You are on page 1of 13

Concurso PMDF

Introduo

INFORMTICA PARA CONCURSOS SEGURANA DA INFORMAO


Facilitador: Alan Baloni www.alanbaloni.com Fisico_maluco@hotmail.com.com

A segurana da informao busca reduzir os riscos de vazamentos, fraudes, erros, uso indevido, sabotagens, paralisaes, roubo de informaes ou qualquer outra ameaa que possa prejudicar os sistemas de informao ou equipamentos de um indivduo ou organizao.

Princpios

C onfidencialidade I ntegridade D isponibilidade A utenticidade

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Princpios

Exerccio Analise o Item Abaixo (Certo/Errado): ( ) O conceito de confidencialidade refere-se a disponibilizar informaes em ambientes digitais apenas a pessoas para as quais elas foram destinadas, garantindo-se, assim, o sigilo da comunicao ou a exclusividade de sua divulgao apenas aos usurios autorizados.

Confidencialidade

Significa proteger informaes contra sua revelao para algum no autorizado - interna ou externamente.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Princpios

Princpios

Integridade

Disponibilidade

Consiste em proteger a informao contra modificao sem a permisso explcita do proprietrio daquela informao.

Consiste na proteo dos servios prestados pelo sistema de forma que eles no sejam degradados ou se tornem indisponveis sem autorizao.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Princpios

Exerccio Analise o Item Abaixo (Certo/Errado): ( ) Entre os atributos de segurana da informao, incluem-se a confidencialidade, a integridade, a disponibilidade e a autenticidade. A integridade consiste na propriedade que limita o acesso informao somente s pessoas ou entidades autorizadas pelo proprietrio da informao.

Autenticidade

Identificao correta de um usurio ou computador.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

No-Repdio

Ameaas MALWARE: Malware uma categoria de cdigo malicioso que inclui VRUS, WORMS e CAVALOS DE TRIA. Os programas de malware destrutivos utilizam ferramentas de comunicao conhecidas para se espalharem. O malware tambm tenta explorar as vulnerabilidades existentes nos sistemas, tornando sua entrada discreta e fcil. Sniffers Backdoors

Termo muito usado na rea de segurana da informao. No-Repdio a garantia de que um agente no consiga negar um ato ou documento de sua autoria. Essa garantia condio necessria para a validade jurdica de documentos e transaes digitais. S se pode garantir o norepdio quando houver: AUTENTICIDADE E INTEGRIDADE

Vrus

Worms Spyware e Adware

Trojan

Exploit Keyloggers Phishing DoS e DDoS Spam RootKit

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Vrus

Vrus Vrus de boot: afetam o setor de boot e o sistema operacional. Normalmente se copiam para o MBR do HD, apagando o seu contedo ou permanecendo l, para serem carregados sempre que o sistema operacional for executado; Vrus de macro: afetam programas da Microsoft. As instrues desses vrus so, na verdade, macros existentes em arquivos .doc ou .xls, que, quando executados, do origem a vrias operaes inconvenientes no micro, podendo at apagar arquivos.

So programas maliciosos, criados para se replicar automaticamente e danificar o sistema. A principal caracterstica de um vrus sua capacidade de se copiar sozinho e de se anexar a arquivos. As principais contra-medidas so a instalao de programas antivrus atualizados em todos as estaes de trabalho e servidores. recomendvel deixar programas antivrus residentes na memria para proteo em tempo real de qualquer infeco possvel.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Exerccio Analise o Item Abaixo (Certo/Errado): ( ) Alguns vrus tm a capacidade de modificar registros de computadores com sistema operacional Windows e de fazer com que sejam executados toda vez que o computador for iniciado.

Worms Programa capaz de se propagar automaticamente atravs de redes, enviando cpias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vrus, o worm no necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagao se d atravs da explorao de vulnerabilidades existentes ou falhas na configurao de softwares instalados em computadores. Worms so notadamente responsveis por consumir muitos recursos.

( ) Alguns tipos de vrus de computador podem gerar informaes falsas em redes sociais com o intuito de se propagarem.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Worms Degradam sensivelmente o desempenho de redes e podem lotar o disco rgido de computadores, devido grande quantidade de cpias de si mesmo que costumam propagar. Alm disso, podem gerar grandes transtornos para aqueles que esto recebendo tais cpias. Os worms mais recentes exploram vulnerabilidades dos servios ou programas instalados no servidor para se infiltrar e fornecer acesso ao atacante. Alm disso, uma vez instalados eles comeam a procurar novos endereos vulnerveis para atacar.

