You are on page 1of 16

Direitos humanos: surgimento e contexto histrico

Guaraciara Barros Leal Silvia Maria Arago de Andrade Furtado

Direitos Humanos: surgimento e contexto histrico


Guaraciara Barros Leal SilviaMaria Arago de Andrade Furtado

Objetivos
Compreender que os Direitos Humanos so vivenciados no cotidiano de cada pessoa e que so direitos de cidadania; Internalizar a compreenso de que a defesa dos Direitos Humanos de responsabilidade de todos: governo e sociedade; Compreender que as desigualdades sociais, a concentrao da riqueza nas mos de poucos e o abuso de poder impulsionam a violncia.

Introduo
Fica decretado que agora vale a verdade, agora vale a vida e de mos dadas marcharemos todos pela vida verdadeira; ... Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual ser suprimida dos dicionrios e do pntano enganoso da dor, a partir deste instante, a liberdade ser algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada ser sempre o corao do homem.
Estatuto do Homem Thiago de Mello

O Artigo XXVI da Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948) estabelece que a educao um direito de todas as pessoas e tem por objetivo o pleno desenvolvimento da personalidade humana e o fortalecimento do respeito aos Direitos Humanos e s liberdades fundamentais. A Constituio Brasileira de 1988 vai alm, firmando no artigo 205 que a educao direito de todos e dever do Estado e da famlia e no artigo 208, Inciso VII, 1 que o acesso ao ensino obrigatrio direito pblico subjetivo. Isso quer dizer que toda criana entre 6 e 14 anos tem assegurado o acesso ao ensino fundamental, ficando passvel das penalidades da lei aquele (Estado ou famlia) que no assegurar a matrcula da criana. A construo e a consolidao da democracia exige que as pessoas tenham acesso educao. escola cabe promover a formao de pessoas ativas e crticas, conscientes de seu papel social e atuantes tica e politicamente, o que exige a compreenso dos direitos civis, polticos e sociais como fundamentais para a vida em sociedade.

Universidade Aberta do Nordeste

98

Esses direitos, conhecidos como Direitos Humanos, determinam que o Estado assegure ao cidado polticas pblicas que inspirem a liberdade individual e o fortalecimento da democracia, promovam segurana, inibam a violncia, assegurem a proteo social sade, previdncia e assistncia social preservem o meio ambiente, favoream a moradia e compreendam que o exerccio da cidadania plena um dos caminhos para a paz. Ao voltar-se para a formao da cidadania, a escola estar contribuindo para a construo de uma sociedade que se contraponha excluso social, excluso que se mantm pelo abuso de poder, pelo preconceito e pela intolerncia. com olhar crtico, como sujeito e no como expectador, que voc deve ler este texto, buscando identificar se os seus direitos esto sendo respeitados no cotidiano. Os Direitos Humanos existem para que a sociedade seja mais justa, a vida melhor e as pessoas mais felizes.

O homem nasce para ser feliz


Inicialmente, preciso compreender que todos ns devemos receber do Estado as condies para vivermos em sociedade, para sermos teis humanidade e sermos felizes. A vida em sociedade, somada s nossas caractersticas naturais formam um conjunto que corresponde s necessidades essenciais da pessoa humana e a ele se d o nome de Direitos Humanos. Os Direitos Humanos so frutos de processos histricos que se realizam em movimentos com diferentes atores e grupos sociais e emergem de necessidades e interesses das sociedades, sujeitas a permanentes transformaes. Renem um conjunto de leis que protege o ser humano das discriminaes e dos preconceitos, possibilitando uma vida com dignidade, igualdade de oportunidades, fraternidade, liberdade e o direito justia igualitria perante a lei. Na sua essncia, compreendem que todo ser humano, independentemente de credo, sexo e etnia, tem o direito de ir e vir, de ser, de sentir e de expressar-se. Esto intrinsecamente ligados aos direitos e deveres de cidadania, e nesse sentido, pressupem compromissos de cada um consigo mesmo, com o outro, com o Estado e com um planeta sustentvel.

Os homens so diferentes, mas tambm so iguais


Os Direitos Humanos so declarados para proteger os indivduos das arbitrariedades, do autoritarismo, da prepotncia e dos abusos de poder do Estado. Esto irremediavelmente vinculados cidadania e democracia, pois refletem o iderio da igualdade e de dignidade entre os seres humanos. Assim entendido e realizado, so caminho para a paz. A igualdade vem sendo buscada ao longo de nossa histria e, muitas vezes, tivemos movimentos exemplares para alcan-la e que mudaram a feio do mundo.

