You are on page 1of 4

Agricultura Intensiva VS Agricultura Biolgica

26042011
Agricultura Intensiva: A agricultura intensiva um sistema de produo agrcola que faz uso intensivo dos meios de produo e na qual se produzem grandes quantidades de um nico tipo de produto. Requer grande uso de combustvel e pode acarretar alto impacto ambiental, pois no utilizada a rotao de terra(desmate, queimada, plantio, esgotamento de solo, abandono e reincio do processo em outra rea). Grande produtividade e utilizao de mquinas. Para obter elevados nveis de rentabilidade e produes fora de poca, a agricultura intensiva recorre a produtos qumicos. Os mais usados so os pesticidas e alguns fertilizantes (nitratos), preocupantes por deixarem resduos perigosos nos alimentos, nos solos e nas guas. E, por esta via, voltam a entrar em contacto com os alimentos. Apesar de resultar em produtividades mais significativas do que os sistemas tradicionais, este tipo de agricultura pode resultar, a mdio prazo, no empobrecimento absoluto do solo ou na sua contaminao com substncias qumicas indesejveis, tendo como consequncia o decrscimo progressivo das produes. Tambm possui possveis consequncias para a sade. A adio excessiva de adubos causa tambm problemas de qualidade da gua nas linhas de gua e albufeiras, e o uso exagerado de pesticidas diminui a biodiversidade, uma vez que mata quer as infestantes quer os organismos (animais e plantas) que poderiam ser benficos para as culturas agrcolas. Alm disso este tipo de agricultura afecta, de forma drstica, a diversidade biolgica, uma vez que se procura eliminar qualquer espcie animal ou vegetal que possa afectar as produes das culturas, o que resulta, muita vezes, na eliminao indirecta de muitas mais.

Vantagens

Desvantagens

So

mais

procurados,

mesmo

que os Conduz ao aparecimento de pragas;

biolgicos sejam os melhores

Rpida propagao de doenas; Requer um intenso uso de agroqumicos; Reduz a fertilidade e a capacidade produtiva do solo;

Maior produtividade

Os

alimentos

industrializados

Elevada produtividade; possuem

maior validadede consumo e so mais

prticos do que os produtos biolgicos.

Na produo pecuria os animais esto confinados a um espao fechado e so alimentados base de raes;

Maior produtividade momentnea

O que uma Agricultura Biolgica? A Agricultura Biolgica um sistema de produo holstico, que promove e melhora a sade do ecossistema agrcola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biolgicos e a actividade biolgica do solo. Privilegia o uso de boas prticas de gesto da explorao agrcola, em lugar do recurso a factores de produo externos, tendo em conta que os sistemas de produo devem ser adaptados s condies regionais. Isto conseguido, sempre que possvel, atravs do uso de mtodos culturais, biolgicos e mecnicos em detrimento da utilizao de materiais sintticos. Caracteristicas:

o o

Ecolgica: Baseia-se no funcionamento do ecossistema agrrio e recorre a prticas que fomentam o seu equilbrio e biodiversidade; Holstica: Baseia-se na interaco dinmica entre o solo, as plantas, os animais e os humanos; Sustentvel: Mantm e melhora a fertilidade do solo a longo prazo Recicla restos de origem vegetal ou animal de forma a devolver nutrientes terra, minimizando deste modo o uso de recursos no-renovveis;

Vantagens:

So mais benficos para a sade; Provm de um mtodo de cultivo mais amigo do ambiente; Contribui-se para uma sociedade mais econmica; No so usados OGM na sua produo; Os alimentos so mais saborosos; So produtos que no contm aditivos prejudiciais; Ausncia de restos de pesticidas, para uma alimentao mais saudvel e natural; uma produo que utiliza os produtos naturais como uma ferramenta imprescindvel no tratamento das exploraes, aumentando deste modo a biodiversidade local; A produo requer maior mo-de-obra que a produo convencional, pelo que no mbito local os benefcios so evidentes; Devido utilizao de fertilizantes orgnicos de baixa solubilidade, e empregues nas quantidades exactas, diminuiu a contaminao de guas subterrneas e solos; A no utilizao de pesticidas contribui para uma melhor qualidade do ar; Os produtos derivados de uma produo ecolgica, segundo os defensores, so mais ricos a nvel nutritivo que os produtos provenientes de exploraes convencionais.

Desvantagens:

Em geral os alimentos ecolgicos resultam de uma qualidade inferior no que diz respeito sua aparncia (brilho, tamanho, etc.), mas, apesar do aspecto, estes produtos contm o valor nutritivo necessrio para a nossa dieta quotidiana;

Em alguns casos a sua conservao tem uma durabilidade mais reduzida que os produtos convencionais; So produtos um pouco mais caros devido aos sistemas produtivos serem mais lentos e necessitarem de mais mo-de-obra.

You might also like