Exerccio Analise o Item Abaixo (Certo/Errado): ( ) Worms so programas que se espalham em uma rede, criam cpias funcionais de si mesmo e infectam outros computadores.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Exploit Programa de computador, uma poro de dados ou uma seqncia de comandos que se aproveita das vulnerabilidades de um sistema computacional. So geralmente elaborados por hackers como programas de demonstrao das vulnerabilidades, a fim de que as falhas sejam corrigidas, ou por crackers a fim de ganhar acesso no autorizado a sistemas.

Sniffers Os farejadores so programas que espionam a comunicao em uma rede. Eles exploram o fato do trfego dos pacotes das aplicaes TCP/IP no utilizar nenhum tipo de cifragem nos dados. Dessa maneira, um sniffer pode obter nomes de usurios, senhas ou qualquer outra informao transmitida que no esteja criptografada. A dificuldade no uso de um sniffer que o atacante precisa instalar o programa em algum ponto estratgico da rede, como entre duas mquinas.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Port Scanners
So programas que vasculham um computador a procura de portas de comunicao abertas. Esses programas ficam enviando vrios pacotes seguidos para esse computador, em diferentes portas, apenas para receber a resposta de uma delas e, com isso, constatar a presena de portas abertas..' Essa geralmente a primeira tcnica utilizada por hackers para se obter informaes sobre o seu alvo. Sabendo quais so os servios disponveis e qual o sistema operacional, eles podem buscar por vulnerabilidades nesses sistemas. muito til, tanto para os administradores de sistemas quanto para os Hackers.

Backdoors
Ou porta dos fundos, uma brecha, normalmente colocada de forma intencional pelo programador, que permite a invaso do sistema por quem conhece a falha. Vrses antigas do ICQ possuem defeito que abre um Backdoor que permite ao hacker derrubar a conexo do programa com o servidor, fazendo que ele pare de funcionar. A maneira mais correta de se prevenir sempre atualizar as verses dos programas instalados em seu computador. de responsabilidade do fabricante do software avisar aos usurios e prover uma nova verso corrigida do programa quando descoberto um Backdoor no mesmo.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Spyware O Spyware basicamente programa, cuja funo a de coletar suas informaes pessoais sem que voc saiba o que est havendo. O spyware pode ser obtido por download de websites, mensagens de e-mail, mensagens instantneas e conexes diretas para o compartilhamento de arquivos. Alm disso, um usurio pode receber um spyware, sem saber, ao aceitar um contrato de licena do usurio final de um programa de software. Com freqncia, o intuito do spyware permanecer despercebido, ocultando-se ativamente ou simplesmente no se fazendo notar em um sistema conhecido pelo usurio.

Adware So programas, geralmente gratuitos, que mostram anncios, na forma de banners incorporados interface do programa, ou mesmo janelas pop-up. As propagandas so uma forma alternativa dos desenvolvedores ganharem dinheiro com o programa.

Diferena: Spyware um software espio e nada alm disso. Adwares nem sempre so necessariamente maliciosos. Em geral, spywares so softwares que buscam monitorar qualquer uso do computador. Porm, diferentemente dos adwares, muitos spywares so annimos.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Exerccio Analise o Item Abaixo (Certo/Errado): ( ) O adware, tipo de firewall que implementa segurana de acesso s redes de computadores que fazem parte da Internet, evita que essas redes sejam invadidas indevidamente.

DoS Denial of Service, ou Negao de Servio, um ataque onde o acesso a um sistema/aplicao interrompido ou impedido, deixando de estar disponvel; ou uma aplicao, cujo tempo de execuo crtico, atrasada ou abortada. Esse tipo de ataque um dos mais fceis de implementar e mais difceis de se evitar. O objetivo incapacitar um servidor, uma estao ou algum sistema de fornecer os seus servios para os usurios legtimos. Normalmente, o ataque DoS no permite o acesso ou modificao de dados. Usualmente, o atacante somente quer inabilitar o uso de um servio, no corromp-lo.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

DDoS Distributed Denial of Service, um ataque DoS ampliado, ou seja, que utiliza at milhares de computadores para atacar uma determinada mquina. Esse um dos tipos mais eficazes de ataques e j prejudicou muitos sites conhecidos. Para que os ataques do tipo DDoS sejam bemsucedidos, necessrio que se tenha um nmero grande de computadores para fazerem parte do ataque. Uma das melhores formas encontradas para se ter tantas mquinas, foi inserir programas de ataque DDoS em vrus ou em softwares maliciosos.