99

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Assim, podemos realar na linha do tempo marcos que nortearam a construo dos Direitos Humanos, tal qual os entendemos hoje: O Cilindro de Ciro (1539 a. C) - nele esto registradas as aes de Ciro, o primeiro rei da antiga Prsia, que ao conquistar a Babilnia, libertou os escravos, declarou que todas as pessoas tinham o direito de escolher sua religio e estabeleceu a igualdade racial. A Carta Magna (1215) - assinada pelo rei da Inglaterra, representa um marco no desenvolvimento da democracia e da liberdade; A Petio de Direito (1628) - uma declarao de liberdade civil feita pelo Parlamento Ingls e enviada a Carlos I. A Declarao de Independncia dos Estados Unidos (1776) - anuncia a independncia das Treze Colnias Americanas, do Imprio Britnico. A Constituio dos Estados Unidos (1787) - a mais antiga Constituio escrita, e ainda em vigor, que definiu os rgos principais de governo, sua jurisdio e os direitos bsicos dos cidados americanos. A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado (1789) - proclama na Frana, aps a revoluo que todos os cidados tm garantido por lei o direito de liberdade, propriedade, segurana e resistncia opresso. A Declarao dos Direitos da Constituio dos Estados Unidos (1791) composta por dez emendas ao texto original da Constituio americana para limitar os poderes do Estado e proteger os direitos de todos os residentes e visitantes no territrio americano. A Conferncia das Naes Unidas (1945) - cinquenta naes reunidas em So Francisco, EUA, formaram a ONU1 para promover a paz e proteger os povos do mundo. A Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948)2 um ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as naes, com o objetivo de que cada indivduo e as instituies da sociedade se esforcem, atravs de suas leis, convenes, tratados e polticas pblicas, a promover o respeito dos direitos e liberdades dos seres humanos.

1. A ONU um organismo internacional criado aps a Segunda Guerra, formado por pases que se reuniram voluntariamente para promover a paz e o desenvolvimento mundial. 2. A Declarao Universal dos Direitos Humanos est disponibilizada no site http:// portal.mj.gov.br

O mundo dividido
Aps a Segunda Grande Guerra (1939 - 1945), os Estados Unidos da Amrica (EUA) e a antiga Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS) se constituram em duas grandes e antagnicas potncias, dando incio ao que se chamou de Guerra Fria. A partir da, a luta foi pela ampliao dos direitos polticos. Esse momento histrico viu ganhar corpo o debate em torno dos direitos sociais e da cidadania. Entre os esforos para evitar que fatos como os que ocorreram na Segunda Guerra voltassem a se repetir, em 1948, a Assembleia Geral das Naes Unidas (ONU) aprovou a Declarao Universal dos Direitos Humanos, que representou um marco em defesa da dignidade humana.
Universidade Aberta do Nordeste

100

O objetivo principal desse documento a ampliao do respeito aos direitos e liberdades fundamentais de todos, de forma universal, sem qualquer exceo. As promessas da Declarao, porm, ainda no foram postas em prtica integralmente. Esse um longo caminho a ser percorrido. Os direitos assegurados na Declarao so: Liberdade de pensamento, palavra e crena e de viverem a salvo do temor; Dignidade; De insurgir-se contra a tirania e a opresso; Igualdade de direitos (homens e mulheres); Vida; Liberdade de ser; Liberdade de ir e vir; Segurana pessoal e aos ditos da lei e da justia; Presuno da inocncia at que se comprove a culpa; Asilo poltico; Reunir-se para discutir ideias; Organizar-se em associaes pacficas e em sindicatos; Nacionalidade; Propriedade; Participar da vida poltica de seu pas; Voto para escolha de representantes; Trabalho e proteo contra o desemprego; Igual remunerao por igual trabalho; Desfrutar de repouso e lazer. Falar em Direitos Humanos, portanto, falar em cidadania, pois no h cidadania sem respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana, assim como no h democracia sem cidadania. importante compreender que a igualdade de direitos asseguradas em lei a todos ns no significa igualdade fsica, intelectual ou psicolgica. Cada pessoa tem individualidade, personalidade, inteligncia, conscincia e vontade prpria; tem seu modo de ver e de sentir as coisas, influenciada pelo contexto em que vive. Assim, embora as pessoas sejam diferentes, elas tm os mesmos direitos como seres humanos; seja homem ou mulher, rico ou pobre, negro, indgena ou branco, heterossexual ou homossexual, deficiente ou no.

A cidadania e a democracia o ideal nosso de cada dia


Voc se reconhece preconceituoso e intolerante com as pessoas que convive? Suas atitudes so de respeito ao outro, independentemente de sua condio fsica, tnica, social, religiosa ou sua preferncia sexual? Lembre-se: so as nossas atitudes que revelam se somos tolerantes.

