You are on page 1of 6

Amebase

A Amebase ocorre quando o protozorio Entamoeba histolytica ingerido atravs de algum alimento contaminado. Ele permanece no intestino grosso, de onde come o nosso alimento digerido, e tambm pode ocorrer de comer parte da parede intestinal, podendo atingir a corrente sangunea e depois, ir para o crebro e corao. Toma a forma de um cisto quando est fora do corpo humano. No cisto, a ameba fica muito mais resistente, podendo viver durante anos dentro da gua de rios, lagos, verduras, etc; Quando o homem os ingere novamente, o cisto se quebra liberando as amebas, fechando o ciclo.

Modo de Transmisso

As principais fontes de infeco so a ingesto de alimentos ou gua contaminados por fezes contendo cistos amebianos maduros. Ocorre mais raramente na transmisso sexual, devido a contato oral-anal. A falta de higiene domiciliar pode facilitar a disseminao de cistos nos componentes da famlia.

Ciclo Evolutivo

No seu ciclo evolutivo, a Amebase pode assumir quatro formas distintas: trofozoto "minuta": pequeno, mononucleado, com pseudpodes, vivendo no intestino, destitudo de patogenicidade, alimentando-se de bactrias, muco e amido. Pode ser encontrado nas fezes. Forma o cisto de transmisso desta protozzose; cisto imaturo: forma arredondada, com ncleo grande e membrana pr-cstica, que comea a se formar ao redor do protozorio. Forma-se quando as amebas na forma de trofozoto so arrastadas pela corrente fecal, na poro final do intestino grosso e reto; cisto maduro: com quatro ncleos e dupla membrana protetora. expelido com as fezes e representa a forma de transmisso. Vive at 4 semanas em condies favorveis de umidade, porm, temperatura de 50C, destrudo em poucos minutos; trofozoto "magna" ou tissular: forma invasora de tecidos, patognica, mononucleado,

com pseudpodes, vacolos digestivos contendo principalmente hemceas. No sobre encistamento e pode ser encontrado nas fezes de pacientes com disenteria amebiana. O ciclo evolutivo comea pela eliminao de cistos juntamente com as fezes de um doente ou portador da doena.

Sintomas

O perodo de incubao de 2 a 4 semanas. A disenteria amebiana aguda manifesta-se com quadro disentrico agudo, melena, clicas abdominais, tenesmo, nuseas, vmitos, emagrecimento e fadiga muscular. Quando ocorrem complicaes granulomas amebianos (amebomas) na parede do intestino grosso, abscesso heptico, pulmonar ou cerebral, empiema, pericardite, colite fulminante com perfurao.

Medidas de Controle

Gerais: impedir a contaminao fecal da gua e alimentos atravs de medidas de


saneamento bsico.

Especficas: lavar as mos aps uso do sanitrio, lavagem cuidadosa dos vegetais com
gua potvel e deix-los em imerso em cido actico ou vinagre, durante 15 minutos para eliminar os cistos. Evitar prticas sexuais que favoream o contato fecal-oral. Investigao dos contatos e da fonte de infeco, ou seja, exame coproscpico dos membros do grupo familiar e de outros contatos. Fiscalizao dos prestadores de servios na rea de alimentos, pela vigilncia sanitria.

Tratamento
1 Opo Formas intestinais Secnidazol - Adultos: 2 g, em dose nica. Crianas: 30 mg/kg/dia, VO, no ultrapassando o mximo de 2 g/dia. Deve ser evitado no 1 trimestre da gravidez e durante a amamentao.

2 Opo Metronidazol, 500 mg, 3 vezes/dia, durante 5 dias, para adultos. Para crianas, recomenda-se 35 mg/kg/dia, divididas em 3 tomadas, durante 5 dias. Formas graves Amebase intestinal sintomtica ou Amebase extraintestinal: Metronidazol, 750 mg, VO, 3 vezes/dia, durante 10 dias. Em crianas, recomenda-se 50 mg/kg/dia, durante 10 dias.

3 Opo Tinidazol, 2 g, VO, para adultos, aps uma das refeies, durante 2 dias, para formas intestinais. Formas extraintestinais 50 mg/kg/dia, durante 2 ou 3 dias, a depender da forma clnica. Em formas graves, utilizar a mesma dosagem das formas leves, por 3 dias. Em crianas, a dosagem recomendada 50 mg/kg/dia. 4 Opo Somente para formas leves ou assintomticas: Teclozam, 1.500 mg/dia, divididas em 3 tomadas de 500 mg, dose nica para adultos. Em crianas, a dosagem recomendada de 15 mg/kg/dia, durante 5 dias. No tratamento do abscesso heptico, alm da medicao especfica, pode ser necessria, em alguns casos, a aspirao do abscesso. Drenagem cirrgica aberta no recomendada, exceto em casos graves, quando o abscesso inacessvel aspirao e no responde ao tratamento em at 4 dias. Alguns pacientes se beneficiam de drenagem do peritnio associada terapia antimicrobiana. O tratamento de suporte est recomendado com hidratao e correo do equilbrio hidreletroltico. *Lembre-se: no use qualquer medicamento sem prescrio mdica.

Giardase
Agente transmissor:

A giardase, ou lambliose, uma infeco intestinal causada por um protozorio, o Giardia lamblia.

Sintomas:
Ele pode se apresentar em forma de cisto ou trofozoto, sendo que a primeira a responsvel por causar diarreia crnica com cheiro forte, fraqueza e clicas abdominais no hospedeiro (co, gato, gado, roedores, ser humano, dentre outros), graas s toxinas que libera. Essas manifestaes podem gerar um quadro de deficincia vitamnica e mineral e, em crianas, pode causar a morte, caso no sejam tratadas.

Forma de transmisso:

A doena transmitida pela ingesto dos cistos oriundos das fezes de indivduo contaminado, podendo estar presentes na gua, alimento, nas mos, e at mesmo durante sexo oral-anal. Moscas e baratas tambm podem transport-los. O perodo de incubao entre uma e quatro semanas e a infeco pode ser assintomtica.

Diagnstico da doena:

O diagnstico feito via exame de fezes ou, em casos raros, bipsia de material duodenal. A preveno feita adotando-se hbitos de higiene, como lavar as mos aps ir ao banheiro, trocar fraldas, brincar com animais e antes de comer ou preparar alimentos; ingerir unicamente gua tratada; higienizar os alimentos antes do consumo e cura dos doentes. Vale lembrar que o cloro no mata os cistos e que, portanto, alimentos ou gua tratados unicamente com cloro no impedem a infeco por este protozorio.

Tratamento:

O tratamento pode ser feito com uso de frmacos receitados pelo mdico. Adultos que tm contato mais prximo com crianas e pessoas que trabalham no setor alimentcio devem se afastar de suas funes at a cura total.

Preveno:
A maior forma preventiva, a higiene.

Curiosidade:

Isso ocorre em todo o Mundo, mas mais frequente nas regies que no possuem condies sanitrias e de higiene precria.

Webgrafia

http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1722/amebiase.htm http://www.infoescola.com/doencas/amebiase/ http://www.inf.furb.br/sias/parasita/Textos/amebiase.htm http://www.grupoescolar.com/pesquisa/amebiase.html http://www.brasilescola.com

You might also like