Ataque DDoS

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Keylogger Programa capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usurio no teclado de um computador. Normalmente, a ativao do keylogger condicionada a uma ao prvia do usurio, como por exemplo, aps o acesso a um site de comrcio eletrnico ou Internet Banking, para a captura de senhas bancrias ou nmeros de cartes de crdito.

Screenlogger Tipo de malware capaz de gravar as pginas que o usurio visita e a rea em volta do clique do mouse e as envia pela Internet. Por isso so chamados de screenloggers.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Phishing Phishing = Pescaria uma forma de fraude eletrnica, caracterizada por tentativas de adquirir informaes sigilosas, tais como senhas, nmeros de carto de crdito e outros dados pessoais ou empresariais, ao se fazer passar como uma pessoa confivel ou uma empresa enviando uma comunicao eletrnica oficial. Isto ocorre de vrias maneiras, pricipalmente por email, mensagem instantnea, SMS, dentre outros.

Exerccio Analise o Item Abaixo (Certo/Errado): ( ) Um filtro de phishing uma ferramenta que permite criptografar uma mensagem de email cujo teor, supostamente, s poder ser lido pelo destinatrio dessa mensagem.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

RootKit A principal inteno dele se camuflar, impedindo que seu cdigo seja encontrado por qualquer antivrus. Isto possvel por que estas aplicaes tm a capacidade de interceptar as solicitaes feitas ao sistema operacional, podendo alterar o seu resultado. Por exemplo, quando o Windows faz um pedido para a leitura ou abertura de um arquivo, o rootkit intercepta os dados que so requisitados e faz uma filtragem dessa informao, deixando passar apenas o cdigo no infectado. Desta forma, o antivrus ou qualquer outra ferramenta ficam impossibilitados de encontrar o arquivo malicioso.

Cavalo de Tria ou Trojan Cdigos maliciosos, geralmente camuflados como programas inofensivos que, uma vez instalados no computador da vtima, podem permitir que o criador da praga obtenha o controle completo sobre a mquina infectada, que passa a ser chamada de "zumbi". Alguns tipos de Trojans conhecidos, como o BO e o Netbus, permitem acesso ao computador, deixando vulnerveis arquivos do sistema e senhas gravadas no disco e na memria.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Cavalo de Tria ou Trojan Imagine que voc recebeu um e-mail (pode at ser de algum de sua lista de contatos) dizendo: Voc esta sendo trado. Clique aqui para ver as foto!. Voc abre e no tem nada disso. Voc, sem saber, instalou um trojan. Ele manda pacotes de informao ao seu dono. Depois de enviar o tal pacote, estabelecida uma conexo entre o atacante e o atacado, permitindo at mesmo o controle do computador. A, Adeus, Bizonhoooo!

Engenharia Social a aquisio de alguma informao ou privilgios de acesso inapropriado por algum do lado de fora, baseado na construo de relaes de confiana inapropriadas com as pessoas de dentro de uma organizao. Ou seja, a arte de manipular pessoas a fazer aes que elas normalmente no fazem.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Engenharia Social O objetivo da Engenharia Social, como tcnica de ataque segurana, enganar alguma pessoa para que ela diretamente fornea informaes, ou facilite o acesso a essas informaes. Essa tcnica baseada nas qualidades da natureza humana, como a vontade de ajudar, a tendncia em confiar nas pessoas e o medo de se meter em problemas. O resultado de uma ao de Engenharia Social bem sucedida o fornecimento de informaes ou acesso a invasores sem deixar nenhuma suspeita do que eles esto fazendo.