101

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Democracia uma forma de governo que tem como caracterstica bsica a escolha dos governantes pelo povo por meio do voto. A democracia, como se apresenta hoje e o projeto que inspira , sobretudo, um regime aberto, incompleto e imperfeito, mas que sobre ele possvel construir novas formas de sociabilidade mais efetivamente democrticas. Democracia muito mais do que votar e, esse ato em si, no garante ao votante ser um cidado, nem ao Estado ser democrtico.
Reflita sobre a postura dos polticos que voc ajudou a eleger e quais os motivos que o levaram a votar no candidato. Lembre-se, somos todos responsveis pelos polticos que elegemos.

Recorte da Histria
Nos regimes ditatoriais, como j experimentamos no Brasil, entre 1937 a 19453, tempo do chamado Estado Novo, o povo brasileiro viveu sob proibio de exercer manifestao de qualquer opinio e de expressar seu pensamento ou integrar organizaes livres. Nessa poca, vigorava a Constituio de 1937, que garantia todos os poderes ao Chefe de Estado. Outro momento de exceo ocorreu entre 1964 a 1985, quando o Brasil viveu a Ditadura Militar, exercida por governantes que suspenderam as garantias de direitos civis e polticos. As idas e vindas da concesso e negao de direitos civis, polticos e sociais no Brasil demonstram a fragilidade com que nossa cidadania vem sendo constituda. As desigualdades sociais provocadas pela concentrao de riquezas nas mos de poucos impossibilita que se fale de cidadania plena, o que indica que os direitos fundamentais da pessoa humana so desrespeitados. Segundo Clayton Mendona Cunha Filho (2009),
um dos aspectos mais intrigantes da longa marcha pelos Direitos Humanos o paradoxo de terem sido eles pensados, num primeiro momento, como universais, mas logo tenham passado ao campo limitado da Nao. Da comunidade universal de seres humanos com os mesmos direitos, os Direitos Humanos em suas diferentes conformaes comearam a ser vistos como garantidos por governos nacionais e apenas aos integrantes da Nao (p. 306).

3. Perodo em que o Brasil foi governado por Getlio Vargas, deposto em 1945 pelo Exrcito.

Lutamos para construir um pas mais igual


Em um exerccio de reflexo observamos urgncias a serem resolvidas para que possamos caminhar na construo da cidadania no Brasil, o que significa o fortalecimento da democracia e o respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana.

Universidade Aberta do Nordeste

102

O iderio dos movimentos pela redemocratizao do Brasil trouxe a compreenso equivocada de que o povo viveria a felicidade nacional expressa em liberdade, participao, segurana, desenvolvimento, emprego, justia social. Segundo Murilo de Carvalho (2008), a redemocratizao, foi sim, porta para a liberdade e tambm para a participao, mas a concentrao de riquezas e as desigualdades sociais cresceram no perodo, multiplicando alguns problemas vivenciados no cotidiano da sociedade brasileira: a violncia urbana, o desemprego, o analfabetismo, a m qualidade da educao, a oferta inadequada dos servios de sade e de saneamento, as desigualdades sociais e econmicas. Ao analisar os problemas sociais indicados por Carvalho, observamos que esses so indutores de desrespeitos aos Direitos Humanos, o que exige que o Estado defina e execute polticas pblicas que venham a enfrentar e a superar essas situaes.

Entenda o que poltica pblica


Poltica pblica definida como o conjunto de aes desencadeadas pelo Estado nas instncias federal, estadual e municipal, com vistas ao atendimento a determinados setores da sociedade civil. Elas podem ser desenvolvidas pelo prprio Estado, em parcerias com organizaes no-governamentais e com a iniciativa privada. Azevedo (2003)4 definiu que poltica pblica tudo o que um governo faz e deixa de fazer, com todos os impactos de suas aes e de suas omisses. Para elaborar uma poltica pblica preciso decidir o qu fazer, quando fazer, quais consequncias e com quais recursos financeiros e para quem deve ser feito. Por serem pblicas, devem abrigar pensamentos divergentes e respeitar os direitos igualdade e tambm diversidade. Por serem pblicas, exigem a participao do cidado na sua definio e o controle pela sociedade na sua execuo.
4. AZEVEDO, Sergio de. Polticas Pblicas: Discutindo Modelos e Alguns Problemas de Implementao, artigo publicado em 2003, em coletnea preparada pela FASE para cursos de gestores municipais direcionados para lideranas populares das metrpoles brasileiras.

Como voc pode participar da vida de sua comunidade? J pensou nisso?


