser os escolares, formando assim cidados conscientes e crticos, com uma viso alargada do conhecimento. Segundo Lopes a pedagogia (2007, p. 21) o campo do conhecimento cientifico, (...) da educao em suas vrias modalidades e da prtica educativa concreta, que se realiza em todos os aspectos que formam uma sociedade (aes educativas). Mas tambm, pode adentrar em outros mbitos, que vem a ser os empresarias, onde suas funes so desempenhadas de acordo como o proposto por cada seguimento, cabe a esse profissional buscar subsdios para uma melhor efetivao do seu trabalho. Tendo assim o pedagogo uma compreenso da totalidade do trabalho pedaggico onde este for ocorrer.
Muitas vezes, isso requer uma mudana de postura das pessoas que comandam uma organizao, implicando alteraes na forma de conduzir os trabalhos e em como lidar com as pessoas, ou seja, na cultura organizacional. (BOM JUNIOR citado por RIBEIRO, 2008, p. 153).

A base do seu perfil a cincia da educao, portanto, a pedagogia da uma viso ampla das diferentes possibilidades de educao na sociedade, pois o capacita, desenvolve habilidades e competncias, de maneira que sua atuao ser eficaz em qualquer organizao onde for atuar. Para Ribeiro (2008, p.13) (...) a formao e atuao do pedagogo empresarial diz respeito ao entendimento dos comportamentos humanos, ou seja, no basta apenas os conhecimentos tcnicos adquiridos, necessrio o envolvimento do profissional de uma maneira humana, conhecendo e respeitando o outro. Portanto, os lderes tem influencia sobre as pessoas, e est acontece atravs de pensamentos, comportamentos, sentimentos e palavras, dentro da equipe preciso que combine as caractersticas pessoais, comunicaes das idias, saber ouvir, ter mente aberta,

Anais do evento: ISSN 2175-327X

alem de entender os outros e aceitar novas idias, assim no cotidiano das pessoas na empresa, as habilidades e competncias sejam colocadas em pratica, para alcanar o objetivo da empresa. O lder deve acompanhar, atento, as necessidades de seus liderados no desempenho profissional ou pessoal, empenhados no desenvolvimento e crescimento do grupo. AS NOVAS DEMANDAS DA EDUCAO: A PEDAGOGIA SOCIAL A pedagogia uma cincia que conjuga as prticas educativa e social e tambm uma cincia interativa e, portanto, social. O surgimento da pedagogia social deve-se as atuais demandas sociais e favorecida pela legislao, embora essa legislao, no tenha tanta clareza quanto a teorias e prticas no que diz respeito formao desses pedagogos. Nesse sentido, a pedagogia social tem ocupado importante espao nas atuais discusses educativas como a cincia que demanda polticas de formao do educador para atuar na rea social e como prtica intervencionista, justificando-se, assim, a dimenso terica-prtica nesta discusso. A pedagogia social apresenta-se, como uma cincia que propicia a criao de conhecimentos, como uma disciplina que possibilita sistematizao, reorganizao e transmisso de conhecimentos e como uma profisso com dimenso prtica, com aes orientadas e intencionais. A principal rea de atuao pedaggica a educao. Nesse momento oportuno esclarecermos o conceito dessa educao para facilitar o entendimento da pedagogia social. Sabemos que a educao no acontece sozinha, ela fruto das interaes e experincias dentro de um processo de desenvolvimento de aptides, de atitudes e de outras formas de conduta exigidas pela sociedade, caracterizando um conjunto de atividades destinadas a transmitir conhecimentos, a fomentar valores morais e a compreender princpios fundamentais aplicveis ao longo da vida.

Anais do evento: ISSN 2175-327X

O profissional com competncia para atuar na elaborao de uma crtica e uma transformao nos valores educacionais, o educador social, assim ele, promove mudanas na estrutura da sociedade. Essa educao atua junto aos sujeitos para melhor aproveitar as suas potencialidades e tambm capacitando os cidados socializando-os e desenvolvendo sua auto-estima, e autoconhecimento e suas habilidades sociais. Enfim pode-se dizer que o educador social um elemento mediador entre educando, sociedade e cultura.
O educador social uma pessoa capacitando para desenvolver duas funes: por um lado deve elaborar uma crtica e uma transformao dos valores educacionais e da estrutura da sociedade e por outro lado, deve intervir com sujeitos e ajudalos a potencializar seus fatores pessoais de desenvolvimento, capacitando-os socialmente para: desenvolver a auto estima, auto conhecimento, habilidades sociais, conscincia critica etc., a fim de facilitar as condies objetivas da pessoa com o seu meio (...) (OA apud UJIIE, NATALI e MACHADO, 2009, p. 4).

