You are on page 1of 6

Escola Estadual Matriz de Referncia Avaliao diagnstica para o 6 ano

Professor: Disciplina: Data: Contedo (Tpicos): N da Questo Questo Correta Descritores N de alunos que erraram a questo Valor: Bimestre: Turma:

01 02 03 04 05 06

C D A C D B (O) (O) (F) (F) B C A B B D C A

D1 Identificar o tema ou sentido global de um texto. D2 Localizar informaes explcitas em um texto. D3 Inferir informaes implcitas em um texto. D5 Inferir o sentido de palavra ou expresso. D13 Identificar marcas lingusticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. D21 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuao e de outras notaes. D10 Distinguir um fato da opinio relativa a esse fato.

07

08 09 10 11 12 13 14 15

D23 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos. D8 Interpretar textos que conjuga linguagem verbal e no-verbal. D6 Identificar o gnero de um texto. D7 Identificar a funo de textos de diferentes gneros. D12 Estabelecer a relaes causa/consequncia entre partes e elementos do texto. D15 Estabelecer relaes entre parte de um texto, identificando repeties ou substituies que contribuem para sua continuidade. D19 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compem a narrativa. D11 Reconhecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios, etc.

Isabella Siqueira Equipe PIP II Lngua Portuguesa SRE Curvelo

SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS Superintendncia Regional de Ensino de Curvelo Acesse: pipcbccurvelo.blogspot.com Avaliao de Lngua Portuguesa 6 ano ______ Nome: _____________________________________________ Data: ____/____/_____ gua Da nuvem at o cho, do cho at o bueiro Do bueiro at o cano, do cano at o rio Do rio at a cachoeira Da cachoeira at a represa, da represa at a caixa-dgua Da caixa-dgua at a torneira, da torneira at o filtro Do filtro at o copo
Paulo Tatit e Arnaldo Antunes. Canes de brincar. Palavra Cantada produes musicais, 1996.

1.

a) b) c) d)

Qual a idia principal do texto? Os sons que a gua faz. Os diferentes lugares onde encontramos a gua. O caminho que a gua faz para chegar at ns. A poluio das guas por todas as pessoas.

As mina de Sampa [...] As mina de Sampa so modernas, eternas dondocas! Mas pra sambar no p tem que nascer carioca. Tem mina de Sampa que discreta, concreta, uma lady! Nas rivi ela vri, vri krizi. Eu gosto s pampas das mina de Sampa! As mina de Sampa esto na moda, na roda, no rock, no enfoque! do Paraguai a grife made in Nova Iorque. As mina de Sampa dizem mortandeila, berinjeila, apartameintu! Sotaque do bixiga, nena, cem pur ceintu.
Rita Lee e Roberto Carvalho.As mina de Sampa. Intrprete: Rita Lee. In: Balacobaco. Som livre, 2003. 2.

a) b) c) d)

De acordo com o texto, o que necessrio para sambar no p? Nascer em Sampa. Ser uma lady. Ser moderna. Nascer carioca.

Paraso Se esta rua fosse minha, eu mandava ladrilhar, no para automvel matar gente, mas para criana brincar. Se esta rua fosse minha, eu no deixava derrubar. Se cortarem todas as rvores, onde que os pssaros vo morar?

Isabella Siqueira Equipe PIP II Lngua Portuguesa SRE Curvelo

Se este rio fosse meu, eu no deixava poluir. Joguem esgotos noutra parte, que os peixes moram aqui.

Se este mundo fosse meu, eu fazia tantas mudanas que ele seria um paraso de bichos, plantas e crianas.
Jos Paulo Paes. Poemas para brincar. So Paulo: frica, 2000.

3.

a) b) c) d)

O texto se chama Paraso. Por que o autor deu esse ttulo a ele? Porque ele deseja que o mundo se modifique e se torne um paraso. Porque para ele o mundo no tem defeito. Porque ns respeitamos a natureza e ela um paraso natural. Porque nosso mundo cheio de beleza.