Foi para exercer controle sobre a execuo das polticas pblicas que foram constitudos conselhos de controle social, entre eles o Conselho de Alimentao Escolar, Conselho de Direitos da Criana, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Sade, Conselho do Controle Social do Bolsa Famlia, Conselho de Assistncia Social. Voc tambm responsvel. Procure saber como esses conselhos esto agindo em defesa dos interesses pblicos, e conhea algumas polticas pblicas vivenciadas no Brasil para melhorar a qualidade de vida das pessoas: Todos pela Educao de Qualidade - para assegurar o acesso escola a todas as crianas de 6 a 14 anos. Programa Nacional de Alfabetizao na Idade Certa (PNAIC) - para aprender a ler e a escrever at os 7 anos de idade.

103

Direitos Humanos e Gerao de Paz

PROUNI e Sistema de Cotas nas Universidades - para democratizar o acesso ao ensino superior. Sistema nico de Sade (SUS) - para democratizar o acesso sade. Programa de Sade da Famlia (PSF) - para aproximar o servio de sade do cidado. Programa de Agentes Comunitrios de Sade, Programa de Aleitamento Materno e Programas de Vacinao - para reduzir a mortalidade infantil. Programa Nacional de Habitao Minha Casa, Minha Vida - para financiar habitao em reas rurais e urbanas. Programa Bolsa Famlia (PBF) - para transferncia de renda s famlias em situao de pobreza e de extrema pobreza. Lei Maria da Penha - para coibir a violncia domstica e familiar contra a mulher. Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) - para assegurar direitos s crianas e aos adolescentes. Estatuto do Idoso - para assegurar direitos aos idosos. Programa Diversidade e Igualdade Racial, incluso da temtica indgena e afro-brasileira no currculo da escola de educao bsica - para assegurar igualdade de tratamento entre etnias diferentes. Bolsa Atleta - para assegurar manuteno pessoal mnima aos atletas de alto rendimento, buscando dar condies para que se dediquem ao treinamento esportivo. Programa de Acessibilidade Urbana - para assegurar mobilidade aos deficientes. Sistema de Cotas para Deficientes - para assegurar acesso a emprego aos deficientes. Escola inclusiva - para assegurar matrcula aos deficientes. Voc beneficiado por alguma dessas polticas? Como essas polticas so executadas na sua comunidade? Os seus direitos de cidadania so respeitados quando voc procura a escola, ou um posto de sade ou os agentes de segurana pblica?

Os direitos assegurados na Constituio Brasileira de 1988


A Constituio Brasileira de 1988, tambm conhecida como Constituio Cidad, foi escrita pela Assembleia Nacional Constituinte, eleita em 15 de novembro de 1986, para retomar o caminho da democracia interrompida pela Ditadura Militar. Teve a Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948, como referncia para determinar os direitos fundamentais de cidadania, que so: Dignidade da pessoa humana; Prevalncia dos direitos humanos; Punio de qualquer comportamento que desrespeite os direitos e as liberdades fundamentais das pessoas; No aceitao, sob qualquer hiptese, do crime de tortura, ou a qualquer outro tratamento desumano ou degradante; Extino de penas cruis e desumanas; Respeito fsico e moral s pessoas sob a custdia do Estado; Interveno, pelo governo federal, em estados e distrito federal, que desrespeitem os direitos da pessoa humana;
Universidade Aberta do Nordeste

104

Impossibilidade de reviso constitucional que derrubem avanos conquistados a respeito das liberdades pblicas. A Carta Magna de 1988 traz em seu Ttulo II os direitos e garantias fundamentais da pessoa humana e os divide em direitos individuais e coletivos, sociais e polticos, que se fortalecem como direitos de cidadania, buscando reduzir as desigualdades e ampliar a participao.

Conceituando os direitos civis, sociais e polticos


Os direitos individuais e coletivos (civis) so os direitos fundamentais vida, liberdade, igualdade, perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondncia, de no ser preso a no ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de no ser condenado sem processo legal regular. Os direitos sociais incluem o direito educao, sade, ao trabalho, ao salrio justo, aposentadoria. Os direitos polticos asseguram a participao do cidado no governo da sociedade. Seu exerccio limitado a uma parcela da populao e consiste na capacidade de fazer demonstraes polticas, de organizar partidos, de votar, de ser votado. Os direitos polticos tm como instituio principal os partidos polticos e um parlamento livre e representativo.

Os Programas Nacionais de Direitos Humanos PNDH5


Falar em Direitos Humanos exige a compreenso de que no h como conciliar democracia com injustia social, com excluso, com violao aos direitos da pessoa humana. As urgncias por promoo de justia social, pelo no preconceito e contra as discriminaes levaram s concepes de programas que resguardam, preservam, defendem e respeitam os direitos fundamentais da pessoa humana. O Governo brasileiro redemocratizado assumiu compromissos com a promoo dos Direitos Humanos para todos, sem distino. Nesse sentido, alguns movimentos foram realizados, entre eles, uma campanha contra a violncia sexual, a criao do Grupo de Trabalho Interministerial para a Valorizao da Populao Negra, a fiscalizao sem trgua sobre o trabalho forado, sobretudo o de crianas; e o de elaborao do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH). O PNDH I resultado de um diagnstico elaborado em 1993 que elencava as principais dificuldades vivenciadas no pas. Este Programa assume compromissos: Contra a violao sistemtica dos Direitos Humanos e contra os entraves ao exerccio da cidadania plena; Com a defesa dos direitos civis, protegendo o direito vida, integridade fsica, liberdade, e igualdade perante a lei; Com a consolidao de uma cultura de Direitos Humanos.