Diante do exposto podemos caracterizar o educador social como um profissional cuja contribuio do trabalho importante, pois abrangente e capaz de promover a transformao da realidade. Petrus, citado por Ujiie, Natali e Machado (2009), aponta cinco vias constitutivas do educador social que so as seguintes: Administrativa, sistemtica, histrica, emprica e analtica. Compreende-se como educador constitudo na via administrativa aquele que desenvolve atividades de ao cidad e tambm trabalha na elaborao de projetos para terceiros. Nesse grupo enquadram-se os pedagogos que atuam em ONGs e em Empresas, como o caso dos pedagogos da nossa pesquisa. Constitudos pela via sistemtica so aqueles educadores que atuam na docncia. Esse profissional desenvolve seu trabalho num mbito institucional visando atender a necessidades dessa modalidade educativa.

Anais do evento: ISSN 2175-327X

O educador constitudo pela via histrica aquele que est envolvido nos processos histricos e polticos de um grupo. Esse tipo de pedagogo encaixa-se na definio Gramsci dos intelectuais orgnicos, ou seja, aquele que atua nas camadas sociais promovendo a movimentao desses grupos. Na via emprica o educador social aquele que est envolvido nas lutas dirias. Como exemplo dessa via podemos apontar o trabalho voluntrio em que no h necessidade de uma formao para essa atividade, pois o educador se forma pela experincia. A via analtica constitui o educador que promove uma anlise da prxis educativa social, refletindo sobre a teoria e prtica. Este educador se empenha em pesquisas a fim de compreender as mltiplas dimenses da pedagogia social. Como definido, na via administrativa tem-se o desenvolvimento de projetos junto aos tcnicos para os agricultores, procurando assim outras opes de atividades que podero ser desenvolvidas, as quais no se limita somente a agricultura e a pecuria, mas explorando outras maneiras rentveis para os mesmos. A educao por no acontecer sozinha, logo tambm no acontece em um nico lugar. Nesse sentido no temos apenas uma educao, mas diferentes modalidades, por isso cabe ressaltar a apresentao das trs modalidades da educao: a educao formal, informal e no formal. Segundo Lopes (2007, p. 19) a educao formal (...) ocorre nas instituies escolares, mais sistemtica, segue padres preestabelecidos por sua equipe, estruturada, intencional (...) as quais se desenrolam por meio de uma dinmica em sala de aula. A educao formal pode ser descrita como aquela que acontece nas escolas, com contedos previamente demarcados. O professor facilmente identificado nesse processo, pois ele o responsvel pela aprendizagem. Por educao informal entende-se que:

Anais do evento: ISSN 2175-327X

o ser humano educa-se pelo simples fato de viver e conviver com outras pessoas, desenvolvendo-se, transformando-se por efeito de sua interao com o meio no qual esta interagindo. Porm, trata-se nesse caso, de um processo espontneo, no intencional e no formal, no qual se observa aprendizagem de experincias nem sempre conscientes, que preexistem e que provavelmente formaro os suportes fsicos, emocionais e sociais do individuo. (LIBNEO apud LOPES, 2007, p. 18).

A educao, quando ocorre de maneira informal, confunde-se com o fenmeno do crescimento ao processar-se em um ambiente determinado e controlado, pode ser formal e informal. A educao no ocorre apenas na escola; ela um processo permanente que se efetua na famlia, na comunidade, no trabalho, na comunicao social, enfim, na interao do homem com o meio. J a educao no formal Lopes (2007, p. 19) salienta que ela: constitui-se em propostas educacionais mais abertas que se desenvolvem de forma mais flexvel, com emprego de procedimentos metodolgicos diversificados, no seguindo uma seqncia convencionada necessariamente. Nesse tipo de educao, o indivduo aprende no mundo da vida, de acordo com Gohn (2006), atravs das experincias e da interao com os outros indivduos essa modalidade da educao visa capacitao e cidados para o trabalho por meio da aprendizagem e habilidades ou o desenvolvimento de potencialidades voltadas para alguma prtica que capacite o indivduo para viver e agir coletivamente. O conhecimento, a experincia e a especializao dos pedagogos trazem grandes vantagens s empresas, a aprendizagem continuada uma necessidade para uma valorizao crescente no meio empresarial, e percebe-se que essa uma forma no somente de adquirir conhecimentos, mas como uma maneira de elevar as suas competncias, e posteriormente alcanar destaque. importante que o profissional, possua conhecimento sobre todos os departamentos da empresa, alm dos recursos, os seus produtos, relacionamentos com outras reas, sendo interno e externo, seus clientes, sua viso, seus valores e a sua cultura.