Mecanismos de Segurana Ufa! Pensei que no ia acabar mais... Essas ameaas so as mais conhecidas. Porm, existem outros termos que podem ser utilizados. Pesquise e conhea novos nomes! Bem, uma vez conhecidas as principais ameaas e tcnicas utilizadas contra a Segurana da Informao, pode-se descrever as principais medidas e ferramentas necessrias para eliminar essas ameaas e garantir a proteo de um ambiente computacional.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Mecanismos de Segurana

Programas Anti-Vrus

So elas: Firewall

Backup

Anti-Vrus IDS

Criptografia

Os antivrus so programas que detectam, anulam e eliminam os vrus de computador. Atualmente, os programas antivrus foram ganhando novas funcionalidades e conseguem eliminar Cavalos de Tria, barram programas hostis e verificam e-mails. Alguns antivrus ainda verificam o funcionamento dos programas de seu computador, avisando ao usurio, caso algum programa comece a apresentar algum comportamento suspeito. Algumas verses de antivrus so gratuitas para uso pessoal e podem ser baixadas pela Internet.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Programas Anti-Vrus Identificar e eliminar uma boa quantidade de Vrus; Analisar os arquivos que esto sendo baixados pela Internet; Verificar continuamente os discos rgidos e flexveis de forma transparente ao usurio; Procurar Vrus e Cavalos de Tria em arquivos anexados aos e-mails; Criar um disquete de verificao (disquete de boot) que pode ser utilizado caso o Vrus seja mais esperto e anule o antivrus que est instalado no computador;

Exerccio Analise o Item Abaixo (Certo/Errado): ( ) Os antivrus devem ser atualizados constantemente para que no percam sua eficincia em razo do surgimento de novos vrus de computador.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Firewall Parede de Fogo, o firewall uma barreira inteligente entre duas redes, geralmente a rede local e a Internet, atravs da qual s passa trfego autorizado. Este trfego examinado pelo firewall em tempo real e a seleo feita de acordo com um conjunto de regras de acesso.

Exerccio Analise o Item Abaixo (Certo/Errado): ( ) Se a rede em questo tiver um firewall configurado, a fim de controlar acessos Internet, ser possvel monitorar o trfego de acesso Internet desses usurios.

( ) Firewall o elemento de defesa mais externo na intranet de uma empresa e sua principal funo impedir que usurios da intranet acessem qualquer rede externa ligada Web.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Filtro de Pacotes Esse o tipo de firewall mais conhecido e utilizado. Ele controla a origem e o destino dos pacotes de mensagens da Internet. Quando uma informao recebida, o firewall verifica as informaes sobre o endereo IP de origem e destino do pacote e compara com uma lista de regras de acesso para determinar se pacote est autorizado ou no a ser repassado atravs dele.

IDS Intrusion Detection Systems, ou Sistemas de Deteco de Intruso, so, basicamente, como uma ferramenta inteligente capaz de detectar tentativas de invaso e tempo real. Esses sistemas podem atuar de forma a somente alertar as tentativas de invaso, como tambm em forma reativa, aplicando aes necessrias contra o ataque.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Exerccio Analise o Item Abaixo (Certo/Errado): ( ) Os sistemas IDS (intrusion detection system) e IPS (intrusion prevention system) utilizam metodologias similares na identificao de ataques, visto que ambos analisam o trfego de rede em busca de assinaturas ou de conjunto de regras que possibilitem a identificao dos ataques.

Criptografia Arte ou cincia de escrever em cifra ou em cdigos. ento um conjunto de tcnicas que tornam uma mensagem incompreensvel permitindo apenas que o destinatrio que conhea a chave de encriptao possa decriptar e ler a mensagem com clareza.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Criptografia

Criptografia Tipos Criptografia Simtrica Tambm denominado algoritmo simtrico, criptografia de chave simtrica ou criptografia convencional, um sistema que utiliza apenas uma chave para encriptar e decriptar a informao. Criptografia Assimtrica Tambm conhecido como algoritmo assimtrico, ou criptografia de chave-pblica, um sistema que utiliza duas chaves diferentes, uma chave denominada secreta e outra denominada pblica.