5. Os PNDH esto disponibilizados no site do Ministrio da Justia - http://portal. mj.gov.br

105

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Na opinio do Ministro Celso de Mello (1993),


A defesa dos Direitos Humanos matria da maior importncia poltica, jurdica e social, especialmente se considerarmos que, pela primeira vez, o Estado brasileiro assume compromissos graves e necessrios no plano da tutela e proteo contra os abusos, as iniquidades e as excluses sociais.

Foram ainda elaborados o PNDH II (2002) e PNDH III (2008). Ambos reafirmaram os direitos assegurados anteriormente e aprimoraram os mecanismos de participao da sociedade na definio e no controle sobre o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Governo e expressados em polticas pblicas. Em sntese, o PNDH I enfatizou os direitos civis e polticos, o PNDH II incorporou a esses, os econmicos, sociais, culturais e ambientais e o PNDH III reafirmou os j assumidos e os ampliou, incorporando a igualdade racial, os direitos da mulher, a segurana alimentar, as cidades sustentveis, o meio ambiente preservado, a sade, a educao, a juventude e a cultura.
possvel compreender a pobreza como a negao manifesta dos direitos fundamentais da pessoa humana?

Ao optar por consolidar o respeito aos Direitos Humanos em Programas Nacionais, o Brasil fez uma escolha definitiva pelo fortalecimento da democracia. No apenas democracia poltica e institucional, grande anseio popular que a Constituio de 1988 j materializou, mas democracia, tambm, no que diz respeito igualdade econmica e social.

tica, Paz e Direitos Humanos: isto ou aquilo?


Essas perguntas, que nos perseguem a todo instante, norteiam toda a nossa forma de ser e de agir no mundo. Esse um dos questionamentos basilares da nossa existncia e nos impele a fazermos escolhas que direcionaro nossa ao. Ao mesmo tempo, elas nos possibilitaro julgar o comportamento de nossos semelhantes. So tais escolhas e julgamentos que nos aproximaro de uns e nos distanciaro de outros, nos diferenciando e nos tornando parecidos sob o ponto de vista de determinadas convices; fortalecero algumas barreiras e limites, abalaro alicerces, construiro um mundo mais igual ou reforaro as fronteiras das desigualdades. Quando optamos por A e B, ou C ou D, ou ainda no fazemos opo alguma, simplesmente cruzamos os braos, por assim dizer, estaremos com as aes geradas por essas opes, direta e indiretamente, alterando a vida de cada um de ns mesmos e de todos. No h como escapar. Estamos todos conectados. O ato de nos interrogarmos sobre o que fazer, corresponde a reflexo sobre qual conduta assumiremos diante da vida. Isto significa uma avaliao e tomada de conscincia do que est sendo vivenciado e, consequentemente, nos exige tomada de posio frente aos acontecimentos que permeiam nossas realidades.
Universidade Aberta do Nordeste

106

Todo ser humano tem essa competncia, a que chamamos de conscincia moral. ela que nos faz distinguir entre o certo e o errado, o justo e o injusto, o bem e o mal, e acaba por imprimir em ns uma capacidade tica, uma posio interna, nascida no instante em que refletimos sobre nossa ao futura. Nossa tica, no entanto, no est dissociada de nossa cultura. Ao contrrio, ela carrega consigo os valores culturais que esto no fundamento da sociedade na qual estamos inseridos. Assim, podemos evocar o significado de tica que est no Aurlio6: estudo dos juzos de apreciao que se referem conduta humana suscetvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente determinada sociedade, seja de modo absoluto; de onde se infere que a tica rege a conduta humana. Qualquer ato nosso, seja ele de pequeno ou de longo alcance, esteja configurado na esfera privada aquela que diz respeito ao exerccio da vida particular de cada um ou pblica caracterizada por ser o espao do exerccio da cidadania produzir um efeito sobre ns mesmos e sobre o outro, ou outros, envolvidos nesta mesma ao. Quando agirmos de maneira para que nossa ao, mesmo que pequena, contribua, por exemplo, com a harmonia entre os vizinhos de rua, com o bem-estar entre os amigos, sem dvida, estaremos operando sob um princpio tico. Da mesma forma, quando agimos com indiferena s necessidades do outro, estamos conduzindo nossa vida de forma antitica. Logo compreendemos ento que, se a tica conduzir nossas aes, estaremos necessariamente nos importando com o que acontece ao nosso redor, estabelecendo uma sintonia com o outro, com a vizinhana, com o local onde moramos, com o planeta, enfim, com tudo o que permeia a existncia humana.
possvel vivenciar a tica quando assumimos atitudes de preconceito e intolerncia para com os diferentes? possvel vivenciar a tica desrespeitando a si prprio, o outro e o Planeta?

