You are on page 1of 4

O CONCEITO DE BIOMA

Devido ao crescimento desenfreado da sociedade h o agravamento dos problemas ambientais. Tais so, queimadas, poluio, uso inadequado de recursos naturais renovveis e no renovveis, entre outros. Com o aumento das queimadas nas regies de florestas, o desmatando, o avano de fronteiras agrcolas e detrimento de reas naturais, h o aumento de emisso de gs carbnico na atmosfera causando o efeito estufa e consequentemente aumentando o buraco na camada de oznio. Alm da crise de extino das espcies existe uma crise maior a crise de biomas um agravamento maior, pois trs a destruio dos ambientes naturais onde espcies surgiram e foram se desenvolvendo. Se esses habitats for destrudo consequentemente essas espcies desaparecero ou podero se deslocar e distriburem ocorrendo tambm o deslocamento de biomas. O Brasil possui grandes reas em estado crtico ou ameaadas. No apenas extines e destruio de habitats tm sido observadas, mas deslocamentos da distribuio de espcies e de biomas tm sido demonstrados. A distribuio de tipos de plantas variando valores de parmetros afetam a produo e umidade do solo ocorrendo modificaes. Na questo nacional, muito se tem escrito sobre a crescente destruio das regies naturais do pas, como a Amaznia, a Mata Atlntica, o Cerrado e outras mais. Ao longo da evoluo das plantas vasculares, foram selecionadas diversas "formas de vida". Ao colonizarem as superfcie dos oceanos, as plantas formaram diferentes tipos de vegetao de estruturas e fitofisionomias diferentes, o que refletiu fatores fsicos determinantes, tais como: clima e solo. A fitofisionomia a primeira impresso causada pela vegetao uma caracterstica fsica do grupo vegetal

No Congresso Internacional de Botnica de 1910, realizado em Bruxelas, sua Comisso de Nomenclatura estabeleceu que uma formao "se compe de associaes, que se diferenciam em sua composio florstica, mas coincidem, em primeiro lugar, nas condies estacionais e, em segundo lugar, nas suas formas biolgicas". Weaver & Clements (1938) afirmaram: " Cada formao o maior tipo de vegetao possvel sob o seu clima particular. Holdridge (1947) props uma classificao das formaes vegetais do mundo por meio de simples dados climticos. Clements (1949) definiu Formao Como "A comunidade clmax de uma zona natural em que as relaes essencial climticas so similares ou idnticos. Para este autor, os termos clmax climtico e formao so sinnimos. O termo bioma (do grego Bio = vida + Oma = grupo ou massa, a diferena fundamental entre formao e bioma foi a incluso da fauna neste novo termo. Enquanto formao se referia apenas vegetao, bioma referia-se ao conjunto de vegetao e fauna associada. Ele se caracterizaria pela uniformidade fisionmica do clmax vegetal e pelos animais de maior relevncia, possuindo uma constituio bitica caracterstica. H diversidades sobre o estudo do bioma. * Holdridge deu a ideia de formaes de vegetais atravs de um simples mtodo o diagrama triangular onde definia dados climticos. * Colinvaux citou Formao como vegetao de uma ampla rea climtica tendo em si uma forma de vida caracterstica. * Wittaker limitou o conceito bioma a um continente, ou seja, cada continente com seu bioma especifico. * Dajoz props que bioma independe da vegetao para ser caracterizado depende somente de sua fisionomia. Walter & Lieth (1960) elaboraram um diagrama ecolgico de clima e publicaram um Atlas Mundial de Diagramas Climticos, classificando os climas do mundo em nove Zonas Climticas, distribudas como faixas ou zonas latitudinais da Terra, que vo do equador aos polos. Essas faixas representa a geobiosfera, denominada Zonobioma.