Alguns Conceitos
Algoritmos Criptogrficos: So funes matemticas usadas para codificar os dados, garantindo segredo e autenticao. Os algoritmos devem ser conhecidos e testados, a segurana deve basear-se totalmente na chave secreta, sendo que essa chave deve ter um tamanho suficiente para evitar sua descoberta por fora-bruta. Chave criptogrfica : o nmero que ser usado, em conjunto com o algoritmo, que alterar a mensagem original.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Exerccio
Em relao aos sistemas de informao e sua segurana, assinale a opo correta. A) O uso de sistemas gerenciadores de bancos de dados garante que os dados de um sistema de informao sejam sempre acessados por pessoas autorizadas. B) Senhas podem ser usadas como forma de identificar os usurios e, assim, de garantir o sigilo das informaes. C) Computadores que no estejam conectados a redes esto isentos do risco de contaminao por vrus. D) Data warehouses so sistemas de informao usados para a disponibilizao de transaes online a grupos especficos de usurios. E) A criptografia pode ser usada como forma de garantir a segurana da informao durante o trnsito dessa informao por redes de computadores.

Criptografia Simtrica
Adaptado de: Informtica para concursos Joo Antnio

Gisele Bundchen

Ana Hickman

Ei, vamos para a grande aula de Informtica?

Mesma chave Fijap983rjqpono Rqcm99r0u 90i58(**&$%GV

Ei, vamos para a grande aula de Informtica?

Uma nica chave para cifrar e decifrar A chave tem que ser compartilhada entre os usurios

Processos simples de criptografia e decriptografia, ideal para grandes quantidades de dados.


mais suscetvel a quebras de chave

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Criptografia Assimtrica

Criptografia Assimtrica

Usa chaves diferentes para cifrar e decifrar A chave para criptografar compartilhada (pblica), mas a chave de decriptografar mantida em segredo (privada). Os processos so mais lentos,vivel apenas em pequenas quantidades de dados. praticamente impossvel quebrar as chaves.

Adaptado de: Informtica para concursos Joo Antnio

Ana Hickman

Gisele Bundchen

No perco por nada desse mundo...

Fijap983rjqpono Rqcm99r0u 90i58(**&$%GV

No perco por nada desse mundo...

Chave pblica de Gigi

Chave privada de Gigi

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Backup Cpia de Segurana O utilitrio de Backup ajuda a proteger dados de uma perda acidental devido a uma falha no hardware ou na mdia de armazenamento. O objetivo principal do backup de dados restaurar os dados no caso de perda. Permisses e direitos de usurio so requeridos para fazer backup e restaurar dados.

Backup Cpia de Segurana

Tipos de Backup
1. Backup normal ou total Copia todo os arquivo selecionados e marca cada arquivo como tendo sido colocado em backup. Este atributo marcado no arquivo se chama Arquivo morto. 2. Backup de cpia Idntico o normal, com diferena de que os arquivos no so marcados como tendo sido copiados; 3. Backup dirio Copia todos os arquivos selecionados que foram alterados no dia de execuo do backup dirio;

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Backup Cpia de Segurana

Exerccio Analise o Item Abaixo (Certo/Errado): ( ) Ao se realizar um procedimento de backup de um conjunto arquivos e pastas selecionados, possvel que o conjunto de arquivos e pastas gerado por esse procedimento ocupe menos espao de memria que aquele ocupado pelo conjunto de arquivos e pastas de que se fez o backup.

Tipos de Backup
4. Backup incremental Copia somente os arquivos criados ou alterados desde o ltimo backup normal ou incremental;

5. Backup diferencial Faz o mesmo tipo de backup da opo Incremental, mas no marca os arquivos como copiados.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Assinatura Digital A assinatura digital busca resolver dois problemas no garantidos apenas com uso da criptografia para codificar as informaes:

Assinatura Digital A assinatura digital se baseia em criptografia assimtrica. A diferena entre a assinatura digital e a criptografia assimtrica. a forma como as chaves so usadas. Na assinatura digital, o remetente usar a chave privada para assinar a mensagem. Por outro lado, o destinatrio usar a chave pblica do remetente para confirmar que ela foi enviada por aquela pessoa. Garantiremos, assim, que o remetente no v dizer: Ei, no fui eu que mandei essa mensagem!.

Autenticidade e Integridade.
Autenticidade porque, com a assinatura digital, garante que quem enviou a mensagem quem diz ser. E Integridade, porque tambm garante que quem enviou mandou exatamente aquela mensagem.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Assinatura Digital
Fonte: Informtica para concursos Joo Antnio

Assinatura Digital Mas, e se ele disser: Fui eu, mas no era isso que estava escrito!.