6. Novo Dicionrio Aurlio, Ed. Nova Fronteira, 1975.

Uma sociedade livre uma sociedade de iguais


Nossa experincia histrica tem mostrado que do abuso de poder emerge uma desordem tica, na qual se enrazam desigualdades e arbitrariedades no trato da pessoa humana, em que a liberdade dos mais fortes significa impor sua vontade aos mais fracos, sem dar-lhes escolhas. Ao longo da histria tem-se travado uma luta constante para conter as possibilidades desse uso abusivo de poder. Isso implica, pois, a luta para instaurar a liberdade com igualdade, o respeito mtuo ao homem, com todas as suas mltiplas diferenas biolgicas e culturais. Para que, efetivamente, ocorra liberdade com igualdade, necessrio que o poder poltico seja limitado institucionalmente e regido por uma tica que assegure a proteo da dignidade humana. Foi sob essa matriz de pensamento que se instituram os Direitos Humanos.

107

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Entendemos que, se somos livres, todos ns estamos aptos a nos responsabilizar por nossa prpria existncia, posto que somos dotados de uma vontade individual que nos d essa capacidade. Compreendemos tambm que liberdade um valor precioso para a constituio da sociedade: cada um deve ser livre para possuir seus prprios valores e dispor de suas escolhas, expressar suas opinies e definir seu modo de viver.
O que voc entende por liberdade? Ser livre significa fazer tudo que se quer, desconhecendo o direito do outro?

A liberdade deve estar associada e complementada pela igualdade. Sob essa ideia, de que todo homem livre e igual, se sustenta a noo de cidadania: todos so iguais diante da lei, devendo ter os mesmos direitos, deveres e oportunidades, merecendo igual tratamento e considerao. a noo moderna de humanidade que foi transposta para o plano da poltica e do direito.

A cidadania nossa de cada dia


A cidadania exercida pelos sertanejos que veem seus esforos minguarem pelos interminveis perodos de secas? Lembre-se, para mudar a realidade preciso cobrar, denunciar, colaborar, participar. Ajude a transformar a realidade estudando, assumindo responsabilidade social com a sua escola e com a sua comunidade, denunciando os desmandos e a violncia, exercendo controle sobre as aes do Estado, respeitando os outros, escolhendo bem os seus representantes. Seja a mudana que voc quer ver no mundo. Gandhi7.A liberdade de pensamento e de expresso um fator inalienvel aos Direitos Humanos. Sem ela no h possibilidades de dilogo nem do exerccio da democracia. Apenas abusos de poder configurados concretamente em regimes totalitrios e ditatoriais, que ferem mortalmente o direito vida, liberdade, segurana de cada indivduo. E aqui voltamos tica, tema que vem sendo abordado desde o primeiro fascculo. na lacuna deixada pela tica, na sua ausncia, ou seja, no no reconhecimento dos valores inerentes ao outro que possui as mesmas caractersticas humanas e tem os mesmos direitos, mas que pode ser diferente no pensar no desconhecimento proposital da excluso econmica e social de populaes inteiras; no consentimento com as desigualdades, que emerge a violncia. Insistimos: no abuso de poder, na desordem tica provocada por esse abuso, que se erguem as guerras. Por tudo que foi dito podemos afirmar: hoje consagramos os princpios da liberdade e da igualdade como norteadores de nossa vida em sociedade, mas tais princpios devero estar sob os auspcios da tica, e s assim existir a possibilidade da existncia de paz no planeta. A paz, portanto, est diretamente relacionada tica e diametralmente oposta a uma atitude antitica que avilta os Direitos Humanos e transforma o planeta num ringue.
Universidade Aberta do Nordeste

108

A cidadania como responsabilidade individual social


A violncia vivenciada, atualmente, no Brasil, fere o direito segurana, assim como o de ir e vir; o desemprego que se agrava e impede a juventude de ter acesso ao trabalho, tira do homem e da mulher o direito de sobreviver de seu trabalho e de prover sua famlia; o analfabetismo, ainda to evidente, rouba a dignidade do ser humano e tira dele o direito de ser e de estar no mundo; a m qualidade da educao fere, de morte, a esperana e restringe a poucos o direito de refletir, criticar, produzir, competir; a oferta inadequada dos servios de sade fere o direito a uma vida saudvel, propaga doenas e causa mortes. As desigualdades sociais e econmicas so motores que alimentam a injustia. O cuidado da vida no planeta, a busca por um desenvolvimento sustentvel, passa, necessariamente, pela questo tica de nossa responsabilidade individual de reconhecimento do outro como igual a ns e, ao mesmo tempo, diferente. Qualidades inerentes ao ser humano, como espcie e como indivduo e que como tais devem ser respeitadas.

