You are on page 1of 2

Trabalho de Concluso II Comentrio sobre a seguinte citao: A avaliao da aprendizagem no tirana da prtica educativa.

. A avaliao da aprendizagem, por ser avaliao, amorosa, inclusiva, dinmica e construtiva. A avaliao inclui, traz para dentro; os exames selecionam, excluem, marginalizam.

Antigamente a avaliao era com o intuito de diagnosticar a aprendizagem dos educandos para poder subsidi-los uma interveno adequada. A avaliao visa diagnosticar a aprendizagem. Desta forma o professor estar analisando se os objetivos traados foram alcanados, no pode e nem deve ser um instrumento de ameaa ao aluno. De forma que os mesmos no se apavorem com a ameaa da famosa provinha surpresa. A avaliao da aprendizagem no e no pode continuar sendo a tirana da prtica educativa, que amedronta os sujeitos a quem lhe foi proposta, fazendo-os temer seus erros diante de uma dificuldade. Deve ter como propsito o diagnstico da aprendizagem, de forma inclusiva, dinmica e no classificatria. No podemos continuar confundindo avaliao da aprendizagem com exames. A avaliao deve ser considerada como um recurso pedaggico til e necessrio para auxiliar cada educador e cada educando na busca e na construo de si mesmo, procurando sempre aprimorar seus estudo e sua vida. Os exames so necessrios para que os alunos tenham conscincia de que preciso no errar quando forem fazer um concurso ou uma avaliao de emprego, pois a partir das notas e da classificao que garante o seu futuro, por isso essencial que eles tenham isso em vista em sala de aula. Porm hoje em dia os exames tm por finalidade aprov-los ou reprov-los, o fato que conduz essa prtica a manifestar as suas caractersticas: classificatria, seletiva, pontual e esttica. Enquanto os exames selecionam, excluem e marginaliza, a avaliao diagnostica as dificuldades encontradas na aprendizagem do aluno, essa avaliao deve ser qualitativa, o desempenho e tudo o que o aluno produz deve ser levado em conta. A forma errnea com que atualmente a maioria dos docentes tem praticado em sala de aula levar em considerao em primeiro lugar o aspecto quantitativo, da a

explicao do temor por parte dos alunos em relao prova. O que se deve fazer neste caso o professor antes de aplicar a prova, explicar aos discentes qual realmente o seu objetivo, sua forma de anlise e para que finalidade ela v servir. As caractersticas a serem avaliadas dentro da sala de aula devem ir muito alm de nmeros, j que a avaliao provoca no aluno insatisfao e consequentemente ao professor tambm. A anlise deve ser baseada pelo desenvolvimento dirio de cada um, juntamente com o interesse e com outros trabalhos pedaggicos importantes tanto quanto a avaliao. Assim so as dinmicas para melhores formas de ensinar, e devem fazer parte do cotidiano escolar, pois elas proporcionam o melhor aproveitamento das aulas, sem falar tambm no suprimento de necessidades, tornando as aulas mais divertidas e menos mecanizadas, satisfazendo ambas as partes. O discente deve ter conhecimento de que a parte avaliativa, no visa somente dar nmeros a sua capacidade de aprender, mas sim entender que um dos instrumentos necessrios dentro da prtica pedaggica, no mais importante e nem menos que as outras atividades, e sim que uma forma de o professor avaliar se est realmente atingindo os seus objetivos. Devemos avaliar os estudantes de forma continua para que assim realmente possamos suprir suas dificuldades e visar a qualidade de seu aprendizado,para que o professor possa modificar o que estiver errado e continuar com o que est dando certo, tambm usando de outros instrumentos para que a avaliao seja por todo completa.

You might also like