Anais do evento: ISSN 2175-327X

As empresas no podem restringir suas aes de formao apenas a aspectos gerais, bsicos para um bom desempenho em um sentido mais amplo, isto , no pode abrir mo da formao em aspectos tcnicos, especficos de uma competncia profissional tcnica. (RIBEIRO, 2007, p. 21).

preciso ter uma estrutura organizacional e assim estar podendo garantir um aprendizado e a criao de um conhecimento, nos ambientes de trabalho, deve-se permitir mobilizar os profissionais entendendo que eles so inteligentes, criativos, tem sonhos e detm o gosto pelo trabalho e sua qualidade. A ATUAO DO PEDAGOGO NA EMPRESA: UMA ANLISE DA REALIDADE Dotados de sentimentos, desejos, capacidades e limitaes, o homem um ser humano e obrigado a se tornar uma maquina, s com obrigaes a cumprir. Em muitas empresas no departamento de recursos humanos, atualmente tem-se pouco ou nenhum investimento para com os funcionrios e com o seu desenvolvimento, crescimento, o que se tem observado uma cobrana com o alcance dos resultados voltados para o crescimento da empresa. At certo tempo, existia muita represso, para com os funcionrios das empresas, mas hoje a realidade passa por uma transformao, tem-se a necessidade de implementar outras maneiras de se relacionar e trabalhar, em muitas empresas, j se investe em seus colaboradores e a razo desta, ser um trabalho realizado com satisfao, qualidade e produtividade, e, assim os funcionrios e a empresa crescem, esse ser o grande diferencial.
O pedagogo que atua na empresa precisa ter sensibilidade para perceber quais estratgias podem ser usadas e em que circunstncias para que no se desperdice tempo demais aplicando numerosos mtodos e, com isso, percam-se de vista os propsitos tanto da formao quanto da prpria empresa. (RIBEIRO, 2007, p.24).

Anais do evento: ISSN 2175-327X

A atuao do pedagogo nos setores de recursos humanos (RH), desenvolver uma nova proposta em organizaes, mais humanizadas e uma qualidade de todo o pessoal. O profissional tambm estar fazendo uma avaliao contnua dos funcionrios. Ferreira citado por Ribeiro (2007, p.9) afirma que: um dos propsitos da pedagogia na empresa a de qualificar todo o pessoal da organizao nas reas administrativas, operacional, gerencial, elevando a qualidade e a produtividade organizacionais. Com essa qualificao, para com os funcionrios, podem-se obter os resultados de uma forma positiva, no somente a empresa usufruir os benefcios, mas os funcionrios, sero impulsionados e motivados a desempenharem seu papel mais corretamente. Para realizao da pesquisa foram selecionadas duas empresas de carter estatal, as quais dispem de duas pedagogas atuantes que realizam o trabalho de gerenciamento nestas, com vistas ao melhoramento produtividade agrcola no estado. Trabalham numa regional na qual cada uma gerencia nove municpios, mais os funcionrios admistrativos e os tcnicos. A sala de reunies tem um bom espao as cadeiras so organizadas em crculo, para as realizaes dos encontros, para assim ter um melhor debate entre os participantes. A organizao empresarial procura sempre oferecer cursos para os agricultores alm de organizar cooperativas para fortalecer e melhorar a rentabilidade destes trabalhadores. So tambm ofertadas palestras e outros servios sempre que possvel, trazendo assim mais conhecimento e outras fontes de renda para o agricultor e seus familiares para uma boa renda e manuteno ativa de trabalho. Assim, visam assegurar a qualidade de vida, procurando incentivar a participar e acompanhar as transformaes que ocorrem no mundo, sejam elas tecnolgicas, sociais, econmicas e culturais, sempre respeitando e preservando os valores humanistas. Convictos e conscientes dos desafios atuais, visando a um trabalho de planejamento inclusive no coletivo, isto , a pedagoga com tcnicos e os agentes administrativos, juntamente com os representantes dos agricultores, atuam juntos discutem

Anais do evento: ISSN 2175-327X

e analisam solues para um bom desenvolvimento do trabalho junto ao trabalhador e seus familiares. A empresa escolhida para a realizao da pesquisa atravs das pedagogas que estiveram presentes e dos colegas de forma indireta, e assim atravs desta participao colaboram para a anlise. A inquietude em pesquisar este tema deu-se em razo de constatar de que forma vem ocorrendo a atuao do pedagogo na empresa, sua aceitabilidade, pelo fato de estar alm de sala de aula e quais sero os benefcios para a empresa, para assim entendermos com leigos ou conhecedores do tema, alm de compreender melhor esse novo campo de atuao. Cada ser humano possui sua histria e constitui sua cultura e age sobre a mesma influenciando sua vida profissional e pessoal, na sociedade com seus modos, costumes, caractersticas e valores. A cultura interfere nas organizaes, e o pedagogo deve ter um bom conhecimento para trabalhar adequadamente. Em algumas conversas informas, constatou-se atravs de relatos da pedagoga a dificuldade que ela encontra em trabalhar com determinadas culturas, que seriam no seu caso especifico os ucranianos e poloneses, mais resistentes a novas idias e mudanas que entre os italianos e alemes, no identificado tal comportamento. Conforme a lei 6297/75 a empresa recebe incentivos fiscais, como a reduo de impostos ao realizar projetos de formao profissional e aprendizagem, previamente comprovado pelo ministrio do trabalho, com essa nova demanda interna e externa necessrios s empresas participarem do projeto para assim receberem o incentivo. Nessa demanda, porm, o pedagogo busca melhorar a produtividade dentro da empresa que tambm no deixa de ser um espao educativo para o crescimento dos funcionrios e da empresa. O pedagogo na empresa tem por funo buscar explicar as melhores estratgias para garantir uma melhor aprendizagem e conhecimento provocando mudanas, ajudando

