You are on page 1of 1

PR-MODERNISMO NO BRASIL Foi o pensador e crtico literrio Alceu Amoroso Lima, pseudnimo, TRISTO DE ATADE, com a obra Contribuio

a histria do Modernismo, props o termo Pr-modernismo que antecipa ideias e prticas modernistas. A poesia apresenta correntes ligadas ao Parnasianismo e ao Simbolismo. Na prosa de fico evidente ideias do Realismo-Naturalismo, os autores regionalistas se destacam, como os gachos Simes Lopes Neto e Alcides Maia. O Pr-modernismo a poca do nacionalismo temtico: crtico e contestador. Os tipos humanos marginalizados ganharam espaos nas obras literrias. Alguns autores optaram pela poetizao da linguagem cientfica, outros preferiram o uso de regionalismos. EUCLIDES DA CUNHA em OS SERTES, revela a interpretao da realidade nacional, tendo como inspirao seu trabalho jornalstico em Canudos. OUTRAS OBRAS:Contrastes e Confrontos, Relatrio sobre o Alto Purus e Peru versus Bolvia. LIMA BARRETO - No estilo simples fez uma literatura militante, criou alguns personagens que se tornaram smbolo de comportamento e valores sociais, como Policarpo Quaresma e Clara dos Anjos. OBRAS: Triste fim de Policarpo Quaresma, Numa e Ninfa, Clara dos Anjos, Recordao do escrivo Isaas Caminha, Vida e Morte de M.J.Gonzaga de S. MONTEIRO LOBATO - Considerado um contista regionalista, escritor combativo de literatura militante, apresentou a realidade social e mental do chamado Jeca Tatu. Foi o mais importante escritor da literatura infantil brasileira. OBRAS: Urups, Cidades Mortas, Negrinha. Stio do Picapau Amarelo, Reinaes de Narizinho, Viagem ao Cu, Memrias de Emlia, O Minotauro, entre outros. OUTROS AUTORES DO PR-MODERNISMO GRAA ARANHA (Cana) JOSE MARIA TOLEDO MALTA AUGUSTO DOS ANJOS - Combina elementos parnasianos, simbolistas e expressionistas: preocupao formal, musicalidade, exagero e deformao expressivos. Sua poesia forte, chocante, agressiva, comunica-nos a angstia da falta de sentido vida na decomposio e aniquilamento da carne. EU, foi uma de suas obras, mais tarde passou a chamar-se Eu e outras poesias.

PR-MODERNISMO NO BRASIL Foi o pensador e crtico literrio Alceu Amoroso Lima, pseudnimo, TRISTO DE ATADE, com a obra Contribuio a histria do Modernismo, props o termo Pr-modernismo que antecipa ideias e prticas modernistas. A poesia apresenta correntes ligadas ao Parnasianismo e ao Simbolismo. Na prosa de fico evidente ideias do Realismo-Naturalismo, os autores regionalistas se destacam, como os gachos Simes Lopes Neto e Alcides Maia. O Pr-modernismo a poca do nacionalismo temtico: crtico e contestador. Os tipos humanos marginalizados ganharam espaos nas obras literrias. Alguns autores optaram pela poetizao da linguagem cientfica, outros preferiram o uso de regionalismos. EUCLIDES DA CUNHA em OS SERTES, revela a interpretao da realidade nacional, tendo como inspirao seu trabalho jornalstico em Canudos. OUTRAS OBRAS:Contrastes e Confrontos, Relatrio sobre o Alto Purus e Peru versus Bolvia. LIMA BARRETO - No estilo simples fez uma literatura militante, criou alguns personagens que se tornaram smbolo de comportamento e valores sociais, como Policarpo Quaresma e Clara dos Anjos. OBRAS: Triste fim de Policarpo Quaresma, Numa e Ninfa, Clara dos Anjos, Recordao do escrivo Isaas Caminha, Vida e Morte de M.J.Gonzaga de S. MONTEIRO LOBATO - Considerado um contista regionalista, escritor combativo de literatura militante, apresentou a realidade social e mental do chamado Jeca Tatu. Foi o mais importante escritor da literatura infantil brasileira. OBRAS: Urups, Cidades Mortas, Negrinha. Stio do Picapau Amarelo, Reinaes de Narizinho, Viagem ao Cu, Memrias de Emlia, O Minotauro, entre outros. OUTROS AUTORES DO PR-MODERNISMO GRAA ARANHA (Cana) JOSE MARIA TOLEDO MALTA AUGUSTO DOS ANJOS - Combina elementos parnasianos, simbolistas e expressionistas: preocupao formal, musicalidade, exagero e deformao expressivos. Sua poesia forte, chocante, agressiva, comunica-nos a angstia da falta de sentido vida na decomposio e aniquilamento da carne. EU, foi uma de suas obras, mais tarde passou a chamar-se Eu e outras poesias.

You might also like