You are on page 1of 2

EXERCCIOS 2 AVALIAO 1. Seja a funo Qsx = 5 Px -10.

PEDE-SE: a) a ilustrao grfica possvel; b) a quantidade mxima a ser ofertada do bem;


2. Considere a oferta do bem X, Qsx = 5 Px - 10e os dados do quadro abaixo: Px 2 4 Qdx 100 60 Isto posto, pede-se: a) as variveis de equilbrio do modelo; b) a ilustrao grfica possvel considerando os valores mximos para preo e quantidade do bem.

6. O bem X se torna mais caro e, em conseqncia, o consumidor aumenta sua procura pelo bem Y. Assinale as respostas certas. Os bens Y e X so: a) independentes; b) substitutos; c) complementares; d) o tem c est errado; e) o item b est errado. 7. Seja a funo Qsx = a + bPx . Sem atribuir quaisquer valores para as variveis, PEDE-SE: a) graficar a funo; b) o preo ou a quantidade na interceo da funo com o eixo respectivo, conforme for o caso; c) a quantidade do bem que o ofertante est disposto a oferecer a ttulo de doao. 8. Considere o mercado da carne de porco. A seguir, admita que ocorreu um aumento no preo dos fatores de produo desse bem, coeteris paribus. Isto posto, assinale a alternativa correta: a) o preo do bem, sua oferta e sua demanda diminuem; b) o preo no se altera, a oferta e a quantidade demandada diminuem; c) a oferta e a quantidade demandada diminuem e o preo do bem sobe; d) a quantidade ofertada e a quantidade demandada diminuem e o preo do bem sobre; e) o preo aumenta a quantidade ofertada e a demanda diminuem; f) nra.

3. Seja o mercado do bem Y. Considere um aumento na capacidade produtiva desse bem, tudo o mais constante. Isto posto, assinale a resposta certa: a) A oferta aumenta, o preo e a quantidade demandada diminuem; b) Preo e oferta diminuem e quantidade demandada aumenta; c) oferta e quantidade demandada aumentam e preo cai; d) Oferta aumenta, quantidade demandada e preo caem; e) Demanda, preo e quantidade ofertada aumentam; f) Quantidade demandada aumenta, preo e oferta caem; g) NRA. 4. Seja o mercado de um bem normal qualquer. Considere uma elevao na renda dos consumidores desse bem, coeteris paribus. Isto posto, assinale a resposta certa: a) aumentam o preo, a quantidade demandada e a quantidade ofertada; b) aumenta a demanda, a oferta e o preo do bem; c) aumenta a demanda, a quantidade ofertada e o preo aumenta; d) aumenta a demanda e a quantidade ofertada e o preo diminui; e) o preo diminui, aumenta a quantidade demandada e a oferta; f) NRA. 5. Seja a funo demanda Qdx = 100 0,25 Px 0,35 Py + 0,10 Pz 0,4 R. Marque as respostas certas: a) x e y so substitutos e x um bem normal; b) x e z so substitutos e x um bem inferior; c) x um bem inferior e z e x so complementares e; d) x um bem normal e x e y so complementares; e) x um bem normal e z e x so substitutos; f) x um bem inferior e x e y so complementares; g) NRA.

9. Admita que certo empresrio esteja disposto a oferecer qualquer quantidade de mercadoria, em dado perodo de tempo, desde que o preo do bem, no mercado, seja P e no sofra qualquer alterao no perodo. Isto posto, trace (desenhe) a oferta do produto realizada por aquele empresrio. 10. Sejam os dados do quadro abaixo, relativos ao mercado de um bem normal qualquer: Px Qdx Qsx 2 80 70 5 20 190 PEDE-SE: a) as variveis de equilbrio do modelo; b) ilustrao grfica possvel, considerando os valores mximos para preo e quantidade; c) o intervalo da quantidade, indicado pela funo oferta, no relevante para a economia 11. Considere a funo: Qdx = 12 2Px 3Py + 4Pz 2R. Assinale a alternativa correta: a) X um bem normal e X e Y so complementares; b) X e Z so complementares e X um bem inferior; c) Y um bem inferior e X e Y so complementares; d) X e Z so substitutos e X um bem inferior; e) Z e X so substitutos e X um bem normal f) Z um bem normal e X e Y so substitutos. 12. Sejam os dados do quadro abaixo: Qx 80 150 PEDE-SE: a) a expresso matemtica da funo correspondente; b) a expresso grfica possvel; c) indicar, na ilustrao grfica, o preo ou a quantidade correspondente a intercesso da funo grfica com o eixo dos preos ou eixo das quantidades, conforme for o caso. Px 10 12

13.

You might also like