You are on page 1of 3

Perguntas de processos inorgnicos:

1-Quais so as etapas que compreendem o processo qumico industrial? Preparao de matrias primas, purificao do produto e embalagem. 2- Diferencie processos fsicos e qumicos e exemplifique: No processo fsico no h transformao qumica, recebem o nome de operaes unitrias, operaes fsicas, sendo ao direta do homem e dos equipamentos sobre a matria prima, como exemplos podemos citar destilao, peneirao, extrao... No processo qumico h transformao qumica e pode ser chamada de converso qumica ou processos unitrios, estudo e acompanhamento de um conjunto de variveis que agem na operao qumica para realizar diversas funes, como exemplos podemos citar calcinao, acilao, nitrao... 3- Fale sobre as trs fases do processo industrial: Desenvolvimento em laboratrio: estudo detalhado das converses qumicas e condies qumicas e fsicas necessrias para sua execuo Desenvolvimento do produto em escala semi-industrial: equipamentos que reproduzem o processos em escala menos que industrial. Projeto e implantao em escala industrial 4-Cite processos orgnicos e inorgnicos: Processos orgnicos: nitrao, acilao, sulfonao, fermentao... Processos inorgnicos: gases industriais, cermicas, cimentos... 5- Tipos de processos, cite e fale sobre: Contnuo: Opera altos volumes e baixa variedade de produtos. Os produtos so indivisveis e produzidos em fluxo ininterrupto. Descontnuo: Ocorre repetio peridica da operao, enquanto produz-se em lote. associada a uma maior variedade de produtos em menor volume. 6- Quais so os tipos de fluxogramas: Fluxograma de blocos, Tanque lquido Misturador Tanque lquido Reator Reator

Fluxograma de processos: Contm toda informao necessria para os balanos de massa e energia completos do processo. Fluxograma de instrumentao e tubulao: Contm toda informao necessria para a construo da planta Seleo do projeto qumico e operao: envolve anlise para o planejamento e operao eficientes das plantas piloto. Avaliao do mercado e planejamento de marketing: avalia as estatsticas de crescimento do mercado, localizao dos mercados, durabilidade do produto, tipos de embalagem, estratgias de venda e servios ps-venda. Localizao da fbrica: A definio da localizao inclui a avaliao das matrias primas envolvidas, transporte e mercado, logstica de experimentos e distribuio.

Segurana e meio-ambiente: No projeto de qualquer processo qumico fundamental a avaliao e minimizao de impactos ambientais e na sade e segurana dos operadores. Construo da fbrica: As indstrias podem ter seu prprio departamento de construo ou contratam uma empresa para edifica-las Melhoria contnua e otimizao dos processos: deve-se sempre operar uma indstria de modo a produzir bens colocveis no mercado, com uma base de lucro. 7- Compare processo contnuo e processo batelada ou descontnuo: Batelada Baixa velocidade de produo Muito trabalho humano no processo Produtos mais complexos Tempo de parada causam menor impacto Grande nmero de etapas de produo Nmero ilimitado de produtos Rotinas complexas de produo Capacidade de produo indeterminada Alta flexibilidade Alto valor agregado Contnuo Alta velocidade de produo Pouco trabalho humano no processo Produtos menos complexos Tempo de parada causam maior impacto Pequeno nmero de etapas de produo Nmero limitado de produtos Rotinas fceis de produo Capacidade de produo determinada Baixa flexibilidade Baixo valor agregado