Isabella Siqueira Equipe PIP II Lngua Portuguesa SRE Curvelo

4.

a) b) c) d)

No segundo pargrafo, a expresso destacada na frase Mas minha me dura na queda informa que: hbito da me acordar cedo. A me uma pessoa divertida. difcil mudar uma deciso da me. A pontualidade uma caracterstica da me.
5.

a) b) c) d)

O trecho que especifica para quem o texto dirigido : Eu no concordo com essa mania dos pais de quererem comandar os horrios dos filhos. E tem mais: diz que toda criana tem necessidade de pelo menos oito horas de sono para recuperar o corpo e crescer. Na minha opinio, os pais deveriam deixar os filhos se responsabilizarem mais pelas suas vidas. Queridssimo dirio, eu tenho culpa se passa um monto de programas legais depois das 10?
6.

a) b) c) d)

No segundo pargrafo, a frase Eu NUNCA cheguei atrasada na escola., a palavra aparece escrita em letras maisculas para enfatizar a: reflexo da me sobre o mau humor da filha. responsabilidade de quem est escrevendo. necessidade de, no mnimo, oito horas de sono. culpa dos filhos por assistirem a programas at tarde.

7.

( ( ( (

As frases abaixo foram retiradas do texto acima. Leia atentamente e coloque O quando a frase representar uma opinio e F quando representar um fato: ) Voc e a sua amiguinha tiveram um dia dolorido, ein? ) Ficou bacana! ) Sua vez, rsula! ) Seu dedo est mesmo quebrado...
Isabella Siqueira Equipe PIP II Lngua Portuguesa SRE Curvelo

8.

a) b) c) d)

O episdio da histria em quadrinhos que gera humor : A constatao, pelo mdico, da existncia de uma fratura. A revelao que a amiguinha de Suri uma elefanta. A satisfao de Suri com o atendimento mdico. A imobilizao do dedo da paciente.
9.

a) b) c) d)

No ltimo quadrinho, o mdico demonstra: raiva. tristeza. espanto. felicidade.

10. As caractersticas do texto tais como o uso da imagem e o texto verbal dando uma instruo sobre o livro, indicam que se trata de: a) Um cartaz publicitrio. b) Um poema. c) Uma fbula. d) Uma crnica.

tem como funo: a) Explicar como devemos carregar os nossos livros. b) Fazer a propaganda da importncia de ler livros. c) Apresentar caractersticas de bons leitores. d) Contar histrias de grandes livros que existem em nossas casas.

11. Esse texto

O CONTO DA MENTIRA
Rogrio Augusto

Todo dia Felipe inventava uma mentira. Me, a vov t no telefone!. A me largava a loua na pia e corria at a sala. Encontrava o telefone mudo. O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemtica, gol de cabea em campeonato de rua. A me tentava assust-lo: Seu nariz vai ficar igual ao do Pinquio!. Felipe ria na cara dela: Quem t mentindo voc! No existe ningum de madeira!. O pai de Felipe tambm conversava com ele: Um dia voc contar uma verdade e ningum acreditar!. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte... Ento aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o nmero do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prmio era uma bicicleta: verdade, me! A moa quer falar com voc no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. verdade!
Isabella Siqueira Equipe PIP II Lngua Portuguesa SRE Curvelo

A me de Felipe fingiu no ouvir. Continuou preparando o jantar em silncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prmio. Ento ele comeou a reduzir suas mentiras. At que um dia deixou de cont-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histrias. Agora sem culpa e sem medo. No momento est escrevendo um conto. a histria de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...
12. Felipe comeou

a) b) c) d)

a reduzir suas mentiras porque: comeou a escrever um conto. deixou de ganhar uma bicicleta. inventou ter sido sorteado por um programa de TV. seu pai alertou sobre as consequncias da mentira.
13. No

a) b) c) d)

trecho A me tentava assust-lo., o termo destacado substitui: pai de Felipe. Pinquio. cachorro. Felipe.
14. No

a) b) c) d)

desfecho do conto, ficamos sabendo que Felipe: continua contando mentira para seus pais. decide ler todos os livros sobre o Pinquio. torna-se um escritor e volta a criar histrias. escreve um livro de normas para o campeonato de rua.

Caixa mgica de surpresa Um livro uma beleza, caixa mgica s de surpresa. Um livro parece mudo mas nele a gente descobre tudo. Um livro tem asas longas e leves que, de repente, levam a gente longe, longe. Um livro um parque de diverses cheio de sonhos coloridos, cheio de doces sortidos, cheio de luzes e bales. Um livro uma floresta com folhas e flores e bichos e cores. mesmo uma festa, um ba de feiticeiro um navio de pirata no mar, um foguete perdido no ar, amigo e companheiro.

Elias Jos. Caixa mgica de surpresa. So Paulo: Paulus, 2004. P. 6. 15. A

a) b) c) d)

palavra mas que aparece em destaque na segunda estrofe introduz uma idia de: oposio. comparao. concluso. tempo.
Referncias: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=1376658

Isabella Siqueira Equipe PIP II Lngua Portuguesa SRE Curvelo

You might also like