7. Mohandas Karamchand Ghandi, lder espiritual e pacifista indiano, tem sido muito citado em nossos estudos, voc percebeu? Afinal, nascido em Bombaim, em 1869, dedicou sua vida em defesa dos direitos iguais. Era contra a violncia e defendia as formas pacficas de protesto como greves, passeatas, retiros espirituais e jejuns.

Por um mundo melhor


Em 1945, imediatamente depois do fim da Segunda Guerra Mundial, representantes de cinquenta pases reuniramse na cidade de So Francisco, nos Estados Unidos, para constituir uma organizao internacional para promover a paz e prevenir futuras guerras. Os ideais da organizao esto declarados no prembulo da sua Carta: Ns, os povos das Naes Unidas, estamos determinados a salvar as geraes futuras do flagelo da guerra, que, por duas vezes na nossa vida, trouxe incalculvel sofrimento Humanidade. Em 24 de outubro, daquele mesmo ano, aps a ratificao da Carta pelos pases signatrios comeou a existir oficialmente a Organizao das Naes Unidas (ONU), que se sagrou como o mais importante frum para questes globais da contemporaneidade, que s podem ser resolvidas com aes conjuntas entre os governos dos pases do mundo.

Voc Sabia?
A sede central da ONU est situada em Nova York (EUA), outras existem em Genebra (Sua), Viena (ustria), Nairbi (Qunia) e escritrios espalhados em grande parte dos pases do planeta.

109

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Desafios do sculo XXI


No sculo XXI temos vivenciado situaes de desigualdade social que desencadeam fenmenos de desemprego em massa, de subemprego, de excluso social e de destruio de vidas humanas. Enquanto alguns vivem na prosperidade; outros sobrevivem em estado de misria. Para que possa dar conta dos novos desafios que surgem a cada dia, a ONU tem se renovado e incorporado questes pertinentes ao nosso tempo, que convergem sua ateno para um continente inteiro, como o caso da frica, e para temas mais especficos que solicitam uma atuao mtua dos pases para melhorar a vida das pessoas no mundo todo, so eles: agricultura, gua, AIDS, alimentao, assentamentos humanos, crianas, democracia, desarmamento, desenvolvimento, direitos humanos, direito internacional, direito martimo e os oceanos, empresas, energia atmica, governana, meio ambiente, mudanas climticas, mulheres, paz, pessoas com deficincia, pessoas idosas, populao mundial, refugiados, sade, sociedade civil, terrorismo, voluntariado. No que se refere aos Direitos Humanos, desde 1945, vrios mecanismos tm sido criados para assegur-los no mundo. Alm da Declarao de 1948, outros tratados internacionais e instrumentos com essa mesma finalidade foram elaborados e ratificados pela ONU e incorporados pelos pases membros da instituio: Conveno para a Preveno e a Represso do Crime de Genocdio (1948), a Conveno Internacional sobre a Eliminao de todas as formas de Discriminao Racial (1965), a Conveno sobre a Eliminao de todas as formas de Discriminao contra as Mulheres (1979), a Conveno sobre os Direitos da Criana (1989) e a Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia (2006), so alguns deles.

A Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (Unesco)


A ONU est presente em 193 pases e em cada um deles atua em conformidade com as necessidades apontadas pelos respectivos governos ante a Organizao. No Brasil, o Sistema das Naes Unidas est representado por agncias especializadas, fundos e programas, dentre eles a Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (Unesco), que trabalha para criar as condies de dilogo entre civilizaes, culturas e povos, com base no respeito pelos valores por eles partilhados. Este dilogo abre possibilidades para que o mundo possa alcanar vises globais para um desenvolvimento sustentvel que leve em conta os Direitos Humanos, o respeito mtuo, assim como, alternativa para combater a pobreza. Os objetivos da Unesco so: Alcanar uma educao de qualidade para a aprendizagem ao longo da vida toda; Mobilizar os conhecimentos da cincia e da poltica para o desenvolvimento sustentvel;
Universidade Aberta do Nordeste

110

Enfrentar novos desafios sociais e ticos; Promover a diversidade cultural, o dilogo intercultural para uma cultura de paz; Contribuir para a construo de sociedades do conhecimento inclusivas por meio da informao e comunicao.