8- Fale sobre a indstria siderrgica: Os metais so de extrema importncia para o desenvolvimento tecnolgico da era moderna, os metais e suas ligas continuam sendo utilizados como materiais de construo... 9- Defina minrio, mineral e mineral de interesse: Minrio: agregado de materiais onde pelo menos um deles tem algum valor econmico, ou seja, uma ocorrncia mineral natural que algum valor comercial. Mineral: o conjunto de elementos que se caracteriza por ter propriedades especficas e estrutura bem definida, pois se forma da repetio da clula unitria, algumas dessas propriedades so: densidade, colorao, susceptibilidade magntica e arranjo cristalino bem definido. Mineral de interesse: o mineral constituinte do minrio que possui algum interesse econmico. Quando o mineral de interesse separado dos demais, passa a ser chamado de concentrado. Minrio de calor primrio: contm composto do metal que se deseja extrair Minrio de valor secundrio: contm metais considerados como subprodutos Minrio sem valor comercial algum, denominado ganga. 10- Quais so os 5 grandes grupos de minrio primrio? xidos, sulfetos, carbonatos, sulfatos e sulfetos, arsenetos e cloretos. 11- Em se tratando de processos de caracterizao e processamento da matria-prima, cite e fale sobre estes mtodos: Caracterizao mineralgica: escreve quais materiais encontram-se presentes no minrio. Anlise qumica elementar: fornece a composio percentual de cada elemento. Anlise granulomtrica: fornece a distribuio percentual(em peso) dos tamanhos dos gros que constituem o material. Grau de liberao: Significa o percentual do mineral de interesse que se encontra totalmente livre. 12- Defina os tipos de processos fsicos:

Beneficiamento: preparo da matria prima, para aglomerar ou para liberao do mineral de interesse. Britagem: fragmentao grosseira realizada com diferentes britadores. Moagem: fragmentao mais fina realizada em moinhos diferentes formatos Equipamentos de separao: peneiras e sedimentadores. As peneiras separam as partculas mais grosseiras e o segundo, as mais finas -peneiramento: separa fragmentos grandes at 0,1mm -sedimentao: ocorre a separao de fragmentos pequenos. feita por diferena de densidade. 13- O que aglomerao e como pode ser feita, disserte sobre: Visa aumentar o tamanho dos gros. til no caso em que a matria prima muito fina oara ser submetida a processos qumicos. Pode ser feita por: Briquetagem: a compactao de partculas do material a elevadas presses, formando briquetes. Sinterizao: Ocorre a fuso incipiente de partculas, ou seja, uma espcie de solda. Pelotizao: uma espcie de colagem entre as partculas. Adiciona-se gua e aglutinante aos finos, isto feito no pelotizador, formando pelotas. 14- O que concentrao e como pode ser feita, disserte sobre: Visa separar o mineral de interesse do resto do minrio, concentrando-o. Pode ser feita por: Mtodo gravimtrico: utilizado para separar minerais de diferentes densidades e dentro de uma grande faixa de tamanho de fragmentos. Mtodo magntico: baseia-se na diferena das propriedades magnticas dos componentes. Alguns minrios so ferromagnticos e outros paramagnticos. Flotao: baseia-se em uma propriedade dos materiais chamada molhabilidade(capacidade da superfcie do material em deixar-se molhar pela gua. Tal capacidade determinada pelas tenses superficiais. Espessamento e filtragem: o espessamento precede a filtrao, para que apresente alta eficincia. Retira-se certa quantidade de gua da polpa a ser filtrada de modo a deixa-lo pelo menos com 50% de polpa. Aps a filtragem, o teor de umidade na polpa dever ser inferior a 5%. Limpeza gasosa: consiste na separao dos resduos slidos e lquidos que se mantm em suspenso no ar aps um processo de metalurgia extrativa. Ser feita em: -Cmaras: decantao das partculas em uma cmara de reteno. -ciclones: injeo de ar em um dispositivo cilndrico. - separadores eletrostticos: ionizao do ar em dispositivo cilndrico. 15- Em se tratando de processos qumicos, cite os dois mtodos bsicos de extrao de refino. Reao do composto metlico Mx com um agente redutor R: Mx+R >> Rx+M, a reatividade de R deve ser maior que a de M. Dissoluo do composto Mx em um solvente adequado: Mx>> M+ + X-, forma-se uma soluo eletroltica, ocorre eletrlise. 16- D exemplos de funes da escria: Proteger e isolar termicamente o banho metlico. Atuar como receptor de impurezas que acompanham o metal aps sua extrao. Atuar como receptor de ganga.

You might also like