Os Zonobiomas tm grandes dimenses, distribuindo-se pelo globo terrestre atravs dos continentes. Os biomas caractersticos de cada Zonobioma so chamados simplesmente de biomas ou eubiomas. Quando eles no correspondem, ou no refletem a zona climtica em que se encontram, eles so chamados de orobiomas ou pedobiomas. Os orobiomas apresentam uma seqncia tpica de faixas altitudinais, que Walter chamou de colinosa, montana, alpina e niveal. Para Walter (1986),"Um bioma, como ambiente, uma rea uniforme pertencente a um zonobioma, orobioma ou pedobioma." Ele considera todo o ecossistema e este conceito permite identificar o bioma. Mais tarde com decorrer dos anos descobriram o dcimo tipo que o clima de montanha. Muitos consideram o bioma uma rea de espao geogrfico com dimenso at superior a um milho de km, representada por um tipo de ambiente que identificado e classificado de acordo com macro clima, a formao, o solo, a altitude e a decorrncia de fogo natural so elementos de importncia que determinam certos ambientes terrestres. Comeando pelos biomas que compem o domnio amaznico; constitudo por vrios tipos de florestas e biomas, em toda sua vasta extenso. Ex: Floresta de terra-firme, Floresta tropical pluvial do Zonobioma I (predomina), entre outras. No domnio atlntico, encontra-se a Mata Atlntica, tambm chamada de "mata de encosta" que tambm tem uma mistura, como: Floresta tropical pluvial do Zonobioma I, Floresta de restinga inundvel, etc. Outros exemplos de biomas, agora pertencentes ao domnio do cerrado, seriam o cerrado sensu lato (Cerrado), um bioma de savana do piro-peinobioma II; as florestas de galeria, um bioma de floresta tropical estacional, sempre verde, paludosa, etc. Tem o macroclimatropical com chuvas de vero e inverno seco, encontram-se a vrios biomas distintos. O mais extenso, que predomina ao longo da vastido do domnio, deu-lhe o nome o domnio do cerrado. Segundo Coutinho o Cerrado e divido em trs categorias: *Campestre que o campo limpo. * Savnica que campo sujo * Florestal tambm definida como cerrado.

O Cerrado seria, portanto, um complexo de biomas, distribudos em mosaico, atualmente o cerrado considerado como sendo uma savana levando em conta a natureza fitofisionmica e o ecossistema com sua particularidade no tipo de vegetao. O cerrado quase foi extinto com o desmatamento devido ao tipo de madeira prprio desse bioma e os solos naturalmente frteis prprios para agricultura e pecuria. Todas as savanas tropicais do mundo, formam esse mosaico. que as comunidades que formam esse gradiente so ecologicamente relacionadas, tm os mesmos fatores determinantes ou determinantes e respondem a seus gradientes. A caatinga nordestina um bioma de savana semirida, com temperaturas mais elevadas e acentuada com evapotranspirao potencial e sofre os efeitos da baixa e irregular pluviosidade. dividida em caatinga arbrea, caatinga arbustiva e caatinga espinhosa. H outras formaes dentro da caatinga que podem ser consideradas como savana semi rida em contraste com a savana mida. As florestas de pinheiro-do-paran (florestas mistas de araucria e dicotiledneas) constituem um bioma de florestas subtropicais-temperadas, sempre verdes, ocorrendo em reas com maior frequncia de temperaturas negativas no inverno. Os campos Sulinos de domnio de pradarias so denominados um bioma campestre. Clima quente-temperada sempre mida, deveria ser caracterizado florestas subtropicais sempre verdes com a existncia de campos mais de acordo com o mapa de vegetao do Brasil considerado savanas estpicas, ou seja, estepes. Clima quente-temperada sempre mida, o esperado seriam florestas subtropicais densas sempre verdes; a existncia de campos deve estar relacionada a fatores pedolgicos e a fogo. O Pantanal mato-grossense constitudo por um complexo ou mosaico de diferentes biomas florestais. Ao contrrio da savana, aqui as comunidades em mosaico no formam um gradiente de comunidades ecologicamente relacionadas.

You might also like