Fonte: Informtica para concursos Joo Antnio

10

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Assinatura Digital Hash Hash um mtodo matemtico que garante a integridade dos dados durante uma transferncia qualquer. Quando o e-mail enviado, calculado o hash (atravs de um programa) e enviado junto com a mensagem. Quando a mensagem chega ao destinatrio, ele calcula o hash e compara com o hash enviado pelo remetente. Se os resultados forem iguais, garante-se a integridade dos dados enviados.

Exerccio Analise o Item Abaixo (Certo/Errado): ( ) A assinatura digital realizada por meio de um conjunto de dados criptografados, associados a um documento do qual so funo. Esse mecanismo garante a integridade, a autenticidade e a confidencialidade do documento associado.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Certificao (ou Certificado) Digital

Certificao (ou Certificado) Digital

Associa a identidade de um titular a um par de chaves eletrnicas (uma pblica e outra privada) que, usadas em conjunto, fornecem a comprovao da identidade. uma verso eletrnica (digital) de algo parecido a uma Cdula de Identidade - serve como prova de identidade, reconhecida diante de qualquer situao onde seja necessria a comprovao de identidade.

O Certificado de Identidade Digital emitido e assinado por uma Autoridade Certificadora Digital (Certificate Authority). Para tanto, esta autoridade usa as mais avanadas tcnicas de criptografia disponveis e de padres internacionais (norma ISO X.509 para Certificados Digitais), para a emisso e chancela digital dos Certificados de Identidade Digital.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Certificao (ou Certificado) Digital

Certificao (ou Certificado) Digital

Quando mandamos um e-mail assinado com nosso certificado, ele chega ao destinatrio, que checa (automaticamente) junto a Autoridade Certificadora nossas credenciais. Ns podemos ver o certificado de quem nos mandou a mensagem, podendo, assim, confiar nas informaes transmitidas.

Existem diversos protocolos que usam os certificados digitais para comunicaes seguras na Internet: Secure Socket Layer ou SSL Secured Multipurpose Mail Extensions - S/MIME Form Signing Authenticode / Objectsigning

11

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Certificao (ou Certificado) Digital O SSL talvez a mais difundida aplicao para os certificados digitais e usado em praticamente todos os sites que fazem comrcio eletrnico na rede. O SSL teve uma primeira fase de adoo onde apenas os servidores estavam identificados com certificados digitais, e assim tnhamos garantido, alm da identidade do servidor, o sigilo na sesso. Entretanto, apenas com a chegada dos certificados para os browsers que pudemos contar tambm com a identificao dos usurios.

Certificao (ou Certificado) Digital

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Exerccio Assinale a opo que apresenta um recurso que pode propiciar confiabilidade quanto autoria das transaes comerciais realizadas via Internet por empresa de comrcio eletrnico que faa negcios via Internet e cujos clientes sejam quaisquer usurios da Internet. A) certificao digital B) sistema de controle de acesso C) sistema biomtrico D) antivrus E) anti-spyware

Exerccio Analise o Item Abaixo (Certo/Errado): ( ) Caso computadores estejam conectados apenas a uma rede local, sem acesso Internet, a instalao de firewall em cada computador da rede suficiente para evitar a contaminao por vrus de um computador dessa rede.

Concurso PMDF

Concurso PMDF

Exerccio Analise o Item Abaixo (Certo/Errado): ( ) Entre as caractersticas de um certificado digital inclui-se a existncia de um emissor, do prazo de validade e de uma assinatura digital.

Exerccio Analise o Item Abaixo (Certo/Errado): ( ) O Google Chrome, Internet Explorer suportam HTTPS, que possibilita ao segura, mediante certificados o Mozilla Firefox e o o uso do protocolo usurio uma conexo digitais.

12

Concurso PMDF

Exerccio Analise o Item Abaixo (Certo/Errado): ( ) As senhas, para serem seguras ou fortes, devem ser compostas de pelo menos oito caracteres e conter letras maisculas, minsculas, nmeros e sinais de pontuao. Alm disso, recomenda-se no utilizar como senha nomes, sobrenomes, nmeros de documentos, placas de carros, nmeros de telefones e datas especiais.

"A vontade de vencer importante, mas a vontade de se preparar vital."


Joe Paterno (Treinador de futebol americano)

13

You might also like