Anais do evento: ISSN 2175-327X

os indivduos a desenvolver suas potencialidades. Nessa perspectiva, o pedagogo atuando em uma empresa poder valer-se de suas competncias, conhecimentos e habilidades para ajudar na melhoria da produtividade, observar e constatar este contexto torna-se imprescindvel para que possamos como pedagogos estar tambm futuramente atuando nessas reas e no somente nos setores da educao formal, ou seja, as escolas. CONSIDERAES FINAIS O pedagogo na empresa vem propor uma nova perspectiva de transformao, e para atender essa mudana esse profissional vem organizar, qualificar e produzir junto a essa empresa, alm disso, o pedagogo tem uma noo mais abrangente e capaz de formao mais efetiva incluindo disciplina como didtica aplicada ao treinamento, jogos, simulaes, esforos que mostram o resultado num sentido mais amplo para as competncias profissionais e tcnicas. O pedagogo seja na empresa pblica ou privada estar ajudando no trabalho das empresas estando capacitado e preparado para agir e trabalhar com o pessoal. Para tanto ser necessrio fazer aperfeioamento, treinamento, requalificao dos funcionrios e ter um bom desempenho nesse processo de aprendizagem. de fato que a pedagogia empresarial se desenvolve em nveis intelectuais, permitindo assim um aproveitamento mximo do seu processo de produzir mais e melhor, tanto no crescimento profissional quanto a renda. Com a expanso exigncia do mercado de trabalho, o pedagogo vem conquistando aos poucos seu espao nesta rea, e encontra muitas dificuldades. Os pedagogos devem dar continuidade no seu trabalho para suprir as necessidades que as empresas encontram para melhor superar os desafios de um mercado to competitivo e que deve estar organizado para o bom andamento de todo.

Anais do evento: ISSN 2175-327X

A funo do pedagogo na empresa vem propor uma nova perspectiva de transformao, e para atender essa mudana esse profissional vem organizar, qualificar e produzir junto a essa empresa, alm disso, o pedagogo tem uma noo mais abrangente e capaz de transformar as estratgias empresarias positivamente. E de fato o conhecimento em organizao que vem contribuir significativamente junto empresa, promovendo as diferenas, aperfeioamento atravs da aprendizagem uma formao mais efetiva incluindo disciplina como didtica aplicada ao treinamento, jogos, simulaes, esforos que mostram o resultado num sentido mais amplo para as competncias profissionais e tcnicas. A meta proposta nesse trabalho foi verificao e atuao do pedagogo dentro da empresa. Com objetivos devidamente delimitados, o pedagogo que vise a aprimorao e a qualificao profissional do individuo. A empresa tambm um espao educativo e o objetivo do pedagogo mobilizar e atender essas tarefas trazendo mais informaes, conhecimentos e investindo algumas horas trabalhos em educao e treinamentos, trazendo dupla conseqncia que a competitividade da empresa e o desenvolvimento pessoal juntos numa alta realizao. Na empresa necessita-se ter um equilbrio entre capacidades e produtividades, e assim, os pedagogos empresariais junto com os colaboradores procuram aperfeioar respeitando os limites humanos e sem prejudicar funcionrios ou empresas e assim tendo uma aprendizagem coletiva. REFERNCIAS IUJIIE, N. T., NATALI, M. P., MACHADO, R. E. Revista educao Unicinos (no proelo) Contexto da educao social no Brasil, 2009. LOPES, I. Pedagogia empresarial: formas e contextos de atuao. Rio de Janeiro: Wak Ed. 2007.

Anais do evento: ISSN 2175-327X

RIBEIRO, A. E. A. Pedagogia empresarial: atuao do pedagogo na empresa. 5 ed.. Rio de janeiro: Wak, 2008. RIBEIRO, A. E. A. Temas atuais em pedagogia empresarial: aprender para ser competitivo. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2008

You might also like