Por um mundo novo que possa ser admirvel


possvel dizer que a cidadania plena, conforme est expresso no ideal do Ocidente, que combina liberdade com participao e com igualdade para todos, seja uma utopia, aqui entendida no como algo inatingvel, mas que se busca alcanar. Uma utopia que encarne o cuidado com indivduo e com o coletivo, com o lugar onde vivemos e onde os outros tambm vivem, entendendo que ningum e nenhuma nao autossuficiente. a utopia do cuidar do outro, que necessariamente leva preocupao com o mundo inteiro um mundo no dividido que alargar nossos horizontes e os far pleno de esperana futura.

Sntese do fascculo
Neste fascculo, procurou-se discutir sobre o surgimento dos Direitos Humanos, sua importncia para a vida dos indivduos e de que forma eles so vivenciados no cotidiano de cada pessoa. Resgatamos a perspectiva histrica at chegarmos Declarao Universal dos Direitos Humanos e entendermos como as sociedades democrticas passaram a consider-los como direitos de cidadania. Procurou-se abordar aspectos relacionados s polticas pblicas e de como o Estado tem papel relevante de, por meio delas, assegurar os direitos humanos para a populao, inclusive, citando exemplos de vrias iniciativas brasileiras. Isso nos faz compreender que a defesa dos Direitos Humanos responsabilidade de todos: governo e sociedade. Finalmente, o fascculo procura fomentar a discusso sobre as desigualdades sociais, e mostra que a concentrao da riqueza nas mos de poucos e o abuso de poder impulsionam a violncia, o que fere os direitos humanos dos indivduos.

Atividades
1. Voc conhece pessoas que apresentam comportamentos eticamente conden-

veis? O que essa pessoa fez que feriu os princpios ticos que voc defende? 2. Se voc tivesse que escolher entre a liberdade e a igualdade, qual escolheria? Justifique sua resposta. 3. A cidadania exercida em um pas onde as crianas saem das escolas sem aprender a ler e escrever?

111

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Referncias
AZEVEDO, Srgio de. Polticas Pblicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementao. FASE, (2003). CARVALHO, Jos Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro, Editora Civilizao Brasileira, 2008. COMPARATO, Fbio Konder. A garantia institucional contra o abuso de poder, in Reforma Poltica e Cidadania. Organizadores Maria Victria Benevides, Fbio Kerche, Paulo Vannuchi 1. ed. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2003. CUNHA, Clayton Mendona, Direitos humanos, civilizao e nao, in FREIXO, Adriano de et alii (org). Tenses Mundiais, Revista do Observatrio das Nacionalidades, v. 5, Fortaleza, Gramma Ed. 2009. Curso de Administrao Pblica e Gesto tica V. 11 Universidade Aberta do Nordeste/ Fundao Demcrito Rocha. Fortaleza. HEERDT, Mauri Luiz.Construindo tica e cidadania todos os dias. Florianpolis, SC: Sophos, 2000. SACHS, Ignacy, Desenvolvimento, Direitos Humanos e Cidadania, in PINHEIRO, Paulo Srgio & GUIMARES, Samuel Pinheiro. Direitos Humanos no Sculo XXI, v.1. Braslia, Senado Federal, s/d.

Autores
Guaraciara Barros Leal: Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Cear (UFC), com mestrado em Educao pela Universidade Estadual do Cear (UECE). Integrou a comisso organizadora da Coleo Brasil, atuando como coautora dos livros, Direitos Humanos, um compromisso de todos (1997) e Mulher da luta e dos direitos (1998) e Anistia 20 anos (2000), publicados pelo Instituto Teotnio Vilela. Slvia Maria Arago de Andrade Furtado: Graduada em Histria, com mestrado em Educao pela Universidade Federal do Cear (UFC). Graduada pelo Programa Leadership for Environment and Development (LEAD), da Associao Brasileira de Formao de Lideranas (ABDL), em Wye, Gr-Bretanha. secretria executiva da Fundao Waldemar Alcntara, pesquisadora e assessora para projetos editoriais da Lumiar Comunicao e Consultoria.
Expediente
ISBN: 978-85-7529-572-4

Presidente Luciana Dummar | Coordenao do Curso Rosamaria de Medeiros Arnt | Coordenao Acadmico-Administrativa | Ana Paula Costa Salmin | Editora Regina Ribeiro | Editor Adjunto Raymundo Netto | Coordenador de Produo Editorial Srgio Falco | Editor de Design Amaurcio Cortez | Projeto Grfico e Capas Amaurcio Cortez e Welton Travassos | Ilustraes Karlson Gracie | Editorao Eletrnica Welton Travassos | Reviso Tarcila Sampaio | Catalogao na Fonte Kelly Pereira

Realizao

Apoio Cultural

Apoio

You might also like